sábado, 21 de junho de 2025

CNH ADERE AO PACTO GLOBAL DA ONU E REFORÇA SEU PAPEL POR UM AGRO MAIS SUSTENTÁVEL

Empresa reforça seu compromisso com a agenda ESG e é a primeira representante entre as fabricantes de máquinas agrícolas a integrar a iniciativa no Brasil

À direita, Raquel Montagnoli, gerente de Sustentabilidade da CNH para América Latina; na cerimônia de adesão ao Pacto Global da ONU

A CNH deu mais um passo em seu compromisso de liderar o desenvolvimento sustentável no setor de agricultura e construção civil no país e aderiu ao Pacto Global da ONU, iniciativa das Nações Unidas (ONU) para mobilizar as empresas a alinharem suas estratégias a dez princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. A companhia, que já é signatária do Pacto em âmbito global, passou a integrar a Rede Brasil e irá ingressar na Plataforma de ação pelo Agro Sustentável, se juntando a empresas engajadas em contribuir com as metas dos ODS -Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que estão vinculados à agenda de agricultura.

“Não temos dúvida da centralidade do agronegócio na economia brasileira e o seu papel cada vez mais relevante para o desenvolvimento sustentável. Mais uma vez a CNH e suas marcas Case IH e New Holland assumem o protagonismo ao enfrentar os desafios da atualidade. E a CNH se torna a primeira representante entre as fabricantes de máquinas agrícolas a se tornar membro da Rede Brasil do Pacto Global”, destacou Rafael Miotto, presidente da CNH para América Latina.

A Plataforma de Ação pelo Agro Sustentável é focada no avanço do ODS 2 - Fome Zero e Agricultura Sustentável, ODS 12 - Consumo e Produção Responsáveis e ODS 13 – Ação Contra Mudança Global do Clima. A CNH já é globalmente comprometida em apoiar o avanço de todos esses objetivos e, além desses, também prioriza os ODS 3,8 e 10, focados em Saúde e Bem-Estar; Trabalho Descente e Crescimento Econômico; e Redução das Desigualdades.

Para Raquel Montagnoli, gerente de Sustentabilidade da CNH para América Latina, a adesão a Rede Brasil do Pacto é um marco relevante na trajetória da empresa, demonstrando o comprometimento com a Agenda 2030 da ONU. “O Pacto Global é a maior rede de discussão e fomento da sustentabilidade no Brasil. Por meio das plataformas de ação, poderemos aprender e contribuir com outras empresas, trazendo nossa expertise em temas relevantes que contribuem para descarbonização dos setores agrícolas e de construção, como por exemplo nossas inovações que envolvem biocombustíveis, agricultura regenerativa e conectividade”, reforçou.

A cerimônia de adesão foi realizada durante o 3º Fórum Ambição 2030, maior evento sobre sustentabilidade corporativa do país, promovido pela Rede Brasil, que aconteceu em junho, em São Paulo (SP). O Pacto Global da ONU conta hoje com mais de 25 mil membros em 62 redes locais, que abrangem 167 países.

Para além da adesão, a CNH também é reconhecida pelo mercado pela atuação de liderança ESG para agricultura e construção. Entre os mais recentes destaques, estão a classificação em segundo lugar na categoria de máquinas e componentes elétricos nos Índices de Sustentabilidade S&P Dow Jones World e North America, se destacando entre os 5% melhores do setor no S&P Global Sustainability Yearbook, anuário de sustentabilidade globalmente reconhecido. A empresa também foi reconhecida com pontuações de liderança nos ratings de Clima e Segurança Hídrica do CDP.

CNH Industrial (NYSE: CNH) é uma empresa de equipamentos, tecnologia e serviços de classe mundial. Impulsionada por seu propósito Breaking New Ground, centrado em Inovação, Sustentabilidade e Produtividade, a empresa fornece a direção estratégica, recursos de P&D e investimentos que permitem o sucesso de suas marcas globais e regionais. Globais, Case IH e New Holland fornecem aplicações agrícolas 360°, de máquinas à implementos e as tecnologias digitais para obter o máximo destes produtos; enquanto a CASE Construction Equipment e New Holland Construction oferecem uma linha completa de produtos de construção que tornam o setor mais produtivo. As marcas com foco regional da Companhia incluem: STEYR, para tratores agrícolas; Raven, líder em agricultura digital, tecnologia de precisão e desenvolvimento de sistemas autônomos; Hemisphere, líder em design e fabricação de tecnologias de posicionamento e direção, baseadas em satélites de alta precisão; Flexi-Coil, especializada em sistemas de plantio direto e semeadura; Miller, fabricante de equipamentos de pulverização; e Eurocomach, que produz uma ampla gama de mini e midiescavadeiras para o setor de construção, incluindo soluções elétricas. Ao longo de uma história de mais de dois séculos, a CNH sempre foi pioneira em seus setores e continua inovando com paixão para garantir a eficiência e o sucesso dos clientes. Como uma empresa verdadeiramente global, os mais de 35.000 empregados da CNH fazem parte de um ambiente de trabalho diverso e inclusivo, focado em fornecer aos clientes oportunidades de desenvolver e construir um mundo melhor. Para obter mais informações e os relatórios financeiros e de sustentabilidade mais recentes, clique aqui e acesse o site

CNH Industrial
Rede Comunicação de Resultado

REVO ANUNCIA INVESTIMENTO DE 250 MILHÕES DE DÓLARES PARA COMPRA DE 50 eVTOLs DA EVE

Pioneira em mobilidade aérea de alto padrão, Revo será a primeira a operar eVTOLs da subsidiária da Embraer em São Paulo

Imagem gerada em computador simula um eVTOL da Revo sobrevoando a cidade de São Paulo. Foto: Divulgação.

A Revo – referência em mobilidade aérea de alto padrão – acaba de assinar um acordo vinculante com a Eve Air Mobility para a aquisição de até 50 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical, os chamados eVTOLs. O contrato é o primeiro deste tipo assinado com a Eve em todo o mundo. No valor de 250 milhões de dólares, o acordo com a empresa subsidiária da Embraer foi celebrado durante o Paris Air Show 2025 - maior evento do setor. A Revo, que pertence ao grupo multinacional de origem portuguesa Omni Helicopters International (OHI), será a primeira companhia a operar com os eVTOLs da Eve em São Paulo, o que reforça seu compromisso com a inovação e pioneirismo no segmento.

“Há dois anos, a Revo inovou ao oferecer voos de helicóptero com serviço de primeira classe e reserva em poucos minutos, seja para uma viagem individual, múltiplos assentos ou capacidade total da aeronave, algo até então inédito nesse mercado. Agora, um novo capítulo se inicia”, afirma João Welsh, CEO da Revo. “E a oportunidade que temos é enorme, já que grandes cidades ao redor do mundo, exatamente como São Paulo aqui no Brasil, precisam desesperadamente de soluções de mobilidade”. São Paulo é hoje a cidade com a maior frota de helicópteros do mundo, com mais de 410 aeronaves registradas e 260 helipontos, onde são realizados 2.200 pousos e decolagens todos os dias.

Desde seu lançamento, há quase dois anos, em São Paulo, a Revo trabalha no desenvolvimento do ecossistema de mobilidade aérea urbana avançada (UAM) que servirá de referência para a operação com os eVTOLs no transporte de passageiros, incluindo simulações bem-sucedidas de gerenciamento de tráfego aéreo urbano em São Paulo utilizando o software Vector da Eve. O acordo assinado entre as empresas garante acesso ao Eve TechCare, um pacote completo de suporte operacional projetado para otimizar as operações dos eVTOLs e maximizar o desempenho das frotas.

“Temos uma parceria sólida com a Eve Air Mobility desde o início da Revo. Depois de realizarmos testes conjuntos e contribuirmos ativamente para o desenvolvimento das aeronaves que irão moldar o futuro do setor, estamos fazendo história mais uma vez”, afirma Jeremy Akel, CEO da OHI. “É uma enorme satisfação sermos os primeiros a operar os eVTOLs na capital Paulista, liderando um novo capítulo da mobilidade aérea urbana. Com um serviço de primeira classe, seguro e sustentável, seguimos avançando em nossa missão de redefinir a experiência de voar e conectar as cidades de forma inteligente.”

A Revo atualmente opera uma solução de mobilidade porta a porta, integrando serviços de carro e transporte de bagagens com voos regulares de helicóptero conectando pontos estratégicos da capital paulista e seu entorno, incluindo interior e litoral. Entre as rotas diárias está a ligação entre a Avenida Brigadeiro Faria Lima, principal centro financeiro da cidade, e o Aeroporto Internacional de Guarulhos, um trajeto que costuma levar entre 1,5 a 3 horas de carro e pode ser feito em apenas 10 minutos pelo ar.

Com os eVTOLs da Eve, essas operações se tornarão totalmente elétricas e sustentáveis, proporcionando uma experiência superior aos clientes e apoiando os objetivos da empresa e da própria cidade em relação a transportes mais ecológicos. A entrega da primeira aeronave está prevista para o final de 2027.

“Este contrato com a Revo e a OHI é um passo fundamental para a Eve, demonstrando a crescente confiança do mercado em nossa tecnologia e modelo operacional”, afirma Johann Bordais, CEO da Eve. “Ao avançarmos do conceito para a implementação, estamos não apenas impulsionando nosso plano comercial, mas também contribuindo para a construção de um ecossistema robusto e sustentável de mobilidade aérea urbana, estabelecendo um novo padrão global para a adoção dos eVTOLs.”

Revo

Lançada em agosto de 2023, a Revo opera atualmente com rotas a partir de São Paulo. Com foco no público de alta renda, a entrega da Revo tem alguns diferenciais como serviço único e exclusivo, transporte terrestre em carros executivos, lounges e hosts exclusivos, plataforma de tecnologia proprietária com inteligência artificial - reserva via app, site ou concierge - helicópteros bimotores, tripulação dupla e o mais alto padrão de segurança no setor. A Revo pertence ao grupo multinacional de origem portuguesa Omni Helicopters International (OHI), que é líder em soluções de mobilidade aérea na América Latina. Sua frota de cerca de 90 helicópteros realiza mais de 1 500 voos semanais e transporta em segurança mais de 750 000 passageiros por ano. No Brasil, a OHI é detentora da Omni Táxi Aéreo, que opera há mais de 25 anos.

Omni Helicopters International

Omni Helicopters International Group (OHI), fundada em Portugal nos anos 90, é líder no setor de soluções de mobilidade aérea e entregas na América Latina. Como o maior provedor desses serviços na região, a OHI atende a diversos grupos de clientes em múltiplos segmentos, oferecendo soluções eficientes e integradas.

Por meio de suas subsidiárias Omni Táxi Aéreo no Brasil, Omni Helicopters Guyana Inc., e Omni Helicopters International Mozambique, a OHI oferece capacidade e expertise incomparáveis para atender clientes offshore nos mercados de energia offshore que mais crescem no mundo. O extenso portfólio da empresa inclui Troca de Tripulação, Serviços Médicos de Emergência (EMS), Combate a Incêndios, Operações de Busca e Salvamento, além de serviços especializados de Carga e Utilidade em locais remotos e desafiadores.

Em linha com seu compromisso com inovação e sustentabilidade, a OHI lançou duas iniciativas revolucionárias: a OHI Unmanned, uma divisão especializada em serviços com veículos aéreos não tripulados (UAV), e a Revo, uma provedora premium de soluções de mobilidade aérea avançada (AAM). Para mais informações, clique aqui e acesse o site.

Eve Air Mobility

A Eve se dedica a acelerar o ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana (UAM). Beneficiando-se de uma mentalidade de startup, apoiada por mais de 50 anos de experiência aeroespacial da Embraer S.A. e com um foco singular, a Eve está adotando uma abordagem holística para o progresso do ecossistema de UAM, com um projeto avançado de eVTOL, uma rede global abrangente de serviços e suporte e uma solução exclusiva de gerenciamento de tráfego aéreo. Desde 10 de maio de 2022, a Eve está listada na Bolsa de Valores de Nova York, onde suas ações ordinárias e bônus públicos são negociados sob os códigos “EVEX” e “EVEXW”. Para obter mais informações, clique aqui e visite o site.

Revo
Nova P.R.

sexta-feira, 20 de junho de 2025

ILUMINAÇÃO SUSTENTÁVEL CHEGA À ILHA DO MARAJÓ COM APOIO DA COPA ENERGIA E DO LITRO DE LUZ BRASIL

Mais de 20 voluntários participaram da instalação de 80 postes solares em duas comunidades quilombolas da região

O acesso à iluminação segura e sustentável chegou a duas comunidades quilombolas localizadas na Ilha do Marajó (PA), após mais uma ação conjunta entre a Copa Energia e o Litro de Luz Brasil. Realizada entre os dias 12 e 15 de junho, a iniciativa resultou na instalação de 80 postes solares nas comunidades de Tartarugueiro e Santana do Arari, beneficiando cerca de 175 famílias e reforçando o compromisso das instituições com soluções inclusivas em territórios amazônicos.

A montagem dos equipamentos foi realizada de forma colaborativa, com envolvimento direto dos moradores locais e de mais de 20 voluntários — entre integrantes do Litro de Luz Brasil e de colaboradores da Copa Energia. A ação envolveu etapas de capacitação, montagem coletiva e superou desafios logísticos típicos da Ilha do Marajó, como travessias por barco, estradas sem asfalto e falta de conectividade, mobilizando todos os participantes em um esforço conjunto para fortalecer a infraestrutura básica de iluminação das comunidades.

Montagem dos equipamentos

“Acreditamos que o acesso à energia é um direito fundamental e um ponto de partida para outros avanços sociais. Contribuir com iniciativas como essa, em regiões ainda sem total acesso à rede elétrica, é parte do nosso compromisso com uma transição energética mais justa e inclusiva”, afirma Lavinia Hollanda, Diretora de Sustentabilidade, Comunicação Externa e Relações Institucionais da Copa Energia.

A chegada da iluminação representa a realização de um sonho antigo para muitos moradores. “Para muitas pessoas, pode parecer pouco, mas para nós é muito importante. Só temos a agradecer por todo o carinho. Vimos minha mãe e minha avó partirem sem terem a chance de ver tudo isso acontecer. E o mais importante: vocês chegaram e fizeram. Não ficou só na promessa”, relatou Carmen, moradora de Tartarugueiro.

Em Santana do Arari, a presidente da Associação de Moradores, Elita, também celebrou a conquista: “Quando colocaram o primeiro poste, já foi uma alegria imensa. Ele foi comemorado por muitas noites com aquele Litro de Luz iluminando nossa rua. Muitas vezes, era só promessa. As pessoas vinham, faziam abaixo-assinado, levavam e depois nada acontecia. Eu mesma me perguntei várias vezes: ‘Será que vem mesmo? Será que é verdade?’. Mas agora é real. Agora temos energia nas ruas da nossa comunidade. A palavra que resume tudo é gratidão. Muito obrigada a todos vocês”.

“Essa entrega simboliza mais do que o acesso à energia. É sobre garantir dignidade, segurança e qualidade de vida para populações historicamente invisibilizadas”, destaca Rodrigo Eidy, Presidente do Litro de Luz Brasil.

Esta foi a quarta edição da parceria entre a Copa Energia e o Litro de Luz Brasil, iniciada em 2023. Desde então, as ações passaram por territórios urbanos e rurais, sempre com foco em ampliar o acesso à energia limpa. A chegada ao Pará, em 2025, consolida a iniciativa como referência em projetos de impacto social voltados à transição energética e à inclusão.

Litro de Luz Brasil

Com atuação em mais de 15 países, a organização internacional possui cerca de 200 voluntários distribuídos nas cinco regiões do Brasil com o objetivo de fornecer iluminação às pessoas sem acesso à eletricidade por meio de soluções sustentáveis de energia solar.

O Litro de Luz Brasil trabalha com uma metodologia própria de desenvolvimento social que permite mobilizar voluntários, mapear comunidades, entender as necessidades e treinar residentes para instalar, replicar e manter as suas tecnologias. Neste processo, os líderes são identificados em suas comunidades, treinados como embaixadores e passam a representar localmente a ONG.

Esse processo garante o engajamento dos residentes para que as ações tenham um impacto duradouro na vida das comunidades. Em sua trajetória, a organização já impactou diretamente cerca de 30 mil pessoas em áreas rurais, urbanas, indígenas, ribeirinhas e quilombolas em todo o país.

Copa Energia

A Copa Energia é uma empresa brasileira com 70 anos de experiência e líder em engarrafamento e distribuição de GLP, representando 24,4% de participação no mercado nacional. Por meio de suas marcas tradicionais, Copagaz e Liquigás, a Companhia leva energia para 30 milhões de clientes em todo o Brasil. Conta com uma rede robusta de 13 mil distribuidores presentes em 24 estados e no Distrito Federal, além de um time de mais de 3.700 colaboradores comprometidos com o propósito de energizar vidas e negócios de forma sustentável. Com soluções inovadoras, a Copa Energia desempenha um papel ativo na transição energética, reafirmando seu compromisso com o futuro.

Copa Energia
GBR Comunicação

PRIMEIRAS VIAGENS. Por chicolelis*

Claro que não me lembro delas, afinal, eu tinha meses de vida, mas tenho pelo menos um comprovante, a daquela feita nas asas da Real Redes Estaduais Aéreas Ltda, empresa do Estado de São Paulo, também conhecida como Real Transportes Aéreos.

Saímos de Congonhas em direção ao Santos Dumont, no Rio (e dali para Macaé) às 12:15 horas, do dia 16 de abril de 1946, ou seja, com menos de três meses de vida. A passagem, de “Collo”, como está no bilhete, custou Cr$ 13,60 e a aeronave era o famoso Douglas DC 3, modelo no qual voltei a viajar em 1973, no DC3 da Ford, com toda a configuração de executivo adaptado pela empresa de São Bernardo, na época presidida pelo Joseph O’Neill da Ford, entre São Paulo e Porto Alegre. O gerente de Imprensa, meu chefe era o inesquecível Seccão (Luiz Carlos da Silva Secco), que tinha como secretária a também inesquecível dona Hilda.

Mas, antes do voo no DC3, minha primeira viagem mesmo foi de ônibus, em um modelo  com carroceria Striuli, modelo Silver Jet, equipado com motor GMC Detroit Diesel, também conhecido como “motor marítimo”. Meus pais não guardaram este bilhete, mas me contaram que o ônibus se arrastava pela Serra do Mar, ou Estrada Velha, a primeira asfaltada do País (que durava quase duas horas, só neste trecho da viagem) como também era conhecida a ligação entre Santos e o Planalto, no ano seguinte substituída pela Via Anchieta,  pista Norte, subindo na direção da Capital. A pista Sul só foi inaugurada no ano seguinte, no dia 9 de julho.

Antes dos ônibus da Cometa, “jardineiras” eram usadas no transporte de passageiros entre o planalto e Santos. A viagem se tornava tão longa, mesmo na descida da Serra Velha, que obrigava uma parada de descanso na conhecida Casa de Pedra, poucos antes do início da descida, com inclinação muito forte.

Parada de descanso na Casa de Pedra

O desembarque acontecia na rua da Consolação, em um local bem próximo à praça da República. Dali, contaram meus pais (quando eu já entendia o que me contavam) embarcamos em um táxi em direção a Congonhas. Possivelmente um Mercury, um Ford 1946, ou, até mesmo, um Ford Bigode, usados na” praça” naquela época.

Eu não consigo, claro, lembrar de nada dessas viagens, salvo aquela no DC3 da Ford, ou das comemorações dos 100 anos da Estrada Velha, a primeira rodovia construída no País, quando desci por ela, até Cubatão, dirigindo em Citroën, salvo falha de memória.

*chicolelis Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. Visite o blogdochicolelis.
**A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

ORGULHO E DIVERSIDADE. SEMPRE ALERTAS. Por Marli Gonçalves*

Comemorações se unem. Diversidade, e orgulho de fazer parte de alguma. E são muitas as possibilidades de estarmos inseridos em algumas delas, até mesmo nas que ainda nem foram listadas e bem respeitadas como deveriam como diversidades. Há muitos perigos rondando nossa alegria.

As corporações têm corrido para se adequar a todas as práticas e critérios da valiosa e gringa sigla ESG – Environmental, Social and Governance (atitudes ligadas às práticas ambientais, sociais e de governança). Hoje, letras cada vez mais valiosas no mercado institucional e de atributo positivo a produtos e empresas. Três letrinhas que aparecem agora até em cenas de novela, com o personagem tentando convencer a adesão da avó malvada que comanda a grande e poderosa companhia que ela fez crescer justamente atropelando todas as normas, leis e diversidades.

Palmas para todos. Mas precisamos estar bastante atentos às medidas reais para que nada disso seja conversa mole, jogada fora, ou apenas pequenas concessões ampliadas da boca pra fora para cumprir tabela, passar em exame de alguma auditoria. Como dizem, “Deus tá vendo”, e em todas as diversificadas religiões, credos, ou mesmo entre quem concretamente se abstém de crer, os ateus.

Aqui em São Paulo a cidade se vestiu mais uma vez com as cores do arco-íris, na realização da 29ª Parada LGBTQIAPN+ tomando a Avenida Paulista no domingo, além de toda a alegre e colorida movimentação trazendo bons ganhos à cidade.  Acompanho desde sempre, desde o início, a evolução do movimento, e cada vez mais grandes marcas encostam no tema em apoio, o que é mesmo ótimo, inclusive para o fortalecimento, reconhecimento e atenção às pautas trazidas a cada ano.

O tema deste ano é 'Envelhecer LGBT+: Memória, Resistência e Futuro'. Esperamos que já não sem tempo sejam verdadeiramente espalhadas as suas propostas e reivindicações. Justamente a parcela da sociedade que acompanhou algumas das maiores conquistas e transformações, lutou por visibilidade, mais sofreu por preconceitos e pela sinistra epidemia que a estigmatizou, ainda enfrenta desafios como o etarismo, abandono, solidão, escassez de políticas públicas, barreiras e dificuldades no acesso à saúde, falta de rede de apoio, entre outras.

Estive na grande Feira da Diversidade que todo ano agora é realizada no Memorial da América Latina e, fora a multidão, impressionou a quantidade de empresas e instituições fazendo no evento o que chamam de ativação, ações de marketing. O problema é que também notei mais dificuldades por conta disso e da intromissão e controle digital em tudo, entre outros problemas. Para o ingresso, gratuito, obtenção do código de barras para a entrada, via uma empresa especializada, perguntas gerais, de orientação sexual à faixa salarial, dados, documentos. Lá dentro: queria beber algo, uma cervejinha, comer alguma coisa? Precisava de – primeiro - fazer um cartão, de uma outra empresa, com valores, para depois se dirigir às barraquinhas que os cobravam, descontando.

A imposição de ceder dados de identificação - por menores que sejam - para qualquer coisa que a gente faça, tem lados bons, como maior conhecimento e pesquisas, e outros muito ruins, como para onde vão, como serão usados. E pior, agora mesmo tivemos a descoberta de (mais um) drástico e criminoso vazamento de bilhões, bilhões, de dados de pessoas atingindo também o nosso país.

Somada à recente determinação das maluquices dos EUA de agora só ceder vistos a quem – impressionante – desbloquear e dar acesso às redes sociais para serem por eles investigadas (chamam isso de verificação), ao visível mundial avanço de retrocessos, é de se temer, e muito, o futuro. Não ter redes sociais? Não adianta; eles atribuem essa vontade que é direito de todos a –  rárrá! – querer esconder alguma coisa. Querem saber de quem falamos mal, se deles ou de algum amigo aliado, se apoiamos algum outro que não seja o que querem, se opinamos defendendo alguma causa que a nos parece justa, mas não a eles. Se sim, veto. Considerei isso mais que um acinte, um perigo enorme.

Por enquanto, vamos brincando apenas jogando a liberdade como uma bolinha, aceitando regras, fazendo memes e batendo leques em territórios que consideramos livres, com melhorias, todas as letrinhas e diversidades se mostrando, funcionando dia após dia.

Mas e se o vento muda? Nós, os hoje prejudicados pelo etarismo que ainda impera, já vimos acontecer. Podemos contar como foi e até dizer que agora pode ser ainda pior do que o que vivemos, se identificados e marcados como gado na esfera digital e seus algoritmos, com domesticada inteligência artificial.



*Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano - Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela AmazonMe encontre, me siga, juntos somos mais: Blog Marli GonçalvesFacebook,Instagram,TwitterBlueSky, Threadsmarli@brickmann.com.br.


PETROBRAS DIVULGA AVANÇOS EM INICIATIVAS PARA A TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

Relatório de Sustentabilidade apresenta investimentos, iniciativas de descarbonização e inclusão social

Profissionais da Revap. Foto: Ehder de Souza / Agência Petrobras

A Petrobras lançou na segunda-feira (16) o Relatório de Sustentabilidade, trazendo um retrato dos avanços da empresa em sua trajetória na Transição Energética Justa em 2024. O investimento de US$ 16,3 bilhões para projetos de baixo carbono nos próximos 5 anos, a geração de 315 mil empregos no mesmo período e a redução em 40% as emissões absolutas de CO2e desde 2015. Além disso, o Relatório destaca distribuição de R$ 379,4 bilhões em valor para a sociedade no último ano e o investimento de R$ 350 milhões no Programa Autonomia e Renda ao longo de quatro anos, iniciativa que materializa o compromisso com a inclusão social e que iniciou qualificação de mais de mil alunos em sete estados.

Além da gasolina Petrobras Podium Carbono Neutro, para veículos leves, e do Diesel R5, para veículos pesados, ambos lançados em 2023, a Petrobras está investindo na construção de plantas dedicadas de biorefino para a produção de querosene de aviação sustentável (SAF) e de diesel renovável na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão, com capacidade de 15 mil barris por dia (bpd) e no Complexo de Energias Boaventura com capacidade de 19 mil bpd, ambas com previsão de início de operação após 2029. Também está em estudo a implantação de uma planta na Refinaria de Paulínia (REPLAN), com capacidade de 10 mil bpd para produção de SAF via rota Alcohol-to-jet (ATJ), que utiliza o etanol como matéria-prima.

Outro avanço foram os três testes de campo de combustíveis marítimos com menor intensidade de carbono. Nos testes com 24% de biodiesel, foi constatada a redução potencial de emissão de gases de efeito estufa (GEE), variaram entre 17 e 20% em comparação ao bunker 100% mineral. O produto foi certificado pela International Sustentability & Carbon Cerfification, o que credenciou a Petrobras a comercializar o produto certificado VLS B24 em 2025. A empresa também está comercializando gasóleo marítimo com teor máximo de enxofre de 1,0 mil mg/kg (LSMGO – sigla de Low Sulfur Marine GasOil), no porto de Santos. Esse teor é significativamente menor que o limite regulado de 5,0 mil mg/kg.

Além das iniciativas próprias de descarbonização, a Petrobras trabalha em parcerias nacionais e internacionais com outras empresas com ações voltadas para a melhoria da qualidade do ar e dos combustíveis. Uma dessas parcerias é com a Oil and Gas Climate Initiative (OGCI), composta por 12 das principais empresas de energia do mundo: BP, Chevron, CNPC, ENI, Equinor, Exxon Mobil, OXY, REPSOL, Saudi Aramco, Shell e Total, além da Petrobras.  O compromisso da Petrobras com a OGCI é reduzir suas emissões operacionais líquidas a zero nos prazos do Acordo de Paris. Os membros da OGCI já reduziram coletivamente suas emissões de metano em 55% e a intensidade de carbono em 21% desde 2017.

As compensações de emissões (offsets) a partir de créditos de carbono poderão ser utilizadas como ferramenta complementar para a descarbonização. Em 2024, a Petrobras investiu no mercado voluntário de créditos de carbono, adquirindo um novo lote de 270 mil créditos do projeto de REDD+ Envira Amazônia. Os créditos são das safras 2020 e 2021 e certificados segundo o padrão VCS (Verified Carbon Standard) da Verra, a maior certificadora do mercado voluntário de carbono no mundo, com certificação nível ouro para os quesitos de Adaptação às Mudanças Climáticas, Biodiversidade e Comunidade segundo o padrão Climate, Community & Biodiversity (CCB). Os créditos adquiridos nessa iniciativa foram utilizados para a compensação das emissões da nova gasolina Podium Carbono Neutro.

O resultado de descarbonização nas operações da empresa é outro destaque no Relatório de Sustentabilidade. Quando comparado aos dados de 2015, constatou-se a redução de 40% das emissões absolutas de CO2e e em 69% as emissões diretas de metano no upstream, avanço reforçam as ambições da Petrobras de alcançar Net Zero até 2050, Near Zero Methane até 2030 e manter um crescimento líquido neutro até 2030.

Os 25 projetos com foco em Florestas do Programa Petrobras Socioambiental, vigentes em 2024, atuaram na recuperação ou conservação direta de mais de 535 mil hectares de florestas e áreas naturais da Mata Atlântica, Amazônia, Caatinga, Pampa e Cerrado contribuindo para a mitigação das emissões de GEE. O benefício incremental líquido estimado deste trabalho é de cerca de 3 milhões de tCO2 e, e considera a remoção líquida e as emissões evitadas por ações que previnem o desmatamento. Outra frente de investimento voluntário em florestas é a iniciativa Floresta Viva, nos quais foram investidos R$ 49,1 milhões no referido ano.

O desempenho econômico trouxe impactos positivos para a sociedade com a distribuição de R$ 379,4 bilhões por meio de tributos, royalties e participações especiais, remuneração direta e a acionistas e pagamentos a instituições financeiras e fornecedores. Para os próximos anos, as iniciativas previstas no PN 2025-29 devem gerar cerca de 315 mil empregos. A Petrobras estima que em 2024, os investimentos do segmento E&P, que totalizaram de 13,91 bilhões de dólares, sustentaram 145 mil empregos no país por meio das aquisições locais e de seus efeitos na cadeia de suprimento.

Como resultado do investimento em capacitação de mão de obra e inclusão social do Programa Petrobras Autonomia e Renda, o último ano foi marcado pelo início de turmas de qualificação profissional para 1.065 alunos nos sete estados. Cerca de 72% dos estudantes são pessoas pretas e pardas, 60% são mulheres e 4% são pessoas com deficiência. Os alunos formados são orientados a se inscreverem no Sistema Nacional de Emprego (SINE) ou Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT) dos municípios abrangidos pelo programa. Já as empresas que compõem a cadeia de fornecedores da Petrobras são incentivadas a disponibilizarem suas vagas de emprego nesses órgãos com a intenção de ampliar as oportunidades para essa mão de obra local qualificada.

Clique aqui e acesse o Relatório de Sustentabilidade Petrobras

Agência Petrobras

quinta-feira, 19 de junho de 2025

EMIRATES LANÇA NOVA LINHA DE BRINQUEDOS E BOLSAS INFANTIS A BORDO EM TODO O MUNDO

Quase um milhão de crianças devem voar com a companhia aérea durante as férias escolares

Mantendo-se fiel à sua promessa de oferecer brinquedos para todas as faixas etárias de viajantes infantis, a Emirates está lançando uma linha completa de novos brinquedos e bolsas infantis a bordo neste verão no Hemisfério Norte, antes do movimentado período de viagens de férias escolares, quando quase um milhão de crianças devem voar com a Emirates.

Os novos kits infantis destacam o impressionante portfólio de produtos patrocinados da Emirates, que celebram a emoção de modalidades esportivas, como futebol, tênis, basquete, vela, golfe, equitação, ciclismo, críquete, rúgbi, além de música e literatura. No total, são 12 itens colecionáveis ​​disponíveis em kits separados para crianças de 0 a 2 anos, 3 a 6 anos e 7 a 12 anos.

Reforçando o compromisso da Emirates com o consumo sustentável, a nova linha infantil inclui bolsas e brinquedos de pelúcia feitos com no mínimo 50% de material reciclado, incluindo poliéster reciclado e papel proveniente de florestas gerenciadas.

Novidades para os pequenos viajantes de 0 a 2 anos

Os kits para bebês e crianças pequenas da Emirates ajudam os pequenos viajantes a voar melhor, com uma coleção de itens essenciais, que inclui um trocador reutilizável, um creme nutritivo Naif, lenços umedecidos, um babador lavável, uma colher que também serve como mordedor, um brinquedo de pelúcia vibratório e relaxante que pode ser fixado no assento ou no carrinho do bebê e um cobertor aconchegante colecionável para garantir o sono tranquilo.

Novidades para os pequenos exploradores de 3 a 6 anos

Os pequenos exploradores estão prontos para a próxima aventura com a Mochila Tiny Treasures ou a Mochila Adventure da Emirates com tema literário, que são perfeitas para guardar seus itens favoritos durante cada viagem. Para as futuras estrelas do esporte, a mochila com tema de futebol vai inspirar os jovens viajantes a buscar seus objetivos, enquanto a mochila transversal com tema de tênis incentiva a mentalidade de campeão. As revistas “Fly with Me” da Emirates agora incluem um personagem colecionável em forma de cartão em cada edição, além de páginas para colorir, quebra-cabeças e outras atividades de viagem envolventes.

Novidade para as crianças estilosas de 7 a 12 anos

Crianças de 7 a 12 anos receberão uma nova bolsa da mais recente coleção de estilo de vida ao viajar com a Emirates. A nova coleção inclui uma bolsa transversal colecionável Big City, uma bolsa Tech Pro, uma mochila Explorer e uma bolsa esportiva Training Day. Em lindos tons de azul escuro, roxo e laranja, as bolsas elegantes e versáteis são ideais para carregar itens esportivos ou de natação, ou o necessário para uma noite ou fim de semana fora de casa.

Novidades na coleção para pequenos viajantes da Emirates

A coleção para pequenos viajantes da Emirates, disponível na loja oficial da Emirates, celebra os esportes, as artes e as viagens com uma nova linha de bonés coloridos, camisetas, lancheiras e garrafas de água para o dia na praia, estojos, chaveiros, livros de colorir e adesivos, além de personagens e aviões de madeira. Para crianças e bebês que gostam de se fantasiar, a Emirates tem o uniforme completo de comissário(a) de bordo ou uniforme de piloto disponível para crianças de 1 a 10 anos, além de macacões de comissário(a) de bordo e piloto para bebês de até 18 meses.

Emirates
LLYC

quarta-feira, 18 de junho de 2025

HONDA REALIZA TESTE BEM-SUCEDIDO DE LANÇAMENTO E POUSO DE FOGUETE EXPERIMENTAL REUTILIZÁVEL

A Honda R&D Co., Ltd., subsidiária de pesquisa e desenvolvimento da Honda Motor, realizou um teste de lançamento e pouso de um foguete experimental reutilizável*1 (6,3m de comprimento, 85cm de diâmetro, 900kg de peso seco/1.312 kg de peso úmido) desenvolvido de forma independente pela Honda. O teste foi concluído com sucesso, sendo a primeira vez que a Honda pousou um foguete após atingir uma altitude de quase 300 metros.

Este teste marcou o primeiro teste de lançamento e pouso realizado pela Honda com o objetivo de demonstrar tecnologias essenciais para a reutilização de foguetes, como estabilidade de voo durante a subida e a descida, bem como capacidade de pouso. Com este teste bem-sucedido, a Honda atingiu os comportamentos pretendidos para o foguete durante o lançamento e o pouso (atingindo uma altitude de 271,4m e pousando a 37cm do ponto de toque do alvo, com uma duração de voo de 56,6s), obtendo dados durante a subida e a descida.

Visão geral do teste de lançamento e pouso de um foguete reutilizável Honda

・Objetivo: Estabelecer as principais tecnologias necessárias para um foguete reutilizável

・Local: Instalação da Honda em Taiki Town*2, Distrito de Hiroo, Prefeitura de Hokkaido, Japão

・Data/Hora: 17 de junho de 2025. Horário de lançamento: 16h15

*1 Um foguete reutilizável, também conhecido como veículo de lançamento reutilizável (RLV), é um tipo de foguete que, ao contrário de um veículo de lançamento descartável (ELV) convencional, pode ser usado repetidamente em um curto período de tempo. Um foguete reutilizável é lançado na posição vertical, atinge uma altitude de cerca de 100 quilômetros e, em seguida, pousa de volta na Terra, mantendo a posição vertical.

*2 A cidade de Taiki, localizada no sudeste de Hokkaido, no Japão, vem se desenvolvendo como uma “cidade espacial” por meio de esforços conjuntos dos setores público e privado, e vários testes relacionados à aviação/espaço estão sendo conduzidos por uma ampla gama de organizações, incluindo a JAXA (Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial), empresas e universidades.

Medidas de segurança para testes de foguetes Honda

Desde 2024, a Honda realiza com segurança testes de combustão de motores e testes de voo pairado para seus foguetes reutilizáveis ​​em Taiki Town, no distrito de Hiroo, Hokkaido, Japão. Como em todos os testes anteriores, a Honda realizou este teste de lançamento e pouso priorizando a segurança e contando com a compreensão e a cooperação das autoridades e moradores locais.

Medidas de segurança específicas tomadas para este teste

- Foi estabelecida uma área restrita com raio de 1 quilômetro. Durante o teste, o acesso à área foi restringido por meio da instalação de placas e portões, além da mobilização de agentes de segurança.

- A área restrita foi definida calculando a área potencial onde o foguete poderia cair na Terra no caso de um corte de empuxo e adicionando uma zona de proteção suficiente (distância segura calculada com base nas diretrizes estabelecidas pelo Gabinete do Governo do Japão) que cobriria a área potencial onde uma onda de choque, dispersão de detritos ou bolas de fogo poderiam impactar no caso de uma explosão dentro da área de queda potencial.

- O foguete experimental foi equipado com um sistema de segurança para evitar desvios de um corredor de voo, velocidade e condições de atitude pré-definidos, garantindo que não houvesse impacto além da área restrita.

Iniciativas da Honda nas áreas de pesquisa de foguetes

Conforme anunciado em 2021, a Honda vem investindo em pesquisa e desenvolvimento na área de tecnologias espaciais, considerando-a um espaço para assumir desafios e realizar os "sonhos" e o "potencial" de pessoas em todo o mundo, alavancando suas principais tecnologias. A Honda tem como objetivo permitir que as pessoas transcendam as restrições de tempo, lugar ou capacidade, tornando o cotidiano delas mais agradável. Exemplos de iniciativas da Honda para criar novo valor no ambiente espacial incluem pesquisas sobre um sistema de energia renovável circulante, tecnologias robóticas essenciais para uso no espaço sideral e foguetes reutilizáveis.

Inspirada pelo sonho de jovens engenheiros da Honda que queriam construir foguetes utilizando tecnologias essenciais acumuladas pela Honda por meio do desenvolvimento de vários produtos, como tecnologias de combustão e controle, a Honda iniciou a pesquisa de foguetes com base na crença de que ela tem o potencial de contribuir mais para a vida diária das pessoas ao lançar satélites com seus próprios foguetes, o que poderia levar a vários serviços *3 que também são compatíveis com outros negócios da Honda.

No mundo atual, grandes quantidades de dados são consumidas, com a crescente expectativa de maior utilização de um sistema de dados no espaço sideral por meio da expansão do uso de satélites. Diante dessa tendência, a necessidade de foguetes de lançamento de satélites também deverá aumentar nos próximos anos.

Nesse ambiente de mercado, a Honda decidiu assumir o desafio tecnológico de desenvolver foguetes reutilizáveis, utilizando tecnologias acumuladas pela Honda no desenvolvimento de vários produtos e sistemas de direção automatizada, com base na crença de que foguetes reutilizáveis ​​contribuirão para alcançar o transporte sustentável.

Embora a pesquisa de foguetes da Honda ainda esteja na fase de pesquisa fundamental e nenhuma decisão tenha sido tomada quanto à comercialização dessas tecnologias de foguetes, a Honda continuará progredindo na pesquisa fundamental com o objetivo de desenvolvimento tecnológico de concretizar a capacidade tecnológica para permitir um lançamento suborbital até 2029.

“Estamos satisfeitos que a Honda tenha dado mais um passo à frente em nossa pesquisa sobre foguetes reutilizáveis ​​com a conclusão bem-sucedida de um teste de lançamento e pouso. Acreditamos que a pesquisa de foguetes é um empreendimento significativo que alavanca os pontos fortes tecnológicos da Honda. A Honda continuará a assumir novos desafios — não apenas para oferecer aos nossos clientes diversos serviços e valor por meio de nossos produtos, ao mesmo tempo em que aborda questões ambientais e de segurança, mas também para continuar a criar novos valores que tornarão o tempo e o espaço das pessoas mais agradáveis", comentou Toshihiro Mibe, CEO global da Honda.

*3 Exemplos incluem sensoriamento remoto para monitorar condições da Terra, como aquecimento global e condições climáticas extremas, bem como constelações de satélites que permitem comunicação de longa distância, um componente essencial para recursos conectados de produtos de mobilidade

Honda Brasil

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL ACELERA A DEMANDA POR ESPECIALISTAS EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Mercado deve movimentar mais de US$ 370 bilhões até 2032 e crescer 46% em vagas no Brasil

A automação industrial deixou de ser apenas uma tendência para se consolidar como protagonista na transformação digital das indústrias. Ao integrar tecnologias avançadas capazes de monitorar, controlar e otimizar processos produtivos, ela tornou-se o cérebro das chamadas fábricas inteligentes. Mais do que substituir tarefas repetitivas, a automação conecta dados, máquinas e pessoas com precisão, eficiência e segurança.

Na base dessa revolução estão os Controladores Lógicos Programáveis (CLPs), sensores, atuadores e Interfaces Homem-Máquina (IHMs), que garantem o funcionamento autônomo das linhas de produção. Com a incorporação da inteligência artificial (IA), os sistemas industriais passaram a aprender com os dados, antecipar falhas, otimizar processos e até tomar decisões em tempo real.

A Indústria 4.0 avança com o uso de tecnologias como Internet das Coisas (IoT), big data, computação em nuvem e gêmeos digitais, transformando o chão de fábrica em um ecossistema inteligente. De acordo com relatório da Transparency Market Research, o mercado global de automação industrial e sistemas de controle deve alcançar US$ 226,8 bilhões em 2025, com projeções que apontam para US$ 372,7 bilhões até 2032.

Mercado em expansão

Esse movimento exige profissionais cada vez mais capacitados. No Brasil, segundo projeção do Mapa do Trabalho Industrial 2022/2025, elaborado pelo Observatório Nacional da Indústria, há uma expectativa de crescimento de 46% nas vagas ligadas à automação e mecatrônica entre 2022 e 2025. Habilidades como IA, análise de dados, cibersegurança, programação, computação em nuvem e metodologias ágeis estão entre as mais valorizadas pelo mercado.

Para atender a essa demanda crescente, o UniSenai PR oferece a pós-graduação em Engenharia de Automação Industrial, com foco em inovação, forte conexão com a indústria e estrutura tecnológica de ponta. O curso capacita profissionais para liderar projetos em ambientes de alta complexidade, com aplicação prática das tecnologias que estão moldando a nova era da manufatura.

UniSenai PR
Sistema FIEP

PORTOS DO AMAPÁ E RONDÔNIA REGISTRAM ALTA NA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS EM ABRIL

Com avanço de 35% e 8% respectivamente, a movimentação portuária dispara e reforça o papel estratégico da Região Norte no escoamento da produção nacional

Os portos públicos de Rondônia e do Amapá apresentaram forte crescimento na movimentação de cargas no mês de abril, impulsionados principalmente pelo escoamento de grãos como a soja. Segundo dados do Painel Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), os terminais do Amapá e de Rondônia tiveram alta de 35% e 8%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano passado.

No Amapá, o Terminal Portuário de Santana registrou um expressivo crescimento na movimentação de cargas, com alta de quase 35%, consolidando-se como um dos principais corredores logísticos da Região Norte. Em granéis sólidos, foram movimentados 382 mil toneladas no mês, um aumento de 43,06% em relação ao mesmo período de 2024. Desse total, 254 mil toneladas foram de soja e outras 36 mil toneladas de resíduos da extração do grão, reforçando o protagonismo do estado no escoamento da produção agrícola da região. Em abril de 2024, o terminal havia movimentado 283 mil toneladas, sendo 267 mil de granéis sólidos e, destes, 164 mil toneladas de soja.

O terminal de Porto Velho, em Rondônia, movimentou 253 mil toneladas no mês de abril, um crescimento de quase 8% em relação ao mesmo período do ano anterior. A soja liderou entre os produtos embarcados, com 237 mil toneladas, um aumento de aproximadamente 10% na comparação anual. Os números refletem o fortalecimento da cadeia logística regional e a importância crescente da infraestrutura portuária para a economia do estado. Em abril de 2024, foram movimentadas 235 mil toneladas, sendo 216 mil de soja.

Para o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério de Portos e Aeroportos, Alex Ávila, os resultados confirmam o papel estratégico da Região Norte como alternativa viável aos tradicionais corredores de exportação do Sudeste e Sul. “O fortalecimento dos portos do Amapá e Rondônia representa mais do que um avanço econômico regional, é um passo decisivo na consolidação de uma logística nacional mais integrada, eficiente e sustentável, alinhada aos desafios do crescimento do agronegócio brasileiro”, destacou Ávila.

Investimentos e modernização

Em fevereiro de 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, oficializaram o arrendamento do terminal MCP03, no Porto de Santana (AP), estrutura voltada para a armazenagem e movimentação de granéis sólidos vegetais, como soja e milho.

Fruto de leilão realizado em dezembro de 2024, o contrato prevê investimentos de R$ 89 milhões ao longo de 25 anos, com vigência até 2049. Entre as melhorias previstas estão a ampliação do Píer 1, dragagem de aprofundamento, pavimentação e a instalação de novos silos de armazenagem. Essas obras permitirão que a capacidade de carga do terminal salte de 450 mil para 917 mil toneladas, praticamente dobrando o potencial de escoamento da produção.

Hidrovias

Para expandir a movimentação de produtos da Região Norte para o restante do país, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) incluiu a hidrovia do Rio Madeira na carteira de ativos que serão concedidos à iniciativa privada. Ligando os estados de Rondônia e Amazonas, a hidrovia é considerada estratégica para o escoamento da produção nacional. O trecho tem 1.075 quilômetros de extensão e integra os planos do governo para fortalecer a logística regional por meio de modais sustentáveis. O Ministério de Portos e Aeroportos trabalha no modelo e prevê que o leilão seja realizado até o final de 2026.

Mesmo diante da severa seca registrada em 2024, o corredor fluvial movimentou cerca de 10 milhões de toneladas de cargas. Estudos técnicos indicam que o potencial da hidrovia pode ultrapassar 25 milhões de toneladas ao ano, reforçando sua importância para a matriz logística brasileira.

O projeto de concessão prevê investimentos de aproximadamente R$ 109 milhões em obras de infraestrutura, como dragagem, derrocagem, balizamento e sinalização, além de R$ 40 milhões destinados à operação ao longo de um contrato de 12 anos. As intervenções devem ampliar a segurança da navegação e impulsionar a geração de emprego e renda nos municípios e comunidades ribeirinhas ao longo do trajeto.

A cobrança de tarifas sobre as cargas transportadas será iniciada apenas após o início efetivo da prestação dos serviços pela futura concessionária. O transporte de passageiros continuará isento de cobrança, mantendo o caráter social do modal para a população local.

Ministério de Portos e Aeroportos

HERCULES AMPLIA A GARANTIA DE SEUS MOTORES ELÉTRICOS

Medida eleva padrão de qualidade no setor e cobre defeitos de fabricação e vícios aparentes ou de fácil constatação

A Hercules Energia em Movimento anunciou recentemente a ampliação da garantia de seus motores elétricos: para consumidores finais, ela passa a ser de dois anos; para clientes Pessoa Jurídica são de três anos.

A nova política cobre defeitos de fabricação e vícios aparentes ou de fácil constatação, incluindo reposição gratuita de peças e mão de obra durante todo o período. O atendimento será feito, exclusivamente, por meio de postos de serviço autorizados, mediante apresentação da nota fiscal.

A mudança posiciona a empresa acima do padrão mínimo exigido pela legislação e reforça seu compromisso com a durabilidade e a confiabilidade dos equipamentos. “Essa nova cobertura é válida a partir da emissão da nota fiscal de compra. Tanto o cliente Pessoa Jurídica quanto o consumidor final devem se atentar à data da sua nota fiscal e comunicar previamente qualquer defeito por escrito, e aguardar a autorização da empresa antes de enviar o equipamento”, explica o diretor da Hercules, Dráuzio Menezes.

Dráuzio Menezes

Segundo o executivo, a medida também contempla vícios ocultos, conforme previsto no Código Civil (Lei nº 10.406/2002) e no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1990). A empresa destaca que todos os motores saem de fábrica dentro das especificações técnicas e livres de falhas de fabricação.

A garantia, no entanto, tem limitações técnicas: não cobre problemas decorrentes de mau uso, modificações não autorizadas, instalação incorreta ou falhas em redes elétricas fora dos padrões. Custos com transporte ou instalação também ficam de fora da cobertura.

Menezes reforça que a leitura atenta do manual de instruções, bem como a contratação de um técnico especializado para a instalação do bem, são fundamentais para o bom funcionamento dos motores e a manutenção da garantia. “A orientação correta, desde a instalação até o uso diário, é o que assegura o melhor desempenho e a durabilidade do motor”, afirma.

A Hercules Energia em Movimento, que é uma junção da Hercules Motores Elétricos e a Thor Condutores Elétricos, transforma desafios em energia para criar soluções inovadoras no mercado de motores elétricos e componentes relacionados, desde 2005. Com um portfólio ampliado, a companhia, com sede em Timbó (SC), não se limita mais apenas aos motores elétricos atendendo atualmente os seguimentos de: Motores Elétricos, Condutores Elétricos, Inversores de Frequência e Motorredutores. A evolução constante é o motor que impulsiona a Hercules, buscando sempre inovação, eficiência e competitividade para seus clientes. Com fabricação 100% nacional e compromisso com a qualidade e o atendimento personalizado, a empresa entrega soluções que priorizam a economia, rentabilidade e o desenvolvimento conjunto dos negócios. Ao reforçar a sua presença no mercado e otimizar processos internos, a Hercules segue seu movimento, transformando o futuro com a força da evolução. Para conhecer mais, acesse o site e também assista ao vídeo

Hercules Energia em Movimento
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