O Grupo Yamaha Motor está trabalhando no desenvolvimento de plásticos reforçados com fibra (FRP) de linho em sua matriz, no Japão. O FRP costuma ser empregado na produção de veículos náuticos e aeroespaciais, pois esse material é mais leve e resistente, o que o torna uma opção ideal para enfrentar fenômenos adversos. O projeto faz parte de iniciativas da companhia para aumentar a reciclabilidade de seus produtos, explorando as possibilidades oferecidas por compostos derivados das plantas.
De forma geral, o linho é uma planta que tem 80% da sua produção global cultivada na Europa. O vegetal é amplamente utilizado na confecção de roupas, acessórios e decoração. O uso desta matéria-prima em tecnologias FRP está sendo pesquisado por Tomoki Ito e Kejinro Fujii, engenheiros do Centro de Tecnologia de Fabricação da Yamaha.
A aplicação deste material em produtos industriais apresenta alguns desafios, pois a fibra do linho se desfaz de maneira irregular, algo típico de insumos naturais, e absorve umidade mais facilmente. “Por outro lado, ele tem durabilidade, boa capacidade elástica e aparência suave. Por isso, acreditamos que ele pode ser adaptado a uma ampla variedade de itens”, explica Ito.
O SuperJet, uma moto aquática da Yamaha, foi o produto escolhido para desenvolver e testar os plásticos reforçados com fibras de linho. Após repetidas tentativas e erros, os especialistas conseguiram fazer progressos e os níveis necessários de desempenho e qualidade começaram a surgir. “Para atingir os primeiros resultados satisfatórios, descobrimos que é preciso laminar a fibra do linho por um processo de infusão a vácuo, no qual a resina de plástico é injetada em um molde e impregna a fibra por meio de pressão a vácuo”, diz Ito.
Os resultados foram apresentados em uma exposição técnica interna para outros engenheiros da Yamaha. O trabalho também foi exibido no Japan International Boat Show 2024. A pesquisa continua em desenvolvimento e, no futuro, pode virar uma realidade.
Grupo Printer Comunicação
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