domingo, 8 de junho de 2025

PETRONECT LANÇA SEU PRIMEIRO RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE

Primeira do Sistema Petrobras a receber a certificação BV ESG 360 da Bureau Veritas, empresa oficializou suas iniciativas em ESG na última semana

Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Petronect, marketplace da Petrobras, apresenta o seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, um marco histórico na trajetória da empresa que, há mais de duas décadas, atua como elo estratégico entre empresas do setor de petróleo, gás e energia. Com uma plataforma 100% digital e foco em inovação, a companhia reforça, com dados e ações concretas, seu compromisso com os princípios ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG).

“O ESG sempre esteve no nosso DNA, mas entendemos que era hora de traduzir esse compromisso em um documento robusto, transparente e alinhado aos padrões globais. Este relatório é um posicionamento. É sobre legado, o nosso legado, e a possibilidade de inspirar mudanças”, afirma Samuel Souza, Diretor de Marketing e Relacionamento da Petronect.

O relatório, referente ao ano de 2024, foi elaborado com base nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) e está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A publicação ainda foi acompanhada pela certificação ESG 360º da Bureau Veritas, conferindo ainda mais credibilidade ao conteúdo e às práticas descritas.

Governança com base ética e foco em integridade

A frente de governança é um dos pilares centrais da atuação da Petronect. O relatório revela uma estrutura sólida composta por diversos comitês – incluindo diversidade, segurança da informação, inovação e riscos – além de uma atuação destacada em compliance e integridade corporativa. A empresa é signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção e oferece um canal de denúncias acessível ao público, com 100% das manifestações tratadas em 2024.

Além disso, todos os colaboradores foram capacitados em temas de ética e governança, e a empresa foi reconhecida com o Prêmio Smart Customer 2024 na categoria Gestão de Riscos e Crises, consolidando sua reputação de confiança no mercado.

Avanços sociais: inclusão, diversidade e voluntariado

O impacto social também foi destaque em 2024. O Programa Reconect, braço de responsabilidade socioambiental da Petronect, mobilizou cerca de 80% dos colaboradores em atividades voluntárias em comunidades e projetos ambientais. A atuação rendeu à empresa o 1º lugar no Prêmio ABT, na categoria Empresa Revelação, e reconhecimento no Prêmio VoL, voltado a práticas de voluntariado corporativo.

No campo da inclusão, a empresa lançou o atendimento em Libras em tempo real, uma solução pioneira entre portais de compras públicas, além de reforçar o Programa Diversinect com ações internas contínuas, treinamentos e a presença de consultoria especializada em diversidade.

Na esfera de bem-estar, a Petronect implementou o Programa de Felicidade, com foco em saúde mental, equilíbrio emocional e qualidade de vida no trabalho. A soma desses esforços resultou na conquista do selo Great Place to Work (GPTW) em novembro de 2024.

“Sabemos que tecnologia sem pessoas não transforma nada. É por isso que investimos fortemente em inclusão, diversidade, saúde mental e voluntariado. Somos uma empresa digital, mas com alma humana”, destaca Samuel Souza.

Responsabilidade ambiental com metas concretas e ações locais

O eixo ambiental do relatório mostra um compromisso verdadeiro com a redução do impacto ecológico. Em 2024, a Petronect emitiu 44,71 toneladas de CO₂ equivalente, e compensou 100% dessas emissões por meio do plantio de 158 árvores nativas, em parceria com iniciativas locais e com o apoio do IDESAM (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia).

Além disso, a empresa gerenciou adequadamente 429 kg de resíduos sólidos e monitorou com rigor o consumo de água — 103 m³ no total, refletindo a consciência no uso de recursos. Um destaque de longo prazo é a eliminação de cerca de 1,1 mil toneladas de papel ao longo da digitalização dos processos da Petrobras, equivalendo à preservação estimada de mais de 17 mil árvores.

“O meio ambiente não pode ser pauta sazonal. Tem que ser parte da estratégia. Ao digitalizar processos, reduzimos papel, deslocamentos e consumo. A sustentabilidade está embutida na essência da nossa operação”, reforça o diretor.

Samuel complementa: “Temos muito orgulho de mostrar que é possível operar com excelência com base na responsabilidade socioambiental. Queremos que nossa jornada seja referência para outras empresas: é possível fazer negócios com sustentabilidade, ética e impacto positivo real no meio ambiente e na vida das pessoas”, finalizou.

O Relatório de Sustentabilidade 2024 da Petronect já está disponível para leitura no site oficial da companhia.

A Petronect (www.petronect.com.br) é o maior Marketplace do Brasil com soluções B2B atendendo toda a cadeia de suprimentos do segmento de Energia, Óleo e Gás, desde a requisição até o pagamento de pedidos. A empresa, que tem sede no Rio de Janeiro é uma sociedade com participação tríplice composta pela Petrobras, pela SAP e pela Accenture e sua gestão é acompanhada por um Conselho de Administração. Sua missão é prover soluções eletrônicas para seus clientes, de forma simples e econômica, com agilidade e confiabilidade, consolidando-se como canal preferencial de negócios eletrônicos ao integrar clientes e fornecedores de bens, serviços e para as indústrias de óleo e gás. Com experiência de mais de 20 anos no mercado, a empresa registrou em sua plataforma, em 2024, mais de 80 mil processos de compras realizados pela Petrobras, 37 mil usuários registrados Petrobras, somando 182 mil empresas cadastradas. Clientes: Araucaria Nitrogenados, Baixada Santista Energia, Pb Biocombustível, Petrobras, Petrobras América, Petrobras Colômbia, Petrobras Logística de Exploração e Produção, Petrobras Netherland, Termo Bahia, Termo Macaé e Transpetro.

Petronect

MARCELO COSENTINO É O NOVO GERENTE SÊNIOR DE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA DA EDENRED

Com mais de 15 anos de experiência em comunicação estratégica em grandes multinacionais dos segmentos B2B e B2C, Marcelo assume liderança da comunicação interna e externa do Grupo

Marcelo Cosentino

A Edenred Brasil, plataforma digital líder para serviços e meios de pagamento, com atuação nas áreas de Benefícios e Engajamento, com a Ticket; Mobilidade, com as marcas Edenred Ticket Log, Edenred Repom, PagBem e Taggy; e Soluções de Pagamento e Novos Mercados, com a Edenred Pay e a Punto, anuncia a chegada de Marcelo Cosentino como novo Gerente Sênior de Comunicação Corporativa. O profissional assume a liderança das estratégias de comunicação interna e externa do Grupo, com foco no fortalecimento da reputação institucional e ampliação do engajamento interno e com públicos estratégicos, contribuindo para o crescimento sustentável de todas as linhas de negócios.

Com sólida trajetória em empresas multinacionais dos segmentos B2B e B2C, Cosentino traz ampla experiência em iniciativas de posicionamento institucional, gestão de crises, campanhas de engajamento e projetos que conectam cultura organizacional, propósito e estratégia de negócios. Antes de ingressar na Edenred, atuava como responsável pela comunicação da Toyota do Brasil, onde liderou projetos de alto impacto para o fortalecimento da marca no país.

“É um privilégio fazer parte da Edenred, uma empresa líder global que tem a inovação e sustentabilidade no centro de sua estratégia. Assumo este novo desafio com entusiasmo e a convicção de que a comunicação é uma aliada essencial na construção de conexões genuínas entre cultura, pessoas e resultados. E isso vai ao encontro do propósito do Grupo de ‘Enriquecer conexões. Para o bem e para sempre’”, destaca Cosentino.

Formado em Jornalismo pela Faculdade Integrada Hélio Alonso (FACHA) e pós-graduado em Marketing pela Universidade de São Paulo (USP), Cosentino iniciou sua carreira na agência AutoPress e atuou em veículos como Car and Driver e O Globo. Em sua trajetória, também passou por empresas como Renault, Cummins e Volvo, sendo responsável por grandes projetos de comunicação interna e externa nestas empresas.

Edenred

A Edenred é a plataforma digital líder para serviços e meios de pagamento, que atua como a companhia diária para pessoas no trabalho, conectando mais de 60 milhões de usuários e mais de 2 milhões de comerciantes parceiros, em 45 países, por meio de 1 milhão de empresas-clientes.

No Brasil, sua atuação conta com três linhas de negócios: Benefícios e Engajamento, com a marca Ticket; Mobilidade, com as marcas Edenred Ticket Log, Edenred Repom e Taggy; e Soluções de Pagamento e Novos Mercados, com Edenred Pay e Punto. São mais de 170 mil empresas clientes, 10 milhões de empregados beneficiados e 870 mil comerciantes credenciados no País.

Fiel ao propósito do Grupo, “Enrich connections. For good”, essas soluções potencializam o bem-estar e o poder de compra dos usuários, melhoram a atratividade e a eficiência das empresas e dinamizam o mercado de trabalho e a economia local. Também promovem o acesso a alimentos mais saudáveis, produtos ambientalmente mais responsáveis e a uma mobilidade mais sustentável.

Os 12 mil funcionários da Edenred estão comprometidos em tornar o mundo do trabalho um ecossistema conectado mais seguro, eficiente e responsável, todos os dias.

Em 2024, graças aos seus ativos tecnológicos globais, o Grupo geriu aproximadamente €45 bilhões em volume de negócios, realizados principalmente por meio de aplicações móveis, plataformas online e cartões.

Edenred
RPMA Comunicação

sábado, 7 de junho de 2025

DIA MUNDIAL DOS OCEANOS: FPT INDUSTRIAL JUNTO COM A ONE OCEAN FOUNDATION, NO PROJETO BLUE FOREST, PARA A RESTAURAÇÃO DE FLORESTAS MARINHAS

A FPT Industrial, marca do Iveco Group dedicada ao design, produção e venda de sistemas de propulsão com baixo impacto ambiental e líder global no setor, participa do Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho) junto com a One Ocean Foundation

A extensa lista de projetos de sustentabilidade da marca, que sempre foi parte integrante da estratégia de desenvolvimento do Iveco Group, agora é acompanhada pelo Blue Forest, um projeto de alcance internacional dedicado a proteger e restaurar florestas marinhas de vários tipos, começando pelas águas do Mar Mediterrâneo.

O projeto Blue Forest se concentra especialmente no Mediterrâneo, uma bacia extremamente delicada com características ecológicas únicas, sendo a única área de crescimento de uma planta marinha endêmica específica: Posidonia oceânica, que forma extensos campos subaquáticos e desempenha um papel fundamental no ecossistema marinho, comparável ao das plantas em terra firme.

Os campos de Posidonia oceânica dissipam a energia das ondas, impedindo a erosão das costas arenosas, estabilizam o fundo do mar, fornecem habitats e áreas de reprodução para uma enorme variedade de organismos — mais de 350 espécies; e, acima de tudo, desempenham um papel considerável na mitigação das mudanças climáticas por meio da capacidade de sequestrar carbono. Estima-se que um metro quadrado desses campos pode absorver 130 kg de CO2 em um ano, cerca de quinze vezes mais do que a floresta amazônica: pequenas áreas do mar podem, portanto, ser cruciais. É por isso que ela é conhecida como "pulmão do Mediterrâneo", com a capacidade de emitir até 20 litros de oxigênio por dia por metro quadrado de campo, o que a torna a fonte mais importante de oxigênio fornecida pelas águas costeiras. Ao mesmo tempo, porém, o ecossistema da Posidonia oceânica é frágil, com tempos de recuperação que podem levar séculos, já que a planta tem um ritmo de crescimento muito lento, de apenas 1 a 2 cm por ano.

Desde a década de 1950, os campos subaquáticos de Posidonia oceânica sofreram uma regressão considerável, em alguns casos chegando a 90% de sua extensão original, principalmente devido à poluição dos mares, à ancoragem indiscriminada e à pesca de arrasto. Isso deu origem ao objetivo da One Ocean Foundation: identificar áreas degradadas do fundo do mar para implementar projetos de restauração e plantar novas plantas, criando uma rede internacional de universidades, ONGs, instituições e autoridades, para promover a ativação de projetos de proteção e reflorestamento em nível global, juntamente com programas de pesquisa e atividades educacionais.

A FPT Industrial, que sempre esteve comprometida com a redução do impacto ambiental das embarcações comerciais e de lazer, decidiu fazer uma contribuição fundamental para esse desafio, disponibilizando um barco movido por dois motores N60 para a One Ocean Foundation em suas atividades de reflorestamento. Símbolo da confiabilidade e da durabilidade dos motores NEF para aplicações marítimas, fabricados na planta Industrial & Marine em Turim com uma abordagem personalizada para atender a todas as necessidades dos clientes, o N60 fornece alta potência, com torque máximo disponível em baixas rotações, além de baixo consumo de combustível e custos de manutenção reduzidos - características com impacto fundamental nas operações delicadas da fundação. Os motores da FPT Industrial para aplicações marítimas também oferecem suporte ao cliente graças à disponibilidade de soluções conectadas que, por meio de monitoramento remoto e alertas em tempo real, otimizam o tempo de atividade do motor, um recurso essencial em aplicações comerciais e recreativas.

"Temos orgulho de apoiar a missão da One Ocean Foundation, uma realidade com a qual nos identificamos imediatamente. Ajudar a preservar os ecossistemas é uma ação concreta que dá substância ao compromisso da FPT Industrial e do Iveco Group com as questões de sustentabilidade. Para isso, disponibilizamos à fundação um barco equipado com dois motores da série NEF, a representação perfeita da confiabilidade dos motores marítimos da marca, com os quais executam suas operações", comenta Egle Panzella, gerente de Brand Equity e Responsabilidade Social Corporativa da FPT Industrial.

N60 para a One Ocean Foundation

Especificações técnicas

  • Configuração dos cilindros: 6 em linha
  • Turbocompressor: TCA
  • Clindrada (litros): 5,90
  • Sistema de injeção: Common Rail
  • Potência Máxima [cv @ rpm]: 400 @ 3000
  • Torque máximo [Nm @ rpm]: 1045 @ 1800
  • Certificação: Nível 2 da IMO Marpol
  • Peso seco [kg]: 595

As especificações completas estão disponíveis no site da FPT Industrial.

FPT Industrial é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG) que se dedica a projetar, fabricar e comercializar sistemas de propulsão e soluções para veículos on-road e off-road, bem como aplicações marítimas e de geração de energia. Mais de 8.000 pessoas em dez unidades de produção e dez centros de P&D trabalham para a FPT Industrial, em todo o mundo. Ativa em quase 100 países, sua rede global de vendas e seu departamento de assistência ao cliente dão apoio a todos os clientes da marca. A ampla oferta de produtos inclui seis linhas de motores, com potência de 30 até mais de 1.000 hp, transmissões com torques de até 500 Nm e eixos dianteiros e traseiros com peso bruto por eixo de 2,45 a 32 toneladas de GAW (peso bruto por eixo). A FPT Industrial oferece a mais completa linha de motores a gás natural disponível no mercado para aplicações industriais, com potência de 50 a 520 hp. A exclusiva divisão ePowertrain está acelerando o caminho na direção da mobilidade com emissões líquidas zero, com transmissões elétricas, pacotes de baterias e sistemas de gerenciamento de baterias. Essa extensa oferta e um forte foco nas atividades de P&D fazem da FPT Industrial uma líder mundial em soluções e sistemas de propulsão industrial. Para obter mais informações, acesse o site

Fundação One Ocean - Fundada em 2018, a Fundação One Ocean é uma organização sem fins lucrativos que promove a economia azul por meio de soluções positivas para a natureza. Orientada por um comitê científico internacional, a Fundação desenvolve projetos baseados em evidências que geram impacto concreto para a proteção e a regeneração dos ecossistemas marinhos. Ao envolver as empresas e o setor financeiro no diálogo sobre sustentabilidade, ele promove parcerias eficazes e duradouras, atuando como catalisador de mudanças reais para as gerações futuras

FPT Industrial

FIBRAFORT VAI EXIBIR OITO LANCHAS NO MARINA ITAJAÍ BOAT SHOW

Líder em produção de barcos na América Latina, o estaleiro Fibrafort confirma presença no maior evento náutico do Sul do Brasil, o Marina Itajaí Boat Show. Nesta edição, a marca amplia sua área de exposição para 356,2 m², um dos maiores estandes da feira, e exibirá oito lanchas, três delas na água com disponibilidade para test drive. Além de apresentar modelos de sucesso, como quatro barcos da linha Chrome e as Focker 300 GTS, 366 GTS, 388 Gran Turismo, além da F420 Gran Coupé, o espaço vai destacar os 35 anos de história da Fibrafort, celebrados em 2025. O evento ocorre de 3 a 6 de julho, em Itajaí, principal polo náutico do Brasil e sede do estaleiro.

“Nesta edição do Marina Itajaí Boat Show teremos um estande que irá destacar os diferenciais da Fibrafort construídos ao longo de 35 anos, como tecnologia, segurança, design moderno e aproveitamento inteligente de espaços. Ampliamos significativamente nosso espaço de exposição para oferecer uma experiência única aos visitantes, além de mostrar o amplo portfólio da marca com oito lanchas que atendem a diferentes perfis de compradores, desde aqueles que estão ingressando no mundo náutico até os que buscam atualizar sua embarcação”, afirma Barbara Martendal, diretora de negócios da Fibrafort.

Um dos destaques, na área principal do estande no Marina Itajaí Boat Show, será a Focker 300 GTS. Esse barco de 30 pés une conforto e esportividade, além de alta tecnologia construtiva e de navegação. Com capacidade para 12 pessoas, o layout interno e externo foi moldado para oferecer amplos espaços para lazer e relaxamento, como é o caso da área de proa e espaço gourmet amplo e versátil na praça de popa. A lancha é indicada para uso no mar e vias interiores, como rios e represas.

Outros quatro modelos da linha Chrome (Focker 333, 262, 242 e 212), inspirada no design automotivo e sucesso de vendas, serão exibidos na parte seca do estande. As lanchas na tonalidade Stone Grey têm visual monocromático, elegante e repleto de personalidade, do casco aos estofados, e prometem chamar atenção dos visitantes.

Já nas águas da Baía Afonso Wippel estará em exposição a Focker 366 GTS, de 36 pés, que impressiona pela tecnologia, design moderno, versatilidade e aproveitamento dos espaços, com ampla área gourmet e instalações multimídia. Outro modelo será a Focker 388 Gran Turismo, a embarcação mais premiada do mercado náutico. Tem como diferenciais o layout único e bem dimensionado da área gourmet, além de duas cabines.

Também será exibida sobre as águas a F420 Gran Coupé, maior lancha fabricada pela empresa. O modelo alia sofisticação, tecnologia e aproveitamento inteligente dos espaços, acomodando até 14 pessoas durante o dia e quatro para pernoite. Entre os diferenciais, oferece chaise no cockpit, demi-suíte ampla com armários planejados, cabine versátil, banheiro com box de vidro e iluminação natural, além de plataforma submergível, solário de proa e espaço gourmet com churrasqueira.

Fibrafort Considerada uma das maiores fabricantes de barcos da América Latina, a Fibrafort foi fundada há 35 anos na cidade catarinense de Itajaí, polo náutico brasileiro, e já possui mais de 18 mil barcos entregues no mundo. Produz a conceituada linha de lanchas Focker, modelos de embarcações premiados e de alta qualidade, com dimensões que variam entre 18 e 42 pés. São indicadas para a navegação e diversão em família. Design inovador, beleza, praticidade e conforto, acabamentos para garantir durabilidade e menos ruído, além de alta performance, estabilidade e manobrabilidade durante a navegação são algumas das características inconfundíveis da marca que segue rigorosas normas internacionais de segurança. Clique aqui e visite o site

Fibrafort
Rotas Comunicação

sexta-feira, 6 de junho de 2025

PARQUE TECNOLÓGICO DA INDÚSTRIA SERÁ INAUGURADO COM FOCO EM MOBILIDADE

Estrutura de 165 mil m² será um dos maiores polos de articulação em inovação do Brasil

Parque Tecnológico da Indústria. Foto: Julia Fernanda Maia | Divulgação FIEP

No dia 11 de junho, a indústria paranaense viverá um momento histórico com a inauguração oficial do Parque Tecnológico da Indústria, no Campus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba. Criado para ser um dos principais polos de articulação em inovação do Brasil, o Parque representa um novo capítulo no fortalecimento do setor no Paraná, com foco em inteligência, sustentabilidade e colaboração.

Mais do que uma cerimônia, a inauguração será uma verdadeira imersão nas soluções que estão redesenhando o futuro da mobilidade. A grande atração será o lançamento do Habitat Mobilidade, voltado ao desenvolvimento de tecnologias para o setor automotivo e para a mobilidade sustentável no Paraná.

Demonstrações tecnológicas e showcases

A programação inclui painéis com especialistas de referência e demonstrações tecnológicas com as empresas que já estão no ecossistema. Entre os destaques estão os temas “Descarbonização: da urgência à ação prática”, com cases sobre hidrogênio verde, veículos de baixa emissão e eficiência energética; e o “O Futuro da Mobilidade”, com foco em logística ferroviária inteligente e cidades automatizadas.

Os visitantes também terão a oportunidade de acompanhar uma demonstração exclusiva do robô Spot, da Boston Dynamics, promovida pelo Itaipu Parquetec. Em sessões dedicadas e com número limitado de participantes, será possível ver de perto como essa solução robótica de última geração atua em tarefas como inspeções automatizadas, leitura de sensores, coleta de dados em tempo real e operação em áreas de risco.

Fruto de articulações iniciadas em 2021 pelo Conselho Setorial da Indústria Automotiva da Fiep, o Parque já viabilizou mais de R$ 263 milhões em projetos de inovação. A estrutura conta com mais de 165 mil m² e abriga laboratórios, espaços para startups e centros de pesquisa. UniSenai PR, Lactec, Fundação Araucária, Habitat Corporações e Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica estão entre as instituições já instaladas no ecossistema.

Indústria do futuro

Para o presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, a inauguração representa um passo decisivo rumo à indústria do futuro. “A inauguração do Parque Tecnológico da Indústria é um marco para o Paraná e reforça nosso compromisso com a inovação e o desenvolvimento sustentável. Este será um espaço estratégico para impulsionar soluções em áreas prioritárias como a mobilidade, aproximando ainda mais o nosso segmento do conhecimento gerado nas universidades. Estamos construindo, juntos, o caminho para uma indústria mais competitiva, conectada e preparada para os desafios do futuro.”

A expectativa é que o Parque Tecnológico se torne referência nacional em integração entre empresas, academia e governo, acelerando o desenvolvimento de tecnologias e fortalecendo o papel do Paraná como protagonista da inovação industrial no Brasil.

Serviço
Inauguração Parque Tecnológico da Indústria
11 de junho de 2025
Fiep – Campus da Indústria

Fiep - Federação das Indústrias do Estado do Paraná

AMIGO É COISA PARA SEMPRE GUARDAR. Por Marli Gonçalves*

Amigo, cada amigo, marca um passo e um compasso. O tempo vai passando, vai chegando perto o fecho de mais um ano de vida, algumas décadas, e as lembranças e emoções ficam mesmo à flor da pele. Tem mais o que lembrar; mais muito até o que esquecer também. Nesta costura toda são os amigos que pontuam o que fizemos ao longo da trajetória, muito mais até do que os amores.

Pensava nisso agora, nessa quase inexplicável coisa de amizades que às vezes a gente nem sabe bem onde começou, porque consideramos tanto mesmo que tenham sido poucos encontros, ou que estes tenham sido perdidos no tempo, mas inesquecíveis. Ultimamente, com a vida digital, temos amigos até que nunca encontramos pessoalmente, mas estão ali sempre dando forças, te acompanhando, mandando mensagens, carinho e conforto. Não são meros seguidores. Falo de relações criadas, que tenho sorte de manter com muitos dos meus leitores, e que vocês talvez nem imaginem a diversidade deles. Os pontos de identificação.

Como dizia, pensava nisso e foi até engraçado por coincidência assistir o rompimento público de uma amizade explosiva, a entre Donald Trump e Elon Musk, os milionários poderosos e extravagantes que antes rasgavam seda um para o outro e agora de uma hora para outra se espetam com farpas que podem acabar revelando incríveis tramas. Ambos extravagantes senhores de ideias e atos que fazem o mundo tremer e temer. Cá estamos nós, no meio, e torcendo, claro, para a briga.

Amizade e poder nem sempre combinam, temos exemplos. Rompimentos de qualquer forma nunca são bons, carregam além de informações, mágoas.

No meu caso, ainda estranho muito não ter mais por aqui muita gente que possa contar de minha trajetória toda, perdi muitos amigos no caminho, outros acompanharam só certas fases.  Guardo com carinho as poucas  amizades que tenho de escola, universidade, as agora espalhadas até em outros países e fusos horários.

Encontrá-las muitas vezes me levam às lágrimas, como se ali o tempo voltasse, ativando a memória e as situações vividas. Mas cada vez mais, com a idade, isso fica pra trás e apenas sobram daqui as próprias e íntimas recordações dos afetos reais e cada vez mais difíceis de serem criados fora das tais redes.

Essa nostalgia vem da força da tristeza sentida pela perda recente de mais um amigo, Marino Maradei, que não encontrava há décadas, mas que jamais deixou de estar presente com a gentileza que marcou sua existência desde que nos conhecemos e trabalhamos juntos por um período. O que chama atenção é como a gente é capaz de se surpreender com o quanto distraídos podemos estar de quem até por poucos detalhes foi amigo influenciador de sua trajetória.

Com o tempo temos de nos acostumar – ah, como se isso fosse mesmo possível – com partidas. E delas extrair a sabedoria deixada, os planos e legados que puderem ser continuados, os exemplos a serem seguidos. Marcando nossos aniversários.

Ainda estamos aqui. Como andam dizendo, a vida presta.



*Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano - Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela AmazonMe encontre, me siga, juntos somos mais: Blog Marli GonçalvesFacebook,Instagram,TwitterBlueSky, Threadsmarli@brickmann.com.br.


“OBSERVAÇÕES” NA CNH. SABE O QUE É ISSO? Por chicolelis*

Então, o motorista segue pela estrada e é parado por um comando da Polícia Rodoviária, seja estadual ou federal, coisa cada vez mais difícil de acontecer hoje em dia. Eu não consigo lembrar quando foi que vivi momento como esse e, certamente você também não se lembra, certo?

O policial faz os cumprimentos de praxe e pede os documentos e a CNH. O motorista está sem óculos, mas, nas observações, tem lá uma letrinha “A” que o obriga a usar lentes corretivas. Daí, se ele não estiver usando óculos ou lentes de contato, e  mostrá-las, fica impedido de seguir viagem, ou passar o volante para quem, estiver junto com ele e que seja habilitado. Isso, além da multa, hoje de R$ 293,47 e mais sete pontos “¨na carteira”.

Quem se lembra desse detalhe da CNH. Eles são muitos e a desobediência de muitos deles vale sete pontos na "carteira" e pesadas multas. Há observações que proíbem o motorista de trafegar após o por do sol (letra U) ou em vias de trânsito rápido, como as rodovias, ou vias urbanas expressas.

A mesma multa e os mesmos sete pontos “na carteira”, serão impostos para quem, tiver a observação “Y” na CNH e não estiver usando aparelho obrigatório para deficientes auditivos.

Para aqueles motoristas que têm a letra “Z” nas observações, que significa “Visão Monocular” ou seja, que tem apenas um olho com visão funcional, só pode conduzir veículos das categorias A (motocicletas) e B (automóveis), com algumas adaptações  para garantir visando garantir segurança no trânsito. É possível que sejam exigidas adaptações no veículo, como por exemplo, retrovisores maiores que os convencionais ou outros dispositivos que ampliem a visão do condutor.

Neste caso, a legislação não prevê nenhum tipo de punição ou multa, desde que existam as adaptações estabelecidas.

A – Obrigatório o uso de lentes corretivas | T – Vedado dirigir em rodovias e vias de trânsito rápido | U – Vedado dirigir após o pôr-do-sol | X – Outras restrições ou Y – Surdo (restrição muitas vezes colocada como X na CNH)

Quem tem a letra C nas observações, têm que ter o pedal do acelerador no lado esquerdo. Isto porque a pessoa tem alguma deficiência ou limitações no membro inferior direito, para que ela possa acelerar com o pé esquerdo.

A multa, para quem for surpreendido conduzindo um carro sem essa adaptação, é considerada gravíssima e dá multa de  R$ 230,47, somados aos sete pontos na “carteira”. Além da possibilidade de ter o veículo apreendido. Chegamos à letra D, que obriga o motorista a dirigir com câmbio automático, em razão de uma deficiência que exige adaptações no veículo.

Nesse caso, o uso de um veículo sem transmissão automática gera punição, considerada grave, com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na “carteira”.

Empunhadura

Sua instalação no volante do veículo é obrigatória para pessoas com deficiência física em membros superiores. Por se tratar de uma desobediência grave, a multa é de R$ 195,23, sem contar os cinco pontos acrescidos à “carteira”.

Manopla no volante. Foto: Hand Drive Adaptação Veicular

A letra G impressa nas observações diz que o motorista é obrigado a se utilizar de veículos com embreagem manual (sistema de borboletas junto ao volante) ou transmissão automática. Ele não pode dirigir veículos com câmbio manual tradicional. A desobediência é considerada infração grave, com cinco pontos na “carteira”.

Quanto a letra H obriga o condutor a usar acelerador e freio manuais, controlados por intermédio de mecanismos operados com as mãos e não com os pés. A desobediência custa R$ 293,37 de multa, além de acrescer sete pontos na “carteira”. Ela é uma restrição médica e não uma permissão para dirigir qualquer tipo de veículo.

Motos também

Além de observações para CNH existem para conduzir veículos de quatro rodas, elas existem para os motociclistas. Pelo menos três letras, L, M e N fazem exigências para uso desse veículo de duas rodas.

Essas observações abrangem todo o nosso alfabeto, de A a Z, colocam regras para todos os modos de dirigir e todas as possibilidades de isso acontecer com todo tipo de condutor.

Observações na CNH

A – Obrigatório o uso de lentes corretivas

B – Obrigatório o uso de prótese auditiva

C – Obrigatório o uso de acelerador à esquerda

D – Obrigatório o uso de veículo com transmissão automática

E – Obrigatório o uso de empunhadura no volante

F – Obrigatório o uso de veículo com direção hidráulica

G – Obrigatório o uso de veículo com embreagem manual

H – Obrigatório o uso de acelerador e freio manual

I – Obrigatório o uso de adaptação dos comandos de painel ao volante

J – Obrigatório o uso de adaptação dos comandos de painel para os membros inferiores e/ou outras partes do corpo

K – Obrigatório o uso de veículo com prolongamento da alavanca de câmbio e/ou almofadas (fixas) de compensação de altura e/ou profundidade

L – obrigatório o uso de veículos com prolongadores dos pedais e elevação do assoalho e ou almofadas fixas de compensação de altura ou profundidade

M – Obrigatório o uso de motocicleta com pedal de câmbio adaptado

N – Obrigatório o uso de motocicleta com pedal do freio traseiro adaptado

O – Obrigatório o uso de motocicleta com manopla de freio dianteiro adaptada

P – Obrigatório o uso de motocicleta com manopla de embreagem adaptada

Q – Obrigatório o uso de motocicleta com carro lateral ou triciclo

R – Obrigatório o uso de motoneta com carro lateral ou triciclo

S – Obrigatório o uso de motocicleta com automação de troca de marchas

T – Vedado dirigir em rodovias e vias de trânsito rápido

U – Vedado dirigir após o pôr-do-sol

V – Obrigatório o uso de capacete de segurança com viseira protetora sem limitação de campo visual

W – Aposentado por invalidez

X – Outras restrições

Y – Surdo (restrição muitas vezes colocada como X na CNH)

Z – Visão monocular (restrição muitas vezes colocada como X na CNH)

*chicolelis Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. Visite o blogdochicolelis.
**A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

quinta-feira, 5 de junho de 2025

TOYOTA DO BRASIL LANÇA ÓCULOS DE SOL A PARTIR DE PROJETO DE ECONOMIA CIRCULAR

Empresa lança, de forma pioneira, linha exclusiva de óculos de sol produzidos a partir de reutilização de resíduos

No Mês do Meio Ambiente, a Toyota do Brasil lança os óculos de sol GR, um acessório exclusivo desenvolvido com materiais reaproveitados do processo produtivo fabril. Unindo design e sustentabilidade, os óculos são resultado de uma iniciativa que transforma resíduos automotivos em novos produtos. A iniciativa é pioneira no setor automotivo brasileiro e reforça o compromisso da empresa com a economia circular e a responsabilidade ambiental.

O destaque do produto está na estrutura frontal, que é feita com resíduos de polipropileno, reutilizados a partir dos para-choques dos veículos modelos GR-Sport da marca Toyota produzidos no Brasil. A estrutura frontal dos óculos de sol GR foi desenvolvida por meio de parceria com a empresa Metalzilo.

Além disso, o estojo de proteção dos óculos é produzido a partir de resíduos de revestimento de assento automotivo gerado no processo de fabricação dos bancos do Corolla GR-Sport e do Corolla Cross GR-Sport feitos pela Toyota Boshoku do Brasil. O revestimento, o mesmo utilizado nos bancos dos carros, ganham nova vida nas mãos do Projeto ReTornar, iniciativa apoiada pela Fundação Toyota do Brasil, que promove a sustentabilidade e o empoderamento feminino.

O lançamento prevê dois modelos de óculos de sol: um com lente cinza convencional e outro com lente espelhada, ambos com hastes na cor vermelha, no mesmo tom marcante da marca TOYOTA GAZOO Racing, reforçando a identidade esportiva da linha.

Os modelos estarão disponíveis exclusivamente nas seis GR Garage do Brasil – concessionárias Toyota com espaços exclusivos para a linha esportiva TOYOTA GAZOO Racing. As lojas estão localizadas em Goiânia (GO), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Alphaville (SP), Curitiba (PR) e Sorocaba (SP).

“Mais do que desenvolver carros, temos o compromisso de criar soluções que contribuam com a sociedade e o meio ambiente. Transformar resíduos automotivos em um acessório sustentável é uma forma concreta de praticar a economia circular e gerar impacto positivo. Esta iniciativa simboliza nosso olhar para o futuro — um futuro em que inovação e responsabilidade caminham juntas”, comenta Roberto Braun, diretor de Comunicação, presidente da Fundação Toyota, e porta-voz da área de ESG da Toyota do Brasil.

Toyota do Brasil
Giusti Creative PR

quarta-feira, 4 de junho de 2025

PARCERIA ENTRE WGROUP E ABRACERVA FORTALECE O 1º FESTIVAL DE CERVEJARIAS ARTESANAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO, DENTRO DA SÃO PAULO OKTOBERFEST 2025

A WGroup, idealizadora e organizadora da São Paulo Oktoberfest — um dos maiores festivais de cultura alemã da América Latina — anuncia a parceria institucional com a Abracerva (Associação Brasileira de Cerveja Artesanal) para o lançamento do 1º Festival de Cervejarias Artesanais do Estado de São Paulo. A iniciativa integra a programação oficial da 8ª edição da São Paulo Oktoberfest, que acontece de 19 de setembro a 5 de outubro, no Parque Villa-Lobos, e tem como propósito ampliar, diversificar e valorizar a experiência cervejeira dos visitantes.

Com a parceria, a WGroup reforça seu compromisso em promover a cultura cervejeira local e gerar impacto positivo na economia criativa paulista. “Estamos muito felizes com o apoio institucional da Abracerva e com a possibilidade de, através da São Paulo Oktoberfest, estarmos ao lado da entidade na promoção e valorização das pequenas e médias cervejarias do nosso estado”, destaca Walter Cavalheiro Filho, CEO da WGroup. “Essa parceria estratégica tem grande potencial de impacto — tanto para os empreendedores do setor, quanto para o desenvolvimento econômico e turístico de São Paulo.”

“O Festival é uma oportunidade para divulgar a cultura cervejeira das diversas regiões paulistas e dar visibilidade às marcas das pequenas fábricas locais. Mostra que os polos regionais são fundamentais para a organização do segmento”, avalia o presidente da Abracerva, Gilberto Tarantino.

As cervejarias interessadas em participar podem se inscrever por meio deste link.

O inédito festival nasce com identidade própria, curadoria especializada e programação independente. A proposta do evento é oferecer uma plataforma robusta de visibilidade, valorização e expansão da cadeia produtiva da cerveja artesanal paulista. “Acreditamos que, com toda a força de comunicação e mídia do evento, vamos contribuir ativamente para o crescimento do market share dessas marcas, que têm enorme qualidade, autenticidade e um compromisso real com o desenvolvimento local”, complementa Cavalheiro.

Essa novidade reforça o caráter inovador e ampliado da 8ª edição do festival, que em 2025 contará com duas novas áreas gastronômicas exclusivas de culinária alemã, além de mais de 80 opções tradicionais. A festa também contará com três grandes palcos: Palco Biertent (shows principais), Palco Bradesco (ativações e atrações especiais) e Coreto das Apresentações Artísticas (performances típicas e grupos germânicos). Os ingressos já estão disponíveis pelo site oficial

São Paulo: Berço da Cerveja Artesanal no Brasil

Com mais de 410 cervejarias registradas, São Paulo é o estado com o maior número de cervejarias artesanais do país. Segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o setor cervejeiro artesanal é responsável por cerca de 143.500 empregos diretos e indiretos no Estado de São Paulo, com alto potencial de impacto econômico nas áreas de agricultura, logística, turismo e comércio local. “Naturalmente, os visitantes da São Paulo Oktoberfest também ganham com essa iniciativa, porque terão acesso a uma experiência cervejaria ampliada, mais diversa e conectada com a vocação do nosso estado. Estamos apenas no começo de um movimento que veio para ficar”, conclui Cavalheiro.

Os ingressos para a festa deste ano já estão disponíveis exclusivamente
pelo site oficial do evento : www.saopaulooktoberfest.com.br

A WGroup é uma companhia proprietária de marcas e produtos nos segmentos de entretenimento, cultura e eventos corporativos, com forte atuação voltada à criação, gestão e expansão de projetos autorais. Com mais de 2.500 projetos entregues à indústria da economia criativa, a empresa se destaca por unir estratégia, experiência e inovação em produtos de alto impacto. Entre seus cases proprietários de maior expressão destacam-se a São Paulo Oktoberfest, Chefs da Estrada e Life Lounge. Além disso, a WGroup atua como parceira estratégica na intermediação de grandes negócios, como a Villa de Natal São Paulo e a comercialização dos naming rights da Roda Rico em São Paulo, reafirmando sua vocação para conectar marcas, experiências e oportunidades.

A Abracerva, Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, é uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de proteger, desenvolver e democratizar a cerveja artesanal brasileira. É a maior entidade do setor e representa diretamente 800 pequenas cervejarias, brewpubs, bares, distribuidores, fornecedores e profissionais que trabalham no segmento. A Abracerva acredita na máxima “beba menos, beba melhor”. Clique aqui e visite o site Abracerva ou @abracervaoficial

São Paulo Oktoberfest
Head de Comunicação
Gilberto dos Santos
gilberto.santos@expertecia.com.br 

VALVOLINE™ GLOBAL OPERATIONS É CONFIRMADA COMO APOIADORA OFICIAL DA COPA DO MUNDO DA FIFA 26

A Valvoline™ Global, líder mundial em soluções automotivas e industriais, foi anunciada como Apoiadora Oficial da Copa do Mundo da FIFA 26™ antes da celebração global que ocorrerá no Canadá, México e Estados Unidos no próximo ano.

O patrocínio da Copa do Mundo da FIFA 26 pela Valvoline Global se deve ao seu rápido crescimento internacional. À medida que a empresa se aproxima de seu 160º aniversário, com vendas em mais de 140 países e territórios, a Valvoline se tornou uma das marcas de lubrificantes que mais crescem em todo o mundo.

Preparada para ser a maior e mais inclusiva edição da Copa do Mundo da FIFA™, o torneio de 2026 contará com 48 seleções nacionais de todo o mundo competindo em 104 partidas em 16 cidades-sede no Canadá, México e Estados Unidos. A empresa planeja oferecer experiências para os fãs em cidades-sede selecionadas e promoções exclusivas com os principais parceiros de varejo da Valvoline. Mais detalhes serão divulgados ainda este ano.

“A Copa do Mundo da FIFA 26 reunirá mais as pessoas do que tudo - por meio da paixão, do desempenho e do poder da possibilidade”, disse o CEO Global da Valvoline, Jamal Muashsher. “À medida que nos aproximamos de nosso 160º aniversário, a Valvoline Global tem orgulho de fazer parte de um evento que celebra não apenas a grandeza do jogo, mas o potencial dentro de todos nós para fazer o mundo evoluir”.

Esta será a primeira vez que a Valvoline Global estará envolvida em um evento esportivo dessa magnitude. A parceria da empresa com a FIFA destaca seu compromisso com a inovação de categoria internacional e com um serviço excepcional, objetivos que são compartilhados por ambas as organizações.

“Estamos entusiasmados em receber a Valvoline Global, uma respeitada força global nos setores automotivo e industrial, como apoiadora oficial deste torneio histórico”, disse o secretário-geral da FIFA, Mattias Grafström. “A visão inovadora da empresa está alinhada com o espírito dinâmico da Copa do Mundo da FIFA. O compromisso da Valvoline Global de promover o progresso por meio de soluções de ponta está em sintonia com nossos valores, e estamos entusiasmados em embarcar nessa jornada juntos”.

As Operações da Valvoline™ Global

A Valvoline Global, criadora do primeiro óleo de motor de marca do mundo, está estimulando a próxima geração de mobilidade por meio da inovação para clientes em mais de 140 países e em mais de 80.000 pontos de distribuição. Líder mundial em soluções automotivas e industriais prontas para o futuro e nos melhores serviços da categoria para parceiros em todo o mundo, nosso legado de pioneirismo se estende por quase 160 anos.

Com soluções disponíveis para todos os motores e trens de força, desde veículos de alta quilometragem e pesados até veículos elétricos, a Valvoline Global está criando o caminho para a mobilidade e, além disso, expandindo suas soluções de transferência de calor para computação de alto desempenho.

Em parceria com a nossa empresa controladora Aramco, uma das maiores empresas integradas de energia e produtos químicos do mundo, estamos promovendo inovações inigualáveis em produtos e soluções comerciais sustentáveis para o que o futuro nos reserva – dentro e fora das estradas.

Saiba mais pelo site Valvoline Global ou pelo Instagram, Facebook e LinkedIn.

Copa do Mundo da FIFA 26™

A Copa do Mundo da FIFA 26™ será o maior evento esportivo de todos os tempos, contará com três países-sede, 16 cidades-sede, 48 equipes e 104 partidas, unindo um continente inteiro para apresentar um novo e importante formato de torneio. Com mais países, cidades, equipes e jogos, a Copa do Mundo da FIFA 26™ será a edição mais inclusiva da competição, envolvendo milhões de torcedores em estádios exclusivos e bilhões em todo o mundo. O torneio será realizado em junho e julho de 2026. Para obter as informações mais atualizadas sobre a Copa do Mundo da FIFA 26™, acesse FIFA.com/WorldCup. Os representantes da mídia que desejarem se manter atualizados sobre tudo o que acontece em 2026 devem se registrar no FIFA Media Hub.

Valvoline Global Operations
Usiquímica
Textofinal de Comunicação Integrada

BANCO CNH DIVULGA RELATÓRIO BIENAL 2023/2024 COM R$ 28 BILHÕES DE CARTEIRA DE OPERAÇÕES DE CRÉDITO

Instituição apresenta avanços e desafios do biênio, com crescimento em relação aos anos anteriores

O Banco CNH, divisão financeira da CNH, divulgou os resultados de 2024 com um total de carteira de operações de crédito de R$ 28 bilhões, um crescimento de 9% em relação a 2023 e 42% se comparado a 2022. O balanço aponta ainda uma receita bruta de R$ 4,1 bilhões, 19% superior a 2023 (R$ 3,4 bilhões) e 77% superior a 2022 (R$ 2,3 bilhões). O lucro líquido, que foi de R$ 324,9 milhões em 2022, sofreu quedas consecutivas em 2023 (R$ 143,2 milhões) e em 2024 (-R$ 160,6 milhões). Esse resultado se deve, principalmente, ao aumento das provisões para perdas esperadas em decorrência do crescimento da inadimplência e do ajuste nos fluxos de pagamento de clientes afetados pelas intempéries climáticas.

Mesmo diante do cenário financeiro desafiador, o Banco CNH demonstrou resiliência ao adotar estratégias robustas e adaptar sua gestão para manter a estabilidade financeira e fortalecer sua posição no mercado. “Com foco numa boa gestão de crédito, funding e riscos — especialmente considerando que o setor agrícola representa cerca de 65% do nosso portfólio — buscamos assegurar um desempenho positivo e apoiar os clientes mais impactados, oferecendo soluções personalizadas, como ajustes nos fluxos de pagamento. Também mantivemos nossa atuação nos segmentos de construção e veículos comerciais, equilibrando competitividade e controle de risco”, afirma Heberson de Góes, presidente da CNH Capital na América Latina.

Em termos de fontes de captação de recursos, destaque para a continuidade da ampliação da carteira de funding de terceiros, que atingiu a marca de R$ 17,5 bilhões em 2024, representando 69% da carteira do Banco CNH, enquanto o volume de repasses do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) fechou o ano em 31% do total captado pela instituição.

Além disso, a CNH reafirmou seu compromisso com o Banco por meio do incremento de seu patrimônio líquido e da aquisição de dívida subordinada (nível II) emitida pela instituição financeira em 2023. Desta forma, a companhia encerrou os 2 últimos anos com Índices de Basileia em patamares mais elevados, atingindo 13,5% em 2024 e 13,1% em 2023 (quando em 2022 foi de 11,1%).

Produtos e Serviços Financeiros: Soluções Customizadas e Exclusivas

O Banco CNH disponibiliza soluções financeiras personalizadas para promover o desenvolvimento sustentável dos negócios. Seu diferencial está na relação próxima com concessionários e clientes finais, que possibilita uma compreensão detalhada e individualizada das necessidades dos setores agrícola, de construção e serviços comerciais.  Nos últimos dois anos, a instituição financeira lançou e aprimorou produtos e serviços estratégicos, ampliando a oferta de crédito e reforçando a experiência do cliente.

Lançado em 2023, o Cartão Banco CNH é uma solução financeira digital disponível para clientes das marcas Case IH, New Holland, New Holland Construction e CASE Construction Equipment para a compra de peças e serviços de manutenção nas concessionárias credenciadas. Além de agilidade e praticidade na hora da compra, que pode ser feita no ponto de venda ou à distância, o Cartão Banco CNH traz outras vantagens em comparação a outros cartões de crédito disponíveis no mercado, como a flexibilidade para pagamentos alinhados ao ciclo da safra e prazos de até 180 dias para o vencimento da fatura, ajustando-se à realidade e fluxo de caixa do cliente.

Outra novidade é o Crédito Rural – Taxa Fixa BNDES em Dólar (TFBD), uma opção de financiamento atrelada ao dólar e com taxas fixas para aquisição de máquinas e equipamentos por meio de repasses do BNDES). A linha de crédito possui condições atrativas para clientes com receitas vinculadas à moeda estrangeira: a taxa TFBD é pré-fixada no momento da contratação, e o valor pago em reais varia conforme a cotação do dólar no dia anterior ao pagamento; além de prazos de financiamento mais longos que se ajustam à realidade do mercado.

Também em 2023 e 2024, o Banco CNH fortaleceu significativamente sua estrutura de prevenção a fraudes, com foco na proteção dos clientes, no atendimento às exigências regulatórias e na promoção da integridade do sistema financeiro.

Mais do que reagir a ameaças, a companhia investe continuamente em inovação e inteligência aplicada, com foco na antecipação de riscos e na atuação preventiva – reforçando seu compromisso com a confiança dos clientes e a responsabilidade frente ao mercado financeiro.

Banco CNHCom mais de 25 anos de história no Brasil, o Banco CNH financia os segmentos agrícola, de construção, transportes e geração de energia. Presente nos principais polos econômicos do país, a instituição financeira oferece soluções de crédito e seguros customizadas para a rede de concessionários das marcas CNH – Case IH, New Holland, New Holland Construction e CASE Construction Equipment e do Iveco Group – FPT, IVECO e IVECO BUS

Banco CNH
Rede Comunicação de Resultado

terça-feira, 3 de junho de 2025

ALTAIR É NOMEADA LÍDER NO QUADRANTE MÁGICO DA GARTNER® PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO

Companhia é destacada para Plataformas de Ciência de Dados e Machine Learning e reconhecida pela completude da visão e capacidade de execução

A Altair, líder global em inteligência computacional, anunciou que o Altair® RapidMiner®, sua plataforma de análise de dados e IA, foi posicionada pela Gartner como Líder no Quadrante Mágico para Plataformas de Ciência de Dados e Machine Learning. A avaliação foi baseada em critérios específicos que analisaram a completude da visão e a capacidade de execução da empresa.

"Ser reconhecida como líder pelo segundo ano consecutivo valida ainda mais a experiência da Altair em ciência de dados e aprendizado de máquina. Nossa solução única e líder mundial para preparação de dados, desenvolvimento de IA, orquestração e automação, Altair® RapidMiner®, capacita organizações a transformar dados em inteligência de forma mais rápida e eficaz", disse Sam Mahalingham, diretor de tecnologia da Altair. “Nós continuamente ultrapassamos os limites da inovação, e agora, tendo ingressado no ecossistema da Siemens, ajudaremos nossos clientes a construir, automatizar e implantar IA mais rápido do que nunca.”

As capacidades de IA full-stack do Altair RapidMiner — que vão desde AutoML low code até MLOps sofisticados, estruturas de agentes e visualização em alta velocidade — capacitam as organizações a prototipar, implantar e escalar aplicações de IA rapidamente. A plataforma também oferece suporte nativo para execução de códigos em linguagem SAS — sendo uma das apenas duas plataformas no mundo com essa capacidade — permitindo que os clientes preservem e ampliem o valor de seus investimentos existentes em analytics enquanto modernizam seus fluxos de trabalho. Outro diferenciador notável é o motor gráfico de processamento massivamente paralelo (MPP) do Altair RapidMiner, projetado para dar suporte à criação de grafos de conhecimento, data fabrics e modelagem de ontologias em escala corporativa.

De acordo com o relatório, “Líderes neste mercado possuem uma estratégia corporativa e de plataforma madura, refinada e direcionada, que incorpora e aproveita o potencial da GenAI e de agentes de IA para gerar valor de negócio para seus clientes. Eles identificam oportunidades de uso de agentes que outros fornecedores não percebem ou nas quais ainda não investiram, e demonstram capacidade de inovação em um ritmo superior ao dos concorrentes. Além disso, conseguem articular claramente o valor que entregam aos diversos perfis envolvidos no processo de desenvolvimento de modelos de ciência de dados e machine learning”.

Os relatórios do Quadrante Mágico são fruto de uma pesquisa rigorosa e baseada em fatos de mercados específicos, fornecendo uma visão ampla das posições relativas dos fornecedores em mercados de alto crescimento e diferenciação marcante. Os fornecedores são classificados em quatro quadrantes: Líderes, Desafiadores, Visionários e Players de Nicho. A pesquisa habilita as organizações a alinhar suas decisões tecnológicas às suas necessidades específicas de negócio e estratégia.

Para mais informações sobre o Altair RapidMiner, visite o site clicando aqui.

Isenção de responsabilidade da Gartner Gartner, Quadrante Mágico para Plataformas de Ciência de Dados e Aprendizado de Máquina, Afraz Jaffri, Maryam Hassanlou, Tong Zhang, Deepak Seth, Yogesh Bhatt, 28 de maio de 2025.

GARTNER é uma marca registrada e marca de serviço da Gartner, Inc. e/ou suas afiliadas nos EUA e internacionalmente, e QUADRANTE MÁGICO é uma marca registrada da Gartner, Inc. e/ou suas afiliadas e é usado aqui com permissão. Todos os direitos reservados. A Gartner não endossa nenhum fornecedor, produto ou serviço representado em nossas publicações de pesquisa, e não aconselha os usuários de tecnologia a selecionar apenas aqueles fornecedores com as classificações mais altas ou outra designação. As publicações de pesquisa da Gartner consistem nas opiniões da organização de pesquisa da Gartner e não devem ser interpretadas como declarações de fato. A Gartner nega todas as garantias, expressas ou implícitas, com relação a esta pesquisa, incluindo quaisquer garantias de comercialização ou adequação para um propósito específico.

Altair é um líder global em inteligência computacional que fornece software e soluções em nuvem em simulação, computação de alto desempenho (HPC), análise de dados e IA. A Altair faz parte do Siemens Digital Industries Software. Para saber mais, visite o site clicando aqui ou clicando aqui

Altair
Secco Consultoria de Comunicação