quinta-feira, 5 de setembro de 2024

FÓRMULA CEFAST, APOIADA PELA FPT INDUSTRIAL, É NOVAMENTE CAMPEÃ DA SAE BRASIL.

Equipe do CEFET-MG liderou provas de Design, Aceleração, Autocross e Enduro na 20ª Competição Fórmula SAE BRASIL e representará o Brasil na SAE International em 2025.

Quatro primeiros lugares, muita dedicação e energia de sobra para as próximas provas. Apoiada pela FPT Industrial, a equipe Fórmula Cefast, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), é uma das vencedoras da 20ª Competição Fórmula SAE BRASIL, campeonato que estimula estudantes de engenharia a colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula no desenvolvimento de um veículo monoposto do tipo Fórmula. A equipe conquistou em Piracicaba (SP) seu quinto título na Fórmula SAE BRASIL, com a primeira posição no pódio na categoria Combustão, consagrando um sucesso incentivado pela FPT Industrial.

A Fórmula Cefast liderou as provas de Design (avalia arquitetura do projeto de engenharia do carro), Aceleração, Autocross (dirigibilidade do carro, aceleração e frenagem) e Enduro (desempenho, durabilidade e confiabilidade).

Arthur Afonso, gerente de Suspensão da equipe, contam que os dias de provas foram intensos. Os avaliadores são engenheiros já formados na área, que exigem bastante da equipe, composta por 36 alunos, das áreas de engenharia mecânica, elétrica, produção civil, computação e ensino médico do CEFET. "Na dinâmica entre colocar o carro para rodar, fazer ajustes e retornar, é preciso treinar a equipe para fazer mudanças rápidas", revela.

Monoposto ES-14 recebeu uma série de melhorias, impulsionando inovação e criatividade.

Em relação ao carro de 2023, o protótipo deste ano, o ES-14, recebeu uma série de melhorias no pacote aerodinâmico. "A asa dianteira do carro mudou completamente. Na asa traseira adicionamos componentes aerodinâmicos. Também trocamos os assoalhos. A partir disso conseguimos fazer a atualização conforme a necessidade", explica Heitor Morais, chefe de Aerodinâmica.

Os testes realizados com os equipamentos cedidos pela FPT Industrial, bem como as provas de dinamômetro de motor, ajudaram muito o time a desenvolver o design dos coletores de admissão e escapamento do monoposto. “Com isso, também conseguimos aprimorar a calibração do motor, o que ajudou a batermos o recorde nacional da prova de aceleração, com o tempo de 3,84s para percorrer 75 metros”, diz Fernanda Rocha, que assumiu o posto de capitã da equipe. “Esse carro foi um marco na história da equipe, por ser projetado e construído em pouco tempo, o que permitiu a realização de inúmeros testes no protótipo”, acrescenta Arthur.

Fernanda conta que anteriormente não era interessada em carros, mas ao entrar na área de Projeto da Fórmula Cefast, descobriu o que queria fazer na minha vida. "Comecei a estudar muito o desenvolvimento de motor, por meio de modelos computacionais. Agora me tornei capitã na equipe, o que me deixa muito animada". Para ela, participar da equipe também é uma "experiência única na vida".

Repetindo a façanha de 2023, a equipe mineira voltará a representar o Brasil na competição mundial promovida pela SAE International em Michigan, nos Estados Unidos, em maio de 2025. Os carros Fórmula SAE surgiram por lá em 1981. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com o objetivo de fomentar nos estudantes de graduação e pós-graduação de Engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho.

"Temos grande chance de ficar no top 5, muito bem colocados, com os valores de aceleração e tempos de volta que o nosso carro fez no Brasil", espera Fernanda.

FPT Industrial: impulsionando o universo acadêmico.

A gerente de Marketing e Comunicações da FPT Industrial para América Latina, Bárbara Loureiro, aponta que a inovação é um dos pilares de atuação da marca. Como parte de uma jornada para promover uma sociedade mais sustentável, a FPT Industrial promove, além do apoio à Fórmula Cefast, parcerias com instituições como o Grupo ANIMA, e o Programa Educar FPT, fornecendo treinamento técnico à estudantes na fábrica de Sete Lagoas (MG).

"As iniciativas abrem as nossas portas para os estudantes, compartilhando conhecimento, impulsionando aprendizado, experiência e novas ideias", diz Loureiro. "Acreditamos que a tecnologia, aliada a profissionais de ponta, proporcionarão um futuro ainda mais sustentável”.

Raio-X

Carros da Fórmula SAE
Monopostos com motor quatro tempos a combustão, com cilindrada de até 710 cm³

20ª Competição Fórmula SAE BRASIL
70 equipes inscritas, sendo 66 brasileiras de 12 estados + DF + 4 equipes estrangeiras

FPT Industrial 
Rede Comunicação de Resultado

Nenhum comentário:

Postar um comentário