quarta-feira, 12 de março de 2025

DELTA E JETZERO FIRMAM PARCERIA PARA PROJETAR UM NOVO TIPO DE AERONAVE, QUE SERÁ 50% MAIS EFICIENTE EM TERMOS DE COMBUSTÍVEL.

Além da eficiência de combustível, projeto da aeronave prevê um espaço dedicado no compartimento superior para cada passageiro, assentos e banheiros acessíveis e menos fileiras.

A Delta Air Lines está fazendo uma parceria com a startup californiana JetZero em uma aeronave comercial revolucionária e mais sustentável, totalmente diferente das que estão nos céus atualmente. O projeto de corpo de asa mista (BWB, na sigla em inglês, ou blended-wing-body), muito mais eficiente em termos de combustível, está no centro da colaboração e é uma faceta da jornada contínua da Delta para avançar na inovação do setor, reduzir custos por meio de maior economia de combustível, elevar a experiência do cliente e alcançar emissões zero até 2050.

No momento em que a companhia comemora 100 anos, a parceria ressalta o compromisso da Delta em moldar o futuro da aviação nos próximos séculos. A associação formal da Delta com a JetZero ocorre depois que a startup recebeu um subsídio da Força Aérea dos Estados Unidos em 2023 para ajudar a facilitar a construção de um demonstrador em escala real para o primeiro voo em 2027. A Delta desempenhará um papel crucial no desenvolvimento, fornecendo a expertise operacional para ajudar a tornar essa tecnologia viável.

“Trabalhar com a JetZero para criar uma fuselagem e uma experiência totalmente novas para clientes e funcionários é um trabalho ousado e importante para avançar as iniciativas de economia de combustível e as metas de inovação do setor aéreo”, disse a diretora de Sustentabilidade da Delta, Amelia DeLuca. “Enquanto a Delta está focada em fazer o que pode hoje para lidar com nossa pegada de carbono, é fundamental também trabalharmos com uma variedade de parceiros para avançar com tecnologias inovadoras, como a aeronave de asa mista da JetZero, para resolver uma parte significativa das futuras emissões da aviação”.

Como o mais novo membro do Sustainable Skies Lab (Laboratório Sustentável para os Céus, em tradução livre) da Delta, a JetZero tem o apoio direto dos talentos de alto nível da companhia aérea global e acesso às suas operações líderes do setor. Isso inclui a manutenção correta e o caminho operacional para comprovar e acelerar a comercialização da tecnologia de fuselagem BWB, que deve ser até 50% mais eficiente em termos de consumo de combustível do que os projetos de tubo e asa (1) que os clientes experimentam atualmente. A parceria com a JetZero marca a quarta colaboração de “frota revolucionária” da Delta descrita em seu Plano de Sustentabilidade lançado em 2023: um projeto inovador e transparente pelo qual a Delta pretende atingir emissões zero até 2050.

A principal companhia aérea global também ajudará a projetar um interior futurista para garantir a melhor experiência possível para clientes e funcionários. A fuselagem de formato exclusivo, que difere totalmente da atual, oferece infinitas possibilidades. Com a Delta no comando do projeto de interiores, os clientes podem esperar mudanças que aprimorem sua viagem, incluindo espaço dedicado no compartimento superior para cada passageiro, assentos e banheiros acessíveis e menos fileiras.

“A JetZero está trabalhando para mudar o mundo ao trazer para o mercado uma aeronave que pretende voar nesta década e fazer um progresso imediato e marcante na redução dos custos de combustível das companhias aéreas e das emissões associadas”, disse o cofundador e CEO da JetZero, Tom O'Leary. “A capacidade de obter ganhos de eficiência tão expressivos em breve tem um impacto significativo no compromisso do setor de atingir emissões zero até 2050 e servirá como base para que outras tecnologias e eficiências possam ser alcançadas. A Delta foi uma das primeiras companhias aéreas a fazer parceria conosco, apoiando-nos nos bastidores desde 2023, e esperamos que continuem ajudando nosso programa por meio de seu profundo conhecimento e experiência”.

Evolução das aeronaves

A revolucionária aeronave BWB, testada e demonstrada pela primeira vez na década de 1990 pela NASA e pela Universidade de Stanford como sendo segura e eficiente, também poderá usar combustível de aviação sustentável (SAF) quando entrar em serviço, pois usará os sistemas de propulsão de motores atuais.

Os fabricantes de aeronaves fizeram avanços incríveis para aumentar a eficiência geral do combustível de aviação comercial desde que os jatos de passageiros foram introduzidos pela primeira vez.

Estima-se que a eficiência de combustível da frota seja 80% melhor do que há 50 anos. Ao mesmo tempo, a Delta continuou a fazer modificações em suas aeronaves, como a adição de trens de pouso mais leves e winglets (componentes aerodinâmicos na ponta das asas), para promover a eficiência. De fato, o Conselho de Carbono interdepartamental da companhia economizou mais de 40 milhões de galões de combustível em 2024 (2) graças a eficiências operacionais, modificações na frota e redução do peso a bordo. Mas o setor concorda que é necessário fazer mais, e rápido.

A concessão da Força Aérea dos Estados Unidos, juntamente com o apoio de parceiros como Northrop Grumman e Scaled Composites, e a coordenação contínua com a Administração Federal de Aviação, validam ainda mais para as principais partes interessadas da aviação que o projeto BWB é uma solução ao alcance. A Delta tem uma parceria informal com a JetZero desde 2021 sobre a melhor forma de comercializar a aeronave como parte do pedido de subsídio da startup.

Espera-se que as aeronaves BWB da JetZero tragam uma série de benefícios revolucionários para os consumidores e para a sustentabilidade ambiental, incluindo:

- O BWB é até 50% mais eficiente em termos de consumo de combustível do que as fuselagens convencionais de tubo e asa existentes em razão do projeto, que gera menos arrasto, oferece mais área de superfície de elevação, proporciona distribuição uniforme de carga e elevação e, de modo geral, é nitidamente mais leve.

- Capacidade para transportar mais de 250 clientes – semelhante à das aeronaves de fuselagem larga existentes –, oferecendo o nível de capacidade e alcance necessários para atender à crescente demanda de viagens.

- Menos ruído. Com os motores montados na parte superior da aeronave, espera-se que os aviões BWB sejam significativamente mais silenciosos do que os atualmente existentes.

- Potencial para se encaixar na infraestrutura aeroportuária existente e oferecer tempos de retorno mais rápidos, áreas nas quais a Delta está aconselhando e explorando.

- Utilização de SAF para reduzir ainda mais as emissões do ciclo de vida do carbono.

(1) Quando comparado à geração atual de aeronaves de médio porte na base de um galão por assento-milha disponível.
(2) Relativo ao que a Delta teria usado se não tivesse empreendido nenhum esforço de eficiência de combustível.

Delta Air Lines

Por meio da cordialidade e do serviço do pessoal da Delta Air Lines (NYSE: DAL), bem como do poder da inovação, a Delta nunca para de procurar maneiras de fazer com que cada viagem pareça feita sob medida para cada cliente.

Mais de 100 mil funcionários da Delta lideram o caminho para oferecer uma experiência de alto nível ao cliente em mais de 4 mil voos diários para mais de 290 destinos em seis continentes, conectando pessoas a lugares e entre si.

A Delta está empenhada em atender com segurança até 200 milhões de clientes anualmente, com inovação e confiabilidade de atendimento ao cliente líderes do setor – e é reconhecida como a companhia aérea mais pontual da América do Norte. Estamos empenhados em garantir que o futuro das viagens seja conectado, personalizado e agradável. A motivação genuína e duradoura de nosso pessoal é fazer com que cada cliente se sinta bem-vindo e respeitado em todos os pontos de sua jornada conosco.

Com sede em Atlanta, a Delta opera hubs significativos e mercados-chave em Amsterdã, Atlanta, Boston, Detroit, Londres-Heathrow, Los Angeles, Cidade do México, Minneapolis-St. Paul, Nova York-JFK e LaGuardia, Paris-Charles de Gaulle, Salt Lake City, Seattle, Seul-Incheon e Tóquio.

Como companhia aérea líder global, a missão da Delta de conectar o mundo cria oportunidades, promove a compreensão e expande horizontes ao conectar pessoas e comunidades entre si e seu potencial.

Impulsionada por parcerias inovadoras e estratégicas com a Aeromexico, Air France-KLM, China Eastern, Korean Air, LATAM, Virgin Atlantic e WestJet, a Delta oferece mais opções e oportunidades para clientes em todo o mundo.

A Delta é a companhia aérea mais premiada dos Estados Unidos graças à dedicação, paixão e profissionalismo de seu pessoal. A empresa foi reconhecida pela Cirium pela excelência operacional e considerada a principal companhia aérea dos Estados Unidos pelo Wall Street Journal; está entre as empresas mais inovadoras da Fast Company; é a Companhia Aérea Mais Admirada do Mundo pela Fortune e uma das Melhores Empresas para Trabalhar segundo a Glassdoor, além de uma das principais empregadoras para diversidade, veteranos e melhores locais de trabalho para mulheres de acordo com a Forbes.

ABRAFILTROS ENCERRA 2024 COM MAIS DE 44 MILHÕES DE FILTROS AUTOMOTIVOS RECICLADOS

O programa Descarte Consciente Abrafiltros, de logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo, criado em 2012 pela Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso, atualmente implantado em São Paulo, Paraná, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul para atendimento às legislações estaduais,  já reciclou 44.917.587 filtros até dezembro de 2024, realizando coleta em 5.702 pontos de 402 municípios.

No ano passado foram reciclados 7.228.217 filtros com o atendimento dos quatro estados. Atualmente, 37 organizações, com 62 CNPJs, estão abrigadas no sistema. “O volume de filtros usados do óleo lubrificante automotivo reciclados e abrangência do programa só tendem a aumentar. As metas tanto do montante reciclado quanto dos municípios e pontos de coleta são progressivas”, afirma João Moura, presidente executivo da Abrafiltros.

Segundo Marco Antônio Simon, gestor do programa, as empresas recorrem ao programa Descarte Consciente Abrafiltros por ser um sistema de logística reversa coletivo, no qual a Abrafiltros atua como entidade gestora e cuida de todo o processo administrativo e logístico. “Isto facilita as empresas cumprirem as legislações ambientais e, por ser um sistema coletivo, acaba reduzindo o custo individual, que é bem mais elevado caso a empresa fizesse um plano individual”, comenta.

A administração é realizada pela equipe interna de gestão em conjunto com a Presidência e Diretoria, incluindo a definição e negociação de metas, contatos governamentais, emissão de relatórios, contratos, Termos de Compromisso estaduais, ações de comunicação e marketing, suporte de escritório jurídico e financeiro. Ele explica também que a coleta e processamento dos filtros usados do óleo lubrificante automotivo são realizados pelo Grupo Supply Service, que conta com grande expertise no País em 32 anos de atividade, motivo pelo qual tem vencido os processos de concorrência e mantido elevado grau de excelência na prestação dos serviços.

Como funciona o programa

Simon explica que o processamento do filtro do óleo lubrificante automotivo usado é completo, inclusive, com a separação do metal do elemento filtrante e do óleo lubrificante usado contaminado (OLUC). O metal (23%) é encaminhado para siderúrgicas, o OLUC – Óleo Lubrificante Usado Contaminado (2%), vai para rerrefino; e o restante dos resíduos (75%) segue para coprocessamento em cimenteiras, para geração energética e uso das cinzas (clínquer) na fabricação do cimento. Ele destaca ainda que para ser reprocessado o metal deve estar descontaminado de óleo, processo que também é realizado antes do envio às siderúrgicas.

Outros estados devem instituir novas leis e novas empresas sinalizam adesão ao programa

“As legislações ambientais só avançam e novas leis entrarão em vigor em outros estados. Com isso, a tendência é de que o programa cresça ainda mais”, ressalta Simon. O Estado do Mato Grosso já instituiu uma nova legislação que entrou em vigor no final do ano passado, que se encontra em regulamentação e será alvo de envio de proposta de implantação do programa ainda 2025. O Estado de Santa Catarina está em fase de aprovação dos resultados da consulta pública realizada também no final do ano passado, que norteará a elaboração da legislação estadual.

Com relação às empresas, o gestor destaca que já há três novas empresas com o processo de filiação e adesão em curso, que ingressarão no programa em 2025.

Programa avança e traz novos desafios

O gestor explica que o processo de reciclagem dos filtros do óleo lubrificante automotivo é bastante complexo e são pouquíssimas as empresas habilitadas a tratá-los em larga escala. “Isto, futuramente, deve gerar dificuldades em novas implantações do programa, devido às próprias diferenças de infraestrutura no Brasil, um país de dimensões continentais, o que também impacta no custo final”, alerta Simon, concluindo: “Por isso, as implantações devem sempre ser realizadas com muito critério e observando o princípio de viabilidade logística e econômica estabelecido na Política Nacional de Resíduos Sólidos, que é a base das legislações estaduais”.

Abrafiltros - Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água, efluentes e reúso, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.

Abrafiltros
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

BIOCOMBUSTÍVEL DE COCO IMPULSIONA A TRANSIÇÃO ENERGÉTICA NO BRASIL

A crescente preocupação com a pegada de carbono tem incentivado o desenvolvimento de estratégias para a descarbonização das atividades econômicas. Entre as principais abordagens estão a diversificação das fontes energéticas, o aumento da eficiência dos processos e a implementação de tecnologias de captura de carbono. Dentro desse contexto, se destaca a produção de biocombustível a partir da biomassa residual de coco verde, um dos resíduos mais abundantes em Aracaju (SE), onde está instalado o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP).

Ilustração sobre a produção de biocombustível a partir da biomassa residual de coco verde

Vinculado ao Grupo Tiradentes, o ITP abriga o Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (NUESC) criado há 15 anos em parceria com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), Centro de Pesquisa da Petrobras (CENPES) e Petrobras. O núcleo de pesquisa científica se consolidou como um dos mais importantes do segmento, servindo ainda de instrumento para a formação de profissionais de alta qualificação para o mercado local e nacional, em colaboração com os Programas de Pós-graduação Stricto sensu da Universidade Tiradentes (Unit).

“O Núcleo tem impacto muito positivo para o equilíbrio ambiental. Em Aracaju, por exemplo, ele contribui para dar nova utilização às 190 toneladas de resíduos de coco verde descartadas por semana na cidade. Transformamos em energia um material que representa um grande desafio para o meio ambiente, em função do alto volume e baixa taxa de decomposição”, esclarece o coordenador-adjunto de Programas Profissionais da Área de Engenharias II na CAPES, docente da Unit, pesquisador do ITP e coordenador do NUESC, Cláudio Dariva.

Desafio ambiental

O coco verde é amplamente consumido em regiões tropicais, e seu resíduo, especialmente a fibra, representa um grande desafio ambiental em razão do seu alto volume e baixa taxa de decomposição. Em Aracaju, um estudo realizado pela Diretoria de Operações da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) apontou que a cidade gera cerca de 190 toneladas de resíduos de coco verde por semana. E foram identificados 87 pontos de venda, sendo 30 deles considerados grandes geradores, que descartam até 200 kg diários ou 400 kg em dias alternados.

Esse montante de resíduos sobrecarrega a coleta domiciliar e gera um custo anual de aproximadamente R$ 900 mil para a limpeza pública. Além disso, quando não destinados ao aterro sanitário, muitos desses resíduos acabam descartados de forma inadequada, agravando o passivo ambiental da cidade. A conversão desse resíduo em biocombustível não apenas reduz o impacto ambiental, mas também oferece uma alternativa energética renovável e sustentável.

Processo de produção do biocombustível

A transformação da fibra do coco verde em biocombustível pode ocorrer por diferentes rotas tecnológicas, como a pirólise, a gaseificação e a fermentação. No caso da pesquisa realizada no NUESC do ITP, prioriza-se um processo eficiente e de baixo impacto ambiental:

- Secagem e trituração: a fibra do coco é coletada, seca e triturada para facilitar o processamento. 

- Conversão térmica: a biomassa pode ser submetida à pirólise, que converte o material em bio-óleo, biocarvão e gases combustíveis. 

- Refino e aproveitamento: o bio-óleo pode ser refinado para uso em motores e geradores, enquanto o biocarvão pode ser utilizado como fonte de energia ou para melhorar a qualidade do solo.

Processo integrado

Recentemente, avanços tecnológicos permitiram a integração de três etapas essenciais para a produção de combustíveis sustentáveis: extração de óleo, produção de biodiesel e produção de bio-óleo a partir de oleaginosas. Essa tecnologia inovadora emprega fluidos pressurizados, reduzindo significativamente o uso de solventes orgânicos e promovendo uma abordagem ambientalmente sustentável.

De acordo com a pesquisa do ITP, a abordagem maximiza o aproveitamento dos resíduos gerados no processo, contribuindo para uma economia circular e reduzindo o impacto ambiental da produção de combustíveis.

A iniciativa não apenas contribui para a redução da dependência de combustíveis fósseis, mas também melhora a gestão de resíduos urbanos, evitando o acúmulo de lixo orgânico. Além disso, a criação de uma cadeia produtiva em torno do biocombustível fomenta a geração de empregos e o desenvolvimento local, promovendo a economia circular.

O ITP integra um robusto ecossistema educacional e de pesquisa em Sergipe que inclui a Universidade Tiradentes (Unit) e o Tiradentes Innovation Center (TIC), fundamentais para o avanço tecnológico e científico do país. As três instituições, cada uma com funções distintas, instaladas no Campus Unit Farolândia, em Aracaju, fazem parte do Grupo Tiradentes que este ano completa 63 anos de história

Unit - Universidade Tiradentes
Agência Fato Relevante

NELSON FELIPE JUNIOR ASSUME PRESIDÊNCIA EXECUTIVA INTERINA DA ABICLOR

Nelson Felipe Junior

A Abiclor - Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados -  comunica uma importante mudança em sua liderança para o ano de 2025. Nelson Felipe Junior, que tem 32 anos de experiência na entidade e atuava até então como Técnico e Advocacy, assumirá interinamente a presidência executiva da Abiclor, após a saída de Milton Rego.

Nelson ocupará a função com a responsabilidade de continuar os esforços para fortalecer a indústria de cloro-álcalis no Brasil, com foco no desenvolvimento do setor.

"Assumir a presidência executiva interina da Abiclor em um momento estratégico para o setor é uma grande responsabilidade”, diz Nelson. “Com décadas de atuação na entidade, entendo a importância de uma governança forte e do alinhamento estratégico para garantir a sustentabilidade da indústria de cloro-álcalis no Brasil. Atualmente, representamos 98% das indústrias do setor e seguimos comprometidos em impulsionar iniciativas que fortaleçam nossa atuação em diversas cadeias produtivas essenciais, como saneamento, saúde e indústria. Nosso foco é enfrentar desafios com eficiência, promover inovação e acompanhar a evolução tecnológica para garantir padrões cada vez mais seguros e alinhados às exigências do mercado”, complementa.

A presidência do Conselho Diretor permanece sob a liderança de Fábio Barbosa, que exerce mandato até 2027. A Abiclor segue com a missão de representar essa indústria perante os órgãos governamentais e a sociedade, promovendo a indústria nacional, seu desenvolvimento sustentável e a implementação das melhores práticas em segurança, saúde e qualidade. 

AbiclorA Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor) representa o setor de cloro-álcalis, que é a indústria base de diversos produtos essenciais para a economia, além de estar diretamente ligada ao saneamento básico e à saúde pública do país. Com 49 associados, incluindo 7 do setor produtivo, a Abiclor reúne algumas das principais plantas produtoras do Brasil, entre elas, Braskem, Chemtrade, Chlorum Solutions, Dow, Katrium e Unipar e também espelha outros elos da cadeia, como fornecedores de equipamentos, distribuidores, transportadores e empresas de atendimento emergencial. A Abiclor atua para promover o avanço da indústria de cloro-álcalis em linha com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, com foco na segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente. Para mais informações, clique aqui e visite o site

Abiclor
Hercog Comunicação e Estratégia

EATON É RECONHECIDA COMO UMA DAS EMPRESAS MAIS ÉTICAS DO MUNDO PELA 14ª VEZ PELO ETHISPHERE INSTITUTE

O reconhecimento homenageia organizações comprometidas com os melhores programas de ética, conformidade e governança e é baseado em análises robustas.

A Eaton, empresa global de gerenciamento inteligente de energia, recebeu novamente o reconhecimento de 2025 World’s Most Ethical Companies® (Empresas Mais Éticas do Mundo) do Ethisphere Institure, líder global na definição e no avanço dos padrões de práticas comerciais éticas. É a 14ª vez que a empresa recebe o reconhecimento, comprovando o compromisso com a ética em todas suas relações e negócios e com os mais altos padrões de governança corporativa, responsabilidade social e transparência.

Baseada no Ethics Quotient® proprietário da Ethisphere, a avaliação anual exige que as empresas forneçam mais de 240 itens que comprovem práticas que apoiam a ética e a conformidade, governança, cultura, impacto ambiental e social e iniciativas que apoiam uma forte cadeia de valor. Os dados passam por uma análise qualitativa adicional pelo painel de especialistas da Ethisphere, que passam milhares de horas examinando e avaliando cada candidato. Em 2025, 136 homenageados foram reconhecidos em 19 países e 44 setores. A Eaton estava entre os 12 homenageados no setor de manufatura industrial.

“Estamos honrados em sermos reconhecidos mais uma vez como uma das empresas mais éticas do mundo (World’s Most Ethical Companies®). Isso não é algo que tomamos como garantido; é algo que nos esforçamos para ganhar a cada ano", disse Joe Rodgers, vice-presidente sênior de Ética e Conformidade Global da Eaton. "Acreditamos no poder da integridade e sou grato aos funcionários da Eaton em todo o mundo que incorporam nossos valores essenciais todos os dias."

Nesta edição, os candidatos foram pontuados em cinco dimensões: Programa Geral de Ética e Compliance, Governança Corporativa, Cultura de Ética, Impacto Ambiental e Social e Gestão de Terceiros. A Eaton se destacou na dimensão "Programa de Ética e Conformidade", que foi ponderada como a mais alta, estrutura do programa, treinamento/comunicação, auditoria e avaliações de riscos e aplicação. Como referência, a pontuação da Eaton foi 6 pontos maior do que a média dos vencedores do reconhecimento.

Segundo o presidente do Grupo Mobility da Eaton na América do Sul, Gustavo Schmidt, a empresa se destaca pelo desenvolvimento de práticas que asseguram não somente a conformidade legal, mas também o respeito às pessoas, à sociedade e ao meio ambiente. “A ética é um dos nossos atributos de liderança, que representa nossa cultura e nossos valores. Investimos em políticas que criam um ambiente de trabalho transparente e inclusivo, além de atuar de maneira social e ambientalmente responsável em todas as nossas operações. Por isso, esse reconhecimento reforça a importância de colocar a ética como princípio fundamental em todas as decisões empresariais.”

A Eaton é uma empresa de gerenciamento inteligente de energia dedicada a proteger o meio ambiente e a melhorar a qualidade de vida das pessoas no mundo todo. Fabricamos produtos para os mercados de data centers, serviços públicos, industriais, comerciais, de construção de máquinas, residenciais, aeroespaciais e de mobilidade. Somos guiados pelo nosso compromisso de fazer negócios corretamente, operar de forma sustentável e ajudar nossos clientes a gerenciar a energia – hoje e no futuro. Ao capitalizar as tendências globais de crescimento da eletrificação e da digitalização, estamos acelerando a transição do planeta para fontes de energia renováveis, ajudando a resolver os desafios de gestão de energia mais urgentes do mundo e a construir uma sociedade mais sustentável para as pessoas de hoje e para as gerações futuras. Fundada em 1911, a Eaton tem evoluído continuamente para atender às necessidades em constante mudança e expansão dos nossos stakeholders. Com receitas de quase US$ 25 bilhões em 2024, a empresa atende clientes em mais de 160 países. Para mais informações, clique aqui e visite o site (www.eaton.com). Siga-nos no LinkedIn, Facebook e Instagram

Eaton
Alfapress

VULCABRAS SUPERA RECORDES E REGISTRA "NOVO" MELHOR ANO DA HISTÓRIA, COM FATURAMENTO BRUTO DE R$ 3,5 BI E RECEITA BRUTA SUPERIOR A R$ 1 BI NO 4T24

A Vulcabras (VULC3) atingiu um novo patamar em 2024, com crescimento contínuo trimestre após trimestre. No acumulado do ano, a companhia registrou faturamento de R$ 3,5 bilhões, crescimento de 9,2% na comparação com 2023. O EBITDA recorrente atingiu R$ 675,6 milhões no ano, um crescimento de 5,5% em relação ao ano anterior. A margem Ebitda recorrente foi de 22,2%, enquanto o lucro líquido recorrente foi de R$ 544,1 milhões, um crescimento de 11,1%, com margem líquida recorrente de 17,8%, um avanço de 0,4 pontos percentuais em relação a 2023.

O canal de e-commerce seguiu em forte crescimento, com alta de 55% no ano, saltando de R$ 279,8 milhões em 2023 para R$ 433,7 milhões em 2024, passando a representar 14,2% da receita líquida total.

Um 4Tri de faturamento histórico

A Vulcabras apresentou crescimento de 14,7% no seu faturamento, atingindo a marca histórica de mais de R$ 1 bilhão de vendas em um único trimestre. O período representa o 18º trimestre de crescimento contínuo, e reflete a força das marcas e a estratégia de expansão do portfólio de produtos voltados para a alta performance, impulsionando o aumento do ticket médio.

A Receita Operacional Líquida (ROL) alcançou R$ 905,7 milhões no 4T24, aumento de 14,5% em relação ao 4T23. O Lucro Bruto atingiu R$ 376,9 milhões no trimestre, incremento de 11,7% na comparação com o mesmo período de 2023. O EBITDA recorrente somou R$ 192,2 milhões no trimestre, crescimento de 8,2% na comparação com o 4T23.  O Lucro Líquido Recorrente registrou R$ 169,2 milhões no 4T24, aumento de 16,9% em relação ao resultado do 4T23, com Margem Líquida Recorrente de 18,7%, sendo 0,4 p.p. superior ao 4T23.

O e-commerce seguiu em forte crescimento, com alta de 50,1% na receita alcançando 15,7% de participação sobre a receita líquida total. Mesmo sem adotar estratégias comerciais agressivas, o canal registrou resultados positivos e fortaleceu a experiência de compra das marcas, oferecendo maior complementariedade do mix de produtos e uma estratégia focada em aprimorar a jornada do consumidor.

"Os nossos resultados são frutos dos investimentos contínuos em inovação e tecnologia, que nos permitem oferecer um amplo portfólio de produtos de maior valor agregado, com destaque para a alta performance, tornando-a acessível para diversos perfis de consumidor”, afirma Pedro Bartelle, CEO da Vulcabras.

Divisão de calçados cresce apoiada na expansão e na evolução do portfólio

Impulsionada pela força das suas marcas, a categoria de calçados cresceu 16% no 4T24 e 9,2% no consolidado do ano.

A Olympikus foi a marca mais utilizada pelos corredores do app Strava no Brasil pelo segundo ano consecutivo, confirmando sua forte conexão com a comunidade de corrida e o seu compromisso com a democratização do esporte de alta performance. A marca manteve sua trajetória de crescimento, apoiada no aumento do ticket médio e na expansão da já consagrada Família Corre. O período foi marcado pelo lançamento do Corre 4 e pela expansão do portfólio com os novos Corre Grafeno 3, Corre Max e Corre Trilha 2, que tiveram rápida aceitação no mercado e impulsionaram as vendas.

A Mizuno seguiu sua estratégia de expansão e consolidação nos segmentos de alta performance e lifestyle esportivo. No segmento de corrida, a marca fortaleceu sua linha com o lançamento dos super tênis Rebellion Pro 3 e Pro Low, ampliando sua oferta para corredores que buscam máximo desempenho e inovação. A Mizuno também expandiu sua atuação em canais especializados de lifestyle esportivo e casual, fortalecendo sua conexão com a cultura urbana no Brasil. No futebol, a marca ampliou seu portfólio com a chuteira Regente, primeiro modelo totalmente desenvolvido e produzido pela Vulcabras.

A Under Armour avançou no segmento de treino e lifestyle esportivo, consolidando sua presença no Brasil com a expansão das lojas próprias no formato outlet, que passaram de quatro para seis unidades, sendo duas inauguradas no 4º trimestre de 2024. No treino, a marca ampliou sua atuação além do crossfit, conquistando um público cada vez maior nas academias, com destaque para a linha TriBase Cross e Reps, desenvolvida pela Vulcabras para o consumidor brasileiro. No lifestyle esportivo, registrou um crescimento expressivo, impulsionado pelos modelos Quicker, Wing e Slight, que combinam tecnologia e design para consumidores que buscam conforto e estilo no dia a dia.

Retorno aos acionistas e alocação de capital

A Vulcabras segue firme em seu compromisso com a maximização do retorno aos acionistas e a gestão eficiente de capital. Em linha com essa estratégia e mantendo o compromisso firmado ao longo de 2024, a Companhia anuncia mais um fluxo de pagamentos mensais de dividendos, no valor R$ 0,125 por ação, nos meses de maio, junho e julho de 2025. Se anualizarmos o compromisso de dividendos mensais e considerando uma ação no valor aproximado R$ 16,00, a empresa apresenta hoje um dividend-yield aproximadamente de 9,4%.

A Companhia também recomprou 650,8 mil de ações ao longo do 4T24, totalizando o volume de 3.107,0 mil ações em tesouraria, 1,13% do total de ações em circulação. Esse programa de recompra de ações é uma estratégia que visa a otimização do capital e o aumento do valor para os acionistas, além de demonstrar a confiança da Companhia em seu desempenho futuro.

“Encerramos 2024 com um portfólio consolidado, níveis de estoques saudáveis e vendas tracionadas pelo sell-out, mostrando a grande aceitação das nossas marcas e novas linhas de produtos. A combinação de inovação contínua, expansão de portfólio e eficiência operacional garante um posicionamento sólido para 2025, permitindo que a Vulcabras siga avançando de forma sustentável e rentável”, finaliza Pedro Bartelle.

A Vulcabras (VULC3) é uma empresa 100% brasileira que, após 72 anos de história, marca sua presença no mercado como uma Sportech global, aliando esporte e tecnologia para alcançar a alta performance no esporte. Além de desenvolver soluções tecnológicas disruptivas, a empresa é a maior gestora de marcas de artigos esportivos do País e maior produtora de calçados esportivos do Brasil, tendo em seu portfólio as marcas Mizuno, Olympikus e Under Armour. Fundada em 1952 com sede em Jundiaí (SP), possui mais de 20 mil colaboradores divididos em cinco unidades: nas duas plantas fabris localizadas em Horizonte (CE) e Itapetinga (BA); no centro administrativo em Jundiaí (SP), no Centro de Distribuição em Extrema (MG) e no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento localizado em Parobé (RS). No exterior, a Vulcabras marca presença em mais de 20 países, com atuação robusta principalmente na América Latina, onde conta com 46 lojas exclusivas no Peru e Chile. Suas marcas levam tecnologia e inovação para todo perfil de atleta, de todos os locais, de todos os bolsos, e de todas as performances. Prazer, nós somos a Vulcabras, e vivemos para o esporte.

Vulcabras
Weber Shandwick

terça-feira, 11 de março de 2025

MAIOR SALÃO NÁUTICO OUTDOOR DA AMÉRICA LATINA ABRE CALENDÁRIO DE EVENTOS DO GÊNERO NO BRASIL E ANUNCIA NOVIDADES

Marina da Glória. Foto: Victor Santos | Divulgação

A 26ª edição do Rio Boat Show, de 26 de abril a 4 de maio, marca o início do calendário dos mais importantes eventos náuticos da América Latina. A Marina da Glória, um dos cartões postais do Rio de Janeiro, mais uma vez se torna palco para apresentação das principais novidades náuticas mundiais, de pequenas embarcações para esportes e lazer até grandiosos iates de luxo fabricados dos pelos estaleiros que são referências mundiais, além de produtos, equipamentos, serviços e atrações interativas para toda a família.

O Rio Boat Show deve atrair um público de mais de 33 mil pessoas e a exposição de mais de 100 barcos em áreas secas e em estandes flutuantes com opção de agendamento de test drives.

Os barcos a motor mais compactos, entre 20 e 40 pés, e de médio e grande porte, entre 40 e 80 pés, também serão destaques com apresentação de modelos tecnológicos, velozes, espaçosos e confortáveis, e que encantam pessoas do mundo todo. Marcas consagradas como Schaefer Yachts, Azimut Yachts, NX Boats, Real Powerboats, Ventura Marine, Sessa Marine, Solara Yachts, Azov Yachts, Ross Mariner, Mestra Boats, Triton Yachts, FS Yachts, Zath Marine e Coral são algumas confirmadas.

Jets tanto para recreação quanto para manobras radicais e até modelos elétricos também serão mais atrativos de fabricantes como Sea-Doo, Yamaha e Ventura. Para os amantes da vela, as marcas Beneteau, Excess, Lagoon, Jeanneau e Fountaine Pajot também confirmaram presença. Motores das marcas Mercury, Volvo Penta, Yanmar, Hidea e Yamaha, acessórios, decoração, mobiliário e sistemas de controle serão mais opções para quem quer comprar ou modernizar a sua embarcação, além de um espaço dedicado a produtos e serviços de luxo.

Barcos ‘desfilam’ pela Marina da Glória

Uma das atrações mais aguardadas do evento, o tradicional desfile de barcos chega à sua 8ª edição trazendo um espetáculo de luzes e elegância para a Marina da Glória. No dia 30 de abril, embarcações de diferentes estilos, de infláveis e veleiros a luxuosas lanchas, tomarão a "passarela" aquática, e prometem um show de cores e sofisticação.

Mais novidades confirmadas no Rio Boat Show serão atividades interativas de lazer e de esportes para toda a família, como é o caso de mergulhos acompanhados por profissionais e batismo, passeios em veleiros, test drives, desfile de moda e cerca de 40 palestras exclusivas com especialistas do setor durante o Náutica Talks. (https://nautica.com.br/nautica-talks-rio-boat-show-2025/)

“Nosso principal objetivo é difundir a cultura náutica mostrando que é um setor democrático com atrações para variados perfis e classes sociais. Queremos que as pessoas conheçam o maravilhoso universo que envolve o lazer náutico, especialmente pelo grande potencial que o Brasil apresenta com sua costa e vias navegáveis interiores e com clima agradável, sem falar de destinos turísticos paradisíacos como é o caso do Rio de Janeiro, com suas lindas praias e ilhas, ideal para lazer e para a prática de esportes como mergulho, exploração, contemplação, pesca e aventura. Além disso, o estímulo desse tipo de atividade movimenta uma ampla cadeia e reflete em milhares de empregos e no desenvolvimento econômico”, destaca Thalita Vicentini, diretora da Boat Show Eventos.

Só no Brasil, em 2024, a Boat Show Eventos, registrou índices recordes por meio dos eventos realizados no Rio de Janeiro/ RJ, em Itajaí/SC, em Brasília/DF, em São Paulo/SP, em Salvador/BA e em Foz do Iguaçu/PR, com a venda de mais de mil barcos durante as seis edições, além da geração de cerca de 7 mil empregos diretos e indiretos e aproximadamente 140 mil visitantes ao longo de todos os eventos.

"A chegada de novas marcas ao Rio Boat Show reforça a importância do evento como uma solução estratégica para negócios e para apresentar inovações no setor náutico. Ao mesmo tempo, a presença constante de grandes estaleiros, que participam desde as primeiras edições, demonstra a solidez do Boat Show Eventos comprometida com qualidade, demonstra o enorme potencial da região ao turismo náutico e o impacto positivo que o evento tem no fortalecimento das vendas e da indústria. Tudo isso garante ao público acesso privilegiado a atrações e às principais tendências do mercado, além de oportunidades exclusivas na hora da compra”, complementa Thalita Vicentini.

Calendário dos Boat Shows no Brasil em 2025

- Rio Boat Show: de 26 de abril a 4 de maio

- Marina Itajaí Boat Show: de 3 a 6 de julho

- Brasília Boat Show: de 13 a 17 de agosto

- São Paulo Boat Show: de 18 a 23 de setembro

- Salvador Boat Show: de 30 de outubro a 2 de novembro

- Foz Internacional Boat Show: de 27 a 30 de novembro

Grupo NáuticaCom mais de 40 anos de mercado, o Grupo Náutica traz soluções em inovação, sustentabilidade, infraestrutura, eventos e comunicação na área náutica. É formado pela Revista Náutica (www.nautica.com.br), pioneira e líder no setor; o Boat Show, mais importante salão náutico da América Latina com as edições de São Paulo, Itajaí, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Foz do Iguaçu; a Metalu, maior fabricante de píeres e passarelas em alumínio do mundo; a SF Marina, fabricante mundial de quebra-mares flutuantes e píeres de concreto; e a JAQ Hidrogênio Verde, com projetos inovadores focados em pesquisas e sustentabilidade. O grupo também se preocupa com as questões sociais e é detentora das ações “Só Jogue na Água o que Peixe pode Comer”, assinada pelo cartunista Ziraldo, e “Por Uma Cidade Navegável”, que busca a navegação em lugares inimagináveis, assim como desenvolve os principais Guias de Turismo Náutico do país. Clique aqui e visite o site

Grupo Náutica
Rotas Comunicação

ALTAIR APRESENTARÁ AS PRINCIPAIS TECNOLOGIAS DE IA, SIMULAÇÃO E HPC NA HANNOVER MESSE 2025

A Altair, líder global em inteligência computacional, irá mostrar como seus recursos avançados de inteligência artificial (IA) e de simulação estão transformando os diferentes setores industriais na Hannover Messe 2025, que será realizada entre os dias 31 de março e 4 de abril em Hanover, Alemanha. A Altair demonstrará como sua tecnologia ajuda as empresas a inovar mais rapidamente, otimizar o desempenho e impulsionar o sucesso sustentável por meio de engenharia impulsionada por IA, computação de alto desempenho (HPC), grafos de conhecimento, gêmeos digitais e muito mais.

“A IA e o aprendizado de máquina são fundamentais para alcançar o quarteto de velocidade, desempenho, qualidade e custo-benefício que as organizações de hoje procuram. As soluções de engenharia impulsionada por IA da Altair desbloqueiam percepções mais profundas, aceleram o design e aprimoram a tomada de decisões para criar um futuro mais seguro, mais conectado e mais sustentável”, disse Ravi Kunju, diretor de produto e estratégia da Altair. “Na Hannover Messe, apresentaremos casos poderosos de utilização, incluindo um da CNH Industrial, onde nossas ferramentas de simulação aumentadas por IA viabilizaram um gêmeo digital que simplificou o desenvolvimento de produtos com predições e desempenho extremamente rápidos.

“Graças às soluções de desenvolvimento de produtos virtuais de ponta da Altair, criamos um gêmeo digital do nosso produto, o que nos ajudou a obter uma melhor compreensão e a reduzir o nosso tempo de comercialização”, disse Giuseppe Gullo, engenheiro de análise de design da FEA, CNH Industrial. “Os algoritmos orientados por IA simplificaram a validação, consideraram efeitos complexos, reduziram os custos computacionais e otimizaram nosso fluxo de trabalho.”

As soluções Altair estão liderando no uso de IA para resolver casos de uso do mundo real. No evento, Altair demonstrará o poder da IA em todos os setores, incluindo:

- Manufatura Inteligente: Soluções escaláveis de IA que melhoram as operações, otimizam as cadeias de suprimentos e agilizam a manutenção - sem exigir uma grande equipe de ciência de dados.

- Engenharia Impulsionada por IA: A IA embarcada acelera o design, a simulação e a tomada de decisões por meio de fluxos de trabalho intuitivos e fáceis de usar.

- Gêmeos Digitais: Integração avançada de simulação, IA e HPC para criar gêmeos digitais abrangentes e de ponta a ponta.

- Grafos de Conhecimento: Fornece um contexto organizacional compreensível e abrangente para todas as soluções de análise empresarial, especialmente para aquelas que empregam IA generativa.

- AI Fabric: Uma abordagem de arquitetura de dados e IA da próxima geração que permite às empresas transformarem as suas operações.

- Agentes de IA: Sistemas autônomos alimentados por IA que podem executar tarefas, tomar decisões e interagir com seu ambiente para gerar resultados de negócios.

Além das novidades apresentadas no estande, os especialistas da Altair estarão presentes em quatro sessões de discussão:

- “Agentes de IA colocam o inteligente na fábrica inteligente. Você está pronto?” por Christian Buckner - Hall 17, estande E44, segunda-feira, 31 de março, 17h.

- “IA para impulsionar a eficiência da engenharia: De variantes de CAD até os resultados em segundos” por Marc Arnold - Hall 17, Stand E44, quinta-feira, 3 de abril, 10h45

- “Transição de materiais: O passo crucial para alcançar o futuro Net-Zero” por Kamila Klug - Hall 3, Stand C71, quinta-feira, 3 de abril, 15h15

- “O que está acontecendo no meu chão de fábrica? Detecção de anomalias em aplicações industriais” por Martin Liebig - Hall 13, Galeria, sexta-feira, 4 de abril, 10h45.

No evento, visite o estande da Altair no Hall 17, estande D35. Para mais informações, visite o link clicando aqui.

Altairé um líder global em inteligência computacional que fornece soluções de software e nuvem em simulação, computação de alto desempenho (HPC), análise de dados e IA. A Altair permite que as organizações de todas as indústrias concorram de forma mais eficaz e tomem decisões mais inteligentes num mundo cada vez mais conectado - tudo isso enquanto criam um futuro mais verde e sustentável. Clique aqui para saber mais

Altair
Secco Consultoria de Comunicação

ENGIE BRASIL ENERGIA AVANÇA NA MODERNIZAÇÃO DA USINA HIDRELÉTRICA DE JAGUARA, EM SÃO PAULO

A modernização da Usina Hidrelétrica de Jaguara, ativo da ENGIE Brasil Energia localizada na divisa entre em Rifaina (SP) e Sacramento (MG), está avançando em ritmo acelerado. Foi concluído o ensaio de modelo reduzido para as quatro novas turbinas modelo Francis. O processo consiste na fabricação de uma turbina em tamanho cerca de 17 vezes menor ao tamanho original, para testes de comprovação dos desempenhos garantidos em contrato com a Andritz Hydro Brazil. O ensaio, realizado em janeiro, simulou as condições operacionais da usina.

Agora, se inicia a fabricação das quatro turbinas Francis em tamanho real, que serão montadas nas unidades geradoras da UHE Jaguara, e de outros componentes principais. Os próximos passos são o descomissionamento, que consiste em um levantamento que identifica as condições técnicas atuais da unidade geradora com uma série de testes, e posteriormente a parada da primeira unidade geradora para a modernização de fato. Os investimentos são da ordem de R$ 500 milhões.

Com capacidade instalada de 424 MW, a Usina Hidrelétrica de Jaguara está em operação desde 1971, e passou a compor o parque gerador da ENGIE em 2017, após vitória em leilão promovido pelo Governo Federal.

A modernização da usina hidrelétrica teve início em julho de 2023. O projeto prevê a manutenção da potência de cada uma das quatro unidades (totalizando os mesmos 424 MW atuais) nos valores originais de projeto com ganhos expressivos em rendimento e confiabilidade e com a implementação de uma capacidade operacional temporária em sobrepotência de 105% da potência nominal. A conclusão dos trabalhos está prevista para 2029.

“A modernização irá ampliar a vida útil e a confiabilidade da usina, o que também aumenta a segurança operacional e a disponibilidade do ativo, cuja concessão se encerra somente em 2048. Essas atualizações aprimoram a eficiência operacional da usina e agem preventivamente, mitigando os riscos operacionais e as falhas que possam ocasionar em interrupções no funcionamento do ativo”, destaca o gerente da Usina Hidrelétrica Jaguara, Rogério Suematsu.

ENGIE

A ENGIE é referência mundial em energia de baixo carbono e serviços. Com seus 97.000 colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, o Grupo está comprometido em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirada em seu propósito, a ENGIE concilia performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta se apoiando em suas atividades chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas aos seus clientes. Faturamento em 2023: 82,6 bilhões de Euros.

No Brasil, a ENGIE, empresa líder em energia 100% renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. A empresa possui 11 GW de capacidade instalada, provenientes de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa.

A ENGIE também é a detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios, graças à aquisição da Transportadora Associada de Gás - TAG, concluída em 2020.

Além disso, a ENGIE possui um portfólio completo em soluções integradas responsáveis por reduzir custos, emissões e melhorar infraestruturas para empresas, como ar comprimido, autoprodução solar local, biogás e biomassa, consultoria e gestão de energia, HVAC e subestações. Nas cidades, atuamos como parceira para tornar os espaços urbanos mais eficientes e sustentáveis, com soluções de iluminação pública, mobilidade elétrica e de district cooling.

A ENGIE teve no país em 2023 um faturamento de R$ 11,7 bilhões. Contando com 2.800 colaboradores, a companhia recebeu em maio de 2024 a certificação Great Place to Work, um reconhecimento que valida o compromisso contínuo da empresa de criar um ambiente de trabalho positivo e inclusivo para todos.

A ENGIE está presente na B3 por meio de sua empresa de geração e comercialização de energia cujo ticker é o EGIE3. Na B3, a ENGIE integra o Novo Mercado, além de ser uma das únicas companhias listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial desde o início do ISE, em 2005. Em 2021, a B3 incluiu os papeis da ENGIE no Índice Carbono Eficiente (ICO2), composto pelas ações das empresas participantes do IBrX 100 que possuem maior transparência em relação ao reporte das emissões dos GEE e de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.

O Grupo é negociado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI), sendo representado nos principais índices financeiros (CAC 40, Euronext 100, FTSE Euro 100, MSCI Europe) e índices não financeiros (DJSI World, Euronext Vigeo Eiris – Europe 120/France 20, MSCI EMU ESG screened, MSCI EUROPE ESG Universal Select, Stoxx Europe 600 ESG-X).

ENGIE
Edelman Brasil

IBOR VAI UTILIZAR BIODIESEL DE ORIGEM 100% RECICLADA EM CAMINHÕES VOLVO FH B100 FLEX

Numa iniciativa inédita no País, transportadora de Juiz de Fora (MG) é a primeira a utilizar Biodiesel produzido a partir de óleo de cozinha reciclado. 

Além de reduzir as emissões de CO2 com o uso do biocombustível, esse modelo de economia circular, com matéria-prima totalmente reaproveitada, diminui ainda mais o impacto ambiental das operações de transporte. Dez novos caminhões Volvo FH B100 Flex irão operar em rotas diversas na região Sudeste.

O objetivo da IBOR Transporte Rodoviário é diminuir as emissões de CO2 em mais de 85%. São cerca de R$ 40 milhões em investimentos em um projeto que começou em 2021 na busca por soluções sustentáveis, tomando o atual direcionamento no final de 2023, em conjunto com a equipe acadêmica da Universidade Federal de Juiz de Fora. O trabalho está culminando com uma usina de produção de Biodiesel e um posto de abastecimento. As instalações estão dentro do próprio terreno de 75 mil m² da transportadora, que fabricará inicialmente cerca de 30 mil litros do produto por mês, já a partir de março.

“O Biodiesel de óleo de cozinha usado representa mais que uma evolução tecnológica. É a chance de transformar um resíduo em energia limpa, conectando comunidades e estradas em um ciclo virtuoso de sustentabilidade”, afirma Luiz Antônio Bordim Junior, diretor operacional da IBOR. “O Projeto Frota Verde estabelece um novo padrão para o transporte rodoviário brasileiro, provando que é possível unir eficiência operacional com responsabilidade ambiental, crescimento com sustentabilidade, tradição com inovação”, complementa Guilherme Bordin, diretor comercial da empresa.

“Estamos muito contentes em participar desse importante Projeto Frota Verde da IBOR. Nossos propósitos são muito parecidos. Queremos trabalhar para um setor de transporte forte e saudável do ponto de vista financeiro, mas que atue de forma sustentável. Por isso desenvolvemos essa versão do FH B100 Flex, que pode ser abastecido com até 100% desse biocombustível”, lembra Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões. 

Alcides Cavalcanti

Os FHs B100 Flex da IBOR foram comercializados pela Treviso, concessionária Volvo na região de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Inovação com tradição

Filhos de um dos dois fundadores da empresa, Luiz Antônio Bordim Junior, atual presidente do grupo, e sua irmã, Juliana Bordin, representam a segunda geração de dirigentes da IBOR, que está completando 52 anos, numa história de crescimento contínuo. Nos últimos anos, os executivos decidiram investir forte em inovação e veículos com alta tecnologia. Atualmente, 65% da frota de 500 caminhões da transportadora é formada por modelos Volvo, da linha FH. 

Todos os veículos possuem planos de serviço, aqueles contratos de manutenção planejada para reduzir custos e consumo de combustível, aumentar a disponibilidade do caminhão e melhorar o controle operacional.

Pelo planejamento, a fábrica de Biodiesel alcançará um volume mensal de 90 mil litros em 2026. E a meta é ousada: uma frota 100% sustentável. “Neste primeiro ano começa a operação com uma frota-piloto selecionada e monitoramento intensivo de performance, além dos ajustes e otimizações em tempo real”, diz Guilherme. A partir do segundo semestre inicia-se a expansão gradual para mais rotas e veículos, a ampliação da rede de coleta de óleo e a consolidação de processos internos e externos.

“Nossa visão é clara. Uma frota 100% sustentável. Mas, como bons conhecedores da estrada, sabemos que não adianta ter pressa. O importante é manter o ritmo certo. Cada fase será cuidadosamente monitorada, com indicadores que vão muito além dos números”, esclarece Luiz Antônio. Ele cita que no monitoramento estão incluídos a performance dos veículos, a satisfação dos motoristas, o impacto ambiental mensurável, o engajamento das comunidades e o feedback dos clientes.

Estrutura robusta

Com 500 motoristas em um corpo de 750 funcionários, filiais e pontos de apoio por toda a região de atuação, a IBOR é uma das maiores transportadoras do Sudeste. Atua no segmento de carga pesada com frete lotação, transportando produtos siderúrgicos de todo tipo, painéis de fibra de madeira, bobinas de papel e celulose e outros insumos e itens acabados para garantir o pleno funcionamento de sistemas de produção e logística de seus clientes.

Os caminhões da IBOR percorrem os estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo e algumas rotas pontuais no Centro-Oeste, Nordeste e Sul do Brasil. Mensalmente, as distâncias percorridas superam 2,5 milhões de quilômetros e o volume transportado chega a mais de 100 mil toneladas.

Grupo Volvo América Latina

segunda-feira, 10 de março de 2025

COM TECNOLOGIA PETROBRAS, REFINARIA RIOGRANDENSE É A PRIMEIRA A PRODUZIR COMBUSTÍVEIS COM CONTEÚDO CELULÓSICO NO BRASIL.

Refinaria converteu óleo de biomassa de eucalipto em diversos combustíveis. Foto: João Paulo Ceglinski

A Refinaria Riograndense (RPR) realizou, com sucesso, o teste de coprocessamento de 5% de óleo de pirólise de biomassa ou bio-óleo (matéria-prima de biomassa não alimentar) com carga mineral. Dessa forma, a refinaria, localizada em Rio Grande (RS) e que tem participação societária da Petrobras, Ultra e Braskem, tornou-se a primeira do país em condições de produzir combustíveis com conteúdo celulósico.

Com tecnologia desenvolvida pela Petrobras, o teste de coprocessamento ocorreu na unidade de craqueamento catalítico (FCC) da RPR, teve 7 dias de duração e foi concluído em 17 de fevereiro. Uma equipe técnica altamente especializada da Petrobras e da Riograndense acompanhou o planejamento e execução dos procedimentos, dando suporte nas etapas de comissionamento, partida, operação e parada do sistema de fornecimento e injeção do bio-óleo na unidade.

O bio-óleo é um líquido viscoso, de coloração escura, rico em compostos orgânicos. Assim como o petróleo, precisa de tratamentos adicionais para ser usado em motores ou turbinas. Ao ser coprocessado na unidade de FCC da RPR, foi convertido em diversas frações como gás combustível, GLP e componentes para formulação de gasolina e combustível marítimo com conteúdo renovável.

Processo inovador na indústria do refino

O craqueamento catalítico é um dos principais processos de conversão utilizados em refinarias de petróleo em todo o mundo, responsável por quebrar moléculas provenientes do petróleo gerando produtos como GLP, gasolina, diesel e insumos para a indústria química. Para a realização do teste, a FCC da RPR passou por adaptações, de modo a viabilizar o processamento concomitante entre bio-óleo e gasóleo proveniente do petróleo. O catalisador empregado é da linha ReNewFCC, produzido pela Fábrica Carioca de Catalisadores (FCC S.A.), uma joint venture entre a Petrobras e a Ketjen, que atua na produção de catalisadores e aditivos para a indústria de refino.

O bio-óleo usado como matéria-prima do teste foi fornecido pela empresa Vallourec Unidade Florestal. Seu processo de obtenção foi certificado pelo International Sustainability and Carbon Certification (ISCC) e consiste na condensação de vapores gerados na produção de carvão vegetal de eucalipto, evitando a emissão de gases de efeito estufa.

Pioneirismo para o biorrefino mundial

Em 2023, a RPR foi a primeira do mundo a processar 100% de óleo vegetal em FCC produzindo combustíveis e insumos para a indústria química, como o propeno e bioaromáticos (BTX – benzeno, tolueno e xileno), utilizando também tecnologia desenvolvida pela Petrobras.

“O recente teste representa um avanço significativo para o biorrefino global, pois pode viabilizar a transformação de madeira e de outros resíduos agroflorestais, amplamente disponíveis, em derivados típicos do refino de petróleo”, indica a diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Renata Baruzzi.

“O aspecto inovador desse novo desenvolvimento do Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação (CENPES) da Petrobras marca a introdução do bio-óleo em um ativo existente de refino, reduzindo a necessidade de investimentos adicionais e abrindo uma nova perspectiva na transição energética e geração de valor para a indústria brasileira”, afirma o diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França.

“Com a proximidade da COP 30, essa inovação reforça o protagonismo da Petrobras e do Brasil no cenário internacional, consolidando o papel da empresa na liderança da promoção de soluções tecnológicas para uma transição energética em nosso país”, diz o diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Mauricio Tolmasquim.

As iniciativas fazem parte do Programa BioRefino da Petrobras que prevê investimentos de US$ 1,5 bilhão no horizonte do Plano de Negócios 2025-29. O teste de coprocessamento na RPR foi realizado de acordo com as cláusulas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) que regulam recursos destinados a projetos de inovação por empresas de óleo e gás.

O teste com conteúdo celulósico é uma das iniciativas para a conversão, nos próximos anos, da refinaria. “Em linha com nosso compromisso de liderar uma transição energética justa no Brasil, transformaremos a Refinaria Riograndense na primeira refinaria do mundo a fabricar produtos 100% renováveis. Ela será uma biorefinaria que produzirá combustíveis somente a partir de óleos vegetais”, diz a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.

Agência Petrobras

SCHNEIDER ELECTRIC ANUNCIA MOVIMENTAÇÕES NA LIDERANÇA DA ÁREA DE POWER SYSTEMS NO BRASIL

A Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão de energia e automação, anuncia mudanças na liderança de sua área de Power Systems no Brasil. Fabio Castellini assume como novo diretor da divisão, enquanto César de Armero Dubois passa a ocupar a posição de End User Director Brazil, liderando estratégias voltadas para clientes finais.

Castellini chega com o objetivo de fortalecer a presença da Schneider Electric no segmento, impulsionando soluções inovadoras e sustentáveis no mercado nacional. Sua nomeação faz parte da estratégia contínua da empresa de acelerar a digitalização e a descarbonização da infraestrutura elétrica no Brasil. O executivo será responsável por liderar iniciativas voltadas à modernização dos sistemas elétricos e apoiar parceiros na adoção de tecnologias que promovam eficiência energética e alto desempenho operacional.

Fabio Castellini

Com 23 anos de experiência no setor, Castellini é engenheiro eletricista formado pela USP e possui MBA em Administração de Empresas pela FGV. Ao longo de sua trajetória profissional, desenvolveu sua expertise em automação de energia, redes inteligentes (smart grids) e desenvolvimento de negócios. Antes de assumir sua nova posição na Schneider Electric, liderou o segmento de Power & Grid da companhia na América do Sul.

César de Armero Dubois, por sua vez, que anteriormente atuava como diretor de Power Systems para Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, assume agora a posição de diretor de End User do Brasil. Nesta nova função, ele será responsável por desenvolver, com o apoio dos gerentes de conta e sob a liderança dos Segment Leaders, o crescimento nas contas estratégicas, gerando demanda para todas as divisões e negócios da Schneider Electric, assim como para todo o ecossistema de parceiros. Seu foco será impulsionar iniciativas estratégicas para fortalecer o relacionamento em todos os níveis com os usuários finais e o posicionamento de marca na construção de uma nova abordagem em venda consultiva focada em soluções.

César de Armero Dubois

César é engenheiro eletricista formado pela Universidade Tecnológica Nacional da Argentina e possui um mestrado em Gestão de Empresas e Direção de Negócios pelo programa executivo do IAE Business Schoool. Com 30 anos de experiência no ramo energético na América Latina, especializou-se no desenvolvimento de tecnologias para a indústria de processos eletrointensivos, bem como para geração, transporte e distribuição de energia elétrica. Antes de assumir sua nova posição, exerceu diferentes cargos de liderança na Schneider Electric e em outras empresas do setor nos últimos 30 anos.

Segmento de energia passa por transformações

O campo energético brasileiro passa por mudanças significativas, como a expansão do Mercado Livre de Energia (MLE) e o crescimento das fontes renováveis, especialmente a solar. De acordo com dados da ABSOLAR, a capacidade de geração fotovoltaica no país crescerá 25,6% em 2025, alcançando 13,2 gigawatts (GW) e totalizando 64,7 GW.

Esse crescimento é impulsionado principalmente pela ampliação do acesso ao Mercado Livre de Energia para todos os clientes do grupo A, que consomem energia em alta e média tensão, além do avanço da geração distribuída e do aumento da demanda em setores estratégicos, como data centers.

“Com o crescimento das fontes renováveis e o avanço do Mercado Livre de Energia no Brasil, surgem grandes oportunidades para fomentar a inovação na eletricidade”, afirma Castellini. “Esse aumento da energia solar é um reflexo dessa transformação, e estou comprometido em liderar iniciativas que ajudem nossos parceiros a adotar soluções mais eficientes e sustentáveis.”

Dubois complementa: “A digitalização e a transição energética trazem desafios e oportunidades para o ramo. Nosso objetivo é garantir que os clientes finais tenham acesso às soluções mais avançadas, permitindo maior eficiência operacional e sustentabilidade. Estamos comprometidos em apoiar essa evolução, ajudando empresas a se adaptarem a um cenário energético cada vez mais dinâmico e competitivo.”

Schneider Electric
RPMA Comunicação

VALVOLINE™ GLOBAL RECONHECE OPERAÇÃO BRASILEIRA POR MAIOR CRESCIMENTO EM VOLUME DE VENDAS

A Valvoline™ Global Operations reconheceu a operação brasileira durante a Reunião Anual de Distribuidores – Valvoline Ready To Rock, realizada em Cancún, México. O troféu “Maior Crescimento em Volume da Região SOSA 2024” destacou o expressivo desempenho em vendas da marca no Brasil, que registrou um crescimento de 19,5% no volume comercializado de janeiro a dezembro de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

No Brasil, a Valvoline é uma marca licenciada pela Usiquímica desde 2018, que tem desempenhado um papel estratégico na ampliação da presença da marca no mercado nacional. O reconhecimento também reforça o comprometimento da Usiquímica em impulsionar o crescimento e fortalecer a atuação da Valvoline no país.

"Este prêmio é um reflexo da dedicação de toda a equipe que trabalha para fortalecer a presença da marca no Brasil. O crescimento expressivo em vendas demonstra a qualidade dos nossos produtos e também a confiança dos nossos clientes e parceiros. Seguimos comprometidos em ampliar a presença da marca no mercado, impulsionando crescimento ao entregarmos soluções inovadoras e tecnológicas”, afirma Moara Gimenez, gerente de Marketing da Usiquímica.

O evento reuniu cerca de 120 convidados de países da América Latina, América Central, Caribe e México, promovendo discussões estratégicas sobre lançamentos de produtos, planejamento comercial, supply chain, marketing, BI e finanças. Também foi um momento importante para alinhar as metas da Valvoline™ Global Operations para 2025 e projetar novas oportunidades de crescimento.

Valvoline

A Valvoline é uma tradicional fabricante americana de lubrificantes automotivos, comerciais e industriais, com mais de 150 anos de história. Fundada em 1866, a marca tornou-se sinônimo de inovação e qualidade no segmento, oferecendo produtos de alta performance que atendem às necessidades de veículos leves, pesados e maquinários industriais em todo o mundo. Atualmente, a Valvoline faz parte do portfólio da Aramco, uma das maiores empresas de energia e química do mundo. A Aramco, com sede na Arábia Saudita, é reconhecida globalmente por ser a maior produtora de petróleo e gás do planeta, além de desempenhar um papel essencial no fornecimento de energia para o mercado global. A entrada da Valvoline no grupo Aramco reforça sua posição de liderança no setor, proporcionando sinergias que permitem a expansão de sua presença global e o desenvolvimento de novos produtos.

Desde 2018, a Valvoline é representada no Brasil pela Usiquímica, uma empresa com mais de 80 anos de tradição no mercado nacional. A Usiquímica detém, com exclusividade, os direitos de fabricação, importação e distribuição dos produtos Valvoline no Brasil, sendo responsável também pelas áreas de vendas, marketing e execução da estratégia de negócios. Com essa parceria, a Usiquímica contribui para fortalecer a presença da Valvoline no Brasil, oferecendo produtos de alta qualidade que atendem às demandas do mercado automotivo e industrial.

Usiquímica – Sediada em Guarulhos (SP), a Usiquímica é referência no mercado químico brasileiro, com mais de 80 anos de excelência e pioneirismo na produção de hidróxido de amônio e na distribuição de produtos químicos essenciais para as indústrias mais vitais do País. Em 2012, com a introdução da norma do Conama Proconve P5, passou a atuar na produção do ARLA 32, agente fundamental para a redução de emissões veiculares. Em 2018, ampliou sua presença no mercado automotivo ao se tornar a licenciada exclusiva da Valvoline no Brasil. No final de 2024, adquiriu a operação da YPF Lubrificantes no País, incluindo a planta industrial de Diadema (SP). Com essa expansão, reforçou sua atuação no setor automotivo, tornando esse segmento seu principal negócio.

Usiquímica
Valvoline
Textofinal de Comunicação Integrada