JDE Peet’s Brasil e Ultragaz firmam parceria para reduzir emissões de carbono na unidade de Jundiaí

Central de recebimento de Biometano
A JDE Peet’s, companhia global líder em cafés e chás, detentora no Brasil das marcas Pilão, L’OR, Café Maratá, Café do Ponto, Caboclo, Café Pelé, Damasco, anuncia que sua fábrica em Jundiaí (SP) passará a operar com gás Biometano a partir do 1º semestre de 2026. A iniciativa, realizada em parceria com a Ultragaz, marca um avanço inédito na indústria do café no País, reconhecido mundialmente como maior produtor do grão.
Com a adoção do biometano em sua maior planta de café torrado e moído do mundo, a JDE Peet’s se torna a primeira indústria de café no Brasil a utilizar essa fonte energética renovável em seu processo fabril. O combustível, obtido a partir da purificação do biogás gerado na decomposição de resíduos orgânicos em aterros, contribui para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e para fortalecer a economia circular.
“Evitaremos a emissão de aproximadamente 2.500 toneladas de CO₂ por ano na região. Além disso, o uso do Biometano reforça nosso compromisso com práticas industriais de menor impacto ambiental, transformando resíduos em energia, inovação e prosperidade para a comunidade de Jundiaí e região”, afirma Marisa Penteado, diretora de Operações da JDE Peet’s Brasil.
Além dos ganhos ambientais, o projeto contribui para que o consumidor tenha acesso a um café produzido de forma ainda mais responsável, reforçando a preferência por marcas que integram a sustentabilidade de forma estruturada ao seu negócio. “O café é parte da identidade do Brasil e entendemos nosso papel em liderar uma transformação que una tradição e futuro. Ao adotar o Biometano, damos um passo concreto rumo a uma operação mais limpa, inovadora e alinhada aos compromissos globais de redução de carbono. Essa conquista não é apenas da nossa empresa, mas de toda a cadeia do café brasileiro. Nosso compromisso é com o futuro do café”, destaca André Maurino, presidente da JDE Peet’s Brasil.
A implementação do Biometano integra a estratégia de sustentabilidade da JDE Peet’s, por meio do programa Common Grounds, que inclui metas de redução de emissões, logística mais eficiente, apoio a projetos de agricultura regenerativa e investimentos contínuos em eficiência energética. Até 2030, a empresa está comprometida em reduzir as emissões absolutas de Gases de Efeito Estufa dos Escopos 1 e 2 em 43,3%[*].
“O Biometano é uma das principais alavancas para avançar a transição energética do país. Na Ultragaz, trabalhamos para democratizar o acesso a esse combustível renovável e a colaboração com a JDE Peet’s Brasil reforça nosso compromisso em transformar a matriz energética das empresas e apoiar as metas de descarbonização dos nossos clientes”, destaca Erik Trench, diretor de Gases Renováveis da Ultragaz.
Como funciona o Biometano
O Biometano é um gás renovável produzido a partir da biodigestão de resíduos sólidos urbanos, agrícolas e agroindustriais, como bagaço de cana, restos de culturas, dejetos de produção. No projeto da JDE Peet’s, o Biometano será transportado do aterro sanitário até a fábrica em Jundiaí por caminhões movidos pelo próprio combustível, sem necessidade de dutos ou veículos a combustão, tornando a operação ainda mais limpa e eficiente.
Principais benefícios do Biometano
- Redução significativa de CO₂ em comparação ao gás natural fóssil;
- Redução de emissões de metano no aterro e uso energético eficiente do gás;
- Diversificação da matriz energética;
- Alinhamento com políticas nacionais de biocombustíveis;
- Menor dependência de combustíveis não renováveis;
- Estímulo à economia circular, transformando resíduos em energia limpa;
- Melhoria da qualidade do ar e redução de impactos ambientais.
[*] Em comparação com a base de 2020
A JDE Peet’s é uma companhia global líder em café, que serve, aproximadamente, 4.400 xícaras de café por segundo, em mais de 100 mercados. Guiados pela nossa estratégia “Reviver o Incrível”, estamos focando no crescimento impulsionado por marcas, com atenção especial a três grandes apostas: Peet’s, L’OR e Jacobs, além de um portfólio com 10 marcas que são ícones locais. Em 2024, a JDE Peet’s gerou vendas totais de 8,8 bilhões de euros e contou com uma força de trabalho global de mais de 21 mil associados. Clique aqui e descubra mais sobre nossa jornada para oferecer um café para cada xícara e uma marca para cada coração
WEDOPR
Nenhum comentário:
Postar um comentário