quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

BAE SYSTEMS CONCLUI TESTES E AVANÇA EM MISSÃO SPHEREX DA NASA PARA ESTUDO DO UNIVERSO

A BAE Systems anunciou a conclusão dos testes ambientais do Spectro-Photometer for the History of the Universe, Epoch of Reionization and Ices Explorer – SPHEREx (Espectro-Fotômetro para a História do Universo, Época da Reionização e Explorador de Gelo, em tradução livre), missão pioneira da NASA destinada a novas descobertas sobre a origem do universo e a formação das galáxias. Pela primeira vez, a missão realizará levantamentos espectrais em todo o céu, revelando detalhes cruciais sobre a evolução cósmica.

Com duração mínima de dois anos, o SPHEREx utilizará um avançado sistema de imagem para mapear toda a extensão do céu em infravermelho próximo, repetindo o processo quatro vezes. O satélite fornecerá os mapas coloridos mais detalhados já produzidos do universo e coletará dados sobre mais de 450 milhões de galáxias, além de milhões de estrelas do nosso sistema solar. As observações servirão para estudar a expansão do universo desde o Big Bang, entender como as galáxias se formaram e como a água e outros elementos essenciais à vida influenciam a criação de planetas.

“Essa missão nos permitirá olhar para o passado distante do universo, trazendo novas perspectivas sobre como ele surgiu e como chegou ao estado atual”, comentou Alberto Conti, vice-presidente e gerente geral da BAE Systems Space & Mission Systems. “Estamos empolgados em contribuir para essa missão histórica e em fortalecer nosso apoio contínuo às missões de astrofísica da NASA.”

Além das pesquisas científicas, o SPHEREx terá a função de identificar alvos interessantes para observações mais detalhadas por telescópios como o James Webb, além de preparar o terreno para missões futuras, como o Telescópio Espacial Nancy Grace Roman.

A BAE Systems foi responsável pela construção da estrutura do satélite e do telescópio, além de desenvolver a tampa do instrumento. Outros elementos do sistema foram criados pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) e pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. O Dr. Jamie Bock, do Caltech, é o pesquisador principal da missão.

A empresa também liderou os testes ambientais e de integração, que incluíram simulações de temperatura e condições no espaço, testes de vibração e acústica para imitar as condições de lançamento, além de verificações de compatibilidade eletromagnética para garantir a proteção do satélite contra falhas elétricas. Com os testes finalizados, a BAE Systems se prepara para o envio e lançamento da missão, previsto para acontecer a partir de fevereiro de 2025.

BAE Systems
AND, ALL – Agência de Comunicação

EATON É RECONHECIDA PELA SEGUNDA VEZ CONSECUTIVA COM SELO TOP EMPLOYER

A Eaton, empresa de gerenciamento de energia, é reconhecida mais uma vez como uma das companhias com as melhores práticas de RH na América Latina com o selo Top Employer, concedido pelo Top Employers Institute, entidade internacional de pesquisa. A conquista reflete o compromisso da empresa em proporcionar um ambiente de trabalho inclusivo, inovador e focado no bem-estar de seus colaboradores. O selo conquistado para América Latina representa o reconhecimento da Eaton nos países: Brasil, Chile, Costa Rica e México.

A Top Employer avalia as empresas com base em uma pesquisa que abrange seis domínios e 20 práticas, como estratégia de negócios, estratégia de pessoas, liderança, organização e mudanças, digitalização em recursos humanos e marca empregadora, incluindo aspectos como desenvolvimento de talento, aprendizagem e desenvolvimento, planejamento de sucessão, cultura organizacional e bem-estar dos colaboradores. A certificação reconhece as organizações que cumprem exigentes padrões internacionais de compliance e governança, o que assegura a consistência e excelência de seus processos internos.

A Eaton se destacou pelas melhores práticas de gestão e pela consistência e impacto positivo de suas políticas e ações, especialmente as relacionadas a estratégia de negócios, estratégia de pessoas, liderança, ambiente de trabalho e desenvolvimento de carreira. A companhia valoriza diferentes estilos de trabalhar e pensar, por isso busca diversidade na estrutura das equipes, que ajuda a atrair, reter e engajar os melhores talentos e impactar positivamente os negócios da empresa. Entre as iniciativas, podemos destacar os grupos de recursos de inclusão, como o Wave (mulheres), Engage (diferentes gerações), iConnect (racial), Pride (LGBTQIAPN+) e enABLE (PCD), que buscam oferecer condições adequadas de inclusão, desenvolvimento e oportunidades de crescimento na Eaton.

“Esse reconhecimento de um instituto sério e de presença mundial, como o Top Employer Institute, mostra que estamos atuando de forma consistente e assertiva junto ao nosso público interno, com investimento em desenvolvimento de talentos, promoção da diversidade e inclusão e uma cultura organizacional forte, que impacta o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas que fazem parte da Eaton”, afirma Gustavo Schimidt, vice-presidente e gerente geral da América Latina para o setor Elétrico.

A Eaton é uma empresa comprometida em ser um dos melhores lugares para se trabalhar, pois entende que colaboradores motivados conseguem atingir o seu maior potencial, impactando direta e positivamente o crescimento dos negócios e da empresa. Por isso, criar práticas e ter ações que contribuam nesse sentido são essenciais para o desenvolvimento sustentável da companhia.

“Sabemos que as pessoas são parte fundamental da estratégia de negócios e do crescimento da empresa, por isso seguiremos investindo nas melhores práticas de RH, incentivando o desenvolvimento dos nossos colaboradores e reconhecendo o valor de cada um deles. A cultura organizacional da Eaton é fundamental para o crescimento contínuo da empresa, já que contribui para termos os melhores talentos conosco”, conclui Petra Godoy, diretora de Recursos Humanos do grupo Mobility para América do Sul.

A Eaton é uma empresa especialista em gestão de energia dedicada a proteger o meio ambiente e a melhorar a qualidade de vida das pessoas em todo o mundo. Fabricamos produtos para os mercados de datacenter, de serviços públicos, industrial, comercial, de produção de máquinas, residencial, aeroespacial e de mobilidade. Nós somos guiados pelo nosso compromisso de fazer negócios corretamente, para operar de forma sustentável e ajudar os nossos clientes a gerenciar a energia ─ na atualidade assim como no futuro. Através da capitalização das tendências globais de crescimento da eletrificação e da digitalização, estamos acelerando a transição do planeta para fontes de energia renováveis, ajudando a resolver os desafios de gestão de energia mais urgentes do mundo e a construir uma sociedade mais sustentável para as pessoas de hoje e para as gerações futuras. A Eaton foi fundada em 1911 e tem aparecido listada na Bolsa de Valores de Nova York por mais de um século. Reportamos receitas por 23,2 bilhões de dólares em 2023 e atendemos clientes em mais de 160 países. Clique aqui e visite o site.

Eaton Corporation
Alfapress

PORTO VERÃO ALEGRE É O PRIMEIRO PROJETO CONTRATADO ENTRE OS CONTEMPLADOS DA SELEÇÃO CULTURAL DA PETROBRAS

A Petrobras é a patrocinadora master do Porto Verão Alegre, festival multicultural que movimenta a capital gaúcha até 16 de fevereiro. O projeto é o primeiro a ser realizado dentre os contemplados na Seleção Petrobras Cultural – Novos Eixos, a maior edição já realizada pela companhia, no valor de R$ 250 milhões.

O festival, que nasceu em 1999 com o objetivo de valorizar a classe artística gaúcha e gerar trabalho em um momento em que a cena artística costumava ficar em pausa, potencializa nesta 26ª edição a valorização dos artistas locais, fomentando o segmento que ainda se recupera da catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul em maio. “A Petrobras está priorizando a contratação de patrocínios provenientes do estado. Além do Porto Verão Alegre, outros dez projetos do Rio Grande do Sul foram contemplados na Seleção Petrobras Cultural”, explica a gerente de Patrocínios da Petrobras, Alessandra Teixeira.

Os outros projetos selecionados no Petrobras Cultural são: A Sbørnia Kontr’Atracka, Festival Kino Beat, Casa de Cultura Mário Quintana, Arquivo Implacável da Memória, Animextreme, Cia Rústica, Winged 2, Uma Vida no Rincão, Bienal de Artes Visuais do Mercosul e Quilombo do Sopapo Sempre!.

Nesta edição, o evento tem o número recorde de 170 atrações de teatro, música e dança. As apresentações acontecem em 20 espaços diferentes em Porto Alegre e região metropolitana. A expectativa é gerar empregos temporários e renda para mais de mil artistas em um período intenso de 39 dias de programação.

Atuação em diversas frentes

Além de priorizar a contratação dos projetos do Rio Grande do Sul contemplados na Seleção Petrobras Cultural – Novos Eixos, a companhia prossegue dando apoio ao estado por meio do Programa Movimento Petrobras pelo Rio Grande, lançado em novembro de 2024. Com investimento previsto de cerca de R$ 100 milhões, a companhia atuará nos próximos dois anos em quatro eixos direcionados a meio ambiente, sociedade, ativos da empresa e relações institucionais.

O Sistema Petrobras tem grande importância na economia da região com a presença da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), da Usina Termoelétrica de Canoas, de terminais aquaviários e de mais de 140 km de dutos operados pela Transpetro.

Agência Petrobras

RAÍZEN LUBRIFICANTES EXPANDE USO DE PLÁSTICO RECICLADO EM EMBALAGENS DE 1 LITRO

A empresa está substituindo suas embalagens de 1L por um modelo que utiliza 51% de resinas pós-consumo e resíduos plásticos de lubrificantes

A Raízen Lubrificantes, unidade de negócios de lubrificantes, graxas e fluidos da Raízen, licenciada da marca Shell, está substituindo suas embalagens tradicionais de 1L por modelos produzidos a partir de plástico reciclado. A nova versão utiliza mais de 50% de resinas pós-consumo e resíduos plásticos provenientes de lubrificantes.

A novidade abrange as linhas Shell Helix, Shell Rimula e Shell Advance e representa uma importante redução de resíduos plásticos. A resina reciclada pós-consumo (PCR, do inglês post-consumer resin) é obtida a partir de materiais plásticos já utilizados, principalmente embalagens. Por meio de processos de reciclagem e logística reversa, esses resíduos são transformados novamente em resina. Com essa inovação, a Raízen estima reduzir cerca de 536 toneladas de plástico ao ano, reduzindo a pegada de carbono em 37% a 45% para as cores implementadas.

"Como a resina reciclada tem uma coloração naturalmente preta, tivemos que adaptar nosso processo de produção para preservar o design e as cores da Shell. Agora, com o recurso tecnológico agregado pela Alpla, nossas embalagens são fabricadas com três camadas, sendo que a camada externa é um revestimento fino que exibe as cores oficiais da marca. Para se ter uma ideia, mais de 50% do plástico de cada embalagem será produzido com PCR. Com essa inovação, esperamos inspirar outras marcas a adotarem essa tecnologia, ampliando ainda mais sua utilização e promovendo a economia circular", afirma Adriano Bello, Diretor de Operações de Lubrificantes. Desde 2021, a Raízen se destaca no segmento como pioneira, sendo a primeira empresa a implementar a PCR em embalagens coloridas de 1L.

Essa ação é viabilizada por meio com a Alpla, fabricante das embalagens; e o Instituto Jogue Limpo, associação de empresas fabricantes e importadoras que realiza a logística reversa das embalagens de lubrificante plásticas.

Raízen
Loures Consultoria - Comunicação e Relações Corporativas

quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

BRASKEM REFORÇA IMPACTO POSITIVO EM 12257 PESSOAS NO ABC COM 25 PROJETOS TRANSFORMADORES EM 2024

Companhia destaca ações socioambientais, educacionais e culturais que beneficiaram milhares de pessoas na região

A Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, segue comprometida com o desenvolvimento sustentável do Grande ABC (SP). Em 2024, a companhia intensificou sua presença na região com iniciativas que beneficiaram a relação com os moradores, fortalecendo laços com a comunidade e promovendo impacto positivo, beneficiando 12257 em 25 projetos.

As ações contemplaram temas voltados a inovação, sustentabilidade, empreendedorismo, educação e desenvolvimento local. Os moradores das cidades de Santo André, Mauá e Zona leste de São Paulo, região do Parque São Rafael, receberam as ações Ser+, Plastitroque, Campanha de Estágio, Programa Braskem de Educação Ambiental, Empreendedoras Braskem, Costura Criativa, Ações que Transformam, Programa Valorize, Mutirões de Voluntariado, Apadrinhamento de Escolas, Qualidade de Vida, entre outros.

Parcerias com instituições como SESI (Serviço Social da Indústria), SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresa) também proporcionaram à comunidade do entorno diversas possibilidades de conhecimento, como cursos de capacitação e qualificação profissional.

Projetos sociais de ONGs, Fundações e Associações também receberam apoio e repasses financeiros por meio de seleções e editais realizados pela companhia, onde puderam ampliar suas ações ou até mesmo, colocar novas práticas em funcionamento para beneficiar milhares de pessoas. Para 2025, a companhia prevê ativar um número parecido de projetos focando sempre a comunidade do seu entorno.

“O compromisso da Braskem no ABC vai muito além da indústria. Nosso objetivo é criar valor compartilhado, seja investindo em projetos socioambientais, capacitação profissional ou promovendo iniciativas culturais e educacionais. Em 2024, tivemos a honra de impactar diretamente milhares de pessoas e contribuir para o desenvolvimento da região”, explica Alexandra Calixto Gioso, gerente de Relações Institucionais da Braskem Sudeste.

A Braskem é uma empresa petroquímica global, orientada para o ser humano, com olhar para o futuro, que cultiva relacionamentos sólidos e gera valor para todos. Oferecendo soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, a petroquímica possui um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. A Braskem acredita que a inovação disruptiva é o único caminho possível para se estabelecer uma nova relação com o planeta, por isso, escolhe agir no presente, promovendo a circularidade do plástico e impulsionando a revolução dos materiais de base biológica. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 71 países por meio de seus 8.500 mil integrantes que atuam globalmente em um modelo de gestão que demonstra o compromisso com a ética, respeitando as normas de conformidade em todos os países e garantindo o respeito à competitividade responsável.

Braskem
Agência Fato Relevante

FPT INDUSTRIAL LANÇA O NOVO MOTOR R38, SOLUÇÃO INTEGRADA E ECONÔMICA PARA GERAÇÃO DE ENERGIA.

FPT R38

A FPT Industrial, marca de powertrain do Iveco Group, inicia 2025 com sua estratégia de soluções diversificadas ao lançar na América Latina o novo motor R38 para o segmento de geração de energia. Revelado mundialmente na EIMA (Exposição Internacional de Máquinas Agrícolas e de Jardinagem) 2024 em Bolonha, na Itália, este motor turboalimentado de 3,8 litros chega ao Brasil e Argentina com o objetivo oferecer uma solução econômica para aplicações não regulamentadas.

Ele oferece integração perfeita com o ecossistema da FPT Industrial, abrangendo potências de 50 kVA e 60 kVA na linha de geradores e 55 kW e 65 kW na versão de unidade de energia (IPU), o que o torna ideal para uma ampla gama de aplicações.

Com mais de 35.000 unidades vendidas em todo o mundo anualmente, a FPT Industrial é líder em geração de energia e IPUs graças à sua ampla linha — de 2,4 litros a 16 litros —, em conformidade com os padrões mundiais, garantindo desempenho ideal em várias aplicações.

Uma solução integrada e rentável

A exemplo do R24, modelo adicionado anteriormente ao portfólio inovador da FPT Industrial, o novo R38 vem como um G-Drive compacto de quatro cilindros com pacote de resfriamento e filtros já instalados. O novo R38 apresenta um sistema de injeção mecânica robusto, comprovado e confiável, enquanto a manutenção em um único lado facilita e acelera os serviços necessários.

Para a versão de geração de energia, o R38 pode ser alternado de 1.500 rpm a 1.800 rpm, atendendo aos requisitos de estoque dos OEMs. Além disso, é adequado para uma ampla gama de aplicações, desde backup estacionário até energia principal móvel.

O novo R38 desempenha assim um papel importante no portfólio de produtos da FPT Industrial, em versões para geração de energia e unidade de energia industrial.

"A chegada desta nova motorização visa a atender ainda mais as necessidades do mercado. Esperamos que o novo R38 se torne um importante protagonista no segmento, especialmente para aplicações como bombas de irrigação, bombas hidráulicas, unidades de energia hidráulica, bombas de desaguamento e compressores de ar", aponta Carlos Tavares, presidente da FPT Industrial para a América Latina.

Leonardo Almeida, responsável pelas vendas da Rede FPT Industrial na América Latina acrescenta: "Estamos muito satisfeitos em adicionar este novo motor ao nosso portfólio na região, o que nos permitirá oferecer soluções mais inovadoras e eficientes aos nossos clientes. Este lançamento reflete nosso compromisso contínuo com a melhoria da tecnologia e do desempenho, fornecendo produtos de alta qualidade que respondem as necessidades e expectativas do mercado regional."

R38 Geração de energia - Especificações técnicas
- Potência Stand-by [kW]: 55 – 66 
- Potência Prime [kW]: 50 – 66 
- Diâmetro x curso [mm]: 102 x 115
- Deslocamento [l]: 3.8
- Taxa de compressão: 17.5:1
- Cilindros: 4
- Válvulas por cilindro: 2
- Aspiração: Com turbocompressor

R38 IPU - Especificações técnicas
- Potência [kW@rpm]: 55 – 65 @ 2500
- Torque [Nm@rpm]: 290 @ 1800 – 320 @ 1700
- Diâmetro x curso [mm]: 102 x 115
- Deslocamento [l]: 3.8
- Taxa de compressão: 17.5:1
- Cilindros: 4
- Válvulas por cilindro: 2
- Aspiração: Com turbocompressor

A FPT Industrial
Rede Comunicação de Resultado

JONAS HIPÓLITO É O NOVO PRESIDENTE DA BIOTROP

Jonas Hipólito

A BIOTROP, uma divisão do Grupo BioFirst, líder em soluções biológicas e naturais para o agronegócio, presente em mais de 70 países, anunciou nesta quarta-feira (15) uma importante mudança em sua liderança executiva. Após sete anos de trabalho transformador, Antonio Carlos Zem passa o bastão para Jonas Hipólito, co-fundador e atual diretor de Estratégia e Inovação da empresa.

Jonas assume como Presidente da BIOTROP e Zem fará o processo de transição até o dia 31 de março, quando passará a ocupar um cargo estratégico no Board Global da BioFirst. Essa nova posição vai permitir ao executivo continuar apoiando a expansão da BIOTROP e a levar experiência, visão e estratégias da empresa às demais divisões do Grupo.

O processo de sucessão foi cuidadosamente planejado nos últimos anos, reforçando o compromisso da empresa com a continuidade da sua visão estratégica. Durante todo período em que esteve na gestão, Antonio Carlos Zem liderou uma série de iniciativas que resultaram em crescimento expressivo, inovação tecnológica e expansão global.

Sob a liderança de Zem, a BIOTROP superou em menos de 7 anos os R$ 760 milhões de receita, multiplicou a capacidade produtiva, inovou com tecnologias de ponta, ampliou o acesso ao mercado e estabeleceu as bases para sustentar o crescimento sustentável de longo prazo.

“Agradeço a toda a equipe da BIOTROP pelo apoio e compromisso apaixonado com a inovação ao longo desses anos. Tenho orgulho de tudo o que conquistamos juntos e ainda vamos conquistar; e confio plenamente que o Jonas está preparado para levar nossa missão adiante, além de contar com uma equipe extraordinária ao seu lado”, afirma Antonio Carlos Zem.

Jonas Hipólito traz uma visão inovadora. Com uma ampla experiência no setor, Jonas é o atual Diretor de Estratégia e Inovação na BIOTROP, sendo responsável pelas equipes de criação das múltiplas tecnologias de sucesso da empresa e também vem liderando as estratégias de expansão global, como a entrada nos EUA e na União Européia.

Jonas é engenheiro agrônomo pela ESALQ - USP e tem mestrado em Produção Vegetal Sustentável, pela Montpellier SupAgro na França. Também é certificado em Marketing Strategy pela Cornell University, e em finanças pela Universidade de Harvard.

Sua abordagem combina foco em inovação, sustentabilidade, transformação digital e uma conexão próxima com clientes ao redor do mundo.

“É uma honra assumir esta posição em um momento tão promissor para a BIOTROP. Pretendo fortalecer ainda mais o nosso propósito promovendo avanços tecnológicos e entregando valores para os nossos colaboradores, clientes e parceiros”, afirma o novo Presidente da empresa, Jonas Hipólito.

Com a transição, a BIOTROP reforça seu compromisso com seus valores fundamentais e o objetivo de oferecer soluções agrícolas de alta qualidade que transformam o setor. A empresa continuará investindo em sustentabilidade, inovação e no fortalecimento de suas operações no Brasil e exterior, reconhecendo o papel estratégico do país para o crescimento global dos biológicos.

“O Brasil é o mercado que mais avança no mundo no segmento de biológicos. A BIOTROP tem papel estratégico para o avanço global do grupo BioFirst e o Jonas é fundamental nesta trajetória. Estamos confiantes com sua visão inovadora e o que podemos fazer juntos futuramente”, reforça Jean-Marc Vandoorne, CEO da BioFirst.

Detentora das mais avançadas tecnologias nesse segmento, inclusive com formulações patenteadas, a BIOTROP tem como meta avançar ainda mais para a internacionalização. Hoje, além do Brasil, a empresa comercializa seus produtos no Paraguai, Argentina, Bolívia, Uruguai, Colômbia, Equador, Peru, União Europeia e Estados Unidos.

A BIOTROP é uma das líderes em soluções biológicas e naturais para o agronegócio. E, tem como foco a pesquisa e o desenvolvimento de soluções inovadoras, visando contribuir para uma agricultura sustentável, saudável e regenerativa. Com escritório em Vinhedo (SP), fábricas em Curitiba (PR) e Jaguariúna (SP) e distribuidores em todo o mundo, a empresa entrega as melhores soluções biológicas e naturais ao mercado. Desde 2023, a BIOTROP integra o grupo BioFirst, que é líder global de tecnologias biológicas e naturais, com presença em mais de 70 países e receita anual de € 500 milhões. Até 2034, o Grupo Biofirst pretende estar entre as 10 maiores indústrias de insumos de proteção de cultivos do mundo.

BIOTROP
Pipah Comunicação

PALFINGER BRASIL ESTARÁ NA FEIRA SHOW RURAL 2025

Foto: Alexsander Ziemer | Divulgação Palfinger Brasil 

A Palfinger Brasil, empresa que produz soluções em elevação de cargas, estará novamente presente na Feira Show Rural 2025, evento voltado à diversificação agrícola e que vai ocorrer de 10 a 14 de fevereiro, em Cascavel (PR). A fabricante apresentará aos visitantes equipamentos como guindastes articulados, plataformas de elevação, acessórios e peças desenvolvidos em sua unidade em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha.

A feira tem como foco a inovação tecnológica e a sustentabilidade, e a expectativa é que receba mais de 400 mil visitantes nos dias de realização. Será o primeiro grande evento do ano voltado ao agronegócio.

Empresários, gestores de frota e operadores de equipamentos de elevação de cargas poderão conhecer as novidades da Palfinger no estande da fabricante,  durante o horário do evento, das 8h às 18h, na Rua N, estande 9.21.

Muitos dos guindastes desenvolvidos pela empresa, como os modelos PK 11001; PK 17001 B; PK 23500; MD 45007 e MD 510, são utilizados nas diferentes etapas de trabalho na agricultura, modernizando os processos produtivos. Na entressafra e preparação pré-plantio, são usados para otimizar a preparação de terreno e no transporte de equipamentos de grande porte de forma segura. No plantio, para carregamento de big bags e instalação e montagem de estruturas temporárias de proteção ao clima, além de facilitar o destombamento de tratores e máquinas. Os guindastes proporcionam também melhor desempenho na construção e manutenção de barragens e no manuseio durante as fases de colheita e pós-colheita, incluindo carregamento, armazenagem e transporte de produtos.

“Estar na vitrine de uma feira tão representativa como a Show Rural é fundamental quando se busca manter um estreito relacionamento com o mercado, ampliar negócios e entender ainda mais as necessidades do agronegócio. Isso permite que possamos desenvolver as melhores soluções e com inovações tecnológicas para este setor tão importante para o Brasil e responsável por parcela significativa do nosso PIB”, diz o Diretor de Vendas e Serviços LATAM , Tomás Castagna.

Palfinger
- Fundado em 1932, o grupo de origem austríaca é líder mundial na produção e fornecimento de soluções inovadoras para movimentação de cargas e pessoas; 
- Tem 31 unidades, no Brasil, Argentina, EUA, Canadá, Áustria, Bulgária, Croácia, França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Polônia, Romênia, Eslovênia, China e Vietnã. Na América Latina, comercializa e distribui a linha de produtos do grupo Palfinger em 25 países através da venda direta, representantes comerciais e distribuidores; 
- O grupo conta com mais de 12 mil funcionários;
- Desde 2019 a Palfinger é uma empresa GPTW, sendo certificada com o selo de Melhores Empresas, e premiada em rankings regionais e nacionais.

Palfinger Brasil
Dinâmica Conteúdo Inteligente

COM QUEDA DE VOLUME E AUMENTO DA RECEITA, EXPORTAÇÕES DE SUCO DE LARANJA CHEGAM AOS SEIS MESES DA SAFRA 2024/25

O volume exportado de suco de laranja (FCOJ equivalente a 66 Brix) nos seis primeiros meses da safra 2024/25 (julho a dezembro) foi de 430.078 toneladas, o que representa uma redução de 19,70% em relação às 535.604 toneladas embarcadas no mesmo período da safra anterior. O faturamento, no entanto, somou US$ 1.876.971.871, um aumento de 42,66% comparado aos US$ 1.315.712.908 registrados no mesmo período da safra 2023/2024. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior, compilados pela CitrusBR. “O setor enfrenta cinco ciclos de safras pequenas e médias e, segundo as referências internacionais, uma alta de preços sem precedentes que mostram que a queda de demanda é inevitável”, explica o diretor-executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto.

A Europa continua a ser o principal destino das exportações brasileiras, com 42,72% de participação. O total exportado na safra 2024/25 foi de 228.692 toneladas, uma redução de 22,21% em relação às 294.033 toneladas embarcadas no primeiro semestre da safra 2023/24. Em receitas, o valor chegou a US$ 1.037.173.807, um aumento de 41,01% em comparação com os US$ 735.387.975 do período anterior.

Os Estados Unidos, por sua vez, registraram embarques de 161.641 toneladas de FCOJ equivalente a 66 Brix, uma redução de 7,17% em relação às 174.128 toneladas exportadas na safra de 2023/2024. Já em receita, houve crescimento de 56,37%, com um total de US$ 675.806.483, comparado aos US$ 432.078.659 no mesmo período do ano anterior.

Para o Japão, as exportações de suco de laranja registraram queda de 14,07% nos seis primeiros meses da safra 2024/2025, com um volume de 11.441 toneladas. Na safra anterior, o volume foi de 13.313 toneladas. O faturamento foi de US$ 62.963.727, um crescimento expressivo de 79,75% em relação aos US$ 35.028.853 faturados na safra anterior.

No caso da China, as importações de julho a dezembro da safra 2024/2025 somaram um total de 19.223 toneladas, um volume 46,08% inferior às 35.651 toneladas registradas no mesmo período da safra 2023/2024. Em receita, houve uma queda de 17,35%, com um total de US$ 52.255.421, comparado aos US$ 63.230.242 registrados no primeiro semestre da safra anterior.

Outros mercados somaram 114.607 toneladas e US$ 48.772.433, complementando os valores totais do período.

CitrusBR
Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos

terça-feira, 14 de janeiro de 2025

MAIOR USINA SOLAR EM TELHADO DO BRASIL OPERA NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO

A TTS Energia, empresa de engenharia e construção de usinas solares no Brasil, é detentora do projeto, instalação e comissionamento da maior usina solar em telhado no Brasil. Trata-se do empreendimento de 6,4 megawatts-pico (MWp) instalado na unidade fabril da Jacto, localizada no distrito de Paulópolis, na cidade de Pompeia, interior do Estado de São Paulo.

Ao todo, a usina possui mais de 11,3 mil módulos fotovoltaicos instalados na cobertura da fábrica de equipamentos agrícolas da Jacto, numa área que abrange quase 39 mil metros quadrados. O sistema fotovoltaico tem capacidade de gerar 8 gigawatts-hora/ano (GWh/ano), suficiente para abastecer grande parte da demanda de eletricidade das operações da Jacto.

O projeto está enquadrado no modelo de autoprodução, modalidade em que o consumidor é, ao mesmo tempo, gerador da energia que utiliza e integra o Ambiente de Contratação Livre (ACL), também conhecido como mercado livre de energia.

Adicionalmente à cobertura solar no galpão, a TTS Energia também instalou um sistema fotovoltaico na cobertura do estacionamento (carport) da fábrica da Jacto. A miniusina, com 886 quilowatts (kW), possui 1,6 mil módulos fotovoltaicos espalhados em uma área de 6,1 mil metros quadrados. Somente nesta instalação, a capacidade de geração é 1,17 GWh/ano.

“O aproveitamento de grandes coberturas para implantação de usinas solares, tanto na área rural quanto no meio urbano, é uma tendência no Brasil e se configura como uma das grandes soluções para empresas e produtores agrícolas que buscam redução de custo com energia elétrica, segurança de suprimento de eletricidade e mais competitividade e sustentabilidade para o negócio”, explica Jacques Hulshof, diretor executivo da TTS Energia.

“Na prática, esses projetos transformam um centro de custo, ou seja, um telhado que gera despesa em uma grande fonte de receita a partir da energia solar, além de reforçarem as políticas de ESG das empresas do agronegócio e de outros segmentos de negócios”, conclui.

A TTS Energia é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções em energias renováveis em todo o território nacional, com o compromisso de tornar a energia fotovoltaica um negócio financeiramente viável para empresas B2B – com previsibilidade, redução de custos e alinhado com as melhores práticas ESG. Comprometida em tornar a energia fotovoltaica financeiramente viável para grandes negócios, a empresa colabora com a redução de custos e, ao mesmo tempo, mantém um alinhamento com as melhores práticas ESG, contribuindo, desta forma, para um futuro mais sustentável.

TTS Energia
TOTUM Comunicação

CARTONDRUCK ALCANÇA O STATUS DE ATERRO ZERO

Nesta segunda-feira (13), a CartonDruck, empresa de Blumenau (SC) referência na produção de embalagens em papel cartão, conquistou a certificação Aterro Zero, fornecida pela KWM Solutions, especialista em Gerenciamento Total de Resíduos e Economia Circular. Esse selo garante que todos os resíduos gerados nas operações da CartonDruck agora têm destinações sustentáveis, sem envio para aterros sanitários.

Os materiais descartados pela CartonDruck ganharam novas finalidades: papel e papelão foram transformados em caixas e papel toalha; plástico filme e peças deram origem a sacos de lixo e novos itens plásticos; sucatas metálicas foram recicladas em novos metais; madeiras se tornaram pellets. Resíduos mais complexos, como borras de tinta e lixo comum, foram utilizados na fabricação de cimento, enquanto resíduos orgânicos geraram adubo por meio de compostagem.

Segundo a diretora de marketing da empresa, Ticiana Baumgarten, o projeto Aterro Zero é um marco na história da CartonDruck. “Estamos muito felizes em anunciar essa conquista. Desde outubro de 2024, nenhum resíduo gerado em nossa fábrica é destinado a aterros sanitários”, afirma Ticiana. Ela destaca que o adubo gerado pela compostagem será doado para funcionários, hortas comunitárias e escolas da região, fortalecendo a agricultura urbana e beneficiando a comunidade local.

Impacto ambiental positivo

Desde a implementação do programa, a CartonDruck transformou 540 toneladas de resíduos, com os seguintes resultados:

- 97% reciclados;
- 2,9% destinados ao coprocessamento (utilizados como matéria-prima para a produção de cimento);
- 0,1% compostados (transformando lixo orgânico em adubo).

Além disso, a iniciativa evitou a emissão de 768 toneladas de CO², o que equivale à retirada de 4.122 carros de circulação ou ao CO² sequestrado por 5.376 árvores.

Para a diretora de marketing, a conquista do selo Aterro Zero é uma demonstração clara de como a gestão eficiente de resíduos pode aliar sustentabilidade, inovação e responsabilidade socioambiental. “Essa jornada reflete o compromisso da CartonDruck com um futuro mais sustentável”, conclui Ticiana.

A CartonDruck - Com mais de 140 anos de atuação, a CartonDruck é  referência em indústrias gráficas. Todas as etapas de produção das embalagens de papel-cartão são informatizadas e realizadas dentro do parque fabril, localizado em Blumenau (SC)

CartonDruck
Presse Comunicação

UNIDADE DA SUZANO EM RIBAS DO RIO PARDO (MS) ALCANÇA MARCA DE 1 MILHÃO DE TONELADAS DE CELULOSE PRODUZIDAS

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos a partir de eucalipto, alcançou na última quarta-feira (08/01) a marca de 1 milhão de toneladas de celulose produzidas na nova fábrica em Ribas do Rio Pardo (MS). O resultado foi registrado em menos de seis meses de operação, menor tempo na história para uma fábrica produzir o primeiro milhão de toneladas de celulose. É o segundo recorde alcançado pela unidade, que já havia concluído sua curva de aprendizagem em apenas cinco meses e oito dias, a partir do início das operações em 21 de julho de 2024. Inicialmente, a expectativa era finalizar a curva de aprendizagem em um período de nove meses e fechar 2024 com 900 mil toneladas de celulose produzidas.

Para Paulo Silveira, diretor Industrial de Celulose Regional Sul da Suzano, os números e recordes refletem toda a trajetória construída pela empresa ao longo de 100 anos de história. “Os marcos que estamos celebrando vão muito além dos números industriais, representam fatores que incluem alto nível de maturidade da companhia, conhecimento sobre o setor, investimento em novas tecnologias, dedicação e cuidado com as pessoas e com o meio ambiente. A nova fábrica vem quebrando recordes desde a concepção do projeto, seja pela escala produtiva, a maior do mundo, pela eficiência ou pela competitividade, e, graças ao empenho de um time de colaboradores e colaboradoras de alta competência, esses resultados demonstram a capacidade de realização da nossa equipe”, destaca.

Com capacidade para produzir 2,55 milhões de toneladas de celulose de eucalipto por ano, a Unidade Ribas do Rio Pardo é a maior fábrica de celulose em linha única do mundo. A curva de aprendizagem foi atingida entre 30 de novembro e 29 de dezembro, período em que a unidade produziu uma média diária estável de toneladas de celulose superior à capacidade projetada, que é de 7.203 toneladas/dia. O bom desempenho da fábrica foi essencial para alcançar a produção do primeiro milhão de toneladas em prazo recorde.

Conforme Leonardo Mendonça Pimenta, diretor de Operações Industriais da Suzano em Ribas do Rio Pardo, o novo marco reforça o alto desempenho da unidade e a dedicação da equipe. “Esse feito reflete a excelência no processo de partida e estabilização da fábrica, além do comprometimento de cada colaborador e colaboradora envolvidos. Mais do que números, a conquista evidencia o trabalho em equipe, a eficiência e a sustentabilidade de nosso negócio, gerando e compartilhando valor com o mercado e a comunidade. É importante destacar ainda que o mérito também é dos times de engenharia, com uma montagem de excelência; da florestal, com o abastecimento de madeira de alto nível; e de logística de celulose, com a eficiência no escoamento de todo o volume de celulose fabricado”, destaca.

“Alcançar dois marcos tão importantes para o setor em um espaço de tempo tão curto superou todas as nossas expectativas e só reforça a maturidade da companhia e de toda a equipe no desenvolvimento de seus projetos. O excelente desempenho da fábrica é reflexo da combinação de fatores que incluem planejamento e execução eficientes, investimento em tecnologias de ponta e formação de profissionais altamente qualificados e empenhados para desempenharem suas funções”, afirma Maurício Miranda, diretor de Engenharia da Suzano e responsável pela construção da fábrica.

A unidade

Maior investimento da Suzano em 100 anos de história, um total de R$ 22,2 bilhões incluindo a construção da fábrica e iniciativas como a formação da base florestal e a estrutura logística para escoamento da celulose, a unidade da Suzano em Ribas do Rio Pardo conta com cerca de 3 mil colaboradores(as) diretos, entre próprios e terceiros, atuando nas operações florestais e industriais. Parte desses(as) profissionais começou a ser formada muito antes do início das operações por meio de iniciativas próprias da Suzano, juntamente com seus parceiros, para valorizar a mão de obra local e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico da região.

Com a nova fábrica, a capacidade instalada de produção de celulose da Suzano saltou de 10,9 milhões para 13,5 milhões de toneladas anuais, um aumento de mais de 20%. A maior parte da produção da fábrica de Ribas do Rio Pardo tem como destino o mercado exterior, e escoada por meio da combinação de modais rodoviários e ferroviários até os terminais portuários em Santos (SP).

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender à demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Clique aqui e saiba mais.

Suzano
Planin – Assessoria de Imprensa da Suzano

NOVO MEDIDOR PARA COMBUSTÍVEL COM ALTO TEOR DE ETANOL CHEGA AO BRASIL

A Gilbarco Veeder-Root apresenta o Medidor V15, uma inovação voltada ao mercado brasileiro de combustíveis que promete elevar a precisão e a durabilidade das bombas que operam com alta concentração de etanol. O novo medidor, que agora integra toda a linha Prime, de bombas e dispensers para combustíveis , é o primeiro do setor projetado especialmente para atender às exigências dos combustíveis com altas concentrações de biocombustíveis, uma característica única do Brasil e um fator que marca uma evolução no mercado nacional de abastecimento.

Desenvolvido ao longo de dois anos e submetido a rigorosos testes de campo em postos de combustíveis distribuídos de norte a sul do país, o Medidor V15 foi desenhado para resistir ao desgaste causado pelo etanol em alta concentração, como o E97 (97% de etanol), como regularmente comercializado no Brasil. Diferente de outros países, onde a concentração de etanol é significativamente menor, o uso extensivo desse biocombustível coloca desafios únicos para o setor de equipamentos de abastecimento.

Resistência e certificação para altas concentrações

A estrutura interna do V15 é composta por componentes e materiais altamente resistentes, oferecendo proteção contra corrosão e desgaste, problemas comuns em ambientes que exigem durabilidade e precisão em contato prolongado com o etanol. O novo medidor já possui certificação da UL USA (Underwriters Laboratories) – organização internacional independente responsável por avaliar e certificar produtos quanto à segurança e conformidade com normas internacionais - para operar com etanol puro, de até 100% de concentração, garantindo compatibilidade com uma ampla variedade de misturas de biocombustíveis que podem ser encontradas no mercado brasileiro. Embora o V15 seja versátil, inicialmente será utilizado em bicos exclusivos para etanol, otimizando seu desempenho para esse tipo de combustível e ampliando a vida útil dos equipamentos.

Solução inovadora para um mercado único

A criação de um medidor dedicado ao mercado brasileiro é uma resposta à necessidade de componentes específicos para operar de forma segura e eficiente com altos teores de etanol. A estrutura particular do combustível no Brasil faz do país um dos poucos no mundo a adotar o etanol puro em larga escala. Por isso, elementos como resistência, durabilidade e compatibilidade com combustíveis de alta concentração de biocombustível tornam-se diferenciais essenciais. Vale ainda destacar que o V15 é o primeiro medidor a ser projetado especialmente para essas condições, posicionando a marca como pioneira no mercado brasileiro e latino-americano.

Compromisso com o futuro do setor

Com o Medidor V15, a Gilbarco Veeder-Root reforça seu compromisso com a inovação e com as demandas do mercado nacional, oferecendo ao setor de combustíveis uma solução projetada para acompanhar o crescimento do uso de biocombustíveis no Brasil. Ao desenvolver um medidor com vida útil estendida e maior resistência, a empresa contribui para uma operação de abastecimento mais confiável e menos suscetível a interrupções, beneficiando diretamente consumidores e operadores de postos em todo o país.

Gilbarco Veeder-Root – Produtos testados pelo tempo e aprovados para o futuro. Desde 1865, a Gilbarco Veeder-Root é líder global em equipamentos, tecnologia e soluções integradas para abastecimento de combustíveis e lojas de conveniência. Seus sistemas são projetados para trabalhar de forma integrada proporcionando economia de recursos e maior eficiência. Seja no exterior, no interior, no subsolo ou na nuvem, a Gilbarco tem a solução de abastecimento mais adequada para cada tipo de negócio. Clique aqui e visite o site.

Gilbarco Veeder-Root
MCA Comunicação Corporativa

BNDES APROVA R$ 480 MI PARA CMAA AMPLIAR PRODUÇÃO DE ETANOL E ENERGIA E MODERNIZAR UNIDADES INDUSTRIAIS

Foto: Divulgação CMAA Vale do Pontal

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento no valor total de R$ 480 milhões para as unidades industriais da Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA) ampliarem a produção de etanol e a geração de energia a partir da biomassa da cana-de-açúcar, e para modernização industrial e aquisição de equipamentos.

Com R$ 220 milhões do Fundo Clima, a Vale do Pontal Açúcar e Etanol S/A, unidade industrial localizada em Limeira do Oeste (MG), vai ampliar a capacidade de produção de etanol anidro a partir da cana-de-açúcar em até 85 mil m3 por ano, alcançando 205 mil m3 por safra. E, também, ampliar a geração de energia a partir de biomassa em até 34 MW, alcançando 68MW. Para isso a Vale do Pontal vai expandir a capacidade de geração de vapor de 230t/h para 430 t/h. O investimento total no projeto é de R$ 289,4 milhões e deve gerar mais de 500 empregos.

Atualmente, a Vale do Pontal tem capacidade para processar 2,7 milhões de toneladas de cana por safra (abril a novembro), produzindo etanol hidratado (mercado interno), açúcar do tipo VHP (predominantemente direcionado para exportação) e energia elétrica, que atende o consumo industrial e a área agrícola. O excedente é injetado no Sistema Interligado Nacional. Com o financiamento, a usina passará a processar 4 milhões de toneladas de cana por safra.

Com o aumento da produção de etanol, a Vale do Pontal também aumentará a sua capacidade de geração de Certificados de Carbonização (CBios), emitidos a partir da produção e comercialização de biocombustíveis, como etanol e biodiesel, no Brasil. Cada CBio corresponde à redução de uma tonelada de dióxido de carbono (CO2) equivalente nas emissões de gases de efeito estufa. Esses créditos são utilizados como instrumentos de compensação de emissões pelas distribuidoras de combustíveis, que precisam cumprir metas de descarbonização estabelecidas pela Política do RenovaBio.

Modernização

Com R$ 260 milhões do programa BNDES Máquinas e Serviços, as três unidades da CMAA investirão na modernização industrial e na aquisição de equipamentos agrícolas. As unidades Vale do Pontal, Vale do Tijuco e Canápolis pretendem utilizar os recursos, respectivamente, na ordem de R$ 50 milhões, R$ 160 milhões e 50 milhões. Os recursos também poderão ser usados para capital de giro.

Os recursos poderão ser aplicados para aquisição, comercialização ou produção de máquinas, equipamentos, sistemas industriais, componentes, bens de informática e automação, bem como para a aquisição de bens industrializados nacionais, serviços nacionais e equipamentos importados com impossibilidade de fornecimento de similar nacional.

 “O financiamento aprovado pelo BNDES está alinhado às diretrizes do governo do presidente Lula que orientam a ampliação da produção de biocombustíveis, fundamentais para o processo de descarbonização, além da produção de energia limpa e renovável, como a de vapor produzido na queima de biomassa, neste caso, o bagaço da cana, contribuindo para a redução das emissões de gases que causam o efeito estufa”, afirma o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

"É com grande entusiasmo que recebemos do BNDES a confirmação da aprovação destes dois importantes financiamentos com recursos do Fundo Clima e do programa Finame. Estes recursos serão essenciais para impulsionar os investimentos de longo prazo da CMAA, permitindo-nos reforçar nosso compromisso com soluções sustentáveis e inovadoras. Com este apoio, daremos mais um passo importante para fortalecer o crescimento de nossos negócios e contribuir com o desenvolvimento econômico e ambiental do Brasil. Estamos confiantes de que esta conquista trará resultados expressivos, beneficiando não apenas a CMAA, mas toda a cadeia produtiva que apoiamos", destaca Carlos Eduardo Turchetto Santos, CEO do grupo CMAA.

Segundo o diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior, José Luís Gordon, a operação está alinhada aos objetivos da Nova indústria Brasil e do Fundo Clima. “A grande capacidade de produção de biocombustíveis é um diferencial brasileiro no campo da descarbonização e transição energética, compondo um dos pilares da nova política industrial e do Plano Mais Produção”.

Agência BNDES de Notícias

VINICIUS SOARES É O NOVO VP E GENERAL MANAGER DA SEALED AIR PARA AMÉRICA LATINA

A Sealed Air, líder global em soluções de embalagens que integram materiais, automação, equipamentos e serviços sustentáveis e de alto desempenho, anuncia Vinicius Soares como seu novo Vice-Presidente (VP) e General Manager para a região LATAM.

Soares tem mais de 30 anos de experiência e atuação em grandes empresas como DuPont e Smurfit Westrock. O executivo tem um vasto conhecimento em liderança de equipes e já realizou importantes trabalhos nas áreas de vendas, desenvolvimento de produtos, marketing e inovação, operações e supply chain, comandando com sucesso negócios com operações nos Estados Unidos e na América Latina.

Soares liderará, a partir de São Paulo, a equipe de gestores da Sealed Air em toda a América Latina e tem como objetivo acelerar o crescimento, aumentar a colaboração e fortalecer as operações nas linhas de negócios Food e Protective Packaging na região.

“É uma oportunidade sensacional fazer parte desta companhia, líder e pioneira no setor de embalagens. Tenho o objetivo de contribuir com o desenvolvimento da empresa e de toda a equipe na região para que possamos alcançar os resultados estabelecidos, atendendo as expectativas de clientes, fornecedores e parceiros de negócios. A América Latina é um mercado de alto crescimento no setor de embalagens e estamos muito bem-posicionados para resolver os desafios mais críticos dos nossos clientes e seguir avançando em nossa jornada de sustentabilidade”, afirma o novo VP e General Manager Latam da Sealed Air.

Soares é bacharel em administração de empresa pela Universidade de São Paulo e mestre na mesma disciplina pela Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos.

Sealed Air

A Sealed Air Corporation (NYSE: SEE) é líder global em soluções de embalagens que integram materiais, automação, equipamentos e serviços sustentáveis e de alto desempenho. A empresa fornece soluções para uma ampla gama de mercados incluindo proteínas frescas, alimentos, fluídos e líquidos, medicina e ciências biológicas, indústrias, e-commerce, logística e operações de atendimento omnichannel. A Sealed Air é detentora de soluções reconhecidas mundialmente como a marca de embalagens para alimentos CRYOVAC®, sistemas para líquidos LIQUIBOX®, embalagens de proteção SEALED AIR®, sistemas de embalagem automatizados AUTOBAG® e soluções infláveis BUBBLE WRAP®.

Por meio do SEE Net Positive Circular Ecosystem, a empresa lidera a indústria de embalagens na criação de um futuro mais ambiental, social e economicamente sustentável. A Sealed Air tem a meta de zerar as emissões de carbono de suas operações globais até 2040. A empresa tem mais de 17 mil funcionários globalmente, atende clientes em 120 países/territórios e em 2023, faturou US$ 5,5 bilhões em vendas globais. Clique aqui e saiba mais sobre a Sealed Air.

Sealed Air
Intelligenzia Tecnologia e Marketing

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

INDÚSTRIAS ADOTAM EQUIPAMENTOS DE MÉDIA E BAIXA TENSÃO SUSTENTÁVEIS PARA ALCANÇAR ZERO LÍQUIDO

Uma nova fronteira se abre para o setores industriais com o avanço dos dispositivos elétricos de média e baixa tensão. Fabricantes de máquinas e aparelhos, montadores de painéis, especificadores e usuários finais estão cada vez mais comprometidos com a redução de suas pegadas de carbono. A operação net zero se tornou um pilar estratégico das empresas, deixando de ser um objetivo secundário para ocupar o centro das atenções nos negócios.

Para suprir essa demanda, as organizações têm priorizado o design sustentável e adotado a economia circular como base de suas operações, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e as exigências futuras da Corporate Sustainability Reporting Directive (CSRD).

“É muito importante pensar no modelo de ciclo regenerativo e em conter os impactos ambientais dos produtos, bem como estender sua vida útil, diminuir emissões, recuperar energia e promover o fluxo circular de materiais”, diz Leandro Bertoni, vice-presidente da divisão de Power Systems da Schneider Electric para a América do Sul.

Segundo ele, alcançar metas de descarbonização robustas requer uma abordagem de ciclo de vida completo para os equipamentos que considere as necessidades de clientes e stakeholders desde a concepção das soluções até o fim da sua longevidade com foco em eficiência e sustentabilidade.

A digitalização e a criação de ecossistemas conectados são passos cruciais para maximizar os resultados em sustentabilidade. Tecnologias como gêmeos digitais - ou digital twins - permitem simulações e ajustes nos sistemas antes mesmo de serem fabricados, assegurando que os produtos já estejam alinhados com as metas de eficiência e gerem menor impacto ambiental.

“Essa tecnologia tem revolucionado as indústrias, uma vez que possibilita ajustes na fase de projeto para garantir que os aparelhos sempre atendam aos indicadores de sustentabilidade”, afirma Bertoni.

De acordo com ele, o uso de dados para monitoramento contínuo das condições dos equipamentos amplia sua durabilidade e facilita a reutilização de peças. Com sensores e dispositivos conectados, as decisões das companhias passam a ser mais precisas e fundamentadas, sempre em prol de sistemas mais eficientes e sustentáveis.

Um exemplo dessa transformação é o desenvolvimento de disjuntores de média tensão que eliminam o uso de SF6, substituindo-o por tecnologias baseadas em ar puro e vácuo. “Iniciativas como essa mostram que o caminho para um futuro mais limpo já está em ampla implementação, sendo indispensável o compromisso das empresas do setor para expandir suas soluções sustentáveis”, conclui Bertoni.

Schneider Electric
RPMA Comunicação

RECIFE EXPO CENTER COMEMORA MAIS DE 60 EVENTOS FECHADOS E EM NEGOCIAÇÃO PARA 2025

Com as primeiras operações iniciadas em agosto de 2024, o Recife Expo Center, o novo centro de convenções da capital pernambucana, finalizou o ano com mais de 60 eventos fechados e em negociação para 2025 em apenas cinco meses de operação, entre congressos, feiras e convenções. Há uma intensa procura pelo segundo semestre, com muitas datas esgotadas no pavilhão entre os meses de agosto e novembro. Em 2024, foram realizados 45 eventos e uma movimentação financeira estimada em R$ 60 milhões.

Outra curiosidade é que o novo equipamento tem possibilitado a retomada de muitos eventos que o Recife havia deixado de receber nos últimos anos, especialmente na área médica, uma vez que há uma grande procura da área de saúde. Além disso, o local tem sido procurado para eventos de escolas, que já começam a acontecer como o da Madre de Deus realizado com sucesso recentemente.

O Recife Expo Center tem se destacado muito no perfil de feiras de médio porte, eventos médicos e eventos corporativos. Muitos eventos que aconteceram ano passado no equipamento já renovaram os contratos para 2025, a exemplo da Jornada Bett, a Multimodal Nordeste, o Fala Nordeste e a New Office. Entre os destaques nos eventos de saúde realizados, estão os Congressos Brasileiro e Latinoamericano de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia e a Jornada Nacional da Sociedade Brasileira de Imunização (SBIM), um dos mais importantes para a saúde pública do País. Outro evento concorrido foi o XX Encontro Nacional de Controle Interno, que debateu governança, transparência e eficiência para a administração pública.

O último evento realizado foi o Réveillon Recife Marina, o primeiro desde a inauguração do Complexo Porto Novo Recife. O público contemplou a queima de fogos às margens do Rio Capibaribe e dançou ao som da atração internacional Gipsy Kings, da Bateria da Mangueira, do frevo de Spok e toda a alegria da pernambucana Letícia Bastos com programação que foi até o sol raiar. O evento proporcionou ainda uma experiência completa de conforto e segurança, inclusive com área kids com recreadores e colchões para descanso dos pequenos, um menu exclusivo com buffet premium e open bar.

“O equipamento foi todo desenhado para atender bem as necessidades dos promotores de eventos. Sabíamos das deficiências no Estado por um equipamento que fosse moderno e trouxesse novas possibilidades para ampliar o turismo de eventos e acreditamos que estamos no caminho para ajudar a colocar novamente Pernambuco na prateleira”, afirma a sócia administradora Tatiana Menezes.

Um dos diferenciais do Recife Expo Center é a sua localização estratégica no coração do Recife, a poucos minutos dos principais polos hoteleiros, como Boa Viagem e também próximo ao principal aeroporto do Estado. Além de ter o Novotel Recife Marina, localizado bem em frente ao espaço, que conta com 299 apartamentos e passeios de catamarã com embarque no píer da Recife Marina, no próprio hotel.

Segundo o sócio administrador Paulo Cavalcanti Menezes, o Recife Expo Center é projetado para atender a uma ampla diversidade de eventos, com um pavilhão de 4.100 metros quadrados, que pode ser dividido em espaços menores conforme a necessidade. “Temos ainda um auditório com capacidade para 1.500 pessoas e nossas instalações permitem eventos simultâneos utilizando nossas salas, o foyer, o pavilhão e o auditório e ainda temos duas entradas independentes, sendo uma no Pavilhão Norte e a entrada principal no Pavilhão Sul. Isso sem falar em todos os benefícios de estar integrado a um complexo em uma localização única”, reforça.

Além das instalações modernas e versáteis, o Recife Expo Center está localizado próximo a vários pontos turísticos e opções de lazer, como o Marco Zero, o Cais do Sertão, o Centro de Artesanato de Pernambuco, a Rua do Bom Jesus, o Mercado de São José, a Praça da República, o Teatro de Santa Isabel, o Paço do Frevo, a Praça do Arsenal, entre outros. Com a localização privilegiada, o Recife Expo Center não só facilita o acesso para participantes de eventos, mas também oferece uma rica experiência cultural e de entretenimento aos visitantes.

Acompanhe as redes sociais e fique por dentro das atualizações do Recife Expo Center (@recifeexpocenter). Clique aqui e visite o site.

Recife Expo Center
Assessoria de Imprensa
Rachel Motta
motta.rachel@gmail.com

sábado, 11 de janeiro de 2025

RODOIL EXPANDE E REFORÇA MERCADO B2B COM AQUISIÇÃO DA RAVATO, TERCEIRA MAIOR EMPRESA DE DISTRIBUIÇÃO DE ÓLEO COMBUSTÍVEL DO BRASIL

A RodOil, uma das principais distribuidoras de combustíveis do Brasil, anunciou a aquisição estratégica da Ravato, consolidada há 25 anos no mercado de óleos combustíveis. Com forte atuação nacional e presença nos mercados do Paraguai e Uruguai, a Ravato traz para a RodOil produtos que complementam o portfólio da companhia, incluindo o óleo de xisto, um combustível diferenciado pelo seu alto poder calorífico e menor composição de enxofre.

A transação está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e condições precedentes usuais nesse tipo de transação. A RodOil projeta um crescimento de 20% em seu faturamento em 2025, com a meta de alcançar R$ 10 bilhões, ampliando sua participação no segmento de óleos combustíveis e expandindo sua atuação para os mercados de celulose, química, mineração e infraestrutura, até então não explorados pela companhia.

Infraestrutura e sinergias operacionais

Além de expandir o portfólio, a aquisição da Ravato e Cargopetro oferecem sinergias operacionais e logísticas. A robusta infraestrutura das empresas adquiridas, que incluem certificações como ISO 9001, ISO 14001 e SASSMAQ, reforça a competitividade da RodOil e sua capacidade de atender novos mercados com eficiência e segurança.

A integração será conduzida gradualmente, com preservação inicial da marca Ravato, que continuará atuando de forma independente durante o período de transição.

“Estamos ampliando nossa atuação de maneira estratégica, com um produto que vem complementar nosso portfólio, alinhado às demandas de mercado”, destacou Roberto Tonietto, presidente da RodOil.

A transação foi assessorada pela Pier Partners, empresa especialista em M&A.

RodOil

Fundada em 2006, a RodOil conta com mais de 600 postos sob sua bandeira e atende mais de 2.000 postos no mercado spot em oito estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Bahia.

Além da distribuição de combustíveis (gasolina, etanol, diesel S10 e S500), oferece aos revendedores a gasolina e o diesel DuraMais+, bem como uma linha completa de lubrificantes, em parceria com a Mobil. A empresa possui ainda uma rede de lojas de conveniência que leva a marca Trishop e recentemente anunciou o Eco+ Energia Limpa, que oferece energia elétrica limpa através de parcerias com usinas que geram energia de fontes renováveis.

RodOil
Camejo Estratégias em Comunicação