quarta-feira, 18 de junho de 2025

HONDA REALIZA TESTE BEM-SUCEDIDO DE LANÇAMENTO E POUSO DE FOGUETE EXPERIMENTAL REUTILIZÁVEL

A Honda R&D Co., Ltd., subsidiária de pesquisa e desenvolvimento da Honda Motor, realizou um teste de lançamento e pouso de um foguete experimental reutilizável*1 (6,3m de comprimento, 85cm de diâmetro, 900kg de peso seco/1.312 kg de peso úmido) desenvolvido de forma independente pela Honda. O teste foi concluído com sucesso, sendo a primeira vez que a Honda pousou um foguete após atingir uma altitude de quase 300 metros.

Este teste marcou o primeiro teste de lançamento e pouso realizado pela Honda com o objetivo de demonstrar tecnologias essenciais para a reutilização de foguetes, como estabilidade de voo durante a subida e a descida, bem como capacidade de pouso. Com este teste bem-sucedido, a Honda atingiu os comportamentos pretendidos para o foguete durante o lançamento e o pouso (atingindo uma altitude de 271,4m e pousando a 37cm do ponto de toque do alvo, com uma duração de voo de 56,6s), obtendo dados durante a subida e a descida.

Visão geral do teste de lançamento e pouso de um foguete reutilizável Honda

・Objetivo: Estabelecer as principais tecnologias necessárias para um foguete reutilizável

・Local: Instalação da Honda em Taiki Town*2, Distrito de Hiroo, Prefeitura de Hokkaido, Japão

・Data/Hora: 17 de junho de 2025. Horário de lançamento: 16h15

*1 Um foguete reutilizável, também conhecido como veículo de lançamento reutilizável (RLV), é um tipo de foguete que, ao contrário de um veículo de lançamento descartável (ELV) convencional, pode ser usado repetidamente em um curto período de tempo. Um foguete reutilizável é lançado na posição vertical, atinge uma altitude de cerca de 100 quilômetros e, em seguida, pousa de volta na Terra, mantendo a posição vertical.

*2 A cidade de Taiki, localizada no sudeste de Hokkaido, no Japão, vem se desenvolvendo como uma “cidade espacial” por meio de esforços conjuntos dos setores público e privado, e vários testes relacionados à aviação/espaço estão sendo conduzidos por uma ampla gama de organizações, incluindo a JAXA (Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial), empresas e universidades.

Medidas de segurança para testes de foguetes Honda

Desde 2024, a Honda realiza com segurança testes de combustão de motores e testes de voo pairado para seus foguetes reutilizáveis ​​em Taiki Town, no distrito de Hiroo, Hokkaido, Japão. Como em todos os testes anteriores, a Honda realizou este teste de lançamento e pouso priorizando a segurança e contando com a compreensão e a cooperação das autoridades e moradores locais.

Medidas de segurança específicas tomadas para este teste

- Foi estabelecida uma área restrita com raio de 1 quilômetro. Durante o teste, o acesso à área foi restringido por meio da instalação de placas e portões, além da mobilização de agentes de segurança.

- A área restrita foi definida calculando a área potencial onde o foguete poderia cair na Terra no caso de um corte de empuxo e adicionando uma zona de proteção suficiente (distância segura calculada com base nas diretrizes estabelecidas pelo Gabinete do Governo do Japão) que cobriria a área potencial onde uma onda de choque, dispersão de detritos ou bolas de fogo poderiam impactar no caso de uma explosão dentro da área de queda potencial.

- O foguete experimental foi equipado com um sistema de segurança para evitar desvios de um corredor de voo, velocidade e condições de atitude pré-definidos, garantindo que não houvesse impacto além da área restrita.

Iniciativas da Honda nas áreas de pesquisa de foguetes

Conforme anunciado em 2021, a Honda vem investindo em pesquisa e desenvolvimento na área de tecnologias espaciais, considerando-a um espaço para assumir desafios e realizar os "sonhos" e o "potencial" de pessoas em todo o mundo, alavancando suas principais tecnologias. A Honda tem como objetivo permitir que as pessoas transcendam as restrições de tempo, lugar ou capacidade, tornando o cotidiano delas mais agradável. Exemplos de iniciativas da Honda para criar novo valor no ambiente espacial incluem pesquisas sobre um sistema de energia renovável circulante, tecnologias robóticas essenciais para uso no espaço sideral e foguetes reutilizáveis.

Inspirada pelo sonho de jovens engenheiros da Honda que queriam construir foguetes utilizando tecnologias essenciais acumuladas pela Honda por meio do desenvolvimento de vários produtos, como tecnologias de combustão e controle, a Honda iniciou a pesquisa de foguetes com base na crença de que ela tem o potencial de contribuir mais para a vida diária das pessoas ao lançar satélites com seus próprios foguetes, o que poderia levar a vários serviços *3 que também são compatíveis com outros negócios da Honda.

No mundo atual, grandes quantidades de dados são consumidas, com a crescente expectativa de maior utilização de um sistema de dados no espaço sideral por meio da expansão do uso de satélites. Diante dessa tendência, a necessidade de foguetes de lançamento de satélites também deverá aumentar nos próximos anos.

Nesse ambiente de mercado, a Honda decidiu assumir o desafio tecnológico de desenvolver foguetes reutilizáveis, utilizando tecnologias acumuladas pela Honda no desenvolvimento de vários produtos e sistemas de direção automatizada, com base na crença de que foguetes reutilizáveis ​​contribuirão para alcançar o transporte sustentável.

Embora a pesquisa de foguetes da Honda ainda esteja na fase de pesquisa fundamental e nenhuma decisão tenha sido tomada quanto à comercialização dessas tecnologias de foguetes, a Honda continuará progredindo na pesquisa fundamental com o objetivo de desenvolvimento tecnológico de concretizar a capacidade tecnológica para permitir um lançamento suborbital até 2029.

“Estamos satisfeitos que a Honda tenha dado mais um passo à frente em nossa pesquisa sobre foguetes reutilizáveis ​​com a conclusão bem-sucedida de um teste de lançamento e pouso. Acreditamos que a pesquisa de foguetes é um empreendimento significativo que alavanca os pontos fortes tecnológicos da Honda. A Honda continuará a assumir novos desafios — não apenas para oferecer aos nossos clientes diversos serviços e valor por meio de nossos produtos, ao mesmo tempo em que aborda questões ambientais e de segurança, mas também para continuar a criar novos valores que tornarão o tempo e o espaço das pessoas mais agradáveis", comentou Toshihiro Mibe, CEO global da Honda.

*3 Exemplos incluem sensoriamento remoto para monitorar condições da Terra, como aquecimento global e condições climáticas extremas, bem como constelações de satélites que permitem comunicação de longa distância, um componente essencial para recursos conectados de produtos de mobilidade

Honda Brasil

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL ACELERA A DEMANDA POR ESPECIALISTAS EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Mercado deve movimentar mais de US$ 370 bilhões até 2032 e crescer 46% em vagas no Brasil

A automação industrial deixou de ser apenas uma tendência para se consolidar como protagonista na transformação digital das indústrias. Ao integrar tecnologias avançadas capazes de monitorar, controlar e otimizar processos produtivos, ela tornou-se o cérebro das chamadas fábricas inteligentes. Mais do que substituir tarefas repetitivas, a automação conecta dados, máquinas e pessoas com precisão, eficiência e segurança.

Na base dessa revolução estão os Controladores Lógicos Programáveis (CLPs), sensores, atuadores e Interfaces Homem-Máquina (IHMs), que garantem o funcionamento autônomo das linhas de produção. Com a incorporação da inteligência artificial (IA), os sistemas industriais passaram a aprender com os dados, antecipar falhas, otimizar processos e até tomar decisões em tempo real.

A Indústria 4.0 avança com o uso de tecnologias como Internet das Coisas (IoT), big data, computação em nuvem e gêmeos digitais, transformando o chão de fábrica em um ecossistema inteligente. De acordo com relatório da Transparency Market Research, o mercado global de automação industrial e sistemas de controle deve alcançar US$ 226,8 bilhões em 2025, com projeções que apontam para US$ 372,7 bilhões até 2032.

Mercado em expansão

Esse movimento exige profissionais cada vez mais capacitados. No Brasil, segundo projeção do Mapa do Trabalho Industrial 2022/2025, elaborado pelo Observatório Nacional da Indústria, há uma expectativa de crescimento de 46% nas vagas ligadas à automação e mecatrônica entre 2022 e 2025. Habilidades como IA, análise de dados, cibersegurança, programação, computação em nuvem e metodologias ágeis estão entre as mais valorizadas pelo mercado.

Para atender a essa demanda crescente, o UniSenai PR oferece a pós-graduação em Engenharia de Automação Industrial, com foco em inovação, forte conexão com a indústria e estrutura tecnológica de ponta. O curso capacita profissionais para liderar projetos em ambientes de alta complexidade, com aplicação prática das tecnologias que estão moldando a nova era da manufatura.

UniSenai PR
Sistema FIEP

PORTOS DO AMAPÁ E RONDÔNIA REGISTRAM ALTA NA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS EM ABRIL

Com avanço de 35% e 8% respectivamente, a movimentação portuária dispara e reforça o papel estratégico da Região Norte no escoamento da produção nacional

Os portos públicos de Rondônia e do Amapá apresentaram forte crescimento na movimentação de cargas no mês de abril, impulsionados principalmente pelo escoamento de grãos como a soja. Segundo dados do Painel Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), os terminais do Amapá e de Rondônia tiveram alta de 35% e 8%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano passado.

No Amapá, o Terminal Portuário de Santana registrou um expressivo crescimento na movimentação de cargas, com alta de quase 35%, consolidando-se como um dos principais corredores logísticos da Região Norte. Em granéis sólidos, foram movimentados 382 mil toneladas no mês, um aumento de 43,06% em relação ao mesmo período de 2024. Desse total, 254 mil toneladas foram de soja e outras 36 mil toneladas de resíduos da extração do grão, reforçando o protagonismo do estado no escoamento da produção agrícola da região. Em abril de 2024, o terminal havia movimentado 283 mil toneladas, sendo 267 mil de granéis sólidos e, destes, 164 mil toneladas de soja.

O terminal de Porto Velho, em Rondônia, movimentou 253 mil toneladas no mês de abril, um crescimento de quase 8% em relação ao mesmo período do ano anterior. A soja liderou entre os produtos embarcados, com 237 mil toneladas, um aumento de aproximadamente 10% na comparação anual. Os números refletem o fortalecimento da cadeia logística regional e a importância crescente da infraestrutura portuária para a economia do estado. Em abril de 2024, foram movimentadas 235 mil toneladas, sendo 216 mil de soja.

Para o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério de Portos e Aeroportos, Alex Ávila, os resultados confirmam o papel estratégico da Região Norte como alternativa viável aos tradicionais corredores de exportação do Sudeste e Sul. “O fortalecimento dos portos do Amapá e Rondônia representa mais do que um avanço econômico regional, é um passo decisivo na consolidação de uma logística nacional mais integrada, eficiente e sustentável, alinhada aos desafios do crescimento do agronegócio brasileiro”, destacou Ávila.

Investimentos e modernização

Em fevereiro de 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, oficializaram o arrendamento do terminal MCP03, no Porto de Santana (AP), estrutura voltada para a armazenagem e movimentação de granéis sólidos vegetais, como soja e milho.

Fruto de leilão realizado em dezembro de 2024, o contrato prevê investimentos de R$ 89 milhões ao longo de 25 anos, com vigência até 2049. Entre as melhorias previstas estão a ampliação do Píer 1, dragagem de aprofundamento, pavimentação e a instalação de novos silos de armazenagem. Essas obras permitirão que a capacidade de carga do terminal salte de 450 mil para 917 mil toneladas, praticamente dobrando o potencial de escoamento da produção.

Hidrovias

Para expandir a movimentação de produtos da Região Norte para o restante do país, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) incluiu a hidrovia do Rio Madeira na carteira de ativos que serão concedidos à iniciativa privada. Ligando os estados de Rondônia e Amazonas, a hidrovia é considerada estratégica para o escoamento da produção nacional. O trecho tem 1.075 quilômetros de extensão e integra os planos do governo para fortalecer a logística regional por meio de modais sustentáveis. O Ministério de Portos e Aeroportos trabalha no modelo e prevê que o leilão seja realizado até o final de 2026.

Mesmo diante da severa seca registrada em 2024, o corredor fluvial movimentou cerca de 10 milhões de toneladas de cargas. Estudos técnicos indicam que o potencial da hidrovia pode ultrapassar 25 milhões de toneladas ao ano, reforçando sua importância para a matriz logística brasileira.

O projeto de concessão prevê investimentos de aproximadamente R$ 109 milhões em obras de infraestrutura, como dragagem, derrocagem, balizamento e sinalização, além de R$ 40 milhões destinados à operação ao longo de um contrato de 12 anos. As intervenções devem ampliar a segurança da navegação e impulsionar a geração de emprego e renda nos municípios e comunidades ribeirinhas ao longo do trajeto.

A cobrança de tarifas sobre as cargas transportadas será iniciada apenas após o início efetivo da prestação dos serviços pela futura concessionária. O transporte de passageiros continuará isento de cobrança, mantendo o caráter social do modal para a população local.

Ministério de Portos e Aeroportos

HERCULES AMPLIA A GARANTIA DE SEUS MOTORES ELÉTRICOS

Medida eleva padrão de qualidade no setor e cobre defeitos de fabricação e vícios aparentes ou de fácil constatação

A Hercules Energia em Movimento anunciou recentemente a ampliação da garantia de seus motores elétricos: para consumidores finais, ela passa a ser de dois anos; para clientes Pessoa Jurídica são de três anos.

A nova política cobre defeitos de fabricação e vícios aparentes ou de fácil constatação, incluindo reposição gratuita de peças e mão de obra durante todo o período. O atendimento será feito, exclusivamente, por meio de postos de serviço autorizados, mediante apresentação da nota fiscal.

A mudança posiciona a empresa acima do padrão mínimo exigido pela legislação e reforça seu compromisso com a durabilidade e a confiabilidade dos equipamentos. “Essa nova cobertura é válida a partir da emissão da nota fiscal de compra. Tanto o cliente Pessoa Jurídica quanto o consumidor final devem se atentar à data da sua nota fiscal e comunicar previamente qualquer defeito por escrito, e aguardar a autorização da empresa antes de enviar o equipamento”, explica o diretor da Hercules, Dráuzio Menezes.

Dráuzio Menezes

Segundo o executivo, a medida também contempla vícios ocultos, conforme previsto no Código Civil (Lei nº 10.406/2002) e no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1990). A empresa destaca que todos os motores saem de fábrica dentro das especificações técnicas e livres de falhas de fabricação.

A garantia, no entanto, tem limitações técnicas: não cobre problemas decorrentes de mau uso, modificações não autorizadas, instalação incorreta ou falhas em redes elétricas fora dos padrões. Custos com transporte ou instalação também ficam de fora da cobertura.

Menezes reforça que a leitura atenta do manual de instruções, bem como a contratação de um técnico especializado para a instalação do bem, são fundamentais para o bom funcionamento dos motores e a manutenção da garantia. “A orientação correta, desde a instalação até o uso diário, é o que assegura o melhor desempenho e a durabilidade do motor”, afirma.

A Hercules Energia em Movimento, que é uma junção da Hercules Motores Elétricos e a Thor Condutores Elétricos, transforma desafios em energia para criar soluções inovadoras no mercado de motores elétricos e componentes relacionados, desde 2005. Com um portfólio ampliado, a companhia, com sede em Timbó (SC), não se limita mais apenas aos motores elétricos atendendo atualmente os seguimentos de: Motores Elétricos, Condutores Elétricos, Inversores de Frequência e Motorredutores. A evolução constante é o motor que impulsiona a Hercules, buscando sempre inovação, eficiência e competitividade para seus clientes. Com fabricação 100% nacional e compromisso com a qualidade e o atendimento personalizado, a empresa entrega soluções que priorizam a economia, rentabilidade e o desenvolvimento conjunto dos negócios. Ao reforçar a sua presença no mercado e otimizar processos internos, a Hercules segue seu movimento, transformando o futuro com a força da evolução. Para conhecer mais, acesse o site e também assista ao vídeo

Hercules Energia em Movimento
Estilo Press

terça-feira, 17 de junho de 2025

SAAB ENTREGA 10º CAÇA GRIPEN PARA O BRASIL

Aeronave chegou ao Brasil no dia 12 de junho, por via marítima. Após translado terrestre, preparos e testes em solo, decolou, do Aeroporto Internacional de Navegantes com destino à Base Aérea de Anápolis

F-39E Gripen. Foto: Divulgação Saab

Na manhã desta terça-feira, 17 de junho de 2025, mais um F-39E Gripen decolou do Aeroporto Internacional de Navegantes (SC) com destino à Base Aérea de Anápolis (GO), sede do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) da Força Aérea Brasileira (FAB). O voo do caça de matrícula FAB 4110, pilotado pelo Tenente-Coronel Cristiano de Oliveira Peres, pousou às 12h42 (horário de Brasília) e teve duração aproximada de 1 hora e 17 minutos.

“A entrega do 10º caça Gripen representa mais um importante marco da parceria estratégica que construímos com o Brasil” diz Peter Dölling, diretor-geral da Saab Brasil. “Por meio do programa de transferência de tecnologia, pilotos brasileiros estão agora completamente capacitados para operar o Gripen, engenheiros e técnicos equipados para desempenhar suas funções com excelência e a Base Industrial de Defesa brasileira está ainda mais fortalecida.”

A aeronave foi fabricada em Linköping e embarcada no navio de cargas de um porto na Suécia para uma viagem ao Brasil, onde chegou em junho. Após o desembarque, foi levada por terra do porto ao aeroporto, onde foi preparada e submetida a testes antes de sua primeira decolagem no espaço aéreo brasileiro.

“Mais do que a 10ª aeronave das 36 a serem entregues, a chegada do novo Gripen representa a primeira unidade com novas capacidades desenvolvidas para a FAB. Com isso, o primeiro grupo de defesa aérea será capaz de executar uma nova gama de missões, além de ampliar a disponibilidade de aeronaves para efetuar o treinamento de pilotos e contribuir para a soberania do espaço aéreo”, diz o coronel aviador Claudio Oliveira Marques, Coordenador da Operação Navegantes.

“A chegada do novo Gripen é resultado de uma operação relativamente complexa que, mesmo envolvendo um grande número de players, foi muito bem executada em coordenação com a Saab e a FAB para que tudo transcorresse da forma planejada”, afirma.

Com esta entrega, a FAB passa a contar com nove caças Gripen no 1º GDA e um empregado em campanhas de ensaios em voo e desenvolvimento no Centro de Ensaios em Voo do Gripen, sediado em Gavião Peixoto, no interior do estado de São Paulo.

Desde que o Gripen entrou em operação no Brasil, em dezembro de 2022, a FAB já participou com sucesso de diversos exercícios com a aeronave, entre eles, a CRUZEX, de característica multinacional de grande escala, em novembro de 2024.

Programa Gripen

O programa Gripen brasileiro foi anunciado em 2013, quando o caça foi escolhido para substituir a frota de aeronaves de caça da Força Aérea Brasileira, assim como beneficiar a indústria nacional de Defesa. Em 2014, foi firmado o contrato para o desenvolvimento de 36 aeronaves, sendo 28 Gripen E (monoposto) e 8 Gripen F (biposto). E, em 2015, o contrato entrou em vigor, dando início ao maior programa de transferência de tecnologia já feito pela Saab.

O contrato inclui além das aeronaves, suporte logístico, sistemas de suporte e equipamentos relacionados, treinamento, armamentos e o acordo de cooperação industrial.

Por meio do programa de transferência de tecnologia, a Saab capacitou mais de 350 brasileiros, entre engenheiros, técnicos e pilotos, com treinamentos teóricos e práticos para o desenvolvimento, teste, produção e manutenção do mais avançado caça multimissão do mundo, no Brasil.

Atualmente, o país conta com algumas infraestruturas vitais para o programa Gripen, como o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (ou GDDN, da sigla em inglês), o Centro de Ensaios em Voo do Gripen (ou GFTC, da sigla em inglês) e a linha de produção da aeronave, todos em Gavião Peixoto (SP). Além da unidade da Saab, em São Bernardo do Campo (SP), responsável pela produção de aeroestruturas do Gripen e pela manutenção do radar AESA e sensores de guerra eletrônica do caça.

A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança com uma missão de longo prazo: ajudar os países a manterem suas pessoas e sociedades em segurança. Com o apoio de seus 25.000 funcionários, a Saab vai além dos limites da tecnologia para criar um mundo mais seguro e sustentável. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados, sejam eles aéreos, de armamentos, comando e controle, sensores e subaquáticos. A Saab está sediada na Suécia e possui operações importantes em todo o mundo. Os produtos e serviços da empresa fazem parte da capacidade de defesa de muitas nações. A Saab mantém uma parceria de longo prazo com o Brasil e fornece diversas soluções avançadas para o país, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen Brasileiro, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional

Saab
Owly

SANTOS INICIA REMOÇÃO DE DETRITOS COM ECOBOATS PARA PRESERVAR OS OCEANOS

Embarcações farão percurso pelo estuário do porto e da Ponta da Praia, definidos estrategicamente

Foto: Diego Matos | Divulgação Prefeitura Municipal de Santos

Santos implementou, nesta segunda-feira (16), o serviço Ecoboat para coleta de resíduos flutuantes nas águas da Cidade. Composto por duas embarcações no estilo catamarã, desenvolvidas especialmente para ações de coleta, o serviço é fruto do contrato da parceria público-privada com o consórcio Terra Santos, assinado em março. A estimativa é que a ação retire, em média, cinco toneladas de resíduos por mês.

A atuação será em dois percursos distintos (estuário e Ponta da Praia, veja abaixo), desenhados estrategicamente para atender diferentes áreas do ambiente marinho do Município, onde os resíduos tendem a se concentrar devido às correntes e movimentação das marés. Cada embarcação vai contar com um marinheiro e um auxiliar operacional.

A estrutura conta com uma abertura central, entre os dois cascos do barco, que direciona os resíduos flutuantes para dentro de um cesto coletor que dispensa a água e retém o lixo que fica boiando. Cada barco tem capacidade de armazenamento de 3,5 metros cúbicos e atende às condições de segurança da Marinha Brasileira e às Normas da Autoridade Marítima (Normam).

O principal intuito é recolher o lixo antes que ele afunde ou seja levado para o mar aberto, evitando impactos na fauna aquática e nas praias da Região. Entre os detritos que podem ser captados pelos veículos estão plásticos, garrafas, madeiras, resto de móveis, embalagens e outros sólidos. Os dois percursos atendem regiões de grande importância ecológica e turística.

Preservação

O marinheiro Marcelo Passos da Cruz é coordenador da ação. Ele ressalta que a limpeza promove melhorias no aspecto visual e turístico, mas principalmente no ecossistema dos locais. “Aqui nós temos variedades de peixes, tartarugas e outros animais marinhos, as próprias aves, que se alimentam dos peixes. Então é uma questão primordial para o meio ambiente”.

Para o secretário de Governo, Fábio Ferraz, a ação demonstra a amplitude da área de atuação do contrato com a concessionária. “Santos é uma Cidade costeira com ampla atuação da área portuária. É essencial que a limpeza urbana no Município extrapole as ruas e avenidas e também tenha atuação no oceano, que deve ser preservado e, infelizmente, sofre com o despejo irregular de detritos”.

Trajetos

Ecoboat Estuário: fará percursos pela região da Alemoa, início do canal do Porto de Santos, Rio das Pedras, Ilha dos Bagres, Ilha Piaçaguera, entre outros pontos.

Ecoboat Ponta da Praia: fará percursos pela região da Ponta da Praia, final do canal do Porto de Santos, Terminal Pesqueiro, Travessia das Balsas Santos/Guarujá, Ponte Edgard Perdigão, entre outros trechos.

PPP da Limpeza Urbana

Desde o dia 1º de março deste ano, Santos vive uma nova fase na limpeza urbana e na gestão de resíduos, por meio da PPP. Com uma série de melhorias, previstas com investimentos de R$ 739 milhões, os trabalhos englobam a limpeza, com tecnologia de ponta, passam pela coleta e seguem até a destinação final, incluindo educação ambiental e conscientização da população.

Esta iniciativa contempla o item 11 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Cidades e comunidades sustentáveis. Clique aqui e conheça os outros artigos dos ODS.

Prefeitura Municipal de Santos

AGRICULTURA REGENERATIVA PROMOVE EQUILÍBRIO ENTRE PRODUÇÃO E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Produtores rurais adotam práticas sustentáveis para garantir produtividade, recuperação do solo e conservação dos ecossistemas

As práticas agrícolas sustentáveis têm ganhado protagonismo no campo e reforçado o compromisso do agronegócio com a preservação ambiental. Um dos conceitos que mais se destaca nesse cenário é o da agricultura regenerativa, conjunto de técnicas voltadas à recuperação da saúde do solo, à conservação dos ecossistemas e ao aumento da produtividade com menor impacto ambiental.

Cláudia Milene Nascente das Neves, docente do curso de Agronomia da Una e mestre em Ciência do Solo, explica que o termo foi criado pelo norte-americano Robert Rodale em 1983 e vem sendo cada vez mais adotado pelos produtores brasileiros. “A agricultura regenerativa é baseada em práticas conservacionistas que priorizam a manutenção e a melhoria da fertilidade do solo, a proteção da biodiversidade e o uso racional dos recursos naturais”, afirma.

Entre as principais estratégias desse modelo estão o plantio direto, a rotação de culturas, o manejo integrado de pragas e doenças, a integração lavoura-pecuária-floresta, além da restauração de áreas como colinas e zonas úmidas. O sequestro de carbono pelo solo e pela biomassa microbiana também é um dos pilares da agricultura regenerativa, contribuindo para o enfrentamento das mudanças climáticas.

Nos últimos 40 anos, o Brasil tem mostrado que é possível produzir mais com menos impacto. Segundo a professora, a área plantada no país cresceu cerca de 81% nesse período, enquanto a produção agrícola aumentou aproximadamente 600%. “Esses números demonstram que o sistema produtivo brasileiro está cada vez mais eficiente. Esse avanço é resultado de investimentos em ciência, tecnologias e do trabalho comprometido dos nossos produtores”, destaca.

O setor agropecuário brasileiro tem papel de destaque no cenário mundial. Com pouco mais de 200 milhões de habitantes, o país produz alimentos suficientes para atender cerca de 900 milhões de pessoas — o equivalente a 11% da população global. “É motivo de orgulho para todos os brasileiros. Nosso país se consolidou como um dos maiores fornecedores de alimentos, fibras e energia do planeta”, ressalta a docente.

Além dos ganhos em produtividade, a agricultura regenerativa também está em sintonia com a legislação ambiental brasileira, considerada uma das mais rigorosas do mundo. O Código Florestal (Lei nº 12.651/2012) impõe sanções severas a quem desmata áreas de preservação permanente ou reserva legal. “A maioria dos produtores rurais respeita essas normas. Eles sabem que o meio ambiente não é apenas um requisito legal, mas é o próprio negócio e o lar deles”, explica.

A crescente conscientização ambiental tem impulsionado mudanças importantes no campo. “Os produtores vêm adotando práticas de manejo do solo que favorecem a recuperação de áreas degradadas e garantem a segurança alimentar. O agronegócio brasileiro tem aprendido com os erros do passado e está cada vez mais comprometido com um futuro sustentável”, reforça Neves.

A agricultura regenerativa mostra que a produtividade não precisa ser inimiga da preservação. Pelo contrário: a convivência equilibrada entre o campo e o meio ambiente tem se mostrado uma estratégia inteligente, viável e necessária para o presente e o futuro da produção de alimentos.

Una

Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade para o país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por cerca de 381 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior, e em mais de 500 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali, Community Creators Academy, e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

Em 2023, a Forbes, uma das revistas de negócios e economia mais respeitadas no mundo, elencou a Ânima entre as 10 maiores companhias inovadoras do país e, em 2022, o ecossistema de ensino, também foi destaque do Prêmio Valor Inovação - parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

Una
Rede Comunicação

FLAVIA BRAGA É A NOVA VICE-PRESIDENTE DE NEGÓCIOS DA BETC HAVAS

Flavia Braga. Foto: Divulgação

A BETC HAVAS anuncia a promoção de Flavia Braga ao cargo de Vice-Presidente de Negócios. Anteriormente à frente da operação no Rio de Janeiro como Diretora Geral, Flávia passa a integrar o comitê executivo da agência, com novas responsabilidades na liderança estratégica dos negócios.

Formada em Publicidade com extensão em Big Data pela PUCRS, Flávia acumula 20 anos de experiência no mercado, sendo os últimos seis dedicados à BETC HAVAS.

Ao longo de sua trajetória, já atendeu marcas como L’Oréal, Amil, O Boticário e Multiplan, com passagens por agências como WMcCann, Artplan, Propeg e nbs. Na BETC HAVAS se destacou principalmente pela condução da conta da TIM, além de sua atuação consistente no crescimento da operação carioca.

“Estou imensamente agradecida pela confiança que a Carol, Erh e Diego depositaram em mim e animada com os novos desafios. Assumir essa posição é também uma oportunidade de seguir contribuindo para o crescimento da agência e para o sucesso dos nossos clientes”, afirma Flavia.

“Estamos muito orgulhosos em anunciar a promoção da Flavinha. Sua liderança no Rio de Janeiro foi essencial para o crescimento da agência, e temos certeza de que sua visão estratégica e paixão trarão ainda mais resultados para os nossos clientes e para a BETC HAVAS como um todo. Este anúncio é um reflexo direto do seu talento e dedicação”, comenta Carol Boccia, copresidente da BETC HAVAS.

A BETC HAVAS possui atualmente cerca de 500 colaboradores e está presente em São Paulo e Rio de Janeiro. É uma das maiores agências do país e foi eleita uma das “Melhores Empresas Para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem” pelo ranking organizado pela Human Rights Campaign (HRC) Foundation em parceria com o Instituto Mais Diversidade e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ Clique aqui e visite o site

BETC HAVAS
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segunda-feira, 16 de junho de 2025

CASA FIAT DE CULTURA INAUGURA EXPOSIÇÃO QUE REVELA MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE A ARTE BRASILEIRA A PARTIR DA COLEÇÃO DE VILMA EID

Com cerca de 300 obras, a mostra propõe encontros entre artistas de diferentes tempos e regionalidades, promovendo interlocuções entre a arte popular, moderna e contemporânea no Brasil

Agostinho Batista de Freitas | Sem ttulo - 1988 | Óleo sobretela 70x95cm | Coleção Galeria Estação | Foto: João Liberato

A arte se manifesta por meio de diferentes vozes, suportes e gestos. A partir do dia 17 de junho, a Casa Fiat de Cultura revela a pluralidade de visões sobre o Brasil e sua produção artística na exposição “Em cada canto: Casa Fiat de Cultura e Instituto Tomie Ohtake visitam Coleção Vilma Eid”, que reúne cerca de 300 obras, entre esculturas e pinturas, de 100 artistas. A mostra convida o público a um mergulho nas complexidades e nas convergências entre o popular, o moderno e contemporâneo. Com curadoria de Ana Roman e Catalina Bergues, a exposição é dedicada a examinar o acervo da colecionadora e galerista Vilma Eid, reunido ao longo dos últimos 40 anos. A coleção chega pela primeira vez em Belo Horizonte, após sair da residência de Vilma Eid, onde é preservada, e passar pelo Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. “Em cada canto” fica em cartaz até 17 de agosto de 2025, com entrada gratuita.

Mais do que reunir obras de diferentes estilos e linguagens, a exposição busca provocar o encontro entre elas dentro da galeria, abrindo espaço para novas leituras e interpretações. Em uma reconstrução do local de origem dessas obras — a casa da colecionadora —, a expografia da mostra cria espaços conectados, que refletem essas novas relações, evocando a atmosfera de convivência íntima entre obras distintas. Ao apresentar o conjunto reunido por Vilma Eid, “Em cada canto” também contribui para ampliar o debate sobre os sistemas de classificação e as hierarquias historicamente impostas à arte. Como defendem as curadoras Ana Roman e Catalina Bergues, “em vez de fixar uma definição do que é ‘popular’ ou ‘erudito’, a mostra sugere novas possibilidades de diálogos. Ela coloca em evidência como as peças se transformam quando vistas lado a lado, estimulando o público a perceber a arte brasileira como um campo aberto a intersecções e reinterpretações”.

Ocupando o hall e as galerias do 3º e 4º andar da Casa Fiat de Cultura, as obras estabelecem conexões que dialogam tanto com a maneira como estavam dispostas na casa da colecionadora, quanto com os novos recortes propostos pela curadoria. As questões representadas atravessam grandes temas da história da arte: tradição e inovação, figuração e abstração, território e espiritualidade, cor e forma. Algumas obras se aproximam pelo uso de materiais e temáticas comumente associadas à arte popular, como o barro, a madeira e o imaginário rural; outras, por processos e poéticas ligadas ao modernismo e à arte contemporânea.

Como afirmam Roman e Bergues, “apresentar, pela primeira vez em Belo Horizonte, o conjunto heterogêneo de obras que habitava o ambiente doméstico de Vilma, onde surgiam conexões inusitadas entre estilos, épocas e técnicas, representa um desafio curatorial para manter a atmosfera de proximidade, sem abrir mão da clareza expositiva”, concluem.

Para o presidente da Casa Fiat de Cultura, Massimo Cavallo, esta é mais uma iniciativa que valoriza os modos de fazer e pensar a arte no país. “Ao dar visibilidade a essas produções, a Casa Fiat de Cultura e o Instituto Tomie Ohtake renovam uma parceria de longa data e reconhecem a importância de um olhar mais sensível e abrangente sobre a arte brasileira. E, mais do que isso, reafirmam a crença de que colecionar, como fez Vilma, é também um ato de cuidado, de escuta e de legado.”

A exposição “Em cada canto: Casa Fiat de Cultura e Instituto Tomie Ohtake visitam Coleção Vilma Eid” é uma realização da Casa Fiat de Cultura, do Instituto Tomie Ohtake e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Stellantis e da Fiat, copatrocínio da Stellantis Financiamentos, do Banco Stellantis, do Banco Safra e da Sada. A mostra tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Governo de Minas, do Programa Amigos da Casa e da Galeria Estação.

Vilma Eid

Vilma Eid Foto: RuyTeixeira

“Em cada canto” nasce do olhar sensível e atento da colecionadora e galerista Vilma Eid. Fundadora da Galeria Estação, em São Paulo, ao lado de seu filho Roberto Eid Philipp, Vilma construiu, ao longo de quatro décadas, uma coleção única.

Seu primeiro encontro com a arte popular se deu ainda na juventude, ao se encantar com uma pintura de José Antonio da Silva que, na época, não era considerada “arte de mercado”. Anos depois, ao reencontrar a obra do artista, iniciou uma coleção baseada não em categorias, mas em afinidades afetivas e estéticas. “Eu comecei minha coleção porque gosto de arte popular, assim como gosto de arte moderna e arte contemporânea. Eu gosto de arte, no geral”, afirma Vilma Eid.

Ao longo dos anos, Vilma percorreu o Brasil em viagens de pesquisa, visitando ateliês, sítios e casas de mestres populares. Foi assim que conheceu nomes como Zé Bezerra, Nino, Dona Izabel, Ulisses Mendes, Noemisa Batista, entre muitos outros.

Sem se preocupar em “combinar” obras ou seguir uma lógica institucional, Vilma formou um acervo em que o gesto artístico é o elo mais importante. “Eu não costurei nada na minha coleção, não busquei criar nenhuma narrativa. Só fui gostando e aumentando aos poucos. Comecei a levar pessoas para vê-la e percebi que aquilo gerava uma reação absurda. Foi então que entendi que aquilo era importante.”

Uma seleção que rompe fronteiras entre estilos, técnicas e origens

Em diálogo com a trajetória da colecionadora e galerista Vilma Eid, a mostra “Em cada canto: Casa Fiat de Cultura e Instituto Tomie Ohtake visitam Coleção Vilma Eid” reúne artistas que transitam entre diferentes tempos e territórios da arte brasileira.

A exposição inclui nomes como José Antonio da Silva, artista que deu início à coleção e cuja pintura, crítica e inventiva, retrata a vida rural paulista sem idealizações. Ao seu lado, obras de Artur Pereira, que transforma o cedro em cenas esculpidas de caçadas, festas e figuras católicas. A presença de artistas como Paulo Pasta, Paulo Monteiro, José Resende e Erika Verzutti rompe com qualquer linearidade, misturando tempos e técnicas que coabitam com naturalidade.

O acervo também explora a geometria em múltiplas abordagens: da abstração rigorosa de Judith Lauand à expressividade geométrica de Geraldo de Barros, passando pela força cromática de Jandyra Waters e pela fluidez construtiva de Clovis Aparecido dos Santos.

A figura do totem como um símbolo sagrado de ancestralidade aparece em artistas como Conceição dos Bugres, Rubem Valentim, Agnaldo Manuel dos Santos e Tunga, que articulam memória, religiosidade afro-brasileira e espiritualidade popular. Já Júlio Martins da Silva, Eleonore Koch e Mario Rubinski propõem paisagens sintéticas que mesclam geometria e afeto. O lúdico, o imaginário e o movimento são explorados por artistas como Chico da Silva, Nhô Caboclo e Cardosinho.

A tradição ceramista do Vale do Jequitinhonha se revela nas figuras de Izabel Mendes da Cunha, Noemisa Batista dos Santos e Ulisses Pereira Chaves, cujas obras mantêm vivo o fazer ancestral. Artistas como Antônio Poteiro e Madalena Santos Reinbolt articulam o sagrado e o cotidiano em cores intensas, tapeçarias e esculturas que encantam pelo detalhe e pela presença da memória.

O sertão de Mestre Vitalino, a delicadeza onírica de Neves Torres, a crítica social de Ranchinho e o olhar urbano de Maria Auxiliadora e Zica Bérgami expandem as narrativas da exposição, que ainda inclui obras que abordam o universo do circo, com nomes como Sonia Delaunay, Alexander Calder e Lia Chaia.

O tempo, enquanto conceito e matéria, é tensionado por artistas como G.T.O., Jadir Egídio, Itamar Julião e Aurelino dos Santos, em obras que oscilam entre o mitológico, o afetivo e o urbano. E as obras de Zé do Chalé, Agostinho Batista, Mira Schendel e Marepe celebram o cotidiano como uma experiência plástica de pertencimento e transformação.

Bate-papo de abertura da exposição

Para marcar a abertura da exposição “Em cada canto: Casa Fiat de Cultura e Instituto Tomie Ohtake visitam Coleção Vilma Eid” será realizado um bate-papo com a colecionadora e galerista Vilma Eid e as curadoras da mostra, Ana Roman e Catalina Bergues, no dia 17 de junho, terça-feira, às 19h, na Casa Fiat de Cultura. O evento é aberto ao público, com entrada gratuita e inscrição pela Sympla.

Durante o bate-papo, Vilma Eid vai compartilhar com o púbico a sua trajetória artística, a história de formação de sua coleção e os vínculos construídos com as obras ao longo do tempo. Ao seu lado, as curadoras da exposição, Ana Roman e Catalina Bergues, trazem suas perspectivas curatoriais sobre a mostra.

As curadoras

Ana RomanÉ mestre em Geografia (FFLCH-USP), pós-graduada em Estudos Brasileiros (FESP/SP) e é doutoranda da FAU-USP. Foi curadora assistente da 34ª Bienal de Arte de São Paulo (2021), membro do Comitê de Indicação do Prêmio PIPA 2022 e 2024 e curadora do Pivô entre 2022 e 2023. Atualmente é coordenadora de conteúdo do grupo de pesquisa Academia de Curadoria e contribui regularmente para a plataforma Piscina. É superintendente artística do Instituto Tomie Ohtake.

Catalina BerguesÉ curadora, pesquisadora e psicóloga. Formada em Artes Visuais pela Fundação Armando Álvares Penteado e em Psicologia pela Universidade de São Paulo, atua como curadora no Instituto Tomie Ohtake e como psicóloga clínica. Realizou curadorias em exposições como Hee Sub Ahn – O Caminho (2024, Instituto Tomie Ohtake), Em Cada Canto – Instituto Tomie Ohtake Visita Coleção Vilma Eid (2025, Instituto Tomie Ohtake e Casa Fiat de Cultura – Belo Horizonte) e Eaux Souterraines: récits en confluence (2025, Frac Poitou-Charentes, França). Participou de publicações como Ensaios para o Museu das Origens (2023) e Arte Popular – Modos de Usar (2025).

Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braille e atendimento em libras. Mais de 90 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. Há 19 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico. A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 4,5 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 700 mil participaram de suas atividades educativas. 

Serviço 

Exposição “Em cada canto: Casa Fiat de Cultura e Instituto Tomie Ohtake visitam Coleção Vilma Eid”
Período expositivo: 17 de junho a 17 de agosto de 2025 
Visitação presencial: terça-feira a sexta-feira das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h (exceto segundas-feiras)   
Tour virtual no site: www.casafiatdecultura.com.br

“Onde mora a arte” | Bate-papo com a colecionadora Vilma Eid e as curadoras Ana Roman e Catalina Bergues  
17 de junho, às 19h, na Casa Fiat de Cultura 
Inscrições gratuitas pela Sympla: bit.ly/BatePapoVilmaEid

Casa Fiat de Cultura    
Praça da Liberdade, 10, Funcionários – BH/MG  
Circuito Liberdade
Horário de Funcionamento 
Terça-feira a sexta-feira, das 10h às 21h   
Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h

Informações   
www.casafiatdecultura.com.br    
casafiatdecultura@stellantis.com   
facebook.com.br/casafiatdecultura   
Instagram: @casafiatdecultura   
X: @casafiat   
YouTube: Casa Fiat de Cultura

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MARCELO GODOY ASSUME NOVA DIRETORIA DE INTRALOGÍSTICA NA BRAVO SERVIÇOS LOGÍSTICOS

Marcelo Godoy

A Bravo Serviços Logísticos, referência no atendimento logístico de armazenamento e distribuição de insumos para o mercado agrícola, anuncia sua nova diretoria de Intralogística, que será liderada por Marcelo Godoy. Essa movimentação estratégica reflete o momento de expansão da companhia e a importância de construir uma estrutura e governança dedicadas a esse setor.

Godoy traz uma sólida e vasta bagagem construída ao longo de sua carreira em áreas de logística e Supply Chain, com atuação em segmentos como indústria, operadores logísticos e distribuidores. Com amplo conhecimento em planejamento estratégico e execução, análise de estruturas operacionais e formação de preços, inclusive para operações in house, o profissional ainda conta com experiência como consultor.

À frente da nova diretoria, o executivo tem a missão de centralizar a liderança das 19 operações de intralogística da Bravo, consolidando sua gestão sob uma única estrutura, denominada "Torre de Intralogística". “Essa unificação visa padronizar e alinhar processos, criar uma base de conhecimento sólida e dar um foco específico para o desenvolvimento e gestão deste negócio, que trabalha dentro da casa do cliente”, explica. As principais responsabilidades incluem entender as dores, propor soluções, homogeneizar processos, e usar uma série de indicadores para a gestão e identificação de pontos de fragilidade e fortaleza.

Para Marcos Vilela, CEO da Bravo, a nova estrutura e a liderança de Godoy são cruciais para o futuro da intralogística na empresa. "A criação da nova diretoria reflete nossa visão de futuro e a dedicação a um segmento vital para nossos clientes. Marcelo Godoy traz um conhecimento aprofundado que vem da vivência 'de fábrica' e da própria intralogística. Sua expertise nos permite ir além: falar a 'língua exata do cliente', entender suas necessidades e oferecer soluções eficazes e trabalhos de consultoria que agregam valor real às operações dentro de suas instalações. Estamos confiantes de que fortaleceremos ainda mais nossas parcerias e nossa entrega no mercado”, finaliza.

A Bravo Serviços Logísticos começou sua jornada de atuação em 1997. Ao longo de sua trajetória, buscou aprimorar os processos e operações, se especializou no atendimento logístico para o mercado agrícola e se tornou referência em serviços eficientes de armazenamento e distribuição de insumos agrícolas. Com sede em Uberaba (MG), conta com filiais em Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Maranhão e Rondônia. Para mais informações, clique aqui e visite o site

Bravo Serviços Logísticos
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CUMMINS É PREMIADA POR INOVAÇÃO EM GERAÇÃO DE ENERGIA COM A SÉRIE CENTUM™

A Cummins Power Generation recebeu o prêmio Product of the Year 2025, na categoria Energia, da revista Consulting Specifying Engineer (CSE), pelos geradores da série Centum™, com potências de 1750 a 2000 kW e de 2750 a 3000 kW. Referência técnica entre engenheiros consultores nos Estados Unidos, a CSE reconhece anualmente as inovações mais relevantes para aplicações comerciais. Esta é a quinta premiação consecutiva da Cummins no programa, consolidando sua liderança em soluções de geração de energia.

Desenvolvida com base nas necessidades dos clientes, a série Centum™ foi projetada para atender às demandas dos desafios de energia atuais e futuros. Esses geradores oferecem flexibilidade, eficiência e sustentabilidade de alto nível em uma variedade de aplicações. Duas das mais vitais são as instalações de serviços de saúde e o setor de data centers. Em ambientes de missão crítica como esses, mesmo uma breve interrupção de energia pode levar a perda significativa de dados e alto impacto financeiro.

“Receber o prêmio ouro é motivo de orgulho para nossa equipe e comprova a confiança que nossos clientes depositam na Cummins todos os dias”, afirmou Susan Cleaver, diretora executiva da Global Power Generation. “A série Centum™ mostra como a Cummins está liderando o caminho para energias mais sustentáveis, sem abrir mão da inovação e da confiabilidade.”

Mais do que uma nova linha, a Centum™ representa o legado de mais de 100 anos da Cummins em geração de energia — com um olhar para o futuro e o compromisso de longo prazo com soluções cada vez mais eficientes e sustentáveis. Os modelos premiados estão disponíveis no Brasil por meio da Cummins Brasil e sua rede de distribuidores autorizados.

O prêmio Product of the Year da CSE está em sua 20ª edição e destaca os principais lançamentos para aplicações comerciais. Os produtos vencedores são escolhidos por profissionais do setor em todo o território norte-americano.

Para saber mais sobre este produto premiado, clique aqui e visite o site.

A Cummins Inc., líder global em soluções de energia, compreende cinco segmentos de negócios - Motor, Componentes, Distribuição, Sistemas de Alimentação Elétrica e Accelera da Cummins - apoiados por sua fabricação global e ampla rede de serviços e suporte, mão de obra qualificada e vasta experiência tecnológica. A Cummins está comprometida com sua estratégia Destination Zero, que está fundamentada no compromisso da empresa com a sustentabilidade e ajuda seus clientes a navegar com sucesso na transição de energia com seu amplo portfólio de produtos. Os produtos variam de trens de força avançados a diesel, gás natural, elétricos e híbridos e componentes relacionados a trem de força, incluindo pós-tratamento, turbocompressores, sistemas de combustível, tecnologias de trem de válvulas, sistemas de controle, sistemas de tratamento de ar, transmissões automatizadas, eixos, transmissões, freios, sistemas de suspensão, sistemas de geração de energia elétrica, sistemas de energia eletrificada com componentes e subsistemas inovadores, incluindo tecnologias de bateria, célula de combustível e energia elétrica e produção de hidrogênio Tecnologias. Com sede em Columbus, Indiana (EUA), desde sua fundação em 1919, a Cummins emprega aproximadamente 69.600 pessoas comprometidas a impulsionar um mundo mais próspero por meio de três prioridades de responsabilidade corporativa globais que são essenciais para comunidades saudáveis: educação, meio ambiente e igualdade de oportunidades. A Cummins atende a seus clientes on-line, através de uma rede proprietária e de distribuidores locais independentes, bem como de milhares de revendedores locais ao redor do mundo, e lucrou cerca de US$ 3,9 bilhões em vendas de US$ 34,1 bilhões em 2024. Clique aqui e saiba como a Cummins está liderando seu mundo em direção a um futuro de energia mais inteligente e limpa.

Cummins Brasil – Líder global em energia, possui unidades de negócios complementares que projetam, fabricam e distribuem motores, serviços e tecnologias relacionadas para a um amplo portfólio de soluções de energia. Seu portfólio inclui também sistemas de combustível, turbos, soluções para emissões, eixos, cardans, componentes e sistemas de geração de energia elétrica. Presente no país há mais de cinco décadas, produz uma variada gama de motores para diversos segmentos do mercado, entre caminhões de todos os portes, pick-ups, ônibus, aplicações estacionárias, máquinas de construção, equipamentos agrícolas, máquinas para mineração e aplicações marítimas. Possui duas unidades fabris: no município de Guarulhos (SP), onde estão as áreas de motores, geradores, turbos e soluções de emissões. Já em Osasco (SP), a Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS) produz eixos, cardans e componentes para veículos comerciais e fora-de-estrada. Para mais informações, clique aqui e visite o site.

Cummins Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

VOLVO PENTA LANÇA NO BRASIL MOTOR VERSÁTIL A BIOGÁS, BIOMETANO E GNV, PARA GERAÇÃO DE ENERGIA.

A Volvo Penta está lançando no Brasil o G13, seu primeiro motor movido a biogás, biometano ou GNV (Gás Natural Veicular), para geradores elétricos de alta performance. É a alternativa ideal para propriedades rurais que produzem seu próprio biogás por meio da decomposição de material orgânico, um insumo gratuito dentro da própria cadeia produtiva. Apresentado em primeira mão na Agrishow 2025, mais de 30 unidades já foram comercializadas antes mesmo do lançamento oficial.

O novo produto fomenta um modelo de negócio que transforma um passivo ambiental em um insumo valioso para empresas e produtores rurais. “Além disso, contribui para expandir a produção e o uso de energia renovável e limpa. É uma solução que diminui em quase 100% a emissão de materiais particulados e cerca de 30% do óxido de nitrogênio”, afirma Gabriel Barsalini, presidente da Volvo Penta América do Sul.

Gabriel Barsalini

Uso severo

O G13 é um avançado motor de 13 litros concebido para uso severo, com potências de até 400 hp. Tem aplicação prioritária em fazendas, granjas, indústrias alimentícias, usinas de açúcar, destilarias de álcool e frigoríficos. Com alta capacidade de aceitação de carga, robusto e hiperdimensionado, o motor tem todas as partes internas em aço, projetadas para maior durabilidade mesmo em operações intensivas. “Tudo neste produto foi pensado para garantir desempenho e estabilidade na geração de energia, sempre de olho no meio ambiente e nos custos de operação”, assegura Felipe Lopes, diretor de motores industriais da Volvo Penta América do Sul. “É também de fácil manutenção, porque utiliza componentes e filtros já conhecidos de outros motores Volvo Penta”, ressalta.

Felipe Lopes

Opção por tecnologias

Os engenheiros da marca desenvolveram uma configuração na qual o cliente tem à disposição duas tecnologias diferentes para o gerenciamento e injeção de gás, dependendo de suas necessidades de aplicação, perfil de desempenho e perspectiva de investimento. Assim, durante a negociação e o processo de especificação técnica, o comprador pode optar pelos sistemas Motortech ou Woodward, duas fabricantes de renome mundial, líderes em soluções de energia a gás, que têm parceria global com a Volvo Penta.

“Existe uma necessidade crescente por motores movidos a combustíveis renováveis e com menos emissões de poluentes, mas que também tenham alta tecnologia, grande performance e custos adequados”, explica Lopes. O mercado está atento a este tipo de produto justamente pela possibilidade de usar um combustível ambientalmente correto, com a vantagem de baixar os custos operacionais. Cálculos indicam que, se comparado com o diesel na formulação atual, o custo de operar motores industriais com GNV pode ser 22% menor. Se a comparação for com o biogás, o custo pode ser até quase 100% inferior, uma vez que esse combustível é obtido através da utilização de material orgânico gratuito dentro das propriedades rurais. “É um ciclo virtuoso”, destaca Lopes.

A produção de bioenergia é feita por meio do aproveitamento de material orgânico, dejetos de aves, bovinos ou suínos, chorume do lixo, resíduos da indústria alimentícia, de celulose e de álcool e açúcar, além de sobras de unidades fabris petroquímicas e de exploração de gás – estas duas últimas no caso de gás natural. O material é processado num biodigestor, um equipamento que decompõe e transforma os resíduos orgânicos em biogás. Já o biometano é um produto mais límpido e genuíno, purificado do biogás, e pode inclusive ser colocado na rede de gás natural.

Feito no Brasil

O novo motor G13 é fabricado no complexo industrial da Volvo em Curitiba (PR), onde também são produzidos os propulsores dos caminhões e ônibus da marca. O G13 poderá ser exportado para todos os mercados da América do Sul, região onde a demanda por motores a gás está em expansão.

A Volvo Penta é líder mundial em motores de uso marítimo e industrial. Presente em mais de 130 países, em 2024 entregou mais de 35 mil unidades em todo o mundo. No Brasil, além do novo motor a gás, oferece ampla gama diesel de 18 a 1.000 hp, para aplicações em embarcações, implementos agrícolas, geradores de energia etc. 

Visite o site https://www.volvopenta.com/pt-br/ ou @volvopentabr_ind e saiba mais.

Grupo Volvo América Latina

domingo, 15 de junho de 2025

BOEING PREVÊ DEMANDA ESTÁVEL PARA APROXIMADAMENTE 44 MIL NOVAS AERONAVES NOS PRÓXIMOS 20 ANOS

A frota global alcançará aproximadamente 50.000 aviões comerciais até 2044

Foto: Boeing | Divulgação

Os mercados emergentes, com classes médias em expansão, malhas aéreas dinâmicas e competitivas, além de investimentos sustentáveis na aviação, desempenharão um papel fundamental no crescimento do tráfego aéreo global, gerando a necessidade de 43.600 aviões comerciais nos próximos 20 anos, conforme projetado pela Boeing.

Esses mercados representarão mais de 50% da frota comercial global em 2044, em comparação com quase 40% em 2024. A Boeing divulgou, antes do Paris Air Show, sua Perspectiva de Mercado de Aviação Comercial (Commercial Market Outlook - CMO) de 2025, que também prevê que a oferta de aviões se igualará à demanda do mercado por volta do final da década, permitindo que as companhias aéreas renovem e expandam suas frotas.

“Durante o primeiro trimestre deste século, o tráfego aéreo de passageiros triplicou e a frota global de aviões mais que dobrou, enquanto a indústria de aviação comercial enfrentava desafios significativos”, afirma Brad McMullen, vice-presidente sênior de Vendas e Marketing Comercial da Boeing. “A resiliência continuará a ser uma característica marcante desta indústria em crescimento, à medida que observamos uma forte demanda por novos aviões, com a aviação comercial retornando à sua trajetória de crescimento pré-pandemia.”

Destaques da previsão do CMO até 2044:

  • O tráfego de passageiros deve crescer 4,2% anualmente ─ mais que dobrando de tamanho à medida que continua a superar o crescimento econômico global.
  • A frota global quase dobrará para mais de 49.600 aviões comerciais, enquanto as companhias aéreas adicionam capacidade para atender à demanda.
  • Cerca de 80% dos aviões em operação serão substituídos por mais de 21.000 entregas, melhorando a eficiência e a capacidade da frota.
  • Aviões de corredor único representarão 72% da frota global, em comparação com 66% em 2024, impulsionados principalmente por viagens de curta distância e companhias aéreas de baixo custo em mercados emergentes.
  • A frota global de aviões de passageiros de fuselagem larga aumentará para aproximadamente 8.320 unidades, em comparação com cerca de 4.400 em 2024 ─ crescimento impulsionado por companhias aéreas em mercados emergentes expandindo suas frotas de longa distância.
  • A diversificação da cadeia de suprimentos e a expansão das malhas de carga expressa impulsionarão uma expansão de quase dois terços da frota global de cargueiros e a necessidade de 2.900 cargueiros de produção e conversões.

Tendências do transporte aéreo:

  • Como parte das despesas discricionárias, os gastos com viagens retornaram aos níveis pré-pandemia, à medida que os consumidores priorizam o transporte aéreo.
  • As malhas aéreas atendem cerca de 30% mais pares de aeroportos do que há uma década, oferecendo opções de voos diretos mais convenientes.

Novas entregas (2025-2044)

Jatos regionais - 1,545
Corredor único (narrowbody) - 33,285
Fuselagem larga (widebody) - 7,815
Cargueiros - 955
Total - 43,600

A Boeing publica o CMO anualmente desde 1961. Como a previsão mais longeva de seu tipo, o CMO é reconhecido como a análise mais abrangente da indústria de aviação comercial. O documento completo está disponível no site.

BoeingUma das principais empresas aeroespaciais do mundo e a maior exportadora dos EUA, a Boeing desenvolve, fabrica e presta serviços para aviões comerciais, produtos de defesa e sistemas espaciais para clientes em mais de 150 países. Nossa força de trabalho e base de fornecedores nos EUA e no mundo impulsionam a inovação, a oportunidade econômica, a sustentabilidade e o impacto na comunidade. A Boeing tem o compromisso de promover uma cultura baseada em nossos valores fundamentais de segurança, qualidade e integridade. Veja mais no site

Boeing
LLYC

sábado, 14 de junho de 2025

O NOBRE ESPAÇO CONTINUA RESERVADO PARA A IMPRENSA. Por Giba dos Santos & Jorge Görgen*

Depois de décadas atuando dos dois lados do balcão — como jornalistas e como executivos de comunicação, organizando eventos e apresentações nos setores automotivo, de tecnologia, segurança, cultura e entretenimento — temos a convicção de que a imprensa segue sendo um dos públicos mais estratégicos para qualquer organização séria.

Empresas, entidades e órgãos públicos continuam valorizando a cobertura jornalística especializada, confiável e qualificada, porque sabem da sua importância para a credibilidade institucional e para a definição das pautas mais relevantes da sociedade. Esse papel é estrutural. Não se perdeu — mas está em risco.

Nos últimos anos, testemunhamos o avanço legítimo dos influenciadores digitais. Com públicos engajados, voz ativa e uma presença cada vez mais profissional, muitos deles conquistaram espaço — e prestígio — nos eventos corporativos, lançamentos e ativações. E fizeram isso com mérito, construindo conexões diretas e entregando resultados palpáveis.

No entanto, enquanto os influenciadores reforçam a sua presença, muitos jornalistas têm deixado suas cadeiras vazias.

Não se trata de uma troca imposta pelas marcas, nem de uma preferência automática. Em diversos eventos que acompanhamos, a ausência da imprensa tradicional abriu espaço para novos perfis, que ocupam com entusiasmo o lugar deixado vazio.

É aqui que deixamos um alerta sincero e construtivo: se os jornalistas não retomarem o protagonismo nos espaços presenciais, o público continuará migrando para outras fontes — muitas vezes não editoriais — como referência principal de informação.

Sabemos que o digital encurtou distâncias. Mas ninguém pode manter relevância à distância. O valor da escuta crítica, da apuração direta, do olhar analítico e do contato com as fontes é insubstituível. E essa presença ainda é — e continuará sendo — esperada pelas organizações.

A imprensa segue estratégica. Mas os colegas  jornalistas, precisam voltar a ocupar o seu espaço. O convite segue aberto. A cadeira segue lá. Mas é preciso sentar nela.

Giba dos Santos                   Jorge Görgen
* Jornalistas e Executivos de Comunicação com experiência no setor automotivo, cultural e de entretenimento