sexta-feira, 27 de setembro de 2024

OITO MOTIVOS PARA CONTRATAR PESSOAS 50+. Por Priscila Oliveira*

Foto: Diário do Comércio

Segundo dados do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a população de pessoas 50+ no Brasil em 2024 atingiu os 59,1 milhões, frente aos cálculos das projeções populacionais. Como modelo de comparação, os mesmos dados apontaram 28,1 milhões de pessoas com 50 anos ou mais vivas no país no ano 2000. A pesquisa ainda indica que, até 2030, o Brasil alcance a média de 69 milhões de pessoas pertencentes às gerações anteriores, e confirma essa parcela da população como superior à que representa a faixa etária de 15 a 24 anos, assegurando que deixou de ser a menor fatia no país em 2024 e será a maior dela daqui a duas décadas.

Isso demonstra grande participação social de pessoas com 50 anos ou mais e contracena com as previsões referentes aos próximos anos, que confirmam 2030, por exemplo, como o ano com mais brasileiros com idade superior aos 50 anos vivos, do que crianças. Até mesmo o Senado, com novos projetos de lei em tramitação, já está se preparando para atender esse que foi considerado como o maior desafio da próxima década, apresentando preocupação em modernizar a legislação atual, responsável por defender e amparar essa faixa etária no país.

Etarismo no mercado de trabalho

O etarismo é um modelo de discriminação que está diretamente ligado à exclusão de pessoas das gerações anteriores e apresenta prejuízo ao bem-estar emocional e à autoestima de quem sofre com ele, bem como às oportunidades de trabalho, como demonstra a pesquisa da Ernst & Young e agência Maturi, realizada com 200 empresas brasileiras. Os dados da pesquisa apontaram que 78% dessas empresas ainda encontram barreiras no momento de contratar pessoas acima dos 50 anos.

Crescimento da população 50+

A qualidade de vida no Brasil foi um dos fatores de crescimento da população 50+ nas últimas décadas, o que também corroborou com a permanência dessa população em mais atividades cotidianas, no entanto, e graças a um modelo de educação cultural que reverencia um padrão estético específico, o brasileiro ainda acredita que deve haver uma separação entre a população mais velha e a faixa etária mais jovem, destinando à mais velha o ato de prender-se a comportamentos, atitudes, vestimentas, ambientes para frequentar e até mesmo cargos e lideranças para assumir, e delimitando se pode ou não ter acesso a esses direitos.

Da mesma forma, o preconceito se estende às relações do dia a dia, e até mesmo às decisões da rotina, impedindo a participação efetiva de pessoas 50+, ainda que estiverem aptas às funções requeridas. As consequências são depressão, ansiedade, estresse, desigualdade e sentimento constante de invalidez.

Como viver sem o preconceito de idade?

Uma maneira de viver sem o preconceito de idade é adequando a população 50+ aos processos decisórios do cotidiano. Acompanhe, abaixo, 8 ações positivas que podem ajudar a entender a participação dessa parcela da população no mercado de trabalho como uma escolha assertiva:

1. Auxilie as pessoas das gerações anteriores a ficarem por dentro das novidades tecnológicas: uma ação positiva é oportunizar à população 50+ a chance de se atualizar com as dinâmicas das tecnologias que as novas gerações têm trazido;

2. Entenda que a geração 50+ é capaz de entregar ensinamentos valiosos: as gerações anteriores fazem parte de uma fração da sociedade que apresenta facilidades com o aprendizado contínuo e com o entendimento das situações do dia a dia. São experiências que, se valorizadas e bem aproveitadas, podem ser parte das novas ideias para os negócios das empresas;

3. Desenvolva vagas alternativas: possibilite o trabalho abrindo vagas para a população 50+ e apresentando à empresa as grandes capacidades desses colaboradores que fazem parte das gerações anteriores;

4. Fomente e divulgue a contratação de pessoas 50+: crie uma onda de conscientização na sua empresa e no mercado de trabalho, passando a ideia de que o colaborador que faz parte do grupo 50+ só precisa de oportunidades para apresentar resultados;

5. Permita à pessoa 50+ ser parte integrante nos assuntos do trabalho: ao fazer isso, a empresa promoverá a integração desse profissional contratado oferecendo a ele a oportunidade de se expressar, o que pode causar o efeito de pertencimento. A consequência será um colaborador mais proativo e capacitado para trazer resultados para a empresa;

6. Entenda que o nível de gratidão de pessoas 50+ pode ser o que a sua empresa esteja precisando para alcançar mais resultados: a educação da faixa etária de pessoas acima dos 50 anos vem de modelos culturais diferenciados, por vezes até mesmo adversos aos modelos atuais, e permite um olhar característico às circunstâncias e situações da rotina. Esse olhar traz um grande sentimento de gratidão, uma emoção que, se bem aproveitada, pode somar positivamente aos resultados dos negócios;

7. Aposte na diversidade etária: compreender que o mundo experiencia processos diferenciados de vivências e individualidades todos os dias é importante para perceber que cada pessoa traz consigo níveis preciosos de sabedoria, conhecimento e situações complementares. Apostar na diversidade etária é oferecer apoio às ideias antigas, mas não ultrapassadas, e entender que elas podem ser um somatório nos momentos de decisão nos negócios;

8. Mão de obra especializada com anos de experiência: e por fim, mas não menos importante, o fato de que pessoas 50+ apresentam anos de experiência em inúmeras atividades, corroborando com a realidade atual dos negócios das empresas, que está em constante evolução e precisa se adequar à velocidade do mercado.

Estabilidade das pessoas 50+ no emprego

É importante lembrar que as pessoas 50+ não têm o costume de mudar de emprego com a mesma frequência, assim como as novas gerações o fazem, e praticam a estabilidade com mais afinco do que elas, um imperativo a mais para apostar na diversidade etária no momento de recrutar e selecionar.

O ingresso a uma nova carreira depende da percepção diversificada e inclusiva dos profissionais que trabalham no setor de Cultura e Pessoas das empresas, diante das experiências do candidato. Para que isso aconteça, é necessário entender que a diversidade de ideias e vivências desses candidatos são pontos primordiais para o desenvolvimento dos novos conceitos de mercado e, consequentemente, para o progresso da própria empresa.

* Priscila Oliveira é psicóloga clínica, com MBA em Gestão de Pessoas e atua Head de Cultura e Pessoas na Kstack.


quinta-feira, 26 de setembro de 2024

EXPO DE TRANSPORTES DO ABCD DEVE GERAR R$ 480 MILHÕES EM NEGÓCIOS

Feira dos Cegonheiros, que acontece até o póximo sábado (28), em São Bernardo do Campo, é um dos maiores eventos do segmento de transportes do país.

IVECO S-WAY | VOLVO FX

Começou nesta quinta-feira (26), em São Bernardo do Campo (SP), a 24ª Expo de Transportes do ABCD, a Feira dos Cegonheiros, segundo maior evento de transportes do Estado de São Paulo. Ano a ano, a feira vem batendo recordes de público e vendas. Nesta edição, a expectativa é que 72 mil pessoas visitem a exposição até sábado e que sejam gerados cerca de R$ 480 milhões em negócios – indicando crescimento de 20% sobre 2023. Entre os destaques da exposição, estão os caminhões pesados de marcas como Iveco, Scania, Mercedes-Benz, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Volvo e DAF.

A Expo de Transportes do ABCD é muito mais do que uma exposição de produtos e serviços para o segmento. Evento promovido pelo Sinaceg (Sindicato Nacional dos Cegonheiros) e organizado pela Conexão Eventos, tem atrações para todas as idades. É a oportunidade para conhecer novidades tecnológicas do mercado, fazer negócios, passear com a família, se divertir e encontrar os colegas de estrada.

“Somos uma grande família. Por isso, tudo o que organizamos é pensado para agradar a todos e sempre tem o propósito de confraternizar, fortalecer a união da categoria. Afinal, as conquistas do sindicato ao longo dos anos só foram possíveis graças a essa união”, destaca José Ronaldo Marques da Silva, o Boizinho, presidente do Sinaceg, reforçando, contudo, que a Expo é muito esperada por causa da possibilidade de fazer excelentes negócios. “Os expositores, além de novidades, oferecem preços e condições de pagamento especiais”, destaca ele.

Neste ano, são mais de 20 empresas participando, incluindo concessionárias representando as principais marcas de caminhões, fabricantes de implementos, lojas de peças e acessórios e prestadores de serviços. Na parte de entretenimento, vale destacar os shows musicais, com o sertanejo Rodrigo Ravell, o Grupo Balaio e a Escola de Samba Swingueira. Para os pequenos, área kids, com muitas atividades e guloseimas.

Exposição de caminhões pesados de última geração

Do lado dos caminhões, a Auto Sueco, concessionária Volvo, marca presença com dois estandes. No primeiro, expõe os caminhões das linhas FH e FM, que se destacam por proporcionar melhor desempenho, maior segurança e eficiência. O FH é ideal para longas distâncias, com motores de 13 litros e potências de 420 cv a 540 cv. O FM, mais versátil, conta com propulsores de 13 litros, potência de 380 cv e oferece boa manobrabilidade e conforto. Ambos têm sistemas de assistência ao motorista, como o controle de cruzeiro adaptativo, e estão equipados com a tecnologia I-See, que otimiza o consumo de combustível. No segundo estande, caminhões e implementos seminovos. E, exclusivamente para a 24ª Expo de Transportes do ABCD, a concessionária estende o Feirão "Queima de Estoque Volvo", com condições imperdíveis e preços especiais, para o cegonheiro renovar ou ampliar sua frota.

A COFIPE, concessionária Iveco, apresenta o pesado S-WAY. Um dos destaques do modelo é o motor FPT Cursor 13, com injeção Common-Rail e turbocompressor e-VGT, conjunto que proporciona produtividade com mais potência, torque em baixas rotações e consumo reduzido de combustível. Na parte da segurança, é equipado com o sistema EBS (Electronic Braking System), evolução do ABS que melhora a resposta dos freios e distribui de forma mais eficaz a força de frenagem. Integrado ao pacote ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), o componente promove maior estabilidade e segurança durante a condução, especialmente em situações adversas, como frenagens bruscas e curvas acentuadas.

A Comercial De Nigris, concessionária Mercedes-Benz, mostra uma linha de produtos especialmente desenvolvida para os cegonheiros e o portfólio de serviços da oficina especializada no segmento, A Casa do Cegonheiro De Nigris, localizada no bairro Demarchi, em São Bernardo do Campo. Mas as grandes estrelas do estande são os caminhões Actros 2045LS/36 e Actros 2548LS/33. Os modelos se destacam pela suspensão pneumática, na cabine e no eixo traseiro, proporcionando maior conforto e estabilidade, principalmente em estradas irregulares; câmbio automatizado, que oferece condução mais fácil e econômica, permitindo maior foco no caminho; cabine espaçosa, com assento pneumático e ergonomia superior, garantindo conforto máximo em viagens longas; entre outros atributos.

A Via Trucks, concessionária DAF, está exibindo dois caminhões. O XF FTS 480 vem equipado com a Space Cab, ideal para quem busca conforto e praticidade em longas jornadas; o motor PACCAR MX-13 de 12,9 litros, que gera 480 cv de potência e torque de 2.500 Nm; a transmissão automatizada ZF TraXon de 12 marchas; entre outros itens e sistemas tecnológicos que proporcionam economia de combustível e máxima eficiência. O XF FTS 530, com a Super Space Cab, oferece ainda mais comodidade para o motorista e seu acompanhante. Os sistemas de segurança e eficiência são igualmente robustos, contando com os mesmos recursos avançados de segurança do XF 480, além de um ambiente interno superior, que inclui ar-condicionado automático, assento pneumático ajustável e sistema multimídia com conectividade Bluetooth.

No estande da Codema, concessionária Scania, os protagonistas são os caminhões GH 370 e RH 450. O modelo de 370 cv se destaca por oferecer muitos equipamentos de série, como câmbio automatizado opticruise, suspensão pneumática, dois tanques de alumínio, sistema de frenagem de emergência e de leitura de faixas, freio EBS e ESP (controle de estabilidade). Esses e outros itens, somados às tecnologias de conectividade de última geração do GH 370, garantem uma operação mais eficiente. Do seu lado, o RH 450 também chama a atenção pela cabine confortável, ideal para descansar e recarregar as energias, depois de horas na estrada. Dentre os recursos, mesa extensível, refrigerador e um banco de passageiro giratório e reclinável.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus traz para a Feira dos Cegonheiros os modelos Meteor 28.480 6x2 e Constellation 25.480. Ambos saem de fábrica com transmissão automatizada V-Tronic, ZF Traxon 12, com funções exclusivas, climatizador e basculamento elétrico. Além disso, são equipados com o sistema Predictive Shifting, um controle eletrônico que cruza dados do sistema de marchas do veículo com as informações de GPS, para tornar a ação mais eficiente, garantindo melhor performance na operação.

Transportadores também são destaques

Para o Grupo SADA, maior conglomerado de logística e transporte de veículos zero-quilômetro da América Latina e expositor frequente no evento do Sinaceg, o principal objetivo é trocar experiências com toda a cadeia do setor e consolidar parcerias.

Neste ano, a Lemak, especializada no transporte de veículos premium, tem dois estandes, um em cada pavilhão. Para a empresa, é a maneira de demonstrar respeito e apoio ao evento, que reforça a importância do segmento de cegonhas na economia nacional.

Implementos, peças e serviços

A Dambroz, fabricante de implementos rodoviários, estreia na Feira dos Cegonheiros com o lançamento da Série D-80, SRTA DAMBROZ, série ouro. Produzida em aço de alta resistência, e ao mesmo tempo mais leve, a carreta chega ao mercado com sistema de freios eletrônicos iTEBS®X, entre outras inovações técnicas. O produto é a grande atração no estande da empresa, que também aproveita a oportunidade para estreitar o relacionamento com seus parceiros e clientes.

A Henry Peças expõe uma ampla gama de produtos, especialmente desenvolvidos para o mercado de cegonhas, como o conjunto motobomba, pistão de patolamento hidráulico, bomba hidráulica da Rexroth, comandos hidráulicos de 4 a 7 vias, e motor elétrico da MAHLE, entre outros. Além do portfólio, a empresa reforçará a imagem da marca como referência em componentes hidráulicos de alta performance.

O Grupo Interbrok, que em 2022 se integrou à Gallagher, uma das três maiores corretoras de seguros do mundo, apresenta sua nova marca e reforça seu foco e especialização em soluções de seguros de transporte para as operações dos transportadores e embarcadores, focadas nas necessidades dos clientes, unindo a expertise local com a global. No estande da empresa, os visitantes também têm à disposição assessores para venda de seguros para pessoa física, consultoria especializada em seguros de carros, caminhões, vida individual, viagem, residência, equipamentos portáteis e pet, e poderão fazer cotações on-line.

No estande da Trucks Control, estão novidades tecnológicas que prometem revolucionar a forma como as empresas gerenciam suas frotas. Entre os produtos, a empresa expor soluções e equipamentos com inteligência artificial, videotelemetria e sensor de fadiga, que proporcionam análises de dados em tempo real e tomada de decisões muito mais assertivas.

Além desses expositores, também marcam presença na 24ª Expo de Transportes do ABCD: Cooperceg, Jurídica Corretora de Seguros, Pneus TEP, Savol Toyota, Sicoob Credceg, Tegma, Transauto, Transmoreno e Vigorito Motors.

Serviço
24ª Expo de Transportes do ABCD
De 26 a 28 de setembro, das 16h às 22h
Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo (Pavilhão Vera Cruz)
Av. Lucas Nogueira Garcez, 856 - São Bernardo do Campo (SP)
Entrada e estacionamento gratuitos

Conexão Eventos - Fundada em 2011, a Conexão Eventos é especializada na criação e produção de eventos corporativos e particulares, como feiras, congressos, lançamentos, inaugurações, casamentos e confraternização, entre outros.

Sinaceg - Há mais de 60 anos, o Sinaceg (Sindicato Nacional dos Cegonheiros) representa a categoria dos cegonheiros, profissionais que transportam veículos zero-quilômetro pelo Brasil, contribuindo para o crescimento econômico e social do país. Clique aqui e visite o site Sinaceg

24ª Expo de Transportes do ABCD
Grupo Printer Comunicação

CORTECO ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO DO SISTEMA DE DIREÇÃO HIDRÁULICA

Kit de direção hidráulica da marca é um dos mais completos do mercado e reúne todos os componentes para facilitar o reparo durante a troca

A Corteco, marca do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição, destaca a importância de realizar a manutenção preventiva do sistema da direção hidráulica para garantir a segurança e o bom desempenho do veículo.

Com o passar do tempo e as condições de uso do automóvel, os componentes do sistema da direção hidráulica podem sofrer desgastes, causando vazamentos, por exemplo, o que aumenta o risco de acidentes. Portanto, a manutenção se torna essencial e a recomendação é realizá-la, quando necessário, substituindo os componentes do Kit de Direção Hidráulica para que todas as peças permaneçam em boas condições. 

“O período e a frequência com que a revisão do sistema deve ser feita, varia de acordo com a orientação de cada montadora, seguindo o manual do veículo. Normalmente, recomenda-se verificar o sistema nas revisões regulares do veículo”, comenta Alexandre Morselli, gerente de Produtos da Corteco.

Kit de Direção Hidráulica

A Corteco possui, em seu portfólio, o Kit de Direção Hidráulica para as linhas leve, pesada, utilitário e ônibus. O kit é composto por coifas, batoques, anéis o’rings, anéis teflons, retentores, buchas, abraçadeiras, juntas, tampões e anéis de nylon. “O nosso Kit de direção hidráulica é considerado um dos itens mais completos do mercado e, foi desenvolvido, para facilitar o trabalho de reparação feito pelos mecânicos. O nosso diferencial está justamente na qualidade das peças, que são fabricadas com matérias-primas homologadas e aprovadas seguindo as diretrizes do grupo Freudenberg, com alta tecnologia alemã”, acrescenta Morselli.

A Corteco é um dos principais fornecedores de componentes para o Aftermarket Automotivo, possui fábricas e centros de distribuição em mais de 15 países diferentes e fornece mais de 26.000 produtos com qualidade OEM. Oficinas independentes confiam nas peças de reposição Corteco e, portanto, se beneficiam da qualidade original da Freudenberg. Para obter mais informações sobre a empresa e seus produtos, basta clicar aqui para acessar o site ou fazer contato pelo Whatsapp por meio do número (11) 95033-8809, ou pelos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram (@cortecobrasil).

Corteco
Essência Comunicação

JOHN DEERE ANUNCIA NOVOS MODELOS DE ESCAVADEIRAS QUE SE DESTACAM PELA TECNOLOGIA, CONFORTO, DURABILIDADE E ECONOMIA

A John Deere, empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal, acaba de lançar as versões de escavadeiras G e P, que apresentam diversos modelos atualizados. São seis novos modelos (200 G, 130 P, 160 P, 210 P, 250 P e 350 P), que trazem avanços importantes em eficiência, conforto e durabilidade. Ambas as versões foram projetadas para oferecer mais robustez e durabilidade, enquanto a versão P garante a integração de tecnologias de ponta.

Entre as principais novidades estão a redução de consumo de combustível em até 10%, a melhoria da durabilidade das caçambas e um aumento de 20% na vida útil. Todos os modelos vêm equipados com pinos cromados nas articulações do braço e da lança, resultando em um aumento de até 50% na vida útil do sistema de pinos e buchas frontais. Alguns equipamentos versão P contam ainda com um novo material rodante e novo rolete inferior HD, que proporcionam incremento de até 20% na vida útil dos componentes da esteira. As máquinas são equipadas com chapas de desgaste de alta resistência para suportar impactos, tornando-as mais leves e robustas. Além disso, o tanque de combustível sai de fábrica com uma nova proteção interna contra corrosão. Há também avanços em ergonomia, conforto e a integração de fábrica com sistema de assistência para escavação 2D, a tecnologia do monitoramento remoto, além do envio de Expert Alerts e a integração com o John Deere Operations Center™.

Atualmente, a John Deere mantém uma posição significativa no mercado de escavadeiras, com uma crescente demanda das vendas destinadas à agricultura e à locação. “O compromisso com a qualidade tem permitido à John Deere conquistar cada vez mais espaço no setor. Temos a melhor velocidade de giro e produtividade do mercado e o melhor consumo de combustível, comprovado por meio do Programa Litros de Vantagens”, afirma Darlon Destri, gerente de marketing de produto na John Deere Brasil.

Essas inovações fazem parte de uma evolução que começou há 10 anos, quando a empresa iniciou a fabricação de escavadeiras em sua planta de Indaiatuba, no interior de São Paulo. Os primeiros modelos a serem fabricados, 210G e 350G, foram adaptados dos Estados Unidos para o mercado brasileiro. Desde então, a John Deere investe constantemente em produtividade, eficiência do motor e durabilidade. “O consumo de combustível é uma prioridade para o consumidor brasileiro, por isso, adaptamos essa característica especialmente para a região, considerando que o operador brasileiro trabalha 50 a 60% mais do que um cliente norte-americano. Assim, ao longo do tempo, foram implementadas otimizações para aprimorar ainda mais a durabilidade do equipamento”, explica Destri.

O portfólio da empresa foi ampliado para atender às necessidades do mercado, incluindo o agronegócio. Modelos como a 130 P, por exemplo, são amplamente utilizados na plantação de café, devido à sua estabilidade, e também em atividades como abertura de valas e preparação da terra.

Clique nos links e confira os diferenciais de cada modelo:

- 350 P

- 250 P

- 210 P

- 160 P

- 130 P

- 200 G

A Deere & Company é líder mundial no fornecimento de equipamentos para agricultura, construção e silvicultura. Ajudamos nossos clientes a superar os limites do possível de maneiras mais produtivas e sustentáveis para permitir que a vida possa avançar. Os produtos tecnológicos, incluindo o Trator Autônomo 8R, o sistema de pulverização See & Spray™ e a Retroescavadeira elétrica são algumas das soluções para atender à crescente necessidade mundial por comida, abrigo, infraestrutura e energia renovável. A Deere & Company também oferece serviços financeiros por meio do Banco John Deere. Para mais informações sobre a Deere & Company, clique aqui e acesse o site.

John Deere
CDI Comunicação

MONROE ATINGE MARCA DE 17 MILHÕES DE AMORTECEDORES INTELIGENTES E É REFERÊNCIA ENTRE OS SUPERCARROS

Suspensao CVSA2 Kinetic

A Monroe, marca da DRiV, divisão do mercado de reposição do grupo global Tenneco Automotive, superou a marca de 17 milhões de amortecedores inteligentes produzidos, se consagrando entre as líderes no desenvolvimento e oferta de soluções semiativas de suspensão e amortecimento para a indústria automotiva. Esse marco é justificado pela presença da linha Intelligent Suspension em alguns dos mais icônicos supercarros da atualidade, como o elétrico, Rivian R1T Quad-Motor e o superesportivo, McLaren 750S.

Lançada na primeira metade dos anos 2000, a linha de amortecedores inteligentes Monroe utiliza uma avançada tecnologia, que associa sistemas hidráulicos e eletrônicos, capazes de se adaptar às mudanças da superfície do solo em intervalos de milissegundos. Com isso, o sistema é capaz de oferecer uma experiência de condução única, aliando conforto, segurança e um alto controle de direção.

Desde que foram lançados, os amortecedores eletrônicos da Monroe se tornaram referência no segmento de veículos de alta tecnologia e performance, equipando modelos, como Mercedes SL Roadster, Volkswagen ID4, BMW Ix3, além de veículos das marcas Mitsubishi, Nissan, Seat, Skoda, Volvo, entre outras.

Produzida em unidades fabris na Europa e na China, a linha Monroe Intelligent Suspension oferece o “estado da arte” em soluções de suspensão semiautônoma, e traz o know how e o pioneirismo de mais de 100 anos em inovação da Monroe no desenvolvimento de amortecedores para a indústria automotiva.

Os amortecedores convencionais trabalham com única curva de amortecimento, ou seja, o sistema mantém o mesmo comportamento, independentemente do terreno que o carro está rodando. Os sistemas inteligentes, no entanto, se utilizam de sensores, que podem ajustar automaticamente o amortecimento do veículo, de acordo com a superfície que o pneu está aderindo.

É a combinação de sofisticados sistemas hidráulicos, com poderosas Unidades de Controle Eletrônico (ECU), capazes de processar informações como o ângulo do volante, a velocidade do veículo, a pressão do freio e outros dados de controle do chassi, para ajustar independentemente o nível de amortecimento de cada amortecedor. Essas interações podem ocorrer em até 100 vezes por segundo, garantindo alta precisão e eficiência.

Recentemente, os amortecedores inteligentes Monroe tiveram sua eficiência atestada durante a disputa da famosa prova de Pikes Peak International Hill Climb (PPIHC), também conhecida como “Race to the Clouds” (Corrida para as Nuvens). A competição é disputada anualmente no estado do Colorado, nos Estados Unidos e desafia a perícia dos pilotos em uma subida de 20 Km até o cume do Pikes Peak, em um trajeto com mais de 156 curvas, até uma altura de 1.440 metros.

Em 2023, o piloto Gardner Nichols aproveitou a tecnologia de ponta de seu Rivian R1T Quad-Motor, equipado com o sistema Monroe Intelligent Supension, para estabelecer o recorde de tempo de subida de 11 minutos e 23 segundos, na categoria Exibition. Neste ano, Nichols, que também é engenheiro de desempenho sênior da Rivian, bateu seu próprio recorde, com 10 minutos e 53 segundos. Segundo ele, o sistema inteligente da Monroe ajuda a entrar e sair das curvas com maior velocidade, “mantendo o veículo firmemente conectado ao solo”.

Famosa por produzir alguns dos supercarros mais desejados e exclusivos do mundo, a McLaren utiliza o sistema de suspensão inteligente CVSA2/Kinetic® H2 em seu novo modelo, McLaren 750S, lançado no início deste ano. Durante o lançamento, jornalistas que tiveram a oportunidade de dirigir o superesportivo afirmaram que o sistema de suspensão torna o novo McLaren "o supercarro mais apropriado para o dia a dia de todos os tempos". Disponível nos estilos cupê e spider, o 750S apresenta a terceira geração do sistema Proactive Chassis Control da McLaren, com o sistema CVSA2/Kinetic H2 da Monroe como peça central.

O conjunto é interconectado hidraulicamente, composto por quatro amortecedores eletrônicos leves CVSA2 semiativos com tecnologia de controle de rolagem hidráulica adaptativa. Isso ajuda a manter o equilíbrio e a estabilidade do veículo em todas as condições para melhor desempenho, eficiência, conforto e segurança, mesmo em pavimentos irregulares. Além de seus múltiplos benefícios de desempenho, o CVSA2/Kinetic ajuda a reduzir o peso do veículo, substituindo barras estabilizadoras mecânicas, comparativamente mais pesadas.

"Nossa parceria com a Monroe Intelligent Suspension foi fundamental para moldar a experiência de direção altamente elogiada do 750S. Estamos ansiosos para continuar a trabalhar com a equipe da Monroe, enquanto embarcamos em modelos futuros que são centrais para nossa visão para o futuro" comentou Charles Sanderson, diretor técnico da McLaren Automotive Ltd.

DRiV
Grupo Printer Comunicação

CAIO RENOVA FROTA DA ACOMTUS COM 8 APACHE VIP, GERAÇÃO CINCO.

Acomtus - Associação Cooperativa de Transportes Urbanos de Santa Ana (Acomtus, tradicional cliente da Caio e empresa privada em El Salvador, adquiriu recentemente oito ônibus Caio modelo Apache Vip, da quinta geração. Esses veículos vão operar em um serviço VIP na cidade de Santa Ana.

Todos os ônibus adquiridos estão equipados com ar condicionado, um item indispensável para a renovação da frota de Santa Ana, onde a temperatura máxima diária gira em torno de 31ºC. A cidade, uma das maiores de El Salvador, é também importante destino turístico, reconhecida por sua rica cultura e tradições salvadorenhas.

O representante de vendas de exportação da Caio, Fabien Accariès, celebrou mais uma renovação de frota da Acomtus e projeta: “Acreditamos que as futuras renovações de frota continuarão sendo feitas com as carrocerias Caio, por atenderem às necessidades de operação, com robustez e qualidade”.

Apache Vip V

Os Apache Vip adquiridos têm 11,355 metros de comprimento e foram encarroçados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1418. Com embarque e motorização dianteira, os veículos comportam até 76 pessoas, sendo 44 passageiros sentados e 31 em pé.

Os ônibus contam com poltronas injetadas, totalmente estofadas e com encosto de cabeça, proporcionando maior conforto ergonômico durante os trajetos. Além disso, para um transporte mais acessível, foram reservados 4 assentos para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos.

Pensando na segurança dos passageiros, as unidades possuem duas portas fole com atuação pneumática, posicionadas na parte dianteira e traseira dos ônibus, além de possuir acionamento de emergência instalado na porta da frente.

Todos os veículos foram equipados com itinerários eletrônicos em LED, instalados na parte frontal e na lateral direita de cada carroceria, que contribuem para a melhor visibilidade das linhas. Outras tecnologias embarcadas são encontradas nas unidades, como alarme de ré com atenuador noturno, iluminação em LED no salão interno e na caixa de porta, acima dos degraus, facilitando o acesso ao ônibus, além de contar com preparação para sistema wi-fi.

Grupo Caio

BUSSCAR FAZ NOVAS ENTREGAS À EXPRESSO ITAMARATI, DO GRUPO COMPORTE.

Novos Vissta Buss DD e Vissta Buss 400 estão reforçando a frota da operadora

Já estão reforçando a frota da Expresso Itamarati, empresa com sede em São José do Rio Preto (SP), novos ônibus encarroçados pela Busscar. Desta vez, a operadora adquiriu nove Vissta Buss DD e oito Vissta Buss 400, ambos acoplados em chassis Mercedes-Benz O-500 RSD 2438 com câmbio automático.

O modelo double decker 6x2 conta com sanitário, ar-condicionado, gerenciador de áudio e vídeo e geladeiras em ambos os salões. No piso superior, 44 poltronas Class Leito Turismo compõem o salão de passageiros. Já o salão inferior é composto por oito poltronas Class Leito. Todos os assentos possuem tomadas USB individuais, porta copos e apoio para braços, pernas e pés.

A cabine do motorista é equipada com aparelho multimídia touchscreen, aparelho de rádio adicional, além de câmera de ré e sensor de estacionamento que auxiliam o motorista nas manobras. Duas unidades do Vissta Buss DD receberam pintura clássica, diferente da pintura padrão utilizada nos demais veículos.

Os ônibus Vissta Buss 400 apresentam 48 poltronas Class Leito Turismo na configuração de layout, todas equipadas com viscoelástico, percinta elástica, tomadas USB e apoio de braços, pernas e pés. O veículo dispõe, ainda, de geladeira, ar-condicionado e sanitário.

Busscar

BAJAJ COMPLETA 10 MIL MOTOS VENDIDAS NO BRASIL

Marco representa o acumulado de emplacamentos desde o início das operações da Bajaj no Brasil, em dezembro de 2022.

Bajaj Dominar 250

A Bajaj do Brasil acaba de alcançar o volume de 10 mil motocicletas vendidas no mercado brasileiro, desde que iniciou as operações no País, em dezembro de 2022. Desde então, a marca vem comemorando importantes conquistas. Além da rápida expansão da rede de concessionárias, que já conta com 23 endereços, espalhados pelas 5 regiões do Brasil, a empresa também tem visto as vendas aumentarem mensalmente.

De janeiro a agosto de 2024, foram emplacadas 5.316 motocicletas dos modelos Dominar 160, Dominar 200, Dominar 250 e Dominar 400, o que representa um crescimento de mais de 140% em relação às vendas do mesmo período de 2023, comprovando o crescimento consistente da marca.

Em 2024, a média mensal está em 665 motos comercializadas, enquanto em 2023 foram 329 motos por mês.

No resultado acumulado por modelo, a Dominar 160 representou 11% do volume total desde dezembro de 2022, enquanto a Dominar 200 foi responsável por 16% das vendas e a Dominar 400 por 70%. A Dominar 250, lançada no mês de agosto, já superou 250 unidades vendidas.

“Para nós, do time Bajaj do Brasil, alcançar as primeiras 10 mil motos emplacadas é uma imensa satisfação e um marco muito importante na nossa trajetória no mercado brasileiro. Somos gratos pela excelente aceitação do público à nossa marca e nossos produtos. Seguiremos trabalhando arduamente para seguirmos atendendo às expectativas, com a abertura de novas concessionárias, produtos de qualidade e com ótimo custo-benefício, excelência em serviços pós-vendas e foco no relacionamento com os clientes”, afirma Waldyr Ferreira, Managing Director da Bajaj do Brasil.

Bajaj do Brasil

Enquanto em outros países da América do Sul a Bajaj opera por meio de importadores e distribuidores, no Brasil a marca estreou com uma subsidiária própria, em dezembro de 2022.

Em junho de 2024, a gigante indiana iniciou as operações de sua fábrica brasileira, localizada na cidade de Manaus (AM). A planta, que é a primeira unidade produtiva da Bajaj fora da Índia, tem capacidade para produzir 20 mil motocicletas por ano e conta com mais de 200 pessoas na operação, entre funcionários diretos e indiretos.

A unidade opera em regime CKD (Completely Knock Down, ou seja, completamente desmontada), realizando os processos de preparação de kit, montagem de motor, montagem da motocicleta, controle de qualidade, embalagem e expedição.

Atualmente, os 4 modelos Bajaj disponíveis no mercado brasileiro, a Dominar 160, a Dominar 200, Dominar 250 e a Dominar 400, são montados na nova fábrica.

Desde o início das vendas no mercado brasileiro, já foram comercializadas mais de 10.000 motocicletas da marca e a meta para 2024 é triplicar o volume de 2023, superando as 12.000 motos. Para 2025, com a fábrica operando na capacidade total, o objetivo é chegar a 20 mil unidades produzidas.

Até o fim de 2024, a marca planeja também ao menos triplicar a sua rede de concessionárias (em comparação com o ano passado). Hoje são 23 endereços, localizados em Campinas (SP); Guarulhos (SP); Jundiaí (SP); Santo André (SP); São Paulo (SP), onde a marca tem 4 lojas; Sorocaba (SP); Belo Horizonte (MG); Rio de Janeiro (RJ); Vitória (ES); Taguatinga (DF); Florianópolis (SC); Curitiba (PR); Belém (PA); Manaus (AM); Marabá (PA); Maceió (AL); Caruaru (PE); Recife (PE) e Salvador (BA).

Já estão no cronograma dos próximos meses a abertura de novas lojas em João Pessoa (PB), Arapiraca (AL), Mossoró (RN), Fortaleza (CE), Juiz de Fora (MG), Santos (SP), Ribeirão Preto (SP), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS) e também outras unidades na cidade de São Paulo.

Bajaj Auto Limited

Com mais de 40 empresas em seu portfólio e 36 mil funcionários, a Bajaj Auto Limited é uma companhia global. A marca, de origem indiana é a terceira maior fabricante de motocicletas do mundo, com faturamento declarado de US$ 4,13 bilhões no último ano fiscal. Na Índia, suas fábricas, espalhadas em diversas regiões do País, alcançam a capacidade produtiva de cerca de 7 milhões de unidades por ano.

A marca é líder de vendas em cerca de 17 dos 79 mercados para os quais as motocicletas Bajaj são exportadas e possui longo histórico na produção de scooters e motocicletas de baixa/média cilindrada.

A Bajaj Auto Limited possui na Índia um moderno Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, com mais de 1.500 engenheiros dedicados ao desenvolvimento de novos produtos da marca, o que a coloca na lista internacional da Forbes como uma das 100 companhias mais inovadoras do planeta.

O padrão de qualidade global da Bajaj permite à marca estabelecer parcerias com outros grandes fabricantes mundiais. É o caso da austríaca KTM, com a qual estabeleceu seu primeiro acordo para desenvolvimento de motos de menor cilindrada em 2007, da sueca Husqvarna e da inglesa Triumph.

Além de motos, a Bajaj também é muito forte no segmento de veículos de três rodas, conhecidos mundialmente como “tuk-tuks”. No mercado indiano, a fabricante oferece também um pequeno automóvel, o Qute, bastante utilizado por taxistas no mercado exterior.

Bajaj do Brasil

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

MOBILIDADE SUSTENTÁVEL: RANDON ENTREGA LOTE DE RODOTRENS BASCULANTES MOVIDOS A BIOCOMBUSTÍVEL

Foto: Samuel Zulianelo/Divulgação Randon.

Com foco em inovar com sustentabilidade, a Randon segue dedicada no desenvolvimento de soluções alinhadas a um futuro sustentável para o planeta, para as pessoas e para os negócios. A empresa, que sustenta o posto de maior fabricante de semirreboques da América Latina e uma das maiores do mundo no segmento, fez a entrega de um lote de Rodotrens Basculantes para a AMAGGI, empresa brasileira de agronegócio. A negociação foi finalizada no final de 2023, e a entrega simbólica ocorreu nesta terça-feira, dia 24 de setembro, na sede da AMAGGI, em Cuiabá (MT). Representou a Randon o diretor de Negócio, Julio C. Becker. Da AMAGGI, participaram o diretor de Logística e Operações, Claudinei Zenatti, e o gerente de Logística, Anilton Carmo.

A frota, que será utilizada no transporte de grãos, é abastecida com o B100, biocombustível puro, produzido a partir de matéria orgânica de origem vegetal pela própria Amaggi. O combustível não tem adição de combustíveis fósseis e utiliza insumos de grãos, em um processo de economia circular. O movimento reforça os esforços da Randon em estabelecer parcerias com clientes atuantes na agenda ESG, que buscam diminuir o próprio impacto ambiental com operações mais limpas, utilizando combustíveis ‘verdes’ – caso da AMAGGI.

“A parceria com a AMAGGI representa um passo importante em nossa busca por liderar a transição energética do setor de transportes de carga, com soluções que reduzam as emissões e sejam benéficas para a saúde e para os ecossistemas. Nosso foco está em inovar na mobilidade sustentável, por meio do desenvolvimento de tecnologias e soluções verdes, que contribuam para um mundo melhor para as pessoas. Também é uma satisfação ter a parceria com a AMAGGI, que está na vanguarda produzindo o próprio biodiesel,” ressalta Júlio Becker, diretor de Negócio Randon.

RandonA história da expansão do transporte de cargas está diretamente ligada à evolução da Randon, por meio do desenvolvimento de soluções inovadoras para o segmento. Maior fabricante de semirreboques da América Latina e entre as maiores do mundo, a Randon – uma das empresas da Randoncorp - é um player de mercado reconhecido internacionalmente. Ao longo de 75 anos, já são mais de 550 mil implementos rodoviários produzidos, entre semirreboques, reboques e carrocerias, nas modalidades graneleiro, basculante, tanque, furgão, sider, frigorífico, canavieiro, florestal, silo, carga geral, carga seca, entre outros. A Randon atua, ainda, no segmento de vagões ferroviários. São seis unidades industriais no Brasil: Caxias do Sul-RS (sede), Araraquara-SP, Chapecó-SC, Erechim-RS (por meio da joint venture Randon Triel-HT), Messias-AL (dedicada à fabricação e montagem de carrocerias Sobre Chassi) e uma unidade de montagem de carrocerias Sobre Chassi em Paulínia-SP. Possui ainda um centro de distribuição em Linhares-ES e duas unidades de fabricação no exterior, na Argentina e nos Estados Unidos.

AMAGGIFundada em 1977, a AMAGGI é a maior empresa brasileira de grãos e fibras. Presente em diversas etapas da cadeia do agronegócio, a companhia atua na produção agrícola de grãos, fibras e sementes, originação, processamento e comercialização de grãos e insumos. Além de transporte fluvial e rodoviário de grãos, operações portuárias, geração e comercialização de energia elétrica renovável. Com sede em Cuiabá (MT), a AMAGGI está presente em todas as regiões do Brasil, com fazendas, armazéns, escritórios, fábricas, frota fluvial e rodoviária, terminais portuários e centrais hidroelétricas. E, no exterior, a empresa possui unidades e escritórios na Argentina, China, Holanda, Noruega, Paraguai, Suíça e Singapura. A AMAGGI produz anualmente cerca de 1,5 milhão de toneladas de grãos e fibras, entre soja, milho e algodão. A Companhia possui uma base de relacionamento comercial de aproximadamente 5,6 mil produtores rurais e, em 2023, comercializou cerca de 20 milhões de toneladas de grãos e fibras em todo o mundo.

Randon
ANK Reputation

UNIÃO TRANSPORTE BRASÍLIA (UTB) RENOVA FROTA COM 40 APACHE VIP CAIO

Tradicional cliente Caio, a empresa União Transporte Brasília, mais conhecida como UTB, atua no transporte coletivo de passageiros na região metropolitana de Brasília (DF). Para renovar a frota da capital brasileira e de cidades vizinhas, a viação optou pela aquisição do modelo urbano mais vendido no país, Apache Vip Caio, geração cinco. Das 40 unidades adquiridas, 30 já foram entregues à empresa e as outras 10 unidades estão em produção.

Doniselma Ribeiro de Lima, representante de vendas da Caio na região de Brasília, comenta “Os veículos destinados à UTB, além de manterem a robustez e modernidade, características marcantes do Apache Vip, estão equipados com itens que se alinham a missão da operadora - Transportar pessoas com segurança, pontualidade e conforto”.

Apache Vip

Os ônibus comportam até 86 pessoas, sendo 46 passageiros sentados, 38 em pé, um cobrador e um motorista. Os veículos foram encarroçados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1721, com 12,765 metros de comprimento, suspensão pneumática e tecnologia Euro VI, adotada no país para a redução na emissão de poluentes.

As poltronas desse modelo são estofadas, com encosto de cabeça e apoio para os braços, proporcionando maior conforto aos passageiros. Visando um transporte inclusivo e acessível, os veículos dispõem de sete assentos reservados para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos, além de uma poltrona para pessoa com obesidade e um espaço exclusivo para cadeirante ou pessoa com deficiência visual, acompanhada de cão-guia. Na porta traseira também há outro item de acessibilidade que facilita o embarque e desembarque de passageiros: o elevador semiautomático.

Os veículos apresentam tecnologias embarcadas, como alarme de ré com atenuador noturno, tomadas USB para recargas de dispositivos móveis, teclado com sistema multiplex, que aponta para o motorista possíveis falhas na parte elétrica do ônibus. Também possuem oito alto-falantes, preparação para microcâmeras e iluminação em led no salão interno e na caixa de porta, acima dos degraus, facilitando o acesso ao ônibus. Além disso, contam com catraca eletromecânica e pontos para instalação de validadores.

Os ônibus também foram equipados com três itinerários eletrônicos localizados em diferente locais: frontal, base do painel e lateral direita, proporcionando melhor visibilidade das linhas para os passageiros.

Caio Há mais de 78 anos, a Caio é referência em soluções para a mobilidade, oferecendo aos operadores ônibus urbanos com o melhor custo-benefício e para os passageiros, condições dignas e seguras de transporte. A Caio preza por oferecer serviços personalizados, atendendo a todos os clientes de forma ágil e com excelência em assistência técnica, disponibilidade de peças de reposição, além do fornecimento de manuais de garantia, operação e manutenção.

Grupo Caio

FESTURIS DIVULGA GRAMADO INTERNACIONALMENTE

O Festuris vem realizando neste mês de setembro, uma extensa agenda de encontros, visando a 36ª edição do evento! Seus organizadores marcaram encontros em Punta Del Este no Uruguai, Buenos Aires na Argentina, Lima no Peru e Brasília.

Promoveram conexão com players do turismo e marcas internacionais, fortalecendo a imagem de Gramado como destino turístico de destaque.

Nesta semana, nos dias 26 e 27, a CEO do Festuris, Marta Rossi, acompanhada pela gerente de comunicação Cibele Marcon, o executivo comercial Abimael Rodrigues, o brand designer Moisés Castilhos e o administrador Sérgio Prade estarão no Uruguai, onde ocorre a Gramado Summit Punta Del Este. Eduardo e Juliana Zorzanello viajaram para o Uruguai ainda no domingo, e nesta segunda-feira (23), estiveram reunidos com o Ministério do Turismo do Uruguai.

De 28 de setembro a 1º de outubro, a gerente de projetos especiais, Kênia Jaeger, estará em Buenos Aires, na Argentina, para participar da Feira Internacional de Turismo da América Latina, que vai reunir dezenas de países e o Brasil é o grande homenageado desta edição.

“A FIT sempre está no calendário do Festuris, pois encontramos muitas possibilidades de relacionamentos e prospecções, além dos principais destinos internacionais estarem lá” destaca Kênia.

Também nesta semana, de 25 a 28, a executiva comercial do Festuris, Endi Betin, e o jornalista Fernando Gusen participam da ABAV Expo em Brasília, realizada pela Associação Brasileira de Agentes de Viagens e que deve receber mais de 40 mil participantes. Na capital federal uma das agendas é com o ministro do Turismo, Celso Sabino.

“A presença em eventos globais permite estabelecer parcerias estratégicas com operadores turísticos e agentes de viagens, ampliando a rede de contatos e oportunidades de negócios. A troca de experiências com outros destinos também enriquece o conhecimento local, contribuindo para a inovação nos serviços oferecidos”, destaca o CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello.

O FESTURIS - Feira Internacional de Turismo é um evento que acontece em Gramado desde 1989. É um palco de debates de temas relevantes da atualidade e uma feira de negócios, considerada a mais efetiva em resultados para os expositores. Em 2023, vieram 2500 marcas, 15 mil participantes e 40 destinos internacionais. Ocupou três pavilhões que totalizaram 27 mil metros quadrados de área. A edição deste ano ocorre de 7 a 10 de novembro.

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com.


HORSE PASSA A OFERECER SERVIÇOS AVANÇADOS DE TESTES DE POWERTRAIN NO BRASIL

Empresa abre acesso para fabricantes aos seus serviços de teste de motor e emissões em sua planta em Curitiba, no Brasil. Engenheiros podem avaliar powertrains em condições de laboratório ou em ambientes de condução reais.

A HORSE, divisão da HORSE Powertrain Limited e líder em sistemas de powertrain inovadores e de baixas emissões, passa a oferecer seus serviços avançados de motor e emissões para fabricantes automotivos na planta de Curitiba, no Paraná. Essa instalação fornecerá serviços de teste para marcas automotivas sul-americanas.

Como uma das primeiras na América do Sul, a instalação de testes de Curitiba possui equipamentos de ponta, laboratórios e oficinas para atender às exigentes demandas automotivas da região. Ela oferece serviços especializados, incluindo testes de desenvolvimento de calibração de base, testes de durabilidade, testes de emissões para motores e gestão do processo de Conformidade de Produção (COP).

“É extremamente empolgante abrir as portas da nossa instalação de testes de última geração em Curitiba. Com dinamômetros de motor modernos, laboratórios de emissões, instalações de homologação e uma equipe dedicada de engenheiros e técnicos, esse centro de excelência oferece um recurso valioso para a região. A capacidade de Curitiba cria oportunidades incomparáveis para entregar soluções personalizadas e eficientes para as demandas específicas dos nossos clientes nos mercados sul-americanos”, afirma Wesley Palma, Diretor da Planta HORSE Curitiba.

Instalações de ponta

A instalação de testes em Curitiba apresenta várias tecnologias avançadas que permitem à HORSE desenvolver e homologar powertrains, localmente, para mercados-chave da América do Sul.

Há três bancadas de testes para o desenvolvimento da calibração de base de motores, que utilizam os mais recentes equipamentos. Operando em dois turnos, as três bancadas têm uma capacidade combinada de 6.500 horas por ano.

Apesar de a planta de Curitiba estar situada a uma altitude de 920 metros, a área de testes de motores possui um sistema avançado de pressurização que permite realizar os ensaios no nível do mar.

A HORSE também tem acesso a extensas pistas de teste e rotas de condução, permitindo a avaliação do powertrain nas mais variadas condições e ambientes de condução.

Testes de emissões

Além disso, há um Laboratório de Emissões Veiculares (LEV) para desenvolvimento de calibração de emissões e homologação final de emissões. Operando em um ciclo de quatro turnos, o laboratório tem capacidade para realizar testes por 4.500 horas por ano e possui ISO17025 (CRL0609).

A instalação também conta com um laboratório químico que pode medir e analisar as emissões de aldeídos, subprodutos do etanol, muito usados na região. Além disso, abriga uma câmara de testes evaporativos de veículos  (VVTSHED) para a detecção completa e eliminação de vapores de combustível de powertrains em desenvolvimento. Capaz de acomodar um veículo inteiro, ela permite que os engenheiros avaliem todo o sistema de combustível em operação.

Os testes de emissões de escapamento também podem ser realizados, tanto em condições de laboratório quanto em situações reais de condução. Por meio de um Sistema Portátil de Medição de Emissões (PEMS) acoplado ao veículo e ao sistema de escape é possível capturar com precisão os dados de emissão de escape em um cenário de condução real. Combinado com os extensos testes em bancada, isso permite que os engenheiros garantam que os powertrains sejam testados e homologados de acordo com os mais recentes padrões de Emissões Reais de Condução (RDE).

"O mercado brasileiro possui um dos critérios mais rigorosos para testes de emissões e consumo de combustível no mundo, incluindo testes evaporativos. Temos orgulho de agora oferecer ao mercado soluções de teste que atendem a esses padrões, garantindo alta qualidade e mobilidade sustentável”, afirma João Dias, Gerente do Centro de P&D da HORSE no Brasil.

HORSE
Grupo Printer Comunicação

IVECO E SENAI FIRMAM PARCERIA PARA A IMPLANTAÇÃO DA IVECO ACADEMY EM BELO HORIZONTE

Centro de treinamento vai capacitar profissionais e fortalecer a conexão entre a indústria e a educação técnica

A IVECO, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), por meio do SENAI-MG, anunciou a implantação da IVECO Academy na unidade SENAI Horto, em Belo Horizonte (MG). A cerimônia, realizada nesta terça-feira (24), que formalizou um termo de cooperação que garantirá a utilização do espaço por uma década, contou com a presença de Marcio Querichelli, presidente da IVECO na América Latina; Michele Ziosi, vice-presidente Sênior de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Iveco Group; e Flávio Roscoe, presidente da FIEMG. 

e/d: Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina; Michele Ziosi, diretor de Relações Públicas e Sustentabilidade do Iveco Group; Flávio Roscoe, presidente da Fiemg e Fernando Passalio, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. 

Marcio Querichelli acrescenta que essa iniciativa representa um importante passo para o desenvolvimento da mão de obra qualificada no setor de transportes, impulsionando a competitividade da indústria local. “Ao firmarmos essa parceria com o SENAI, estamos criando um espaço inovador de aprendizado que vai muito além da simples formação técnica. Queremos cultivar um ambiente que promova a excelência, a inovação e a prática contínua, preparando nossos profissionais para os desafios de um mercado em constante evolução. Por meio da IVECO Academy, teremos a oportunidade de moldar as habilidades e competências necessárias para atender às demandas específicas da indústria automotiva, alinhando a educação técnica às necessidades reais do setor.”

O SENAI ficará responsável pela adequação e reforma das instalações, preparando-as para o novo centro de treinamento da IVECO Academy, enquanto a IVECO se compromete a realizar um aporte financeiro mensal para a manutenção do espaço. As atividades serão conduzidas em conjunto, utilizando a infraestrutura e toda expertise do SENAI e os maquinários e equipamentos da montadora, que servirão para as aulas práticas dos alunos.

Os investimentos aportados serão de R$ 2,7 milhões na área destinada à IVECO Academy, que contará com aproximadamente 1380,5m² (prazo da obra de 12 meses), incluindo salas de estudo e espaço para aulas práticas, com conclusão prevista em seis meses. O acordo, contrato de 5 anos renováveis por mais 5 anos, também prevê a utilização de outras unidades do Senai em Minas Gerais. Além de capacitar os concessionários da rede IVECO, a nova unidade oferecerá suporte à fábrica e abrangerá outras linhas de negócios do grupo.

“Essa parceria busca não apenas capacitar profissionais para o setor automotivo, mas também fortalecer a conexão entre a indústria e a educação técnica, promovendo um ambiente de aprendizado e inovação que atenda as demandas atuais e futuras do mercado. Desde o lançamento, a IVECO Academy tem alcançado resultados impressionantes, com mais de 16 mil participações em treinamentos e mais de 12 mil horas de capacitação dentro do universo IVECO. Com essa parceria vamos utilizar a força dessas duas grandes marcas para expandir o impacto que a IVECO Academy tem na sociedade e no mercado de trabalho”, destaca Bernardo Brandão, diretor geral de Peças e Serviços da IVECO para a América Latina.

Para Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, esta iniciativa reforça o compromisso do SENAI-MG em promover a educação profissional de qualidade atrelada às demandas da indústria. “Ao unir a expertise do SENAI em formação técnica com a inovação e tecnologia da IVECO, somos portadores de futuro, preparando aos alunos e profissionais para os desafios do setor automotivo. Acreditamos que essa colaboração contribuirá significativamente para o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais, fortalecendo a competitividade da nossa indústria e gerando novas oportunidades para a sociedade”, disse Roscoe.

A IVECO Academy LATAM

A IVECO Academy LATAM foi criada para 0 desenvolvimento dos profissionais da Rede de Concessionárias da América Latina com o objetivo de inovar as trilhas de aprendizagem nas áreas Comercial, Técnica, de Peças e Acessórios, além de implementar novos padrões de atendimento. Uma das inovações de destaque é o canal da IVECO Academy LATAM no YouTube, com conteúdos exclusivos e de fácil acesso para consulta. O canal já tem mais de 3 mil inscritos e mais de 80 mil visualizações, o que garantiu à IVECO Academy LATAM o primeiro lugar no ranking entre as outras quatorze IVECO Academies no mundo, dentro de um programa promovido pela matriz, na Itália.

IVECO

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (MI: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação. Para mais informações sobre a IVECO, clique aqui e visite o site www.iveco.com.br.

SENAI-MG

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Minas Gerais (SENAI-MG) é uma instituição de referência em educação profissional e tecnológica no estado. Com 64 unidades e cerca de 250 mil alunos, o SENAI-MG oferece cursos de formação inicial e continuada, ensino técnico e superior, atendendo às demandas da indústria por mão de obra qualificada. A instituição desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais, promovendo a inovação e a competitividade do setor industrial por meio da capacitação profissional e do incentivo à pesquisa e desenvolvimento. Para mais informações sobre o SENAI-MG, clique aqui e viste o site www.fiemg.com.br.

Foto: Sebastião Jacinto Júnior/Divulgação Iveco.

IVECO
Rede Comunicação de Resultado

VOLGREN LANÇA NOVOS ÔNIBUS NO NATIONAL BUS AND COACH SHOW 2024

A Volgren, empresa pertencente à Marcopolo S.A. e líder australiana na produção de ônibus, esteve presente no National Bus and Coach Show 2024, realizado nos dias 17 e 18 de setembro no Brisbane Convention and Exhibition Centre. Os lançamentos apresentados foram o Volgren Optimus Elétrico, com opções de chassis Yutong E12 e BYD BC12 ‘Blade 1’, e o Volgren Optimus a Hidrogênio, desenvolvido em parceria com a Wrightbus.

O ônibus urbano Volgren Optimus elétrico, solução testada e aprovada que os operadores implementaram com sucesso em Melbourne, Sydney, Brisbane e Perth, foi projetado para adequação a vários chassis diesel, hibridos, elétricos e hidrogênio, e está em conformidade com os mais altos níveis de padrões de qualidade, segurança e inflamabilidade para ônibus na Austrália. Os modelos têm autonomia de até 350 quilômetros e é oferecido em diferentes opções de comprimento total, variando de 11,7m a 12,5m e possui uma das carrocerias de ônibus de emissão zero mais leves de sua classe, resultado de milhares de horas de pesquisa e testes dinâmicos.

O Volgren Optimus a Hidrogênio começou a ser desenvolvido em 2022, quando a companhia assinou um acordo histórico com a Wrightbus, um dos principais fabricantes de ônibus de hidrogênio da Europa, para introduzir os primeiros ônibus de célula de combustível movidos a hidrogênio para o mercado australiano. Os ônibus de célula de combustível de hidrogênio desempenharão um papel importante na transição para o transporte de emissão zero e a Volgren está comprometida em acelerar essa tecnologia empolgante.

Além dos lançamentos, empresa expôs ainda o ônibus urbano Volgren Optimus elétrico, com chassi Volvo BZL e o rodoviário Marcopolo Audace 1050, com chassi Volvo B8R, atualmente produzido na Marcopolo China.

A Volgren é a maior fabricante de ônibus da Austrália, com cerca de 70% de participação e operações de fabricação e suporte pós-venda no país. A empresa construiu seu primeiro ônibus em 1979 e, hoje, projeta e fabrica ônibus de transporte público de todos os tipos, em várias tecnologias, incluindo veículos de emissão zero.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação