terça-feira, 28 de janeiro de 2025

FOREST LEADERS FORUM DISCUTE AVANÇO DA SIDERURGIA VERDE

Minas Gerais reafirma a sua posição como protagonista do setor florestal e da siderurgia verde ao receber, no próximo dia 4 de fevereiro, o FOREST LEADERS FORUM, evento que reunirá líderes das principais siderúrgicas brasileiras para discutir o tema "O avanço da siderurgia verde no Brasil". O encontro, promovido pela Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF), será um marco no debate sobre as perspectivas para 2025, os impactos do atual cenário geopolítico, eventos como a COP 30, e o papel do estado na produção de aço verde.

Jefferson de Paula, presidente da ArcelorMittal Brasil; André Lacerda, VP Sênior da Vallourec América do Sul; Silvia Nascimento, presidente da Aço Verde do Brasil; e Frederico Ayres, presidente da Aperam América do Sul, estarão presentes no fórum para compartilhar com os participantes como a produção de aço verde é um fator-chave de competitividade no mercado global. O debate será moderado por Paulo Hartung, ex-governador do Espírito Santo e atual presidente da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá).

O FOREST LEADERS FORUM será uma oportunidade para analisar como o Brasil, especialmente Minas Gerais, pode consolidar a sua liderança na produção de aço verde e na transição para uma economia de baixo carbono. Também estará presente o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passálio.

Para Adriana Maugeri, presidente da AMIF, "o aço verde, produzido em grande parte utilizando carvão vegetal oriundo de florestas plantadas renováveis, não é apenas uma urgência ambiental diante das mudanças climáticas, mas uma acertada estratégia de negócios que posiciona as siderúrgicas brasileiras em uma liderança global no contexto da economia verde. Empresas do setor estão comprometidas com as metas climáticas e com a geração de valor socioambiental, e Minas Gerais tem um papel estratégico nesse processo”, afirma Adriana.

Cenário

O Brasil é reconhecido mundialmente como líder na produção de aço verde, com Minas Gerais desempenhando um papel central nesse processo. Atualmente, o estado é o líder global na produção e consumo de carvão vegetal sustentável, oriundo de florestas plantadas renováveis. Esta fonte renovável de energia e bioredução substitui fontes não renováveis e de origem fóssil, como o carvão mineral, reduzindo emissões de CO₂ e consolidando o país como referência na descarbonização da siderurgia em larga escala e com eficiência.

Minas Gerais abriga a maior área de florestas plantadas do país, com 2,3 milhões de hectares cultivados em 811 dos 853 municípios. Ao mesmo tempo, conserva outros 1,3 milhões de hectares de vegetação nativa. Essa presença territorial reflete a vocação histórica e econômica do estado para o cultivo e cuidado de florestas, consolidando-as como a maior cultura agrícola de Minas Gerais.

“O setor florestal é democrático: cerca de 50% da produção está nas mãos de pequenos e médios produtores, e os outros 50% são de grandes produtores, criando centenas de cadeias produtivas em todas as regiões do estado. Essa diversidade produtiva gera multiplicidade e alcance de renda, ao mesmo tempo que aquece a economia local, reduzindo a dependência dos municípios em relação a recursos estaduais e federais”, completa Adriana Maugeri.

Remoção de CO₂

As florestas plantadas desempenham um papel singular na remoção do CO₂ da atmosfera, fixando carbono na madeira e no solo em ciclos que se renovam. Além disso, a madeira é atualmente fonte para a produção de materiais renováveis e limpos, utilizados em substituição a produtos de origem fóssil. As florestas plantadas dão origem a mais de 5 mil bioprodutos, incluindo papel e celulose, pisos e painéis, biomassa, carvão vegetal, entre outros.

“Este benefício climático exercido pelas florestas em escala singular posiciona o Brasil em uma situação privilegiada no cenário global. A remoção de CO₂, realizada em grandes volumes, posiciona todas as nossas florestas como verdadeiros ativos guardiões de nossa sobrevivência. Já o uso racional e sustentável da madeira oriunda das florestas plantadas é, sem dúvida, uma das melhores alternativas para a descarbonização e a desfossilização de inúmeros setores da economia global. Minas Gerais, como o estado com a maior área de florestas plantadas do Brasil, potencializa as oportunidades futuras, além das já bem aproveitadas. A ideia é viabilizar seu desenvolvimento seguro e equilibrado”, destaca Maugeri.

Este reconhecimento das florestas como verdadeiros ativos ambientais abre caminhos para novos mecanismos econômicos, incluindo créditos de carbono, finanças verdes, economia verde e outros benefícios que premiam e consolidam práticas sustentáveis.

 AMIF

A AMIF - Associação Mineira da Indústria Florestal - é uma organização que representa e promove a agroindústria florestal em Minas Gerais, reunindo as maiores empresas que produzem e consomem os produtos oriundos de florestas plantadas. Com foco no impulsionamento da economia verde do estado, a AMIF atua na defesa de políticas públicas, no fortalecimento da grande cadeia produtiva florestal e na disseminação de conteúdo informativo e melhores práticas ambientais, econômicas e sociais.

A AMIF também trabalha para ampliar o reconhecimento dos benefícios do setor florestal como uma solução essencial para mitigar os efeitos climáticos, restaurar o meio ambiente, descarbonizar a indústria e fortalecer as cadeias produtivas ligadas à produção florestal em todo o estado.

SERVIÇO
EVENTO: FOREST LEADERS FORUM
TEMA: O avanço da siderurgia verde no Brasil
DATA: 4 de fevereiro, das 8h30 às 11h30
LOCAL: Auditório do Edifício Atlântico – Av. Afonso Pena, 4100 - BH

AMIF
Press Comunicação 

PETROBRAS ATINGE META DE PRODUÇÃO ANUAL DE 2024

FPSO Marechal Duque de Caxias. Foto: Acervo MISC.

A Petrobras informa que, em 2024, atingiu todas as metas de produção estabelecidas em seu Plano Estratégico 2024-2028+, dentro do intervalo de ±4%. A produção total de óleo e gás natural alcançou 2,7 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed). A produção comercial de óleo e gás natural alcançou 2,4 milhões de boed e a produção de óleo foi de 2,2 milhões de barris por dia (bpd).

A companhia estabeleceu novos recordes anuais de produção total própria e operada no pré-sal, com 2,2 milhões de boed e 3,2 milhões de boed, respectivamente. O volume de produção no pré-sal representa 81% da produção total da companhia.

Destacam-se, ainda, a entrada em operação de duas novas plataformas em 2024: o FPSO Maria Quitéria, localizado no campo de Jubarte, no pré-sal da Bacia de Campos, cuja previsão inicial era começar a operar em 2025; e o FPSO Marechal Duque de Caxias, no campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos. Ao longo do ano, foi alcançada a capacidade máxima de produção de óleo da plataforma FPSO Sepetiba, no campo de Mero, após oito meses de operação. O ramp up dessas plataformas compensou parcialmente as perdas decorrentes de paradas para manutenção e do declínio dos campos maduros, além do impacto na produção por conta de paradas não programadas determinadas pela ANP e os efeitos da greve do Ibama. Apesar destes fatores externos, a companhia conseguiu fechar o ano de 2024 dentro do planejado.

Outro destaque do ano foi o início da operação comercial da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN), situada no Complexo de Energias Boaventura (Itaboraí/RJ), em novembro, com capacidade de processar 10,5 milhões de m3/dia de gás, por meio de seu primeiro módulo.

Estes resultados foram alcançados graças ao esforço integrado de toda a companhia, reforçando o compromisso da Petrobras com os investidores e com a sociedade brasileira.

Agência Petrobras

N.R: FPSO é a sigla em inglês para Floating Production Storage and Offloading, que em português significa "unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência".

GOODYEAR E ONÇAFARI DESTACAM RESULTADOS DO MONITORAMENTO DE FAUNA EM AMERICANA/SP

A Goodyear e a Onçafari anunciam os resultados do monitoramento de fauna, realizado em torno das instalações da empresa em Americana, interior de São Paulo, durante o ano de 2024. As primeiras campanhas de monitoramento identificaram a presença de 12 espécies silvestres, incluindo duas de grande relevância para a conservação ambiental: o gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus) e o gato-mourisco (Herpailurus yagouaroundi), que são classificadas como vulneráveis pela International Union for the Conservation of Nature (IUCN) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Gato-do-Mato. Imagem capturada na área da Goodyear em Americana. Foto: Onçafari.

O monitoramento, conduzido pela organização não governamental Onçafari, faz parte de uma parceria estratégica estabelecida entre a ONG e a Goodyear desde 2021. A Onçafari, reconhecida por seu trabalho em conservação ambiental, conta com o apoio da Goodyear, que fornece seus pneus para apoiar as atividades realizadas no Pantanal.

A região ao entorno da Goodyear abriga uma área de proteção ambiental com aproximadamente 180.000 m². Para realizar o levantamento e monitoramento da fauna, foram instaladas câmeras de captura de movimento e equipamentos tecnologicamente avançados, que detectam calor e movimento, registrando imagens dos animais que passam em volta da fábrica. Os equipamentos são programados para fazer registros em formato de vídeos de 15 segundos e com menor intervalo possível entre cada registro, o que, além da identificação das espécies, permite observar comportamentos dos indivíduos na natureza.

O Gato-Mourisco também foi flagrado na área da empresa. Foto: Onçafari.

O monitoramento contínuo da fauna é fundamental para entender as dinâmicas e avaliar o impacto da urbanização sobre a biodiversidade local. Ao acompanhar a presença e o comportamento de diferentes espécies, é possível identificar problemas e propor medidas para garantir a conservação da fauna na área monitorada. A parceria com a Onçafari visa fortalecer o compromisso da Goodyear com a sustentabilidade e a preservação ambiental de Americana, alinhando-se a boas práticas ambientais e promovendo a convivência harmoniosa entre as atividades industriais e o meio ambiente.

A Goodyear é fabricante global de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões e ônibus, além de pneus para aviação. Com 71 mil colaboradores, e 54 fábricas em 21 países do mundo, a companhia está no Brasil há mais de 100 anos, onde possui duas unidades industriais, sendo uma em Americana (SP), dedicada à fabricação de pneus, e outra em Santa Bárbara d’Oeste (SP), destinada à produção de materiais de recapagem para pneus de caminhões e ônibus e de recauchutagem para pneus de aviação. A operação brasileira ainda conta com uma rede de revendedores oficiais e cerca de 1.000 pontos de venda em todo o território nacional.

Goodyear do Brasil
Ideal Axicom

segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

BNDES APROVA R$ 2,1 BI PARA EMBRAER EXPORTAR 16 AVIÕES PARA OS EUA

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento no valor de R$ 2,1 bilhões para a Embraer exportar 16 de aeronaves do modelo E-175 para a empresa aérea norte-americana Republic Airways, que atua exclusivamente com aeronaves da fabricante brasileira.

O financiamento ocorre por meio do BNDES Exim Pós-Embarque e cobrirá uma parcela do investimento total da companhia aérea. As aeronaves serão entregues pela Embraer ao longo de 2025 e a Republic (importadora) assumirá o compromisso de pagamento em dólares ao BNDES, gerando divisas nessa moeda para o Brasil.

A Republic Airways é uma das maiores linhas aéreas regionais nos EUA. A empresa opera uma frota de mais de 200 Embraer E-170 e E-175 e oferece serviço regular para passageiros com 900 voos diários em mais de 80 cidades nos EUA e no Canadá, sob as marcas American Eagle, Delta Connection e United Express.

“O histórico apoio do BNDES à Embraer contribuiu para transformar a empresa em uma das líderes globais da indústria aeroespacial. A Embraer é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil e mantém mais de 87% de seus cerca de 21 mil empregos em território nacional”, diz o presidente do Banco, Aloizio Mercadante.

“A atuação do BNDES é essencial para manter a competitividade da indústria brasileira, servindo como ferramenta para impulsionar o país no mercado internacional. Esse apoio estratégico fortalece nossa posição no cenário global, diversificando as alternativas de financiamento e possibilitando à Embraer concorrer no mercado externo em igualdade de condições com nossos concorrentes”, diz o presidente e CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto.

Desde 1997, ano do primeiro apoio do BNDES à Embraer, o Banco financiou cerca de US$ 26 bilhões à exportação de mais de 1.300 aeronaves da fabricante. No período, as operações contratadas possibilitaram à empresa concorrer no mercado externo em igualdade de condições com suas concorrentes. O apoio do Banco complementa o financiamento provido pelo mercado privado.

O diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, José Luís Gordon, destaca a importância da operação aprovada pelo Banco já no início do ano. “Abrimos 2025 apoiando a Embraer nesta importante transação, reforçando a presença da indústria nacional no mercado externo e fazendo uma valiosa contribuição para a balança comercial brasileira, seguindo o padrão visto no governo do Presidente Lula de aumento de exportações de manufaturados.”

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer tem negócios nas áreas de aviação comercial e executiva, Defesa & Segurança e aviação agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, fornecendo serviços e suporte aos clientes no pós-venda.

Crédito à Exportação

Historicamente, países com indústrias aeronáuticas de ponta financiam suas respectivas fabricantes nacionais de forma perene, por meio de bancos de desenvolvimento e agências de crédito à exportação (Export Credit Agencies) dos seus respectivos países. No Brasil, esse papel é desempenhado pelo BNDES.

Republic Airways

Fundada em 1974 e sediada em Indianápolis, Indiana, a Republic Airways é uma das maiores linhas aéreas regionais nos EUA. A Republic opera uma frota de mais de 200 Embraer E-170 e E-175 e oferece serviço regular para passageiros com 900 voos diários em mais de 80 cidades nos Estados Unidos e no Canadá. A Republic oferece voos com taxa fixa operados sob a bandeira das grandes marcas parceiras American Eagle, Delta Connection e United Express.

Embraer

A Embraer é uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil. Fabrica aeronaves para a aviação comercial e executiva, defesa e segurança e clientes agrícolas. A empresa também fornece serviços e suporte pós-venda por meio de uma rede mundial de entidades próprias e agentes autorizados. Desde a sua fundação em 1969, a Embraer já entregou mais de 9.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, um avião fabricado pela Embraer decola de algum lugar no mundo, transportando mais de 150 milhões de passageiros por ano. A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e de distribuição de peças nas Américas, África, Ásia e Europa.

Agência BNDES de Notícias

ASIA SHIPPING AMPLIA EM MAIS DE 30% AS IMPORTAÇÕES MARÍTIMAS PARA O BRASIL EM 2024

Com um total de 230.556 TEUs embarcados, os principais produtos importados foram dos segmentos de automóveis, eletrodomésticos e pneumático

A Asia Shipping, maior integradora logística da América Latina, anuncia um crescimento acima dos 30% nas importações marítimas realizadas pela companhia em 2024 para o Brasil, em comparação com o ano anterior. As movimentações, que somaram um total de 230.556 TEUs (medida equivalente a um contêiner de 20 pés) representam a maior parte dos mais de 500 mil TEUs transportados para a América Latina em geral. Segmentos como os de automóveis, eletrodomésticos e pneumáticos estão entre os que apresentaram maior demanda no período.

Segundo Alexandre Pimenta, CEO da Asia Shipping, as importações brasileiras foram impulsionadas por setores que cresceram acima da média em 2024 e que devem continuar em ritmo de expansão nos próximos meses. “Somente os pneumáticos, que podem ser representados por pneus novos aplicados em carros de passeio, tiveram uma alta de 15% no período, com a maior parte dessas importações vindas da China”, analisa o executivo.

Já as vendas de eletrodomésticos - outro setor que liderou as importações no período - cresceram 34% no país somente no primeiro semestre do último ano, de acordo com a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletrônicos (Eletros). A expectativa é que o setor se expanda na casa dos 15,6% no Brasil entre 2024 e 2029, praticamente o dobro do que foi registrado entre 2019 e 2023, segundo a Euromonitor.

Diferentemente do que foi registrado em 2024, para 2025, ainda de acordo com o executivo da Asia Shipping, é possível que o modal aéreo ganhe mais destaque como rota alternativa às importações, em virtude das tensões que permeiam o cenário geopolítico mundial. Apesar do crescimento registrado pela companhia neste ano, muitas movimentações tiveram que ser remanejadas pelo modal marítimo, enfrentando atrasos e filas nos portos.

“A previsão é que os conflitos no Mar Vermelho continuem e as principais transportadoras vão precisar desviar os seus percursos pela África, pensando em rotas alternativas ao Canal de Suez. Para evitar o congestionamento e atraso das importações nos portos, o transporte aéreo será uma alternativa”, aponta Pimenta.

Investimentos e aquisições

Como parte de sua estratégia de crescimento, em 2024 a Asia Shipping fez duas aquisições importantes. A primeira delas foi a Dati, uma plataforma em nuvem, baseada em inteligência artificial, que automatiza 87% das etapas na rotina de importação, fornecendo insights que podem fazer a diferença para a tomada de decisões em diversos cenários. Desde o acompanhamento do pedido até a entrega da carga, a plataforma possibilita ao importador e exportador a visibilidade da sua operação em uma única tela; uma solução que permite aos negócios acompanharem o dinamismo do acirrado mercado do comex.

Outra aquisição importante da companhia no período foi a catarinense Hórus Logística. A partir desta movimentação, a Asia Shipping passou a atender a cadeia logística de ponta a ponta com soluções de armazenagem, cross-docking e gestão de inventário, serviços que contam com o uso de tecnologias, como a de rastreamento RFID, o software de gerenciamento de armazém (WMS) e Power BI (Business Intelligence).

Asia Shipping
ATDC Group

GRUPO WMP PLANEJA FATURAR R$250 MILHÕES EM 2025 E ANUNCIA NOVA EMPRESA PARA AMPLIAR PRESENÇA NACIONAL

O Grupo WMP,  líder em soluções e tecnologias nos segmentos de petróleo, energia e automotivo há mais de 60 anos, anunciou a incorporação da Lapek, empresa de lubrificação e abastecimento, por R$ 25 milhões. A entrada da companhia no  conglomerado reforça o posicionamento e autoridade no segmento Oil & Gas, oferecendo equipamentos inovadores e econômicos para abastecimento, lubrificação, borracharia e automotivo.

“A incorporação da Lapek no grupo é mais uma iniciativa para expansão do portfólio de produtos no mercado. A nossa meta de faturamento para o ano de 2025 é de 250 milhões de reais e acreditamos que atingiremos esta meta priorizando a qualidade e o foco em nosso cliente. Por isso, temos investido em desenvolvimento e excelência na fabricação, o que resulta em nosso crescimento de mercado e portfólio, ressalta Mário Panelli Filho, CEO do Grupo WMP.

Investimento de R$ 30 milhões em centro de distribuição, em Tietê-SP

Buscando expandir as operações e atingir a meta estabelecida, além da aquisição de novas companhias previstas ainda para este ano, o Grupo WMP está investimento R$ 30 milhões em centro de distribuição moderno e automatizado na cidade de Tietê, ponto estratégico no centro do estado de São Paulo.

O site logístico do Grupo WMP irá abranger uma área total de 460.000 m². A fase 1, com 15.000 m² foi finalizada, com estimativa para 50 novas vagas de emprego.

Panelli Filho  celebrou as novas conquistas do grupo WMP e os investimentos que a rede tem feito. “Acredito que estamos no caminho certo e com uma rede diversificada de empresas, alinhadas em um objetivo comum. Com foco em atender as diferentes necessidades da economia em petróleo, energia e automotivo, estamos buscando ampliar cada vez mais nosso portfólio de serviços e presença de mercado”, opina.

História de sucesso

Fundado em 1963, na cidade de Cerquilho, no interior de São Paulo, o Grupo WMP se consolidou em 2020 com o propósito de integrar as empresas do grupo, tendo como principal objetivo um maior portfólio para o mercado global. Atualmente, fazem parte da rede as empresas de lubrificação e abastecimento Lupus, Lepam e agora a Lapek.

Além da presença deste segmento no Brasil,  o grupo está presente nos Estados Unidos por meio da empresa WolfLube e conta com uma fábrica moderna que atende o mercado Norte Americano, América Central e Caribe. Em 2023 recebeu a certificação ESG com reconhecimento internacional.

A companhia também é destaque em outros setores como o automotivo por meio da  E-Wolf, dedicada ao mercado de veículos híbridos e elétricos, com um portfólio completo de carregadores e que deu um salto nos últimos cinco anos através da parceria com a BYD, já são 20 mil carregadores da companhia instalados, e a ⁠Mahovi, voltada ao segmento de reparação automotiva. E ainda oferece soluções financeiras aos clientes e fornecedores do grupo, através da Wolfcred.

Grupo WMP

Com uma trajetória de 60 anos, o Grupo WMP destaca-se como uma empresa 100% brasileira, presente nos setores de petróleo, energia e automotivo, oferecendo uma ampla gama de equipamentos e soluções integradas. O faturamento do grupo em 2024 foi de R$ 200 milhões, estando presente no Brasil e no exterior.

O Grupo WMP reúne as empresas Lupus: equipamentos para lubrificação e abastecimento com uma alta tecnologia em seus equipamentos; E-Wolf: empresa que atua no setor de eletromobilidade com soluções completas em equipamentos de recarga de veículos híbridos e elétricos; Lepam: equipamentos para abastecimento de combustíveis no segmento de postos e serviços; WolfLube: operação e atuação no mercado norte americano no segmento de equipamentos para lubrificação e abastecimento; Mahovi: dedicada ao segmento de reparação automotiva; Wolfcred: apoio financeiro para clientes e fornecedores do grupo; e Lapek: empresa do segmento de lubrificação e abastecimento com foco em produtos econômicos e de menor custo.

Grupo WMP
CoWork Comunicação

EMPRESAS DO PORTO DO PECÉM PROMOVEM FORMAÇÃO EM TECNOLOGIA E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL COM IA.

A Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP), localizado no município de São Gonçalo do Amarante, Ceará, em parceria com a escola de tecnologia Digital College, lançou uma iniciativa inovadora para capacitar executivos e líderes industriais no Complexo do Pecém. O curso intensivo “Tecnologia e Transformação Digital com Inteligência Artificial” possui o objetivo de preparar os gestores para liderar a adoção de soluções tecnológicas avançadas no setor industrial.

“A AECIPP está na vanguarda ao promover uma formação que não apenas atende às necessidades do setor industrial, mas também prepara seus líderes para um futuro movido pela inovação”, destacou Eduardo Amaral, presidente da AECIPP.

O programa oferece uma imersão estratégica em inteligência artificial aplicada a negócios, automação de processos e liderança voltada para a inovação. A iniciativa busca fortalecer a competitividade das indústrias associadas ao Complexo do Pecém, alinhando os participantes às demandas de um mercado cada vez mais tecnológico.

O diretor de operações da Digital College, Antonio Rodrigues, reforçou a importância do curso: “Nosso papel é mostrar como a tecnologia, especialmente a inteligência artificial, pode ser um diferencial estratégico. Essa parceria com a AECIPP é uma oportunidade única de empoderar líderes para que usem a inovação como uma ferramenta de transformação e impacto no mercado.” 

AECIPP
Engaja Comunicação

sábado, 25 de janeiro de 2025

GRUPO FRANCIOSI AGRO DIGITALIZA PROPRIEDADE RURAL UTILIZANDO REDES PRIVATIVAS

A Fazenda Confiança, do Grupo Franciosi Agro, no Piauí, inicia a integração de tecnologias com as máquinas, equipamentos e colaboradores, e, com tecnologia da Virtueyes, leva conectividade e gestão às lavouras.

Nos últimos oito anos, o valor da produção agrícola do Piauí registrou um crescimento de 384%, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Um salto de R$ 2,6 bilhões, em 2015, para quase R$ 13 bilhões, em 2023, consolidando-o como uma grande potência do agronegócio brasileiro, e com perspectivas de se tornar um dos maiores produtores de grãos das Américas nos próximos anos.

Foi apostando no grande potencial da região que o grupo Franciosi, listado em 2019 como uma das 100 maiores empresas do agro no Brasil, e referência na produção de soja, algodão, milho, consolidado na Bahia região do Matopiba com aproximadamente 200 mil há de plantação, ampliou sua atuação. Em 2010 chegou ao Piauí com a aquisição da Fazenda Confiança, localizada em Baixa Grande do Ribeiro.

Embora as oportunidades no estado fossem muitas, o grupo enfrentou alguns desafios, principalmente na implementação de tecnologias, pois o acesso à internet sempre foi um gargalo. “Vimos a importância da conectividade dentro da fazenda, principalmente para conectar os pivôs e demais equipamentos de telemetria da propriedade. Passamos a avaliar algumas tecnologias nesse sentido em busca de algo que cobrisse a fazenda com uma grande rede de Wi-Fi”, disse Marco Gracindo, Head de Tecnologia do Grupo Franciosi Agro, responsável pelas áreas de inovação, tecnologia e agricultura digital.

Durante essa busca, o Grupo chegou a consultar empresas até nos Estados Unidos para ver se havia alguma tecnologia específica ou equipamento nesse sentido, mas, acabava voltando ao 4G, e outras opções não estavam disponíveis no mercado. Após algumas pesquisas, chegaram até a Cyklo Agritech, uma aceleradora de startups, sediada em Luís Eduardo Magalhães/BA, dirigida e fundada por Pompeo Scola, consultor e especialista no desenvolvimento de agritechs.

“Explicamos a nossa necessidade de redes de internet privativa e nos indicaram a Virtueyes IoT Solutions. A partir de então, passamos a desenvolver um trabalho em conjunto para resolver as dificuldades que tínhamos, que eram disponibilizar o sinal para uma área bem ampla, possibilitando conexões para as máquinas, equipamentos e profissionais da fazenda de forma mais simples sem a necessidade de redes com cobertura limitada”, destacou Gracindo.

Marco Gracindo, Head de Tecnologia do Grupo Franciosi Agro

Com a tecnologia da gaúcha Virtueyes, que se destaca em conectividade M2M (Machine to Machine) e IoT (Internet das Coisas), a Fazenda Confiança passou a desenvolver ações para padronizar a comunicação na propriedade, juntamente com toda a tecnologia que já estava disponível, unificando todos os processos, a comunicação e as redes dos fornecedores.

Além desse aspecto, a chegada da conectividade teve uma grande importância social. “A internet acessível sempre foi uma preocupação, pois temos muitos colaboradores que ficam meses sem ver os familiares que moram longe, e a comunicação torna-se imprescindível para manter esse relacionamento fora com os entes queridos. Além disso, eles têm a oportunidade de estudar e aperfeiçoar suas habilidades nas horas vagas”, reforçou o diretor.

A implementação das redes privativas na Fazenda Confiança segue a todo vapor, em uma fase de validação e aperfeiçoamento e o desafio é grande, afinal a propriedade tem mais de 12 mil hectares. A partir dos resultados obtidos, o próximo objetivo da equipe é ampliar a cobertura para mais áreas e até mesmo para outras fazendas do grupo. “Fizemos a ativação e está funcionando. Agora, estamos colocando alguns chips nos equipamentos para ver como vão desempenhar e seguimos fazendo pequenos ajustes com foco na amplitude dessas redes para garantir a qualidade do sinal na maior área possível”, finalizou Gracindo.

Virtueyes IoT SolutionsFundada em 2006, a Virtueyes IoT Solutions é uma empresa brasileira que se destaca em conectividade M2M (Machine to Machine) e IoT (Internet das Coisas). Criada para aprimorar a experiência de contratação e gestão de conectividade para dispositivos IoT, atende setores como rastreamento veicular, monitoramento e segurança eletrônica, logística, agricultura 4.0 e cidades inteligentes. Com mais de 1.500 clientes ativos e 1,2 milhão de dispositivos conectados, realiza mais de 13 milhões de conexões diárias. A empresa possui unidades em Novo Hamburgo (RS), Luís Eduardo Magalhães (BA), Curitiba (PR) e São Paulo (SP), proporcionando um atendimento ágil e eficiente para clientes em todo o Brasil.

Virtueyes IoT Solutions
Rural Press

A EVOLUÇÃO DO ESG: SOFTWARE DE INVENTÁRIO DE GASES DE EFEITO ESTUFA DE ZAYA PERMITE CÁLCULO PRÁTICO E AUTOMATIZADO DE EMISSÕES.

Segundo um estudo conduzido pela Ipsos Public Affairs & Corporate Reputation Brasil, apenas 23% do público brasileiro acredita que as companhias estão se saindo bem no cumprimento de ações sustentáveis. Por outro lado, um levantamento da Amcham Brasil aponta que 70% das instituições nacionais investem ativamente em práticas ESG. É justamente pensando em diminuir esta lacuna que a Zaya, greentech que elabora e simplifica o cálculo de impacto ambiental de companhias, disponibiliza a sua ferramenta de Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) para o mercado.

Com foco em tornar o cálculo de impacto ambiental mais prático e estratégico, a solução atua de forma intuitiva, desde a simplificação de etapas mais operacionais, como a coleta de dados, até a permissão para mensuração dentro do escopo 3 de emissões. Isso torna o software uma solução ideal para empresas dos mais diversos portes e setores que estão começando a reportar ou digitalizar seu cálculo no inventário.

"Nós percebemos que as empresas evoluíram para softwares em diversas áreas, como RH, jurídico, marketing, mas que a sustentabilidade continuava estagnada, com a necessidade de planilhas, e-mails, pastas, e documentos. Isso demandou uma evolução para que a sustentabilidade seja realmente prioridade dentro das empresas", diz Isabela Basso, fundadora da Zaya.

Desenvolvido pela equipe de especialistas da greentech de acordo com a metodologia do Programa Brasileiro do GHG Protocol, o software possui funcionalidades para atender as principais dores relatadas por empresas, desde: preenchimento e visualização de resultados por unidade da organização, identificação das principais fontes de emissões com gráficos em tempo real e inclusão de evidências para facilitar processos de auditoria até delegação de responsáveis para coleta interna de dados.

De acordo com a executiva, o uso do software contribui para uma visão panorâmica e integrada em relação à sustentabilidade. “O software da Zaya traz três principais benefícios: ele é mais rápido do que planilhas internas, gera dados com maior qualidade e engaja pessoas das mais diversas áreas das empresas, tornando o inventário algo estratégico e que transcende a área de sustentabilidade", detalha. 

Mercado aquecido

O lançamento do inventário GEE da Zaya acompanha um movimento de fortalecimento do mercado global de softwares para gerenciamento de sustentabilidade. Em 2024, 535 empresas reportaram publicamente suas emissões.

Além da nova plataforma, recentemente a empresa já havia anunciado uma solução voltada para o diagnóstico do engajamento de fornecedores, permitindo que empresas atuem como catalisadoras de ações climáticas dentro das suas cadeias de valor, incentivando e permitindo que seus fornecedores e/ou clientes também façam o cálculo das suas emissões.

Segundo Basso, os projetos vêm sendo desenvolvidos com foco em garantir uma visão cada vez mais ampla sobre o impacto ambiental do cenário corporativo. “Cada novo lançamento tem o objetivo de contribuir para que empresas avaliem estrategicamente o seu impacto ambiental. Estamos em uma era em que a sustentabilidade se tornou obrigação e atuamos com foco em simplificar os processos de cálculo e mitigação das emissões”, conclui.

ZayaFundada em 2023, a Zaya é uma greentech brasileira que elabora e simplifica o cálculo de impacto ambiental de produtos e operações dentro das empresa, auxiliando líderes para que realizem as tomadas de decisão mais sustentáveis em seus negócios. Por meio de um software próprio, a empresa permite que players do mercado escalem o uso de dados com uma avaliação da gestão ambiental de seus processo. Atualmente a plataforma já conta com três módulos: Inventário de Gases de Efeito Estufa, a Pegada de Carbono e a Avaliação de Ciclo de Vida. Para mais informações, visite o site.

Zaya
MOTIM Assessoria de Imprensa

FILTRAGEM MÓVEL CHINESA PODE REDEFINIR O FUTURO DAS BARRAGENS DE REJEITO NA MINERAÇÃO BRASILEIRA

A gigante chinesa JingJin, líder global em soluções de filtragem industrial, traz ao mercado brasileiro a Mobile Platform, equipamento de filtragem móvel que permite que o processo de filtragem seja realizado em diferentes locais das plantas de mineração, ideal para operações com barragem, sem a necessidade de fundações fixas ou instalações permanentes já que o equipamento tem a opção de operar sobre rodas e pode transformar a abordagem no tratamento de barragens de rejeito, um dos temas mais sensíveis ambientalmente no país.

O equipamento elimina a necessidade de obras civis permanentes, como fundações e terraplanagem, reduzindo significativamente os impactos ambientais nas áreas de instalação bem como seus custos de implantação. O conjunto móvel é composto por um filtro prensa, sistema hidráulico, bomba de alimentação de polpa e correia transportadora, oferecendo uma solução completa em um formato compacto e customizável. Com capacidade de até 250 m² de área filtrante, o equipamento combina a performance à versatilidade de uma solução do tipo plug and play.

“Nossa estação móvel de filtragem foi projetada para atender às demandas mais críticas do setor, como o tratamento de rejeitos em barragens e bacias de adensamento. Além de promover a sustentabilidade, a Mobile Platform aumenta a segurança das operações e reduz custos operacionais”, explica Hudson Braga, engenheiro especialista em filtragem de rejeitos da JingJin.

A questão das barragens de rejeito no Brasil é tema extremamente sensível devido ao histórico de ocorrências recentes, como os rompimentos em Mariana, em 2015, e Brumadinho, em 2019, que resultaram em graves perdas humanas, ambientais e econômicas. Esses eventos evidenciaram a urgência em implementar soluções de tratamento de rejeitos mais seguras e eficientes, como o uso de filtros prensa. Tecnologias avançadas de filtragem possibilitam a redução significativa do volume de rejeitos armazenados em barragens, promovendo a desidratação dos resíduos e viabilizando alternativas mais sustentáveis para seu manejo. 

Atualmente, o país possui mais de 800 barragens de rejeito cadastradas na Agência Nacional de Mineração (ANM), sendo que cerca de 40% são classificadas como de alto risco ou de alto potencial de dano ambiental. Esse cenário reforça a necessidade de adotar tecnologias que minimizem riscos e transformem a gestão de rejeitos no setor, garantindo a segurança das operações e reduzindo os impactos ambientais associados à mineração.

As tecnologias de filtragem fixas da JingJin já estão em operação em empresas de mineração no Brasil, como a LGA Mineração, localizada em Lobo Leite, Minas Gerais. Nessas operações, a filtragem dos rejeitos desempenha um papel fundamental na eliminação da necessidade de formação de barragens, permitindo o empilhamento de rejeitos secos com umidade reduzida a aproximadamente 16%. Esse processo não apenas assegura a estabilidade geotécnica das pilhas, como também reforça as práticas de sustentabilidade. Agora, essa mesma solução, reconhecida por seus resultados nas plantas fixas de tratamento de minério, está disponível na versão móvel, trazendo ainda mais versatilidade e eficiência para o setor de mineração.

A chegada da Mobile Platform reforça o compromisso da JingJin em oferecer soluções tecnológicas inovadoras para o setor. A mobilidade do equipamento permite adaptação às condições variáveis das operações de mineração, otimizando o uso de recursos e reduzindo o impacto ambiental das atividades extrativas.

JingJin Brasil - Presente em mais de 123 países, a chinesa JingJin tem suas operações no país através da JingJin Brasil, com sede em Nova Lima/MG. Reconhecida pela excelência em soluções de filtragem, a empresa oferece suporte completo ao mercado brasileiro, com atendimento direto, peças de reposição e assistência técnica especializada. A JingJin Brasil conta com uma ampla estrutura, incluindo laboratório para testes de filtrabilidade, que permite desenvolver soluções customizadas para as demandas específicas de seus clientes. Além disso, a solução Mobile Platform está disponível para visitação e pronta entrega, destacando o compromisso da empresa em oferecer inovação com agilidade e eficiência. Além de contribuir para a eficiência operacional, a JingJin também se destaca pelo compromisso com a sustentabilidade, oferecendo tecnologias que promovem a segurança e a responsabilidade ambiental.

JingJin Brasil
Rivadávia Comunicação

GENERAL MOTORS COMEMORA 100 ANOS DE CHEVROLET NO BRASIL E ANUNCIA CINCO LANÇAMENTOS EM 2025

A General Motors celebra seu centenário no Brasil em 26 de janeiro de 2025, consolidando seu legado sólido e inabalável de inovação e traçando planos ambiciosos para expandir ainda mais sua presença no país. A GM é a fabricante de automóveis com maior tempo de operação contínua no país, enquanto a Chevrolet é a marca de veículos mais querida pelos brasileiros.

A empresa foi registrada dia 26 de janeiro de 1.925, no II Tabelionato de São Paulo, como Companhia Geral de Motores S.A. Na época a sede era na Avenida Presidente Wilson, 2.935, no bairro do Ipiranga.

Em uma cerimônia realizada nesta quinta-feira (23 de janeiro), a GM revelou que vai expandir ainda mais seus investimentos no Brasil até 2028, diversificar suas áreas de negócios e lançar 10 modelos eletrificados nos próximos anos. Além disso, a empresa apresentará ao mercado cinco novos produtos ainda este ano, incluindo modelos inéditos com diferentes tecnologias. Mais detalhes sobre essas ações serão compartilhados oportunamente.

O evento contou com a presença de clientes, colaboradores, concessionários, fornecedores, jornalistas e líderes globais da GM, incluindo Shilpan Amin, vice-presidente sênior da GM e presidente da GM International. Autoridades também estiveram presentes, entre elas o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin; os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas; e Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. A cobertura completa do evento está disponível no canal oficial do Instagram da GM: @gmsouthamerica.

“A paixão pela nossa marca Chevrolet no Brasil é incomparável. Ela faz parte da história do país – e temos planos empolgantes para o futuro. O Brasil é o terceiro maior mercado da Chevrolet no mundo e continua sendo prioridade para a GM globalmente. Estamos ansiosos para continuar construindo nosso profundo legado no Brasil, trazendo novos veículos e tecnologias para nossos clientes”, declarou Shilpan Amin.

O presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro, afirmou: “O centenário da GM no Brasil marca um dos momentos mais significativos de transformação em nossa história. Continuaremos a inovar, sempre focados em oferecer soluções que conectam as pessoas ao que realmente importa, de maneira mais personalizada e ágil, para atender às novas demandas dos consumidores.”

Legado e Inovação

Desde sua chegada em 1925, quando o Brasil ainda vivia um período de recursos limitados e transporte escasso, a GM ajudou a modernizar a vida dos brasileiros. Da primeira fábrica estabelecida em São Paulo, a GM fez do automóvel um símbolo de liberdade e progresso.

A montagem de veículos em São Caetano do Sul teve inicio em 1.928 e a inauguração da fábrica aconteceu em 1.930.

Nos últimos 100 anos, a GM sempre foi líder em inovação. Pioneira em conforto e segurança, foi a primeira a introduzir carros com tetos de aço, vidro laminado e suspensão mais confortável. Na década de 1960, abriu o primeiro centro de experimentação local para o desenvolvimento computacional de veículos, um marco tecnológico que ainda influencia a indústria local.

A GM continua liderando com uma agenda contínua de inovação: investindo em veículos mais conectados, sustentáveis e eficientes. A empresa está desenvolvendo carros cada vez mais inteligentes, com sistemas de propulsão customizados ao Brasil – incluindo híbridos flex-fuel inéditos e elétricos –, recursos autônomos, conectividade avançada com o OnStar e veículos definidos por software, transformando a experiência do consumidor.

Legado impactante

Em seus 100 anos de atuação no Brasil, a GM produziu quase 20 milhões de veículos, com a Chevrolet se destacando como a marca de maior sucesso, representando um em cada cinco carros registrados no país. A Chevrolet lançou, em média, um novo produto ou geração de veículos a cada seis meses – um ritmo que nenhuma outra marca do setor conseguiu alcançar.

Essa trajetória de sucesso inclui modelos icônicos com mais de um milhão de unidades, como o Opala, Chevette, Corsa, Celta, S10 e Onix, que ajudaram o Brasil a se tornar o terceiro maior mercado da Chevrolet no mundo. Desde o primeiro veículo da GM, um furgão com carroceria de madeira que já trazia inovações como a partida elétrica, a empresa sempre esteve à frente, oferecendo carros com sofisticação, conforto e dirigibilidade de ponta.

Hoje, a GM continua inovando, a exemplo da sua linha de SUVs zero-emissão com o Equinox EV e o Blazer EV, que atingem quase 500 km de autonomia, um feito impressionante para a categoria e mais um exemplo do compromisso da GM com o futuro da mobilidade.

Sustentabilidade

A GM sempre adotou práticas sustentáveis em suas operações industriais, focando na redução das emissões de carbono, no uso de energia renovável, no reaproveitamento de água e na produção de veículos elétricos mais eficientes. Essas ações visam minimizar o impacto ambiental de suas fábricas e apoiar a transição para um futuro mais sustentável.

Além disso, a GM também se destaca pelo apoio à preservação ambiental, com destaque para a proteção de 430 mil hectares de áreas naturais, incluindo biomas como o Pantanal, a Amazônia e a Mata Atlântica. Esses esforços fazem parte do compromisso da empresa em preservar ecossistemas vitais para o equilíbrio ambiental.

Adicionalmente, o Instituto General Motors, que celebrou seus 30 anos em 2024, desempenha um papel crucial no apoio a iniciativas socioambientais. No ano passado, o IGM lançou um novo reposicionamento institucional, com foco em pilares como Educação STEAM, Proteção Climática e Voluntariado. Essas ações estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e reforçam o compromisso da GM com a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável.

Instalações

A GM iniciou suas operações de fabricação no Brasil em 1925, em um galpão alugado no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Nesse ano, 2.778 veículos foram montados, utilizando componentes, em sua maioria, importados dos Estados Unidos.

Hoje, a empresa conta com uma estrutura verdadeiramente global, incluindo a exportação de desenvolvimento de veículos para outros mercados, incubação de negócios e qualificação profissional para futuras tecnologias, tudo com os mais altos padrões de eficiência, qualidade e sustentabilidade.

O Futuro

No ano passado, a GM anunciou a primeira fase de seu novo ciclo de investimentos para suas operações no Brasil. O valor total, que soma R$ 7 bilhões, será investido entre 2024 e 2028, com foco na mobilidade sustentável. Esse investimento inclui uma renovação completa do portfólio de veículos, o desenvolvimento de tecnologias inovadoras adaptadas ao mercado local e a criação de novas oportunidades de negócios. As fábricas também passarão por melhorias que as tornarão ainda mais modernas, ágeis e sustentáveis.

Em 2025, a GM planeja lançar cinco novos modelos em diversos segmentos. Além disso, a empresa está trabalhando no desenvolvimento de 10 modelos inéditos eletrificados nos próximos anos para o Brasil, com o objetivo de fortalecer seu portfólio e oferecer opções diversificadas para os consumidores que buscam soluções de mobilidade mais sustentáveis e eficientes.

A empresa também conta com uma das maiores redes de concessionárias do país, com quase 600 concessionárias autorizadas da Chevrolet. Além disso, a GM apoia milhares de fornecedores locais, muitos dos quais foram criados ou relocados do exterior, incentivados pelo programa de industrialização da GM, que continua a fomentar negócios e criar empregos qualificados no Brasil.

General Motors América do Sul

sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

BNDES APROVA R$ 20 MILHÕES PARA SQUADRA DESENVOLVER PLATAFORMA DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou, no âmbito do Programa BNDES Mais Inovação, o investimento no valor de R$ 20 milhões, na modalidade direta, para a criação da plataforma de transformação digital Genius, da Squadra Tecnologia S/A. Projeto inovador, combina tecnologias avançadas de inteligência artificial, design integral e hiperprodutividade para transformar a maneira com que a empresa entrega plataformas de negócio para seus clientes.

Genius é uma plataforma colaborativa e autoguiada, projetada para otimizar o fluxo de trabalho e a produtividade em projetos de transformação digital. Integrando múltiplos perfis de usuários – como designers, desenvolvedores, arquitetos e gestores – a solução cria um ambiente digital conversacional que organiza e acelera a criação de plataformas de negócio. O projeto colocará a Squadra Tecnologia na vanguarda da inovação tecnológica nacional, apoiando empresas em setores diversos a enfrentarem desafios complexos e adaptarem-se rapidamente às mudanças de mercado.

Com o apoio do BNDES, a Squadra Tecnologia dará continuidade ao desenvolvimento e implementação da plataforma nos próximos meses. A empresa convida parceiros e clientes interessados a acompanharem as atualizações do projeto por meio de seus canais oficiais.

“O investimento em inovação na indústria para o desenvolvimento de novos processos e novos produtos é fundamental para que o país tenha empresas competitivas, que disputem cadeias de valor e que gerem empregos qualificados e renda. A nova política industrial do governo do presidente Lula fez com que a demanda por crédito para inovação em 2024 superasse R$ 11 bilhões, a maior da série histórica, iniciada em 1995”, revela o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

Segundo o diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, José Luís Gordon, soluções baseadas em inteligência artificial são uma realidade cada vez mais presente. “O Governo Federal lançou o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial no ano passado e o BNDES segue fortalecendo o apoio à inovação e à digitalização. O incentivo à transformação digital é um dos eixos estratégicos do Plano Mais Produção, braço de financiamento da Nova Indústria Brasil”, completou.

Agência BNDES de Notícias

AZIMUT YACHTS APRESENTA IATE DE LUXO HÍBRIDO NO BOOT DÜSSELDORF 2025 E REFORÇA LIDERANÇA EM INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Até 26 de janeiro, a Azimut Yachts, maior fabricante de iates de luxo do mundo, com matriz na Itália e unidade produtiva no Brasil,  participa do Boot Düsseldorf 2025, na Alemanha, uma das maiores feiras de iates e esportes aquáticos indoor do mundo, que deve atrair mais de 200 mil visitantes ao final de nove dias de evento. Com cerca de 1.500 expositores espalhados por 220 mil metros quadrados e 16 pavilhões, o evento é considerado um dos mais importantes do setor náutico global. 

Nesta edição, a Azimut Yachts é destaque por mais um ano com a apresentação de cinco modelos. Destaque para o inovador Seadeck 7, modelo que integra a série híbrida de iates desenvolvida para famílias que buscam uma navegação mais sustentável e conectada com a natureza. A embarcação ganhou, em 2024, o prêmio Design Innovation Award de 2024, na categoria "motor yachts over 14 meters" (iates a motor acima de 14 metros).

Seadeck 7

Com 21,7 metros de comprimento e quatro cabines, o Seadeck 7 representa o que há de mais avançado em eficiência e sustentabilidade e entra no mercado para revolucionar a indústria náutica de lazer no mundo. O modelo é capaz de reduzir em até 40% as emissões de CO₂, graças a soluções híbridas de propulsão e sistemas de bordo que minimizam o consumo de energia.

Entre os diferenciais de projeto do Seadeck 7 está a Fun Island (Ilha da Diversão na tradução), um lounge para lazer e bem estar ao nível do mar que redefine a experiência a bordo ao eliminar barreiras entre o iate e o ambiente externo. Com decks laterais que se abrem e uma plataforma que se transforma em um amplo acesso ao mar, a área proporciona uma interação fluida e ininterrupta com a água, criando um espaço pensado para qualidade de vida.

“A Azimut Yachts mais uma vez lança ao mundo novas tendências. O Seadeck 7 simboliza o futuro da navegação ao combinar luxo, inovação, conforto e sustentabilidade em um único conceito. Mais do que um iate, ele oferece uma experiência completa de conexão com o mar e o meio ambiente, alinhado ao desejo crescente por uma navegação mais consciente”, afirma Francesco Caputo, CEO da Azimut Yachts Brasil.

O design exterior do Seadeck 7 é assinado por Alberto Mancini, com linhas que integram os espaços internos e externos de forma orgânica. Já os interiores foram projetados pelos renomados designers Matteo Thun e Antonio Rodriguez, que aplicaram uma abordagem consciente, utilizando materiais naturais para criar ambientes que promovem o bem-estar dos passageiros e a ligação com o meio ambiente.

Além do Seadeck 7, a Azimut Yachts apresenta no Boot Düsseldorf 2025 outros modelos que reforçam sua expertise em inovação, tecnologia e design, entre eles o Seadeck 6,  outro modelo da série híbrida, e também as embarcações Fly 53, Fly 62 e a Grande 26M.

Azimut Yachts
Rotas Comunicação

MOODY'S REFORÇA SOLIDEZ DA ESTRATÉGIA DA VIBRA AO ELEVAR RATING DAS DEBÊNTURES DA COMERC

Em um movimento que demonstra a confiança do mercado e a solidez da estratégia da Vibra, a Moody´s anunciou que elevou os ratings das emissões de debêntures da Comerc Energia e de suas subsidiárias Hélio Valgas e Mori Energia para AAA.br, com perspectiva estável. Este é o patamar mais alto da escala das notas de crédito da agência de classificação de risco. A Moody’s manteve a nota AAA da Vibra mesmo após esta aquisição, ratificando o balanço forte e a sólida geração de caixa da empresa.

A rápida resposta da Moody´s reconhece a importância estratégica do negócio realizado pela Vibra e valida o criterioso planejamento de aquisições da companhia. O relatório destaca ainda que a decisão de elevar as notas de crédito foi embasada em fatores como a eficiente gestão de caixa da Vibra, o fortalecimento do perfil de crédito e a visão positiva em relação à transição energética e aos negócios renováveis da companhia. O documento também sinaliza as sinergias robustas e imediatas entre as operações.

"A elevação do rating pela Moody's é um reconhecimento do trabalho incansável de toda a equipe da Vibra e um atestado da solidez da estratégia. Essa conquista fortalece nossa posição no mercado e nos permite contribuir para um futuro mais limpo e eficiente, atendendo às necessidades dos nossos clientes e contribuindo para um futuro mais sustentável.", celebra Ernesto Pousada, CEO da Vibra.

Essa conquista, alcançada menos de sete dias após a Vibra anunciar a conclusão da aquisição integral da Comerc Energia, não só evidencia o potencial de crescimento do negócio mas consolida sua posição como a maior plataforma multienergia do Brasil, com um compromisso claro com a transição energética e a descarbonização.

A combinação das capacidades da Vibra e da Comerc permitirá oferecer soluções energéticas mais completas e sustentáveis para os clientes B2B e B2C, atendendo à crescente demanda por energia limpa e renovável. As sinergias entre as duas empresas são robustas e trarão benefícios significativos, como a otimização da estrutura fiscal, a redução do custo de dívida e a aceleração das iniciativas de cross-selling. A Vibra projeta um Ebitda proporcional à participação da Comerc de R$ 1 bilhão para 2024 e de R$ 1,3 bilhão já para 2025, demonstrando o potencial de crescimento do negócio.

Vibra
InPress Porter Novelli

ROBÔ MÓVEL AUTÔNOMO DA ABB RECEBE O PRÊMIO "FÁBRICA INTELIGENTE: MELHOR LINHA DE PRODUÇÃO CONECTADA".

O Robô Móvel Autônomo (AMR) Flexley Tug T702 da ABB, equipado com Visual SLAM e o software AMR Studio, foi o vencedor na categoria "Fábrica Inteligente: Melhor Linha de Produção Conectada" no Advanced Manufacturing Awards. A premiação faz parte da exposição Advanced Manufacturing Madrid 2024 e reconhece inovações que ajudam as empresas a tornar suas cadeias de valor mais eficientes, sustentáveis e conectadas.

"O Flexley Tug T702 com Visual SLAM e AMR Studio combina inteligência artificial, robôs móveis e nosso software de programação intuitivo, oferecendo aos clientes novas maneiras de incorporar flexibilidade e eficiência às suas operações", afirmou Alfonso González, Diretor Geral de AMRs. "Juntos, eles permitem que as empresas adotem a automação totalmente autônoma para tarefas de intralogística e logística, reduzindo o tempo de comissionamento em até 20%, ao mesmo tempo em que garantem a segurança necessária para operar em ambientes desafiadores."

O software AMR Studio da ABB está revolucionando a gestão de frotas de robôs móveis autônomos (AMRs), permitindo o controle de múltiplos robôs por meio de um único sistema. Com monitoramento em tempo real, o software assegura fluxos de trabalho eficientes e ininterruptos. Um diferencial importante é sua simplicidade: projetado para ser intuitivo, ele não requer conhecimento prévio de programação, tornando-se acessível para uma gama mais ampla de funcionários, incluindo iniciantes.

A tecnologia de navegação Visual SLAM, alimentada por inteligência artificial e visão 3D, aprimora significativamente a autonomia dos AMRs. Essa solução avançada permite que os robôs naveguem e mapeiem seu ambiente sem depender de referências físicas no chão, promovendo processos produtivos mais ágeis, flexíveis e resilientes. Com isso, os colaboradores das plantas industriais podem dedicar-se a atividades estratégicas, enquanto os AMRs realizam tarefas repetitivas e exigentes, aumentando a produtividade e a eficiência de forma geral.

Luisa Llompart, Gerente de Portfólio de Software da ABB AMRs, recebeu o prêmio em nome da ABB e destacou o esforço colaborativo de várias equipes da empresa para continuar promovendo inovação e acessibilidade na robótica.

"Ganhar este prêmio reforça o compromisso contínuo da ABB em criar as fábricas do futuro, onde nossos robôs autônomos podem oferecer novos níveis de conectividade, flexibilidade e eficiência, maximizando a segurança dos operadores e ajudando as empresas a aumentar a produtividade de seus trabalhadores," afirmou Alfonso González.

A ABB é uma líder global em tecnologia de eletrificação e automação, capacitando um futuro mais sustentável e eficiente em recursos. Ao conectar sua expertise em engenharia e digitalização, a ABB ajuda as indústrias a operarem com alto desempenho, tornando-se mais eficientes, produtivas e sustentáveis, superando assim os desafios. Na ABB, chamamos isso de 'Projetado para Superar'. A empresa tem mais de 140 anos de história e mais de 105.000 funcionários em todo o mundo. As ações da ABB estão listadas na SIX Swiss Exchange (ABBN) e na Nasdaq Stockholm (ABB). Clique aqui e visite o site.

A ABB Robótica & Automação Discreta, como um dos principais fornecedores mundiais de robótica e automação de máquinas, é a única empresa com um portfólio completo e integrado que inclui robôs, Robôs Móveis Autônomos e soluções de automação de máquinas, projetadas e orquestradas pelo nosso software de criação de valor. Ajudamos empresas de todos os tamanhos e setores - desde automotivo até eletrônicos e logística - a superarem seus desafios, tornando-se mais resilientes, flexíveis e eficientes. A ABB Robotics & Discrete Automation apoia os clientes na transição para a fábrica conectada e colaborativa do futuro, operando de forma mais enxuta e limpa para um futuro melhor. A área de negócios emprega aproximadamente 11.000 pessoas em mais de 100 localidades em cerca de 53 países. Clique aqui e visite o site.

ABB
Tamer Comunicação

EU E MEU AMIGO DUMMIE. Por chicolelis*

Por que chamar um “dummie” de amigo, se ele é um ser inanimado, que não tem qualquer sentimento ou reação ao que o cerca? Ora, ele não é somente meu amigo, mas de todos aqueles que andam de carro pelo mundo. É graças à sua coragem e determinação, que hoje temos segurança nos carros que nos serve, sejam eles movidos à gasolina, álcool, diesel, híbridos, elétricos ou qualquer outro tipo de motorização.

São eles que se colocam à disposição para o chamado “crash test” (teste de impacto) e mostram onde estão as possíveis falhas na construção de um veículo, visando a segurança dos seus ocupantes.

Eles são manequins, construídos para simular a anatomia humana, ou seja têm cabeça, tronco e membros e de acordo com o choque do veículo é possível, aos técnicos avaliar os danos que um ser humano poderia sofrer.

Os dummies têm diferentes tipos: na forma de um adulto masculino, adulto feminino e, também crianças, nas mais diferentes idades, pois elas também precisam de cuidados especiais dentro do veículo.

Em 1949, o primeiro

O primeiro dummie surgiu na Ford, em 1949, quando a empresa verificou a ocorrência de muitos acidentes em que motoristas e passageiros sofriam os mais diferentes danos físicos. Mas, a padronização das medidas do manequim para o sexo masculina somente aconteceu em 1971.

A utilização de dummies nos testes de colisão pode ser substituída por softwares e ferramentas digitais, devido ao avanço da tecnologia. Os testes são realizados com a utilização do cinto de segurança, para , exatamente, demonstrar a utilidade deste equipamento segurança. Em abril de 1994.

Caso Dener

Em abril de 1994, o jogador de futebol, Dener, morreu sufocado pelo cinto de segurança do carro em que era passageiro, no banco da frente. Diante disso, muitos foram aqueles que condenaram o uso do cinto. Mas, o que não foi destacado e nem levado em conta pelos críticos, e boa parte da Imprensa (trecho de uma notícia da Imprensa na época: “O jogador Dener morreu em um acidente de carro na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.  O atacante estava no banco do passageiro e morreu enforcado pelo cinto de segurança”).  é que Dener, para dormir, havia reclinado totalmente o banco e por isso foi enforcado pelo cinto. Estivera ele na posição correta, certamente teria continuado sua carreira que prometia promissora.

Criança vira elefante

E já que falamos em cinto de segurança, é preciso observar que muitas vezes, os pais, “obedecendo” a manha dos pequenos, os deixam viajar se apoiando nos bancos de papai e mamãe, para ver tudo o que acontece no caminho. Isso representa um enorme perigo para a criança, que pode sofrer danos letais com essa prática.

Ocorre que, uma criança com peso entre 16 e 20 kg , numa colisão frontal com o carro entre 48 km/h e 50 km/h é arremessado contra o para brisas pesando o mesmo que um elefante filhote, cerca de uma tonelada. E esse choque, salvo um milagre, será fatal para a criança.

Eu assisti testes como esse, no Campo de Provas da GM e é impressionante o que acontece com o vidro frontal do carro, destruído pelo pequeno dummie.

Cinto para o banco traseiro

Um conselho importante: quando você estiver no banco da frente, dirigindo ou como passageiro, exija, mas exija mesmo que quem estiver no banco atrás de você, coloque o cinto de segurança, seja na cidade ou na estrada (há quem diga que só é obrigatório na estrada, mas é em qualquer lugar) pois se esse alguém não fizer isso, a maior vítima será você em um caso grave de colisão frontal.

Sabe por que? Porque você estará usando o seu cinto e, na colisão quem está atrás de você será lançado contra o encosto do seu banco, pesando, ao menos de 10 vezes o seu peso. Ou seja, vamos pensar em alguém com 80 kg, que empurrará você com cerca de 800 kg contra o seu air bag (se for acionado) ou esmagado pelo seu cinto.

Então, brigue com os teimosos, mas exija o uso do cinto de segurança para os cinco ocupantes do carro. E, não se esqueça, dos pets, dependendo do tamanho e também de objetos de grande e médio porte, que deverão estar fixados para não fazerem de você uma vítima, no banco da frente.

*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. Visite o blogdochicolelis
**A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.