segunda-feira, 2 de setembro de 2024

CASA FIAT DE CULTURA REALIZA PRIMEIRA MOSTRA DE PANCETTI EM BELO HORIZONTE COM OBRAS INÉDITAS DO ARTISTA

Público brasileiro conhecerá uma das últimas obras de Pancetti – inacabada –, além de documentário inédito e instalação imersiva com experiência poética.

O mar sempre provocou fascínio nos homens. Os mistérios escondidos nas águas salgadas atraem, há séculos, o olhar de exploradores, pesquisadores, estudiosos, e de artistas. No Brasil, José Pancetti retratou como ninguém o beijo entre o mar e a areia. Sua poesia e delicada sobriedade serão reveladas na primeira exposição do artista em Belo Horizonte, com pinturas de marinhas, paisagens, retratos e naturezas-mortas. “Pancetti na Casa Fiat de Cultura: o mar quando quebra na praia...”, que fica em cartaz de 3 de setembro a 17 de novembro de 2024. A exposição tem curadoria de Denise Mattar e apresenta um conjunto de 46 trabalhos realizados entre 1936 e 1956, alguns deles nunca antes exibidos para o público, além de uma cronologia ilustrada e uma instalação imersiva, que reúne músicas de Dorival Caymmi, imagens e sons do mar. Também será apresentado um documentário inédito, produzido por Ula Pancetti, neta do artista. Na abertura, será realizado um bate-papo com a curadora Denise Mattar e Ula Pancetti, com inscrição pela Sympla. Toda a programação da Casa Fiat de Cultura é gratuita.

Entre as obras, o público poderá apreciar “Auto-vida” (1945), autorretrato emblemático de Pancetti, em que o artista mescla realidade, imaginação e ironia; “Retrato de Francisco” (1945), que mostra um menino negro tendo ao fundo a paisagem de um morro de São João del-Rei, cidade onde o artista viveu uma temporada; “O Chão” (1941), obra que deu ao artista o Prêmio de Viagem ao Exterior do Salão de Belas Artes; “Praça Clóvis Bevilacqua” (1949),  obra pintada das janelas do Palacete Santa Helena, local onde dividiam o ateliê os artistas Volpi, Rebolo, Mário Zanini, Manoel Martins, entre outros; “Floresta, Campos do Jordão, SP” (1944), cidade onde o artista passou algumas temporadas para tratamentos de saúde e que é frequente em sua obra; “Pescadores” (1956), obra incomum na produção de Pancetti, que retrata a pesca do xaréu, em Salvador; “Lagoa do Abaeté” (1952), obra que retrata o encanto do artista pela cor das águas, da areia e dos panos das lavadeiras; “Paisagem de Itapuã” (1953), obra emblemática de Pancetti, que deu início à Coleção Gilberto Chateaubriand, uma das mais importantes do país; “Coqueiros de Itapuã” (1956), obra da última fase da pintura de Pancetti, momento em que o artista alcança uma plenitude criativa; além de “Composição – Bahia Interior o meu atelier, Itapoan” (1957), obra inacabada, que pertence à família do artista e é inédita para público. As obras provêm de coleções privadas de instituições do Brasil:  Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Museu Nacional de Belas Artes, Museu de Arte Moderna de São Paulo e Museu de Arte Brasileira da FAAP.

As marinhas são a sua faceta mais conhecida, mas ele também pintava naturezas-mortas, paisagens e retratos, em obras singulares e muito poéticas. Para o presidente da Casa Fiat de Cultura, Massimo Cavallo, a paixão do pintor inspira a instituição a oferecer essa mostra. “A galeria da Casa Fiat de Cultura ganha a leveza, a profundidade e a brisa do mar que sempre estão presentes nas obras de Pancetti. Para sentir, basta contemplar.”

Filho de imigrantes italianos, José Pancetti foi pintor, escultor, desenhista e gravador.  Também foi pintor de paredes e militar da Marinha Brasileira – ofício que influenciou fortemente a sua obra e a relação com o mar. Nasceu em Campinas (SP), mas logo cedo se mudou para São Paulo. Seu pai era pedreiro, mestre-de-obras e músico e a mãe era camponesa. Por causa das dificuldades financeiras, foi enviado à Itália, ainda jovem, onde ingressou na Marinha Mercante. A infância difícil e as privações da adolescência deixaram marcas profundas na personalidade e na saúde de Pancetti, assim, o ingresso na Marinha Brasileira foi um alívio para as suas atribulações.

O pintor teve seu talento descoberto na Marinha. Começou pintando um camarote e logo passou a pintar postais e tampas de caixas de charutos. A partir daí, seu interesse pela pintura se intensificou e chegou a estudar por um curto período no Núcleo Bernardelli (Rio de Janeiro), um ateliê livre que tinha orientadores em vez de professores.

A curadora da mostra, Denise Mattar, destaca que Pancetti sempre foi um pintor original e intensamente pessoal. “Seu temperamento solitário e a formação quase autodidata permitiram o surgimento de uma obra particular plena de lirismo, melancolia e poesia – uma obra que emociona. Sem estar preocupado com uma brasilidade teórica, Pancetti retratou amorosamente a nossa gente, a nossa luz e o nosso mar.”

A exposição “Pancetti na Casa Fiat de Cultura: o mar quando quebra na praia...” é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Fiat, copatrocínio da Stellantis Financiamento, do Banco Stellantis, do Banco Safra, da Usiminas e da Sada. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Governo de Minas e do Programa Amigos da Casa.

Núcleos da exposição

A exposição “Pancetti na Casa Fiat de Cultura: o mar quando quebra na praia...” é composta por seis núcleos, que traduzem a trajetória do artista e suas principais obras.

Retratos

Os retratos de Pancetti são singulares. Ele sempre elegeu como modelos pessoas do povo, com as quais se identificava. Ia na contramão de outros pintores da época, que aceitavam encomendas de pessoas da sociedade.

As pinturas retratam pescadores, trabalhadores, lavadeiras, donas de casa e familiares que, sem qualquer tipo de embelezamento ou exaltação, revelam a tristeza e o desânimo dos labores braçais.

Nove obras compõem esse núcleo:
- Auto-vida (1945);
- Navio de casco vermelho (1936);
- Barcos ancorados (1937);
- Retrato de Francisco (1945);
- Retrato de Hernani (1946);
- Autorretrato (1940);
- Autorretrato (1952/1954);
- Rossini Camargo Guarnieri (1945);
- Figura feminina (1945).

Paisagens

Conhecido por retratar o que estava próximo dele, Pancetti começou seus trabalhos pintando barcos, arsenais e galpões da Marinha. Sua transição para paisagens urbanas revela um sentimento de desconforto, com figuras humanas pequenas e oprimidas entre edifícios e ruas vazias.

Seu contato com a natureza, durante viagens pelo Brasil traz uma sensação diferente, capturando a luz, água, céu e vegetação de cada local. Suas obras apresentam cores sutis, formas reduzidas e cortes marcantes, demonstrando uma modernidade original.

Esse núcleo é composto por 13 obras:
- O Chão (1941);
- Praça Clóvis Bevilacqua (1949);
- Sem título (s.d.);
- Oficinas (1940);
- São João del Rei, Rua de Santa Teresa (1945);
- São João del Rei (1945);
- Floresta, Campos de Jordão, SP (1944);
- Bairro da Abissínia, Série Abissínia, Campos de Jordão, SP (1949);
- Rio São João (1947);
- Arraial do Cabo (1948);
- Marinha, Cabo Frio, série Musa do Pintor (1949);
- Sem título, da série Saquarema (1955);
- Igreja de Nossa Senhora de Nazaré (1955).

Naturezas-Mortas

As naturezas-mortas de Pancetti são algo sem paralelo na arte brasileira. Apesar da inevitável influência de Van Gogh e Cézanne, têm características próprias desde o início da produção, sempre com pinturas muito originais.

Com o passar do tempo, o artista se torna mais ousado e cria obras-primas, com hibridização dos gêneros tradicionais de pintura. Frutas, flores, quadros, pinturas e figuras são mescladas nas composições, que apresentam enquadramentos inusitados em um sofisticado exercício de metalinguagem em que a pintura fala sobre pintura.

Cinco obras são apresentadas no núcleo:
- Sem título (1940);
- Campos do Jordão (1943);
- Natureza Morta (1946);
- Série Mata São João (1951);
- Interior o meu atelier, Itapoan (1957).

Bahia

A mudança para a Bahia, na década de 1950, modificou a personalidade e a obra de Pancetti, a alegria tornou o artista mais doce, e ele explodiu em cores quentes e fortes. As marinhas tornaram-se intensas e plenas de luz.

Ele chegou num momento especial, pois, na recém fundada Universidade da Bahia ministravam aulas intelectuais da mais absoluta vanguarda como: Koellreutter, Lina Bo Bardi, Yanka Rudzka e Martim Gonçalves. Em consonância com essa efervescência, artistas plásticos como Mario Cravo Jr., Genaro de Carvalho, Carybé, Rubem Valentim e Agnaldo dos Santos construíam uma marcante visualidade da Bahia.

Assim, o artista circulou entre o mundo sagrado de Mestre Didi, as sensuais narrativas de Jorge Amado e o som de Dorival Caymmi, celebrando ao violão a beleza e o poder de Iemanjá, senhora das águas e rainha do mar.

O núcleo é composto por quatro obras:
- Pescadores (1956);
- Coqueiros de Itapuã (1956);
- Farol da Barra (1954);
- Igreja de Santo Antônio da Barra (1951).

Marinhas

As Marinhas são os trabalhos mais conhecidos do artista. Pancetti pintou por toda a vida e aumentou a produção de maneira significativa a partir de1946, quando foi reformado. O mar, que já era fundamental em seus trabalhos, torna-se cada vez mais importante.

O percurso estético do artista é marcado por uma progressiva geometrização, e pela importância que a cor vai ganhando sobre a forma, até tornar-se protagonista quase absoluta das composições. O encontro entre o mar e a areia torna-se mais e mais constante, e, nesse processo, Pancetti reduz ao mínimo a forma, tornando-se quase abstrato.

Dez obras compõem esse núcleo:
- Lavadeiras de Abaeté (1957);
- Lagoa de Abaeté (1952);
- Marinha, série Bahia (1952);
- Paisagem de Itapuã (1953);
- Stela, Série Baia (1951);
- Mar Grande (1954);
- Itapoan, série Bahia (1956);
- Sem título, da série Bahia (1952);
- Sem título [paleta do artista] (s.d.);
- Sem título [paleta do artista] (s.d.).

Família

Esse núcleo reúne obras que nunca foram apresentadas anteriormente, e mostram um aspecto lírico e amoroso do autor. Nele estão presentes as delicadas obras que retratam Anita, a esposa de Pancetti, Nilma, que é filha do artista, e singelos momentos de sua vida privada.

Cinco obras são apresentadas:
- Interior com Anita e bebê, Campos do Jordão (1942);
- Nilma (1951);
- Sonho (1943);
- Os primeiros sapatos da Nilma (1943);
- O nenê adormeceu (1943).

Obra inacabada

“Pancetti na Casa Fiat de Cultura” é a primeira mostra do artista em Belo Horizonte. Além de conferir a trajetória desse importante pintor, o público poderá ver de perto uma obra que nunca havia sido exibida.

“Composição – Bahia Interior o meu atelier, Itapoan” integra o núcleo Naturezas-Mortas e é parte da coleção de Ula Pancetti. A pintura foi feita em Salvador, em 7 de outubro de 1957. No dia 16 de novembro, Pancetti retornou ao Rio de Janeiro para se tratar, pois estava muito doente. Ele foi internado no hospital da Marinha e lá faleceu no dia 10 fevereiro de 1958. A obra não chegou a ser assinada e está até hoje com a família.

Documentário

A exposição contará com um documentário inédito sobre o artista, realizado por Ula Pancetti. O filme reúne depoimentos de familiares, críticos e personalidades, como Anita Pancetti, esposa do artista, José Roberto Teixeira Leite, historiador e crítico de arte, Luiz Carlos Barreto, cineasta, e Almirante Max Justo Guedes, da Marinha do Brasil.

O documentário será exibido de forma pública pela primeira vez e alguns dos entrevistados já faleceram, o que reveste os depoimentos de especial interesse, ajudando a contar a história, a trajetória e a personalidade do artista.

Cronologia

Outro recurso importante para o visitante mergulhar na vida de Pancetti será a cronologia ilustrada, que contará detalhes da vida do artista.

Desde o nascimento em Campinas, passando pela mudança para São Paulo, o período na Itália e a vivência na Marinha, até o momento em que passa a se dedicar intensamente à pintura, após ser reformado.

Serão destacados fatos importantes, como os passos que o levaram à pintura, os prêmios recebidos e as viagens que fez para cuidar da saúde, além de detalhes da vida pessoal.

Instalação imersiva

Quem passar pela exposição também poderá se apaixonar e “mergulhar” no mar. Uma instalação imersiva brinda o visitante com imagens e sons do mar, além de uma trilha de Dorival Caymmi, amigo de Pancetti, que cantava: o mar, quando quebra na praia, é bonito, é bonito...

Uma oportunidade para imergir nas ondas que tanto encantaram Pancetti e influenciaram grande parte das obras exibidas na mostra.

O homem do mar

É praticamente impossível não relacionar a trajetória artística de Pancetti à sua vivência na Marinha. De origem humilde, executou diversos ofícios: foi operário, auxiliar de ourives, trabalhador de redes de esgotos e faxineiro de hotel. Nos anos 1920, começa o trabalho com pintura de paredes, cartazista e auxiliar de pintor. Foi da Marinha Italiana em 1919 e ingressou na Marinha Brasileira em 1922, onde permaneceu até 1946.

Suas primeiras obras foram pintadas em 1925, quando servia no encouraçado Minas Gerais. Em 1933, em sua passagem pelo Núcleo Bernardelli, recebe orientação de nomes como Manoel Santiago, Rescála e Edson Motta, mas Pancetti só reconheceu realmente como mestre o polonês Bruno Lechowski. Com ele absorveu e desenvolveu a composição de planos geográficos, a austeridade da cor e a sutileza do traço. Pancetti adquiriu maturidade artística e aprimorou a técnica, seguindo o conselho do polonês de não abandonar a Marinha, para não ter que comercializar as obras.

As viagens não permitem que ele tenha um aprendizado regular, mas é nesse caráter quase autodidata que mora a singeleza e a singularidade de sua obra. Por circular em dois universos distintos – o cotidiano simples do marinheiro, que o lembrava da origem humilde, e o sofisticado mundo das artes, no qual era visto como gênio – teve seu temperamento dramático potencializado e buscou na força do povo a grande inspiração para a sua arte.

A paixão pelo mar é percebida nas cores e nas formas de suas pinturas, sendo as marinhas suas obras mais conhecidas. A mudança para a Bahia, em 1950, transformou sua personalidade e as obras, que explodiram em cores fortes e quentes.

O namoro entre o mar e a areia são tema recorrente da obra, sendo retratado sempre com muita emoção. Aliás, apesar do temperamento melancólico, Pancetti foi um artista muito afetivo e dizia: “Tudo o que pinto é com amor. Só sei pintar com amor”.

Bate-papo de abertura

Para marcar a abertura de “Pancetti na Casa Fiat de Cultura: o mar quando quebra na praia...”, será realizado um bate-papo com a curadora Denise Mattar e a neta do artista, Ula Pancetti, no dia 3 de setembro, às 19h30.

Elas vão contar curiosidades sobre as obras e a trajetória de Pancetti, em uma conversa emocionante, afetiva e de grande valor histórico. Após o bate-papo, será realizada uma visita à exposição. A participação é gratuita, com inscrição pela Sympla.

Percursos temáticos a atividades educativas

Várias ações educativas estão previstas para o período em que a exposição estiver em cartaz. Serão oferecidas visitas mediadas a partir de três eixos distintos: histórico-biográfico, que destacará a trajetória e a vida pessoal, incluindo as viagens que fez para cuidar da saúde; técnico-estético, abordando os materiais utilizados e técnicas de composição; e crítico-analítico, que vai comparar suas principias características a de outros modernistas e a de outros movimentos.

A programação paralela ainda contempla o minicurso “Azul em Pancetti e seus contemporâneos”, nos dias 11 e 18 de setembro. As vagas são limitadas com inscrição gratuita pela Sympla.

Denise Mattar

Foi diretora do Museu da Casa Brasileira, Museu de Arte Moderna de São Paulo e Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Como curadora independente realizou mostras retrospectivas de Di Cavalcanti, Flávio de Carvalho (Prêmio APCA), Ismael Nery (Prêmios APCA e ABCA), Pancetti, Anita Malfatti, Samson Flexor (Prêmio APCA), Yutaka Toyota (Prêmio APCA), entre outras. E mostras temáticas como: Traço, Humor e Cia, O Olhar Modernista de JK, O Preço da Sedução, O’ Brasil, Homo Ludens, Nippon, Brasília - Síntese das Artes, Tékhne e Memórias Reveladas, (Prêmio ABCA).

Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braille e atendimento em libras. Mais de 90 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. Há 18 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico. A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 4 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 700 mil participaram de suas atividades educativas.

Serviço  
Exposição | Pancetti na Casa Fiat de Cultura: o mar quando quebra na praia...  
Período expositivo: 3 de setembro a 17 de novembro de 2024
Visitação presencial: terça-feira a sexta-feira das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h (exceto segundas-feiras)  
Tour virtual no site (www.casafiatdecultura.com.br)

Bate-papo e visita com a curadora
3 de setembro, às 19h30, na Casa Fiat de Cultura

Casa Fiat de Cultura
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG
Circuito Liberdade

Horário de Funcionamento
Terça-feira a sexta-feira, das 10h às 21h
Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h

Informações
www.casafiatdecultura.com.br
casafiatdecultura@stellantis.com
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram: @casafiatdecultura
Twitter: @casafiat 
YouTube: Casa Fiat de Cultura

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CÉLERE TRANSPORTES RENOVA SUA FROTA COM 5 ÔNIBUS FOZ F2400 DA CAIO

A empresa mineira Célere Transportes, tradicional cliente Caio, renovou sua frota com cinco ônibus Foz F2400, carrocerias de modelo executivo. Os veículos vão operar nos serviços de transporte fretado da empresa que tem garagem no município de Igarapé, em Minas Gerais.

A cidade está localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, possui 45 mil habitantes e ocupa uma área de cerca de 111 km², sendo que 19 km² estão em perímetro urbano. Os veículos vão atender o transporte dos colaboradores de mineradoras e industrias da região.

O representante de vendas da Caio na região de Belo Horizonte, Andrey Moreira, destaca que a aquisição dos Foz F2400 na frota de Igarapé alinha os objetivos da fabricante com a Célere Transportes: “Para a Caio é gratificante contribuir com essa renovação de frota e colaborar com o transporte fretado para grandes empresas. Parcerias que têm como foco a qualidade, segurança e conforto no transporte de passageiros são fundamentais para o futuro da mobilidade urbana”.

Foz F2400

Todos os ônibus foram encarroçados sobre chassis da Mercedes-Benz LO-916/48 de 9,020 metros de comprimento e com tecnologia Euro VI, adotada no país para a redução na emissão de poluentes. Possuem lotação total de 33 pessoas, sendo 32 poltronas de passageiros, estofadas e com apoio para os pés, e uma poltrona hidráulica e estofada para o motorista.

Com embarque central, os modelos são equipados com uma porta tipo sedan com acionamento manual e outra tipo pantográfica com acionamento pneumático, para evitar aberturas inesperadas durante o trajeto. Possuem janelas revestidas com película insulfilm, dois vidros móveis, acionamento de emergência e cortinas cinzas e vermelhas (estas para sinalizar as saídas de emergência).

As tecnologias embarcadas incluem ar condicionado, alarme de ré, bloqueador de porta, preparação para microcâmera e um itinerário. Além de um elevador tipo DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), para um transporte mais acessível.

Caio

NISSAN CAPACITA SEUS COLABORADORES NA AMÉRICA LATINA COM TREINAMENTOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Neste ano, a Nissan na América Latina já ofereceu 23 mil horas de capacitação para mais de 22.800 colaboradores da região

A Nissan América Latina dá início ao "Mês da Carreira e Desenvolvimento", uma iniciativa que reafirma o compromisso da empresa com o desenvolvimento e a aprendizagem contínua de seus colaboradores. Durante este mês, eles terão acesso a programas especialmente desenvolvidos para fortalecer suas competências em inteligência artificial (IA) e aprendizado automático (machine learning), para que estejam mais bem preparados para os desafios do futuro. Os novos treinamentos complementam o programa de aprendizagem constante que a empresa japonesa oferece aos seus colaboradores durante o ano, como parte de sua proposta de valor.

A edição 2024 se destaca pela inclusão de treinamentos com foco em IA e machine learning, que estão redefinindo o mundo do trabalho. A Nissan decidiu integrar estes treinamentos para que seus colaboradores possam aproveitar ao máximo as novas tecnologias e se manter na vanguarda de suas respectivas áreas.

"Além de transformar nossa forma de atuar, a inteligência artificial também está mudando nossos processos de desenvolvimento profissional. Queremos que nossos talentos estejam capacitados para utilizar estas tecnologias emergentes, para impulsionar melhores resultados", destacou Mario Ortiz, diretor sênior de Recursos Humanos na Nissan América Latina. "Uma das nossas grandes apostas na organização é fomentar este espírito de curiosidade e aprendizagem contínua. São muitos os desafios no nosso setor, mas sabemos que nossos profissionais se diferenciam pela decisão consciente de aprender e isso faz toda a diferença", completou o executivo.

Desenvolvimento de competências na Nissan: dados que impulsionam a mudança.

De acordo com um estudo da consultoria McKinsey sobre tendências de talentos, o desenvolvimento de competências e a oportunidade de aplicá-las no trabalho são fatores-chave para a retenção dos colaboradores. O foco na aprendizagem contínua permite que as empresas aumentem o engajamento das equipes e se mantenham atualizadas em relação às mudanças.

Outro estudo, também realizado por esta consultoria global, analisou 1.800 grandes empresas de diferentes setores em 15 países, revelando que as empresas que priorizam o desenvolvimento de competências das suas equipes conquistam melhores resultados. A descoberta mais reveladora é que as competências adquiridas no trabalho contribuem em média para 46% da renda recebida durante a vida de uma pessoa, ao passo que as empresas que investem no treinamento de seus colaboradores são mais propensas a impulsionar seu crescimento profissional.

A Nissan reconhece que seus colaboradores precisam estar mais bem preparados para desempenhar suas funções. Com um foco na diversidade, equidade e inclusão, a empresa oferece uma plataforma digital e gratuita que permite um processo de aprendizado misto (simultâneo e sob medida), por meio do qual cada colaborador pode escolher as áreas em que deseja aprofundar seus conhecimentos, personalizando sua experiência de trabalho. Temas como autoliderança, comunicação efetiva, inovação e coaching fazem parte do amplo catálogo de treinamentos disponíveis.

Além disso, a fabricante japonesa oferece os chamados "Leadership Summits", onde especialistas reconhecidos oferecem sessões ao vivo para os profissionais que desempenham funções de liderança na região, os quais recebem capacitação em diversas competências que podem ser aplicadas junto às suas equipes, servindo também de inspiração para os times internos.

Tendo sido reconhecida na América Latina como uma das melhores empresas para trabalhar (certificações Great Place to Work, Súper Empresa e Best Place to Work LGBT+), neste ano a Nissan já ofereceu 23 mil horas de capacitação para mais de 22.800 talentos na região, consolidando sua liderança em inovação e desenvolvimento profissional.

A Nissan América Latina foi criada em novembro de 2023, como parte da região Américas. Esta unidade de negócios é formada por 39 países: México (Nissan Mexicana), Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai, países da América Central e Caribe (Nissan Importers Business Unit), além da Argentina, Brasil, Chile e Peru (Nissan América do Sul). A Nissan LATAM conta com cinco plantas de produção de veículos – três no México (Aguascalientes 1, Aguascalientes 2 e CIVAC), uma na Argentina (Córdoba) e uma no Brasil (Resende, estado do Rio de Janeiro) –, duas plantas de motores (Aguascalientes e Resende), dois Centros de Pesquisa e Desenvolvimento, um Centro de Design, mais de 700 distribuidores em toda a região e mais de 22.800 talentos que impulsionam a inovação, com estratégias específicas em beneficio dos consumidores da América Latina. Saiba mais nas nossas salas de imprensa da NMEX, NIBU e NSAM.

Nissan Brasil

BASF OFERECE SOLUÇÃO PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL COM PROCESSO QUÍMICO MAIS SEGURO E SUSTENTÁVEL

O biodiesel é uma solução sustentável para a descarbonização do ciclo diesel e há um aumento progressivo da proporção de adição desse recurso ao óleo diesel no Brasil, estando em 14% desde março deste ano.

Além disso, há uma projeção de crescimento importante na produção do biocombustível determinada pela resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Segundo dados da Frente Parlamentar FPBio, cada R$ 1 adicional na produção de biodiesel promove a inclusão de outros R$ 4,4 na economia, promovendo desenvolvimento econômico e social.

A produção brasileira cumpre diversas especificações de qualidade e os produtores de biodiesel buscam maneiras de melhorar seus processos, não só em produtividade, como também em aumento de sustentabilidade.

Para melhorar os processos químicos de purificação e neutralização, tornando-os mais seguros e sustentáveis, a BASF disponibiliza aos fabricantes o Lutropur® MSA, (ácido metanossulfônico). Este ácido orgânico forte, inodoro, livre de compostos voláteis e de cloro, biodegradável e mais seguro, é um substituto para produtos químicos mais agressivos, como ácido sulfúrico e fosfórico, usado em várias etapas da produção do biocombustível. A solução também contribui para a sustentabilidade porque tem rápida biodegradabilidade, além de aumentar em até 3% o rendimento do biodiesel.

“O Lutropur® MSA apoia uma produção mais rápida, eficiente e limpa, com redução de corrosão e toxicidade, e eliminação de vários efeitos secundários que ocorrem com o uso de outros tipos de ácidos”, explica André Karadi, do Marketing de Care Chemicals da BASF para América do Sul.

A solução pode ser utilizada na transformação do óleo (processos de esterificação e transesterificação), na neutralização do biodiesel bruto e glicerina, e separação de sabão para separar ácidos graxos. Além disso, a possibilidade de utilização de matérias-primas residuais, como sebo bovino e óleo de cozinha usado para a produção do biodiesel e o processamento mais eficiente com esse produto, garante economia de custos. “O Lutropur® MSA usado na produção de biodiesel a partir de resíduos podem economizar até 75% das emissões de gases de efeito estufa em comparação com a produção convencional”, diz Karadi.

Além disso, há a redução do consumo de energia devido à esterificação em baixa temperatura em comparação com tecnologias de alta temperatura, como glicerólise ou remoção de FFA, e evita a formação de incrustações nas colunas de destilação, reduzindo as paradas para manutenção, sendo um benefício adicional para custos e produtividade.

Care Chemicals

A divisão da BASF de Produtos Químicos para Cuidados Pessoais oferece uma ampla gama de ingredientes para cuidados pessoais, higiene, cuidados domiciliares, limpeza industrial e institucional e aplicações técnicas. Somos o fornecedor líder global para a indústria de cosméticos bem como para a indústria de detergentes e produtos de limpeza, e damos suporte aos nossos clientes com produtos sustentáveis e inovadores, soluções e conceitos. O portfólio de produtos de alto desempenho da divisão inclui surfactantes, emulsificantes, polímeros, emolientes, agentes quelantes, ingredientes ativos cosméticos e filtros UV. Possuímos unidades de produção e desenvolvimento em todas as regiões e estamos expandindo nossa presença nos mercados emergentes. Mais informações estão disponíveis online em Care Chemicals.

Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos o sucesso econômico com o cuidado com o meio ambiente e o bem-estar social. Cerca de 112.000 colaboradores do Grupo BASF trabalham para o sucesso dos nossos clientes em todos os ramos de atividade e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é composto por seis segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Cuidados, e Soluções Agrícolas. A BASF gerou em 2023 um valor de mercado de 68,9 milhões de euros em todo o mundo. As ações da BASF estão disponíveis na Bolsa de Valores de Frankfurt (BAS) e também como American Depositary Receipts (BASFY) nos EUA.
 
BASF
Máquina CW

domingo, 1 de setembro de 2024

NOVA LINHA DE ACESSÓRIOS PEUGEOT 2008: AINDA MAIS FUNCIONALIDADE, PERSONALIZAÇÃO E SOFISTICAÇÃO.

Ampla gama de acessórios originais Mopar oferece tecnologia e conforto para os proprietários do Novo Peugeot 2008, disponível em 4 versões, a partir de R$119.990.

O Novo Peugeot 2008 chegou às lojas de todo o Brasil, idealizado com design impactante e único para quem esbanja atitude e preza por um estilo de vida exclusivo e dinâmico. O modelo, que já conta com um pacote de itens de série completo, têm também à disposição toda uma linha de acessórios originais Mopar para o cliente personalizar ainda mais o veículo.

O Novo Peugeot 2008, principal lançamento da marca para América do Sul, é o primeiro modelo a carregar a nova identidade da Peugeot, alinhada globalmente. Dotado de elementos inconfundíveis, o Novo PEUGEOT 2008 conta com a nova assinatura luminosa, caracterizada por três garras verticais que acomodam as luzes DRL em LED, integradas nas inserções do para-choque. Ao centro, destaca-se a belíssima grade frontal que apresenta o novo logotipo PEUGEOT – que pode receber tratamento em preto brilhante ou bodycolor, dependendo da versão – e se estende até os faróis que completam essa marca única, entregando o efeito felino tão característico da PEUGEOT.

A assinatura luminosa também ganhou novas definições na traseira, com a introdução de lanternas em LED que reinterpretam as emblemáticas três garras de maneira muito sofisticada, definitivamente uma rubrica do leão. Elas são interligadas por uma faixa em preto brilhante, onde está estampado o elegante lettering PEUGEOT.

Todas as versões contam com rodas de liga-leve diamantadas de 17” e a nova central multimidia PEUGEOT i-Connect de 10,3”, com espelhamento sem fio dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto. 

Carregador por indução

O porta-malas do Novo PEUGEOT 2008 dispõe de 419 litros de volume para acomodar bagagens, além de porta-objetos nas laterais que permitem melhor organização dos objetos.

Mais personalização com os acessórios originais Mopar

Já a completa gama de acessórios originais Mopar é dividida de acordo com os territórios da PEUGEOT: Estilo, Tecnologia, Lazer e Proteção. Enquanto no território Estilo é possível personalizar o veículo com itens como o ‘Protetor de Soleira Iluminado’ e ‘Pedaleira Esportiva’.

Pedaleira Esportiva

No território de Tecnologia o destaque é para o ‘Projetor de Logo’ que mostra o novo brasão da marca no piso ao abrir a porta do carro, além da ‘Câmera de Segurança (DVR)’, que permite ao consumidor gravar sua jornada a bordo deste lançamento da marca.

Projetor de Logo

Os acessórios do território Lazer contam com as ‘Barras Transversais de Teto’ com capacidade de 50Kg de carga, ‘Suporte para Bike’, ‘Engate Reboque’. Os acessórios de Proteção contam com ‘Protetor de Carter’ e ‘Tapete para Porta-Malas’ que, além da proteção, também entrega mais sofisticação.

Suporte para Bike

As peças e os acessórios originais Mopar podem ser adquiridos em qualquer uma das concessionárias PEUGEOT espalhadas pelo Brasil e na plataforma online Mercado Livre por meio da Loja Oficial PEUGEOT. Confira a vitrine de acessórios no LINK.

PEUGEOT Confiance

Para o lançamento do Novo Peugeot 2008, a marca reforça ainda os serviços disponíveis, como: os 3 anos de garantia com disponibilidade de veículo reserva, três revisões pelo preço de uma (R$ 732,00) e serviços de atendimento premium, assistência completa e gratuita 24 horas por dia, 7 dias por semana, reboque gratuito, socorro mecânico, hospedagem, serviço de despachante, entre outros. Saiba mais sobre a plataforma PEUGEOT Confiance no site da Peugeot.

Peugeot
Stellantis

SEGURO PARA VEÍCULOS CLÁSSICOS E ANTIGOS É LANÇADO NO BRASIL COM COBERTURA ESPECIALIZADA

Parceria entre a corretora Howden e a seguradora EZZE tem como objetivo proporcionar o acesso à compra de apólices para automóveis e motocicletas que passam a ser avaliados por sua raridade, assim como as obras de arte, e não como carros comuns pela Tabela FIPE.

Foto: Divulgação Dream Car Museum

A Howden, corretora especializada em seguros de alta complexidade, em parceria com a seguradora EZZE, acaba de lançar no mercado brasileiro um produto inovador para Veículos Clássicos e Antigos, atendendo um nicho de veículos colecionáveis.

O seguro foi desenvolvido e direcionado para veículos colecionáveis, que atendem a critérios rigorosos de originalidade e conservação, muitas vezes identificados com a "placa preta", uma certificação emitida por entidades especializadas e reconhecidas pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN).

Este produto foi criado para colecionadores, entusiastas que utilizam os carros de maneira limitada, em viagens, exposições, encontros e eventos, oferecendo uma cobertura personalizada que protege, por exemplo, contra danos materiais e acontecimentos naturais.

O produto desenvolvido no Brasil foi criado aproveitando a vasta experiência e liderança da Howden no mercado de seguros com uma paixão genuína por carros clássicos. Na Europa, a companhia se destaca como a corretora referência dos colecionadores mais exigentes, oferecendo uma cobertura altamente especializada.

A importância deste seguro no Brasil vai além da proteção patrimonial, desempenhando um papel crucial no fortalecimento e expansão do mercado local de veículos clássicos. A disponibilidade de uma cobertura adequada e especializada pode abrir novas oportunidades de investimento, que antes eram restritas pela falta de segurança.

“O setor de veículos clássicos permanece em destaque como um dos segmentos de maior potencial de valorização, atraindo investidores de diferentes perfis que reconhecem o valor duradouro e a singularidade desses bens extraordinários. Esta solução complementa nossa oferta de produtos especializados, que inclui coberturas para obras de arte, joias, aviação, embarcações e outras proteções patrimoniais diferenciadas", completa Andoni Hernández, CEO da Howden Brasil.

Geralmente, o mercado de seguros foca em frotas modernas, deixando uma lacuna significativa para veículos clássicos e motocicletas vintage, que possuem peças raras e necessitam de reparos especializados. A Howden, em parceria com a EZZE, busca preencher esse espaço com um seguro dedicado a proteger e valorizar o patrimônio desses veículos. "Nossa proposta é atender a essa demanda específica, oferecendo uma cobertura que realmente reconhece e preserva o valor dos clássicos”, comenta Ricardo Minc, diretor de Esportes, Mídia e Entretenimento da Howden Brasil.

Um dos principais diferenciais deste novo seguro é a cláusula de valor acordado, que afere os veículos com base em sua raridade, de forma semelhante às obras de arte, ao invés de seguir a tradicional Tabela FIPE. Além disso, a Howden estabeleceu uma rede de avaliadores especializados para assegurar que a avaliação do veículo seja feita de maneira precisa e adequada.

“A avaliação feita por um especialista adiciona credibilidade ao veículo segurado no mercado, o que é particularmente importante ao vender ou transferir a propriedade. Isso tranquiliza os potenciais compradores ou outras partes interessadas quanto ao valor do carro”, explica Ricardo Minc.

Parcerias para potencializar a preservação da história dos veículos antigos

A Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) é uma das principais parceiras deste lançamento, oferecendo aos seus associados um desconto exclusivo. “Este seguro chega para atender a um nicho de mercado que não é priorizado pelas seguradoras tradicionais, oferecendo uma solução acessível e especializada”, afirma Roberto Suga, ex-presidente e atual conselheiro da FBVA.

A Seguradora EZZE também fará parte deste lançamento. “A EZZE mais uma vez inova no mercado brasileiro e, em parceria com Howden, traz proteção para os carros antigos, bens de valores inestimáveis”, destaca Gabriel Bugallo, vice-presidente Técnico da EZZE Seguros.

A Howden é uma corretora especializada em seguros de alta complexidade, presente em mais de 55 países. No mundo, administra US$ 38 bilhões em prêmios em nome de seus clientes e emprega 18 mil pessoas. No Brasil, em parceria com as principais seguradoras do mercado, atende corporações, multinacionais e pequenas e médias empresas (PME’s). Com sede em São Paulo (SP) e escritórios em Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT) e Curitiba (PR) a corretora, que conta com especialistas que combinam conhecimento local com experiências globais, tem como diferencial os talentos mais reconhecidos do mercado em suas vertentes.

A EZZE iniciou sua operação no Brasil há quatro anos com um modelo de partnership, no qual os executivos são sócios da seguradora, e tem investido na contratação de profissionais que participam ativamente das áreas responsáveis por consolidar sua estratégia multiproduto e multicanal. A companhia é 100% nacional e atingiu a marca de R$ 1 bilhão de prêmios emitidos, através da distribuição de mais de 80 produtos em todo o território brasileiro.

FBVAFederação Brasileira de Veículos Antigos, entidade cultural sem fins lucrativos, foi fundada em 1 de maio de 1987 por um grupo de visionários que buscaram uma organização, que pudesse representar os interesses de colecionadores e antigomobilistas junto aos órgãos públicos, bem como organizar a demanda de um número crescente de interessados por veículos antigos. Desde 1999 faz parte da FIVA – Fédération Internationale Véhicules Anciens (em português Federação Internacional de Veículos Antigos), órgão máximo do antigomobilismo mundial.

Ryto Public Affairs

STELLANTIS, CIN-UFPE E FACEPE PROMOVEM CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO PARA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A INDÚSTRIA AUTOMOTIVA.

Curso de residência tecnológica é uma pós-graduação Lato Sensu gratuita realizado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Os 15 primeiros colocados em cada linha de atuação receberão uma bolsa no valor total de R$ 24 mil por seis meses de formação.

A Stellantis, o Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) realizam a terceira rodada do Programa de Residência Tecnológica para formação de profissionais para a indústria automotiva. Na edição deste ano, serão oferecidas 75 vagas, sendo 45 com bolsas ofertadas para os primeiros colocados em cada linha de atuação. As inscrições podem ser realizadas até 27 de setembro e as aulas terão início em outubro de 2024.

O curso de pós-graduação Lato Sensu é gratuito e realizado pela UFPE, sendo destinado aos profissionais formados em Engenharia, que tenham inglês em nível avançado ou fluente. A programação conta com três especializações: Engenharia de Sistemas de Controle de Propulsão para a Indústria Automotiva (Controls); Engenharia de Sistemas de Calibração dos Módulos de Propulsão para a Indústria Automotiva (Calibration); e Desenvolvimento de Software para o Setor Automotivo (Software). Cada área contará com 25 vagas e os 15 primeiros colocados receberão uma bolsa no valor total de R$ 24 mil.

“O objetivo do programa é formar profissionais com o mais alto nível de conhecimento. É uma oportunidade para pessoas com vontade de aprender e de trabalhar. As duas primeiras turmas do curso foram um sucesso, prova disso é que cerca de 90% dos participantes que tiveram interesse foram contratados. Neste ano, conseguimos ampliar o número de vagas para a terceira turma e criar mais oportunidades para quem deseja entrar no mercado automotivo”, afirma o gerente de Engenharia Avançada da Stellantis, Toshizaemom Noce, um dos idealizadores do programa.

A formação tecnológica tem duração de seis meses. Os selecionados terão cinco meses de aulas teóricas remotas, com um mês de formação prática podendo ser presencial ou remota, recebendo treinamento com a Stellantis e UFPE. As especializações possuem 360 horas de carga horária e serão coordenadas pelos professores Abel Guilhermino (Controls), Divanilson Campelo (Calibration) e Breno Miranda (Software).

“Essa Residência Tecnológica com a Stellantis na área de engenharia de propulsão é uma grande oportunidade para a formação de profissionais de alto nível. O profissional terá a oportunidade de interagir diretamente com engenheiros da Stellantis permitindo adquirir conteúdos reais e bastante atualizados de uma montadora que representa cerca de 30% do market share no setor automotivo”, completa Abel Guilhermino, coordenador de um dos programas de residência.

> Informações sobre o curso, processo seletivo e cronograma estão disponíveis neste link.

O Centro de Informática (CIn) da UFPE é um dos mais renomados centros de ensino, pesquisa, extensão e cooperação na área de tecnologia do Brasil e da América Latina. Com um corpo docente de referência e estrutura de ponta, o CIn é um grande formador de profissionais qualificados para o ecossistema de inovação e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Brasil e do mundo. O CIn-UFPE coleciona prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais por sua excelência, destacando-se por oferecer um ensino inovador, produzir pesquisas relevantes e realizar parcerias de sucesso que contribuem para o avanço da ciência e da sociedade. O CIn-UFPE também é Unidade Embrapii em Tecnologias e Sistemas Veiculares e tem desenvolvido diversos projetos na área veicular. O LIVE (Laboratório de Inovação para Cidades Inteligentes) é um dos laboratórios do CIn com foco na área veicular, executa projetos para o setor automotivo e parte da residência será desenvolvida neste laboratório de inovação.

A FACEPE, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco, tem como missão institucional promover o desenvolvimento científico e tecnológico do estado, através do fomento à ciência, tecnologia e inovação, em sintonia com o atendimento às necessidades socioeconômicas. Esse fomento se desenvolve pela concessão de financiamento para custeio de atividades de formação de recursos humanos de alto nível, projetos de pesquisa científica ou tecnológica realizados em instituições de pesquisa ou empresas em Pernambuco. Está sendo considerado que parte dos recursos do pagamento de bolsas dos alunos serão oriundos do EDITAL COMPET 07/2024, referente a criação de novos programas de residência tecnológica para o estado de Pernambuco, e as 3 residências já foram aprovadas pela FACEPE [LINK]

A Stellantis N.V. (NYSE: STLA / Euronext Milan: STLAM / Euronext Paris: STLAP) é uma das principais fabricantes de automóveis do mundo com o objetivo de fornecer liberdade de mobilidade limpa, segura e acessível a todos. É reconhecida por seu portfólio único de marcas icônicas e inovadoras, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. A Stellantis está executando o Dare Forward 2030, um plano estratégico ousado que abre caminho para alcançar a ambiciosa meta de se tornar uma empresa de tecnologia de mobilidade carbono Net Zero até 2038, com compensação de até um digito percentual das emissões restantes, ao mesmo tempo em que cria valor agregado para todas as partes interessadas.

Stellantis

VWCO APRESENTA NOVO MODELO VOCACIONAL PARA CONSTRUÇÃO CIVIL

Os caminhões vocacionais são essenciais para os mais diversos segmentos devido à sua capacidade de adaptação a diferentes tarefas e a família Constructor acaba de ganhar um novo membro: o VW Constellation 33.260 8x4. Dedicado ao ramo da construção civil, o novo Constructor é concebido sob medida, visando atender às necessidades específicas do setor e garantir ainda mais robustez, força e a versatilidade às operações.

Os novos veículos contam com tração 8x4, entre-eixo reduzido e suspensão reforçada, características essenciais para garantir durabilidade e alto desempenho em terrenos acidentados e nas exigentes demandas das obras de construção civil. Além disso, as novas configurações do modelo garantem melhor distribuição e maior capacidade de carga ao veículo.

“Desenvolvemos o caminhão em estreita colaboração com um grande número de clientes do ramo, buscando atender às suas necessidades e cumprir com as normas da legislação brasileira. Como a cada novo projeto, foi um trabalho de bastante escuta e pesquisa. Com base nessas informações, o time se dedicou a entregar um produto que supere expectativas e performe de maneira excelente em campo”, explica Paulo Perin, supervisor de Engenharia de Veículos Especiais da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Um dos principais diferenciais do 33.260 8x4 é a sua manobrabilidade. Graças ao raio de giro reduzido, o caminhão se movimenta com facilidade em espaços confinados, como canteiros de obra, subsolo e áreas urbanas. Pensando na segurança dos operadores e na eficiência do trabalho, o caminhão também é equipado com freios ABS, controle de tração e assistência de partida em rampa. A cabine, projetada ergonomicamente, oferece mais acessibilidade, maior conforto e visibilidade, reduzindo a fadiga do motorista e aumentando a produtividade.

“A VWCO é reconhecida pela qualidade e durabilidade de seus produtos, e nossa equipe se dedica a manter esse padrão a cada unidade entregue. Combinamos a experiência de anos de tradição com as mais recentes tecnologias, resultando em caminhões robustos, confiáveis e adaptados às necessidades do mercado”, completa o supervisor.

Os caminhões VW vocacionais saem de fábrica já preparados para o implemento, reduzindo tempo e investimento para instalação, além dos custos operacionais. Em 2023, a Volkswagen Caminhões e Ônibus liderou as implementações destinadas a diferentes segmentos, segundo dados da Associação Nacional Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir), representando 36,7% do volume total de veículos emplacados pelos associados, o que corresponde a mais de 22.200 unidades.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

sábado, 31 de agosto de 2024

JEEP® NATURE DESEMBARCA EM ARACAJU

Evento acontece neste sábado, 31 de agosto, para colocar em prática a filosofia de liberdade, aventura, autenticidade e paixão pela marca.

O Jeep® Nature foi criado para conectar pessoas à natureza, proporcionando uma experiência única ao percorrer diferentes cidades do Brasil e celebrar a incrível diversidade natural do país. Agora, é a vez de Aracaju, a capital sergipana, receber esse evento especial.

Os jeepeiros terão a oportunidade de explorar as trilhas locais, tanto 4x2 quanto 4x4, aproveitando ao máximo o potencial dos seus veículos. Além disso, a Jeep também irá disponibilizar os seus modelos para que futuros clientes possam testar toda a capacidade da marca. Em Aracaju, as trilhas escolhidas foram a que liga a Cidade Histórica à Barragem para os veículos 4x2, enquanto os 4x4 irão percorrer a beleza natural das dunas.

Após o sucesso no interior de São Paulo, Aracaju é a segunda das 30 cidades previstas no roteiro da marca em 2024. Fique atento ao site e as redes sociais da Jeep para acompanhar as próximas etapas do evento e descobrir por onde ele vai passar.

Jeep
Stellantis

BMW APRESENTA O NOVO BMW M5 TOURING NOS EUA.

Tão aguardado e desejado pelos clientes da marca, o novo BMW M5 Touring foi apresentado durante o Monterey Car Week na Califórnia

Com visual musculoso e extremamente esportivo, o modelo tem, pela primeira vez na história, um conjunto de propulsão híbrido. Chamado de M Hybrid, esse sistema une um motor V8 de 4,4 litros e um motor elétrico integrado à transmissão M Steptronic de oito velocidades. 

Juntos, esses motores resultam em uma potência total de 727 cv e 1.000 Nm de torque, que levam o novo BMW M5 Touring de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos. A velocidade máxima padrão é de 250 km/h, mas pode ser aumentada para 305 km/h caso o modelo esteja equipado com o pacote M Driver opcional. 

O início das vendas do novo BMW M5 Touring está previsto para novembro de 2024 e seguirá de perto o início da produção na Planta do BMW Group em Dingolfing, na Alemanha. Os mercados que receberão o modelo em primeira mão serão Alemanha e os EUA, seguidos por Grã-Bretanha, Canadá e Suíça. Não há previsão de venda do novo BMW M5 Touring no Brasil.

BMW Group Brasil
Jeffrey Group

TRANSPORTADORA DA JBS USA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA SALVAR VIDAS NO TRÂNSITO

Sistema de Inteligência Artificial implementado pela JBS em sua frota de caminhões é capaz de identificar fatores de risco e evitar acidentes de trânsito. Adotado pela TRS, transportadora da divisão de Novos Negócios da Companhia, o sistema emite alertas ao detectar sinais de fadiga do motorista, uso de celular ao volante, não utilização de cinto de segurança e risco de colisões. Desde a implementação da ferramenta, em 2022, os alertas ajudaram a evitar mais de mil potenciais acidentes.

É o caso de Jhon Lenon da Silva Patrício, cuja vida foi salva por meio da intervenção do sistema. Durante uma viagem, Patrício demonstrou sinais de sonolência. Alertada pela ferramenta, a equipe da TRS contatou o motorista. Ele relatou ao atendente estar sofrendo de dores no peito e mal-estar. Imediatamente, o resgate foi acionado e o profissional, socorrido. Patrício estava sofrendo um infarto e a agilidade no atendimento foi fundamental para evitar o agravamento do quadro. “Posso dizer que o sistema salvou minha vida, porque eu estava infartando e não sei se conseguiria chamar ajuda. Mas atendi a ligação da empresa e o resgate chegou a tempo de me socorrer”, conta Patrício.

O gerente de riscos da TRS, Leandro Ferraz, reforça que a ferramenta é mais uma iniciativa da Companhia em prol da segurança do time. “Atualmente, contamos com uma série de treinamentos e ações focados na segurança e qualidade de vida dos motoristas. E com o complemento da implementação do sistema de câmeras inteligentes nos caminhões da nossa frota, e em ônibus que levam nossos colaboradores, estamos conseguindo evitar acidentes identificando situações de risco”, afirma. Ele informa ainda que, para garantir o cumprimento do tempo de descanso obrigatório dos motoristas, os veículos ficam bloqueados.

O sistema é composto por três câmeras instaladas nos caminhões: uma na cabine, com foco no comportamento do motorista, outra direcionada para os olhos do profissional e uma terceira, focada na rodovia. Um sistema de Inteligência Artificial analisa em tempo real os dados coletados e identifica se o colaborador apresenta sinais de distração, fadiga, se está bocejando ou mexendo no celular, bem como se está utilizando o cinto de segurança, realizando ultrapassagem em faixa contínua ou se corre o risco de colisão frontal. A IA é capaz, ainda, de avaliar a íris do motorista e a sequência e velocidade do piscar dos olhos, indicando se o profissional está sonolento ou com um comportamento que possa ser considerado anormal.

Em situações de risco, o programa emite um sinal de alerta instantâneo dentro da cabine e, na sequência, aciona a central de monitoramento. Um profissional habilitado analisa os dados e inicia um protocolo de segurança, que consiste em contatar o condutor para verificar a situação, efetuando perguntas elaboradas por profissionais da medicina. Se for necessário, o motorista é auxiliado no processo de parada do veículo no ponto seguro mais próximo.

Havendo reincidência de alertas de sonolência do motorista, ele será encaminhado para área de saúde para realização de exames de detecção de possíveis doenças relacionadas à qualidade de sono do condutor.

Entre junho de 2022 a junho de 2024, os cerca de 1.500 veículos da frota da empresa que contam com o sistema registraram uma queda de 20% no número de alertas de fadiga por quilômetros rodados.

A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a Companhia conta com mais de 270 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em todos os continentes, em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros. No Brasil, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com 155 mil colaboradores. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular. A JBS conduz suas operações priorizando a alta qualidade e a segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em toda sua cadeia de valor, com o propósito de alimentar pessoas ao redor do mundo de maneira cada vez mais sustentável.

JBS
FSB

MERCEDES-BENZ CELEBRA 200 MIL VANS VENDIDAS NO BRASIL E LINHA SPRINTER É SINÔNIMO DA CATEGORIA

A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil celebra, neste mês de agosto, o marco de 200.000 unidades de vans vendidas no país, considerando a Sprinter e a pioneira MB 180. A linha de veículos comerciais leves da marca está presente no mercado brasileiro há mais de 30 anos e criou o segmento de Large Vans com peso bruto entre 3,5 e 5 toneladas.

“Atingir 200 mil vans da Mercedes-Benz vendidas no Brasil é um marco histórico para nós e reflexo de muito trabalho e dedicação ao longo de mais de 30 anos no país. Nosso veículo é amplamente reconhecido no mercado brasileiro por sua confiabilidade e versatilidade, além de ser referência no segmento. Nossa tradição é marcada por uma combinação de durabilidade, tecnologia avançada e desempenho que atende tanto ao setor de transporte de passageiros, veículos de resgate e de cargas”, afirma Carlos Garcia, Presidente e CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

Ícone de versatilidade, eficiência e conforto

Os veículos Sprinter destinados ao mercado brasileiro são fabricados pela Mercedes-Benz na Argentina e contam com quatro configurações, incluindo van para passageiro, furgão vidrado, furgão e chassi com cabine (Sprinter Truck). Dessa forma, a marca oferece o portfólio mais completo do segmento com 64 possibilidades de aplicação a partir dos modelos 315 Street, 417 e 517.

Transportadores, autônomos e empreendedores contam com diversas opções para escolher o modelo apropriado às suas necessidades. As vans de passageiros apresentam diferentes tamanhos e número de ocupantes que podem ser utilizadas para transporte escolar, turismo, traslados e fretamento. Enquanto os furgões e chassis com cabine são destinados à distribuição urbana e transporte de carga e produtos, além de prestação de serviços e negócios sobre rodas para empreendedores.

Para atender a todas as demandas do setor, a marca também conta com a linha Street, que pode ser dirigida por motoristas com habilitação da categoria B, a mesma exigida para automóveis. Com alto padrão de qualidade e equipamentos disponíveis, a Sprinter também se tornou referência no segmento de motorhome, que teve grande crescimento nos últimos anos.

Sendo assim, a Mercedes-Benz é a marca com soluções completas de mobilidade para pessoas e cargas. A Sprinter é ideal para entregas rápidas, especialmente nos centros urbanos, que estão cada vez mais congestionados e com circulação limitada para veículos de entregas. Dessa forma, ela assegura facilidade para o dia a dia do motorista, atuando com eficiência e versatilidade em todas as situações, seja nas vias centrais, no interior dos bairros, em ladeiras e nas curtas distâncias.

Trajetória de sucesso

A Sprinter estreou em 1995 na Alemanha e fez parte de um marco histórico ao ser o primeiro veículo de transporte da Mercedes-Benz a receber oficialmente seu nome próprio. Essa designação, hoje, representa uma categoria inteira de veículos.

Lançada no Brasil em 1997, a Sprinter foi a sucessora da MB 180, primeira família de modelos da marca nesse segmento no Brasil, importado da Espanha entre 1994 e 1997. A segunda geração foi lançada em 2012, já equipada com sistemas de assistência avançados, como o pioneiro programa eletrônico de estabilidade, freios ABS e airbag para o motorista.

Em sua terceira geração, a atual, oferece ainda mais recursos de segurança e conforto para o motorista e passageiros. Além do design interno ergonômico, conta com importantes funções e equipamentos de segurança ativa, como o ESP adaptativo mais completo da categoria, assistente de partida em rampa, assistente ativo de frenagem, assistente de vento lateral, alerta de fadiga do condutor e câmera de ré.

Com um portfólio repleto de possibilidades, a Mercedes-Benz trouxe para o mercado de comerciais leves inovações tecnológicas e exclusividades, como o Assistente Ativo de Frenagem (ABA), o ESP Adaptativo 9I®, a direção elétrica e o sistema multimídia MBUX com espelhamento de smartphone, piloto automático e volante multifuncional. Com esses diferenciais, a linha Sprinter alcança o nível mais alto da categoria e evidencia o seu pioneirismo no segmento.

Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil

NOVOS VOLKSBUS JÁ SÃO REFERÊNCIA DE MERCADO EM DIVERSOS SEGMENTOS

Com 30 anos no mercado, a família Volksbus está completa e com a melhor oferta de produtos de sua história. O portfólio versátil oferece ao cliente desde opções para garantir maior conforto nas viagens de longa distância a configurações especiais para operação off-road, por exemplo, além do entre-eixo adaptado às necessidades do frotista. Entre as opções mais buscadas pelos clientes estão o Volksbus 11.180 e o 17.230, sucessores dos modelos mais vendidos da VW.

O Volksbus 11.180 é um dos mais novos modelos da linha, também disponível nas versões rural, fretamento e rodoviário. Em sua versão urbana, o motor de 3,8 litros entrega 180 cv de potência e 600 Nm de torque, garantindo melhor performance nas aplicações. O modelo também conta com o opcional de suspensão mista – metálica na dianteira e pneumática na traseira. Ideal para as aplicações urbana e fretamento de curta e média distância, este chassi pode receber carrocerias de até 10 metros, transportando até 39 passageiros sentados.

Sinônimo de robustez redobrada, o Volksbus 11.180 R topa qualquer desafio e está preparado para as operações off-road. A versão rural do veículo conta com o sistema de suspensão reforçada e elevada em relação ao solo, para um melhor desempenho fora de estrada. Além disso, o modelo traz um motor ainda mais potente em sua versão Euro 6 e eixo traseiro com bloqueio do diferencial, o que ajuda o veículo a vencer terrenos acidentados e escorregadios.

No caso do Volksbus 17.230 S, o veículo está equipado com motor de 4,6 litros, que entrega 230 cv de potência e 850 Nm de torque. O modelo também traz a transmissão manual de seis velocidades de série ou a opcional automática de oito velocidades. Podendo receber carrocerias de até 13,2 metros, o 17.230 S transporta até 42 passageiros na versão urbana. Assim como todos os produtos da família Volksbus, ambos contam com a tecnologia SCR no sistema de emissões e possibilitam conciliar a alta performance, menor consumo de combustível e baixos níveis de emissões.

Tecnologia de série

A Volkswagen Caminhões e Ônibus investe na digitalização para incrementar essa experiência. O painel completa essa composição de forma a favorecer o melhor ângulo de visão para o motorista. Agrega também mais 70 funcionalidades de forma a facilitar a operação do veículo, com dados que apoiam seu dia a dia. As opções – todas personalizáveis – vão desde informações sobre a viagem, consumo, autonomia, desempenho na direção até indicações de falhas e diagnósticos.

O pacote tecnológico da VWCO também inclui o avanço das transmissões automáticas para veículos com motores dianteiro e traseiro, o que confere ainda mais conforto e segurança. Para a família Volksbus com motor dianteiro está disponível a versão de oito velocidades. Já para os modelos com motores traseiros, são duas opções: seis velocidades para o veículo piso baixo e oito velocidades para o piso alto.

Conforto em todas as aplicações

No quesito conforto, os novos ônibus da Volkswagen dispõem de ergonomia adaptada a fim de oferecer melhor manobrabilidade e direção aprimorada para os motoristas. Por esse motivo, o painel de instrumentos passa a ter um melhor ângulo de visão e funcionalidades exclusivas, o que favorece a operação do veículo. Além disso, o volante foi remodelado com multirregulagem de série e a alavanca de marchas foi reposicionada, tornando a experiência na direção muito mais fácil.

Aprimorando ainda mais o conceito sob medida, a Volkswagen Caminhões e Ônibus tem variações para seus chassis, de acordo com a aplicação do veículo e o tipo de suspensão: rural (R) com suspensão reforçada e plataforma elevada; suspensão pneumática (S); suspensão pneumática no chassi piso alto (SH); e suspensão pneumática no chassi piso baixo (SL). Dos Volksbus de 9 a 22 toneladas, todos os chassis dispõem da configuração de suspensões pneumáticas para escolha dos clientes.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

KIA APRESENTA SEU PRIMEIRO VEÍCULO 100% ELÉTRICO A SER COMERCIALIZADO NO BRASIL

A Kia apresentou nesta semana seu primeiro veículo 100% elétrico a ser comercializado no país, o SUV médio EV5, versão única Land, que traz uma nova era de mobilidade elétrica para atender às necessidades das famílias da geração Y, cuja essência combina design transformador, versatilidade e conforto excepcional para oferecer um veículo harmonioso. Cada atributo do EV5 foi projetado e desenvolvido para atender às necessidades das famílias modernas e aumentar seu prazer em cada viagem.

Com alcance de 402 km, de acordo com o INMETRO junto ao Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, e de 550 km, segundo WLTP – Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure, o Kia EV5 é equipado com uma bateria de alta tensão de fosfato de ferro e lítio, estrutura tipo lâminas, 220,4 Ah de capacidade, tensão operacional de 400V, que gera 88,16 kwh de energia, além de uma bateria de baixa tensão (auxiliar), de chumbo ácido, 45 Ah de capacidade e 12V de tensão operacional.

Por essas características do sistema de bateria de alta tensão, o Kia EV5 desenvolve potência máxima de 160 kW ou 217,5 cv, torque de 31,6 Kgf.m, rpm máxima de 13.800, performance que confere ao modelo de 0 a 100 km/h em apenas 8,9 segundos. Ainda de acordo com a metrologia INMETRO, o EV5, classificado com a nota A, faz, na cidade, 37,6 km/l equivalente, e 30,5 km/l equivalente na estrada. A eficiência energética do motor elétrico é de 0,63 MJ/km rodado.

Quanto ao recarregamento, em corrente contínua (DC) de 360 kW, a bateria do EV5 pode ser “abastecida” em 27 minutos (80%) e em estação de 50 kW em 83 minutos (também 80%); enquanto em corrente alternada (AC), de 11 kW (rede trifásica), em 8h10, e com unidade de 7 kW (rede bifásica) em 9h40.

De tração 4x2, a suspensão dianteira do EV5 é independente, tipo MacPherson, com molas helicoidais e amortecedores a gás, enquanto na traseira é multilink. A direção é elétrica, sua transmissão é composta por sistema de engrenagem de redução. O EV5 vem equipado com freios a discos de 17 polegadas nas quatro rodas, sendo ventilados nas rodas dianteiras e sólidos nas traseiras, com ABS e EBD.

As dimensões do Kia EV5 são de 4.615 mm (comprimento), 1.875 mm (largura), 1.715 mm (altura) e entre-eixos de 2.750 mm. Com essas medidas, o EV5 excede no conceito de design e de estética no segmento de SUV médio, ao mostrar presença marcante, ousada e nova, redefinindo a categoria com a aclamada filosofia de design da marca "opostos unidos". A capacidade de carga do porta-malas é de 513 litros (VDA) e, com o banco traseiro rebatido (piso plano), chega a 1.718 litros.

Ao integrar sutilmente paisagens naturais e arquitetura contemporânea, o Kia EV5 apresenta linhas fortes e sólidas. O novo modelo apresenta uma interpretação moderna da grade frontal, também chamada de nariz de tigre, da Kia por meio de um proposta ampla e única, toda moldada com paixão e precisão.

Alicerçado em “ousado por natureza”, um dos cinco pilares de design “opostos unidos”, o EV5 apresenta uma carroceria sólida e potente complementada por uma superfície suave e ressonante, que visa despertar a criatividade e atender às necessidades de famílias e indivíduos ambientalmente conscientes que buscam inovação.

De todos os ângulos, a natureza confiante e digna do EV5 é refletida em seus para-lamas e linhas largas, criando uma silhueta sólida e única. Os pilares D, recuados, destacam ainda mais a praticidade do EV5, acentuando a amplitude do banco traseiro e do porta-malas, ao mesmo tempo em que fornecem um amplo campo de visibilidade.

Elementos de design distintos da Kia, como o “nariz de tigre” e o capô sólido, combinam-se para formar um elegante ‘tiger face’ digital, eclipsando a grade tradicional para transmitir uma impressão limpa e poderosa. Ao melhorar ainda mais o design externo frontal, o EV5 incorpora a “iluminação de mapa estelar” tridimensional formada por luzes diurnas (DRL). Inspirado por constelações repletas de estrelas, o EV5  introduz formas dinâmicas ao longo da linha da lâmpada, enfatizando ainda mais o design “tiger face”.

Na traseira, um spoiler estendido e rebaixado mantém o perfil distinto do SUV enquanto melhora a eficiência aerodinâmica e significa o status do EV5 como um veículo elétrico inovador nascido para oferecer uma nova era de mobilidade familiar segura e sustentável. A placa de proteção inferior técnica e extensa enfatiza ainda mais a natureza robusta e protetora do EV5, enquanto a linha de separação da porta traseira fornece uma assinatura nítida e limpa para o design.

As opções de pintura externa do EV5 incluem um total de oito cores: branco neve, prata marfim, prata marfim opaco, azul gelo, azul maré, preto noite estelar, cinza mineral e verde iceberg.

Espaço interior

A pesquisa da Kia revelou que as famílias da geração Y agora consideram o interior de seu SUV EV não apenas como um lugar para sentar com segurança e conforto ao viajar, mas como um "espaço" adicional para viver sua vida. Para enfrentar esse desafio, os designers de interiores da Kia reinventaram completamente o espaço interno do veículo. Inspirando-se ainda mais no SUV EV9, foi adotado no EV5 um amplo espaço interno que está mais próximo em conceito e execução de um lounge doméstico do que de uma cabine de carro tradicional.

Aqui, mais uma vez, o pilar de design "ousado por natureza" desempenhou um papel crucial, garantindo que o design interno do EV5 seja focado na criação de uma mistura de novos espaços e formas, buscando um conceito de harmonia entre a natureza e os elementos artificiais. Isso resulta em uma convergência transformadora de forma e função para garantir uma experiência envolvente e confortável para todos os ocupantes e fornecer um ambiente acolhedor para atividades de lazer.

Os detalhes de design da cabine do EV5 foram cuidadosamente escolhidos, e o acabamento geral foi executado para criar um ambiente interno que combina uma sensação de bem-estar relaxante, inspiração pessoal e pura diversão para a família.

O painel central sofisticado do EV5 serve como um recurso de design definidor, ao mesmo tempo em que oferece praticidade líder na classe e interação intuitiva e perfeita com os ocupantes.

Recheado de ADAS

A exemplo dos features de outros modelos da Kia, o EV5 está recheado de tecnologias de condução semi-autônoma, o ADAS - Advanced Driver-Assistance System: alertas de fadiga do condutor incluindo partida do veículo à frente (DAW - Driver Attention Warning w/ Leading Vehicle Departure Alert); de prevenção de colisão por ponto cego (BCA - Blind-spot Collision-avoidance Assist) traseiro; de saída de faixa de rodagem (LDW - Lane Departure Warning); de saída em segurança (SEW - Safe Exit Warning); assistentes de prevenção de colisão traseira em tráfego cruzado (RCCA - Rear Cross-traffic Collision-avoidance Assist); de centralização na faixa de rodagem (LFA - Lane Following Assist); de farol alto (HBA - High Beam Assist); permanência na faixa de rodagem (LKA - Lane Keep Assist); para prevenção de colisão frontal (FCA - Front Collision-avoidance Assist) com frenagem de emergência e detecção de veículos, pedestres e ciclistas; para prevenção de colisão frontal incluindo conversão em cruzamentos (FCA-JT); câmeras de ré com guias dinâmicas de estacionamento (RVM - Rear View Monitor) e de visão 360° (SVM - Surround View Monitor); monitor de ponto cego com visualização no painel digital de instrumentos (BVM – Blind-spot View Monitor); piloto automático adaptativo (SCC - Smart Cruise Control) com assistente de congestionamentos e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros (PDW - Park Distance Warning, Forward & Reverse).

Garantia e preço 

No Brasil, disponível apenas na versão única Land, o EV5 tem garantia de 5 anos sem limite de quilometragem e de 8 anos ou 160 mil km para a bateria de alta voltagem. O preço de lançamento do EV5 é de R$ 399.990,00, cujo pacote inclui um carregador de emergência, um wallbox residencial de 7 kW e as primeiras revisões, de 20 mil, 40 mil e 60 mil, são gratuitas.

KIA Brasil
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