sábado, 12 de abril de 2025

MARINA ITAJAÍ VIRA DESTINO DE GRANDES EVENTOS E PREVÊ AUMENTO DE 30% NA AGENDA EM 2025

Foto: Victor Santos | Divulgação Marina Itajaí

Eleito o segundo melhor complexo náutico do país, a Marina Itajaí tem se destacado no cenário nacional como destino estratégico para eventos náuticos e corporativos. Localizado em Itajaí, no litoral norte de Santa Catarina, em 2024, o complexo superou as expectativas de público e negócios ao atrair mais de 100 mil visitantes ao longo do ano. Para 2025, a expectativa é ainda mais otimista, com crescimento estimado de 30% na agenda de eventos e novas estreias previstas ao longo da temporada.

Entre os destaques da programação está a segunda edição do Fibrafort Factory, promovido pela Fibrafort, maior estaleiro da América Latina, que tem parque fabril em Itajaí. O evento realizado até 13 de abril, com entrada gratuita, conta com toda a linha de embarcações da marca – de 18 a 42 pés – disponível para test drives na água. Serão 13 barcos no total, com destaque para os modelos da nova linha Chrome,  apresentados com preços de fábrica. A programação inclui ainda atrações musicais e celebra os 35 anos da marca.

“A Marina Itajaí oferece a estrutura ideal para conectar o público ao universo náutico de forma imersiva e qualificada. Realizar o Fibrafort Factory nesse espaço representa um avanço estratégico para a marca e para o setor, ao proporcionar uma experiência completa, com toda a nossa linha disponível para test drives e condições comerciais exclusivas. É um ambiente que valoriza o mercado, potencializa negócios e fortalece o relacionamento com nossos clientes”, afirma Barbara Martendal, diretora comercial e de marketing da Fibrafort.

Além de eventos corporativos e feiras de negócios, a Marina também sedia programações esportivas e ambientais, como o Circuito de Regatas Marina Itajaí, com mais de 200 velejadores por etapa, e o projeto Juntos Pelo Rio, que promove mutirões de limpeza no rio Itajaí-Açu. Em 2024, também foi palco de corridas beneficentes, feiras de multipropriedade, concursos de beleza e ações voltadas à sustentabilidade.

Entre os dias 3 e 6 de julho, a Marina Itajaí será palco do principal evento do seu calendário anual: o Marina Itajaí Boat Show, considerado o maior do setor náutico no Sul do Brasil. A feira reúne grandes marcas, impulsiona vendas e atrai visitantes de todas as regiões do país. Na última edição, o evento contou com a exposição de 70 embarcações e 70 marcas.

“A Marina Itajaí foi pensada desde o início para ser muito mais do que uma marina: é um equipamento urbano multifuncional que conecta o setor náutico com o turismo, o entretenimento, o meio ambiente e o desenvolvimento econômico. Em 2024, tivemos resultados expressivos e, em 2025, vamos ampliar a agenda e com isso consolidar a marina como palco para grandes eventos náuticos e corporativos, destaca Carlos Gayoso de Oliveira, diretor da Marina Itajaí.

Marina ItajaíCom início das operações em 2016, a Marina Itajaí está localizada no centro de Itajaí, SC, ao lado do Centreventos. Com 405 vagas secas e molhadas, mais de 20 salas comerciais e modernos equipamentos para até 75 toneladas são alguns dos diferenciais do complexo náutico. Além do posto de combustível com bandeira BR, sendo a única marina no sul do país com Diesel Verana. Possui espaço gastronômico com um restaurante internacional, o Zephyr Seafood & Sushi e o Zebuíno Parrilla e Fogo, com amplo estacionamento, ponto de carregamento de carros elétricos e heliponto. Foi a primeira marina do Brasil com certificação internacional ISO 14.001/2015 e Bandeira Azul. Para mais informações, clique aqui e visite o site

Marina Itajaí
Rotas Comunicação

EMPRESA PARANAENSE VENCE PRÊMIO LÍDERES DA ENERGIA

A Engerey, empresa com sede em Curitiba e referência nacional na montagem de painéis elétricos certificados, celebra a vitória do Prêmio Líderes da Energia, na categoria Governança Corporativa. Com o título, a Engerey crava sua marca como uma das empresas que mais se destacou na matriz energética no último ano.

O prêmio, criado pelo Grupo Mídia, reconhece indústrias, empresas, organizações e entidades setoriais que tiveram um papel relevante no setor energético ao longo do último ano.

“É uma grande alegria receber mais um reconhecimento. Isso confirma que estamos no caminho certo, cumprindo nosso papel de entregar qualidade de serviço e de produtos e, com isso, estar pautados na sustentabilidade, na tecnologia e na segurança das pessoas”, destaca o CEO da empresa, Fábio Amaral.

Os vencedores foram selecionados por meio de uma metodologia baseada em votação aberta e pública, além de pesquisa de mercado, realizada pelo Conselho Editorial do Grupo Mídia. Mais de 50 empresas serão premiadas.

“O setor energético é vital para o desenvolvimento sustentável e tecnológico do país. Estamos em um país que se destaca a nível mundial pela capacidade de explorar seus recursos. Estarmos na seleta lista nos deixa orgulhosos e, como disse, reforça nossa missão como empresa e instituição”, sublinha Amaral.

A entrega da premiação ocorre em maio, com solenidade no Palácio Tangará, em São Paulo, no dia 20. A cerimônia será um momento exclusivo, contando com a presença dos ganhadores, seus convidados, patrocinadores e executivos do setor.

Engerey

Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a Engerey, sediada em Curitiba (PR), é referência nacional na montagem de painéis elétricos certificados. A empresa mantém uma parceria estratégica com a Schneider Electric, líder global em automação e gestão de energia, para a produção de painéis de baixa tensão, como o PrismaSet e APM, e tecnologias avançadas como as células modulares SM6 (24 e 36 kV).

Os SM6 são painéis de média tensão modulares, projetados para garantir segurança e eficiência na distribuição de energia. Já o PrismaSet é uma solução de baixa tensão conectada, que permite monitoramento remoto e otimização do desempenho elétrico. Além disso, os painéis APM (Altivar Process Modular) são inversores que têm a função de controlar a velocidade de motores de alto desempenho, podendo alcançar até 1.200 kilowatts de potência (kW), sendo amplamente utilizados em diversos setores industriais, como saneamento, óleo e gás, mineração, alimentos e bebidas, além do agronegócio.

A Engerey é certificada pela ISO 9001 desde 2010 e possui a parceria Certified Power Distribution, que engloba as certificações/selos EcoXpert LV Panel e EcoXpert MV Panel, que atestam a qualidade e autenticidade dos componentes utilizados. Suas soluções são aplicadas em diversos setores, incluindo industrial, comercial e de infraestrutura, garantindo alto desempenho e inovação para o mercado brasileiro.

Engerey
Engenharia de Comunicação

sexta-feira, 11 de abril de 2025

SHELL CELEBRA 112 ANOS NO BRASIL E OFERECE ENTRADA GRATUITA EM MUSEUS

Instituições culturais patrocinadas pela empresa promovem programação especial no dia 13 de abril

Em comemoração ao aniversário de 112 anos da Shell no Brasil, celebrado em 13 de abril, os museus patrocinados e mantidos pela companhia oferecerão entrada gratuita ao público geral nessa data. A ação é parte do compromisso da empresa com a democratização do acesso à cultura, à ciência e à educação.

“Celebrar 112 anos de Shell no Brasil é reconhecer a nossa trajetória ao lado da sociedade e reforçar o nosso compromisso com o futuro. Acreditamos no poder da cultura como força de transformação social e, por isso, apoiamos iniciativas que promovem o conhecimento, a inclusão e o acesso à ciência e à arte em diferentes regiões do país," afirma Alexandra Siqueira, gerente de Comunicação de Marca da Shell Brasil.

A comemoração pelos 112 anos da Shell no Brasil contará com a participação de instituições culturais parceiras em diferentes regiões. Em São Paulo, o Theatro Municipal, o Museu do Ipiranga e o Museu Catavento integram a programação. Em Minas Gerais, o Instituto Inhotim se junta à celebração com sua proposta única que reúne arte contemporânea, natureza e educação. Em Brasília, o SESI Lab – parceiro da Shell desde fevereiro deste ano – promove experiências interativas voltadas à ciência, inovação e transição energética.

No Rio de Janeiro, o destaque fica por conta do Museu do Jardim Botânico. Em março, mês em que completou seu primeiro aniversário, a instituição inaugurou a exposição temporária “Mata Atlântica: in-finitos encantos”, que une ciência e arte para abordar a imensa biodiversidade da Mata Atlântica. Com patrocínio da Shell Brasil via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a mostra combina ciência e arte para revelar a riqueza e a diversidade desse bioma.

Também no Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã terá entrada gratuita para o público, que poderá ver as exposições do espaço, como “Do Cosmos a Nós”, “Sonhos”, “Somos o clima que protegemos” e Oceano”. A iniciativa celebra a trajetória da empresa no Brasil e reforça seu compromisso com a promoção da cultura, da educação e do acesso à ciência.

Para obter informações sobre horários de funcionamento, condições de visitação e retirada de ingressos, clique aqui.

Museu do Amanhã

O Museu do Ipiranga é a sede do Museu Paulista na cidade de São Paulo, especializado em história e cultural material e que integra a Universidade de São Paulo. O edifício em que hoje estão instaladas as exposições foi construído entre 1885 e 1890 e projetado para ser um monumento à Proclamação da Independência, ocorrida em 1822. Em 1895, o edifício abriu as portas ao público como Museu e desde então milhões de pessoas já o visitaram. Hoje, a acessibilidade é um tema estratégico para o Museu, que busca ser inclusivo para todas as esferas da sociedade. A gestão do Museu do Ipiranga é feita pela direção do Museu Paulista, com suporte da Fundação de Apoio ao Museu Paulista (FAAMP).

Jardim Botânico do Rio de Janeiro

O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente. Fundado em 1808 pelo então príncipe regente D. João, o JBRJ constitui-se hoje como um dos mais importantes centros de pesquisa mundiais nas áreas de botânica e conservação da biodiversidade, com projetos científicos de inserção nacional e internacional.

Sesi Lab

O SESI Lab é um espaço inédito que conecta arte, ciência e tecnologia, aberto a todos os públicos em Brasília. No espaço é possível interagir com equipamentos que explicam, na prática, diferentes conceitos científicos, fenômenos naturais e sociais. As experiências levam o público a investigar esses fenômenos, refletir sobre novas possibilidades de futuro e, principalmente, se divertir! No DNA do SESI Lab estão as tecnologias sociais e educacionais desenvolvidas há décadas pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). O museu se conecta com as novas demandas e as rápidas mudanças do mundo para propor ações, colher ideias e valorizar a diversidade.

Museu do Ipiranga – USP

O Museu do Ipiranga é uma das sedes do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, que também agrega o Museu Republicano de Itu. É um dos mais completos e modernos museus da América Latina, com 49 salas expositivas no edifício monumento, abrigando 11 exposições de longa duração que apresentam um panorama da História e da cultura material brasileira. São elas: “Passados imaginados”, “Uma História do Brasil”, “Para entender o Museu”, “Casas e coisas”, “Mundos do trabalho”, “Territórios em disputa”, “Ciclo curatorial – coletar”, “Ciclo curatorial – catalogar”, “Ciclo curatorial – conservar”, “Ciclo curatorial – comunicar” e “A cidade vista de cima”. O Museu também conta com uma sala expositiva no Piso Jardim, pronta para receber exposições temporárias que articulam os conteúdos presentes no edifício monumento a temas da atualidade.

Museu Catavento

O Museu Catavento, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, administrado pela Organização Social Catavento Cultural e Educacional, é o museu de ciências mais visitado de São Paulo. Desde sua inauguração em 2009, destaca-se por combinar conhecimento e diversão, oferecendo 250 instalações interativas que exploram temas científicos de maneira envolvente. Localizado no histórico Palácio das Indústrias, o museu é dividido em quatro grandes áreas: Universo, Vida, Engenho e Sociedade, proporcionando uma experiência educativa acessível para todas as idades. Com atendimento de mais de 7 milhões de visitantes nos últimos 15 anos, o Museu Catavento se consolidou como referência em cultura, ciência e tecnologia, cumprindo sua missão de estimular a curiosidade e o aprendizado.

Complexo Theatro Municipal de São Paulo

Inaugurado em 12 de setembro de 1911, além do edifício do Theatro, o Complexo Theatro Municipal também conta com o edifício da Praça das Artes, inaugurado em 2012. O Complexo abrange um importante patrimônio arquitetônico, corpos artísticos permanentes e é vocacionado à ópera, à música sinfônica orquestral e coral, à dança contemporânea e aberto a múltiplas linguagens conectadas com o mundo atual.

Instituto Inhotim

Museu de Arte Contemporânea e Jardim Botânico, o Instituto Inhotim nasce da interseção entre arte, natureza e educação. Nos 140 hectares que compreendem a sua área, a pessoa visitante caminha entre milhares de plantas e um acervo artístico composto por esculturas, instalações, fotografias, pinturas e muitos outros suportes de grandes nomes da arte contemporânea nacional e internacional. Integram a experiência no Inhotim 24 galerias: 18 permanentes – dedicadas a artistas – e seis temporárias, que acolhem exposições coletivas ou monográficas, além de obras comissionadas.

Shell

Há 112 anos no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.

Shell Brasil
Edelman

SF MARINA APRESENTA INOVAÇÕES EM ESTRUTURAS FLUTUANTES NA INTERMODAL 2025

A SF Marina, multinacional sueca com mais de um século de atuação no setor náutico, confirma sua participação na Intermodal South America 2025 — o maior e mais completo evento de soluções logísticas das Américas, que será realizado de 22 a 24 de abril no Distrito Anhembi, em São Paulo/SP.  Com filial e produção no Brasil, a empresa é especializada em píeres flutuantes, quebra-mares de concreto ultra-resistentes e instalações de docas para embarcações de até 100 metros, atendendo portos, marinas e condomínios e é reconhecida internacionalmente por obras de grande porte executadas em diversos continentes. Com mais de 550 expositores confirmados e expectativa de atrair mais de 44 mil visitantes, a Intermodal será o palco para a SF Marina apresentar ao público brasileiro suas soluções inovadoras, já consolidadas em projetos de alto desempenho ao redor do mundo.

Entre os destaques internacionais está a Marina de Provincetown, nos Estados Unidos, que abriga o maior quebra-mar flutuante da indústria mundial, projetado para receber megaiates de até 300 toneladas. Na Islândia, a empresa foi responsável pela construção da marina do Sigló Hotel, em Siglufjörður, projetada para resistir ao gelo e às condições extremas do Ártico. Já nas Bermudas,  território britânico localizado no Atlântico Norte, a SF forneceu as estruturas flutuantes do sofisticado Hamilton Princess & Beach Club, resort de luxo da rede Fairmont.

“O Brasil tem um enorme potencial para o crescimento dos setores náutico e naval, tanto na iniciativa privada quanto em projetos de infraestrutura pública. Nosso objetivo é contribuir com esse desenvolvimento por meio de soluções que aliam robustez, durabilidade e baixo impacto ambiental. As tecnologias da SF Marina já são utilizadas em portos e marinas de alto desempenho em todo o mundo — e agora estão plenamente acessíveis ao mercado brasileiro. Com nossa experiência global e capacidade de produção local, estamos prontos para apoiar a modernização de estruturas flutuantes em marinas e terminais portuários em diferentes regiões do país”, afirma Wellington Rocha, diretor da SF Marina no Brasil.

Expansão no Brasil: obras em Santa Catarina e Rio de Janeiro

Com fábrica em Tremembé (SP), a SF Marina deu início às operações fabris no Brasil em 2023 e já atua em projetos no litoral. Entre os principais, está a remodelação da marina do Capri Iate Clube, em São Francisco do Sul (SC), com instalação de 32 píeres flutuantes, fingers e passarelas — conclusão prevista para abril de 2025. Em Angra dos Reis (RJ), a empresa constrói a nova Marina Andrômeda, que será a maior da região, com mais de 100 unidades flutuantes de até 20 metros. Outros contratos em andamento incluem o novo cais público do bairro Espinheiros, em Joinville (SC), além de negociações com portos brasileiros.

SF MarinaCom mais de 100 anos de história, a SF Marina é líder global em píeres e quebra-mares flutuantes de concreto, com presença em mais de 60 países. Desde 2023, opera com produção local no Brasil e faz parte do Grupo Náutica, que traz soluções em infraestrutura, eventos e comunicação náutica. Também integram o Grupo, a Revista Náutica (https://www.nautica.com.br), pioneira e líder absoluta no setor; o Boat Show, mais importante evento náutico da América Latina com edições em São Paulo, Itajaí, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Foz do Iguaçu; a Metalu, maior fabricante de píeres e passarelas em alumínio do mundo.

SF Marina
Rotas Comunicação

ZUMBIDOS EMOCIONAIS. Por Marli Gonçalves*

Falo daqueles zunzuns que ficam ali, incomodando, alguns durante anos, meses, dias, horas. Zumbidos que chegam aos pensamentos e dali não saem. Vai e vem. A famosa “pulga atrás da orelha” que persiste hora ou outra. Como uma incômoda mosquinha, embora diferente daquela que às vezes a gente até desejaria ser para, sem ser visto, saber o que é que aconteceu, estão fazendo ou até dizendo de você. Você afasta, luta, mas volta a questão e estará aí até ser resolvida, ou até esquecida, não tem jeito. Às vezes as duas se juntam, as mosquinhas, infernais.

Uma fica zumbindo. A outra, mais criativa, adoraria se imiscuir no ambiente de origem da inquietação, para saber o que houve, se acha alguma pista.

Não tem raquete elétrica que eletrocute pensamento persistente, intruso. Nem tapa, nem repelente, nem armadilha. A gente tem de cuidar apenas para que não cresça ou evolua a ponto de atrapalhar de vez o dia a dia; mas ela está lá, a maldita mosquinha do algo a resolver. Não pode é virar obsessão, senão complica. Pode ser uma dúvida, uma resposta que procura, um sentimento sem razão, uma resposta que deixou de ser dada em alguma ocasião, um porquê. De repente uma lembrança acordada por qualquer bobagem - e lá vem.

Zumbe na forma de pensamentos, alguns bem repetitivos, e que acabam trazendo consigo sentimentos variados, especialmente tristeza, uma certa angústia, se relacionados com fatores emocionais, relacionamentos inacabados formalmente, chances consideradas perdidas, diálogos interrompidos bruscamente. Aquele minuto que pode ter sido decisivo, qual foi? O que aconteceu? Porque não perguntei?

Nada mais razoável do que comparar esse tormento a insetos, moscas, pulgas, os mais execráveis, os que fazem barulho em torno da cabeça, machucam, tiram sangue, coçam, dão medo porque podem deixar doente. Mutucas quase invisíveis, borrachudos. Você não tem culpa. Os tais pensamentos atacam, muitos chegam com horário definido, fim de tarde, começo da noite, aquele momento de crepúsculo, pôr do Sol, noites de Lua Cheia, chuva lá fora, uma música que toca no rádio.

Pensamentos são a coisa mais livre do ser humano. Os mais guardados, secretos, só seus, íntimos. Difícil dividi-los porque, quando descritos, sempre precisam ser expostos com todo um histórico para alguma tentativa de se fazer entender, e o que raramente acontece. Quanto aos zumbidos emocionais, creio, melhor guardá-los em algum caixa secreta. Só você mesmo poderá resolver, acredite, e tem uma hora que fará isso. Conselhos externos dirão quase sempre que é melhor deixar para lá. É difícil que consigamos mostrar que embora possam parecer pequenos a quem os ouve, têm uma dimensão inexplicável para quem os sente. Torcemos para que não sejam muitos os que nos atinjam, não sejam enxames, porque podem ser verdadeiramente bastante desagradáveis.

Não são como aqueles, diferentes, os pensamentos das boas lembranças, os que nos fazem sorrir sozinhos, animadores, que tentamos reter e relembrar em detalhes que possam revivê-los – bom mesmo seria se apenas estes ocorressem.



*Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano - Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela AmazonMe encontre, me siga, juntos somos mais: Blog Marli Gonçalves,Facebook,Instagram,TwitterBlueSky, Threadsmarli@brickmann.com.br.


PAULO CESCHIN É O NOVO DIRETOR DE ECOSSISTEMA DE PARCEIROS PARA A RED HAT AMÉRICA LATINA

Paulo Ceschin

A Red Hat acaba de anunciar Paulo Ceschin como seu novo diretor sênior para o Ecossistema de Parceiros na América Latina. Há sete anos na companhia liderando a área de vendas no Brasil, o executivo assume o posto deixado por Sandra Vaz, que se tornou Country Manager do escritório brasileiro no final do ano passado. Em seu novo desafio, Ceschin tem a missão de expandir o crescimento sustentável da Red Hat e de seus parceiros em toda a região, consolidando projetos já em andamento e impulsionando novas iniciativas.

Ceschin também irá liderar a sinergia com parceiros-chave para ampliar a adoção do portfólio de código aberto da companhia, especialmente em relação a tecnologias, como inteligência artificial e automação. “A Red Hat tem uma longa e bem-sucedida relação com diversos parceiros na América Latina. Meu foco estará em fortalecer este ecossistema, promovendo uma atuação conjunta para cocriação de soluções que possam não só contribuir com o crescimento de nossos parceiros e da Red Hat em si, mas principalmente beneficiar nossos clientes", afirma.

Até junho, Paulo Ceschin também segue como diretor de Vendas para a Red Hat Brasil, acumulando as duas funções. O objetivo é garantir uma transição tranquila até o anúncio formal do seu sucessor.

Com mais de 25 anos de experiência na área de vendas para a indústria de tecnologia, Ceschin destaca-se por sua habilidade em liderar transformações de organizações apoiadas sobre a rentabilidade e o crescimento sustentável. Além da Red Hat, o executivo tem passagens pela BMC Software e CA Technologies. Formado em Matemática pelo Centro Universitário Fundação Santo André, possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.

A Red Hat é a fornecedora líder mundial de soluções de código aberto empresarial, com uma abordagem voltada para a comunidade, a fim de fornecer tecnologias altamente confiáveis e de alto desempenho, como Linux, nuvem híbrida, containers e Kubernetes. A Red Hat ajuda os clientes a integrar aplicações de TI novas e existentes, fornecer desenvolvimento nativo da nuvem, padronizar e automatizar o sistema operacional líder do setor, além de proteger e gerenciar ambientes complexos. Serviços renomados de suporte, treinamento e consultoria fazem da Red Hat a consultora confiável para empresas Fortune 500. Como parceira estratégica para provedores de nuvem e aplicativos, integradores de sistemas, clientes e comunidades de código aberto, a Red Hat ajuda as organizações a se prepararem para o futuro digital.

Red Hat
Linhas Comunicação

ÁGUIA SISTEMAS APOSTA EM AÇO VERDE E REFORÇA COMPROMISSO COM ESG

A Águia Sistemas, referência em intralogística no Brasil, avança em sua agenda de sustentabilidade ao adotar o aço verde XCarb©, produzido pela ArcelorMittal. O material reduz em até 75% as emissões de CO₂ na fabricação de estruturas de armazenagem, tornando a empresa a primeira do setor no país a obter a certificação XCarb©.

O compromisso ambiental da companhia também foi reconhecido pelo Governo do Paraná, que concedeu o Selo Clima Paraná, da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST). O prêmio destaca empresas que adotam voluntariamente medidas para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) e implementam boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).

“A sustentabilidade está no centro da nossa estratégia de crescimento. O uso do aço verde e os reconhecimentos que recebemos demonstram que inovação, eficiência e responsabilidade ambiental podem caminhar juntas na indústria”, afirma Rogério Scheffer, CEO da Águia Sistemas.

Sustentabilidade na prática: redução de impacto ambiental

Além da adoção do XCarb, a Aguia Sistemas tem implantado diversas iniciativas para reduzir o impacto ambiental no seu processo produtivo com o: Lubrificantes hidrossolúveis, Tintas sem metais pesados, Embalagem com madeira reflorestada, Energia com certificação de fonte renovável, Sistema de tratamento de superfície preparado para utilização de Nano Partículas.

Estas práticas reforçam o compromisso da empresa com a economia circular e a minimização de impactos ambientais ao longo de sua cadeia produtiva.

Outra frente de atuação está na utilização de embalagens sustentáveis, com a adoção de materiais recicláveis e biodegradáveis, contribuindo para a redução de resíduos no meio ambiente. Essas práticas reforçam o compromisso da empresa com a economia circular e a minimização de impactos ambientais ao longo de sua cadeia produtiva.

Governança e inclusão social

A Aguia Sistemas adota boas praticas de Governança Corporativa desde 2001, quando teve a participação do BNDESPar como Debenturista, quando efetivou de forma oficial a aplicação de todas as práticas de Governança, e considera que foram estes os principais fatores que contribuíram para o sucesso da empresa.

No pilar social a companhia investe na capacitação profissional de seus colaboradores. Programas internos de voluntariado. Colaborações financeiras em Hospitias e Instituições de ensino e filantrópicas, e apoio ao esporte amador com o patrocínio a diversos atletas nas modalidades de Vôlei, Atletismo, Ciclismo, Artes marciais e Natação.

A Empresa tem como um dos pilares de seus valores, o cumprimento das regras do convívio social harmônico, respeitando todas as pessoas e suas características, valorizando-as por suas habilidades, competências, caráter e o engajamento aos princípios e objetivos da empresa.

Reconhecimento no setor e liderança sustentável

Além das certificações ambientais, a Águia Sistemas foi premiada no Meli Awards 2024, premiação do Mercado Livre que reconhece os principais fornecedores da plataforma. A empresa conquistou o prêmio na categoria "Sistema de Armazenagem & Mecanização", com 2.500 participantes em 17 categorias, com base em critérios como inovação, produtividade e sustentabilidade.

Águia Sistemas
Encaso Assessoria e Comunicação Corporativa

SUZANO VENTURES FIRMA PARCERIA COM A SIMPLIFYBER

A Suzano Ventures, braço de venture capital da Suzano, a maior produtora de celulose do mundo, firmou parceria com a Simplifyber, startup de materiais pioneira em processo de moldagem 3D, para impulsionar o desenvolvimento de soluções sustentáveis na fabricação de produtos de moda, automotivos, estofados e bens de consumo.  A tecnologia desenvolvida pela empresa norte-americana reduz drasticamente o impacto ambiental da fabricação de produtos têxteis, e o uso de fibras sintéticas.

O corporate venture capital da Suzano liderou uma rodada de investimento Série A no valor de US$ 12 milhões na Simplifyber. A rodada contou também com a participação da At One Ventures, Techstars, Plug and Play, Sustainability Fund, One Small Planet, Staddle Holdings, Collateral Good, M.I.H. Capital, Overlay Capital e Meliorate Partners, entre outros investidores.

A Simplifyber possui um processo inovador que elimina muitas das etapas de produção da fabricação tradicional de produtos têxteis, como fiação, tecelagem, corte e costura. A startup desenvolveu um material líquido proprietário de fibras naturais, o Fybron™, que pode ser moldado em 3D para produzir uma variedade de produtos têxteis e flexíveis, como sapatos e bolsas, que em muitas aplicações são totalmente biodegradáveis e de origem renovável.

"Todos os anos, avaliamos centenas de startups que estão avançando nas fronteiras do que é possível ser feito com materiais de origem renovável. Acreditamos que a Simplifyber é bastante promissora nesse ecossistema, pois sua abordagem pioneira tem o potencial de revolucionar as cadeias de fornecimento de produtos têxteis, em setores que vão do vestuário ao automotivo”, diz Paula Puzzi, gerente sênior da Suzano Ventures. “Estamos entusiasmados em contribuir para o desenvolvimento da empresa após a conclusão dessa rodada Série A, que deverá criar muitas novas oportunidades para substituir materiais sintéticos de base fóssil por alternativas sustentáveis e de origem renovável, em linha com nosso propósito de atender à crescente demanda da sociedade por soluções ambientalmente mais amigáveis”, complementa a executiva.

O investimento financiará o crescimento da Simplifyber, permitindo que a empresa fortaleça suas capacidades em ciência dos materiais e engenharia mecânica, aumente sua capacidade de produção, acelere parcerias e esforços para o desenvolvimento de negócios em novas regiões e setores, além de permitir a construção de instalações em escala piloto para aproximar o negócio da paridade de custos com a produção têxtil tradicional.

"Nosso mundo é excessivamente dependente de materiais de origem fóssil, e o planeta não suportará isso por muito mais tempo. Os fabricantes e marcas sabem disso, e muitos deles estão ativamente buscando alternativas. A demanda existe, mas agora precisamos escalar rapidamente as soluções para atender a essa necessidade. Na Simplifyber, acreditamos que a melhor maneira de reduzir o desperdício nos processos e evitar que o plástico acabe na natureza é começar na etapa de design, oferecendo às indústrias uma maneira inovadora de usar materiais de origem renovável, consumindo significativamente menos energia e produzindo menos resíduos”, destaca Maria Intscher-Owrang, CEO e cofundadora da Simplifyber. “Houve um grande interesse de parceiros de marca e investidores, e estamos muito felizes por termos garantido a Suzano Ventures como investidora estratégica em nossa rodada Série A. Desde que fundamos nossa empresa, a Suzano é uma das nossas principais fornecedoras de fibras, por ser uma das produtoras de matéria-prima de origem renovável mais sustentáveis e eficientes do mundo. Essa parceria nos dará acesso a uma expertise e suporte inigualáveis, além de nos ajudar a alcançar novos mercados e acelerar nosso crescimento", ressalta a CEO.

Fundada em 2021, a Simplifyber já demonstrou o potencial de sua tecnologia na indústria de calçados. Seu primeiro produto, a parte superior de tênis feita de material à base de celulose, foi apresentado na Semana de Moda de Paris em setembro de 2024, fruto de uma colaboração com a marca GANNI.

A Suzano Ventures é o braço de venture capital da Suzano, a maior produtora do mundo de celulose de mercado – principal matéria-prima para produtos de papel, como embalagens, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo. Investimos globalmente em empresas que são pioneiras em abordagens inovadoras para aproveitar o poder das árvores plantadas, ajudando a construir o futuro da bioeconomia. Estamos destinando um valor inicial de US$ 70 milhões para apoiar o desenvolvimento e o crescimento de empresas em quatro áreas de investimento: novas aplicações para biomateriais de eucalipto, embalagens sustentáveis, tecnologia florestal e remoção de carbono. Fornecemos capital, expertise técnica e insights de mercado, além de acesso às nossas operações globais, cadeia de suprimentos e base de clientes.

SimplifyberA missão da Simplifyber é transformar materiais de origem renovável e de baixo impacto na opção mais simples e econômica para a fabricação de diversos produtos em escala. Iniciando com uma pasta de fibras naturais, seu processo de fabricação molda madeira certificada, papel reciclado, têxteis reciclados e de origem renovável, transformando-os em sapatos, bolsas e peças de carro 3D. A primeira linha de sapatos disponíveis comercialmente deve chegar às prateleiras em 2025. Sediada nos Estados Unidos, a Simplifyber desenvolveu um novo processo de fabricação para criar produtos macios de tecido não tecido e de alto desempenho, utilizando fibras naturais e em uma única etapa, tudo isso com impacto até 30 vezes menor do que o de produtos têxteis convencionais.A tecnologia patenteada da Simplifyber utiliza uma fórmula de celulose de origem renovável, derivada da combinação de celulose de madeira certificada e outros materiais de origem vegetal (como papelão reciclado ou roupas recicladas), além de aditivos não tóxicos. O resultado é um produto de origem renovável que pode ser facilmente devolvido à natureza e reciclado, como papel e roupas. Essa abordagem simplificada, com uma única etapa na fabricação de produtos têxteis macios, permite que os produtos de origem renovável e alto desempenho sejam também sustentáveis e economicamente competitivos.

Suzano
Planin

LOG CP CONQUISTA SELO LEED GOLD EM CONDOMÍNIO LOGÍSTICO DE SALVADOR

Como resultado de seu compromisso em promover a sustentabilidade em seus empreendimentos, a Log CP, uma das maiores construtoras e administradoras de condomínios logísticos do país, conquistou a Certificação LEED Gold (Leadership in Energy and Environmental Design) na categoria novas construções, para o LOG Salvador I. O reconhecimento internacional atesta a adoção de práticas sustentáveis, eficiência energética e responsabilidade ambiental no condomínio.

A avaliação, realizada pelo GBC Brasil, evidencia o trabalho da companhia com seu plano de sustentabilidade, aplicado em todas as etapas de desenvolvimento de seus empreendimentos. Entre as principais iniciativas destacadas na auditoria, estão a instalação de carregadores para veículos elétricos, a reciclagem e reutilização de resíduos, o aproveitamento da energia solar e a implementação de boas práticas para o consumo eficiente de água.

Este é o terceiro condomínio logístico da Log CP a conquistar o Selo LEED, que agora se junta ao LOG Viana II e o LOG Itapeva, que receberam a certificação na categoria Armazéns e Centros de Distribuição.

"Trabalhamos continuamente para aprimorar nossas práticas sustentáveis. Todos os empreendimentos da companhia são projetados com base nos requisitos da certificação LEED. Para a Log, o ESG é um pilar fundamental, e buscamos sempre desenvolver soluções alinhadas ao crescimento econômico e ao uso consciente e sustentável dos recursos naturais", destaca Marcio Siqueira, Diretor Executivo de Operações da Log.

Log CPEstabelecida há 16 anos, a Log Commercial Properties é uma das maiores locadoras e desenvolvedoras de ativos logísticos do Brasil. Focados em ativos classe A, ao longo de sua história, já entregou mais de 2.3 milhões de ABL (Área Bruta Locável) construídos, em 50 empreendimentos, com presença em 36 cidades, em todas as regiões do país. São empreendimentos que oferecem operações integradas e completas para os clientes, além de soluções inteligentes nas áreas de tecnologia e inovação, que proporcionam maior eficiência, praticidade e economia para os negócios. Para o futuro, a Log irá atingir um novo patamar de crescimento, com 500 mil m² de ABL por ano até 2028, o que representa mais de 2 milhões de ABL acrescentados ao portfólio

Log CP
Loures

quinta-feira, 10 de abril de 2025

CODEMAR ASSINA PROTOCOLO DE INTENÇÕES PARA INSTALAÇÃO DE FÁBRICA DE AERONAVES EM MARICÁ

Projeto em parceria com a empresa Desaer visa a criação de uma aeronave inovadora, incorporando soluções tecnológicas avançadas que permitirão reduzir custos no setor e minimizar a pegada de carbono.

Aeronave Desaer ATL-100. Foto: Divulgação Desaer.

A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) deu mais um passo importante para o fortalecimento da indústria local ao assinar, nesta quarta-feira (09), um protocolo de intenções com a empresa Desaer - Desenvolvimento Aeronáutico. O acordo marca o início das tratativas para a instalação de uma fábrica de aeronaves no município, consolidando Maricá como um novo polo de inovação e tecnologia no setor aeroespacial brasileiro.

O projeto em parceria com a Codemar visa o desenvolvimento de uma aeronave inovadora, incorporando soluções tecnológicas avançadas que permitirão reduzir custos no setor e minimizar a pegada de carbono. A Desaer é uma empresa nacional voltada ao desenvolvimento de aeronaves com foco em inovação, eficiência operacional e sustentabilidade.

A Codemar está utilizando a sua possibilidade de oportunidade de negócios permitidos pela lei para fazer um investimento estratégico para a cidade, segundo o presidente da Codemar, Hamilton Lacerda.

“A ideia sempre foi trazer atividades de alta tecnologia e de cadeia produtivas complexas, porque dessa maneira a gente consegue gerar mais empregos na cidade, além de melhores salários. A cadeia aeronáutica, sem dúvida nenhuma, é uma delas. Esse protocolo de intenções para trazer uma indústria aeronáutica com a Desaer aqui para a Codemar é um passo histórico, um momento histórico, e a gente tem certeza que será um sucesso", comemorou Lacerda.

O presidente da Codemar ainda disse que Maricá contará com uma indústria aeronáutica que vai fazer uma economia moderna, que está atendendo às necessidades do mercado, possibilitando a criação de cursos de capacitação. “O nosso prefeito Washington Quaquá, é um grande defensor e vem há muito tempo dizendo sobre essa grande possibilidade de se instalar uma indústria aeronáutica na cidade. Estamos cumprindo essa meta estabelecida e tenho certeza que esse sonho vai se tornar uma realidade”, afirmou Hamilton Lacerda.

Chegada com estratégia

A empresa já possui estudos em andamento e parcerias estratégicas em fase de consolidação para viabilizar as próximas etapas do projeto.

O engenheiro aeronáutico e CEO da Desaer, Evandro Fileno, agradeceu a confiança da Codemar e de todo o time envolvido que trabalhou no processo pela assinatura do protocolo que marca o início de uma cooperação que poderá colocar Maricá no mapa da inovação tecnológica brasileira.

“Agradeço pela primeira etapa concluída. A nossa expectativa é já estarmos aqui nos próximos meses com uma equipe de engenharia. A ideia inicial é trazer alguns engenheiros meus que vão ser os cabeças, e contratar mão de obra técnica e engenheiros da cidade. A gente vai ter um trabalho dentro da empresa que é o apadrinhamento. Cada um que vem, apadrinha quatro ou cinco daqui e dá o treinamento. As pessoas vão estar capacitadas a trabalhar já no ramo”, explicou.

O projeto prevê estudos de viabilidade, prototipagem e validação de tecnologias, com foco em áreas como aerodinâmica, materiais avançados, sistemas de propulsão e soluções digitais sustentáveis . Além de criar uma aeronave mais eficiente e competitiva, a iniciativa busca garantir a proteção da tecnologia desenvolvida e atender à crescente demanda por transporte aéreo mais seguro e sustentável.

DESAER - Desenvolvimento Aeronáutico
Fariello Consultoria em Comunicação

CABIDES? A GM TAMBÉM FABRICAVA. Por chicolelis*

Certo dia, lá pelos anos 90, o proprietário das Casas Bahia, Samuel Klein, recebeu em sua sala um jovem empreendedor, diretor de Marketing da Fábrica de Cabides da General Motors. Intrigado, o empresário, que era um homem de visão, recebeu o rapaz.   Ele levava consigo uma amostra do produto que encantou o empresário, tal a sua qualidade.

Acertadas condições de compra, o negócio só “gorou” quando Samuel Klein disse ao garoto: quero 2 mil peças por mês e depois poderia dobrar esse pedido.

O jovem, cujo nome ninguém consegue se lembrar, assustou-se porque aquele volume não era atingido nem mesmo ao final da etapa de quatro meses de existência  da fábrica.

O que resultou desse encontro é que, segundo a lenda urbana, quando o jovem completou 18 anos, Samuel Klein o contratou para trabalhar na equipe de Marketing das Casas Bahia.

Ótima qualidade

Eu tenho muitos deles, que não sofreram o mínimo desgaste com os mais de 20 anos que uso. Nem mesmo um risco na sua pintura ou entortada por ter sido usado para pendurar uma peça, ou mais que uma pesada demais, como casacos de inverno, por exemplo.

Estou falando, ou melhor, escrevendo sobre os cabides que foram fabricados em São Caetano do Sul, na Avenida Goiás, 1805. Isso mesmo, na fábrica da GM, de onde saiam e ainda saem modelos Chevrolet ou seja, veículos. E não era só no ABC, mas também em todas as unidades da GM no Brasil, além de veículos e componentes, também saiam cabides da melhor qualidade.

Pois é, eram fábricas de cabides administradas e com mão de obra composta por jovens empreendedores. A empresa deles tinha presidente, diretor de marketing, diretor de produção, mais três diretores e 24 que trabalhavam na produção dos cabides. Todos eles eram eleitos pelos 30 integrantes do “time”.

Foram muitas as “empresas” que a garotada montou dentro da GM. Os nomes, na maioria delas variava do produto, como Cabidão, Cabitudo, Cabimais e assim por diante.

A fábrica funcionava por quatro meses, com início em agosto. Os integrantes iniciavam o trabalho, vendendo mini ações e assim ter fundos suficientes para comprar o material destinado à produção dos cabides, que eram fabricados em alumínio e depois pintados de preto na sessão de pintura da GM.

Foram várias as  "empresas" e segundo Graça Martins, que coordenou as turmas, todas elas deram lucro, que era dividido entre os que compraram as ações (em geral parentes dos jovens) e doação a uma entidade escolhida pelos integrantes. Uma verba era separada para uma noite de pizza para do grupo.

Bob Stone implantou

O então presidente da GM no Brasil, Robert (Bob, como  o chamávamos) Stone participou desse programa, nos Estados Unidos quando jovem. Aqui no Brasil, conforme contou Pedro Luiz Dias, ex-diretor de Relações Públicas da GM, ele soube da existência, aqui no programa da Junior Achievemente Brasil – JA Brasil (https://jabrasil.org.br), por  intermédio da American Chamber. Em parceria com o IGM (Instituto General Motors), a opção foi estruturar uma fábrica de cabides, que com apoio da Manufatura, virou referência.

*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. Visite o blogdochicolelis
**A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

PULVERIZADOR ELÉTRICO AUTÔNOMO INAUGURA NOVA CATEGORIA DE EQUIPAMENTOS PARA PULVERIZAÇÃO

Tecnologia desenvolvida pela Hural Dymamics, empresa sediada em Londrina (PR), revoluciona setor agrícola nacional com eficiência operacional, sustentabilidade e inovação.

A Hural Dynamics, empresa brasileira de tecnologia, sediada em Londrina (PR), desenvolveu uma inovação que tem potencial para revolucionar o agronegócio brasileiro. Com tecnologia 100% nacional, desenvolveu o Rover TR-P200, um pulverizador elétrico autônomo, que inaugura uma nova categoria no segmento, unindo eficiência operacional e compromisso ambiental.

Totalmente elétrico, o Rover TR-P200 elimina a necessidade do uso de diesel ou qualquer outro combustível fóssil. A tecnologia embarcada garante uma pulverização mais precisa, reduzindo o desperdício de insumos e otimizando os custos operacionais. "O objetivo foi desenvolver uma solução inovadora que oferecesse alta performance perante pulverizadores já conhecidos no mercado e o Rover TR-P200 entrega eficiência, economia e sustentabilidade”, destaca o Head de Inovação da Hural Dynamics, Michell Jabur.

Outro diferencial do pulverizador é sua tecnologia integrada 100% brasileira, com patente depositada. “Sua configuração permite que o Rover TR-P200 opere em terrenos irregulares, minimizando a compactação do solo e garantindo maior qualidade na aplicação de defensivos agrícolas”, afirma Jabur. “Com uma faixa de pulverização de 9 a 12 metros e um tanque de 200 litros, o equipamento cobre até 14 hectares por hora e tem autonomia de até quatro horas com uma única carga. O Rover vem com duas baterias e em apenas quatro minutos é feita a substituição de uma para outra, garantindo que ele permaneça em operação ininterruptamente.

O Rover TR-P200 possui controle operacional via Hural APP, um aplicativo exclusivo que permite programar rotas e definir áreas de aplicação com alta precisão. "Missão dada é missão cumprida com o Hural APP. Ele assegura que o Rover TR-P200 execute suas tarefas com eficácia e segurança", reforça Michell Jabur.

O pulverizador elétrico autônomo da Hural Dymamics também possibilita aos produtores rurais incremento de receita por meio do programa RenovaBio, que incentiva práticas agrícolas sustentáveis.

Destaque na Agrishow 2025

A Hural Dynamics estará presente na Agrishow 2025, uma das maiores feiras agrícolas da América Latina que será realizada de 28 de abril a 2 de maio Ribeirão Preto (SP), expondo o Rover TR-P200 em uma participação mais robusta, com demonstrações in loco. "Essa será nossa terceira participação no evento, mas, sem dúvida, a mais significativa. Queremos mostrar ao público a revolução que o Rover TR-P200 representa", destaca Jabur.

“O Rover TR-P200 não é apenas um pulverizador, mas um marco na modernização da agricultura brasileira, promovendo produtividade, sustentabilidade e inovação tecnológica”, finaliza.

Hural Dynamics Fundada em 2022 por três amigos com “veia tecnológica” – Alberto Youssef (Head de Negócios), Bruno Fernandes (Head de Pesquisa e Desenvolvimento) e Michell Jabur (Head de Inovação) –, a Hural Dynamics, com sede em Londrina (PR), surge como uma empresa pioneira no desenvolvimento de soluções sustentáveis para o agronegócio. Seu principal projeto, o pulverizador elétrico autônomo Rover TR-P200, integra tecnologias de alta precisão, inteligência avançada e fontes de energia limpa, promovendo eficiência e produtividade no campo. A Hural Dynamics quer transformar o setor agrícola oferecendo soluções que não só otimizam processos, mas também contribuem para um futuro mais sustentável. Clique aqui e visite o site

Hural Dynamics
Attuale Comunicação

BAMAQ MÁQUINAS ACELERA EXPANSÃO E AMPLIA REDE NO INTERIOR MATO-GROSSENSE

Após Água Boa, no Vale do Araguaia, é a vez de Sinop receber filial da maior rede de concessionárias da New Holland Construction na América Latina.

O plano de expansão da Bamaq Máquinas pelo interior de Mato Grosso segue a todo vapor. Após a inauguração da filial na capital Cuiabá, ainda em 2019, e da recém-lançada unidade em Água Boa, no Vale do Araguaia, agora é a vez do município de Sinop, que, devido à sua relevância econômica regional, é conhecido como a capital do Nortão.

E o ousado projeto de ampliação de capilaridade da marca não para por aí. Até junho deste ano, a cidade de Campo Novo do Parecis também receberá sua própria concessionária. Dessa maneira, a Bamaq Máquinas aumentará sua cobertura de atendimento para todas as regiões do estado, alcançando as porções sul, norte e central.

Como resultado, Mato Grosso passará a figurar, ao lado de Minas Gerais, como o estado com o maior número de concessionárias da Bamaq Máquinas, somando quatro unidades cada. Em um estado de dimensões continentais, marcado por alta demanda logística e forte dinamismo econômico, a expectativa da empresa é de que a capilaridade se apresente como um diferencial competitivo.

"É um grande desafio estar à altura de um estado tão grande, rico e promissor. A expansão nos permitirá ter maior proximidade com empresários e investidores mato-grossenses, agilidade no atendimento e suporte eficiente às demandas do setor de construção, agronegócio e infraestrutura em geral. Mato Grosso tem atraído aportes volumosos e isso, por si só, justifica nossa ampla presença e cobertura em todo o território”, pontua Guilherme Nogueira, diretor da Divisão de Pesados do Grupo Bamaq.

A cidade de Sinop está situada no coração produtivo do estado, em uma região composta por 30 municípios, incluindo Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum — três dos maiores PIBs do agronegócio brasileiro. Com mais de 200 mil habitantes e quase 7 mil empresas ativas, é um polo em constante crescimento, referência na produção de grãos, como soja e milho, e na atração de novos investimentos.

No município, a nova unidade disponibilizará um portfólio completo de máquinas da linha amarela da New Holland, com escavadeiras, retroescavadeiras, rolos compactadores, motoniveladoras, pás carregadeiras, tratores de esteira, minicarregadeiras e miniescavadeiras. Além da comercialização de máquinas, a concessionária também será um centro de referência para manutenção e suporte técnico especializado de equipamentos pesados. A filial está localizada na Rua João Pedro Moreira de Carvalho II, 5651, Quadra 3, LIC Sul.

Ampliação das operações no Brasil

Após inaugurar oito unidades no segundo semestre de 2024, a Bamaq Máquinas vai inaugurar mais sete filiais no Brasil até junho de 2025, incluindo as três em Mato Grosso. Com essa movimentação estratégica, a rede mais do que dobrará de tamanho em apenas 10 meses, passando de 13 para 27 unidades em todo o Brasil. Os estados que receberão as novas unidades da Bamaq Máquinas em 2025 são, além de Mato Grosso, Bahia, Maranhão, Pará e Roraima.

New HollandA fabricante de máquinas New Holland Construction foi fundada na Pensilvânia (EUA) em 1895 e hoje faz parte do Grupo CNH Industrial. A New Holland Construction chegou ao Brasil em 1950, então como Fiatallis. A sua fábrica em Contagem (MG) é a única da CNH na América do Sul dedicada à produção de máquinas de construção.

Bamaq MáquinasPresente em 16 estados brasileiros, a Bamaq Máquinas é a maior rede de concessionárias New Holland Construction da América Latina.  Com mais de 150 mil clientes atendidos, 50 anos de mercado e cerca de 350 colaboradores, a Bamaq Máquinas conquistou a categoria máxima no Dealer Standard Program Award da New Holland Construction desde a criação do selo, que avalia o atendimento ao cliente e a qualidade do serviço em todas as concessionárias New Holland Construction do mundo. Oferecendo peças genuínas, oficina especializada com garantia de um ano e uma grande variedade de parceiros, a Bamaq Máquinas também representa a FPT Industrial e Continental Pneus.

Bamaq Máquinas
Link Comunicação Empresarial

FELIPPE ANTONELLE É NOVO VICE-PRESIDENTE EXECUTIVO DA UP2TECH

Felippe Antonelle

A UP2Tech anuncia a chegada de Felippe Antonelle como novo vice-presidente da companhia. O executivo será responsável por liderar o iBOI, solução desenvolvida através de um brinco IoT para o monitoramento inteligente da pecuária, com foco no manejo animal e sustentabilidade. A nomeação marca uma nova fase para a empresa, que projeta faturamento de R$ 1 bilhão em 2025 e estruturar o iBOI como uma Agtech independente, escalando seu impacto com base em conectividade e inteligência artificial.

Com 12 anos de experiência dedicados ao agronegócio, Antonelle é reconhecido por sua atuação à frente de projetos que integram inovação e tecnologia ao campo. Foi responsável pelo Go to market da SOLIS, operadora privada de redes 4G dedicadas ao agro e head da JACTO, onde criou uma divisão de serviços digitais (Jacto Next), liderando o desenvolvimento Telemetria de Máquinas Multimarcas, Armadilhas Eletrônica, Estações Meteorológicas Digitais e o conhecido JAV - Pulverizador Autônomo “as a service”. "Também teve uma trajetória na TOTVS, onde atuou Gerente Executivo para grandes contas, com foco em relacionamento estratégico e expansão internacional para América Latina.

“Sou movido pela missão de trabalhar duro e deixar que os resultados falem por si. Assumir esse novo papel na UP2Tech é um passo natural na minha jornada de contribuição para uma pecuária mais conectada, rastreável e eficiente”, afirma Antonelle.

A chegada do executivo faz parte de uma estratégia maior da UP2Tech: transformar o iBOI em uma Agtech com identidade própria, aproveitando o avanço da conectividade no campo – tanto por operadoras abertas quanto redes privadas. O objetivo é escalar a ativação de milhares de brincos nos próximos meses, ampliando a presença da tecnologia na gestão pecuária 4.0.

“A escolha do Felippe para liderar o iBOI reflete nosso compromisso em transformar novas tecnologias em soluções habilitadoras para o campo. Sua experiência em escalar operações digitais no agronegócio vai nos ajudar a impulsionar o iBOI como uma referência na gestão da pecuária 4.0 ”, afirma Rodrigo Abreu, CEO da UP2Tech.

iBoi – Solução Inovadora e Patenteada

O iBOI é um brinco IoT inteligente que habilita o Monitoramento do Animal através da conectividade 4G NB-IoT e GPS. Quando colocado na orelha do animal, funciona como um celular: envia dados da geolocalização em tempo real para a nuvem, permitindo ao pecuarista saber onde está cada animal, por onde passo, se está dentro da cerca virtual cadastrada, além do Controle de Estoque e extrato em @.

O brinco IoT conta ainda com um sistema de RFID para colaborar no manejo atual e um pacote de dados Multioperadora para transmissão das informações. Além disso ele é reutilizável, podendo ser recarregado e utilizado em outro animal com durabilidade mínima de 5 anos.

A tecnologia é homologada pela Anatel, possui patente global e oferece uma nova camada no manejo animal e segurança para os pecuaristas, com impactos diretos na redução de perdas.

Além dos ganhos operacionais e financeiros, a solução atende às demandas crescentes por rastreabilidade e compliance ambiental. Em um cenário onde frigoríficos, exportadores e governos buscam maior controle da origem da carne, o iBOI pode ajudar a mapear, com precisão, se o animal passou por áreas de desmatamento, terras indígenas ou de preservação.

A UP2Tech é uma empresa inovadora no setor de telecomunicações e tecnologia da informação, com origens brasileiras e operações expandidas globalmente. Com um compromisso inabalável com a excelência e inovação, a empresa se destaca por fornecer soluções tecnológicas avançadas que conectam empresas e indivíduos, promovendo negócios B2B e B2C que geram impacto significativo no ambiente corporativo. Seu catálogo abrangente inclui equipamentos de rede e internet, soluções em NB IOT 4G, Roteadores FWA, produtos de consumo tais como smartwatches, fones de ouvido, caixas de som, notebooks, tablets, celulares, PS5 e muito mais, atendendo às diversas necessidades do mercado B2B, B2C e governamental. Clique aqui e saiba mais

UP2Tech
Base Comunica

quarta-feira, 9 de abril de 2025

SELL AGRO LEVARÁ AS SOLUÇÕES OLEUM SELL E OLIVUM AO NORTE SHOW

O município de Sinop, em Mato Grosso, é conhecido nacionalmente como a capital do agronegócio. O título não é à toa, já que segundo o levantamento do Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa) a cidade está entre as 100 mais ricas do setor brasileiro, sendo a soja, o carro-chefe da economia, com participação de 82%. É neste cenário que acontece, de 14 a 17 de abril, a Norte Show, uma das maiores feiras do agro de Mato Grosso, reconhecida como um ambiente estratégico para produtores, empresas e especialistas do setor.

A Sell Agro, especialista em tecnologias para aplicação, aproveita a ocasião para apresentar dois lançamentos desenvolvidos para potencializar a eficiência da pulverização agrícola: o Oleum Sell, um óleo mineral de alta pureza, e o Olivum, um óleo vegetal biodegradável.

O primeiro novo produto, o Oleum Sell, melhora a penetração dos agroquímicos na camada cerosa das folhas, reduzindo perdas por evaporação e aumentando a eficiência das aplicações. “Sua composição isenta de enxofre, aromáticos e nafta evita problemas de fitotoxicidade e garante compatibilidade com diferentes tipos de calda”, explica Alexandre Gazoni, engenheiro agrônomo, diretor comercial da empresa.

Já o Olivum atua como um espalhante e adesivo natural, promovendo melhor fixação da calda nas folhas e reduzindo perdas causadas pelo escorrimento e pela lavagem das chuvas. “Com sua base vegetal 100% biodegradável, o produto oferece uma alternativa sustentável para diversas culturas”, explica o especialista.

Segundo Adriano Mendez, coordenador de marketing da Sell Agro, a participação na feira reforça o compromisso da empresa com a inovação e a proximidade com os produtores. “A Norte Show é um evento estratégico para levarmos ao campo soluções tecnológicas que aumentam a produtividade e reduzem desperdícios. Os lançamentos deste ano são resultado de um extenso trabalho de pesquisa e desenvolvimento, focado nas reais necessidades do produtor”, finaliza.

Norte Show 2025

A Norte Show surgiu com o propósito de impulsionar o agronegócio brasileiro, reunindo, em um só lugar, inovações tecnológicas e soluções estratégicas para o setor. O evento é um espaço de aprendizado e negócios, oferecendo vitrines tecnológicas, palestras, exposição de maquinários e produtos voltados para os desafios da agricultura moderna. Com um público cada vez maior a cada edição, a feira se consolida como um dos principais encontros do agronegócio no Brasil.

Serviço
Norte Show 2025
De 14 a 17 de abril
Parque de Exposições de Sinop – MT

Ruralpress