sexta-feira, 4 de outubro de 2024

UMA CAMPANHA MUITO ESQUISITA. Por Marli Gonçalves*

Acompanho de perto campanhas há muitos anos, já vi de tudo, mas esquisita – quase esquizofrênica - como está essa campanha, especialmente aqui em São Paulo, não lembro. O primeiro turno da campanha municipal se encerrou, depois de polêmicas e pancadarias e com um sujeito muito esquisito e perigoso no meio ajudando a estragar ainda mais.

#spcidadeàstraças. Uma hashtag que uso muito nas fotos que flagro de absurdos que presencio em São Paulo, e parece que ainda vou usar durante muito tempo se depender dessa campanha desvairada que presenciamos. Foi um tal de promessas para lá e pra cá, culminando com um sujeito prometendo, entre outas sandices, teleféricos em favelas, outro, mais barquinhos, a resolução de velhas questões num estalo de dedos como se estas fossem fáceis e só dependessem deles. Um orçamento que certamente é bilionário, sem dúvida, mas que não é tão elástico para viabilizar tantas bondades prometidas.

Os temas realmente não saem, nem conseguem, sair disso, ou seja, tudo o que nos incomoda e que precisamos de soluções, os problemas urbanos: transportes, habitação, saúde, ação social, infraestrutura, mobilidade, segurança, a Cracolândia, o fantasma que anda e agora se divide por todas as regiões, zeladoria. Temo que daqui a quatro anos novamente todos eles estarão de novo na lista, nas urnas de sorteio dos debates, nas próximas promessas. Um looping de não soluções.

Para não dizer que está tudo ruim, tá aí, gostei dos jingles principais. Um sambinha, uma batucada, refrões que dão liga, até dá para mexer o pezinho acompanhando. Pronto. Falei uma coisa boa. Porque as campanhas que foram mostradas na televisão – e nisso o tal Marçal – graças! – não teve espaço, foram testemunhos do poder econômico de um, o que está com a caneta nas mãos, impressionante como Ricardo Nunes teve verba até para a última semana: foi um tal de Ele Fez, Ele faz, ele quer continuar fazendo. Fora os exageros, ora, se ele é o prefeito tinha mais que ter feito mesmo pelo menos alguma coisa - mas o que faltou fazer, os erros, foi o mote dos adversários, campanhas bem mais modestas. Não houve harmonização facial que resolvesse a tentativa de lhe dar mais carisma e credibilidade, nem as companhias, especialmente a do atual governador (aliás, todo o Estado de São Paulo deve estar ótimo, porque o Tarcísio dedicou bom tempo de sua gestão para lhe empenhar apoio, desafiando até o seu criador, Bolsonaro).

As campanhas de Boulos, Tabata, Datena (a tal Marina Helena é fora de questão, só tem pose) seguiram o mesmo script. Mas Boulos mostrou sua vice, Marta Suplicy. Tabata aqui e ali lembrou da sua, Lúcia França, esposa do ministro Márcio França, e do partido. Parou aí. Datena tem como vice o antipático José Anibal, que nos lembra só a decadência do PSDB e tucanos. Marçal, não lembro de ter ouvido uma só vez falar da sua vice, mostrá-la, aliás já mostrou, sim, mas o quanto despreza todas as mulheres. É Antônia de Jesus, negra, pastora e policial, que qualquer hora a gente descobre exatamente como foi parar lá e para o que serve, além de ter sido anunciada com chá revelação, todo rosinha. Nunes tem um coronel aposentado da Polícia Militar Ricardo de Mello Araújo que só vi aparecendo diante do prédio da Rota vociferando ameaças. Adora um verde e amarelo, bater no peito de patriota, direita tipo 8 de janeiro.

Esqueceram seus vices? Nunes está aí só por ter sido vice de Bruno Covas, bom lembrar.

O marketing político que já foi tão interessante, mesmo quando “vendia” sujeitos como Maluf, parece realmente em crise. Não há mais grandes nomes que se destaquem, grandes sacadas, slogans criativos. Os concorrentes aparecem vindos da periferia, pobres, locais que conheceram há muito tempo, as desgraças que visitam, agora vencedores com boas intenções: tornando de alguma forma todos iguais, acabaram abrindo o espaço para o surgimento e crescimento do engomado e perigoso do boné, o provocador da cenográfica mãozinha engessada, falando estultices embaladas para presente e prometendo o Éden da riqueza, manipulador das redes digitais.

Realmente não é de admirar, mas de temer, que estejamos agora com o coração nas mãos, e um empate triplo nas pesquisas. O Brasil dividido e a maior cidade do país repartida em três.




Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano – Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon. Me encontre, me siga, juntos somos mais. Blog Marli GonçalvesFacebookInstagram,Twitter. marli@brickmann.com.br. 

MERCEDES-BENZ É CONDENADA EM R$ 40 MILHÕES POR DISCRIMINAR TRABALHADORES LESIONADOS

Trabalhadores adoecidos da fábrica de Campinas (SP) relataram casos de assédio moral e discriminação

A Mercedes-Benz do Brasil Ltda. foi condenada pela segunda instância da Justiça do Trabalho ao pagamento de indenização no valor de R$ 40 milhões a título de dano moral coletivo, por discriminar e assediar moralmente trabalhadores lesionados da fábrica da empresa em Campinas (SP).

A decisão foi proferida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15) em uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Cabe recurso ao Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Além do pagamento da indenização, os desembargadores determinaram o cumprimento de todas as obrigações pleiteadas pelo MPT (fazer e não fazer), sob pena de multa de R$ 100 mil por trabalhador vítima de assédio ou discriminação, ou multa diária de R$ 10 mil, a depender do item descumprido.

São mais de 12 obrigações que devem ser cumpridas pela montadora, incluindo o fim das práticas de assédio moral, especialmente contra os trabalhadores reabilitados; a elaboração de programas internos de prevenção ao assédio e discriminação (diagnóstico do ambiente de trabalho, adoção de estratégias de intervenção, treinamentos, palestras, etc); instituição de processos de mediação e acompanhamento da conduta dos assediadores; implementação de normas de conduta e de uma ouvidoria interna para tratar os casos de assédio, dentre outras.

Inquérito

O MPT investigou a Mercedes-Benz a partir de denúncia do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região de que trabalhadores que sofreram lesões em decorrência do trabalho estavam sendo isolados dentro da fábrica da empresa em Campinas (SP) durante o seu processo de reabilitação após afastamento pelo INSS.

Em depoimentos de trabalhadores concedidos à Procuradoria, ficou claro que a empresa não possui um programa específico de realocação de mão de obra reabilitada, fazendo com que os trabalhadores adoecidos fiquem expostos constantemente a situações vexatórias e humilhantes.

Uma dessas situações se refere ao isolamento desses trabalhadores em setores onde ficaram submetidos a uma inatividade forçada, ou seja, permaneceram durante toda a jornada de trabalho sem executar qualquer tipo de atividade. Além disso, os reabilitados são impedidos de participar de eventos com a presença dos demais empregados e deixam de concorrer a cargos mais elevados dentro da empresa.

Humilhação

Segundo os depoimentos, a situação em questão gerava atritos com os demais colegas e com as chefias imediatas, que os chamavam de “vagabundos”, “preguiçosos” e “ruins de serviço”. Um dos empregados, que possui lesão na coluna, informou ao MPT que, devido às medicações e às restrições na prática de exercícios físicos, ganhou peso ao longo do tempo. Os próprios profissionais do departamento médico da empresa afirmaram que ele havia contraído a lesão na coluna por ser “gordo” e “barrigudo”.

Um dos trabalhadores reabilitados foi isolado dos demais trabalhadores, segundo ele, por ser muito “articulado”. Os colegas de trabalho foram proibidos pela chefia de interagir com ele, para que não fossem “contaminados”.

De acordo com a acusação do MPT, os encarregados da Mercedes colocaram um grupo de trabalhadores lesionados no meio do setor de produção, entre os demais trabalhadores, e os fazia abrir caixas de papelão, com a finalidade de humilhá-los.

Em outras graves situações, um dos chefes do trabalhador lesionado teria afirmado que gostaria de acertá-lo com uma "12" (arma de fogo), e um outro metalúrgico, portador de diabetes, chegou a urinar nas calças porque foi impedido pelo chefe de ir ao banheiro; seu apelido passou a ser “mijão”.

Também foram relatados nos autos casos de discriminação racial. Um dos gerentes da fábrica disse a um dos trabalhadores reabilitados, de raça negra, que não conseguiria ir para os Estados Unidos por conta da cor da sua pele. Um outro empregado foi chamado de “macaco filho da p***” pelo chefe após denunciar ao setor de compliance da empresa os casos de assédio moral contra reabilitados.

Ação judicial

A Mercedes-Benz negou que estivesse cometendo assédio moral ou discriminação, e se negou a celebrar termo de ajuste de conduta (TAC) com o MPT. A procuradora Luana Duarte, então, ajuizou a ação civil.

Em dezembro de 2023, o juízo da 12ª Vara do Trabalho de Campinas julgou improcedentes os pedidos formulados pelo MPT, levando ao ingresso de recurso pela Instituição. O processo está sendo acompanhado pelo procurador Marcel Bianchini Trentin.

No acórdão que reforma a sentença de primeira instância, o desembargador relator Luís Henrique Rafael afirmou que “o Ministério Público do Trabalho descreve a identificação de linha cronológica do tratamento dispensado aos trabalhadores adoecidos a partir dos depoimentos testemunhais: num primeiro plano, os trabalhadores são vítimas de isolamento, até mesmo físico, sendo subtraídos de oportunidades de ascensão profissional, de acréscimos remuneratórios, de promoções, ficando alocados num "Grupo de Divergentes", "congelados" dentro da estrutura organizacional da empresa”.

O magistrado continua seu voto, alegando que “verifica-se no comportamento reiterado da recorrida e seus prepostos verdadeiro culto ao "capacitismo", pretendendo estabelecer quais são os corpos adequados e suas possibilidades, assim como quais não são. Ressalta-se que referidas práticas revelam, inclusive, conduta tipificada no Art. 88 da Lei nº 13.146/2015, que reconhece como crime a discriminação em razão da deficiência. Aceitar as práticas incontroversamente realizadas como "fatos isolados", como defende a recorrida, representaria grave retrocesso social que obstaculizaria as garantias constitucionais aos direitos da pessoa com deficiência”.

Processo nº 0010910-78.2019.5.15.0131

Ministério Público do Trabalho
Assessoria de Comunicação
Rafael Almeida
prt15.ascom@mpt.mp.br

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

CUMMINS ANUNCIA NOVA TECNOLOGIA DE CONTROLE DE PRESSÃO DOS PNEUS NO MERCADO BRASILEIRO


A Cummins, líder global na fabricação de eixos e sistemas de trem de força, anuncia no mercado brasileiro a nova tecnologia de controle de pressão de pneus, conhecida globalmente como MTIS (Meritor Tire Inflation System) e, no Brasil, sob o nome Meritor CalibrAR. Esta solução, desenvolvida pela Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS), é voltada exclusivamente para carretas, oferecendo benefícios significativos em termos de segurança, economia e manutenção.

Atualmente em fase de testes para tropicalização, ou seja, adequação às características dos veículos brasileiros e coleta de dados de performance das aplicações que rodam em território nacional, o Meritor CalibrAR tem previsão de lançamento em meados de 2025. “Trata-se de um sistema que oferece uma combinação de segurança, economia e robustez, o qual elevará os padrões de eficiência das operações de frotas”, diz Renan Silveira, especialista de produtos da CDBS.

A nova tecnologia é alimentada pelo compressor que integra o sistema de freios e suspensão a ar do veículo. “O ar captado passa por uma central de controle, onde há um filtro secador responsável por retirar a umidade do ar. Ne sequência, este ar é distribuído para os eixos, conduzido para as extremidades e, por meio da tubulação do sistema, chega até os pneus”, explica Silveira.

O objetivo é manter a pressão ideal dos pneus, repondo automaticamente o ar em caso de vazamento, permitindo que o motorista continue dirigindo até chegar a um local seguro para os eventuais reparos, elevando a segurança de todos que convivem no trânsito.

Outra inovação desta tecnologia que eleva a segurança é o monitoramento e alerta térmico e de proteção contra o superaquecimento na ponta do eixo. O sistema, projetado para suportar temperaturas de até 160ºC, localizado na vedação do eixo, mantém o ar dentro da tubulação. Em caso de superaquecimento, faz com que o ar desvie o caminho, passando por pequenos orifícios na ponta do cubo, gerando um assovio característico, ou seja, um sinal claro e audível, permitindo que os operadores tomem medidas imediatas para evitar danos ao equipamento.

O novo dispositivo também traz vantagens para o custo total da operação (CTO), já que o sistema mantém a pressão correta dos pneus, resultando em até 1,5% na economia de combustível e um aumento de até 10% na vida útil dos pneus, além de reduzir custos de manutenção, eliminando a necessidade de calibração frequente e prolongando o período entre as trocas de pneus.

Comparado a outros sistemas no mercado, o CalibrAR se destaca também por sua robustez e durabilidade. A solução mais simplificada e a configuração totalmente interna, com todos os componentes protegidos dentro do sistema da roda, evitam problemas com mangueiras expostas que podem ser danificadas.

O kit do novo Meritor CalibrAR inclui todos os componentes necessários para instalação que é simples e rápida, levando cerca de três a quatro horas.

Atualmente, a Unidade de Aftermarket da CDBS conta com um portfólio com mais de 3 mil itens ativos, incluindo componentes do diferencial automotivo, rolamentos, cruzetas e óleo para o diferencial, que segue com a marca Meritor.

De acordo com Leandro Carvalho, diretor de Aftermarket da CDBS para a América Latina, para este ano, nossa expectativa é de crescimento de 14% em comparação com o ano anterior. Nos últimos anos, implementamos uma série de ações, dentre elas, a adequação dos preços e do portfólio ao mercado de reposição, investimentos em treinamento de profissionais e reformulação da forma de atendimento aos distribuidores, visando o crescimento contínuo de nossa operação e o oferecimento de mais qualidade e excelência no mercado de pós-vendas.

Cummins Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

FESTIVAL INTERLAGOS 2025 APRESENTA NOVIDADES PARA EXPOSITORES E SE PREPARA PARA RECEBER MAIS DE 350 MIL VISITANTES

O maior evento de experiência motor do mundo já tem datas definidas e algumas novidades anunciadas, como a assinatura de campanha: “Experimente o inesquecível”. O Festival Interlagos 2025 foi oficialmente aberto na segunda-feira (1), em São Paulo, em evento promovido pelos organizadores para expositores, clientes, jornalistas e convidados, no Teatro B32, zona sul de São Paulo.

Concebido para ser uma experiência única para apaixonados por motocicletas e automóveis, o Festival Interlagos 2025 “deu a partida” para um público de 350 convidados, entre executivos de montadoras (motos e carros), acessórios, peças, lubrificantes, seguros e outros nichos relacionados ao negócio. O evento teve a apresentação das novidades, das atrações e até das novas plantas dos eventos, que serão realizados nos dias 28 de maio a 01 de junho (Festival Interlagos 2025 Motos) e 11 a 15 de junho (Festival Interlagos 2025 Automóvel).

Sucesso absoluto em 2024, quando reuniu 253,7 mil visitantes (135 mil no de Motos e 118,7 mil no Automóvel), e com 898 milhões de impressões obtidas por toda a comunicação gerada, o Festival Interlagos está dando a largada para a edição 2025 com a mão (ou o pé) no acelerador.

O CEO do Festival Interlagos, Márcio Saldanha, lembrou que os eventos são únicos em todo o mundo por reunirem testes de veículos na pista do Autódromo, exposição de motos (ou carros), entretenimento, negócios, lazer, esporte e diversão em um novo formato que ocupa integralmente a lacuna deixada pelos antigos salões, onde só havia a exposição de novos veículos.

“Hoje estamos apresentando as plantas dos eventos, com novas área de exposição, experiências e entretenimento”, disse Saldanha, durante sua apresentação no evento. Já o jornalista e influenciador Edu Bernasconi, que é sócio e um dos idealizadores da edição Automóvel, lembrou da forte adesão das montadoras para corroborar a relevância desse novo formato trazido pelo Festival Interlagos. "Mais do que a experimentação de produtos, o Festival realiza sonhos de apaixonados ao colocá-los na pista para pilotar as motos e os carros. O engajamento e o recall do público com o evento são altíssimos”, destacou.

O reconhecimento oficial do Festival Interlagos também foi confirmado pela Prefeitura de São Paulo, que posicionou o evento como estratégico para a cidade e formalizou um contrato de 5 anos entre o Autódromo de Interlagos e o Festival, até 2028.

Festival Interlagos
Assessoria de Imprensa
Edu Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com
Patrícia Larsen
imprensa@festivalinterlagos.com.br

BMW ARAQUARI: MAIOR FÁBRICA DE CARROS PREMIUM DA AMÉRICA DO SUL CELEBRA 10 ANOS COM MAIS DE 100.000 UNIDADES PRODUZIDAS.

Uma década de história e orgulho! Há 10 anos, a maior fábrica de carros premium da América do Sul foi inaugurada em Araquari (Santa Catarina). Mais de 100.000 veículos foram fabricados desde o início da produção. O BMW Série 3 e o BMW X1, produzidos em Araquari, são líderes de vendas em seus segmentos no Brasil e garantem à marca a liderança no segmento premium pelo sexto ano consecutivo. A planta também produz atualmente o BMW X3, o BMW X4 e, em poucas semanas, o BMW X5 PHEV, o carro mais tecnológico e sofisticado já fabricado na América do Sul.

“Estamos começando uma nova era de produção de modelos eletrificados no Brasil. O nosso BMW X5 PHEV será o primeiro modelo híbrido plug-in produzido na América do Sul! Isso prova que, ao entrarmos na próxima década de nossas operações em Araquari, estamos aprofundando nossa presença e fortalecendo nosso compromisso com o Brasil”, diz Milan Nedeljković, Membro do Conselho de Administração da BMW AG, responsável pela Produção.

Em dezembro de 2023, o BMW Group anunciou um aumento de 10% na produção da planta Araquari a partir de 2024, visando alcançar uma produção anual de 11.000 unidades. Além disso, a mão de obra está crescendo constantemente e sendo treinada para produzir veículos eletrificados.

A planta Araquari é responsável pela produção do BMW Série 3 e do BMW X1, os carros mais vendidos no Brasil nos últimos cinco anos. “O BMW Group é guiado pelo princípio de que ‘a produção segue a demanda do mercado’. Nossa decisão de trazer o X5 PHEV para Araquari foi incentivada pelo forte desempenho dos modelos eletrificados em nosso portfólio no mercado brasileiro. Até agora, um em cada quatro BMWs vendidos aqui é totalmente elétrico ou híbrido plug-in. E estou convencido de que o novo X5 PHEV produzido localmente ajudará a aumentar essa participação”. E Nedeljković acrescenta: “A planta Araquari tem uma linha de produção flexível e, portanto, está pronta para produzir modelos híbridos ou elétricos em um curto espaço de tempo, dependendo da demanda do mercado”.

As emissões de CO2 provenientes do consumo de eletricidade da fábrica são compensadas pela geração de energia limpa. No total, 1.902 painéis solares instalados no telhado do edifício da montagem geram mais de 1 milhão de kWh/ano. Mesmo assim, o grupo está investindo em melhorias para reduzir ainda mais as emissões de CO2. Além disso, são implementadas práticas de reutilização de efluentes, reaproveitamento de água e redução do consumo de solventes nas áreas operacionais.

Aqueles que viajam pela BR-101, na região de Araquari, são impactados por uma imensa planta de produção premium. As instalações do BMW Group ocupam uma área de 1,5 milhão de m², com 112.893 m² de edificações, cercadas por áreas de preservação. A infraestrutura local oferece uma linha de produção completa, incluindo área de carroceria, pintura, linha de montagem, processos de qualidade e logística, além de laboratórios, edifícios administrativos e auxiliares. Também abriga a sede conjunta com o escritório em São Paulo do único escritório global de engenharia do BMW Group na América do Sul.

O programa de visitas "Inside BMW Group Brazil", lançado há dois anos, tem sido um sucesso. Adultos e crianças com mais de 10 anos entram na fábrica todos os dias, exceto nos fins de semana e feriados, para ver de perto a montagem dos carros. Eles também têm a oportunidade de fazer um passeio na pista de testes práticos, conduzido por um motorista especializado. O programa de visitas é gerenciado pela Serra Verde Express, que oferece o serviço em dois turnos, às 9h e 13h. Até agora, mais de 3.000 pessoas já visitaram a Planta Araquari.

BMW Group - Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial  - de automóveis e motocicletas premium e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group compreende mais de 30 locais de produção em todo o mundo; a empresa possui uma rede global de vendas em mais de 140 países. Em 2023, o BMW Group vendeu aproximadamente 2,5 milhões de veículos de passageiros e mais de 209.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos no exercício financeiro de 2023 foi de 17,1 bilhões de euros sobre receitas no valor de 155,5 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2023, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 154.950 colaboradores. O sucesso do BMW Group sempre foi baseado em pensamento de longo prazo e ação responsável. A empresa definiu seu rumo para o futuro desde o início e está fazendo da sustentabilidade e da eficiência de recursos o foco da direção estratégica da empresa – desde a cadeia de fornecimento, passando pela produção, até o final da fase de uso, para todos os seus produtos.

BMW Group América Latina - O BMW Group é líder em produtos e serviços de tecnologias de mobilidade individual Premium na América Latina, onde comercializa suas três marcas: BMW, MINI e BMW Motorrad. A BMW é a marca automotiva Premium favorita na América Latina, com mais de um em cada três veículos vendidos na região. Em 2023, a marca comercializou 41.284* unidades. A MINI vendeu 7.250* unidades no mesmo período. A BMW Motorrad comercializou 26.378* motocicletas na região, estabelecendo um recorde de vendas. A BMW é a marca Premium mais vendida no Brasil, México e Mercados Importadores. A BMW Motorrad também alcançou recordes de vendas e agora conta com 3 dos 15 principais mercados globais na América Latina: Brasil, México e Mercados Importadores. Com a eletrificação como um dos pilares do Grupo, cerca de 25% das vendas do BMW Group na América Latina são de veículos elétricos ou híbridos plug-in. O BMW Group entregou cerca de 45 mil equipamentos de carga pessoais ou corporativos na região. O Grupo conta com 4.700 colaboradores na região da América Latina. Seus escritórios de vendas estão localizados na Argentina, Brasil e México (onde se encontra o escritório regional). As plantas de produção do BMW Group na região estão localizadas no Brasil e no México. O Brasil possui duas plantas: uma em Araquari - Santa Catarina, com foco na produção de automóveis; e a outra em Manaus - Amazonas, que é a primeira instalação a fabricar motocicletas fora da Alemanha. No México, foi anunciado em julho de 2014 um investimento de 1 bilhão de dólares para a construção e operação de uma planta do BMW Group em San Luis Potosí. Este local de produção iniciou suas operações em 2019 com a produção do BMW Série 3; em 2021, a operação foi ampliada para incluir a fabricação do BMW Série 2 Coupé e, em 2022, do BMW M2, ambos exportados para todo o mundo. A partir de 2027, a planta de San Luis Potosí incorporará a produção de veículos elétricos e baterias com um investimento de 800 milhões de dólares.

> Informação adicional: o Brasil tem uma equipe de engenharia para apoiar desenvolvimentos globais, para além dos desafios na região e organização de apoio ao cliente, que oferece atendimento aos consumidores.

*Dados atualizados até março de 2024 referentes ao fechamento do ano de 2023.

BMW Group Brasil
Jeffrey Group

CORTECO AMPLIA PORTFÓLIO DE RETENTOR PARA CAMINHÕES DAS MARCAS MERCEDES-BENZ E VOLKSWAGEN

A companhia desenvolveu retentores para caixa de câmbio traseiro, que já estão disponíveis no mercado de reposição

A Corteco, marca do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição, anuncia a ampliação do seu portfólio com novos retentores para caixa de câmbio – traseiro. Os produtos são direcionados para caminhões das marcas Mercedez-Benz e Volkswagen.

As peças são desenvolvidas com alta tecnologia alemã para atender ao mercado de reposição brasileiro. Sob o código 7262P, os novos produtos são direcionados para os modelos VW Delivery a partir de 2017, VW 11-180 a partir de 2017, M-B Accelo a partir de 2003 e M-B LO 1016 a partir de 2022.

“Os retentores foram desenvolvidos com tecnologia de ponta, garantindo durabilidade, bom desempenho e qualidade. Os produtos são resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento, visando atender às necessidades e demandas do mercado de reposição, com a confiabilidade da marca Corteco”, reforça Alexandre Morselli, gerente de Produtos da Corteco.

Para obter mais informações sobre a empresa e seus produtos, basta acessar o site (www.corteco.com.br), fazer contato pelo Whatsapp por meio do número (11) 95033-8809, ou pelos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram (@cortecobrasil). 

A Corteco é um dos principais fornecedores de componentes para o Aftermarket Automotivo, possui fábricas e centros de distribuição em mais de 15 países diferentes e fornece mais de 26.000 produtos com qualidade OEM. Oficinas independentes confiam nas peças de reposição Corteco e, portanto, se beneficiam da qualidade original da Freudenberg.

POINT S ABRE TERCEIRA LOJA EM SÃO PAULO

A Point S inaugurou nesta quarta-feira (2) seu terceiro ponto de vendas no Estado de São Paulo, a Point S Roncar. Com uma rápida expansão impulsionada pelo sistema de franchising, a empresa chega à sétima loja no país, com uma característica interessante e reveladora: a nova unidade terá o mesmo titular do ponto de venda sediado no bairro do Tatuapé, pouco mais de um ano depois da primeira inauguração.

Presente no Brasil desde 2022, a Point S conta com duas lojas no Recife (PE), duas agora em São Paulo (SP), uma em Santo André (SP), uma em Vitória (ES) e uma em Imperatriz (MA). A Point S tem como objetivo desenvolver uma rede de mais de 250 lojas no Brasil nos próximos 5 anos, com investimento de R$ 175 milhões. Para o diretor geral da empresa, Marco Moretta, os dois formatos de franquias propostos aos empreendedores têm influenciado diretamente nessa rápida ascensão. “Estamos atendendo a dois tipos de interessados: o investidor puro, que está em busca de franquias atrativas, e o empresário do ramo automotivo, que já atua no ramo de manutenção automotiva, e quer dar um up-grade em seu negócio”, revela.

No caso da unidade que está sendo inaugurada no bairro da Penha, o investidor pertence ao segundo grupo. Fernando Vicente Ferreira, que atuava no segmento de oficinas havia 30 anos, inaugurou o Centro Automotivo Point S Roncar em agosto de 2023. “Está claro que os resultados surpreenderam e ele logo nos pediu uma nova bandeira para abrir a segunda unidade”, acrescenta Moretta.

Fernando endossa. “A empresa fornece um padrão global de qualidade para quem atua no pós venda automotivo que é vital no atual momento de transição do mercado brasileiro, não só pelo aumento da competitividade, mas também pelas novas tecnologias que estão desembarcando no país. Estou bastante satisfeito”, diz o empresário.

Localizada no bairro da Penha, na Avenida Amador Bueno da Veiga, 1.669, a nova unidade Point S Roncar está aberta de segunda a sexta das 8h00 às 18h00. Agendamentos podem ser feitos pelo telefone (11) 2609-2311.

Point SFundada em 1971, a Point S é líder mundial em pneus e manutenção de automóveis. Graças à força de sua marca, a Point S oferece uma plataforma de marca com 50 anos de história e um conceito de varejo implementado em quatro continentes. Com mais de 6.000 Pontos de Venda, a empresa está presente em 52 países ao redor do mundo e emprega mais de 23.000 pessoas. O Grupo vende mais de 20 milhões de pneus por ano e tem vendas consolidadas no varejo de mais de € 5 bilhões. Point S BrasilFiliada à Associação Brasileira de Franchising (ABF), iniciou suas operações no Brasil em 2022 e hoje possui cinco pontos de vendas no país – dois no Recife (PE), Imperatriz (MA), Vitória (ES) e São Paulo (SP). A empresa tem como meta desenvolver uma rede de mais de 250 lojas no Brasil nos próximos 5 anos, com investimento de R$ 175 milhões.

Point S Brasil
Assessoria de Imprensa
Eduardo Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com

CHEVROLET EQUINOX EV ESTREIA EM OUTUBRO COM DOIS MOTORES

A Chevrolet prepara a ampliação da sua linha de veículos elétricos no Brasil. O próximo modelo é o Equinox EV, previsto para estrear comercialmente em outubro.

O SUV chega em versão única, a mais tecnológica disponível globalmente, com dois motores, sendo o principal na dianteira e um extra auxiliar nas rodas traseiras, onde juntos geram (292 cv), tração integral eAWD, autonomia de 443 km pelo padrão do Inmetro e uma nova geração de baterias com recarregamento doméstico até duas vezes mais rápido que outros elétricos premium.

O Equinox EV também se destaca por pelo design impactante e pelo conteúdo avançado de segurança, conectividade e dirigibilidade. Um dos seus diferenciais é que ele oferece uma experiência de condução inteligente.

Entre as tecnologias inovadoras estão o modo de condução One pedal com dois níveis e aleta de regeneração, frenagem autônoma também para manobras de marcha a ré, opção de climatização automática da cabine e central multimídia com tela de 17,7 polegadas, Wi-Fi, OnStar e sistema Google built in com navegação específica para carros elétricos.

Trazendo uma proposta high-tech, o Equinox EV se junta ao Blazer EV RS, de conceito mais esportivo, no portifólio de veículos zero emissão da Chevrolet. 

Chevrolet
General Motors América do Sul

BUSSCAR AMPLIA PARTICIPAÇÃO NO MERCADO EXTERNO COM PRIMEIRO ÔNIBUS ENTREGUE À ARGENTINA

A encarroçadora de ônibus Busscar está expandindo sua participação no mercado externo com a primeira exportação para a Argentina. Nesta quarta-feira (02), o diretor comercial da Busscar, Paulo Corso, o gerente de exportação, Fabien Accariès, e o representante da Central Buses, Adrian Rizzi, receberam os sócios da empresa 20 de Junio, Evaristo Ales e Evaristo Ales Filho, no parque fabril, em Joinville. A visita dos empresários argentinos marca a entrega do primeiro ônibus de um lote de 15 Vissta Buss DD para a operadora que tem sede em San Juan.

Com uma configuração moderna e confortável, os veículos apresentam aparelho multimídia touchscreen, aparelho de rádio adicional, monitores, tomadas USB-A e USB-C nas poltronas de ambos salões, além de iluminação com cromoterapia e comando individual de som. Para o auxílio do motorista, o Vissta Buss DD conta com sensor de estacionamento e câmera de ré.

O diretor Paulo Corso celebrou a primeira venda para a Argentina com a entrega de uma maquete do Vissta Buss DD aos empresários da empresa 20 de Junio. “Como previsto, estamos retomando, aos poucos, nossa fatia do mercado externo. Esta primeira venda para a Argentina marca um momento de expansão da marca no exterior”, avalia.

Para Fabien, gerente de exportação, o Vissta Buss DD conta com os atributos necessários para atender as demandas do país vizinho.  “Os modelos negociados foram configurados para oferecer uma experiência única em viagem. Estamos entrando no mercado argentino com um produto de excelência em qualidade”, destaca.

Busscar

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

CUMMINS MERITOR AGORA É CUMMINS DRIVETRAIN AND BRAKING SYSTEMS (CDBS)

Entre os destaques da Unidade de Negócios (CDBS) do segmento de Componentes da Cummins para esta edição da Fenatran 2024, o MT-17X HE é o eixo de simples redução com a maior capacidade de carga disponível no Brasil.

Em novo posicionamento que reflete a integração dos negócios da Cummins e de sua  unidade do segmento de Componentes, líder em soluções e fabricação de sistemas de eixos e freios, a Cummins Meritor agora é Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS). Desde a aquisição, em agosto de 2022, a integração de pessoas, tecnologias e capacidades da Meritor posicionou a Cummins na vanguarda do fornecimento de soluções de trem de força totalmente integradas.

No atual cenário, a Cummins Drivetrain and Braking Systems reafirma sua liderança no País, com 60% de participação em veículos comerciais acima de 9 toneladas, ao dar continuidade no fornecimento de soluções de eixos para o mercado brasileiro. Em adicional, o portfólio com mais de 3 mil itens ativos relacionados aos eixos para o aftermarket, incluindo componentes do diferencial automotivo, rolamentos, cruzetas e óleo para o diferencial, segue com a marca Meritor. Já as tecnologias zero emissão, a exemplo dos eixos elétricos, integram o portfólio da Accelera by Cummins.

"Com um legado de mais de um século de inovação global e 68 anos de experiência no mercado brasileiro, a Cummins Drivetrain and Braking Systems representa um marco significativo em nossa trajetória marcada pela integração bem-sucedida e pela evolução contínua. Com a dedicação e o talento de nossa equipe seguiremos reafirmando nossa excelência por meio de nossas ações e soluções tecnológicas em contribuição com a mobilidade cada vez mais sustentável”, diz Kleber Assanti, gerente geral da CDBS para América do Sul.

Baseada em Osasco (SP), a CDBS produz uma ampla gama de eixos que atende veículos com capacidade entre 6 e 125 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC). “Este ano também celebramos o crescimento das vendas no Brasil, com uma previsão de aumento de cerca de 20% nas vendas dos nossos produtos para caminhões e ônibus em relação a 2023”, reforça Assanti.

MT-17X HE

Como parte das ações a serem compartilhadas nesta edição da Fenatran, a CDBS promove o eixo MT-17X High Efficiency (HE), inovação para o setor de transportes rodoviários extra pesados. O MT-17X HE é o eixo de simples redução com a maior capacidade global, suportando até 100 toneladas de PBTC.

Disponível para aplicações 6x4 e 8x4, o eixo MT-17X HE oferece maior capacidade de torque de entrada e 30% a mais de capacidade de carga disponível nesta categoria de eixos (tandem de simples velocidade), devido à tecnologia incorporada no sistema de engrenamento do diferencial (par de coroa e pinhão e engrenagens helicoidais), oferecendo ao mercado mais eficiência e confiabilidade para as aplicações.

O projeto ainda conta com tecnologia de corte de engrenagem e maior durabilidade no sistema de rolamento, proporcionando um aumento da vida útil do sistema de cardan, além de melhorias na instalação e interface de suspensão veicular. “Estas inovações trouxeram para este projeto um aumento de carga vertical, de 12 para 13 toneladas por eixo, além de avanços significativos para trazer redução de custos de manutenção e a melhor performance para categoria tandem”, afirma Mauricio Biadola, gerente Sênior de Vendas da CDBS.

O gerente ainda explica que o MT-17X HE teve redução do nível de abastecimento de óleo, de 40 litros (padrão desta classe de eixos) para 25 litros, envolvendo eixo anterior e posterior. O novo eixo para extra pesados pode ser aplicado em motorizações de até 750 hp. Outra grande vantagem do modelo é o uso exclusivo da carcaça fundida, o que proporciona o melhor design no pacote para a montagem da suspensão do veículo, trazendo flexibilidade, além de otimizar o desenvolvimento do suporte para a instalação, bem como uma maior confiabilidade em aplicações mais severas.

Detachable

O eixo tandem MT-17X HE traz ainda como opcional o sistema CDBS Detachable (capaz de alterar, quando descarregado, da configuração 6x4 para 4x2). Trata-se de uma solução inovadora para frotas que buscam melhorar as operações, reduzir custos de combustível e elevar a capacidade de carga útil.

O Detachable da CDBS é capaz de desacoplar o segundo eixo trativo direcionando o torque 100% ao primeiro eixo trativo, oferecendo a opção de suspender ou não o eixo desacoplado, de acordo com o modelo de suspensão do veículo, minimizando custos de viagens quando o veículo está sem carga.

Esta inovação foi desenvolvida 100% pelo time de engenharia brasileiro e pode equipar também os eixos da marca 6x4 e 8x4 tandem dos modelos MT-14X, MT-150, MT-160 e MT-610. “A redução em tarifas de pedágio chega a 33% e o ganho de eficiência é de até 2%, considerando apenas a desacoplagem do segundo eixo trativo e de até 5% suspendendo todo o eixo”, finaliza Biadola.

Cummins Brasil – Líder global em energia, possui unidades de negócios complementares que projetam, fabricam e distribuem motores, serviços e tecnologias relacionadas para a um amplo portfólio de soluções de energia. Seu portfólio inclui também sistemas de combustível, turbos, soluções para emissões, eixos, cardans, componentes e sistemas de geração de energia elétrica. Presente no país há mais de cinco décadas, produz uma variada gama de motores para diversos segmentos do mercado, entre caminhões de todos os portes, pick-ups, ônibus, aplicações estacionárias, máquinas de construção, equipamentos agrícolas, máquinas para mineração e aplicações marítimas. Possui duas unidades fabris: no município de Guarulhos (SP), onde estão as áreas de motores, grupos geradores, turbos e soluções de emissões. Já em Osasco (SP), a Cummins produz eixos, cardans e componentes para veículos comerciais e fora-de-estrada.


Cummins Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

FPT INDUSTRIAL E TATA DAEWOO COMPLETAM 20 ANOS DE PARCERIA

A FPT Industrial e a Tata Daewoo Commercial Vehicles acabam de comemorar 20 anos de parceria. A combinação de caminhões líderes de classe e motores tecnologicamente avançados está se mostrando altamente bem-sucedida. A FPT Industrial fornece hoje para toda a linha de veículos comerciais da Tata Daewoo, com uma variedade de motores em conformidade com a norma Euro VI, de 4 a 13 litros.

Como fabricante global de motores, a FPT Industrial tem orgulho de apoiar uma grande fabricante de veículos comerciais como a Tata Daewoo, para alcançar ganhos competitivos e aumentar sua participação no mercado. Nas últimas duas décadas, a FPT Industrial manteve o compromisso de fornecer a esse cliente de alto nível soluções ideais para motores. Desde 2015, esse compromisso envolve o fornecimento da linha completa de veículos comerciais leves, médios e pesados da Tata Daewoo com motores compatíveis com Euro VI.

Desde o início da colaboração, aproximadamente 90.000 motores foram fornecidos ao parceiro.

Um dos destaques dos motores atuais é o sistema HI-eSCR (High Efficiency SCR) de alta eficiência, sem regeneração, de propriedade da FPT Industrial. O HI-eSCR garante a conformidade dos veículos comerciais da Tata Daewoo com os limites de óxido de nitrogênio (NOx) da norma Euro VI somente por meio do sistema de redução catalítica seletiva (sem a necessidade de recirculação do gás de escape). A arquitetura sem EGR garante eficiência de combustão ideal, resultando em baixo consumo de combustível e elevado desempenho, com suporte de sistemas avançados de injeção e tratamento de ar.

Com vista a novos desenvolvimentos, o centro de P&D na sede de Gunsan da Tata Daewoo Commercial Vehicle, na Coreia do Sul, continuará a se beneficiar do suporte técnico e de engenharia local da FPT Industrial, apoiado pela experiência da marca em Turim, na Itália.

"Atualmente, estamos trabalhando em conjunto com a Tata Daewoo Commercial Vehicle com o objetivo de alcançar a próxima evolução do produto e à redução contínua das emissões de CO2 ", afirma Claudio Passerini, vice-presidente de Vendas e Marketing da FPT Industrial. "Essa atividade é um indicativo de nossa parceria estratégica e a razão pela qual ela se mostrou tão bem-sucedida nos últimos 20 anos. Alcançar o sucesso comercial e tecnológico nesse mercado é extremamente exigente, mas temos as mesmas ambições: fornecendo soluções de transporte comercial que permitem que clientes de todo o mundo realizem negócios eficientes e lucrativos, respeitando o meio ambiente. Trabalhar em estreita ligação com nossos parceiros OEM produz resultados dos quais todos nós podemos nos orgulhar."

A Tata Daewoo Commercial Vehicle foi fundada em 2002 e é uma subsidiária integral da Tata Motors.

FPT Industrial é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG) que se dedica a projetar, fabricar e comercializar sistemas de propulsão e soluções para veículos on-road e off-road, bem como aplicações marítimas e de geração de energia. Mais de 8.000 pessoas em dez unidades de produção e dez centros de P&D trabalham para a FPT Industrial, em todo o mundo. Ativa em quase 100 países, sua rede global de vendas e seu departamento de assistência ao cliente dão apoio a todos os clientes da marca. A ampla oferta de produtos inclui seis linhas de motores, com potência de 42 até mais de 1.000 hp, transmissões com torques de até 500 Nm e eixos dianteiros e traseiros com peso bruto por eixo de 2,45 a 32 toneladas de GAW (peso bruto por eixo). A FPT Industrial oferece a mais completa linha de motores a gás natural disponível no mercado para aplicações industriais, com potência de 50 a 520 hp. A exclusiva divisão ePowertrain está acelerando o caminho na direção da mobilidade com emissões líquidas zero, com transmissões elétricas, pacotes de baterias e sistemas de gerenciamento de baterias. Essa extensa oferta e um forte foco nas atividades de P&D fazem da FPT Industrial uma líder mundial em soluções e sistemas de propulsão industrial. 

FPT Industrial

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROGRAMA DE ESTÁGIO DO GRUPO CAIO 2025

Estão abertas as inscrições para o Programa de Estágio do Grupo Caio que podem ser realizadas pela Página de Carreiras (https://grupocaio.gupy.io), até 20 de outubro. Nesta edição do Programa, o processo seletivo será realizado de forma híbrida, com etapas on-line e presenciais.

É uma grande oportunidade para estudantes que têm o objetivo de aprimorar suas competências técnicas e comportamentais, em um Grupo que é referência nos segmentos em que atua.

Dalton Vieira, diretor de Gente & Gestão do Grupo Caio, ressalta: “O Programa de Estágio do Grupo Caio, oferece aos estudantes a oportunidade de complementarem sua formação acadêmica em uma indústria que, há quase oito décadas, é referência em inovação e soluções em transportes. O Programa proporciona a experiência prática, o aperfeiçoamento técnico e cultural, e também a vivência em um ambiente de trabalho motivador e repleto de desafios, promovendo o desenvolvimento profissional e pessoal dos participantes”.

Assim como no ano passado, para o processo seletivo do Programa de Estágio de 2025 os universitários poderão se inscrever em mais de uma empresa do Grupo. “Por exemplo, um estudante de engenharia pode se candidatar a vagas relacionadas à sua formação na Caio Botucatu, Caio Barra Bonita, Fiberbus, Inbrasp e Tecglass. Uma dica importante é que os candidatos pesquisem sobre as empresas antes de manifestar interesse nas vagas, pois cada uma possui suas particularidades, embora todas compartilhem a mesma cultura do Grupo”, explica Inez Daroz, gestora de Recrutamento e Treinamento do departamento de Gente & Gestão do Grupo Caio.

As vagas são destinadas a estudantes que estão cursando o último ou penúltimo ano de graduação de cursos como:
• Administração;
• Contabilidade;
• Serviço Social;
• Design do Produto;
• Recursos Humanos;
• Psicologia;
• Comunicação Social: Jornalismo e Relações Públicas;
• Engenharia: Automação, Computação, Elétrica, Mecatrônica, Mecânica, Produção, Química;
• Logística;
• Sistemas de Informação.

O Programa está previsto para iniciar em fevereiro de 2025 e terá duração de onze meses. Durante esse período, os jovens profissionais participarão da “Jornada do Conhecimento”, onde receberão treinamentos técnicos e comportamentais, além de avaliações periódicas para acompanhar sua evolução profissional, sob a orientação de um Comitê Multidisciplinar.

Para participar, é necessário residir em Botucatu, Barra Bonita ou cidades próximas, dependendo da empresa em que atuará, durante o período do estágio, e ter disponibilidade para trabalhar de segunda a sexta-feira, das 07h00 às 13h00.

Além de estágio remunerado, o Programa também oferece benefícios como: auxílio-transporte, almoço em refeitório da empresa e ambulatório médico.

As inscrições também podem ser feitas pelo QR Code

ParticipePágina de Carreiras (https://grupocaio.gupy.io) 

Grupo Caio 

TRACBEL AGRO LANÇA PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE ASSISTENTES TÉCNICOS PARA MÁQUINAS DO AGRONEGÓCIO

A Tracbel Agro está lançando um programa de formação de assistentes técnicos para trabalhar em oficinas e em campo com máquinas agrícolas e serviços da John Deere. É mais um projeto de entrada e de profissionalização da empresa, com o objetivo de gerar oportunidades de empregos dentro do Grupo. Nesta primeira turma serão selecionados 35 jovens a partir de 18 anos para atuar em filiais da Tracbel Agro no Norte e Noroeste do Estado de São Paulo.

"O Grupo Tracbel vem constantemente investindo na formação e capacitação de sua mão de obra para fazer o trabalho de manutenção do parque de máquinas. Estamos também acompanhando a evolução tecnológica dos equipamentos, que estão cada vez mais avançados e com alta produtividade", declara Victor Franco, CEO da Tracbel Agro. 

"Queremos colaborar com a geração de renda nas cidades e regiões onde estamos presentes", destaca Victor Franco. 

Os alunos serão contratados em regime CLT e receberão uma bolsa de estudos durante o programa. Eles terão acesso a todos os benefícios que a empresa oferece para a função, como planos de saúde e odontológico, alimentação, vale transporte e seguro de vida. Os alunos serão incluídos também no Programa de Participação nos Lucros e Resultados da empresa, o PLR.

O conteúdo do programa Assistente Técnico é direcionado aos equipamentos John Deere mais utilizados na região. Os participantes serão qualificados para trabalhar com tratores, colhedoras de cana e pulverizadores, entre outras máquinas. A marca oferece o que existe de mais tecnológico nos setores de cana e de citrus no Brasil.

"Criamos um amplo programa de estudos com aulas práticas e teóricas, com instrutores capacitados pela fábrica e padrinhos que acompanham os alunos do início até formatura, prevista para setembro do ano que vem", afirma Patrícia Feijó, gerente de RH da Tracbel Agro.

A divisão Agro tem 16 unidades espalhadas pelo interior paulista. A empresa está inclusive concentrando esforços para selecionar mulheres, para aumentar a diversidade na área técnica, em funções tradicionalmente ocupadas por homens.

Capacitação e emprego

O Assistente Técnico é parte de um amplo esforço do Grupo Tracbel para capacitação de jovens por todo o País. Recentemente, a Tracbel efetivou em seu quadro de pessoal 17 alunos que se formaram no Programa Assistente Mecânico, voltado para formação de profissionais para trabalhar nas divisões de caminhões, ônibus e máquinas pesadas. "Estamos buscando jovens que querem trabalhar conosco e, ao mesmo tempo, auxiliar para garantir sua empregabilidade e aumentar sua emancipação econômica", observa Patrícia Feijó.

As estatísticas mostram que mais de 40% das empresas do Brasil não conseguem preencher posições que exigem competências técnicas. O curso de Assistente Técnico da Tracbel Agro é dirigido a um segmento muito promissor, já que o agronegócio brasileiro é uma superpotência global e as previsões são de que o País será cada vez mais relevante nesta área.

Sustentabilidade

A Tracbel promove, com seus produtos e serviços, o crescimento sustentável do seu negócio e de todos aqueles com quem atua comercialmente. A John Deere é a maior fabricante mundial de máquinas agrícolas e reconhecida globalmente por produtos inovadores, de alto grau de tecnologia embarcada, e ambientalmente corretos.

A Tracbel é um grupo nacional com 40 casas distribuídas por todo o Brasil, 1,5 mil funcionários e quatro unidades de negócios: Tracbel Agro, com máquinas e implementos agrícolas (John Deere); veículos comerciais (caminhões e ônibus da Volvo); máquinas pesadas, com equipamentos de construção, mineração, transporte de materiais (Volvo,  SDLG e Bull); e florestal e logística (Tigercat e  Kalmar).

As inscrições podem ser feitas ao clicar neste link ou pela URL do site https://vagasgrupotracbel.rhgestor.com.br.

Tracbel
Outlook – Comunicação & Estratégia

GWM BRASIL INICIA CONTRATAÇÕES PARA A FÁBRICA DE IRACEMÁPOLIS E AVANÇA NA PRODUÇÃO NACIONALIZADA

A GWM Brasil deu início às contratações para a sua fábrica em Iracemápolis, no interior de São Paulo, com a seleção dos primeiros líderes, que serão fundamentais para a criação dos processos produtivos, ampliação da linha de montagem e treinamento dos primeiros colaboradores. Até o final deste ano, a GWM planeja contratar 100 funcionários, com uma meta de 700 novos empregos até o começo da produção, no primeiro semestre de 2025.

“O início das contratações marca um importante avanço para a GWM Brasil e nossa operação em Iracemápolis. Estamos comprometidos em formar uma equipe sólida e altamente treinada, que será essencial para a nossa produção e crescimento na região, com foco na geração de empregos no País”, afirma Ricardo Bastos, diretor de Assuntos Institucionais da GWM Brasil.

Os primeiros treinamentos serão realizados internamente, mas, em breve, a montadora contará com a parceria do SENAI, que atualmente já faz a capacitação dos técnicos da rede de concessionárias da GWM. “Essa colaboração é fundamental para garantirmos que nossa equipe esteja bem-preparada para os desafios do mercado brasileiro e para a qualidade que nossos clientes esperam”, destaca Bastos.

A produção na nova fábrica de Iracemápolis está programada para o primeiro semestre de 2025 com o lançamento do SUV híbrido Haval H6. Antes do começo da produção, a GWM realizará uma cerimônia de inauguração, prevista para ocorrer no meio do semestre. Inicialmente construída para ter uma capacidade instalada de 20 mil veículos por ano, a fábrica da GWM será ampliada e modernizada para atingir a capacidade produtiva de 50 mil unidades dentro de três anos.

O foco da operação em Iracemápolis será a nacionalização. A GWM já planeja logo no início da produção um significativo conteúdo local, que inclui componentes como pneus, vidros, rodas, bancos e chicotes elétricos, entre outros, além de garantir que o processo de pintura dos veículos também seja realizado localmente desde o princípio. “Nosso objetivo é alcançar 60% de nacionalização dentro de três anos, o que nos permitirá iniciar a exportação para a América Latina”, completa o diretor.

As primeiras contratações em Iracemápolis ocorreram logo após a confirmação pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) da homologação do projeto da GWM Brasil para o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), nova política industrial brasileira voltada para a sustentabilidade e inovação na indústria automotiva. Com a homologação será possível transferir gradualmente todos os processos produtivos, atualmente realizados na China, para a unidade de Iracemápolis.

O início da produção na fábrica de Iracemápolis faz parte da primeira fase do projeto de investimentos da GWM no mercado brasileiro, que totaliza R$ 10 bilhões até 2032. Apenas nessa primeira fase, que vai até 2026, o aporte será de R$ 4 bilhões.

GWM -  Maior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM é a quarta maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que ela lidera na China há 24 anos, onde tem uma participação acima de 50%. A empresa tem uma atuação global que envolve mais de 60 países, 70 mil funcionários e oito centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ao redor do mundo.

GWM Brasil
Grupo Printer Comunicação

VOLVO LANÇA EDIÇÃO REMOTA DA CAMPANHA EDUCATIVA “PARE, OLHE, ACENE”.

O Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST) lança o treinamento remoto da campanha educativa “Pare, Olhe, Acene”, destinada a educadores do ensino fundamental e instrutores de empresas de transporte. Eles serão preparados para aplicar conteúdos de visibilidade no trânsito para crianças de 6 a 10 anos.

Com ênfase na prevenção a acidentes, o treinamento alerta para a importância de três atitudes básicas no trânsito: “parar, olhar, acenar”. São hábitos simples para evitar acidentes com qualquer tipo de veículo, principalmente em relação a pontos cegos em caminhões, ônibus e automóveis. Elaborado por especialistas, o material inclui vídeo de orientação e história animada para servir de apoio à multiplicação dos conceitos.

Desde que foi lançada em 2015, essa campanha mundial da Volvo impactou milhares de crianças em mais de 30 países. Agora está sendo novamente repercutida no Brasil. “Para a Volvo, segurança é um valor fundamental e faz parte da estratégia de sustentabilidade da marca. Temos o ideal de futuro com Zero Acidentes fatais envolvendo nossos veículos”, explica Ricardo Nanami, diretor de Pessoas & Cultura e Meio Ambiente da Volvo.

Capacitação

Nesta edição, são 250 vagas destinadas a educadores do ensino fundamental 1 e instrutores de empresas de transporte. O conteúdo utiliza a história da motorista profissional de caminhão Sam, mostrando situações de risco que fazem parte do cotidiano nas ruas e estradas. Evidencia cenas que colocam em risco os públicos mais vulneráveis no trânsito: pedestres, ciclistas e motociclistas.

O público treinado receberá também um kit com todos os materiais digitais e impressos, prontos para aplicação. A meta é impactar seis mil crianças até o final de novembro.

A campanha “Pare, Olhe, Acene” contribui com a 2ª Década Mundial de Ações pela Segurança no Trânsito (2021-2030). Estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial de Saúde (OMS), tem como alvo reduzir em 50% os acidentes e mortes no trânsito em todo o mundo. Essa meta faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Clique na tela e assista o vídeo

Zero Acidentes

O Grupo Volvo assumiu, desde a sua fundação em 1927, o compromisso com a segurança. Desde 2012, reforçou esse comprometimento ao preconizar a Visão Zero Acidentes como um ideal de futuro envolvendo os veículos da marca.

“Além de produzir veículos com alta tecnologia para evitar acidentes, por meio do PVST atuamos para mobilizar a sociedade brasileira em prol da segurança viária. Alinhados à filosofia Visão Zero Acidentes, acreditamos que para gerar transformações coletivas potentes, capazes de reduzir o alto número de vítimas fatais que ainda temos no Brasil, precisamos somar esforços e compartilhar responsabilidades. Iniciativas como a “Pare, Olhe, Acene”, que engajam e preparam pessoas para atuar como agentes de transformação, capazes de salvar vidas, são importantes”, reforça Anaelse Oliveira, coordenadora do PVST.

> As inscrições para a nova edição da “Pare, Olhe, Acene” vão até 11 de outubro. As vagas são limitadas. Clique aqui para informações e inscrições ou acesse: www.pvst.com.br/pareolheacene.

Grupo Volvo América Latina

terça-feira, 1 de outubro de 2024

AMÁLIA CECÍLIA COSTA É A NOVA DIRETORA DE ASSUNTOS JURÍDICOS DA VOLKSWAGEN PARA O BRASIL

A Volkswagen anuncia Amália Cecília Costa como Diretora de Assuntos Jurídicos da empresa no Brasil. A executiva se reportará diretamente a Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil. Amália também fará parte do Comitê Executivo da Volkswagen do Brasil.

“A área de Assuntos Jurídicos é estratégica para os negócios da Volkswagen do Brasil. A Amália assume como nova Diretora trazendo características essenciais, como capacidade analítica e crítica, para superarmos os desafios legais e regulatórios do setor automotivo. Estou certo de que ela e toda a equipe permanecerão trazendo resultados excelentes, ajudando a construir a Volkswagen ainda mais ágil, inovadora e diversa que desejamos”, afirma Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.

“A Volkswagen do Brasil é uma das principais operações da VW no mundo e as atividades de Assuntos Jurídicos são essenciais para a sustentabilidade do negócio. Desde a sua chegada, Amália tem contribuído decisivamente para a gestão de assuntos jurídicos e regulatórios, com a sua grande competência e experiência na área jurídica. Tenho certeza que nesta posição ela contribuirá para resultados ainda maiores. Desejamos sucesso à Amália neste novo desafio”, afirmou Philip Haarmann, Head Global de Assuntos Jurídicos do Grupo Volkswagen.

Amália Cecília Costa é formada em Direito e tem MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A executiva tem 20 anos de experiência na área jurídica, incluindo atuação em grandes escritórios de advocacia e empresa multinacional na área contenciosa e corporativa, além de mais de 10 anos atuando em uma Big4 na assessoria a clientes internacionais e nacionais de diversas indústrias em transações de empresas (M&A). Amália ingressou no time jurídico da Volkswagen do Brasil, em dezembro de 2021, como Gerente Jurídica, foi promovida a Gerente Executiva, a Diretora Adjunta e agora a Diretora.

“Atuar no setor automotivo tem sido uma grande oportunidade em minha trajetória profissional. Nesses quase três anos de Volkswagen, sempre busquei aplicar os meus conhecimentos da área jurídica para trazer impacto positivo aos negócios. Assumo a liderança da área com essa visão e com o compromisso de atuar no desenvolvimento das pessoas e na transformação da Volkswagen em busca de ainda mais eficiência”, afirma Amália Cecília Costa.

Volkswagen do Brasil