sexta-feira, 13 de junho de 2025

MARTIN, MAIS DE 17 MILHÕES DE QUILOMETROS EM VOOS (com milhares de amigos conquistados). Por chicolelis*

O seu primeiro voo aconteceu quando ele tinha 6 anos (75 anos atrás), indo com os pais para a Alemanha, a terra deles (ele nasceu em Porto Alegre). No total, até hoje, foram 17.008.541 quilômetros voados, significando três anos e quatro meses, acima dos 10 mil pés de altura. Tudo isso significado o mesmo que 425 voltas em redor da terra ou 44,7 de idas à lua.

Foram 1.059 dessas viagens para a América do Norte, América Central, 1090 travessias do Atlântico Sul e  44 para a China. No Brasil ele pousou em 151 cidades, na maioria delas como integrante das equipes de voo da Varig, a empresa em que foi comissário e instrutor.

O autor dessas façanhas é  Matrtin Bernsmüller, um “querido” da Imprensa Automotiva brasileira, com quem ele manteve contato por muito tempo, durante eventos da Volkswagen e da Mercedes-Benz, em que ele se transformou em guia turístico, após sua aposentadoria na Varig, em 1999 (ele trabalhou também por 11 anos na Lufthansa e por duas vezes na empresa brasileira).

Mas ele não é protagonista desta minha coluna pelos seus feitos aeroviários mas, principalmente pelo apreço que têm por ele, todos os jornalistas que tiveram a oportunidade de participar de eventos em que ele cuidava dos detalhes das viagens e hospedagens dos convidados das empresas promotoras.

"Acredito que as definições mais apuradas de 'Competência e Gentileza' conseguem traduzir com exatidão a figura de Martin Bernsmuller. Amigo leal, homem de propósitos elevados e excepcional companhia, principalmente nas viagens. Um cavalheiro de rara espécie". Depoimento do jornalista Fábio Amorim.

Martin Bernsmuller no início de carreira e ao lado da esposa, que foi sua aluna.

Pilotos da F1 também

Mas Martin não era o preferido só pelos jornalistas. Pelo seu modo profissional e afetivo de tratar os passageiros, acabou conquistando também alguns pilotos da F1, como Michael Schumacher, com quem conversava, em alemão (Martin fala 6 idiomas fluentemente e “arranha”, como ele diz, o mandarim) sobre as coisas da Alemanha.

Uma curiosidade tem como protagonista o piloto David Couthard, que chegava no voo com a equipe McLaren às 5 horas da manhã. Martin conta que o piloto adorava caipirinha e queria tomar a primeira logo que deixassem o aeroporto. De nada adiantava a alegação de que era cedo para a bebida. E isso aconteceu todas as vezes em que David vinha ao Brasil para a prova de F1.

Outro piloto “cliente” de Martin era o Kimi Raikkonen. Mas, o fato mais curioso envolvia a esposa de Juan Pablo Montoya, que era cliente assídua da Daslu (loja feminina com clientela de alto poder aquisitivo), de onde saia com muitas sacolas.

- Martin é alguém que vive o que ensina. Seu lema — “Diante dos maiores desafios, pare, pense e aja” — me marcou e se tornou também uma lição de vida para mim. Ele é o exemplo de que conhecimento e humanidade caminham juntos. É um amigo leal, uma referência, um verdadeiro maestro, o maestro do carisma. Depoimento de Gilberto dos Santos, jornalista que atuou com Martin, como contratante, quando trabalhava na Volkswagen.

Um drink muito especial

Durante muitos anos a Varig colocou no seu cardápio aéreo um drink chamado Christiaan Barnard. E quem foi o autor da façanha? O Martin! É que na sua viagem a Nova Iorque, o médico Christiaan Barnard, autor do primeiro transplante de coração no mundo, em 3 de dezembro de 1967 (o paciente foi Loui Waskansky, que faleceu 18 depois, vítima de complicações pulmonares), fez escala no Rio, vindo da África do Sul (lá, na Cidade do Cabo, ocorreu a famosa cirurgia) em voo Varig.

Na segunda perna do voo, rumo aos Estados Unidos, Martin era o chefe de cabine e teve contato direto com o famoso médico. No momento do atendimento a bordo, o nosso personagem perguntou ao médico o que ele gostaria de tomar. A resposta foi uma receita do drink que foi adotado pela Varig e, segundo Martin, em alguns bares de hotéis luxuosos pelo mundo.

- Ele - conta Martin - ensinou-me a fazer o drink: suco de laranja, vermute doce, bitter, vodka e angostura. Mistura e pronto, entrou para o cardápio Varig.

- O Martin sempre foi muito prestativo e chamava a gente pelo nome o que é difícil porque sempre fez viagens com grupos grandes e gostava de escutar suas histórias do tempo que trabalhou como tripulante na aviação comercial. Assunto não faltava nas conversas com ele. Uma simpatia! Depoimento de João Mendes, um dos mais antigos jornalistas do setor, que viajou muito com Martin.

Uma China impressionante

No ano que vem, quando fará 82 anos, Martin vai parar de trabalhar. Sua última viagem vai ser para a China, onde está a cidade que mais o impactou em todas as suas viagens pelo mundo. E isso não foi nos dias atuais, quando a China cresceu aos olhos do Mundo. Foi em 1982.

- Eu - conta Martin - que saí da pequena Estância Velha (interior do RS) que nem calçamento nas ruas tinha, vi aquela grandiosidade e fiquei impressionado, especialmente vendo o Hotel Península, de alto luxo, com seus Bentley, Ferrari, Rolls Royce parados na porta, enquanto do outro lado do rio, casebres que hoje desapareceram.

De gaúcho para gaúcho

Encerrando os depoimentos sobre o nosso personagem, aí vai o de Cezar Bresolin, que tem no Martin um grande amigo. “Falar do Martin é uma coisa muito prazerosa. Uma pessoa do bem, sempre pronto a colaborar com quem precisa de ajuda. Se ele não sabe, vai buscar quem sabe. Como se diz aqui no Sul, é um pé de cabra que abri qualquer porta”.

*chicolelis Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. Visite o blogdochicolelis.
**A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

quinta-feira, 12 de junho de 2025

HUMAND EXPANDE OPERAÇÕES PARA O MERCADO BRASILEIRO E NOMEIA LEANDRO OLIVEIRA COMO NOVO DIRETOR

Executivo assume a função com o desafio de consolidar a presença da marca no país

Leandro Oliveira

A Humand, plataforma global que centraliza a cultura organizacional, a comunicação interna e a gestão de recursos humanos, anuncia sua entrada no mercado brasileiro e nomeia Leandro Oliveira como Diretor para o país. Oliveira, que também lidera as operações da empresa na Europa, Oriente Médio e África (EMEA), terá a missão de expandir e elevar a presença da Humand a um novo patamar no mercado nacional.

Para Nicolas Benenzon, CEO e fundador da Humand, a presença do novo executivo  no país é extremamente estratégica para garantir proximidade cultural e operacional com parceiros e clientes. “Queremos consolidar a presença da Humand e mostrar como podemos atender às demandas específicas das empresas locais ao oferecer tecnologia de ponta e uma parceria eficiente para impulsionar a eficiência e a inovação, especialmente em um mercado tão importante como o brasileiro”, destaca.

Leandro Oliveira traz consigo mais de 20 anos de experiência no setor de tecnologia e desenvolvimento de projetos, sendo cerca de 12 desses atuando em cargos de liderança. Com pós-graduação pela Heriot-Watt University e MBA Internacional em Administração e Gestão pela IE Business School, Oliveira conta ainda com um histórico comprovado de sucesso na implementação de projetos estratégicos de TI alinhados aos objetivos de negócio, com foco em inovação e crescimento dentro do mercado financeiro, além de sólida expertise em arquitetura de sistemas, segurança cibernética e democratização do acesso à tecnologia.

A expectativa da marca é aproveitar a lacuna da interrupção dos serviços de um dos principais players do mercado, o Workplace da Meta, e se estabelecer como uma solução abrangente no país, que combina comunicação, RH e cultura corporativa em um único aplicativo. Para isso, a empresa desenvolveu uma ferramenta proprietária que automatiza a migração dos dados do Workplace para a plataforma da Humand, eliminando complexidades operacionais e garantindo a continuidade dos processos internos das empresas.

A descontinuação do Workplace está prevista para 2026. Porém, alguns recursos da plataforma já devem parar de operar em setembro deste ano, o que acendeu um alerta no mercado especialmente pelas preocupações com perda de dados e falta de serviços integrados como o da Meta.

Nesse contexto, a Humand se destaca por sua abordagem integrada, que combina comunicação interna, gerenciamento de documentos e processos de RH em uma única ferramenta. Seus principais recursos incluem canais segmentados, transmissões ao vivo e análise de dados por meio de inteligência artificial, que garantem maior eficiência operacional. “Com tudo isso, conseguimos capacitar as empresas a se comunicarem de forma mais eficiente, oferecendo uma plataforma que garante a inclusão digital, o que, consequentemente, fortalece a cultura organizacional”, finaliza o novo diretor.

Humand

A Humand é o aplicativo completo que conecta e une toda a empresa em uma plataforma intuitiva e acessível. Oferecemos uma comunidade digital privada que centraliza a cultura organizacional, a comunicação interna e o gerenciamento de recursos humanos por meio de mais de 30 módulos, permitindo que todos os processos sejam realizados a partir de um telefone celular, independentemente da localização do funcionário ou da necessidade de acessar um computador ou e-mail corporativo.

  • Somos uma empresa global com mais de 300 funcionários em 20 países.
  • Em 2022, fomos selecionados pela aceleradora americana Y Combinator (YC).
  • Nossa plataforma é usada por mais de 1 milhão de funcionários de mais de 1.000 empresas em 40 países.
  • A Humand é ideal para empresas de pequeno, médio e grande porte, especialmente aquelas com uma força de trabalho distribuída em vários locais, como fábricas, lojas de varejo, hospitais, escritórios e muito mais.

Humand
Equipe MOTIM

A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO AGRONEGÓCIO (ABAG), EM PARCERIA COM A B3, A BOLSA DO BRASIL, PROMOVE O 24º CONGRESSO BRASILEIRO DO AGRONEGÓCIO

Colheita de soja no Mato Grosso. Foto: www.comprerural.com

Considerado um dos mais importantes eventos da cadeia do agronegócio no país, o Congresso Brasileiro do Agronegócio 2025 – promovido pela ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio - reunirá, no dia 11 de agosto, autoridades, líderes setoriais, empresários, especialistas e profissionais no Sheraton WTC São Paulo Hotel (SP). Em pauta, discussões sobre os temas mais relevantes para o agro, com o objetivo de fortalecer o relacionamento de diferentes atores do mercado e de ampliar o conhecimento, a partir de avaliações sobre os acontecimentos atuais no segmento.

A programação do Congresso contará com a palestra inaugural “Agroalianças e o Futuro”, que será conduzida pelo embaixador Roberto Azevêdo, consultor da ABAG e ex-diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), e mais dois painéis: “Alimentos, Energias e Inovação” e “Agrobrasil com Crescimento Sustentável: Financiamento e Mercado de Capitais”, além de uma mesa redonda, que tratará os principais aspectos da “Transição Energética”.

Nessa edição, a ABAG prestará homenagens ao embaixador Alexandre Parola, que receberá o Prêmio Ney Bittencourt de Araújo – Personalidade do Agronegócio, e à ex-Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, que será contemplada com o Prêmio Norman Borlaug – Sustentabilidade.

Em 2024, o Congresso Brasileiro do Agronegócio reuniu mais de 800 participantes presencialmente e a transmissão online foi assistida por cerca de 4000 pessoas, do Brasil e do exterior.

Serviço
24º Congresso Brasileiro do Agronegócio - Presencial e On-Line
Tema: Agroalianças
11 de agosto de 2025, das 9h às às 18h
Sheraton WTC São Paulo Hotel - Av. das Nações Unidas, 12559
Informações e inscrições pelo site (https://congressoabag.com.br)

Linoel Dias
linoel.dias.dias@gmail.com

EMBRAER ADQUIRE EQUIPAMENTO DE PONTA PARA DIGITALIZAR ACERVO DE SEU ARQUIVO CENTRAL DE DESENHOS DA ENGENHARIA

Extensos e enrolados há décadas, centenas de desenhos produzidos desde os anos 1950 serão digitalizados por scanner de grande formato mais largo já fabricado

Uma das maiores fabricantes de aeronaves do mundo, a brasileira Embraer atualizou seu Arquivo Central de Desenhos da Engenharia e agora conta com um novo equipamento para digitalizar os desenhos de programas da companhia, preservando a memória técnica da empresa e facilitando o acesso a essas informações no dia a dia.

Para a gigante da aviação, o gigante da digitalização: o responsável pela transferência digital do acervo de centenas de desenhos produzidos desde a década de 50 é o Contex modelo HD Ultra X 6050, scanner de grande formato mais largo já fabricado.

“A qualidade na captura de detalhes é essencial na digitalização de desenhos antigos e frágeis que compõem o acervo da Embraer. Além disso, é fundamental um equipamento que otimiza o processo de digitalizar desenhos técnicos grandes e complexos”, resume Rosemeire Goulart, responsável pelo Arquivo de Desenhos da Embraer.

A aquisição do HD Ultra X 6050 vai possibilitar a digitalização de desenhos de engenharia da Embraer registrados em diversos tipos de papel, como vegetal, sépia e cronaflex, e em vários formatos, muitos deles extensos e enrolados há décadas, que demandam um equipamento adequado para garantir a integridade do material e qualidade no resultado.

“De formato A4 a superior a A0 – podendo chegar até 10 metros de comprimento – o HD Ultra X 6050 digitaliza completamente e corrige o posicionamento do papel. Em vez de digitalizar em partes ou recorrer a serviços externos, ele nos permite uma digitalização completa e eficiente, mantendo a escala correta da matriz”, pontua Rosemeire Goulart.

Scanner HD Ultra X 6050

Ricardo Monteiro, diretor da ScanSystem, empresa distribuidora da Contex no Brasil o HD Ultra X 6050, é um scanner que traz uma interface intuitiva e é simples de operar: “Ele foi desenvolvido para garantir facilidade de uso, mesmo sendo um equipamento potente e indicado para digitalizações complexas, como é o caso do uso na Embraer”.

Com a iniciativa, a Embraer reforça seu compromisso com a inovação, a preservação do conhecimento técnico e a excelência operacional.

ScanSystem
CH2A Comunicação

quarta-feira, 11 de junho de 2025

MARCELO SCARPA É O NOVO VICE-PRESIDENTE DE FINANCIAL SERVICES DA LWSA

Marcelo Scarpa chega para impulsionar ainda mais a eficiência e inovação das soluções oferecidas à frente da divisão Financial Services e como responsável pela unidade Vindi

Marcelo Scarpa

Como parte da sua estratégia de crescimento sustentável, a  LWSA anuncia seu novo Vice-Presidente da divisão de Financial Services, Marcelo Scarpa. Executivo com mais de 20 anos de experiência no setor financeiro, Scarpa terá entre suas missões, liderar a unidade Vindi, plataforma de soluções financeiras da empresa.

Scarpa é formado em Administração, pós-graduado em Economia e com MBA Executivo pela Fundação Getúlio Vargas, o Sr. Scarpa tem atuações sólidas em posições de liderança em empresas de grande porte como Citi, Credicard, BNP Paribas. Atuou, também, como Diretor de Riscos (CRO) no Digio (Banco Digital do Bradesco) e foi responsável por áreas estratégicas como análise de crédito, prevenção a fraudes, meios de pagamento, cartões e gestão de risco de crédito.

Sua chegada reforça o compromisso da LWSA com a excelência em gestão e com o fortalecimento do ecossistema de soluções digitais voltadas à digitalização dos negócios brasileiros. O executivo assume o desafio de impulsionar soluções que atendam empresas de todos os portes com tecnologias voltadas à cobrança recorrente, pagamentos online, gestão de inadimplência e serviços financeiros integrados.

“Chego à LWSA com o compromisso de contribuir para uma trajetória de crescimento sustentável, apoiada em excelência de gestão e inovação. O segmento de Financial Services é peça-chave na construção de um ecossistema completo e eficiente para os negócios brasileiros. Estou entusiasmado com o desafio de fortalecer essa frente e impulsionar soluções que gerem ainda mais valor para nossos clientes e parceiros”, afirma Scarpa.

Informamos ainda, que a efetivação dessa nomeação está sujeita à aprovação do órgão regulador competente, em trâmite regular, nos termos da legislação aplicável.

A LWSA é um ecossistema de marcas integradas que oferece soluções digitais completas e modulares para empresas de todos os tamanhos. Nós fornecemos um amplo portfólio de produtos e serviços que auxiliam empreendedores desde o início de sua presença online até o aprimoramento do relacionamento com os clientes. Além disso, oferecemos soluções nas áreas de Commerce, Gestão e ERP, Serviços Financeiros e Presença Digital, tudo de forma integrada. Nosso foco é fornecer resultados mensuráveis e promover o crescimento sustentável para nossos clientes. Com uma equipe altamente capacitada e uma abordagem personalizada, estamos comprometidos em trazer a melhor solução para atender às necessidades exclusivas de cada negócio. Para mais informações, acesse.

LWSA
Edelman

RANDONCORP E FRASLE MOBILITY APRESENTAM AVANÇOS EM DIVERSIDADE, DESCARBONIZAÇÃO E ENERGIA LIMPA

Empresas destacam evolução nas metas alcançadas em 2024 e iniciativas de sustentabilidade e enfrentamento a eventos climáticos extremos

Foto: Alex Battistel | Randoncorp/Divulgação

A Randoncorp e a Frasle Mobility realizaram, nesta quarta-feira (11), o evento "Ambição ESG", destacando resultados expressivos em sua trajetória de sustentabilidade ao longo de 2024 e reforçando seu protagonismo na transformação da indústria da mobilidade. O encontro ocorreu no Instituto Caldeira, em Porto Alegre (RS), e contou com painéis com a participação de executivos das companhias, representantes de empresas parceiras e autoridades do poder público.

Para a Randoncorp, a construção de um futuro sustentável para a mobilidade exige atuação colaborativa e de acordo com as demandas reais do mercado. Por isso, parcerias como as estabelecidas com Gerdau, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Be8 foram destaques nesta edição do evento. Projetos como a reciclagem e reúso de materiais metálicos e a joint venture Addiante, ambos em parceria com a Gerdau, a substituição do diesel fóssil em testes no Centro Tecnológico Randon (CTR), em conjunto com a Be8, e a tecnologia e-Sys utilizada no caminhão conceito híbrido VW Meteor, da Volkswagen Caminhões e Ônibus, antecipam ganhos reais em sustentabilidade e fortalecem a competitividade do setor.

Durante o encontro, a Randoncorp celebrou também avanços em sua atuação ESG, baseada em três pilares fundamentais - Planeta, Pessoas e Negócios. Signatária do Pacto Global da ONU, a empresa estabeleceu compromissos públicos em 2021 e, desde então, acompanha avanços e mapeia ações futuras.

Em 2024, chegou a 20% de mulheres em cargos de liderança, um aumento significativo ante 11% em 2020. Com isso, se aproxima da meta de atingir 22% de mulheres em posições de tomada de decisão até o final de 2025.

A companhia investiu R$ 14,7 milhões em ações sociais no ano passado e consolidou investimento recorde de R$ 64 milhões em segurança com foco na redução de risco das operações e eliminação de acidentes graves. “Trabalhamos para criar um ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo e diverso, garantindo oportunidades de desenvolvimento profissionais e capacitação para lideranças”, salienta Marcos Baptistucci, CPCO da Randoncorp.

Outro marco celebrado foi o avanço concreto na descarbonização das operações. A Randoncorp registrou crescimento no uso de energia elétrica proveniente de fontes renováveis e, hoje, 65% da energia utilizada é oriunda da autoprodução ou da aquisição de energia certificada. Além disso, houve redução de 20,7% nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) em relação a 2023, consolidando a companhia como uma das líderes na transição para uma economia de baixo carbono.

“Esses resultados não são apenas números, mas evidências do nosso compromisso genuíno com o futuro. Sustentabilidade não é apenas um caminho, é o único caminho”, destacou Daniel Randon, presidente da Randoncorp. Para o executivo, as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul no ano passado e outros eventos climáticos extremos enfrentados em todo Brasil mostram que a pauta ESG é urgente e que a colaboração entre empresas, poder público e sociedade é fundamental.

Expansão global e diversificação de portfólios reforçam crescimento das companhias

Mesmo em um cenário desafiador, a incorporação de novos produtos ao portfólio e desenvolvimento de tecnologias e soluções seguiram em ritmo acelerado. Em 2024, a empresa registrou 73 patentes no Brasil, consolidando-se como uma referência em inovação no setor da mobilidade. Atualmente, 44,4% de sua receita líquida é proveniente de produtos lançados nos últimos cinco anos.

“Obtivemos um recorde de patentes registradas no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e apresentamos novidades muito relevantes para o mercado, como a AT4T, uma tecnologia 100% brasileira, que confere maior eficiência operacional para a logística em ambientes controlados, elevando padrões de segurança e otimizando os custos de operação, beneficiando nossos clientes”, destaca Daniel Randon.

A estratégia consistente de crescimento dos negócios em ritmo acelerado segue impulsionada pela diversificação, internacionalização e inovação. Neste sentido, a atuação da Randoncorp, por meio da sua controlada Frasle Mobility, é fundamental para uma jornada de expansão global. A aquisição da Dacomsa, no México, representou a maior transação da história da companhia. Além disso, a Randoncorp vem fazendo novos movimentos estratégicos na Europa.

Em 2024, a Frasle Mobility também desenvolveu projetos robustos de descarbonização, como o Caldeira Verde, que reduziu em 60% as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em processos produtivos da empresa, o equivalente a 10 mil toneladas de CO₂ por ano, e deu passos importantes em economia circular, com a ampliação do programa Recycle Max, ação da Fremax para reduzir o impacto ambiental no segmento de reparação automotiva por meio da coleta de discos e tambores de freio usados.

Juntas, Randoncorp e Frasle Mobility reafirmam sua visão de que a indústria deve ser protagonista na transição para uma economia mais verde. Mais do que indicadores positivos, as empresas evidenciam uma trajetória orientada por valores sólidos e uma atuação que conjuga inovação, responsabilidade social e compromisso ambiental.

RandoncorpMultinacional brasileira referência em soluções que facilitam a vida das pessoas por meio da mobilidade, a Randoncorp tem presença global fundamentada na qualidade, na inovação e na ética nos negócios. Com mais de 50 operações ao redor do mundo, alcança mais de 125 países com a comercialização de suas soluções e mantém liderança nos mercados de suas cinco verticais de negócios complementares. São cerca de 19 mil colaboradores. A Randoncorp desenvolve, produz e comercializa autopeças e serviços para o controle de movimentos, com portfólio completo para sistemas de frenagem, suspensão, transmissão e direção, por meio da Frasle Mobility, e para aplicações em veículos comerciais, por meio das marcas Suspensys, Castertech, Master e JOST Brasil. A Companhia também atua como montadora e está entre as dez maiores fabricantes de semirreboques do mundo, por meio da marca icônica Randon, com a mais completa linha de equipamentos para o transporte terrestre de cargas. A Companhia conta, ainda, com a Rands, Plataforma de Soluções Financeiras e Serviços, que atende aos setores de transporte e logística, mercado de reposição, agronegócio, varejo, tecnologia e inovação. O grupo impulsiona pesquisas em materiais, nanotecnologia e eletromobilidade e cria soluções em automação e robótica industrial com o Centro Tecnológico Randon (CTR), a NIONE e a Auttom. Com o propósito de conectar pessoas e riquezas, gerando prosperidade, atua na transformação social com iniciativas realizadas pelo Instituto Elisabetha Randon e incentiva a pesquisa científica por meio do apoio ao Instituto Hercílio Randon. Faz parte do Nível 1 de Governança Corporativa da B3, figurando entre as maiores empresas privadas brasileiras

Randoncorp
ANK Reputation

SAAB ATINGE MARCO INÉDITO EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COM O GRIPEN E

A Saab, em colaboração com a startup de defesa alemã Helsing, anunciou nesta quarta-feira (11) a conclusão bem-sucedida dos três primeiros voos com a integração do agente de Inteligência Artificial (IA) “Centaur” a um caça Gripen E. Parte do “Projeto Beyond”, desenvolvido pela Saab, o primeiro voo foi realizado em 28 de maio e representa um avanço significativo na aplicação de recursos de IA em aeronaves de combate. O feito também reforça a capacidade diferenciada do Gripen E de realizar atualizações rápidas de software, sem comprometer os requisitos de segurança.

Durante os voos, o Gripen E cedeu o controle ao Centaur, que executou de forma autônoma manobras complexas em um cenário de combate seguindo o conceito BVR (Beyond Visual Range, ou além do alcance visual), sinalizando ao piloto o momento ideal para o disparo.

“Esse é um marco importante para a Saab, que demonstra nossa vantagem qualitativa em tecnologias sofisticadas ao fazer a IA atuar com sucesso no ambiente aéreo. A rápida integração e os testes de voo bem-sucedidos da IA da Helsing no Gripen E exemplificam o ganho acelerado de capacidade que nossa aeronave pode oferecer. Estamos entusiasmados em continuar desenvolvendo e refinando o uso desse e de outros agentes de IA, mais uma vez evidenciando como nossos caças superam as ameaças em um ritmo mais veloz do que elas podem evoluir”, afirmou Peter Nilsson, head de Advanced Programmes da unidade de negócios de Aeronáutica da Saab.

Graças ao design exclusivo do Gripen E, é possível operar com o software de IA embarcado e totalmente integrado sem a necessidade de restringir seu uso a campos de testes militares e sem depender de aeronaves experimentais (X-plane) para avaliações em voo.

“Por meio do Projeto Beyond e de outros programas, estamos aproveitando ao máximo o potencial do software para explorar rapidamente os limites entre o presente e o futuro. No segmento de software, não há gerações, apenas velocidade”, acrescentou Nilsson.

O terceiro voo, realizado em 3 de junho, teve como foco principal a performance do Centaur. Na ocasião, o sistema foi confrontado com uma aeronave Gripen D real em uma série de cenários dinâmicos de combate BVR, com integração de dados em tempo real a partir de sensores embarcados para rastrear a aeronave adversária.

A equipe também testou a adaptabilidade do Centaur variando distâncias iniciais, velocidades, ângulos de aproximação e até desativando dados de Comando e Controle (C2), com o objetivo de avaliar a robustez do sistema.

A equipe conjunta da Saab e da Helsing no Projeto Beyond foi estruturada para explorar como agentes de IA confiáveis podem ser utilizados em ameaças futuras. A próxima etapa inclui a análise dos dados de voo e o contínuo treinamento do Centaur para aprimorar ainda mais suas capacidades em combates BVR, com uma nova série de voos prevista para o restante desse ano.

O projeto, totalmente financiado pela Administração Sueca de Material de Defesa (FMV), integra o programa sueco de desenvolvimento de conceitos para futuros sistemas de caça.

A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança com uma missão de longo prazo: ajudar os países a manterem suas pessoas e sociedades em segurança. Com o apoio de seus 25.000 funcionários, a Saab vai além dos limites da tecnologia para criar um mundo mais seguro e sustentável. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados, sejam eles aéreos, de armamentos, comando e controle, sensores e subaquáticos. A Saab está sediada na Suécia e possui operações importantes em todo o mundo. Os produtos e serviços da empresa fazem parte da capacidade de defesa de muitas nações. A Saab mantém uma parceria de longo prazo com o Brasil e fornece diversas soluções avançadas para o país, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen Brasileiro, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional

Saab
Owly

terça-feira, 10 de junho de 2025

NESTLÉ BRASIL ECONOMIZA MAIS DE 2 BILHÕES DE LITROS DE ÁGUA COM PROJETOS DE REUSO

Projetos de reutilização hídrica nas operações industriais impulsionaram a economia de água da empresa, alcançando volumes expressivos ao longo de mais de uma década

Unidade fabril da Nestlé em Araçatuba - SP. Foto: Divulgação.

A Nestlé Brasil alcançou um marco significativo em sua jornada por maior eficiência hídrica: entre 2013 e 2024, economizou 2,2 milhões de metros cúbicos de água - o equivalente a 2,2 bilhões de litros. Para 2025, a projeção é que a empresa reduza o consumo em mais de 150 mil metros cúbicos, equivalente a 150 milhões de litros do recurso.

O montante economizado de 2013 a 2024 seria suficiente para abastecer, por 12 meses, uma população de aproximadamente 59 mil habitantes – número de habitantes de cidades como Jaguariúna (SP) e Cruz Alta (RS). O cálculo leva em consideração o consumo médio diário de 150 litros por pessoa.

“A gestão de recursos renováveis, como a água, é uma das nossas prioridades estratégicas. Cada projeto voltado para a economia desses recursos representa um avanço no nosso compromisso com o meio ambiente e com as comunidades onde atuamos. Os resultados comprovam que inovação e responsabilidade ambiental podem caminhar juntas de forma eficaz.”, afirma Donir Costa, Diretor de Engenharia da Nestlé Brasil.

O número reflete um conjunto de iniciativas implantadas em suas unidades de negócios e linhas de produção para reutilização de água em suas 18 fábricas pelo Brasil, previstas inclusive no mais recente plano de investimentos anunciado pela Nestlé para o país. Até 2026, a Companhia prevê injetar R$8,5 bilhões no total para expansão de produção, aplicação de novas tecnologias nas fábricas e nas cadeias de fornecimento, na transição para práticas regenerativas e desenvolvimento de portfólio.

Entre os principais projetos responsáveis por esse resultado, destacam-se:

  • Goiânia (GO): em funcionamento desde 2019, a fábrica possui um sistema de coleta, tratamento e reuso de 120 milhões de litros por ano. Nesta unidade, a água é usada no processo de concentração do leite
  • Araçatuba (SP): o projeto dessa fábrica está em operação desde 2023. A planta fabril possui um sistema de coleta, tratamento e reuso de 40 milhões de litros de água, provenientes  do processo de fabricação de Lácteos, por ano.

Nestlé

A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 16 unidades industriais em operação localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de 12 centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição).

Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros.

Nestlé
NovaPR

PETROBRAS E ICMBIO DIRECIONAM R$ 15 MILHÕES PARA MELHORAR ACESSIBILIDADE DO ALTO CORCOVADO, NO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA

A Petrobras e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) assinaram, nesta segunda-feira (9/6), um Termo de Compromisso de Compensação Ambiental (TCCA) cujos recursos serão direcionados para melhorias na acessibilidade ao monumento do Cristo Redentor, localizado no Alto Corcovado, dentro do Parque Nacional da Tijuca. O acordo, com valor corrigido de R$ 14.988 milhões, é resultado de uma compensação ambiental definida pelo Ibama, relacionada à instalação da plataforma P-56, na Bacia de Campos.

A compensação vai permitir a aquisição de bens e serviços para melhorar as condições de acesso para Pessoas com Deficiência (PcD) e dar mais comodidade e segurança para os visitantes do ponto turístico mais visitado do Brasil. O plano de trabalho para a execução da compensação foi elaborado em conjunto entre as duas instituições. A parceria tem foco na substituição completa das quatro escadas rolantes existentes que dão acesso ao monumento do Cristo Redentor. O novo sistema incluirá escadas modernas e um plano inclinado paralelo automático.

“Trabalhamos para melhorar a qualidade e a segurança da visitação no Alto Corcovado, ampliando a acessibilidade e a proteção para todos que frequentam essa área pública. Esta área dentro do Parque Nacional da Tijuca constitui uma valiosa contribuição para a conservação da natureza da Mata Atlântica. Aprimorar a infraestrutura para a visitação, como estamos fazendo, fortalece o espaço publico, que pertence à população da cidade do Rio de Janeiro, do Estado e do Brasil, desde sua criação ainda no período do Império.”, afirmou o presidente do ICMBio, Mauro Pires.

A compra das novas escadas rolantes e a contratação da empresa que realizará a obra e a troca dos equipamentos fica a cargo da Petrobras. Já o ICMBio fica responsável por orientar e supervisionar essas ações, além do controle e da fiscalização sobre a execução do projeto. Cabe ressaltar que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) já avaliou e deu autorização para a realização dessas modificações no Alto Corcovado, que é área tombada.

"Esse projeto representa mais do que uma obrigação legal de compensação ambiental. É um reflexo do compromisso com a diversidade, equidade e inclusão, que é prioritário na Petrobras. Está totalmente em linha com a nossa política de direitos humanos e valores corporativos, especialmente no que tange ao cuidado com as pessoas e à sustentabilidade", destaca o gerente executivo de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Petrobras, Flaubert Matos Machado.

Sobre a compensação ambiental

A compensação ambiental é regida pela Lei 9.985/2000 e representa uma obrigação legal exigida pelo órgão licenciador aos empreendedores que desenvolvem projetos de impacto ambiental, como plataformas de produção de petróleo, gasodutos e poços. O mecanismo funciona como uma contrapartida do empreendedor, que deve apoiar unidades de conservação para contrabalançar os impactos ambientais ocorridos ou previstos durante o processo de licenciamento ambiental.

Revitalização do Corcovado ocorre desde 2024 e conta com mais R$ 75 milhões

Para além do anúncio de hoje com a Petrobras, o processo de revitalização do Alto Corcovado, com melhoria da acessibilidade e segurança desta região, foi anunciado em dezembro de 2024. Na ocasião, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o ICMBio divulgaram um plano de melhorias no valor de R$ 75 milhões para o Corcovado e outras áreas do Parque Nacional da Tijuca.

A execução da revitalização será realizada por fases. A primeira delas está em andamento e vai aplicar R$ 22,2 milhões – que é parte do total de R$ 75 milhões divulgados em dezembro. Será necessária uma pausa nas obras durante o verão, entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026, que é o período de maior movimentação no ponto turístico. Deste modo, espera-se que a parte superior do Alto Corcovado esteja pronta para verão de 2026/2027.

Agência Petrobras

VILLA DE NATAL SÃO PAULO PROMETE TRANSFORMAR O FIM DE ANO COM MAGIA, INCLUSÃO E PROPÓSITO PARA TODA A FAMÍLIA

Festival natalino acontece de 28 de novembro a 26 de dezembro com mais de 30 atrações, ações sociais e impacto cultural e econômico na cidade

Um dos eventos mais encantadores do fim de ano está de volta. De 28 de novembro a 26 de dezembro, o Parque Villa-Lobos será transformado na Villa de Natal São Paulo, um festival imersivo que combina cultura, gastronomia, solidariedade e entretenimento para toda a família. Serão mais de 30 atrações temáticas, espetáculos diários, experiências sensoriais e ações de impacto social, consolidando-se como um dos maiores festivais de Natal da América do Sul.

O anúncio oficial da nova edição foi feito nesta semana em um encontro com a Imprensa no Hotel Unique, no Jardim Paulista, em São Paulo, com a presença da primeira-dama da capital, Regina Nunes, e da idealizadora e presidente da Villa de Natal São Paulo, Soraia Carrasco. O festival será uma das principais atrações celebrativas do fim de ano, com apoio institucional da Prefeitura e inclusão no calendário oficial de festividades.

Com cenografia inspirada nas feiras natalinas da Europa e dos Estados Unidos, o festival ocupará uma área de 22 mil m² no parque com luzes, música e magia em todos os cantos. Entre as principais atrações estão a Casa do Papai Noel, inspirada na Santa Claus Village, localizada em Rovaniemi, na região da Lapônia, no norte da Escandinávia, e o Teatro Santa Claus. Nele, acontecerá a emocionante peça “O Sonho de Natal”, apresentada em três sessões diárias para até 500 pessoas, em um espetáculo envolvente com efeitos especiais e trilha sonora original, que narra a jornada encantada de uma criança até a casa do Papai Noel.

A Feira Natalina, inspirada nas tradicionais feiras europeias, reunirá mais de 50 artesãos com produtos autorais, itens de decoração, brinquedos artesanais e presentes exclusivos, celebrando o talento da economia criativa paulista. Já a Aldeia Gastronômica será um convite aos sentidos, com pratos típicos do Natal, panetones artesanais, receitas brasileiras e opções contemporâneas, tudo ambientado em quiosques decorados e iluminados, que reforçam a atmosfera acolhedora e festiva do evento.

Completam ainda a experiência do evento um parque de diversões totalmente iluminado e tematizado, com mais de 10 brinquedos — entre trenzinhos, carrosséis e atrações clássicas — todos integrados ao ambiente lúdico com decoração cenográfica, trilha sonora natalina e luzes sincronizadas. A já tradicional Parada de Natal ganhará novos elementos cênicos, carros alegóricos, neve artificial e interações com o público, enquanto a Fábrica de Brinquedos será uma instalação mágica, onde crianças poderão conhecer os duendes e os bastidores da oficina do Papai Noel.

Todas as atrações se conectarão às ruas cenográficas vivas e interativas, onde mais de 200 artistas circularão entre os visitantes, protagonizando encenações, espetáculos espontâneos e apresentações contínuas de música e teatro, criando uma atmosfera de encantamento permanente.

Inclusão, solidariedade e protagonismo feminino

A primeira-dama Regina Nunes assume o papel de madrinha e embaixadora oficial da Villa de Natal 2025. Ela liderará o apadrinhamento de 500 crianças da rede municipal, que participarão de visitas guiadas com direito a lanche e presente. Também será protagonista de ações como a feira de adoção do Projeto Caramelo, encontros com mulheres empreendedoras, parcerias com cooperativas de costureiras para produção dos figurinos e um almoço solidário com catadores de recicláveis.

O evento também promoverá uma campanha de arrecadação de brinquedos em parceria com o sistema ferroviário da cidade, com a meta de superar 50 mil unidades doadas a crianças em situação de vulnerabilidade. Mais de 20 mil ingressos sociais gratuitos serão distribuídos por meio de cotas incentivadas e projetos sociais.

“A Villa de Natal São Paulo é uma verdadeira celebração do espírito natalino. Queremos que cada visitante viva essa magia de maneira única e inesquecível”, afirma Soraia Carrasco, idealizadora e presidente da Villa de Natal São Paulo e da São Paulo Oktoberfest.

O evento integra o esforço da Prefeitura em transformar o Natal em uma celebração plural, afetiva e acessível, conectada com toda a cidade. A Villa entra como um dos principais polos culturais, turísticos e sociais da temporada”, destaca Regina Nunes, primeira-dama do município.

Impacto na cultura, economia criativa e turismo da cidade

A expectativa é que a edição de 2025 movimente mais de R$ 50 milhões na economia local, considerando setores como hotelaria, gastronomia, transporte e serviços. A estimativa é de mais de 2 mil empregos diretos e indiretos, envolvendo áreas como produção técnica, cultura, montagem, figurino, alimentação e artesanato. O festival também destaca o papel da economia criativa, abrindo espaço para pequenos e médios expositores nas Alamedas Comerciais e valorizando a produção local na Feira Natalina e na Aldeia Gastronômica, com pratos típicos, bebidas artesanais e receitas exclusivas.

A Villa de Natal São Paulo é uma realização da empresa Araucária, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Federal Rouanet, além de apoio institucional da Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias de Turismo e de Cultura.

Serviço
Villa de Natal São Paulo 2025
De 28 de novembro a 26 de dezembro
Parque Villa-Lobos – Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros – SP
Horários de funcionamento
Segunda, quarta e quinta: das 17h às 23h
Sexta, sábado e domingo: das 17h00 às 24h00
Clique aqui e visite o site oficial do evento

Villa de Natal São Paulo 2025
Assessoria de Comunicação
Gilberto dos Santos
gilberto.santos@expertecia.com.br

O SEGREDO POR TRÁS DAS INDÚSTRIAS QUE GASTAM MENOS ENERGIA E POLUEM MENOS. Por Fábio Amaral*

Quando penso na revolução dos processos industriais, não há como ignorar o impacto transformador dos inversores de frequência Altivar Process Modular (APM). Esses dispositivos controlam a velocidade de motores elétricos trifásicos, ajustando a frequência e a tensão fornecidas ao motor para dominar sua velocidade e potência consumida.

Assim, ele garante que o motor trabalhe em diferentes velocidades, sem a necessidade do uso de meios mecânicos, como polias, válvulas e redutores. É um equipamento extremamente útil para todo tipo e tamanho de empresa. Quer mais?

O APM é mais do que um simples controlador de velocidade para motores de alto desempenho. Com potência que pode chegar a 1.000 kW, ele atende a diversos setores industriais, como saneamento, óleo e gás, mineração, alimentos e bebidas e agronegócio.

Sua versatilidade é inquestionável, mas o que realmente o diferencia é a capacidade de se conectar e processar dados em tempo real. Em um mundo onde a agilidade e a precisão na tomada de decisões são fundamentais, essa característica faz toda a diferença.

O APM não apenas otimiza processos, mas também possibilita maior eficiência operacional, reduzindo desperdícios e maximizando resultados. Sem dúvida, ele é um aliado indispensável para empresas que desejam se manter competitivas e preparadas para os desafios da Indústria 4.0.

A integração da tecnologia IoT permite monitorar e analisar dados de forma constante, o que reduz a inatividade e evita perdas financeiras. Já vimos como essa inteligência em tempo real oferece insights valiosos para otimizar processos e melhorar o consumo energético. Essa integração ágil nos sistemas de automação de processos simplifica a operação e garante uma transição suave e sem complicações.

Outro ponto que sempre me impressiona é a capacidade modular do APM. Esse recurso permite que o dispositivo seja ajustado conforme as necessidades específicas de cada aplicação industrial. Essa flexibilidade é fundamental em um cenário onde as demandas industriais mudam rapidamente e exigem soluções personalizadas. Além disso, o selo Green Premium que ele possui reafirma o compromisso com a sustentabilidade, garantindo um impacto ambiental reduzido e reforçando seu papel na construção de um futuro mais verde.

Cada inversor APM é submetido a rigorosos processos de certificação, que asseguram qualidade e confiabilidade. Essa é uma etapa decisiva para garantir que os produtos entreguem o desempenho prometido. Quando combinamos a expertise da Engerey na fabricação de painéis elétricos com a tecnologia de ponta da Schneider Electric, o resultado é uma solução robusta e eficiente.

Este ano, entregamos nosso primeiro painel da nova linha APM, consolidando nossa parceria estratégica com essa renomada multinacional. Como fornecedores homologados, agora produzimos equipamentos com os inovadores inversores de frequência APM, o que nos permite oferecer soluções que vão muito além da automação: trata-se de inovações que promovem eficiência, conectividade e sustentabilidade.

Em resumo, os inversores APM estão transformando o mercado ao ir além da inovação tecnológica. Eles impulsionam a eficiência industrial, fortalecem a conectividade e promovem práticas mais sustentáveis. Com isso, não apenas otimizam a produção, mas também desempenham um papel essencial na preservação do meio ambiente, tornando a indústria mais inteligente e responsável com o futuro do planeta.

*Fábio Amaralengenheiro eletricista, sócio e diretor da Engerey Painéis Elétricos

Engenharia de Comunicação

segunda-feira, 9 de junho de 2025

OS VERDADEIROS PROTAGONISTAS DO AGRO PRECISAM ACORDAR ANTES QUE SEJA TARDE. Por Leandro Weber Viegas*

Foto: IA | Divulgação Sell Agro

O agronegócio brasileiro não é para amadores. Não é para quem passa mais tempo em salas envidraçadas da Faria Lima do que em estradas de terra. Muito menos para quem enxerga o campo apenas como um código de barras ou um QR Code pronto para ser escaneado em relatórios trimestrais de fundos de investimento. Essa gente esqueceu que o setor não se administra com planilhas de Excel: se administra com pé no barro, xícara de café quente e compromisso consolidado no aperto firme de mão.

Nos últimos anos, temos assistido a um espetáculo grotesco de prepotência financeira tentando engolir o Agro pela força do capital. Multinacionais e fundos “experientes” apostaram tudo na consolidação do varejo de insumos, comprando revendas como quem coleciona figurinhas na revista da copa do mundo e acreditando que poderiam padronizar a distribuição de um país com mais de cinco mil municípios, climas diversos e perfis de produtores que vão do familiar, ao high tech.

E falharam, sem nos surpreender, falharam. O produtor não quer intermediação, e sim confiança. O que esses gigantes nunca entenderam é que o agricultor não anseia uma estrutura pomposa de revenda, tampouco um consultor engravatado que nunca pisou em uma lavoura, e que muitas vezes confunde um pé de milho com o de algodão. Ele quer olhar no olho de quem fabrica o que ele vai aplicar. Ele quer ter a liberdade de negociar direto com a indústria. E mais do que isso: ele quer preço justo, não um insumo inflacionado pela cadeia de atravessadores que não agrega absolutamente nada ao processo produtivo.

Esses atravessadores são os verdadeiros vilões invisíveis do Agro moderno. Compram da indústria por R$ 1 e vendem por R$ 3, apenas por estar no meio do caminho. E enquanto isso, o produtor, que lida com pragas, clima e risco de endividamento, continua sendo o elo mais pressionado da cadeia.

A Sell Agro, por exemplo, uma empresa especializada em tecnologia de adjuvantes agrícolas e genuinamente mato-grossense, não nasceu de planilhas, mas sim, surgiu do chão de fábrica. Falo com propriedade, esta foi criada com a mão na massa e a cabeça cheia de sonhos. Não haviam padrinhos internacionais, nem captação de bilhões para investimentos. Captamos sim, algo mais valioso: a confiança de cada produtor que acreditou no que oferecemos. E crescemos com eles. De verdade. Porque nunca perdemos o contato direto com quem importa: quem está no campo.

Na empresa, escolhemos fazer o oposto do que os gigantes pregam. Criamos um modelo onde a fábrica conversa com o produtor, sem ruído, sem maquiagem. Entregamos tecnologia de aplicação compatível com biológicos, com resultado comprovado a campo, e com preços que respeitam a margem do produtor e não a do atravessador.

Somos a prova de que é possível fazer diferente. De que não precisamos de atravessadores para escalar um negócio e de que uma indústria nacional, com alma e respeito pelo campo, consegue entregar qualidade, resultado e preço justo, direto da fábrica para o campo com uma logística rápida e eficaz. Fundo não planta, o consultor de São Paulo não aplica e nem compreende o solo!

Os fundos de investimento que tentaram assumir o Agro brasileiro tratam o setor como mais uma “vertical” a ser explorada. Ignoram que o Agro é horizontal por excelência: está em tudo, na comida, na energia, no vestuário. São os mesmos fundos que tentaram replicar aqui o modelo de fusões e aquisições de startups de tecnologia. E fracassaram! O Agro não é uma startup, é uma história centenária de suor, resiliência e relações.

Quem investe sem entender do dia-a-dia do campo, de ciclo, de clima, de custo operacional, não investe. Especula, e o especulador quebra. Agora é a hora de voltar para a origem: indústria e produtor, frente a frente. Ou seja, o futuro do Agro não está em grupos bilionários tentando consolidar toda a indústria sob um CNPJ. Está na inteligência logística, na eficiência produtiva e na proximidade com o produtor. Está no relacionamento real, direto e transparente entre a fábrica e a lavoura. Está no compromisso da indústria nacional em criar soluções adaptadas ao nosso solo, cultura e realidade.

Aos produtores do Brasil deixo um recado: procurem a fonte. Desconfiem de quem vende mais marketing do que produto. Cortem intermediários, e não financiam atravessadores. O campo é nosso. O Agro é nosso. E o futuro é direto da indústria para você produtor rural!

Leandro Weber Viegas é administrador, bacharel em Direito, consultor em agronegócio e CEO da Sell Agro. Foto Sergio Simões.

Sell Agro
Ruralpress

PETROBRAS FIRMA PARCERIA PARA AVALIAR TRANSFORMAÇÃO DE RESÍDUOS DE PESCA EM BIOCOMBUSTÍVEIS NA REGIÃO DA AMAZÔNIA LEGAL

Projeto tem como objetivo propor soluções para a redução de problemas críticos como a poluição hídrica e a emissão de gases de efeito estufa

Floresta Amazônica. Foto: Carlos Grillo/Istock/Getty Images Plus pela Getty Images|Divulgação Agência Petrobras

A Petrobras firmou uma parceria para estudar a transformação de resíduos pesqueiros da região da Amazônia Legal em energia. O Termo de Cooperação foi assinado pela presidente Magda Chambriard nesta quinta-feira (5), na sede da Petrobras, no Centro do Rio, com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a Fundação Getúlio Vargas, por meio da FGV Energia, e o Instituto SENAI de Inovação (ISI Biomassa).

O projeto tem como objetivo propor soluções para a redução de problemas críticos como a poluição hídrica e a emissão de gases de efeito estufa causados pelo descarte inadequado de resíduos da pesca. A iniciativa prevê múltiplas frentes de atuação, incluindo a extração de óleos para produção de biodiesel, biodigestão anaeróbia para geração de biogás e biometano, além do aproveitamento de subprodutos para biofertilizantes e ração animal.

A iniciativa inclui ainda a elaboração de um Atlas detalhado sobre o potencial de produção de biogás, biometano e biodiesel em toda a Amazônia e no Brasil, além de estudos de viabilidade técnica e econômica. O projeto também prevê a possibilidade de obtenção de patentes para os processos desenvolvidos e a criação de novos modelos de negócios, incluindo oportunidades com certificados verdes.

​​​​Um dos principais resultados será o esboço do arranjo tecnológico de uma planta piloto modular com potencial instalação no campus da UFAM, servindo como modelo replicável para outras regiões. A estrutura poderá promover a economia circular ao integrar diferentes processos de aproveitamento dos resíduos. Os impactos positivos poderão se estender além da questão ambiental, incluindo aumento da competitividade da indústria local e fortalecimento das comunidades ribeirinhas. Há um foco especial na inclusão social, principalmente das mulheres, que representam parte significativa da força de trabalho no setor pesqueiro da região.

“Entendemos que o esforço em prol de um Brasil mais rico, mais desenvolvido tecnologicamente e mais limpo é o nosso legado para as gerações futuras. Temos sido, ao longo das últimas sete décadas, e queremos continuar sendo, parte atuante das soluções necessárias à construção do nosso país”, disse a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, na cerimônia de assinatura da parceria.

Parceria estratégica

Também nesta quinta-feira (5), a Petrobras assinou, em nome do Centro de Pesquisa da Petrobras (CENPES), um Protocolo de Intenções com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), visando estabelecer uma parceria estratégica na avaliação de oportunidades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em áreas estratégicas como energias renováveis, tecnologias digitais, sustentabilidade e eficiência energética.

A celebração desse novo instrumento justifica-se pela convergência estratégica de ambas as instituições no fomento à inovação tecnológica no Brasil. O Cenpes, como um dos maiores centros de pesquisa de energia do mundo e o maior da América Latina, e a Embrapii, organização dedicada a fomentar a inovação e competitividade na indústria brasileira, compartilham objetivos complementares que podem gerar sinergias significativas.

​​​​Como piloto dessa iniciativa, foi selecionado o tema Economia Circular, que visa integrar parceiros como universidades, instituições de pesquisa e empresas para acelerar o desenvolvimento de tecnologias e inovações para desafios relacionados a valorização de resíduos industriais e descomissionamento sustentável.

O acordo prevê uma governança para a avaliação conjunta e priorização de projetos de PD&I nas diversas áreas estratégicas. Com essa parceria, Petrobras e Embrapii, buscam contribuir para o enfrentamento das questões globais em sustentabilidade, com foco em otimização do uso de recursos naturais, descarbonização e transição energética justa.

Criada em 2013, a Embrapii fomenta a inovação por meio de parcerias entre empresas e instituições de pesquisa públicas e privadas.

Agência Petrobras

PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL ADOTA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA AGILIZAR PROCESSOS E GANHAR EFICIÊNCIA

Desenvolvida em parceria com o Serpro, solução baseada em IA generativa vai apoiar o órgão na análise e triagem de petições judiciais

Diante do crescimento no volume e na complexidade dos processos judiciais envolvendo a União, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) buscou formas de otimizar a análise de petições e demais documentos processuais. Como resposta a esse desafio, foi implantado na última quarta-feira, 4 de junho, o SID PGFN – Sumarização Inteligente de Documentos, solução baseada em inteligência artificial generativa desenvolvida em parceria com o Serpro.

“A partir de uma prova de conceito (POC), construímos um modelo mínimo viável capaz de comprovar, na prática, o potencial da IA no contexto jurídico da Procuradoria. O foco inicial é a sumarização automática de petições iniciais — etapa essencial para a triagem e classificação dos processos. A tecnologia permite mais agilidade, padronização e precisão, reduzindo o tempo de análise e aumentando a produtividade das equipes”, explica Rodrigo Virginio, analista da área de Negócio do Serpro.

De acordo com ele, o SID PGFN utiliza o modelo LLM Mistral-Nemo, integrado ao Serpro LLM, para identificar e sintetizar as informações mais relevantes de um documento. “O processo é realizado em etapas: os dados são segmentados, resumidos individualmente e depois consolidados em um único resumo. O refinamento do prompt de entrada realizado em conjunto com os especialistas de domínio da PGFN foi essencial para garantir a precisão dos resultados, mesmo tratando-se de conteúdos jurídicos complexos e sensíveis”, detalha Rodrigo.

Para Osnyr Carvalho, gerente de Desenvolvimento de Soluções Analíticas e Fazendárias no Serpro, a atuação conjunta entre a PGFN e a equipe de desenvolvimento foi decisiva para o sucesso do projeto — especialmente na etapa de refinamento do prompt. Ele destaca, ainda, a parceria com a equipe de Inteligência Artificial Generativa da empresa, liderada por José Ronaldo Agra de Souza Filho, como um dos grandes diferenciais da iniciativa. “Trata-se de uma entrega estratégica, que marca um avanço importante na jornada do Serpro com IA e abre caminho para novas aplicações nessa área”, afirma.

Resumos impressionam por precisão, diz procurador

A equipe técnica da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional ficou surpresa com a qualidade dos resumos gerados pelo novo sistema durante a fase de testes. Segundo Daniel Saboia, procurador e coordenador do Laboratório de Ciência de Dados da PGFN, os resultados mostraram um alto nível de precisão.

Ele explicou que a ferramenta de resumo inteligente de documentos jurídicos consegue identificar os pontos mais importantes dos processos judiciais dos contribuintes. Isso ajuda os procuradores a entender rapidamente o caso e a definirem a melhor estratégia, especialmente em situações em que um acordo pode ser a solução.

Próximos passos da inteligência artificial no setor público

Para Rodrigo Virginio, a iniciativa marca o início de uma trajetória promissora no uso da inteligência artificial no setor público. Segundo ele, a entrega demonstra o potencial dos modelos de linguagem de grande escala (LLMs) em aplicações sensíveis, abrindo caminho para soluções inovadoras que contribuam, de forma responsável, para a melhoria contínua dos serviços oferecidos à sociedade.

“A experiência com o SID PGFN também consolida o Serpro como agente estratégico na adoção de tecnologias emergentes pela administração pública. Estamos orgulhosos desse feito e animados para o que está por vir. Parabéns a todos que contribuíram para o sucesso desse projeto”, completa.

SERPRO
Serviço Federal de Processamento de Dados

domingo, 8 de junho de 2025

CAMILA RAMOS, CEO DA CELA, APRESENTA PANORAMA DE INVESTIMENTOS PARA AMPLIAR ROTAS COMERCIAIS DA CHINA AO BRASIL

Fundadora da Clean Energy Latin America, lidera missão empresarial em Xangai na próxima semana para atrair novos aportes chineses em projetos solares, eólicos, de armazenamento e de hidrogênio verde no País

A executiva Camila Ramos, CEO da consultoria CELA (Clean Energy Latin America), especializada em assessoria financeira e consultoria estratégica para empresas e investidores no segmento de transição energética no Brasil e no mundo, vai se reunir nesta segunda-feira (9) em Xangai, China, com dezenas de empresários chineses e brasileiros para apresentar tendências de investimentos nas áreas de energias renováveis, data centers, sistemas de armazenamento energético e hidrogênio verde no Brasil.

A fundadora da CELA lidera a missão empresarial na China no encontro organizado pela Associação da Indústria Fotovoltaica da China (China Photovoltaic Industry Association – CPIA) e a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), em parceria com a ApexBrasil, o Governo Federal do Brasil e o Governo da China.

Um dos grandes potenciais brasileiros para abrir novas rotas de investimentos são os projetos de geração renovável (solar e eólica) combinadas com sistemas de armazenamento para atender infraestruturas críticas como data centers e inteligência artificial, por exemplo. “A disputa comercial do governo norte-americano com a China, com o chamado tarifaço do Trump, que impacta diretamente a transição energética e os compromissos climáticos, também deverá repercutir em novos investimentos ao Brasil”, comenta Camila Ramos.

“As medidas tarifárias dos EUA criam maior pressão inflacionária para o mercado de energias renováveis naquele país, o que poderia redirecionar as rotas desses investimentos ao Brasil, sobretudo para energia solar, baterias, mobilidade elétrica e hidrogênio verde. Esse cenário amplia a possibilidade de atração de empresas e investidores estrangeiros interessados em diversificar para fora dos EUA. Outro potencial reflexo positivo seria a disponibilidade maior de equipamentos e produtos ao mercado brasileiro, que antes seriam destinados aos EUA e agora se tornaram menos competitivos naquele país, devido às tarifas aumentadas”, acrescenta.

O evento em Xangai, intitulado “The Third China-Brazil PV Industry Development and Cooperation Mechanism Conference”, acontece de forma anual, com duas edições já realizadas, uma na China (2023) e outra, no Brasil (2024). Neste ano, participam, pelo lado chinês, representantes do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação, do Distrito Comercial Internacional de Xangai e da própria CPIA, além de fabricantes chineses com operação no Brasil, como JA Solar, Longi e Goodwe. Na comitiva brasileira, estarão presentes membros da ABSOLAR, da ApexBrasil, do consulado brasileiro em Xangai e da Solar Group, fabricante nacional de estruturas para usinas solares, além da própria consultoria CELA.

Com 12 anos de atuação no Brasil, a CELA presta consultoria estratégica, modelagem financeira e assessoria financeira para empreendimentos de geração de renovável, armazenamento de energia e hidrogênio verde, e acumula mais de R$ 50 bilhões em projetos de energia limpa viabilizados com sua assessoria no País. Ao todo, foram mais de 10 gigawatts em projetos viabilizados na última década, incluindo captação de recursos, fusão e aquisição (M&A) e project finance, além dos contratos de longo prazo (PPAs), dos planos de negócios e de investimentos.

Além de CEO e fundadora da CELA, Camila Ramos, é considerada uma das mulheres pioneiras no mundo no setor de energia, segundo o relatório global “Trailblazing Women 2024 - Energy”, da Reuters Events. A executiva é também conselheira e vice-presidente de Investimentos e Hidrogênio Verde da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), membro do Conselho Superior de Infraestrutura (Coinfra) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e integrante do conselho da Brazilian Rare Earths Limited, uma empresa de mineração no segmento de terras raras, listada na bolsa da Austrália.

CELA – Clean Energy Latin America é uma butique de investimentos que presta assessoria financeira e consultoria estratégica a empresas e investidores do setor de transição energética na América Latina. É especializada nos setores de energia eólica, solar fotovoltaica, armazenamento de energia, bioenergia, biogás, biometano e hidrogênio verde. Trabalha com planos de negócios, a análise de viabilidade de projetos, captação de recursos, M&A, project finance estruturação financeira de PPAs e APEs no mercado livre e regulado

CELA
TOTUM Comunicação