segunda-feira, 28 de outubro de 2024

LECAR SE ASSOCIA À ABVE

Com a parceria, montadora ampliará networking com empresas do setor, fornecedores, startups e demais players do ecossistema de mobilidade elétrica.

Lecar 459 Híbrido

A união faz a força. É com base nesta premissa que a Lecar, montadora brasileira, acaba se de associar à ABVE - Associação Brasileira do Veículo Elétrico, em uma parceria que permitirá à empresa uma série de benefícios focados em inovação, sustentabilidade e o futuro da mobilidade. Com isso, mais um passo será dado rumo à solidificação de uma empresa genuinamente brasileira.

A ABVE é uma associação que, há quase 20 anos, dedica-se à defesa da eletromobilidade e do transporte sustentável. Sua prioridade é a atuação junto às autoridades e entidades empresariais relacionadas ao setor automotivo, visando a tomada de decisões que incentivem o desenvolvimento e utilização de veículos elétricos (VEs). Além de promover a utilização destes modelos no país, sua missão é tornar o transporte de pessoas e cargas mais limpo e eficiente, em benefício do bem-estar da população, do meio ambiente e de seus associados.

Contando, atualmente, com cerca de 130 associados, a chegada da Lecar à ABVE foi celebrada por Ricardo Bastos, presidente da Associação. “Estamos muito satisfeitos com a associação à ABVE de uma empresa brasileira do setor automotivo. Somos uma entidade plural, e um dos nossos principais objetivos é fomentar e acolher a inovação e a iniciativa dos empreendedores brasileiros em transporte sustentável. Nesse sentido e, sempre com foco na missão de tornar o transporte de pessoas e cargas mais limpo e eficiente, estamos orgulhosos dessa parceria com a Lecar que, com seus novos produtos, certamente contribuirá, de modo significativo, para a transformação da mobilidade em nosso país”, destacou.

Dentre a extensa gama de benefícios que a associação à ABVE proporciona a seus membros, se destacam o acesso a estudos de mercado, dados sobre vendas, tendências tecnológicas, participação nas decisões sobre regulação de políticas públicas relacionadas ao setor de veículos elétricos e híbridos como incentivos fiscais, subsídios e infraestrutura de carregamento, além da troca profunda de experiências e oportunidades de networking com outras empresas do setor, fornecedores, startups e demais players do ecossistema de mobilidade elétrica.

Tecnicamente, a associação também proporcionará apoio à montadora em questões regulatórias e legais relacionadas à produção e comercialização de veículos elétricos no Brasil, entendimento de normas de segurança, homologação de veículos, certificações, entre outros aspectos necessários para o sucesso no mercado. Tudo isso, impulsionando a Lecar a se tornar um player ativo e líder na transição para uma mobilidade mais limpa, especialmente, em um momento em que a demanda por soluções sustentáveis está crescendo globalmente.

Em sinergia com estes propósitos, o mesmo sentimento é compartilhado por Flávio Figueiredo Assis, fundador da Lecar. “Estamos orgulhosos de fazer parte da ABVE. Seus ideais têm total aderência com o nosso posicionamento de mercado, e estamos confiantes de que essa associação contribuirá com o nosso objetivo de criar uma marca nacional dedicada à transição energética do Brasil e com o fornecimento de um veículo aderente às necessidades da nossa população”, finaliza Assis.

A Lecar é uma montadora de carros do Brasil. A empresa vai lançar o Lecar 459 Híbrido, um veículo nacional.

Clique aqui e saiba mais sobre a ABVE

Lecar
InformaMídia

CAIO ENTREGA PRIMEIRA UNIDADE DE ÔNIBUS ELÉTRICO PARA A PÊSSEGO TRANSPORTES, EM SÃO PAULO.


A Caio entregou à Pêssego Transportes, empresa de serviços de transporte coletivo, com atuação na Zona Leste da cidade de São Paulo, a primeira unidade adquirida, do modelo eMillennium. O veículo entregue possui 12,150 mm de comprimento, embarque dianteiro, chassi Mercedes-Benz, sistema de tração integrado fornecido pela Eletra e-Bus e baterias WEG.

O modelo possui lotação total para 71 pessoas e conta com três portas do lado direito, sendo uma dianteira, uma central e outra traseira, facilitando o embarque e desembarque de passageiros.

Entre as tecnologias embarcadas, se destacam o validador, alarme de ré com atenuador noturno, tomadas USB, iluminação dos degraus em led, preparação para quatro micro câmeras, preparação para sistema WI-FI e GPS, e sistema multiplex. Possui também itens de conforto como ar condicionado e de acessibilidade.

CaioHá mais de 78 anos, a Caio é referência em soluções para a mobilidade, oferecendo aos operadores ônibus urbanos com o melhor custo-benefício e para os passageiros, condições dignas e seguras de transporte. A Caio preza por oferecer serviços personalizados, atendendo a todos os clientes de forma ágil e com excelência em assistência técnica, disponibilidade de peças de reposição, além do fornecimento de manuais de garantia, operação e manutenção.

Caio Induscar

CURITIBA RENOVA FROTA COM MAIS 95 ÔNIBUS VOLVO B320R, QUE RODARÃO EM TODAS AS REGIÕES DA CAPITAL.

Reconhecida por abrigar um dos melhores sistemas organizados de transporte urbano de passageiros do Brasil, Curitiba (PR) começa a receber as primeiras unidades de um lote de 95 novos ônibus Volvo B320R. 

Produzidos no complexo industrial da marca na capital paranaense, os chassis rodarão no sistema Ligeirinho, como são conhecidos os veículos nas cores prata ou cinza que trafegam em roteiros complementares das linhas expressas e interbairros, com embarque e desembarque em nível nas estações-tubo.

Os ônibus foram adquiridos pelas empresas Expresso Azul, Autoviação Redentor, Viação Cidade Sorriso, Transporte Coletivo Glória, Autoviação São José dos Pinhais e SPE Via Mobilidade.

O B320R é o chassi Padron da Volvo, com capacidade para até 80 pessoas, com 13,20 metros de comprimento. Encarroçados pela Caio e Marcopolo, os chassis deverão ser entregues em sua totalidade até o final do ano. As aquisições dão sequência à renovação da frota de Curitiba, que soma cerca de 1.100 veículos.

“Estamos orgulhosos de promover mais uma grande venda para operadores que atuam em Curitiba, a cidade que a Volvo escolheu para ser sua casa brasileira há quase 50 anos”, afirma Paulo Arabian, diretor comercial da Volvo Buses no Brasil.

A capital do Paraná é considerada a origem do BRT, o sistema que utiliza ônibus em corredores exclusivos, com embarques em nível e bilhetagem pré-paga para dar mais agilidade ao transporte coletivo de passageiros. “Acompanhamos de perto as necessidades da Prefeitura, do órgão gestor do sistema e dos operadores. Estamos contentes pela cidade mais uma vez investir em ônibus novos, seguros e de alta qualidade”, destaca o executivo. 

Silencioso e econômico

O B320R tem motor traseiro e é um chassi de grande conforto e baixo nível de ruído. Além disso, a versão urbana possui uma caixa de câmbio automática, que permite trocas de marcha muito suaves e um excelente custo operacional para as empresas.

Os novos ônibus de Curitiba são o mais recente lançamento da marca e estão chamando a atenção de transportadores de todo o País, em cidades como Ribeirão Preto, Brasília e Rio de Janeiro. “Os resultados mostram também um excelente consumo de combustível. Assim como nos modelos rodoviários, os chassis urbanos Euro 6 da Volvo têm alta eficiência energética”, observa Arabian.

O B320R tem o motor D8K Euro 6, de 320 cv de potência e 1.200 Nm de torque. Ele contribui para uma operação silenciosa e confortável para os passageiros e melhor dirigibilidade para o motorista. O propulsor é bastante similar ao dos caminhões VM, o que confere ao ônibus uma posição ainda melhor no mercado, por causa da grande disponibilidade de peças nas concessionárias e profissionais altamente capacitados pela fábrica para manutenção.

“A venda dos chassis foi feita pela Nórdica, concessionária Volvo que atende a capital e parte do interior do Paraná”, explica Humberto Costa, gerente regional de vendas de ônibus da Volvo. Parte dos veículos teve financiamento viabilizado pelo Banco Volvo.

Grupo Volvo América Latina

AUTOTRAVI COLOCA NO MERCADO O PRIMEIRO DE UMA SÉRIE DE LANÇAMENTOS

Pestana para caminhões VW Constellation oferece o melhor custo-benefício do seu segmento

A pestana para caminhões VW Constellation é o primeiro de uma série de lançamentos previstos pela Autotravi para os próximos meses. Às vésperas de completar oito décadas, a empresa de Caxias do Sul (RS) mantém vivos o DNA de pioneirismo e a disposição em trabalhar para oferecer novas soluções para o mercado da borracha. A pestana chegou ao mercado na semana passada e já está à disposição dos representantes e distribuidores.

Conforme o coordenador de desenvolvimento de negócios da Autotravi, Maicon Santini, até chegar à etapa de venda, o produto passou por rigorosos testes de performance, estudo e desenvolvimento detalhado de projeto. “Estamos colocando no mercado um produto de alta qualidade, fabricado 100% em EPDM nobre, um material resistente a intempéries e raios UV, e com floco de polyéster importado da Suíça”, detalha. O inserto metálico, que torna a fixação ainda mais resistente, completa a lista de benefícios da nova pestana.

Destinada a caminhões VW Constellation, ela carrega matérias-primas nobres, como o EPDM por exemplo, mas mantém um valor de venda competitivo. “Podemos garantir que trata-se do produto com melhor custo-benefício do mercado no seu segmento”, afirma o gerente comercial da Autotravi, Paulo Ricardo Steiner. Ele adianta que, até o final deste ano, a empresa deve lançar mais um produto. Para 2025, há outras soluções que estão em desenvolvimento.

O ano que vem também marca os 80 anos da Autotravi e chegará com novidades não apenas no mix de produto, mas também com reposicionamento de marca e celebrações especiais.

Autotravi
Farol Comunicação

XCMG VAI MOSTRAR NA FENATRAN SEU PRIMEIRO CAMINHÃO MÉDIO 100% ELÉTRICO, DE OLHO NO MERCADO DE LIMPEZA URBANA.

A XCMG anunciou que vai lançar seu primeiro caminhão médio de dois eixos, com propulsão 100% elétrica, na Fenatran, que vai estar aberta entre 4 e 8 de novembro, na São Paulo Expo.

São 285 cv cv de potência, 1.100 Nm de torque máximo, 16 toneladas de PBT e nenhuma partícula de emissão de poluentes. Denominado E7-18T, o novo caminhão de dois eixos da XCMG já pode ser vendido a partir do início da feira.

Focado no transporte urbano, o modelo adapta-se perfeitamente à coleta de lixo, por exemplo, com grandes vantagens ambientais. Para se ter uma ideia, conforme entidades de meio ambiente, os caminhões urbanos movidos a diesel são as máquinas com o maior índice de em emissão de CO2 de toda a cadeia automotiva brasileira, incluindo as máquinas agrícolas. Por trafegarem em baixas velocidades por todo o tempo, sempre no “anda e para” que configura essa atividade, esses veículos chegam a emitir 1,2 kg de CO2 por quilômetro rodado. A chegada do E7-18T abre uma alternativa viável e eficiente para eliminar esse contingente gigantesco de poluição das grandes cidades do país.

O E7-18T oferece 279 kWh de capacidade máxima de baterias, o que lhe rende, em condições de operação com carga completa, 250 km de autonomia. Sua recarga pode ser realizada com carregador tipo 2 e tomada de corrente contínua (DC).

O modelo será uma das principais novidades da XCMG durante a Fenatran. A marca vem investindo pesado na eletrificação da logística do transporte de cargas no país e já anuncia a linha mais diversificada de modelos 100% elétricos do mercado nacional, com produtos que vão de 10 até 80 toneladas.

“Estamos confiantes na rápida absorção desse modelo para transporte de cargas urbanas, com ênfase na coleta de lixo”, enfatiza Ricardo Senda, Head de Veículos Elétricos da XCMG. A montadora tem aprimorado constantemente seus produtos eletrificados, tanto que terá uma linha completa à disposição dos clientes na Fenatran.

A XCMG desenvolve ainda outros tipos de tecnologias sustentáveis para a propulsão de seus veículos, além dos modelos 100% elétricos. Há opções no line-up da empresa que atua com biocombustíveis e hidrogênio. “Vamos expor um desses modelos para avaliar a receptividade do público”, informa Senda.

XCMG

A XCMG (Xuzhou Construction Machinery Group Co. Ltd.) está presente no mercado brasileiro desde 2004. A gigante chinesa atua em 180 países e é a primeira no ranking chinês e uma das maiores do mundo. Produz diversos tipos de veículos pesados nos setores de mineração, agronegócio e rodoviário.

No segmento de guindastes, a XCMG é a maior referência mundial. No Brasil, a empresa já realizou mais de 20 mil entregas de veículos.

Instalada em Pouso Alegre, MG, a XCMG possui uma fábrica que consumiu investimentos de US$ 500 milhões para ser erguida, em 2014. Possui 45 concessionários no Brasil, além de outras quatro unidades focadas no suporte ao produto e distribuição de peças em Guarulhos (SP), Contagem (MG), Catalão (GO) e Parauapebas (PA).

XCMG
Assessoria de Imprensa
Edu Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

CUMMINS BRASIL INICIA VENDAS DE NOVO GRUPO GERADOR COM MOTOR QSF 4.5 EMISSIONADO

A Cummins Power Generation inicia as vendas do novo grupo gerador com motor QSF 4.5 emissionado, em conformidade ao Decreto 60.233 da cidade de São Paulo, que regula as emissões de poluentes no município. Este lançamento integra a estratégia de sustentabilidade Destino ao Zero da empresa, que busca promover tecnologias e iniciativas rumo à descarbonização em soluções integradas de energia e motores. 

Apresentado pela primeira vez em abril deste ano, durante a Agrishow 2024, o grupo gerador com motor QSF 4.5 chega para ampliar a gama já existente de produtos emissionados da Cummins montados no Brasil. Composta pelas motorizações B3.3, QSB7, QSL9, QSX15 e agora QSF 4.5, trazem potências que variam entre 53 kVA e 625 kVA, atendendo as diversas necessidades do mercado.

Desenvolvido para cumprir rigorosamente a legislação, o novo gerador combina robustez, confiabilidade e tecnologias avançadas de controle de emissões. Além de estar em conformidade com o Decreto, o QSF 4.5 proporciona uma redução de até 10% no consumo de combustível em comparação com o modelo não emissionado 6B, produzido pela Cummins Power Generation, mantendo a alta performance.

Construído para operar de maneira stand by, o novo grupo gerador garante longa vida útil e traz manutenção ágil e simplificada. A Cummins Power Generation se destaca por ser a única empresa a desenvolver e produzir todos os componentes que compõem um grupo gerador, incluindo motor, alternador e controlador, oferecendo soluções integradas.

Cummins Brasil 
Textofinal de Comunicação Integrada

WILLIAMS RACING E GULF EXPANDEM PARCERIA GLOBAL

A Williams Racing anuncia a ampliação de sua parceria com a Gulf Oil International Ltd., iniciada em 2023. O acordo inclui novos projetos e a entrada da Reviva Coffee, marca de café da Gulf, como fornecedora oficial de café para a equipe a partir de 2025.

A colaboração entre as duas marcas, que teve início em 2023, já trouxe resultados importantes, como a votação pública para a escolha da pintura especial “Bolder than Bold” do carro FW45, com as cores da Gulf. Essa pintura foi exibida em três Grandes Prêmios no ano passado e em eventos como o Gulf Speed Festival, realizado recentemente em São Paulo. O objetivo da parceria continua sendo aproximar os fãs do esporte a motor.

O café Reviva, produzido com grãos 100% Arábica de fazendas certificadas na América Latina, estará disponível para a equipe em todas as corridas e na sede da Williams em Grove, na Inglaterra. O logotipo da marca aparecerá no carro FW47, que será pilotado por Alex Albon e Carlos Sainz – uma das duplas mais competitivas do grid.

Além disso, a parceria se estende a outros segmentos da equipe de Fórmula 1, como a Williams Esports e a Williams Racing Driver Academy, reforçando o compromisso da Gulf em apoiar novos talentos no automobilismo.

Essa renovação é a segunda grande extensão de parceria global anunciada pela Williams neste mês, somando-se à recente continuidade da colaboração com a Kraken, parceira oficial de criptomoedas e Web3 até 2025.

"A ampliação da parceria com a Gulf reforça nossa confiança mútua e a visão comum de crescimento. A introdução da Reviva Coffee é mais um passo na nossa colaboração", diz James Vowles, Chefe de Equipe da Williams Racing.

Mike Jones, CEO da Gulf Oil International UK Limited, acrescenta: "Estamos felizes em expandir nossa presença no setor de cafés especiais com a Reviva e em continuar nossa parceria com a Williams Racing, trazendo mais ativações e engajamento para os fãs da Fórmula 1."

Gulf Oil International

A Gulf Oil é uma das maiores empresas privadas do setor de downstream, presente em mais de 60 países. Fundada em 1901, a Gulf é conhecida por sua história de inovação no setor de lubrificantes e combustíveis. A empresa também opera em mais de 1.250 postos de combustível em 18 países, além de fornecer lubrificantes para a indústria naval em mais de 1.100 portos ao redor do mundo.

No Brasil, a empresa atua em todos os seus ramos de negócios que envolvem a fabricação de lubrificantes em planta própria, licenciamento para postos de combustíveis, além de atendimento aos mercados agro e marítimo. Clique aqui e visite o site Gulf Oil Brasil.

Williams Racing

Com quase 50 anos de história, a Williams Racing é uma das equipes mais bem-sucedidas da Fórmula 1, com 16 títulos mundiais em seu histórico. Fundada em 1977 por Sir Frank Williams e Sir Patrick Head, a equipe já venceu nove Campeonatos de Construtores em parceria com empresas como Cosworth, Honda e Renault, além de ter revelado grandes ícones do automobilismo, como Nelson Piquet, Ayrton Senna, Alain Prost, Damon Hill e Nigel Mansell. A Williams segue com o objetivo de retornar às primeiras posições do grid, impulsionada por sua tradição e inovação.

Reviva Coffee

Fundada no Reino Unido em 2023, a Reviva Coffee oferece produtos de café especial premium para consumidores individuais e empresas. A marca utiliza grãos 100% Arábica provenientes de fazendas certificadas pela Rainforest Alliance no Brasil, Colômbia e Honduras, e é comprometida com a sustentabilidade e o comércio ético, garantindo que cada xícara de café contribua para o bem-estar das comunidades produtoras. Clique aqui e visite o site Reviva Coffee.

Gulf Oil Brasil
MCA Comunicação Corporativa

NERVOS! OS MUITOS ABALOS DA MENTE. Por Marli Gonçalves*

Nervos! Sempre lembro de uma antiga camiseta que hoje nem sei onde foi parar, pichada com a palavra Nervos! Sumiu, mas era de um momento em que certamente já pensava em saúde mental, nesses tantos abalos que todos sofremos durante a vida e que nos desestabilizam. Ou endireitam de vez. O tema agora está na mesa.

Está aí para todo mundo ver e não são poucos os acontecimentos ligados à saúde mental bastante abalada e dos quais tomamos conhecimento. Chacinas têm sido um aspecto visível, cruel e perigoso quando sabemos bem o número de armas que nos últimos anos se espalharam mais que o próprio rastilho de pólvora, com muitos virando – não ria, não é brincadeira – “colecionadores”, os tais Cacs, totalmente sem controle. Esses dias no Rio Grande do Sul o horror se abateu sobre a família de um deles, esquizofrênico que abriu fogo durante horas, deixando um saldo de mortes, pai, irmão, dois policiais, ele próprio, e muitos feridos. Armas sempre vão parar em mãos (e mentes) erradas. Ou desconhecidas, que surgem em alguma hora H.

Houve tempos passados que foram registradas muitas desgraças “sem querer”. Para garantir a segurança, havia o hábito de pais dormirem com uma arma debaixo do travesseiro. Não foram poucos os filhos, jovens que chegando de madrugada em suas casas, foram mortos no susto dos sonolentos disparadores. A situação levou, à época, ao controle, plebiscito, recolhimento, mas - vocês bem sabem quem - resolveu liberar geral, por achar lindo tudo de ruim dos EUA. Estamos vendo o resultado.

Vivemos tempos estranhos. A tecnologia trouxe avanços, conhecimento, mas também disseminou informações falsas, desejos incontroláveis, redes sociais com propostas e desafios cruéis, individualidade e falta de empatia. Nada me tira da cabeça que o absurdo aumento de feminicídios e violência contra as mulheres passa por isso, por mensagens mal entendidas em invasões de privacidade em celulares.

Todas essas ações geram consequências aos sobreviventes, incluindo nós que acompanhamos o tempo e viramos todos como que veteranos de guerra. Sem qualquer apoio, com medo constante, apreensão, desilusões dolorosas, sentimentos controversos. Nervos! Saúde abalada, inclusive mental. Solidão. Depressão sempre rondando, pensamentos negativos. O suicídio de quem achávamos com vidas perfeitas.

Há em tudo isso, no entanto, um lado positivo: estamos falando mais do que nunca sobre o tema, tornando-o visível e mais urgente. O querido Fernando Gronstein Andrade com seu companheiro Fernando Siqueira trouxe às mostras de cinema um trabalho de ambos nos últimos três anos, Necklace, onde discutem com sensibilidade e propostas, inclusive musicais, a crise de saúde mental que acreditam que o mundo vive atualmente, à angústia de existir, ao aumento da desigualdade social, e ao impacto das redes sociais, segundo eles próprios, vítimas, inclusive de perseguições políticas da direita e ameaças que os fizeram sair do país.

Ainda agora, ao tomarmos conhecimento da morte, aos 79 anos, do grande poeta e acadêmico Antonio Cícero, soubemos de um exemplo de lucidez em meio à tristeza. Com Alzheimer em evolução, decidiu pela morte assistida na Suíça, onde a prática é permitida. Deixou uma carta de despedida, e seus trechos, onde menciona a eutanásia como opção, mostram sua imensidão: “... não me lembro sequer de algumas coisas que ocorreram não apenas no passado remoto, mas mesmo de coisas que ocorreram ontem. Exceto os amigos mais íntimos, como vocês, não mais reconheço muitas pessoas que encontro na rua e com as quais já convivi. Não consigo mais escrever bons poemas nem bons ensaios de filosofia. Não consigo me concentrar nem mesmo para ler, que era a coisa de que eu mais gostava no mundo. Apesar de tudo isso, ainda estou lúcido bastante para reconhecer minha terrível situação” ....

O assunto, enfim, está na mesa. É muito amplo, influenciado por fatores biológicos, psicológicos e sociais. Atinge indiscriminadamente a todos e requer atenção, cuidados, soluções. Compreensão. Tratamento, em suas variadas formas.

Nós, mulheres, aliás, sempre que buscamos – dentro da mais saudável disposição - a liberdade ou mostrar nossos pontos de vista, ou mesmo apenas se mostramo-nos diferentes em algum aspecto, logo somos apontadas como loucas, palavra que ouvimos durante toda a vida, inclusive quando somos interrompidas. Chega. E olha que posso tocar nesse assunto, chamada sempre que fui de maluquinha, por mais seriedade que sempre tenha demonstrado em tudo o que faço.




Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano – Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon. Me encontre, me siga, juntos somos mais. Blog Marli GonçalvesFacebookInstagram,Twitter. marli@brickmann.com.br. 

FREIO MOTOR? NEM TODO MOTORISTA SABE O QUE É. Por chicolelis*

Sem o resultado final das investigações em andamento, não é possível estabelecer as razões do acidente que matou 9 pessoas, no domingo (20/10), mas não dá para entender como um caminhão, carregado com 30 toneladas seguiu viagem depois de ter passado por dois “consertos”, em uma mesma oficina, pois o motorista não conseguia engatar as marchas com a precisão necessária. O delegado que ouviu o depoimento do motorista conta que  “Ele tentava engatar as marchas e algumas determinadas não se encaixaram. A partir daí ocorreu a perda do controle do veículo, excesso de velocidade e, na sequência, o impacto na traseira da van dos jovens remadores.

Então, na terceira “quebra”, ou do problema com o câmbio,  o caminhão estava na descida da serra da BR 376, em Guaratuba, litoral paranaense e, segundo o motorista, não consegui engatar as marchas. E a carreta ganhou velocidade e  “atropelou” a van que seguia à sua frente, transportando nove  jovens gaúchos, de uma equipe de remo. Oito deles, mais o motorista da van, morreram no acidente.

Mas por que tudo aconteceu? A carreta teve um terceiro defeito, ou o motorista nunca ouviu falar em freio motor? Para quem não sabe, o freio motor impede que o veículo, seja carro, caminhão, ônibus, desembale serra abaixo. É tão importante, que muitas fábricas hoje já implantaram sistemas automáticos em seus caminhões.

O freio motor é uma alternativa segura para reduzir a velocidade do caminhão, pois não aumenta o consumo de combustível e ajuda a preservar os componentes do veículo. Ele é acionado quando o motorista reduz a marcha em grandes descidas, fazendo com que o motor diminua a rotação e auxilie na frenagem.

A DAF, por exemplo, coloca em seus caminhões o freio motor MX, com três estágios de controle e potência de 490 cv e 2.100 RPM.  A Volvo tem um  sistema com duas opções de potência, 210 cv ou 300 cv, enquanto o caminhão Iveco Hi-Way tem sistema de freio motor New CB, que combina o Iveco Turbo Brake e o freio motor VGT. Também a Mercedes-Benz e Volkswagen Caminhões  podem ter diferentes tipos de freio motor, como freio de cabeçote , freio do tipo borboleta  e o engine break.

O freio de cabeçote descomprime os cilindros por intermédio de válvulas de escape. O freio tipo borboleta atua no sistema de exaustão de gases. E, o Combine Engine Break junta os dois anteriores.

O freio motor é uma sistema extra, que ajuda o motorista a ter mais controle sobre a velocidade do caminhão, funcionando a partir do uso do próprio motor, visando contribuir com o sistema de frenagem. Para tanto, é importante que seja mantida a rotação ideal, demarcada em amarelo no conta-giros do veículo.

O freio motor é uma boa alternativa para, não apenas reduzir a velocidade do caminhão, já que ele não aumenta o consumo de combustível e colabora na preservação de outros componentes, como o sistema de freio, diminuindo a rotação e auxiliando na frenagem.

O que pensa o especialista

Luis Cláudio Marão, especialista na área de logística, fundador da ILOGG, não comenta o acidente, pois ainda não existem informações completas, mas diz que muitos motoristas de caminhão e até mesmo de veículos leves, como automóveis e picapes, “desconhecem o que significa freio motor e como usá-lo”. Ele alerta também para a baixa profissionalização nos tempos atuais, em que os veículos estão mais potentes e velozes, resultando em acidentes por imperícia ou imprudência.

Luis fala que hoje em dia, não existe mais aquele profissional que “herdou” do pai o desejo de dirigir um caminhão, como existia até pouco tempo. “Os jovens de hoje - conclui ele - não buscam mais a profissão de caminhoneiro, estando mais voltados para outros tipos de trabalho, ligados à tecnologia.

Não é privilégio dos caminhoneiros. 

Diante de tamanhos erros descritos, peço ao leitor que reflita sobre as responsabilidades de cada um dos personagens desta triste história. Quem errou? O motorista e seu patrão, que insistiram em seguir com um veículo nitidamente sem condições para tal? A concessionária que não avisou a Polícia Rodoviária sobre o caminhão que tivera um problema sério de câmbio? Ou, a própria Polícia Rodoviária Federal, que deveria dar mais atenção ao tráfego? Uma sugestão para a PRF: fazer comandos aleatórios, apresentando um questionário para saber da capacidade do motorista em seguir viagem.

*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. Visite o blogdochicolelis
**A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

quinta-feira, 24 de outubro de 2024

IVECO: RODOMAIOR AMPLIA FROTA COM 12 S-WAY E FORTALECE PARCERIA COM A MARCA.

Modelo é ideal para o escoamento eficiente de grãos das fazendas até os portos e locais de distribuição

A Rodomaior, referência no transporte de produtos agrícolas, anuncia a aquisição de 12 unidades do IVECO S-Way. Esta decisão estratégica marca a ampliação de sua frota e reforça a parceria com a montadora. A negociação representa um avanço significativo na relação entre as duas empresas e destaca a crescente presença da IVECO entre os grandes players do setor no país.

“Graças ao seu excelente TCO, o S-Way se tornou a melhor escolha para nós que buscamos não apenas expandir, mas também modernizar nossas operações. Com os novos caminhões, a Rodomaior está pronta para enfrentar os desafios do setor com uma frota moderna e eficiente”, diz diretor Gilberto Smozinski, sócio proprietário da Rodomaior, que atua no mercado de transporte de cargas rodoviárias desde 1970. Atualmente, a empresa transporta produtos como açúcar, algodão, soja, milho, farelo, fertilizantes, minério de ferro e calcário, entre outros.

O IVECO S-Way, que estreou no mercado em 2023, rapidamente se destacou por suas características superiores e desempenho excepcional. Projetado para enfrentar qualquer desafio, o caminhão é ideal para o transporte eficiente de grãos, atendendo desde as fazendas até os portos e centros de distribuição. Com um design robusto e uma performance de alto nível, o S-Way é perfeito para os segmentos agropecuário, alimentício e de cargas refrigeradas.

Para George Carloto, gerente Comercial da IVECO, a aquisição pela Rodomaior não apenas amplia a frota da transportadora, mas também solidifica a parceria com a IVECO. “Este movimento reflete as estratégias comerciais da IVECO, que visam ampliar sua presença entre clientes existentes e conquistar novos parceiros. O S-Way é um exemplo claro do comprometimento da marca com a inovação e a qualidade, atributos fundamentais para a conquista de market share no competitivo setor de transporte de cargas brasileiro".

IVECO
Rede Comunicação de Resultado

VIAÇÃO PIRACICABANA ADQUIRE 150 ÔNIBUS APACHE VIP CAIO V PARA OPERAÇÃO EM BRASÍLIA

A Viação Piracicabana, do Grupo Comporte, adquiriu 150 unidades do Apache Vip V, o ônibus urbano mais vendido do Brasil. Até o momento, 90 veículos já foram entregues e estão em operação no Plano Piloto de Brasília, em Sobradinho e Planaltina, enquanto as outras 60 unidades estão em processo de fabricação.

Dos 150 ônibus adquiridos, 139 fazem parte da renovação da frota e 11 foram adquiridos para expandir as operações da empresa.

Marco Oliveira, gerente de Manutenção da Viação Piracicabana, expressou sua satisfação com a qualidade dos produtos entregues pela Caio: “Estamos muito satisfeitos com a parceria e com a qualidade dos ônibus que recebemos. Eles atenderam às nossas expectativas em diversos aspectos”.

Marco ainda acrescenta, elogiando o conforto proporcionado pela carroceria: "O espaço interno é adequado para os operadores e o banco do motorista é confortável, com regulagens que atendem às necessidades individuais. Além disso, o painel de instrumentos oferece ótima visibilidade e a ventilação interna é eficiente”.

Apache Vip V

Os ônibus entregues foram encarroçados sobre chassi Mercedes-Benz OF-1721/59, com 12.700 mm de comprimento, com capacidade total para 83 pessoas, sendo 39 passageiros sentados, 42 em pé, um motorista e um cobrador.

No lado direito das carrocerias foram instaladas três portas tipo fole, com funcionamento pneumático e acionamento de emergência na porta dianteira.

Para o conforto dos passageiros, são equipadas com poltronas injetadas estofadas, com encosto de cabeça.

As unidades também contam com elevador semiautomático na porta central; seis assentos reservados para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos; e uma área exclusiva para cadeirantes ou pessoas com deficiência visual, acompanhadas por cão-guia, proporcionando grande acessibilidade no transporte.

Os veículos apresentam tecnologias embarcadas, como quatro itinerários eletrônicos localizados em diferentes locais: frontal, traseiro, lateral direita e base do painel; iluminação em led no salão interno e na caixa de porta, acima dos degraus, facilitando o acesso ao ônibus e preparação para microcâmeras e sistema wi-fi. Possuem também, seis alto-falantes, catraca eletromecânica e pontos para instalação de validadores, microcâmeras e monitores de TV.

Caio Induscar

TRACBEL: NOVA FILIAL EM MARABÁ ATENDERÁ CAMINHÕES, ÔNIBUS E MÁQUINAS PARA CONSTRUÇÃO, MINERAÇÃO E AGRO.

A Tracbel continua investindo no Brasil, com a inauguração de uma nova e moderna filial no Norte do país. Construída em Marabá, um dos maiores municípios do Pará, a casa está em uma nova localização e é uma das mais modernas das 40 unidades da empresa espalhadas pelo território nacional. Com R$ 40 milhões em investimentos, ela já nasce com um Centro de Treinamento e uma usina para geração de energia solar, além de uma grande infraestrutura para atendimento. 

"Estamos ainda mais próximos dos clientes, oferecendo caminhões, ônibus e equipamentos, tudo em um único espaço", declara Carlos Melnec, CEO da divisão de veículos comerciais do Grupo Tracbel.

Com o novo prédio e o novo local, a Tracbel está também reforçando e ampliando o tradicional serviço de manutenção preventiva e corretiva de alta qualidade do Grupo. 

"O DNA da excelência está presente em todas as nossas filiais, com profissionais capacitados pelas fábricas", destaca Carlos Melnec

A nova unidade está situada em uma área importante para o desenvolvimento da região. Ali se concentram cada vez mais empresas de setores da economia que demandam por soluções de transporte e de movimentação de materiais, como a mineração, a construção e o agronegócio.

Mais de 50 funcionários trabalharão no local, incluindo as equipes de atendimento em campo. Com uma área construída de mais de quatro mil m² em um amplo terreno de 15,6 mil m², as novas instalações terão 20 boxes, um box exclusivo para chassis de ônibus, show room, refeitório, cabine de pintura, funilaria e espaço para reforma completa de caminhões. Além disso, possui estoque de peças, sala de espera e pátio para estacionamento.

Estoque de Peças

Agilidade

A infraestrutura inclui ainda duas valas para atendimento Pit Stop Volvo, a central de lubrificação rápida do veículo. É uma área exclusiva destinada à troca de óleos e de filtros, com profissionais treinados para atender o transportador em, no máximo, uma hora. "É um serviço de lubrificação rápida ainda mais veloz. Ele tem boxes exclusivos para troca de filtros, peças genuínas, mão de obra especializada, máxima qualidade e preço competitivo. Lugar de caminhão é na estrada, aumentando a rentabilidade do transportador e fazendo as cargas chegarem mais rápido", destaca Kennya Menezes, gerente geral de serviços de caminhões e ônibus da Tracbel.

A nova filial está localizada no Distrito Industrial de Marabá, na rodovia BR 155, antiga PA 150, nas proximidades do Autoposto Ferroviário. É uma posição estratégica, nas saídas para o Sul do Pará e para o Norte do Mato Grosso, em um ponto privilegiado logisticamente. "É uma concessionária muito bem dimensionada, que já está atendendo e funcionando como um excelente ponto de apoio para os motoristas locais e para aqueles que estão de passagem. Instalamos o que há de mais moderno para garantir mais agilidade durante o período em que o caminhão permanece na concessionária. Vamos dar ainda mais agilidade aos transportadores", observa o CEO.

Com Marabá, são quatro casas da Tracbel no Pará, onde o Grupo também mantém estruturas nas cidades de Marituba, Miritituba e Paragominas. O Norte do Brasil ainda tem a unidade de Manaus (AM) e Macapá (AP). No Nordeste, a Tracbel tem filiais em Eunápolis (BA), São Luis, Imperatriz e Balsas (MA), Itaitinga (CE) e Teresina (PI).

Tracbel
Outlook – Comunicação & Estratégia

RODRIGO MANTOVANI É O NOVO DIRETOR DE VENDAS DA VOLVO CAR BRASIL

A Volvo Car Brasil vem apresentando resultados positivos ao longo do ano, com o recorde de emplacamentos da história no mercado nacional (1.148), em junho; volume acumulado recorde em comparação com 2023; consolidação da liderança entre os veículos premium plug in e totalmente elétricos; além do primeiro lugar nos SUVs compactos e de médio porte; o lançamento do EX30, um modelo de segmento totalmente novo para a montadora. E para potencializar ainda mais a reta final do ano, a marca anuncia a chegada de Rodrigo Mantovani como seu novo diretor de vendas.

O executivo, formado em administração pela Califórnia State University East Bay (EUA) e com especialização em Inovação e Mobilidade Elétrica na Unicamp, tem 25 anos de experiência no mercado automotivo, com destaque para sua passagem pela Volkswagen.

Além da área comercial, Mantovani agregará com seu conhecimento de veículos elétricos, motivo pelo qual atuou oito anos fora do país. Liderou os times de New Business Development e ID.Operation Center, responsáveis em implementar a mudança de processos fazendo uso da digitalização, inteligência artificial, conectividade, eletrificação e novos negócios com a busca contínua para melhorar a experiência e satisfação do cliente.

“É um grande orgulho passar a integrar o time da Volvo Car Brasil. Espero contribuir com o incrível grupo de pessoas que já existe aqui, trazendo minha bagagem de mais de 20 anos no mercado automotivo”, conta Mantonvani, que continua.

“A marca é uma referência na indústria. Só de ouvir falar o nome Volvo, já se pensa em segurança, conforto, glamour, e, mais recentemente, em inovação, tecnologia e sustentabilidade. Sempre fui um admirador ‘silencioso’, e poder estar aqui, em uma posição tão importante, me deixa muito honrado, com muita vontade de colaborar e dar continuidade ao trabalho que foi realizado durante o ano de 2024.”

O presidente da Volvo Car Brasil, Marcelo Godoy avalia o ano e a chegada de Mantovani para a equipe, junto com um novo time comercial, composto por Bruno Pinelli, Bruno Gomes e Caio Vieira, que atuarão como gerentes regionais de vendas. Pablo Favero, que já fazia parte do time da Volvo Car LatAm como gerente de vendas de Costa Rica, Colômbia, Peru e Uruguai, passa a ser responsável por Business Strategy focado no território brasileiro.

“Gostaria de ressaltar o excelente trabalho de todo o time comercial feito durante os nove meses de 2024, até aqui. Batemos o recorde de emplacamentos de história da Volvo Car Brasil em junho, com 1.148; estamos com maior volume acumulado até setembro, comparando com 2023; seguimos em primeiro lugar considerando os carros premium plug in e totalmente elétricos; mantemos a liderança entre os B-SUVs (SUVs compactos) e D-SUV (SUVs de médio porte). Tenho confiança que o Rodrigo (Mantovani), junto com o novo time de vendas, vai nos ajudar na busca do nosso grande objetivo: ser a marca premium líder no Brasil”, comemora Godoy.

Volvo Car Brasil
Inside Out PR

TRANSPORTE PÚBLICO DE CAXIAS DO SUL RECEBE 16 ÔNIBUS NOVOS

O sistema de transporte público de Caxias do Sul, Caxias Urbano, acaba de incorporar à sua frota 16 novos ônibus Marcopolo Torino que vão elevar ainda mais o padrão de qualidade dos serviços à comunidade, facilitando a vida de milhares de pessoas e permitindo melhor mobilidade na cidade todos os dias. Os novos ônibus têm maior capacidade de transporte, são os mais modernos do mercado, com tecnologia Euro 6, e oferecem total acessibilidade e baixa emissão de poluentes.

“A Marcopolo é parceira da Visate há muitos anos e possui participação de quase 100% na frota que opera o Caxias Urbano, sistema que transporta cerca de 90 mil pessoas por dia. Os novos ônibus são os mais modernos existentes e contam com a mais avançada tecnologia disponível”, destaca Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais e marketing da Marcopolo.

Com venda realizada por meio da representante Marcopeças, os ônibus Marcopolo Torino do sistema Caxias Urbano possuem chassis Mercedes-Benz OF 1721, Volksbus 17.230 e Volksbus 15.210, com comprimento entre 12m e 15m e capacidade para 41 e 38 passageiros sentados, respectivamente. Todas as unidades são equipadas com poltronas City Estofada, sistema de ventilação Citvent, elevador na porta central, tomadas USB e itinerário eletrônico frontal e lateral.

“O sistema Caxias Urbano é um dos mais modernos do Rio Grande do Sul e do Brasil. Estamos sempre buscando introduzir inovações, tecnologias e o que há de melhor no segmento, para oferecer ao usuário um serviço de elevado padrão de qualidade”, comenta Gustavo Marques dos Santos, diretor executivo da Visate. Segundo el, os novos veículos vão atender 15 bairros da cidade, aprimorando o atendimento a milhares de usuários que utilizam os ônibus todos os dias.

As entregas dos novos ônibus serão feitas nas próximas semanas, por representantes da concessionária e do poder público (Secretaria de Transportes), aos moradores dos próprios bairros para os quais os ônibus serão destinados. As comunidades beneficiadas serão as das linhas AL14 Desvio Rizzo, AL44 Cidade Nova, AL56 Reolon, AL65 Verona, AL66 Vitória, AL69 Parques das Rosas, L25 Galópolis, L26 Bom Pastor, L30 Montes Claros, L33 Castelo, L57 Serrano, L84 Oásis, LC20 Fátima, LC88 UCS / Petrópolis, L93 Colina do Sol.

Caxias Urbano, moderno, seguro e eficiente.

O serviço Caxias Urbano é um dos mais avançados do País e se destaca pelas inovações introduzidas ao longo dos últimos anos, como a Bilhetagem Eletrônica e os itinerários digitais nos ônibus. Atualmente, o planejamento operacional conta com sistema de IA (Inteligência Artificial), visando aumentar a eficiência das linhas, rotas e horários. com monitoramento em tempo real de toda a frota, além disso, a concessionária possui o Centro de Controle Operacional (CCO), uma central que permite monitoramento em tempo real de toda a frota.

Recentemente, parte da frota do Caxias Urbano passou a contar com o sistema Próxima Parada na linha TR01 Troncal, sendo a primeira cidade do estado a oferecer aos passageiros um serviço mais completo e com informações sobre as paradas do trajeto por áudio, proporcionando mais comodidade e segurança para os usuários e colaborando para paradas mais rápidas e eficientes.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

BAHIA VAI RECEBER NOVO LOTE DE ÔNIBUS ESCOLARES IVECO BUS DO CAMINHO DA ESCOLA

Ônibus IVECO BUS 10-190 ORE 2. Foto: Divulgação / Secretaria da Educação do Estado  da Bahia.

Marca líder em ônibus escolares do Caminho da Escola, com 7.100 unidades habilitadas na atual edição do programa, a IVECO BUS fornecerá um total de 165 unidades do BUS 10-190 da categoria ORE 2 (Ônibus Escolar Rural 2) para a Bahia, por meio da Secretaria da Educação do Estado (SEC). Parte deste volume, com 83 unidades, já foi entregue. Um novo lote de 82 veículos foi confirmado para entrega ainda em 2024.

O novo contrato com a SEC celebra a parceria da IVECO BUS no fornecimento de ônibus escolares à estados e municípios, assegurando um transporte escolar seguro e de qualidade, que contribui para a permanência dos alunos na escola, com veículos preparados e especialmente desenvolvidos para esta missão.

Além do Estado da Bahia, a IVECO BUS atende pedidos expressivos de aquisição de veículos em Pernambuco, Ceará e Mato Grosso.

"Desde que iniciamos nossa trajetória neste segmento, construímos uma jornada de transporte escolar eficiente, confiável e com melhor TCO no Brasil. O investimento do Estado da Bahia contribui para a redução da evasão escolar, favorecendo o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos”, afirma Danilo Fetzner, vice-presidente da IVECO BUS para América Latina.

Além do BUS 10-190 ORE 2, pela primeira vez no Caminho da Escola, a IVECO BUS oferece o BUS 15-210 na categoria ORE 3.

Portfólio robusto, desenvolvido e produzido no Brasil

Confortáveis e espaçosos, os modelos escolares da IVECO BUS combinam potência, resistência, acessibilidade, conforto e segurança. O BUS 10-190 ORE 2 é equipado com motor FPT Industrial de 190 cavalos de potência, capacidade para 44 alunos + o motorista. O BUS 15-210 ORE 3, por sua vez, vem com motor de 210 cv e capacidade para 59 alunos + motorista.

“Produzidos no Brasil, os IVECO BUS para o Caminho da Escola têm a maior potência da categoria, representando uma solução robusta e com excelente relação custo x benefício para a renovação de frota dos municípios brasileiros”, ressalta Débora Rocha, gerente de Vendas de Licitações da IVECO BUS.

Rede preparada, website e atendimento dedicado aos clientes

A linha IVECO BUS para o Caminho da Escola tem dois anos de garantia, plano de manutenção incluído com pelo menos duas revisões gratuitas, rede preparada e especializada para atender os clientes do programa em pontos de atendimento em todo o Brasil. No website IVECO BUS Caminho da Escola, prefeituras e secretarias de todo o país tem acesso à informações detalhadas sobre o portfólio. O atendimento ao cliente IVECO BUS é reforçado pela Assistência 24h IVECO, por meio do telefone 0800-702-3443 e WhatsApp (31) 2107-2355.

IVECO BUS
Rede Comunicação de Resultado

VOLVO ABRE NOVA CONCESSIONÁRIA EM MARABÁ (PA) E MELHORA AINDA MAIS SUA REDE DE 107 CASAS NO BRASIL

Nesta quarta-feira (23), a Volvo e o Grupo Tracbel inauguraram uma nova concessionária em Marabá, no Sudeste do Pará. A casa mudou de localização e ganhou instalações totalmente novas, maiores e mais completas. “É uma unidade muito moderna que se soma a uma rede muito forte, numa região que se desenvolve economicamente cada vez mais”, assegura Alcides Cavalcanti, diretor executivo da Volvo Caminhões.

Com uma área construída de mais de quatro mil m², num terreno de 15,6 mil m², a concessionária tem 20 boxes para caminhões e um exclusivo para ônibus. Possui ainda show room, refeitório, estoque de peças, sala de espera, pátio para estacionamento, cabine de pintura, funilaria e espaço para reforma completa de veículos. Sustentável, a casa tem geração própria de energia, com painéis solares. A equipe de atendimento tem 50 funcionários e a instalação abriga também um Centro de Treinamento para capacitação profissional.

“Os ambientes e o ferramental são o que há de mais moderno neste segmento para garantir mais agilidade durante o período em que o caminhão permanece na oficina”, afirma Carlos Melnec, CEO da divisão de veículos comerciais do Grupo Tracbel.

A infraestrutura inclui ainda duas valas para atendimento Pit Stop Volvo. É uma área exclusiva para troca de óleos e filtros em no máximo uma hora, mediante agendamento prévio.

Localização estratégica

Situada no Distrito Industrial de Marabá, às margens da rodovia BR 155, antiga PA 150, nas proximidades do Autoposto Ferroviário, a nova casa está em uma posição estratégica, de grande movimentação de caminhões, nas saídas para o Sul do Pará e para o Norte do Mato Grosso.

Com Marabá, são quatro casas da Tracbel no Pará, onde o Grupo Tracbel também mantém estruturas nas cidades de Marituba, Miritituba e Paragominas. O Norte do Brasil ainda tem as unidades de Manaus (AM) e Macapá (AP). No Nordeste, a Tracbel tem filiais em Eunápolis (BA, com máquinas amarelas), São Luis, Imperatriz e Balsas (MA), Itaitinga (CE) e Teresina (PI).

A Volvo conta com 107 concessionárias no Brasil. Além de ampliações constantes, várias casas estão sendo reformadas ou ampliadas, com mudanças para locais mais amplos e de melhor acesso, caso de Marabá.

Grupo Volvo América Latina

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

YAMAHA MOTOR DESENVOLVE PLÁSTICO REFORÇADO COM FIBRAS DE LINHO PARA APLICAÇÃO NÁUTICA

O Grupo Yamaha Motor está trabalhando no desenvolvimento de plásticos reforçados com fibra (FRP) de linho em sua matriz, no Japão. O FRP costuma ser empregado na produção de veículos náuticos e aeroespaciais, pois esse material é mais leve e resistente, o que o torna uma opção ideal para enfrentar fenômenos adversos. O projeto faz parte de iniciativas da companhia para aumentar a reciclabilidade de seus produtos, explorando as possibilidades oferecidas por compostos derivados das plantas.

De forma geral, o linho é uma planta que tem 80% da sua produção global cultivada na Europa. O vegetal é amplamente utilizado na confecção de roupas, acessórios e decoração. O uso desta matéria-prima em tecnologias FRP está sendo pesquisado por Tomoki Ito e Kejinro Fujii, engenheiros do Centro de Tecnologia de Fabricação da Yamaha.

A aplicação deste material em produtos industriais apresenta alguns desafios, pois a fibra do linho se desfaz de maneira irregular, algo típico de insumos naturais, e absorve umidade mais facilmente. “Por outro lado, ele tem durabilidade, boa capacidade elástica e aparência suave. Por isso, acreditamos que ele pode ser adaptado a uma ampla variedade de itens”, explica Ito.

O SuperJet, uma moto aquática da Yamaha, foi o produto escolhido para desenvolver e testar os plásticos reforçados com fibras de linho. Após repetidas tentativas e erros, os especialistas conseguiram fazer progressos e os níveis necessários de desempenho e qualidade começaram a surgir. “Para atingir os primeiros resultados satisfatórios, descobrimos que é preciso laminar a fibra do linho por um processo de infusão a vácuo, no qual a resina de plástico é injetada em um molde e impregna a fibra por meio de pressão a vácuo”, diz Ito.

Os resultados foram apresentados em uma exposição técnica interna para outros engenheiros da Yamaha. O trabalho também foi exibido no Japan International Boat Show 2024. A pesquisa continua em desenvolvimento e, no futuro, pode virar uma realidade.

Yamaha do Brasil
Grupo Printer Comunicação

SISTEMA MULTIPLEX LUMINATOR PROPORCIONA GANHOS NA OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE ÔNIBUS

O sistema Multiplex da Luminator, lançado recentemente no mercado brasileiro, está proporcionando benefícios e ganhos significativos nas operações das frotas de ônibus dos clientes.  Especializada em tecnologias de transporte para ônibus e trens, a Luminator Brasil desenvolveu e introduziu um produto diferenciado no mercado que tem garantido ganhos de eficiência ao operador, agilidade em reparo de situações ocorridas em sistemas embarcados, reduzindo desta forma o custo da operação.

Um dos clientes que adotaram o sistema Multiplex da Luminator é a Urbi Mobilidade, operadora de transporte urbano do Distrito Federal. “Desde 2014, a Urbi possui parceria com a Luminator com itinerários eletrônicos em 100% da nossa frota. Desde 2022, além dos itinerários, foi implementado o Multiplex. Esses sistemas trouxeram mais benefício à operação e manutenção, incluindo o diagnóstico preciso de falhas, facilitando a resolução de problemas elétricos dos veículos. Atualmente, estamos realizando um upgrade importante: a atualização de itinerários via Wi-Fi, o que trará ainda mais eficiência e agilidade ao nosso serviço", enfatiza Larisse Silva Dias, coordenadora de Performance Veicular da Urbi.

Sistema Multiplex Luminator

O sistema Multiplex proporciona vantagens e benefícios para o transporte público, com elevação da confiabilidade e diminuição de custos com componentes e de manutenção. O Multiplex tem como objetivo principal substituir botões de comando convencionais, que utilizam, em sua maior parte, teclas eletromecânicas, e permite realizar todos os acionamentos da carroceria do veículo, como iluminações, sistema de ventilação, abre/fecha porta, liga/desliga periféricos, entre outros através de um só produto. Além disso, possibilita a integração com o itinerário eletrônico Luminator para troca de rotas, o diagnóstico imediato de possíveis falhas em um componente, com indicação dessas falhas no display do painel.

“O ano de 2024 é especial para a Luminator Brasil, pois celebramos 25 anos de atividades, com crescimento contínuo e um estreito relacionamento com os clientes e parceiros. A ampliação dos nossos negócios está baseada no lançamento e novos produtos, como os sistemas Multiplex e Próxima Parada e também na expansão da nossa atuação em novos segmentos, como o metroferroviário, que deve ter novos projetos com foco na mobilidade sustentável e novos modais de transporte”, destaca Guilherme Demore, diretor da Luminator no Brasil.

A Luminator Brasil faz parte do Luminator Tecnology Group, líder no mercado mundial no fornecimento de sistemas de informação para passageiros, com produtos como o Itinerário Eletrônico, Sistema de Próxima Parada, Telas TFT, e soluções de segurança, como Sistemas Multiplex e de câmeras CCTV. Com unidade em Caxias do Sul, trabalha para crescer mais de 10% em 2024, consolidar a sua presença e liderança em alguns países da América Latina, onde tem como principais clientes fabricantes de ônibus, operadoras de transporte público urbano e rodoviário, além de outros clientes no modal Rail.

Luminator
Secco Consultoria de Comunicação