sexta-feira, 13 de setembro de 2024

MEU SUSTO NO 11 DE SETEMBRO. Por chicolelis*

Getty Images

Para mim, o 11 de setembro não foi apenas um atentado terrorista. Foi pior que isso. Foram horas de angustia. Como fazia regularmente (e faço até hoje) ouvia o rádio na minha sala quando o locutor da JP anunciou a tragédia norte-americana, o ataque às Torres Gêmeas.

Corri para a sala do meu chefe, onde tinha uma TV e pedi que ele a ligasse “correndo”, para assistirmos as cenas geradas de Nova York. Ao ouvir a minha justificativa para tamanha afobação, ele ficou vermelho, com os olhos cheios de lágrimas e disse: “meu filho está lá e tinha programado para hoje uma visita às Torres Gêmeas”, mal conseguindo concluir a frase e se levantar da cadeira.

Imediatamente tentou falar com o hotel onde o jovem estava hospedado com um amigo – o salvador da dupla – pois a comunicação com Nova York estava totalmente interrompida.

Por que o colega do filho do meu amigo e chefe foi o salvador da dupla? Simples, ele se atrasou e perderam quase meia hora para tomar o Metrô e seguir para as Torres Gêmeas, duas estações antes daquela que os deixaria ao pé da tragédia.

Mas meu chefe só soube disso quando, horas depois, conseguiu comunicar-se com o filho que, a exemplo de todo jovem e, junto com seu amigo, não se conformou em não chegar ao seu destino. Assim, ao saírem do Metrô, ao invés de voltarem, tentaram chegar às torres. Mas, quando viram aquela nuvem de poeira, provocada pela queda dos dois prédios, seguindo na direção dos dois, colocaram-se a correr e o único dano maior foi nos cabelos (compridos) que ficaram como se tivessem mergulhado em um tanque com cimento.

Susto paralelo

Quase toda a diretoria da empresa estava fora, mas lembrei-me que o vice-presidente de Finanças, norte-americano, estava em seu escritório. Antes mesmo que o segundo avião atingisse a segunda torre, fui até a sala dele e falei do atentado. Incrédulo, ele disse que era “impossível, que aquilo não poderia ter  acontecido nos Estados Unidos”.

Minutos depois ele se juntou a nós para assistir o final da tragédia, enquanto meu amigo tentava desesperadamente contatar alguém que pudesse lhe informar sobre o seu filho, designer, que hoje vive na Alemanha, com dois filhos, trabalhando em um fabricante ligado à Stellantis.


*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

COMO O ESTRESSE PODE DIFICULTAR QUE UMA MULHER ENGRAVIDE.

Foto: Freepik

Ginecologista Loreta Canivilo explica como o estresse pode realizar alterações no corpo feminino

Em meio a uma vida corrida e agitada, é possível que o estresse faça parte da maioria do dia a dia de muitos cidadãos. Acordar, se arrumar rapidamente, pegar o transporte público, se estressar no trabalho e fazer todo o trajeto de volta com trânsito e diversos problemas na mente faz parte da vida corriqueira. Para uma mulher que deseja engravidar o estresse é um dos seus maiores inimigos. Manter a calma e desacelerar deve fazer parte da sua rotina, ter um final de semana calmo e tranquilo é preciso.

Com base no estudo do Instituto Valenciano de Infertilidade, aproximadamente 65% das mulheres não conseguem engravidar devido a fatores emocionais. “O estresse normal, como uma leve ansiedade por algo novo que vai ocorrer no próximo dia, não atrapalhará a fertilidade da mulher, mas níveis altos de estresse crônico pode sim influenciar na reprodução feminina”, explica a médica ginecologista Loreta Canivilo. Ela ressalta que o estresse pode gerar alterações no ciclo menstrual, diminuição de libido e até mesmo ausência de ovulação, ocorrendo a anovulação, quando não há óvulo.

O estresse também pode gerar diversas modificações no corpo. “Alterações hormonais, cardiovasculares, respiratórias e alterações no sistema nervoso”, diz Loreta que enfatiza que a infertilidade não ocorre somente devido ao estresse, mas depende também de diversas composições hormonais e físicas no corpo da mulher.

A pressão para engravidar é algo que assombra muitas mulheres e esse também um fato que pode prejudicar emocionalmente, fazendo com que a mulher tende mais dificuldade para engravidar. “O ideal é manter a calma, sem estresse, tendo seus exames em dia e seguir sempre as orientações de um médico especialista. Cuidando da saúde mental com muita atenção e se possível com a ajuda de um psicólogo”, conclui Canivilo.

Loreta Canivilo

Médica ginecologista, obstetra e ginecoindócrino Loreta Canivilo, é especialista em reposição hormonal feminina, estética íntima feminina e tratamentos de doenças do útero e endométrio.

A profissional possui diversas pós-graduações em instituições de referência como: Reprodução, Ginecologia Endócrina no Hospital Sírio Libanês e Medicina em Estado da Arte no Hospital Albert Einstein. É especialista em Nutrologia e Endocrinologia pela Faculdade Primum, referência em educação em medicina.

Nas redes sociais, Loreta já possui mais de 50 mil seguidores - @draloreta, e oferece conteúdo explicativo sobre assuntos relacionados à saúde da mulher, gestação, reposição hormonal e implantes.

Loreta Canivilo também é idealizadora de projeto social, em parceria com o Instituto Primum – onde também ministra aulas -, que promove atendimento de saúde feminina gratuito a mulheres em situação de vulnerabilidade.

Assessoria de Imprensa
Ana Carolini Lima
ana@afontecomunica.com.br


SUFOCO. E COMO SERÁ O AMANHÃ? Por Marli Gonçalves*

Marli Gonçalves, por Gal Oppido.

Sufoco. O papo é sério, muito sério. Tudo sufocante, nublado e nebuloso. Árido. Sem ar. Muito fogo e calor. Águas se esvaindo. Difícil respirar, pensar, se proteger, enquanto vemos os que poderiam tomar alguma providência – enquanto ainda há tempo - batendo a cabeça por aí. Viram as ideias e conselhos “geniais” que apareceram essa semana?

A que mais me chamou a atenção foi o pedido para que deixássemos as janelas fechadas para que não entrasse a fuligem das queimadas que estão tornando ainda mais insuportáveis os dias em grande parte do país. São Paulo, especialmente, está batendo recordes de presença como a primeira colocada na lista das cidades mais poluídas do mundo. E eles mandam fechar as janelas. Adorável, não?  Gênios. Como se todos tivessem em suas ricas casas aparelhos de ar condicionado espalhados por todos os ambientes, ventiladores, umidificadores. No máximo, talvez, leques.

Ah, e aliás, que também não precisássemos pegar o transporte coletivo, ir trabalhar, estudar, fazer qualquer coisa da rotina. Tipo, sei lá, existir?

Ainda não entenderam que dependemos de ações bem mais eficazes, muito mais, e que sejam decretadas pelas gentes do poder, e de todas as esferas. Suspensão de aulas, ampliação de rodízios, mudança de horários de trabalho ou incentivo ao home office (com janelas abertas pra ver se entra um ventinho),  prevenção de queimadas, aumento das guardas florestais, controle e fiscalização do uso da água que continua sendo desperdiçada por canos furados e lavagem de calçadas como se ela fosse vassoura. Real atenção à saúde pública por conta da exposição prolongada a essa situação. Fim dessa loucura de aumentar a frota particular de veículos, e lembrando que os elétricos são completamente fora do orçamento de mortais. Que parem de prometer o que não conseguirão cumprir nem por milagre.

A experiência de outros países que já passaram por momentos de crise como o que estamos vivendo poderia ao menos inspirar, fazer com que compreendam que não é mais conversa, previsão de futuro, mas emergência real bem diante de nosso nariz seco. São necessárias medidas duras em momentos específicos, mesmo que eles sejam momentos eleitorais. A estiagem já nos dá alô. Têm ocorrido apagões significativos de energia elétrica e em locais populosos – o centro de São Paulo vem sofrendo com isso.

Mas continuam só se reunindo, se reunindo, criando grupos de crise e até comitês, mais gastos. Estamos perdendo a Amazônia, o Pantanal, o Cerrado.  Flora e fauna castigadas, o que sentimos não só na pele, mas na tristeza de quase ver e ouvir o desespero da fuga. O fogo se aproxima das áreas urbanas periféricas que nem preciso descrever para vocês a densidade populacional. Reservas indígenas escalpeladas. Marina Silva, você está bem? Onde anda você? Quais soluções já trabalhava nesse mais de um ano e meio de poder?

Escrevo esse protesto porque você aí também deve estar bem preocupado, não só com hoje, amanhã, mas com o futuro que já não parece mais tão distante. Não tenho filhos, se os tivesse estaria triste por ver o mundo que habitariam porque as discussões sérias foram (e continuam de alguma forma) sendo empurradas mais para a frente infinita e continuamente.

Enquanto isso, assistimos às campanhas eleitorais municipais desfilando boçalidades, locuções com vozinhas tatibitates de gente boa e tranquila pensando que estão se dirigindo a crianças. Todos “nasceram” na periferia, frisam diariamente, embora há muito não estejam mais por lá. Todos tem “grandes” corações, baita corações, enormes, pelo que propagam nas tevês enquanto piscam com olhar e ar doce.

Estamos em pânico. O que será do amanhã?

Cof, Cof, Cof!




Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano – Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon. Me encontre, me siga, juntos somos mais. Blog Marli GonçalvesFacebookInstagram,Twitter. marli@brickmann.com.br. 

FITBANK FAZ NOVA AQUISIÇÃO E ENTRA NA ÁREA DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS

Dois anos após comprar o marketplace de crédito EasyCrédito, o Grupo FitBank adquire 100% das ações do Rodobank, plataforma de banking as a service focada no mercado de transporte rodoviário de cargas.

O FitBank, fintech especializada em soluções de Banking as a Service (BaaS), anuncia a aquisição de 100% das ações do Rodobank, plataforma de serviços financeiros voltada ao mercado de transporte rodoviário de cargas. A aquisição, que é a segunda em dois anos (a primeira foi a EasyCrédito, em 2022), reforça a posição do FitBank como uma das maiores fintechs do Brasil, consolidando sua estratégia de oferecer produtos de maior valor agregado e expandir sua presença no mercado brasileiro de pagamentos.

"A aquisição do Rodobank é um passo estratégico em nossa visão de longo prazo”, afirma Otavio Farah, sócio-fundador e CEO do FitBank. Processando mais de R$15 bilhões ao mês e com operações já iniciadas no México e na América Central, a empresa completou 9 anos neste mês de setembro. Com o Rodobank, o FitBank se volta com mais atenção para o mercado de transporte rodoviário de cargas, estimado em mais de US$ 100 bilhões e com altas taxas de crescimento.

Mais valor

“Estamos empolgados em contar com as soluções e estrutura do FitBank para entregarmos mais valor aos nossos clientes e parceiros. Juntos, reduziremos ainda mais as ineficiências em pagamentos do mercado, gerando mais lucro para a cadeia”, afirma Rafael Fridman, CEO do Rodobank. A plataforma atua junto a transportadoras, embarcadores, indústrias e postos de combustíveis, além de ter mais de 300 mil caminhoneiros cadastrados em sua base, em um mercado que soma um milhão de pessoas, boa parte desbancarizada.

Com as ferramentas do FitBank, o Rodobank amplia sua capacidade de escala, permitindo a oferta de soluções de pagamento de frete, abastecimento e despesas de transporte mais eficientes e personalizadas, incluindo o Credit as a Service (CaaS). A expectativa é dobrar a base de clientes até dezembro, com aumento de 60% no volume de recursos movimentados e previsão de processamento de R$ 3,5 bilhões no ano.

Expansão internacional

A transação também se alinha com a estratégia de expansão internacional do FitBank, que iniciou com operações no México em 2023 e na América Central em 2024. Com a aquisição do Rodobank, a fintech está mais bem posicionada para explorar novas oportunidades e continuar seu crescimento na América Latina. Só na América do Sul, por exemplo, o mercado de frete e logística é estimado em mais de US$ 180 bilhões em 2024.

Focado em Banking as a Service (BaaS), o FitBank processa mais de R$ 15 bilhões por mês em sua plataforma, destacando-se como uma das maiores fintechs do Brasil.

Grupo FitBank
LS Comunicação

FPT INDUSTRIAL E BIMOTOR CRIAM O NOVO BARCO DE COMBATE A INCÊNDIOS HIGH TECH MARINE PARA O PRINCIPADO DE MÔNACO

A FPT Industrial, marca do Iveco Group dedicada ao projeto, produção e venda de sistemas de propulsão de baixo impacto ambiental, e seu parceiro de longa data e distribuidor Bimotor, uniram forças para impulsionar o novo barco de bombeiros High Tech Marine HTM 440 Fireman para o Principado de Mônaco.

Em 2021, a High Tech Marine venceu uma licitação internacional para projetar e produzir um barco de combate a incêndios para o Principado de Mônaco e, desde então, a Bimotor e o estaleiro trabalharam juntos para construir o barco perfeito. O design e a produção italiana de todo o barco fizeram a diferença, assim como os serviços de pós-venda prestados pela Bimotor e FPT Industrial.

Resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, essa embarcação, atualmente na vanguarda da categoria de pequeno porte nesse setor, é equipada com as tecnologias mais avançadas e foi projetada para garantir uma resposta rápida e eficaz a emergências marítimas. 

A embarcação conta com dois motores FPT Industrial N67 550 para propulsão, proporcionando a velocidade necessária em momentos de urgência (36 Kn em carga média - 33 Kn em carga total), alta potência e grande confiabilidade. Um motor FPT Industrial N40 250 cuida dos serviços auxiliares e opera a bomba de incêndio de 5.000 litros a 10 BAR e um sistema específico para perfuração de alta pressão de navios ou barcos em perigo.

O novo barco de bombeiros também possui uma série de outros equipamentos avançados, e sua introdução marca um aprimoramento significativo das capacidades operacionais dos bombeiros, melhorando sua capacidade de garantir a segurança nas águas da costa do Principado de Mônaco.

Em 4 de maio de 2024, o novo HTM 440 Fireman fornecido para o corpo de bombeiros de Mônaco foi lançado no porto do Principado de Mônaco com o nome de "Prince Jacques".

A cerimônia contou com a presença da Família Real, de Sua Excelência Monsenhor Dominique-Marie David, Arcebispo de Mônaco, e do Tenente-Coronel Maxime Yvard, Comandante da Brigada de Bombeiros de Mônaco.

Com sede em Parma (Itália), a High Tech Marine foi criada para atender as necessidades dos proprietários de mega e giga iates. Projeta e fabrica propostas altamente personalizadas com atenção meticulosa aos mínimos detalhes. Com base em duas décadas de experiência consistente, a empresa expandiu sua perspectiva de mercado para o mundo profissional e, ao mesmo tempo, manteve suas qualidades distintivas de qualidade e design de primeira linha, continuando a produzir peças totalmente personalizadas e exclusivas, feitas à mão.

Bimotor é o distribuidor autorizado da FPT Industrial para o norte da Itália, Espanha, Portugal, França, Croácia e Eslovênia. Há mais de 40 anos, desde a sua fundação em 1981, a empresa dedica-se à distribuição e customização de motores a diesel para aplicações industriais e marítimas. Com sede em Cirié (Turim, Itália), a Bimotor incorpora motores a diesel em qualquer tipo de aplicação, que não seja puramente veicular, oferecendo um serviço completo, que acompanha o cliente em cada etapa do processo.

N67 550 - Especificações técnicas
- Disposição dos cilindros: 6L
- Alimentação de ar TCA
- Cilindrada [litros]: 6,7
- Sistema de injeção: CR
- Classificação A1 – Lazer de curto alcance [kW@rpm]: 404@3200
- Classificação A2/B1 – Lazer de longo alcance [kW@rpm]: 368@3200
- Classificação B – Serviço leve [kW@rpm] 353@3200

N40 250 E - Especificações técnicas
- Disposição dos cilindros: 4L
- Alimentação de ar TCA
- Cilindrada [litros]: 3,9
- Sistema de injeção: CR
- Classificação A1 – Lazer de curto alcance [kW@rpm]: 184@2800
- Classificação A2/B1 – Lazer de longo alcance [kW@rpm]: 169@2800
- Classificação B – Serviço leve [kW@rpm]: 147@2800
- Classificação C – Serviço médio [kW@rpm]: 125@2800.

FPT Industrial é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG) que se dedica a projetar, fabricar e comercializar sistemas de propulsão e soluções para veículos on-road e off-road, bem como aplicações marítimas e de geração de energia. Mais de 8.000 pessoas em dez unidades de produção e dez centros de P&D trabalham para a FPT Industrial, em todo o mundo. Ativa em quase 100 países, sua rede global de vendas e seu departamento de assistência ao cliente dão apoio a todos os clientes da marca. A ampla oferta de produtos inclui seis linhas de motores, com potência de 42 até mais de 1.000 hp, transmissões com torques de até 500 Nm e eixos dianteiros e traseiros com peso bruto por eixo de 2,45 a 32 toneladas de GAW (peso bruto por eixo). A FPT Industrial oferece a mais completa linha de motores a gás natural disponível no mercado para aplicações industriais, com potência de 50 a 520 hp. A exclusiva divisão ePowertrain está acelerando o caminho na direção da mobilidade com emissões líquidas zero, com transmissões elétricas, pacotes de baterias e sistemas de gerenciamento de baterias. Essa extensa oferta e um forte foco nas atividades de P&D fazem da FPT Industrial uma líder mundial em soluções e sistemas de propulsão industrial

FPT Industrial

SETOR DE IMPLEMENTOS RODOVIÁRIOS É DESTAQUE NA FENATRAN

O setor de implementos rodoviários, que fechou o primeiro semestre com alta de 3,26% no volume de emplacamentos na comparação com o mesmo período do ano passado, é um dos destaques da 24ª edição da FENATRAN. O evento, que ocorre de 04 a 08 de novembro, no São Paulo Expo, na capital paulista, terá mais de 50 empresas confirmadas entre os expositores do segmento.

Para o presidente da ANFIR - Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, José Carlos Spricigo, a FENATRAN é o maior polo de negócios para o setor, pois permite gerar novas relações comerciais, aprofundar contatos e, principalmente, concretizar novos negócios. “Os associados da ANFIR vão levar uma série de novidades e soluções logísticas que foram desenvolvidas para o setor de transporte de cargas. O mercado de pesados está aquecido, por isso estamos confiantes que deveremos ultrapassar o volume de negócios fechados na edição passada”, afirma.

Essa será a maior participação dos associados da ANFIR, com 54 empresas confirmadas que vão ocupar mais de 14 mil metros quadrados nos pavilhões do São Paulo Expo. Empresas como Facchini, Frigo King, Librelato, Randon e SAF HOLLAND vão apresentar suas principais inovações, tecnologias e soluções customizadas para atender toda a indústria de transporte rodoviário de cargas.

Destaques para equipamento de refrigeração para veículos elétricos; sistemas de telemetria; soluções sustentáveis com materiais mais leves, design diferenciado e otimização do custo; novidades para as linhas graneleira, basculante, lonado, furgão carga seca, frigorífica, combustível, entre outras soluções e tecnologias desenvolvidas para os transportadores.

Geração de negócios

Mais do que uma vitrine para as empresas, a FENATRAN é um espaço para geração de negócios. De acordo com a ANFIR, na rodada internacional de negócios com importadores estrangeiros, realizada na última edição, foram fechados contratos de aproximadamente US$ 18 milhões.

De olho nesse potencial, a Facchini vai montar um esquema especial de atendimento aos clientes e parceiros. “Nosso objetivo durante a feira é expandir as vendas e aumentar o nosso relacionamento”, afirma André Pavane, consultor comercial da Facchini.

Essa é também a expectativa de Silvio Campos, Diretor Comercial e de Marketing da Librelato. “Neste ano estamos novamente otimistas, baseado nas perspectivas de bons negócios que habitualmente acontecem com mais intensidade no segundo semestre”, diz. O bom momento também é destacado por Claude Padilha, diretor Comercial da Randon. “A cada edição, a feira supera nossas expectativas, tanto na presença do público, como na receptividade dos lançamentos apresentados ao mercado e aos negócios fechados”, enfatiza.

Edson Monteiro, gerente comercial da SAF HOLLAND do Brasil, ressalta a visibilidade e oportunidades de contatos oferecidas pela FENATRAN. “É a maior feira do setor nas Américas, então sempre é uma ótima oportunidade para a nossa companhia mostrar soluções mais eficientes ao transporte rodoviário de cargas e passageiros.”

A FENATRAN, Feira Internacional do Transporte de Carga, é o principal encontro do setor da América Latina e reúne montadoras de caminhões e fabricantes de implementos rodoviários com empresas de toda a cadeia do transporte, como intralogística, tecnologia para armazéns e até soluções para o last mile em centros urbanos. Realizado a cada dois anos, o evento apresenta mais de 600 marcas, oferece experiências inovadoras e oportunidades de negócios para os participantes, além de conteúdo qualificado tanto em sua plataforma digital como durante o evento presencial. Em 2024, a 24ª FENATRAN ocorre de 4 a 8 de novembro, no São Paulo Expo.

FENATRAN
SD&Press

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

TRAMONTINA REALIZA INVESTIMENTOS NA DIVISÃO TECNOPEÇAS

Os investimentos foram direcionados à aquisição de novos equipamentos para expandir a capacidade de produção e usinagem de peças injetadas de alumínio sob encomenda, visando atender a diversos setores industriais, incluindo os segmentos automotivo e agrícola.

A Tramontina reafirma seu compromisso com a qualidade e a satisfação do cliente na área industrial ao realizar investimentos significativos em sua Divisão Tecnopeças. Esses investimentos têm como foco principal a ampliação da capacidade de produção e usinagem de peças injetadas de alumínio sob encomenda, atendendo a diversos setores industriais, especialmente os segmentos automotivo e agrícola.

A estratégia de investimento inclui a aquisição de tecnologias de ponta, como duas injetoras Bühler, com capacidades de 840 toneladas e 530 toneladas, além da introdução de um Centro Horizontal de Usinagem CNC Makino. Esses novos equipamentos complementam o já robusto parque fabril da Tramontina, que conta com máquinas de até 1.300 toneladas, fornos de fusão e outros Centros de Usinagem Horizontais.

Com esses investimentos, a Tramontina fortalece sua capacidade de fornecimento de peças de alumínio injetadas, respondendo de forma eficaz à crescente demanda dos clientes. Além disso, a empresa planeja expandir seus serviços de usinagem para abranger todos os produtos injetados fornecidos pela Tecnopeças, oferecendo soluções mais abrangentes e de maior valor agregado.

Ampliação facilita novos projetos

Os investimentos vão além da aquisição de tecnologias de última geração. A Tramontina também está comprometida com a capacitação de seus colaboradores, que recebem treinamento direto dos fabricantes para garantir um manuseio eficiente e seguro dos novos equipamentos.

Os novos equipamentos complementam o já robusto parque fabril da Tramontina, que conta com injetoras de até 1.300 toneladas, além de fornos de fusão e Centros de Usinagem Horizontais.

"Esses investimentos têm um impacto direto no crescimento da Tecnopeças e da marca Tramontina nos segmentos industriais atendidos pela divisão. Com as aquisições, a empresa passa a atender uma ampla variedade de projetos de fornecimento de peças injetadas e usinadas feitas sob medida, aumentando sua participação no mercado. Os novos equipamentos garantem maior qualidade e repetibilidade das peças fornecidas, o que possibilita atender melhor às demandas de nossos clientes", comenta André de Lima, Diretor Comercial da empresa.

Tramontina

A empresa brasileira fundada em 1911, com mais de 22 mil itens no portfólio, mantém produção em oito unidades fabris - seis no Rio Grande do Sul, uma em Belém (PA) e outra em Recife (PE). Atualmente, conta com mais de 10 mil funcionários e exporta seus produtos, todos com a marca Tramontina, para mais de 120 países. No portfólio estão utensílios e equipamentos para cozinha, porcelanas, eletros, ferramentas para agricultura, jardinagem, manutenção industrial e automotiva, construção civil, materiais elétricos, veículos utilitários, móveis de madeira e plástico.

Comprometida com o propósito de crescer para transformar vidas e criar laços para evoluirmos juntos, a Tramontina segue expandindo sua atuação de forma sustentável, apoiando e criando projetos que têm como foco a educação enquanto propulsora do desenvolvimento, a promoção do direito à alimentação e a criação de oportunidades para crescimento pessoal e profissional das pessoas e das comunidades em que está inserida.

Fábrica de materiais elétricos da Tramontina

Fundada em 1976, na cidade de Carlos Barbosa (RS), a fábrica de materiais elétricos da Tramontina é reconhecida pela segurança, design e soluções técnicas em materiais para instalações elétricas residenciais, comerciais e industriais. Nos últimos anos, a empresa tem aplicado sua expertise na expansão do seu portfólio, com investimentos direcionados para o desenvolvimento e lançamento de linhas de produtos voltadas para projetos de elétrica e iluminação. Além disso, oferece peças injetadas de alumínio sob encomenda, contribuindo para aumentar a presença da marca em diversos segmentos. Seu moderno parque fabril ocupa uma área construída de 50 mil m². No local, são fabricados mais de 7 mil itens dentro dos mais altos padrões de qualidade e precisão, sempre com matérias-primas certificadas. Desempenho, segurança e estética estão alinhados em todos os materiais elétricos produzidos pela Tramontina para que o consumidor possa fazer bonito ao utilizá-los.

Tramontina
Via Pública Comunicação

IVECO CONQUISTA PRÊMIO MAIOR VALOR DE REVENDA 2024 COM MODELOS DAILY E TECTOR

Metodologia da premiação resulta da combinação de dados da tabela FIPE e pesquisa da Agência AutoInforme

A IVECO recebeu dois dos principais prêmios na edição de 2024 do Prêmio Maior Valor de Revenda, promovido pela Agência AutoInforme. O Daily chassi-cabine 3,5 toneladas foi premiado na categoria Utilitário de Carga, enquanto o Tector 11.190 conquistou o título na categoria Caminhão Médio. A cerimônia de premiação aconteceu nesta quinta-feira, 12 de setembro, no Auditório da Fenabrave, em São Paulo (SP), e contou com a presença de executivos da montadora.

“Estamos muito orgulhosos com a premiação, que demonstra nosso compromisso com a qualidade e a satisfação do cliente, e reafirma nossa estratégia de proporcionar durabilidade e o melhor valor de revenda do mercado de transporte”, diz Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

Ladeada por Elcio Alves Ferreira, diretor executivo da Abeifa (E); e Joel Leite, diretor da Agência AutoInforme(D); Aline Rovath, gerente de Marketing de Produto da IVECO; recebeu  premiação. 

O Daily chassi-cabine 3,5 ton destacou-se com uma valorização de 14,5% após três anos de uso, evidenciando sua sólida performance e a alta demanda por veículos que mantêm seu valor no mercado. Já o Tector 11.190 apresentou uma valorização de 7,3% no mesmo período, destacando a confiabilidade e a durabilidade dos caminhões médios da marca.

A avaliação dos vencedores foi baseada em uma metodologia detalhada e criteriosa que envolveu a combinação de dados da tabela FIPE com uma pesquisa realizada pela Agência AutoInforme em sites especializados na venda de veículos comerciais. O processo considerou o comportamento de mercado dos modelos estudados, levando em conta alterações nos veículos que poderiam influenciar seu preço, assim como promoções, ofertas e a disponibilidade de produtos. A linha de corte para análise foi estabelecida em 200 unidades por ano, garantindo a relevância e a precisão dos dados.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (MI: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

IVECO
Rede Comunicação de Resultado

MERCEDES-BENZ SPRINTER É A CAMPEÃ GERAL DE CAMINHÕES DO SELO MAIOR VALOR DE REVENDA E RECEBE TRÊS TROFÉUS NA EDIÇÃO DESTE ANO

Estudo realizado pela Agência Autoinforme proporciona ao consumidor orientação mais precisa sobre o valor de revenda do veículo

A Mercedes-Benz Sprinter leva o título de campeã geral de Caminhões do Selo Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais 2024, realizado pela agência Autoinforme. O Sprinter Truck vence a categoria Caminhões Semileves com índice positivo de valorização de 16,1% mesmo depois de 3 anos de uso, representando o melhor resultado de Caminhões dessa edição. Além disso, a linha Sprinter venceu as categorias Furgão de Carga e Minibus na seção de Utilitários com índices de -1,2% e 10,7%, respectivamente, totalizando três troféus.

“Receber mais uma vez esse prêmio de extrema importância para o setor automotivo e, especialmente, ao consumidor, é uma enorme satisfação para nós, ainda mais com um título de Campeão Geral. Esses troféus mostram todo o reconhecimento e confiabilidade do mercado na qualidade dos nossos produtos e serviços, além de reforçar que a linha Sprinter se destaca não apenas pela excelência em desempenho, mas também pelo compromisso em oferecer a melhor experiência aos seus clientes em todo o processo de compra e venda”, informa Fabio F. Silva, Head de Vendas Vans da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil. 

A entrega dos troféus às empresas vencedoras das 15 categorias, divididas entre Caminhões e Utilitários, aconteceu nesta quinta-feira, 12, na sede da Fenabrave – Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores, em São Paulo. Em dez edições da premiação, de 2015 a 2024, a Mercedes-Benz venceu em 36 categorias entre Utilitários e Caminhões, sendo que, em nove oportunidades, a marca cravou o título de Campeão Geral.

Selo Maior Valor de Revenda

Embora o estudo de depreciação seja desenvolvido há 23 anos, é pela décima vez que a Agência Autoinforme faz a premiação do setor de utilitários de carga e caminhões, com o objetivo de estimular montadoras e importadoras a valorizar seus próprios produtos e, por consequência, preservar os investimentos de caminhoneiros autônomos e frotistas. Para formar o índice de valorização, foram considerados os preços médios dos veículos zero quilômetro praticados em julho de 2021 e seus modelos correspondentes com três anos de uso, ou seja, em junho de 2024, geralmente prazo médio de substituição para fins de renovação de frota.

Outro critério mantido foi subdividir os veículos em dois grupos, utilitários de carga – com quatro categorias – e caminhões – com outras onze. Foram analisados 159 modelos, dos quais 132 de caminhões e 27 de utilitários. Desse total, este ano, 40 modelos obtiveram índices positivos e 119 com índices de depreciação.

Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil

IVECO GROUP PREMIA FORNECEDORES DE DESTAQUE NA AMÉRICA LATINA

Evento em Belo Horizonte reúne fornecedores do Brasil e da Argentina, responsáveis por 80% das compras anuais na região.

Na terça-feira (10), o Iveco Group realizou um encontro em Belo Horizonte (MG) com seus principais fornecedores da América Latina para reconhecer aqueles que se destacaram no último ano por sua excelência e alta performance em soluções, produtos e serviços. Os participantes, que representam cerca de 80% do volume anual de compras da região, foram premiados em seis categorias: Serviços ao Cliente, Qualidade, Relacionamento Comercial, Materiais Indiretos, Tecnologia e Inovação. Além disso, foram avaliados projetos alinhados aos quatro pilares estratégicos do grupo em Sustentabilidade e o fornecedor do ano Iveco Group Latin America – Supplier of the Year. 

George Ferreira, diretor de Compras do Iveco Group para a América Latina, enalteceu as parcerias, apresentou os principais números da empresa e as metas. “Ter fornecedores que compartilham nossa visão e se dedicam a oferecer o melhor é fundamental para continuarmos superando expectativas e avançando nos mercados em que atuamos. Estamos orgulhosos das conquistas que alcançamos juntos e confiantes de que, com a continuidade dessa parceria, com Inovação, Tecnologia, Serviços e Qualidade, atingiremos ainda mais marcos significativos.”

Durante o evento, Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina, apresentou o cenário macroeconômico da região, reafirmando as prioridades estratégicas da marca. “Estamos avançando com determinação, e cada iniciativa que empreendemos nos aproxima mais da nossa meta de liderar a transformação da indústria automotiva, mostrando que progresso e responsabilidade podem e devem caminhar juntos. Continuamos intensificando nosso compromisso com a inovação, fortalecendo nossas alianças estratégicas e implementando soluções sustentáveis, tanto em produtos quanto em processos. Para isso, mais uma vez, seguimos contando, ano após ano, com nossos fornecedores em cada passo desta jornada.”

Carlos Tavares, presidente da FPT Industrial para a América Latina, também destacou os principais projetos e perspectivas para o mercado latino-americano. “Temos um time apaixonado e preparado para identificar a demanda do cliente, propondo soluções que se encaixam exatamente onde ele precisa. Queremos crescer de acordo com as necessidades do mercado. Somos líderes globais em powertrain e desempenhamos um papel crucial na energia do futuro. Para que tudo isso cresça de forma sustentável, uma cadeia de fornecedores robusta é fundamental! Somente com o envolvimento de nossos fornecedores somos capazes de atender aos volumes das montadoras, fechando o ciclo completo de powertrain.”

Homenageados

Entre os destaques do Supplier Meeting Latam, seis empresas, do Brasil e da Argentina, foram premiadas em seis categorias. Em relação aos anos anteriores, a categoria Sustentabilidade passou por alterações, alinhando-se com a Estratégia Global do Iveco Group, que se baseia em quatro pilares: Pegada de Carbono, Perspectiva de Ciclo de Vida, Segurança de Produto e no Local de Trabalho, e Inclusão e Engajamento.

Para George Ferreira, esse alinhamento permitiu atingir um número recorde de projetos submetidos para avaliação (44 projetos), constituindo, não apenas para a Latam, mas para o Iveco Group globalmente, uma base de dados para avaliação de parcerias de desenvolvimento de projetos e benchmarking. “Isso demonstra claramente o nível de engajamento do nosso parque de fornecedores em relação ao tema.”

O Iveco Group avaliou o desempenho de 215 fornecedores do Brasil e da Argentina, considerando 35 critérios objetivos e mensuráveis nas categorias: Serviços ao Cliente, Qualidade, Relacionamento Comercial, Materiais Indiretos, Tecnologia e Inovação. Também foram avaliados projetos alinhados aos quatro pilares estratégicos do grupo em Sustentabilidade e reconhecido o fornecedor do ano Iveco Group Latin America – Supplier of the Year.

Finalistas e Vencedores

• Categoria: Serviços ao Cliente
Finalistas: UFI Filters, SKF do Brasil, Notria Indústria
Vencedor: Notria Indústria

• Categoria: Materiais Indiretos
Finalistas: Estrela do Oriente, Export Pack, Mássima Alimentação
Vencedora: Estrela do Oriente

• Categoria: Relacionamento Comercial
Finalistas: Metalúrgica Hassmann, Purem Automotive, Master Sistemas
Vencedora: Purem Automotive

• Categoria: Tecnologia e Inovação
Finalistas: Grammer do Brasil, Maxion Montich, Berco Revest Car
Vencedora: Grammer do Brasil

• Categoria: Qualidade
Finalistas: Resfri Ar, Purem Automotive, Cronnos
Vencedor: Resfri Ar

• Categoria: Sustentabilidade

Projetos selecionados:
▪ Segurança de Produto e no Local de Trabalho: Robert Bosch, com Kinderhaus
▪ Pegada de Carbono: MAP S.A., com Carbon MAPs
▪ Inclusão e Engajamento: Master Sistemas, com o Projeto Inclusão
▪Perspectiva de Ciclo de Vida: Acumuladores Moura, com o Projeto Logística Reversa
Vencedora: MAP S.A., com o Carbon MAP

• Categoria: Supplier of the Year (Fornecedor do Ano)
Finalistas: Selecionados com base nas maiores pontuações em todos os quesitos anteriores
Vencedor: Purem Automotive

Iveco Group N.V. (MI: IVG): lugar de pessoas e marcas únicas que impulsionam seus negócios e a missão de promover uma sociedade mais sustentável. As oito marcas são, cada uma, uma força importante em seus negócios específicos: IVECO, pioneira de veículos comerciais que projeta, fabrica e comercializa caminhões pesados, médios e leves; FPT Industrial, líder global em uma vasta gama de tecnologias avançadas de powertrain nos setores de agricultura, construção, marítimo, geração de energia e veículos comerciais; IVECO BUS e HEULIEZ, marcas de ônibus de transporte de massa premium; IDV, para equipamentos altamente especializados de defesa e proteção civil; ASTRA, líder em veículos pesados de grande porte para pedreiras e construção; MAGIRUS, o fabricante de equipamentos e veículos de combate a incêndios de renome na indústria; e IVECO CAPITAL, o braço financeiro que apoia todos eles. O Iveco Group emprega mais de 36 mil pessoas em todo o mundo e possui 20 unidades industriais e 29 centros de Pesquisa e Desenvolvimento. Na América Latina, está presente no Brasil (no Estado de Minas Gerais) e na Argentina (em Córdoba), onde reúne aproximadamente 4.000 colaboradores. Mais informações clique aqui e visite o site Iveco Group.

Iveco Group

RESFRI AR É RECONHECIDA COMO UMA DAS PRINCIPAIS EMPRESAS FORNECEDORAS DO IVECO GROUP

Empresa gaúcha conquistou o primeiro lugar na categoria Qualidade da premiação do Iveco Group

Marcos Noro, Diretor de Vendas da Resfri Ar, recebeu o prêmio ladeado pela equipe Iveco.

A Resfri Ar, maior fabricante nacional de geladeiras e climatizadores automotivos, está entre os destaques da rede de fornecedores da América Latina do Iveco Group. Em evento celebrado em Belo Horizonte (MG) nesta semana, representantes do grupo reuniram seus principais fornecedores no Supplier Meeting Latam para reconhecer aqueles que se destacaram no último ano por sua excelência e alta performance em soluções, produtos e serviços.

Os participantes, que representam cerca de 80% do volume anual de compras da região, foram premiados em seis categorias. Já reconhecida em edições anteriores, a Resfri Ar conquistou, desta vez, o primeiro lugar no quesito Qualidade. O reconhecimento é extremamente importante para a fabricante gaúcha, já que o Iveco Group avaliou o desempenho de 215 fornecedores do Brasil e da Argentina, considerando 35 critérios objetivos e mensuráveis nas categorias: Serviços ao Cliente, Qualidade, Relacionamento Comercial, Materiais Indiretos, Tecnologia e Inovação. Também foram avaliados projetos alinhados aos quatro pilares estratégicos do grupo em Sustentabilidade e reconhecido o fornecedor do ano Iveco Group Latin America – Supplier of the Year.

“Estou há muito tempo no segmento e sabemos que ser considerado como melhor fornecedor na categoria de Qualidade sela o trabalho de todos dentro da Resfri Ar. A categoria Qualidade representa a dedicação de todos os setores da empresa, como Engenharia, Produção, Vendas, Qualidade, entre outros”, avalia Ricardo Prado, Gerente de Vendas da Resfri Ar. “Este prêmio é fruto de uma sólida parceria, construída não só através da qualidade dos produtos fornecidos, mas também pelo pronto atendimento às solicitações técnicas apresentadas. Estamos muito orgulhosos em receber esse prêmio, pois sabemos o quão árduo é atingir esse nível de satisfação dentro do segmento automotivo, pelas variadas competências existentes em toda a cadeia”, pontua Marcos Noro, Diretor de Vendas.

Resfri Ar vive momento de planejamento e crescimento

Considerada a maior fabricante de geladeiras e climatizadores automotivos do país, a Resfri Ar completou 27 anos em 2024. A empresa possui aproximadamente 1,5 mil pontos de venda no país e exporta para países da África, Ásia, América Latina, América do Norte e Europa. Os climatizadores de ar para caminhões, também fabricados para linha agrícola e veículos especiais, são o carro-chefe da Resfri Ar, representando cerca de 60% do faturamento.

Figuram ainda entre os principais produtos as geladeiras automotivas e portáteis, que acumulam a função de refrigeração e congelamento, conservando alimentos e bebidas sempre frescos. Além disso, o sucesso obtido com os produtos junto aos clientes e rede de distribuição viabilizou o fornecimento para as maiores montadoras mundiais de caminhões.

Atualmente, a Resfri Ar vivencia um momento de expansão e consolidação de seus processos e, claro, produtos. A meta é duplicar a empresa nos próximos cinco anos e seguir com a implementação da filosofia Lean de trabalho. Profissionais com vasta experiência no mercado uniram-se à equipe da Resfri Ar recentemente para aplicar esse conceito que consiste em usar uma série de princípios e técnicas operacionais, visando sempre aumentar a qualidade dos produtos, reduzir o desperdício de custos e maximizar o valor entregue ao cliente.

Resfri Ar
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quarta-feira, 11 de setembro de 2024

MERCEDES-BENZ VENDE MAIS 100 ÔNIBUS ELÉTRICOS PARA A CIDADE DE SÃO PAULO

A Mercedes-Benz do Brasil dá um novo passo marcante de expansão de seu ônibus urbano elétrico a bateria eO500U no País. A Empresa acaba de realizar a venda de mais 100 unidades do modelo para operadoras da cidade de São Paulo.

Noventa e cinco unidades foram adquiridas pela Sambaíba Transportes Urbanos para operação na Zona Norte da capital paulista. Três unidades foram vendidas para a Viação Santa Brígida e duas para a Viação Gato Preto, que atuam nas Zonas Oeste e Noroeste. As entregas ocorrerão entre o final deste ano e o início de 2025.

“Essa venda expressiva reafirma, mais uma vez, o êxito do nosso ônibus elétrico no mercado brasileiro, que foi totalmente desenvolvido no País e que vem sendo fabricado na Linha de Produção 4.0 da planta da Empresa em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista”, diz Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Até dezembro do ano passado, produzimos 50 unidades do modelo para a cidade de São Paulo e, este ano, as entregas continuam, prevendo-se superar as 200 unidades até o final de 2024. Além disso, temos a expectativa de iniciar testes em Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória ainda neste segundo semestre. Ou seja, nosso ônibus elétrico está cada dia mais presente nas vias e no sistema de transporte coletivo urbano das grandes capitais”.

Walter Barbosa

“É muito significativo expandir a presença da marca em eletromobilidade na cidade de São Paulo, que utiliza fortemente os ônibus em seu sistema de transporte coletivo. Isso reafirma o compromisso da Mercedes-Benz de buscar soluções de descarbonização no transporte, contribuindo para a melhor qualidade do ar e a preservação ambiental”, ressalta Walter Barbosa. “Os benefícios para o meio ambiente e a sociedade são notáveis: zero emissão local de CO2, zero poluição do ar e totalmente silencioso, em alinhamento com a estratégia global de práticas ESG da Daimler Buses”.

eO500U assegura eficiência tecnológica e econômica

“O eO500U é uma solução que reforça o compromisso da Mercedes-Benz em oferecer uma alternativa sustentável para a mobilidade urbana. É também um produto focado na eficiência tecnológica e econômica para as empresas de ônibus e gestores do transporte coletivo”, diz Curt Axthelm, gerente de Marketing e Produto Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Esse chassi da linha O 500 é um modelo Padron 4x2 de piso baixo, para carroçarias de até 13,2 metros. Entre seus diferenciais está a autonomia de 250 km, a maior entre os ônibus elétricos no País. E também a maior capacidade de transporte de passageiros do segmento.

Chassi eO500U

O sistema de recarga de baterias é do tipo plug-in, mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler Buses em seus ônibus elétricos, levando até três horas para a recarga completa. A nova geração de baterias NMC3 é a mesma utilizada nos ônibus Mercedes-Benz eCitaro na Europa.

O eO500U traz para o motorista e o usuário uma experiência única, com uma condução suave, muito confortável e totalmente silenciosa. O conceito eletroeletrônico do veículo brasileiro segue parâmetros do ônibus integral eCitaro da Daimler Buses. Isso engloba baterias, direção elétrica, motores elétricos, eixos e outros itens.

Suporte e serviços especializados em eletromobilidade

Como sempre acontece, a Mercedes-Benz oferece suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidade, especialmente nessa transição do motor diesel para a tração elétrica. Para isso, a Empresa conta com a equipe de eMobility, que centraliza todas as ações ligadas ao novo produto e ao novo segmento de mercado. Ela oferece apoio a clientes, motoristas, profissionais de oficina, gestores do transporte público, concessionários da marca, encarroçadores e demais parceiros.

Mais do que lançar um novo produto, o chassi de ônibus elétrico representa um novo passo da Mercedes-Benz do Brasil na direção de um ecossistema que inclui também serviços exclusivos e dedicados aos veículos elétricos. A gama de serviços inclui uma consultoria especializada às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano no que se refere ao funcionamento do veículo, infraestrutura de abastecimento de energia e de recarga das baterias e gestão de frota com ônibus elétricos. Além disso, os concessionários da marca são treinados e têm estrutura preparada para o atendimento especializado a clientes de ônibus elétricos.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus