sábado, 7 de setembro de 2024

BMW E TOYOTA: PIONEIROS DO HIDROGÊNIO.

BMW Group e Toyota Motor Corporation aumentam parceria para oferecer opções de veículos elétricos movidos a célula de combustível (FCEV) para carros de passeio

A BMW planeja lançar seu primeiro veículo elétrico de célula de combustível (FCEV) de produção em série em 2028, oferecendo assim aos clientes uma opção adicional de trem de força totalmente elétrico com zero emissões em um BMW. O BMW Group e a Toyota Motor Corporation estão reunindo sua força inovadora e suas capacidades tecnológicas para trazer uma nova geração de tecnologia de trem de força de célula de combustível para as estradas. Ambas as empresas compartilham a intenção de avançar a economia do hidrogênio e estenderam sua colaboração para levar essa tecnologia local de emissão zero para o próximo nível.

A expertise de desenvolvimento líder do BMW Group em tecnologias de acionamento elétrico é mais uma vez demonstrada por seus esforços incansáveis ​​para avançar a tecnologia de células de combustível de hidrogênio e sua adoção de uma abordagem de "abertura tecnológica" para fornecer aos clientes uma gama de soluções de mobilidade para o futuro.

“Este é um marco na história automotiva: o primeiro veículo de célula de combustível de produção em série a ser oferecido por um fabricante premium global. Alimentado por hidrogênio e impulsionado pelo espírito da nossa cooperação, ele destacará como o progresso tecnológico está moldando a mobilidade futura”, disse Oliver Zipse, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG. “E anunciará uma era de demanda significativa por veículos elétricos de célula de combustível.”

Koji Sato, Presidente e Membro do Conselho de Administração (Diretor Representante) da Toyota Motor Corporation, disse: “Estamos satisfeitos que a colaboração entre a BMW e a Toyota tenha entrado em um novo estágio. Em nossa longa história de parceria, confirmamos que a BMW e a Toyota compartilham a mesma paixão por carros e crença na 'abertura tecnológica' e uma abordagem 'multicaminho' para a neutralidade de carbono. Com base nesses valores compartilhados, aprofundaremos nossa colaboração em esforços como o desenvolvimento conjunto de sistemas de células de combustível de próxima geração e a expansão da infraestrutura, visando a realização de uma sociedade de hidrogênio. Aceleraremos nossos esforços junto com a BMW e parceiros em vários setores para concretizar um futuro em que a energia do hidrogênio apoia a sociedade."

Tecnologia de trem de força compartilhada utilizada em modelos individuais para oferecer opções atraentes de FCEV

O BMW Group e a Toyota Motor Corporation desenvolverão em conjunto o sistema de trem de força para veículos de passeio, com a tecnologia de célula de combustível central (as células de combustível individuais de terceira geração) criando sinergias para aplicações em veículos comerciais e de passeio. O resultado desse esforço colaborativo será utilizado em modelos individuais da BMW e da Toyota e expandirá a gama de opções de FCEV disponíveis para os clientes, trazendo a visão da mobilidade de hidrogênio um passo mais perto da realidade. Os clientes podem esperar que os modelos FCEV da BMW e da Toyota mantenham suas identidades e características distintas de marca, fornecendo a eles opções individuais de FCEV para escolher. Unir energias e aumentar o volume total de unidades de trem de força movidos a hidrogênio irá colaborar no desenvolvimento e promete reduzir os custos da tecnologia de célula de combustível.

A BMW lançará seu primeiro modelo de produção movido a hidrogênio em 2028

Após testar com sucesso o BMW iX5 Hydrogen em todo o mundo, o BMW Group está agora se preparando para a produção em série de veículos com sistemas de propulsão a hidrogênio em 2028 com base na tecnologia de trem de força de última geração desenvolvida em conjunto. Os modelos de produção em série serão integrados ao portfólio existente da BMW, ou seja, a BMW oferecerá um modelo existente em uma variante adicional de sistema de propulsão de célula de combustível de hidrogênio. Como a tecnologia FCEV é outra tecnologia de veículo elétrico, o BMW Group a vê explicitamente como um complemento à tecnologia de propulsão usada por veículos elétricos a bateria (BEV) e ao lado de veículos elétricos híbridos plug-in (PHEV) e motores de combustão interna (ICE).

Um novo nível de parceria

O BMW Group e a Toyota Motor Corporation estão juntos há mais de uma década de colaboração confiável e bem-sucedida. Com base nisso, as empresas agora estão estendendo sua cooperação para acelerar a inovação de sistemas de trem de força de célula de combustível de próxima geração e serem pioneiras nessa nova tecnologia.

Visão compartilhada de avanço da economia do hidrogênio

O caminho para concretizar todo o potencial da mobilidade de hidrogênio inclui seu uso em veículos comerciais e o estabelecimento de uma infraestrutura de reabastecimento para todas as aplicações de mobilidade, incluindo veículos de passageiros movidos a hidrogênio. Reconhecendo a natureza complementar dessas tecnologias, o BMW Group e a Toyota Motor Corporation estão apoiando a expansão da infraestrutura de reabastecimento de hidrogênio e de carregamento de veículos elétricos a bateria. Ambas as empresas estão incentivando o fornecimento sustentável de hidrogênio criando demanda, trabalhando em estreita colaboração com empresas que estão construindo instalações de produção, distribuição e reabastecimento de hidrogênio de baixo carbono.

O BMW Group e a Toyota Motor Corporation estão defendendo a criação de uma estrutura propícia por governos e investidores para facilitar a fase inicial da mobilidade de hidrogênio e garantir sua viabilidade econômica. Ao promover a infraestrutura correspondente, eles visam estabelecer o mercado de FCEV como um pilar adicional ao lado de outras tecnologias de trem de força. Além disso, as empresas estão buscando projetos regionais ou locais para impulsionar ainda mais o desenvolvimento da infraestrutura de hidrogênio por meio de iniciativas colaborativas.

Benefícios da tecnologia movida a hidrogênio

O hidrogênio é reconhecido como um promissor futuro portador de energia para a descarbonização global. Ele atua como um meio de armazenamento eficaz para fontes de energia renováveis, ajudando a equilibrar a oferta e a demanda e permitindo uma integração mais estável e confiável de energias renováveis ​​na rede elétrica. O hidrogênio é a peça que falta para completar o quebra-cabeça da mobilidade elétrica, onde os sistemas de acionamento elétrico a bateria não são uma solução ideal.

BMW Group - Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas premium e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group compreende mais de 30 locais de produção em todo o mundo; a empresa possui uma rede global de vendas em mais de 140 países. Em 2023, o BMW Group vendeu aproximadamente 2,5 milhões de veículos de passageiros e mais de 209.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos no exercício financeiro de 2023 foi de 17,1 bilhões de euros sobre receitas no valor de 155,5 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2023, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 154.950 colaboradores. O sucesso do BMW Group sempre foi baseado em pensamento de longo prazo e ação responsável. A empresa definiu seu rumo para o futuro desde o início e está fazendo da sustentabilidade e da eficiência de recursos o foco da direção estratégica da empresa – desde a cadeia de fornecimento, passando pela produção, até o final da fase de uso, para todos os seus produtos.

BMW Group Brasil
Jeffrey Group

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

NOVA LINHA DE PINTURA PARA O TANQUE DE COMBUSTÍVEL DO AIRBUS GARANTE REDUÇÃO DAS EMISSÕES DE CO2

O tanque de combustível integrado na fuselagem do Airbus A321XLR é o principal componente na transformação dos antigos aviões de curta e média distância na nova versão de longa distância. Foto: Premium AEROTEC.

A linha de pintura que está sendo construída como um sistema pronto para uso para a divisão Premium AEROTEC da Airbus é o maior projeto individual já realizado pela equipe de engenharia mecânica e industrial da Dürr, em execução para o Airbus Group. O sistema será utilizado para revestir o tanque extra responsável pela alta autonomia do novo Airbus A321XLR. Pela primeira vez, um sistema de purificação de exaustão totalmente elétrico também será integrado em uma das linhas de pintura da Premium AEROTEC na planta de Augsburg, ajudando a reduzir as emissões de CO2. Por ser totalmente elétrico, o processo pode ser operado com emissões zero, ou seja, sem CO2 adicional, usando eletricidade ecológica.

O tanque de combustível integrado na fuselagem do Airbus A321XLR é o principal componente na transformação dos antigos aviões de curta e média distância na nova versão XLR (“eXtra Long Range”) de longa distância. Conhecido como tanque central traseiro (RCT), sua capacidade ampliada de 13.000 litros possibilita os 8.700 quilômetros de autonomia da aeronave. O tanque central traseiro é produzido exclusivamente na planta de Augsburg.

Altas exigências para proteção de superfície e estanqueidade

A nova linha de pintura consiste em cabines de selagem, limpeza e pintura, e também inclui teste de superfície e de vazamento. Os requisitos relacionados à corrosão e à difusão são altos, pois a superfície do tanque precisa suportar condições extremas na parte inferior da aeronave, sem a ocorrência de corrosão.

O sistema especial de dutos de ar reduz o consumo de energia

Para atender às altas exigências de proteção de superfície, as cabines de pintura precisam ter temperaturas e umidade estáveis. O condicionamento requer muita energia, especialmente para tintas aplicadas manualmente. O uso de ar recirculado não é permitido, então as cabines são operadas com ar de insuflamento e de exaustão. 

“Para que o processo tenha mais eficiência energética para a Airbus, estamos implantando um sistema de dutos de ar específico para o componente, que reduz imensamente o volume de ar necessário, mas ainda atende aos requisitos e padrões de segurança. Quanto menor a necessidade de condicionamento de ar, menor o consumo de energia”, explica Marc Furmannek, Gerente Principal de Contas da Dürr.  Além disso, são usados sistemas de recuperação de energia que reciclam 65% da energia contida no ar de exaustão, adaptando-o para o condicionamento do ar puro e minimizando ainda mais o consumo energético.

O ar de exaustão é purificado com um Oxi.X RV sem chama, de acordo com o princípio de oxidação térmica regenerativa (RTO).

Remoção de poluentes sem CO2 adicional

Por razões de sustentabilidade, a Premium AEROTEC optou por um sistema de purificação de ar totalmente elétrico na forma do Oxi.X RV. Este sistema utiliza oxidação térmica regenerativa (RTO), com um modo de operação sem chamas e um design exclusivo. A vantagem é que o processo de combustão para a purificação do ar de exaustão ocorre totalmente dentro do trocador de calor. Ou seja, não há chama aberta, o que resulta em baixas emissões de óxido de nitrogênio.

Aumento da eficiência econômica

Fluxos de ar de exaustão produzidos contêm concentrações de solvente muito baixas. Entretanto, já que o volume de ar de exaustão é alto, um Sorpt.X CD é colocado a montante do Oxi.X RV para concentrar os fluxos de ar de exaustão. Esse procedimento reduz o volume, aumentando a concentração de solvente em até quarenta vezes a concentração do poluente original. Este efeito técnico significa que o Oxi.X RV pode ser menor e não precisa de energia de aquecimento adicional durante a operação do solvente, afetando positivamente a razão de custo-benefício da purificação do ar de exaustão.

Grupo Dürr

O Grupo Durr tem marcado presença direta desde 1964 no Brasil, atualmente emprega 300 funcionários. Durr Brasil Ltda com sede em São Paulo, comercializa a maioria dos produtos do portfólio do grupo. Entre suas principais atividades estão sistemas completos de Pintura em regime chave na mão, mas também serviços, modificações e modernizações de instalações existentes não somente na indústria automobilística, mas também outros setores industriais na América do Sul. Seus clientes incluem fabricantes automotivos, sua cadeia de fornecedores, e também indústria em geral. Na Durr Brasil também são oferecidos treinamentos e ensaios no centro de testes de aplicação de pintura, colagem e vedação. Adicionalmente a Durr Brasil é responsável pela Schenck RoTec com tecnologia de balanceamento. O grupo HOMAG produz máquinas e equipamentos para a indústria madeireira. Opera a fábrica, escritórios de vendas e assistência técnica (HOMAG Indústria e Comércio de Máquinas para Madeira Ltda) em São Paulo.

O Grupo Dürr é uma das principais empresas de engenharia mecânica e de instalações do mundo, com expertise nas áreas de tecnologia de automação, digitalização e eficiência energética. Os seus produtos, sistemas e serviços permitem processos de produção altamente eficientes e sustentáveis – principalmente na indústria automotiva e para fabricantes de móveis e casas de madeira, e também em setores como indústrias químicas e farmacêuticas, dispositivos médicos, engenharia elétrica e produção de baterias. Em 2023, a empresa gerou vendas de 4,6 mil milhões de euros. 

O Grupo Dürr possui mais de 20.000 funcionários e 141 locais de negócios em 33 países, e atua no mercado com cinco divisões:

- Paint and Final Assembly Systems: paint shops, bem como montagem final, testes e tecnologia de enchimento para a indústria automotiva

- Application Technology: robôs e equipamentos para aplicação automatizada de tintas, selantes e colas

- Clean Technology Systems: controle de poluição do ar, sistemas de revestimento para eletrodos de bateria e sistemas de redução de ruído

- Industrial Automation Systems: sistemas automatizados de montagem e teste para componentes automotivos, dispositivos médicos e bens de consumo, bem como tecnologia de balanceamento

- Woodworking Machinery and Systems: máquinas e equipamentos para a indústria da madeira

Durr Brasil
Press Services Soluções Integradas em Comunicação

RENAULT GROUP LANÇA TERCEIRO PLANO DE PARTICIPAÇÃO ACIONÁRIA DOS COLABORADORES

Com a firme convicção que os colaboradores devem se beneficiar diretamente da performance da empresa, o Renault Group lançou há dois anos seu primeiro plano de participação acionária dos colaboradores. Graças ao sucesso das edições 2022 e 2023 do “Renaulution Shareplan”, a empresa está relançando a iniciativa em 2024, permitindo que aproximadamente 98 mil colaboradores se tornem acionistas da empresa, com condições preferenciais. Com o objetivo de chegar a 10% de participação dos colaboradores até 2030, esta operação reflete a vontade do Grupo de fortalecer o engajamento dos colaboradores com a performance e as ambições da empresa.

“O novo Renaulution Shareplan 2024 é uma iniciativa extremamente importante para mim. Nosso plano de participação acionária dos colaboradores é um dos mais avançados de qualquer setor da indústria. O compromisso do Grupo Renault com este plano nos últimos anos permite que a empresa permaneça fiel à sua essência, como uma empresa que inova em todas as áreas, mantendo sua tradição como laboratório social, mas atualizada! Temos a ambição de colocar 10% do capital nas mãos das pessoas que constroem a nossa performance, todos os dias”. Luca de Meo, CEO do Renault Group.

98 mil colaboradores elegíveis em 30 países receberão 7 ações gratuitamente

Assim como nas edições anteriores, esta terceira operação Renaulution Shareplan é aberta aos colaboradores do Renault Group e grande parte de suas subsidiárias em 30 países, mediante aprovação das autorizações locais necessárias: Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, China, Colômbia, Coreia do Sul, Croácia, Espanha, França, Hungria, Índia, Irlanda, Itália, Malta, Marrocos, México, Holanda, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Reino Unido, Eslováquia, Eslovênia, Suécia, Suíça, Turquia e Ucrânia.

Por meio desta operação, todos os colaboradores elegíveis receberão sete ações gratuitamente, sob a forma de contribuição patronal unilateral, sem obrigação de investimento.

Desconto de 30% sobre o preço das ações e contribuição patronal adicional

Em 24 destes países, o Renault Group está oferecendo aos seus colaboradores a possibilidade de adquirir ações em condições vantajosas, com um desconto de 30% sobre o preço de referência e uma contribuição patronal bruta adicional equivalente a 7 ações gratuitas para as 3 primeiras ações adquiridas.

De acordo com a regulamentação, o investimento de cada colaborador é limitado a 25% de sua remuneração bruta anual estimada para o ano de 2024.

Renault Group

O Renault Group está na vanguarda de uma mobilidade que ele próprio está reinventando. Fortalecido por sua aliança com a Nissan e a Mitsubishi Motors e sua expertise única em eletrificação, o Renault Group se baseia na complementariedade de suas 4 marcas – Renault, Dacia, Alpine e Mobilize –, oferecendo soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis para os seus clientes. Presente em mais de 130 países, o grupo vendeu 2.235 milhões de veículos em 2023. O grupo emprega aproximadamente 105 mil colaboradores, que encarnam seu propósito no dia a dia, para que a mobilidade aproxime as pessoas.

Preparado para enfrentar desafios tanto nas ruas como nas competições, o Grupo tem um compromisso com uma transformação ambiciosa, que vai gerar valor. Este compromisso tem como foco o desenvolvimento de novas tecnologias e serviços e uma nova gama de veículos ainda mais competitivos, equilibrados e eletrificados. Alinhada com os desafios ambientais, a ambição do Renault Group é atingir a neutralidade de carbono na Europa até 2040.

ANFAVEA DIVULGA BALANÇO POSITIVO EM AGOSTO E REVELA DADOS DE NOVO ESTUDO SOBRE A DESCARBONIZAÇÃO DO SETOR AUTOMOTIVO NO BRASIL

O ritmo elevado de produção verificado em julho continuou ao longo de agosto, configurando o maior volume do ano, com 259.613 autoveículos produzidos, crescimento de 5,2% em relação a julho e de 14,4% na comparação com agosto de 2023. Desde outubro de 2019 não havia um resultado tão positivo.

“As fábricas estão acelerando em função não só da reação consistente do mercado interno, mas também pela quantidade de lançamentos importantes”, explicou Márcio de Lima Leite, Presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA).

Com um dia útil a menos que julho, agosto fechou com 237,4 mil unidades emplacadas, 14,3% a mais que no mesmo mês do ano passado. Foi o melhor mês no ano em média diária de vendas, com 10,8 mil unidades. O acumulado deste ano (1.623 mil) é o melhor desde 2019.

O comportamento dos modelos importados apresentou estabilidade em relação ao mês anterior, com leve queda de 1,7%. A participação acumulada no ano continua elevada, agora em 17,2%, e vem sendo impulsionada sobretudo por produtos de origem chinesa. Estimativa da ANFAVEA é de que há no país um estoque recorde de modelos chineses, de cerca de 81 mil unidades. 

Apesar da retração das exportações, os embarques de 38.225 unidades em agosto representaram o segundo maior volume do ano. Argentina, México, Colômbia e Chile registraram crescimento em seus respectivos mercados. Porém, a queda de 17,9% no acumulado do ano ainda é motivo de preocupação para o setor no momento.

Estudo de descarbonização: Uma contribuição do setor automotivo para a COP 

A ANFAVEA e o Boston Consulting Group (BCG) entregaram nesta quinta-feira (5) ao Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o novo estudo intitulado “Avançando nos Caminhos da Descarbonização Automotiva no Brasil”. Trata-se de mais uma contribuição da entidade e do setor para a COP, que será realizada este ano no Azerbaijão e no ano que vem em Belém, no Pará.

Atualmente, o setor automotivo emite 242 milhões de toneladas de CO2 por ano, o que representa cerca de 13% das emissões totais do Brasil. Se o ritmo atual de crescimento for mantido, as emissões poderão atingir 256 milhões de toneladas em 2040.

No entanto, o estudo ANFAVEA/BCG demonstra que, ao se intensificar o uso das novas tecnologias de propulsão desenvolvidas pelos fabricantes de veículos nacionais, combinadas com a maior utilização de biocombustíveis, pode-se obter uma redução de até 280 milhões de toneladas de CO2 nos próximos 15 anos.

Segundo a ANFAVEA, essa redução pode ser ainda mais expressiva, alcançando 400 milhões de toneladas de CO2 no mesmo período, caso sejam adotadas as seguintes medidas:  
Renovação da frota 
Inspeção veicular 
Aumento do poder calorífico dos biocombustíveis 
Implementação de programas de reciclagem veicular.

Esse avanço envolve o desenvolvimento de um ecossistema abrangente, que inclui a cadeia de fornecedores, infraestrutura de recarga, geração e distribuição de energia, além da produção de biocombustíveis.

Como consequência deste cenário, a venda de veículos híbridos e elétricos leves pode ultrapassar a de veículos a combustão até o fim desta década, atingindo 1,5 milhões em 2030, podendo representar mais de 90% em 2040.

Já para o segmento de veículos pesados, as vendas com novas tecnologias de propulsão podem representar 60% em 2040. Em aplicações como ônibus urbanos, as versões elétricas podem ultrapassar 50% já em 2035.

“O estudo demonstra o papel que o setor automotivo está desempenhando no desenvolvimento de tecnologias rumo à descarbonização, oferecendo soluções que não apenas atendem às necessidades de mobilidade, mas que também reforçam o compromisso em promover uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa, beneficiando a sociedade como um todo e as futuras gerações”, concluiu Márcio de Lima Leite.

ANFAVEA - Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores

SURPRESAS. UMA PIOR DO QUE A OUTRA. Por Marli Gonçalves.

Uma sequência de surpresas. Vamos lá, nos últimos dias (na verdade há tempos) a série de fatos aterradores, esquisitos, e com explicações esdrúxulas, se intensificou. Uma atrás da outra, variadas, com pitadas de terror, e até um certo humor, mas não dá para soltar gargalhadas com nossas gargantas secas e o ar irrespirável das estranhas e intensas queimadas, do clima descontrolado e seca histórica.

Ninguém replica. Ninguém explica. Apenas se aceita. Os assuntos morrem soterrados por outros e assim vamos caminhando, como se ninguém nos devesse qualquer explicação minimamente razoável de mais nada.

Começamos com uma internacional, Venezuela, onde obviamente ainda não será agora que removerão o ditador Maduro do poder. Não é que o maluco instituiu uma data nova para nada mais nada menos do que o Natal? Lá, por decreto, agora vai ser 1º de outubro, uma reles terça-feira. Mudou a certidão de nascimento de Jesus. Imagine o que mais pode vir de mente tão demente e perigosa.

A batalha X, do Elon Musk, versus o Brasil, escudado pelo STF, e que ninguém acreditaria há pouco que tiraria a rede do ar, surpresa! Tirou. E “tirada” continua. Novos êxodos estão sendo registrados, digitais, milhões seguindo para outros caminhos e redes como o BlueSky, da borboleta, e o Threads, da arroba. Praga do coitado do passarinho azul assassinado pelo bilionário quando comprou o Twitter?

No sábado, fim de tarde, um apagão atingiu por mais de duas horas uma boa parte da região central de São Paulo e Guarulhos. Breu. Explicação que apareceu: foi uma pipa que enroscou numa estação. Por acaso uma pipa com a rabiola de alumínio. Criancinhas danadas essas! Tudo parece tão normal quanto o uso da linha de cerol que já decepou a cabeça de muitos motociclistas. Assim ficamos. Até a próxima. Morte ou apagão. O assunto já morreu. Tem outra ação, constante: motoristas atropelam, matam, fogem, e invariavelmente quando pegos alegam não ter parado para prestar socorro por temerem violência, assalto ou sequestro.

O pau está comendo nas internas entre ministros do Governo Lula já faz é tempo, e pelos mais variados motivos, incluindo ciúmes, corrupção, benesses, fofocas, dedo de Janja. Transbordou. E uma grande, com sabor de escândalo. Denúncias de assédio sexual contra o ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida, e que envolveria Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial. (Sim, aqui temos ministros diferentes até para uma mesma causa geral). Espere guerra de versões, de egos, ataques e defesas, “investigações rigorosas”. Até agora, ao menos, bom que saibam: Silvio Almeida era mais bem visto e eficiente do que o apagado trabalho de Anielle.

Daqui a um mês, eleições municipais, prefeitos e vereadores. Em São Paulo a primeira vítima parece ser o marketing político, uma arte, mas que agora apenas gera campanhas de ódio, mentiras, absurdos, abusos e, claro, cenas hilárias. Vivi para ver, por exemplo, o sisudo tucano ex-deputado federal José Anibal, que concorre como vice de José Luiz Datena, andando para lá e para cá, com a aba do boné virada para trás, meio rapper. Tendo de ver o que há de pior aparecendo, o tal Marçal, enlameando a letra M com os dedinhos e bem escondido buscando jovialidade usando o boné como outdoor ambulante. No meio da campanha viajando para El Salvador – alguém me explique o que é que o maroto foi fazer por lá e nas cercanias?

Deve ter economia pesada na campanha dos vereadores do PL, partido do ex-presidente que ainda não decidiu qual barco vai, se do Nunes ou desse outro que até parece com ele tantas sandices. Na maquiagem. Repara que todos, todos, aparecem nos segundos usando o mesmo batom cor de laranja, o que os torna ainda mais estranhos do que já são, como se não bastassem os nomes e promessas que apresentam.




Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano – Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon. Me encontre, me siga, juntos somos mais. Blog Marli GonçalvesFacebookInstagram,Twitter. marli@brickmann.com.br. 

KARIN RÅDSTRÖN É A NOVA CEO DA DAIMLER TRUCK

O Conselho Administrativo da Daimler Truck Holding AG nomeou Karin Rådström como a nova CEO da empresa a partir de 1º de outubro de 2024, sendo nomeada para essa função até 31 de janeiro de 2029. Ela sucederá Martin Daum, que renunciará simultaneamente ao cargo de CEO, abrindo caminho para o próximo capítulo da transformação da empresa. Martin Daum permanecerá como membro pleno do Conselho até 31 de dezembro de 2024, para apoiar uma transição tranquila.

O Presidente do Conselho Administrativo da Daimler Truck Holding AG, Joe Kaeser, agradece a Martin Daum por suas conquistas excepcionais e compromisso em sua carreira de quase quatro décadas na Daimler. "Pessoalmente, e em nome de todo o Conselho, gostaria de agradecer a Martin Daum por seu compromisso e resultados excepcionais. Ele tem liderado a transição da Daimler Truck de uma divisão de conglomerado para uma empresa bem-sucedida listada no DAX de maneira eficiente. Assim, ele a conduziu por um dos períodos mais movimentados da história recente e tem sido o principal arquiteto do sucesso econômico e da reputação internacional da Daimler Truck. Sua dedicação à empresa, seus clientes e funcionários é notável. Ele é um 'caminhoneiro' de coração e alma. Martin Daum entrega uma empresa bem-sucedida e bem preparada para os desafios futuros.”

Iniciando sua carreira na Daimler-Benz AG em 1987, Martin Daum desempenhou um papel fundamental na formação do sucesso global da Daimler Truck. Como CEO da Daimler Trucks North America, ele desempenhou um papel crucial no crescimento dos negócios locais. Hoje, os negócios da empresa na América do Norte é um dos pilares da Daimler Truck.

Martin Daum

Desde que assumiu o cargo de membro do Conselho Administrativo da então Daimler AG para Caminhões e Ônibus em 2017, Martin Daum e sua equipe de liderança aumentaram significativamente as receitas e fortaleceram as margens, proporcionando maior flexibilidade para investimentos futuros. Sob sua liderança, a Daimler Truck liderou a transformação tecnológica com drivetrains baseados em baterias elétricas e hidrogênio.

Sua sucessora, Karin Rådström, ingressou no Conselho da Daimler Truck em 2021 e, desde então, tem sido responsável pelos negócios de Caminhões Mercedes-Benz. Em um curto período, a engenheira remodelou com sucesso a rentabilidade do segmento e avançou na transformação em direção à sustentabilidade. Com visão e espírito empreendedor, ela introduziu uma gama de novos caminhões elétricos e, juntamente com sua equipe, impulsionou o foco no cliente, levando a uma oferta de serviços aprimorada, ampliando a satisfação dos clientes com a marca. Antes de ingressar na Daimler Truck, ela supervisionou Vendas e Marketing como membro do Conselho Executivo na Scania, ocupando também a posição de Vice-Presidente Sênior, Chefe de Ônibus e Ônibus Rodoviários.

"Estamos encantados em contar com Karin Rådström, com seu excepcional conhecimento do setor e habilidades de liderança, como a nova CEO da Daimler Truck Holding AG. Ela provou que é capaz de avançar com sucesso na transformação de uma marca enquanto navega em um ambiente externo desafiador. Como verdadeira líder, Karin Rådström foi fundamental na criação de uma nova cultura de desempenho e no fomento ao empoderamento, diversidade e foco no cliente. Esses princípios são essenciais para que a Daimler Truck domine com sucesso a transformação da mobilidade e seja a primeira escolha de nossos clientes. Desejamos a ela e sua equipe grande sucesso e estamos ansiosos para continuar nossa colaboração", comenta Joe Kaeser.

Michael Brecht, Vice-Presidente do Conselho Administrativo da Daimler Truck Holding AG e Presidente do Conselho Geral dos Trabalhadores: “Como representantes dos trabalhadores, atuamos em sintonia e confiança com a Karin Rådström nos últimos anos. É importante para nós que a Daimler Truck sob sua liderança continue sendo uma empresa bem-sucedida e e preparada para o futuro. Para isso, os interesses dos funcionários e acionistas devem ser igualmente considerados. Isso é um pré-requisito para empregos seguros e de qualidade. Nossos sinceros agradecimentos e maior respeito vão para Martin Daum, que posicionou a Daimler Truck globalmente com grande cuidado. Ele alcançou conquistas excepcionais, levou a Daimler Truck à independência e sempre ouviu os interesses dos colaboradores."

Por enquanto, Karin Rådström continuará responsável pelos Caminhões Mercedes-Benz até que sua sucessão seja decidida.

As decisões do Conselho Administrativo descritas acima se aplicam à Daimler Truck Holding AG e, na mesma medida, à Daimler Truck AG.

Mercedes-Benz do Brasil

REVO FAZ ENTREGA DE NOVAS VIATURAS À GUARDA CIVIL METROPOLITANA DE SÃO PAULO

Em cerimônia realizada na quinta-feira (5), no Parque da Independência, em São Paulo, a REVO, maior empresa de adaptação veicular do Brasil, fez a entrega do primeiro lote de um total de 254 viaturas à Guarda Civil Metropolitana de São Paulo. A licitação total inclui 220 veículos Citroën C3 Aircross Shine e 34 Toyota SW4.

Desenvolvidos pela equipe de Engenharia de Protótipos da empresa, o C3 Aircross e o SW4 foram locados pela CS Brasil, conforme licitação vencida, e receberam diversos aprimoramentos e adaptações específicas aplicadas pelo REVO para uso da GCM São Paulo.

A REVO produz uma linha completa de veículos especiais para diferentes finalidades de uso, como ambulâncias, viaturas para uso policial, frotas de transporte, caminhões especiais, veículos para combate a incêndios, lazer personalizado, veículos desenvolvidos para atividades vinculadas ao agronegócio e motocicletas especiais, além de contar com uma linha de produção interna para blindagens, além de veículos adaptados para verticais específicos da iniciativa privada.

O CEO da REVO, Flavio Padovan, celebrou a entrega das viaturas. “Estamos orgulhosos por ter atendido rigorosamente a todas as necessidades do Poder Público na transformação dessas viaturas, bem como no cumprimento dos prazos. A REVO caminha a passos largos para expandir cada vez mais sua atuação nesse nicho de veículos transformados no país”, explicou.

Alterações customizadas para as viaturas

Os modelos receberam dezenas de transformações. O Citroën C3 Aircross Shine, por exemplo, teve o porta-malas original substituído por um espaço apropriado para servir de compartimento para condução de preso, preservando a segurança de ocupantes e impedindo que haja acesso a qualquer outra peça móvel a quem está sendo transportado. O local é isolado do banco traseiro por um dispositivo confeccionado em chapa e tubos quadrados de aço carbono com espessura de 3 mm, contendo perfurações que permitam a circulação do ar no compartimento sem perder a resistência. O sistema de abertura da porta do compartimento traseiro recebeu proteção a fim de evitar que os infratores da lei que venham a ser conduzidos na viatura tenham acesso ou possam violá-lo.

Outros destaques que demarcam o resultado final do Citroën C3 Aircross Shine da GCM de São Paulo:
·      Para-choques de impulsão dianteiro e traseiro com reforço;
·      Estribos laterais reforçados;
·    Suporte para duas armas longas instalado no interior do veículo, compatível com carabina T4 calibre 556 e espingarda;
·      Dispositivo fixado entre os bancos do motorista e do passageiro para apoio de até duas armas de grosso calibre;
·      Sinalizador acústico visual fixo (sirene);
·    Sinalizadores luminosos composto por 24 refletores (8 direcionais frontais, 8 direcionais traseiros, 4 laterais na esquerda e 4 laterais na direita;
·      Módulo de controle de geração de efeitos luminosos para uso, inclusive, com o veiculado desligado;
·      Grafismo completo para identificação imediata da viatura padrão GCM;
·      Sistema completo de rádio de telecomunicação;
·      Capa de bancos;
·      Revestimentos de pisos;
·      Película escura dos vidros.

REVOMaior e mais tradicional empresa de adaptação veicular no país, a REVO possui capacidade instalada de 200 unidades/dia, com duas plantas no interior de São Paulo (Tatuí e Sorocaba), que totalizam 240 mil m2 de área. Dotada de um time de colaboradores altamente capacitado e com amplo portfólio de produtos e serviços homologados pelas principais montadoras, a REVO conta com o suporte da REAG Investimentos, uma das maiores gestoras de recursos independentes do mercado brasileiro.

REVO
Assessoria de Imprensa
Edu Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com

HITECH ELECTRIC LANÇA NOVA LINHA DE UTILITÁRIOS 100% ELÉTRICOS DE TRANSPORTE URBANO

NewDelivery Refrigerated

Linha NewDelivery chega ao mercado com três diferentes modelos de veículos – NewDelivery Refrigerated, NewDelivery Box e NewDelivery PickUp –, proporcionando performance elevada, mais espaço, maior segurança, acabamento superior e preço competitivo.

A Hitech Electric, empresa brasileira de eletromobilidade, acaba de atualizar seu portfólio com o lançamento do NewDelivery, sua nova linha de utilitários 100% elétricos de transporte urbano que chega ao mercado com três diferentes veículos: o NewDelivery Refrigerated, com baú traseiro fechado e refrigerado; o NewDelivery Box, com báu traseiro fechado sem refrigeração, e o NewDelivery PickUp, com traseira aberta. 

A nova linha da Hitech Electric proporciona performance elevada, mais espaço, maior segurança (com freios ABS), acabamento superior e preços ainda mais competitivos, sendo uma evolução da linha anterior e.coDelivery. Os novos veículos estão com valores limitados de pré-venda a partir de R$ 88.990.

Os novos modelos de veículos NewDelivery possuem versões com caçamba ou baú de 3m³, com capacidades de carga que variam conforme a versão: o New Delivery Box suporta até 500 kg, o New Delivery Refrigerated tem capacidade de até 400 kg, e o New Delivery PickUp oferece capacidade de até 500 kg. 

New Delivery Box

Essas características tornam os veículos ideais para o transporte de uma variedade de mercadorias. Além disso, possuem bateria de 11,5 kW ou 23 kW, que proporciona uma autonomia de até 130 km ou até 260 km, respectivamente, a depender de sua versão, tornando-os opções sustentáveis e econômicas para entregas urbanas. O foco em eficiência energética e sustentabilidade dos modelos da marca alinha-se às tendências globais de redução de emissões de carbono e do uso de veículos elétricos.

New Delivery PickUp

“A Hitech Electric é pioneira na indústria brasileira de eletromobilidade, com veículo uitiliário 100% elétrico, inclusive sendo um dos únicos players atuais que produz e monta veículos elétricos aqui no Brasil, utilizando também tecnologia e mão de obra nacionais”, relembra Rodrigo Contin, CEO da Hitech Electric. “Com a linha NewDelivery, reforçamos nosso pioneirismo e nossa veia inovadora com o desenvolvimento de novos produtos que atendem as necessidades específicas do mercado, além de contribuir para a evolução do setor de logística urbana nacional ao oferecer uma alternativa eficiente, sustentável e extremamente competitiva para empresas de diversos segmentos, inclusive, para aquelas que trabalham com cargas refrigeradas”.

NewDelivery Refrigerated

O NewDelivery Refrigerated foi projetado para suprir as demandas crescentes do setor logístico, especialmente nas áreas urbanas, para o transporte de cargas refrigeradas, oferecendo design compacto, alta eficiência energética e características exclusivas que atendam às necessidades específicas de produtos que exigem controle de temperatura ao serem transportados, como alimentos perecíveis e produtos farmacêuticos. O sistema de refrigeração, original de fábrica do veículo, garante a qualidade e a integridade das mercadorias durante todo o percurso.

Os modelos NewDelivery PickUp, NewDelivery Box e NewDelivery Refrigerated estão disponíveis por R$ 88.990, R$ 94.930 e, R$ 138.490, respectivamente, nas condições especiais e exclusivas de pré-venda. Consulte mais informações no site Hitech-e (www.hitech-e.com.br).

A Hitech Electric faz parte do programa de Corporate Venture Capital (CVC) da Positivo Tecnologia – empresa brasileira de tecnologia que é parceira estratégica e investidora tecnológica da startup –, que aporta recursos em startups com atuação ou operação na Amazônia Ocidental.

Hitech Electric: Empresa fundada em 2017 pelo engenheiro mecânico Rodrigo Contin, a Hitech Electric oferece produtos e soluções em mobilidade elétrica para o transporte de mercadorias no chamado last-mile elétrico. Possui fábrica e centro de distribuição em Campo Largo-PR, com linha de montagem nacional para todos seus modelos, entre utilitários, caminhões compactos e VUCs (veículo urbano de carga). Além de impulsionar a expansão da indústria no Brasil, seus modelos trazem também outra vantagem ao meio ambiente: emissão zero de carbono. Clique aqui e visite o site.

Hitech Electric
DRONE Comunicação

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

GUERINO SEISCENTO INICIA PARCERIA COM A CAIO AO ADQUIRIR 15 ÔNIBUS DO MODELO APACHE VIP V

A Viação Guerino Seiscento realizou recentemente sua primeira compra de produtos da Caio, adquirindo 15 unidades do Apache Vip, o urbano mais vendido do Brasil. Esses ônibus vão rodar no transporte coletivo dos municípios do centro oeste paulista.

O representante de vendas da Caio na região, Antônio Sacomani, destaca a importância da sinergia entre a fabricante e a viação: “Oferecer aos clientes produtos de qualidade, conforto e segurança é o diferencial da Caio. Por isso, somos gratos a essa parceria com a Guerino, viação que também se compromete com o transporte eficiente, confortável e seguro de passageiros”.

João Carlos Seiscento, sócio diretor da Guerino, destaca a satisfação da viação com a recente aquisição e comenta sobre os próximos passos na parceria com a Caio: “Estamos muito felizes com a compra desses 15 Apache Vip. Diante da qualidade e do tempo recorde de entrega, já estamos nos programando para adquirir mais 10 ônibus da marca”.

Apache Vip

Os 15 ônibus adquiridos são da quinta geração, possuem 12.735 metros de comprimento e capacidade total para 74 passageiros. As unidades foram encarroçadas sobre chassis da Mercedes-Benz OF-1721 L/59 com suspensão pneumática, garantindo comodidade e evitando solavancos durante o trajeto.

Com motorização e embarque dianteiro os veículos foram equipados com três portas, dianteira, central e traseira do lado direito da carroceria. A dianteira e a traseira são do tipo fole com acionamento pneumático e a central sedan com acionamento manual.

As poltronas são estofadas, seguindo o modelo turismo com pega-mão. Dos 38 assentos, cinco são reservados para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos.

Outros itens de acessibilidade são o elevador semiautomático hidráulico, embutido na carroceria abaixo da porta central, e o espaço exclusivo para cadeirante ou pessoa com deficiência visual, acompanhada por cão-guia.

As tecnologias embarcadas dos ônibus incluem ar condicionado, catracas eletromecânicas, bloqueadores de portas (original do chassi), alarme de ré com atenuador noturno, tomadas USB, iluminação interna em led, pontos para a instalação de microcâmeras, validador, preparação para sistema wi-fi e GPS na central elétrica e um itinerário eletrônico frontal.

CaioHá mais de 78 anos, a Caio é referência em soluções para a mobilidade, oferecendo aos operadores ônibus urbanos com o melhor custo-benefício e para os passageiros, condições dignas e seguras de transporte. A Caio preza por oferecer serviços personalizados, atendendo a todos os clientes de forma ágil e com excelência em assistência técnica, disponibilidade de peças de reposição, além do fornecimento de manuais de garantia, operação e manutenção.

Grupo Caio

VEÍCULOS PLUG-IN COMPLETAM UM ANO NA LIDERANÇA DAS VENDAS DE ELETRIFICADOS LEVES NO BRASIL

Interiorização da eletrificação avança no Nordeste, Norte e Centro-Oeste

O mercado brasileiro de eletromobilidade continua em expansão, com destaque para os veículos plug-in (com recarga externa), que lideram as vendas do segmento há 12 meses seguidos. Em agosto, as vendas foram de 14.667 veículos eletrificados leves, o que representa um aumento de 57% em comparação com agosto de 2023 (9.351) e uma pequena queda de 4% sobre julho (15.312). No acumulado de janeiro a agosto de 2024, o mercado emplacou 109.283 eletrificados leves, com aumento de 123%, sobre o mesmo período de 2023 (49.052).

Infraestrutura

O crescimento das vendas tem aquecido toda a cadeia produtiva, principalmente a de infraestrutura de recarga. No Brasil, segundo dados da Tupi Mobilidade, empresa associada à ABVE - Associação Brasileira do Veículo Elétrico, já estão disponíveis 10.622 pontos de recarga públicos e semipúblicos até agosto. Desse total, 89% são do tipo AC (9.506), de carga lenta, e 11% do tipo DC (1.109), de carga rápida.

Desde o início da série histórica da ABVE (2012) até agosto de 2024, o Brasil já contabiliza 329.714 eletrificados leves em circulação de todas as tecnologias (BEV, PHEV, HEV, HEV flex e MHEV). Desses, pelo menos 181.477 são elétricos plug-in (BEV e PHEV).

A participação dos eletrificados sobre o total de veículos leves vendidos no mercado doméstico brasileiro em agosto (automóveis e comerciais leves) foi de 6,6% em agosto. Esse percentual manteve a média de market share dos eletrificados, em torno de 7% ao longo ao ano.

Interiorização

Os números de agosto indicam também que a eletromobilidade segue avançando nas diferentes regiões do país e se dirigindo para as cidades do interior.  Os eletrificados, que antes eram vistos somente nas capitais, já são encontrados em outros municípios. Apesar de a liderança em vendas de eletrificados continuar no Sudeste (46%), houve uma retração de 3 pontos percentuais nessa região em relação a julho. Já o Nordeste cresceu 2 pontos (16%), enquanto as regiões Norte (4%) e Centro-Oeste (15%) aumentaram um ponto percentual cada uma.

Os 70 municípios que mais comercializaram eletrificados em agosto representaram 76% (11.125) das vendas totais (14.667), sendo 70% nas capitais (7.725) e 30% nas cidades do interior (3.400).

Confiança

“A eletrificação segue num ritmo forte em todo o Brasil e a interiorização da eletromobilidade continua avançando”, comemorou o presidente da ABVE, Ricardo Bastos. “Esse crescimento constante mostra que o veículo elétrico ganha cada vez mais a confiança do consumidor brasileiro”, acrescentou.

Além do aumento da infraestrutura de recarga, a maior oferta de modelos de eletrificados leves também contribui para a evolução do mercado. De janeiro a agosto de 2024, o mercado brasileiro de eletrificados disponibilizou 320 modelos de diferentes tecnologias (BEV, PHEV, HEV, HEV flex e MHEV), produzidos por 46 montadoras, com destaque para BYD, GWM, Toyota e Volvo.

Os elétricos leves plug-in, com recarga externa (BEV+PHEV), contribuíram com 66% da oferta de modelos no período (211). Já os híbridos (HEV, HEV Flex e MHEV), com 34% (109). O tipo preferencial de eletrificado escolhido pelo consumidor brasileiro são os SUVs, que detêm 61% do mercado, seguido pelos Hatch pequenos, com 28%.

Tecnologias

Há 12 meses, desde agosto de 2023, os veículos plug-in (BEV movidos 100% a bateria e PHEV híbridos) estão na liderança da participação de mercado dos veículos eletrificados, consolidando assim uma tendência que mudou esse mercado no Brasil. Em agosto de 2024, o mercado comercializou 5.115 BEV, ou 35% do total do segmento. Na comparação com julho, o crescimento foi de 8,8%. Em relação a agosto de 2023 (1.167), o aumento foi excelente: + 338%.

Já os PHEV (híbridos plug-in) fecharam o mês de agosto com 5.781 unidades vendidas e uma participação de 39% sobre as vendas totais. Em relação a julho (6.659), houve uma queda de 13%. Na comparação com agosto de 2023 (3.700), um aumento de 56%. Os HEV convencionais (elétricos híbridos não plug-in, a gasolina ou diesel) ficaram com 9% dos emplacamentos em agosto (1.323). Os HEV Flex, com 11% (1.604), e os micro híbridos MHEV, com 6% (844).

No acumulado de 2024 (janeiro a agosto), a participação de mercado dos eletrificados por tecnologia é a seguinte:
- BEV: 41.022 (37,54%)
- PHEV: 35.736 (32,7%)
- HEV: 9.694 (9,0%)
- HEV FLEX: 14.298 (10,9%)
- MHEV: 8.533 (5,8%)

Municípios e Estados

As cidades que mais emplacaram veículos leves eletrificados em agosto de 2024 foram:
1º São Paulo: 1.927
2º Brasília: 1.390
3º Rio de Janeiro: 558
4º Curitiba: 467
5º Belo Horizonte: 444

No processo de interiorização dos veículos leves eletrificados (excluídas as capitais), os municípios que mais se destacaram em agosto foram:
1º Campinas/SP: 339
2º Cariacica/ES: 189
3º Ribeirão Preto/SP: 112
4º São José do Rio Preto/SP: 106
5º Barueri/SP: 103

Estados que mais emplacaram eletrificados leves em agosto 2024:
1º São Paulo: 4.624
2º Distrito Federal: 1.390
3º Paraná: 1.016
4º Santa Catarina: 969
5º Rio de Janeiro: 871

ABVE - Associação Brasileira do Veículo Elétrico
Grupo Printer Comunicação

FÓRMULA CEFAST, APOIADA PELA FPT INDUSTRIAL, É NOVAMENTE CAMPEÃ DA SAE BRASIL.

Equipe do CEFET-MG liderou provas de Design, Aceleração, Autocross e Enduro na 20ª Competição Fórmula SAE BRASIL e representará o Brasil na SAE International em 2025.

Quatro primeiros lugares, muita dedicação e energia de sobra para as próximas provas. Apoiada pela FPT Industrial, a equipe Fórmula Cefast, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), é uma das vencedoras da 20ª Competição Fórmula SAE BRASIL, campeonato que estimula estudantes de engenharia a colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula no desenvolvimento de um veículo monoposto do tipo Fórmula. A equipe conquistou em Piracicaba (SP) seu quinto título na Fórmula SAE BRASIL, com a primeira posição no pódio na categoria Combustão, consagrando um sucesso incentivado pela FPT Industrial.

A Fórmula Cefast liderou as provas de Design (avalia arquitetura do projeto de engenharia do carro), Aceleração, Autocross (dirigibilidade do carro, aceleração e frenagem) e Enduro (desempenho, durabilidade e confiabilidade).

Arthur Afonso, gerente de Suspensão da equipe, contam que os dias de provas foram intensos. Os avaliadores são engenheiros já formados na área, que exigem bastante da equipe, composta por 36 alunos, das áreas de engenharia mecânica, elétrica, produção civil, computação e ensino médico do CEFET. "Na dinâmica entre colocar o carro para rodar, fazer ajustes e retornar, é preciso treinar a equipe para fazer mudanças rápidas", revela.

Monoposto ES-14 recebeu uma série de melhorias, impulsionando inovação e criatividade.

Em relação ao carro de 2023, o protótipo deste ano, o ES-14, recebeu uma série de melhorias no pacote aerodinâmico. "A asa dianteira do carro mudou completamente. Na asa traseira adicionamos componentes aerodinâmicos. Também trocamos os assoalhos. A partir disso conseguimos fazer a atualização conforme a necessidade", explica Heitor Morais, chefe de Aerodinâmica.

Os testes realizados com os equipamentos cedidos pela FPT Industrial, bem como as provas de dinamômetro de motor, ajudaram muito o time a desenvolver o design dos coletores de admissão e escapamento do monoposto. “Com isso, também conseguimos aprimorar a calibração do motor, o que ajudou a batermos o recorde nacional da prova de aceleração, com o tempo de 3,84s para percorrer 75 metros”, diz Fernanda Rocha, que assumiu o posto de capitã da equipe. “Esse carro foi um marco na história da equipe, por ser projetado e construído em pouco tempo, o que permitiu a realização de inúmeros testes no protótipo”, acrescenta Arthur.

Fernanda conta que anteriormente não era interessada em carros, mas ao entrar na área de Projeto da Fórmula Cefast, descobriu o que queria fazer na minha vida. "Comecei a estudar muito o desenvolvimento de motor, por meio de modelos computacionais. Agora me tornei capitã na equipe, o que me deixa muito animada". Para ela, participar da equipe também é uma "experiência única na vida".

Repetindo a façanha de 2023, a equipe mineira voltará a representar o Brasil na competição mundial promovida pela SAE International em Michigan, nos Estados Unidos, em maio de 2025. Os carros Fórmula SAE surgiram por lá em 1981. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com o objetivo de fomentar nos estudantes de graduação e pós-graduação de Engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho.

"Temos grande chance de ficar no top 5, muito bem colocados, com os valores de aceleração e tempos de volta que o nosso carro fez no Brasil", espera Fernanda.

FPT Industrial: impulsionando o universo acadêmico.

A gerente de Marketing e Comunicações da FPT Industrial para América Latina, Bárbara Loureiro, aponta que a inovação é um dos pilares de atuação da marca. Como parte de uma jornada para promover uma sociedade mais sustentável, a FPT Industrial promove, além do apoio à Fórmula Cefast, parcerias com instituições como o Grupo ANIMA, e o Programa Educar FPT, fornecendo treinamento técnico à estudantes na fábrica de Sete Lagoas (MG).

"As iniciativas abrem as nossas portas para os estudantes, compartilhando conhecimento, impulsionando aprendizado, experiência e novas ideias", diz Loureiro. "Acreditamos que a tecnologia, aliada a profissionais de ponta, proporcionarão um futuro ainda mais sustentável”.

Raio-X

Carros da Fórmula SAE
Monopostos com motor quatro tempos a combustão, com cilindrada de até 710 cm³

20ª Competição Fórmula SAE BRASIL
70 equipes inscritas, sendo 66 brasileiras de 12 estados + DF + 4 equipes estrangeiras

FPT Industrial 
Rede Comunicação de Resultado