quinta-feira, 14 de agosto de 2025

ALLOHA FIBRA ANUNCIA ROGER SOLÉ COMO NOVO CEO

Executivo com sólida experiência no setor de telecomunicações assume a posição para dar continuidade ao crescimento da Companhia

Roger Solé

A Alloha Fibra, quarta maior empresa em número de assinantes e extensão de fibra óptica do País e maior operadora independente de fibra óptica do Brasil, anuncia Roger Solé como novo CEO. Roger Solé, que já fazia parte do Conselho de Administração, terá a missão de dar continuidade ao plano de desenvolvimento e expansão da Alloha Fibra e suas marcas, por meio de crescimento orgânico e movimentos de fusões e aquisições (M&As), com foco na consolidação do setor.

Solé tem cerca de 25 anos de experiência em posições executivas nas áreas de telecomunicações nos Brasil e nos Estados Unidos. Reconhecido por comandar transformações estratégicas e com vasta bagagem em operações em grandes organizações, o executivo se destacou como uma liderança-chave na condução da fusão e integração da Sprint com a T-Mobile, que gerou a maior empresa de Telecom do mundo. No Brasil, foi o responsável pelo reposicionamento de mercado da TIM Brasil, onde lançou produtos como o TIM Infinity, que atingiu 60 milhões de clientes. Também atuou como Chief Revenue Officer da Vix, maior plataforma global de streaming em espanhol, cujo lançamento alcançou 40 milhões de usuários ativos mensais e 9 milhões de assinantes em dois anos. Sua trajetória inclui ainda a atuação como diretor de Marketing e Inovação na Vivo e como sócio da Claure Capital, do Claure Group.

“Estou entusiasmado em me juntar à Alloha, uma empresa que construiu uma plataforma fantástica para expandir a banda larga de alta qualidade no Brasil, com fibra e uma infraestrutura excelente, conseguindo integrar diferentes players de várias regiões do País sob um único guarda-chuva. Vejo um potencial incrível de crescimento, tanto no produto-base quanto, ao longo do tempo, em outras soluções que podem ser consolidadas e agregadas à proposta de valor”, avalia Roger Solé, novo CEO da Alloha Fibra.

“Assim como no passado ajudei a criar um ecossistema de internet móvel que levou conectividade para dezenas de milhões de brasileiros, acredito que temos agora uma oportunidade semelhante: popularizar ainda mais o acesso, ampliar a cobertura e oferecer produtos realmente pensados para diferentes segmentos do mercado. Esse movimento pode gerar impacto social relevante, promover o empoderamento digital e impulsionar o crescimento econômico”, completa o executivo.

Roger Solé é especialista em gestão e operações, marketing, desenvolvimento de produtos e transformação digital, com expertise na criação de soluções que combinam tecnologia e aspectos comerciais.

É graduado e mestre em Administração pela ESADE (Escuela Superior de Administración y Dirección de Empresas), com programas executivos na UCLA (University of California, Los Angeles) e na Wharton School da Universidade da Pensilvânia (University of Pennsylvania).

“Roger Solé tem uma trajetória de sucesso na indústria de telecom, com experiências relevantes tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Desempenhou papéis estratégicos em grandes empresas, o que demostra sua capacidade técnica e habilidade em liderar transformações profundas em mercados altamente competitivos. Estamos convictos que ele é uma escolha assertiva nesta nova fase de crescimento e consolidação da empresa”, reflete Eduardo Sirotsky Melzer, presidente do Conselho da Alloha Fibra e cofundador e CEO da eB Capital, controladora da Alloha Fibra.

A Alloha Fibra segue ainda mais estruturada para acelerar sua estratégia de crescimento. A empresa mantém o foco em excelência operacional, inovação em produtos e serviços e posicionamento proativo frente às dinâmicas de mercado, consolidando-se não apenas como líder em cobertura, mas também em rentabilidade e qualidade no segmento de fibra óptica brasileiro.

A Alloha Fibra é a quarta maior empresa em número de assinantes e extensão de fibra óptica do País e o maior player independente neste segmento. Com atuação em todas as regiões do Brasil, está presente em 864 cidades brasileiras em 22 estados, reunindo 1,7 milhão de clientes no B2B e B2C. A história da Alloha Fibra teve início em 2018, como um projeto promissor que se tornou um completo ecossistema de conectividade para pessoas e empresas. A marca Giga+ é comercializada em duas verticais: Giga+ Fibra, para o mercado consumidor, e a Giga+ Empresas voltada ao mercado B2B. O propósito da Companhia é conectar ideias, pessoas e negócios, contribuindo para a inclusão digital e social

Alloha Fibra
ANK Reputation

SUV NÃO É TUDO IGUAL, MAS PARECE. Por chicolelis*

Vinha eu, andando por uma das vias de São Paulo, com seus perigosos buracos nas calçadas e nas ruas, quando comecei a reparar um monte, mas monte mesmo de um mesmo modelo.  A cada cinco carros, dois eram SUVs. E o que vem chamando minha atenção, faz algum tempo, é que todos são muito parecidos. Quase iguais. Então, comecei a perguntar a algumas pessoas, se elas eram capazes de dizer as marcas de cada um deles, fiquei surpreso.

Falei com 18 pessoas sobre o assunto, mostrando um SUV, a uma distância de cerca de 20 ou mais metros, e todos vistos pela lateral, se elas eram capazes de identificar a marca de cada um deles. Foi assim em algumas ruas e também nos  estacionamentos em dois shoppings. Entre essas pessoas, seis eram mulheres, jovens senhoras, que desciam de uma SUV. Nenhuma delas soube reconhecer o modelo do outro lado da rua, ou a uma pequena distância no estacionamento.

Delas ouvi, praticamente, a mesma observação: “nossa como é parecido com o meu carro. Sei que é outra marca, mas parece que  só a cor é diferente”.

Mas, não creditem ao sexo feminino o desconhecimento no assunto carro, lembrando a famosa frase “o problema está na rebimboca da parafuseta”, antigamente muito ouvida por elas dos mecânicos, não lá muito sérios, para impressionar e enganar as moças nas oficinas.

Acontece que, apenas um, entre, entre os representantes do sexo masculino, conseguiu reconhecer três modelos de SUV, Os demais, 11 deles, também não conseguiram saber se o que viam, a uma distância, era Peugeot, Fiat, Citroën ou qualquer outra marca. E ele trabalhava em uma concessionária de veículos.

Palavras de um expert

Adalberto Bogsan Neto foi uma das peças chaves de um das maiores fabricantes no Brasil. Foi responsável por importantes lançamentos (Vectra, Omega e Corsa) desenhados em conjunto com o pessoal do design da fábrica alemã, a Opel, hoje controlada pela, Stellantis.

Para ele, é tudo uma questão de mercado. Se o desenho, principalmente o lateral, agrada, por que não se fazer parecido, com algumas modificações nos faróis, lanternas, principalmente as traseiras, um friso aqui e outro ali, mas a grande maioria, com um vinco na lateral. Ele lembrou que as frentes também se diferem, cada uma com a sua grade, embora os faróis também lembrem muito uns aos outros.

O que muda, quando não fazem parte do mesmo grupo, como o da Stellantis, é o conjunto mecânico, com a maioria hoje tendo motor turbo, que lhes dá mais potência e ajuda na economia de combustível. Isso quando não é elétrico, mas que parecem muito com os que possuem motores à combustão.


*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com.

PARCERIA COM BANCO DO BRICS MIRA R$ 2,7 BILHÕES PARA INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA

Em reunião da missão à China, MIDR apresenta projetos para pactuar financiamentos com o Banco dos BRICS

Governo avança com Banco do BRICS para abrir novas linhas de crédito e acelerar obras do PAC. Foto: Alexandre Costa/MIDR

Pactuação de novas linhas de financiamento para impulsionar empreendimentos em transportes e infraestrutura logística do Novo PAC nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste. Esse foi o tema central debatido pelo Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, em reunião realizada nesta quinta-feira (14), em Xangai, com a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Dilma Rousseff.

O encontro foi fundamental para fortalecer a cooperação com o Banco do BRICS na estratégia de captação de recursos para os Fundos de Desenvolvimento Regional. Na ocasião, os representantes do MIDR apresentaram uma carteira de projetos a serem financiados pelo empréstimo de US$ 500 milhões (R$ 2,7 bilhões) do organismo multilateral, e discutiram os requisitos para o lançamento de novas linhas de crédito no âmbito dos Fundos.

O ministro Waldez Góes destacou que o processo de negociação tem sido conduzido de maneira cuidadosa entre as partes, viabilizando uma parceria sólida e com impacto concreto no desenvolvimento regional do Brasil. “Acreditamos que esses projetos respondem a desafios estruturais e contribuirão para ampliar a inclusão territorial, a segurança hídrica e a infraestrutura. Estamos à disposição para seguir com o diálogo técnico e avançar na construção conjunta de soluções financeiras que fortaleçam a capacidade do Brasil de enfrentar seus desafios territoriais e climáticos”, afirmou.

A priorização de projetos relacionados ao plano de transformação ecológica e à transição energética, foi um dos pontos ressaltados por Dilma Rousseff no encontro. “Estamos discutindo, fundamentalmente, como levar infraestrutura logística, portos, terminais e rodovias para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, garantindo que haja uma transição energética justa com a adoção de fontes alternativas de energia, inclusive com o uso de biocombustíveis, e cidades inteligentes”, declarou a presidente do NDB.

À frente da estratégia de captação de recursos, que atualmente já conta com a parceria de quatro organismos multilaterais, o secretário Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros, Eduardo Tavares, explicou que a carteira apresentada ao NDB foi elaborada a partir de um mapeamento conjunto com a Secretaria Especial do Programa de Aceleração do Crescimento. “Trabalhamos com a Casa Civil da Presidência da República para identificar iniciativas elegíveis dentro das diretrizes do banco, com foco em logística, transporte e sustentabilidade, com enfoque para a Amazônia. Entre elas estão concessões rodoviárias, terminais ferroviários — como os da Transnordestina, Fico e Fiol —, hidrovias e portos”, detalhou. “Foi importante identificar a oportunidade dos aportes nos Fundos de Desenvolvimento como uma estratégia para fomentar o PAC”, completou Tavares.

O secretário destacou ainda que a meta é acelerar a seleção dos projetos mais estratégicos, permitindo que novas linhas de financiamento sejam anunciadas já no segundo semestre de 2025, em alinhamento com a agenda da COP 30.

Captação de recursos

A Secretaria Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros, em parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Banco Mundial (BM) e o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conduz uma estratégia de captação de recursos que já soma US$ 1,833 bilhão em negociações. O objetivo é criar novas linhas de financiamento com esses recursos, a serem aplicados por meio dos Fundos de Desenvolvimento, para impulsionar projetos estruturantes no Brasil.

Com essa iniciativa, o governo brasileiro intensifica as relações bilaterais com a China, fortalecendo parcerias comerciais estratégicas e ampliando oportunidades de investimento em infraestrutura, desenvolvimento regional e inovação. A iniciativa contribui para integrar a economia brasileira a cadeias globais de valor e estimular o crescimento sustentável, especialmente na Amazônia.

Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional
Assessoria de Comunicação Socia
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quarta-feira, 13 de agosto de 2025

PETROBRAS ENTREGA PRIMEIRO LOTE DE ARLA 32 NA ANSA, EM ARAUCÁRIA (PR)

Marco consolida nova etapa da retomada operacional da planta, que está em fase de partida dos sistemas para a operação plena

Instalações da ANSA - Araucária Nitrogenados S.A.

A Petrobras realizou na última semana a entrega do primeiro lote de ARLA 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo), na Araucária Nitrogenados S.A. – Ansa, subsidiária integral da companhia, em Araucária (PR).

O ARLA 32 está sendo produzido por meio de um contrato de industrialização por encomenda da Yara, líder global em nitrogenados, que é responsável pelo fornecimento da ureia e pela comercialização do produto final, conforme acordo assinado pelas duas companhias e comunicado ao mercado em novembro de 2024. Os testes e o início da produção começaram em junho deste ano, conforme divulgado pela Petrobras na ocasião.

O marco representa a retomada da produção nacional do ARLA 32 pela Petrobras e é a primeira entrega de um produto da Ansa ao mercado após a hibernação da planta, em 2020. Depois da aprovação do retorno das atividades operacionais, em junho de 2024, a fábrica passou por um conjunto de intervenções de manutenção, visando assegurar a integridade dos equipamentos e a adequação da planta para a retomada da produção. A partida da planta de ureia está prevista para os próximos dias.

“É um grande marco por ser a primeira expedição da produção da Ansa desde 2020. Um passo importante para a consolidação das nossas operações e retomada plena da fábrica”, ressalta o diretor industrial da Ansa, Marcelo dos Santos Faria.

“O setor de fertilizantes tem importância estratégica para a Petrobras. Estamos retomando os investimentos nesse segmento, a partir de estudos de viabilidade técnica e econômica, com o objetivo de ampliar nosso mercado de gás e contribuir para a redução da dependência da importação de fertilizantes no Brasil. Além disso, com a produção de ARLA 32, mais do que diversificar nosso portfólio, estamos contribuindo com um produto essencial para redução de emissões veiculares e preservação ambiental”, afirma o diretor de Processos Industriais da Petrobras, William França.

“Em linha ao nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade, a parceria entre Yara e Ansa abre novas perspectivas para um mercado em crescimento, impulsionado pela ampliação da frota a diesel e pelo avanço das exigências ambientais”, afirma César Ribeiro, gerente comercial da Yara.

A expectativa é alcançar uma produção mensal de 3 milhões de litros, com as primeiras entregas destinadas aos estados do Paraná e Santa Catarina.

ARLA 32

O Agente Redutor Líquido Automotivo - ARLA 32 - é uma solução aquosa de ureia utilizada em veículos a diesel para reduzir as emissões de óxido de nitrogênio (NOx), um dos poluentes mais prejudiciais ao meio ambiente. O produto atua no sistema de escape, transformando os NOx em nitrogênio e vapor de água, que são inofensivos. Conforme previsto no acordo entre as duas empresas, a Ansa recebe da Yara ureia com baixo teor de biureto e, utilizando sua tecnologia, é feita a mistura com água desmineralizada, resultando em uma solução de alta pureza, com concentração de 32,5%.

A retomada da Ansa

A Petrobras prevê investir R$ 6 bilhões no segmento de fertilizantes no quinquênio, incluindo projetos em estudo. Desse total, R$ 870 milhões são voltados para a retomada das atividades da fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados S.A. (Ansa), no Paraná. A estimativa é que a fábrica inicie sua operação plena no início do segundo semestre de 2025. Atualmente, a planta está em processo final de manutenção dos equipamentos para o início das atividades e já iniciou a produção do ARLA 32. Situada ao lado da Refinaria Getúlio Vargas - Repar, a Ansa tem capacidade de produção de 720 mil toneladas/ano de ureia, o que corresponde a 8% do mercado; 475 mil toneladas/ano de amônia; além de 450 mil m³/ano do Agente Redutor Líquido Automotivo (ARLA 32).

As operações da Ansa, Fafens-BA e SE e UFN-3 (em Três Lagoas, MS), quando totalmente concluídas, atenderão a cerca de 35% da demanda nacional de ureia, além de amônia e Arla 32.

Agência Petrobras

FESTURIS PROJETA O FUTURO DO TURISMO COM DESTAQUE A INOVAÇÃO E EXCLUSIVIDADE

Com o tema "Reimaginando o Amanhã", a 37ª edição é lançada oficialmente

Foto: Divulgação Festuris

* Linoel Dias

A 37ª edição do Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado foi oficialmente lançada terça-feira (12), em evento realizado no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. O lançamento foi embalado por uma apresentação da Orquestra de Harpistas Cambará. Com o tema "Reimaginando o Amanhã", o Festuris 2025 acontecerá de 6 a 9 de novembro, no Serra Park, em Gramado, reunindo negócios, conteúdo de alto nível e conexões estratégicas.

Com mais de três décadas de história, o Festuris Gramado mantém a missão de conectar marcas, destinos e pessoas, consolidando-se como a feira de negócios turísticos mais efetiva das Américas. Em 2024, a feira reuniu mais de 15 mil profissionais, 2.700 marcas expositoras e 53 destinos internacionais, movimentando cerca de R$ 480 milhões em negócios. A expectativa para 2025 é superar esses números. Com 98% de aprovação do público, o evento destaca-se também pelos oito palcos de conteúdo e pelo forte alcance na mídia, com mais de 500 profissionais de imprensa credenciados.

Em 2025, o Festuris comemora os 10 anos do Espaço Luxury, área exclusiva dedicada às marcas e experiências voltadas ao turismo de alto padrão. “A cada edição, buscamos entregar mais resultados para o mercado. Nosso evento é reconhecido como um ambiente estratégico de negócios, onde decisões importantes são tomadas e parcerias são firmadas. Em 2025, esperamos ampliar ainda mais esse impacto, conectando profissionais de alto nível em um ambiente propício para gerar oportunidades concretas”, afirma Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris.

O lançamento contou com a presença de autoridades, empresários do setor turístico e profissionais da imprensa. Vasconcelos.

Resgate de identidade turística

O Projeto Hortênsias, iniciativa que visa resgatar a identidade do turismo gramadense com foco no fortalecimento da hospitalidade local, foi apresentado na cerimônia. Inspirado na flor-símbolo da cidade, o projeto tem apelo cultural e educacional e prevê, a partir de 2026, atividades nas escolas gramadenses. Estudantes serão convidados a participar de ações como palestras, visitas técnicas e encontros com empresários do setor, reforçando o papel do turismo como motor econômico, social e cultural da região.

"A hortênsia representa muito mais do que beleza para Gramado. Ela simboliza o início de uma transformação, quando a cidade começou a se posicionar como destino turístico. Com o projeto, queremos transmitir esse legado às futuras gerações, envolvendo as escolas, a comunidade e os empreendedores locais", destaca Marta Rossi, CEO do Festuris.

Além da feira de negócios, o evento tem programação de conteúdo com o Meeting Festuris, nas manhãs de 7 e 8 de novembro. Entre os palestrantes confirmados estão nomes de destaque no esporte, filosofia e inovação: Daiane dos Santos, Luiz Felipe Pondé e Luiz Candreva.

O Meeting Festuris é aberto ao público geral mediante inscrição. O primeiro lote já está disponível até 30 de setembro pelo site oficial do evento

Festuris 2025
De 6 a 9 de novembro
Serra Park - Gramado (RS)
Clique aqui e visite o site

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com

SKF REDUZ EM 68% OS CUSTOS DE MANUTENÇÃO COM USO DE ROLAMENTOS BIPARTIDOS EM MINERADORA NO BRASIL

Projeto também diminuiu em até 70% o tempo de manutenção, gerando economia significativa e mais segurança operacional para o cliente industrial de mineração

Um dos fatores mais impactantes no aumento de custos e de perdas para a indústria são as interrupções do ciclo produtivo de forma não planejada, seja por manutenção ou quebra de equipamento. Segundo a Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos (Abraman), em média são gastos com manutenção cerca de 5% do faturamento bruto total de uma indústria.

Uma solução da SKF, líder global em rolamentos e soluções para indústrias, aplicada no equipamento Stacker Reclaimer - máquina responsável por operações de carga e descarga em grandes volumes de materiais - resultou em ganhos expressivos de eficiência e redução de custos para um cliente industrial de mineração (Mining), um dos principais do país desse setor. O projeto, realizado entre maio de 2023 e março de 2025, consistiu na instalação de um rolamento autocompensador de rolos bipartido da SKF no mancal da roda de caçambas, no lado oposto ao acionado do equipamento.

A substituição foi motivada por demandas relacionadas à segurança operacional, alto tempo de parada e custos elevados de manutenção. Com o novo modelo de rolamento, o tempo médio de reparo (MTTR) caiu até 70%, permitindo que as atividades de desmontagem e montagem fossem concluídas em até 12 horas. A redução do tempo de parada gerou, ainda, economia de aproximadamente 68% nos custos totais de manutenção, ao exigir menos movimentações de equipamentos pesados e menos mão de obra alocada.

“A escolha pelo rolamento bipartido se mostrou estratégica para esse tipo de operação. Reduzimos drasticamente o tempo e os riscos envolvidos na manutenção, além de aumentar a disponibilidade da máquina para a operação diária, bem como seu desempenho. A combinação entre tecnologia, experiência técnica e abordagem integrada com o cliente foi um dos principais diferenciais do sucesso da iniciativa”, afirma Alexandre Espindola, gestor de contas de mineração da SKF Industrial e técnico responsável pela operação.

Os rolamentos autocompensadores de rolos bipartidos podem ser usados em diversos setores de trabalhos pesados, como mineração, processamento de minérios e cimento.

Mais segurança e sustentabilidade

Além dos ganhos econômicos e operacionais, a solução também oferece muito mais segurança, já que não é necessário desmontar vários componentes para acessar o rolamento. Isso reduz o tempo de manutenção e, principalmente, os riscos de acidentes durante o processo, um fator crítico nas indústrias que lidam com equipamentos pesados e complexos.

Também ajuda na diminuição do consumo de graxa, contribuindo para um menor impacto ambiental. Além disso, oferece uma vedação aprimorada que evita a contaminação do rolamento por poeira e outros detritos.

Rolamentos autocompensadores de rolos bipartidos

Os rolamentos autocompensadores de rolos bipartidos SKF Cooper fornecem manutenção mais rápida e segura para fábricas de mineração e cimento, além de ter impacto na sustentabilidade. Eles são projetados para otimizar máquinas que estão em condições operacionais exigentes, como temperaturas extremas, cargas pesadas e contaminação.

O diferencial do modelo da SKF é que o design bipartido os torna benéficos para aplicações inacessíveis em que a montagem, a desmontagem e a manutenção são um desafio. A precisão do corte dos anéis interno e externo minimizas descontinuidades, oferecendo a esta variante mais que o dobro da vida útil em comparação com outros rolamentos bipartidos.

Outra vantagem é que o tempo de substituição dos rolamentos pode ser reduzido para apenas oito horas, enquanto em modelos padrão esse processo leva até 24 horas. Como as folgas são predefinidas, não há necessidade de ajustes no local ou ferramentas de montagem especializadas.

“Com a versão bipartida, a SKF reafirma seu compromisso com soluções que unem inovação, segurança, tecnologias avançadas e otimização de custos das operações industriais. Nossa solução impacta, ao mesmo tempo, o desempenho dos rolamentos, a segurança do trabalho e o meio ambiente”, finaliza Espindola.

SKF
Mapa 360

EMIRATES SKYCARGO FORTALECE CORREDORES DE CARGA

Com uma frota de 44 aviões de carga, 13 voos fretados e 311 voos de passageiros, a Emirates oferece uma capacidade semanal de 21.000 toneladas em 25 destinos na Ásia Oriental e no Sudeste Asiático

Com o lançamento dos voos de passageiros para Hangzhou, na China, a Emirates SkyCargo, a divisão de carga da maior companhia aérea internacional do mundo, agora oferece mais de 21.000 toneladas de capacidade semanal de e para a Ásia Oriental e o Sudeste Asiático. A empresa se destaca por ter a maior e mais diversificada rede de rotas entre todas as companhias aéreas não asiáticas. Aprofundando sua presença na região, a Emirates SkyCargo agora atende 25 destinos em 12 países e territórios.

Reconhecida como a "fábrica do mundo", a Ásia Oriental e o Sudeste Asiático estabeleceram corredores econômicos prósperos e exigem uma capacidade significativa de transporte aéreo para escoar mercadorias globalmente. Os aviões de carga dedicados da Emirates SkyCargo atendem a 9 destinos na região, com 44 voos semanais, a maior densidade de voos de carga da vasta rede global da companhia. Essa agenda é complementada por 13 serviços fretados de e para a Ásia Oriental toda semana, garantindo capacidade consistente e conectividade estável para as empresas asiáticas com a Europa e o Oriente Médio. As operações de carga e fretadas são reforçadas por 311 voos semanais de passageiros, que transportam tanto viajantes quanto cargas em aeronaves Airbus A380s e Boeing 777s.

Com a alta frequência de voos, uma aeronave da Emirates decola da Ásia Oriental ou do Sudeste Asiático aproximadamente a cada meia hora.

"A Ásia Oriental e o Sudeste Asiático não são apenas pilares da nossa rede global – eles estão moldando o futuro da logística e do comércio mundiais", afirmou Abdulla Alkhallafi, Vice-Presidente de Cargas Comerciais para o Extremo Oriente e Australásia. "De centros de manufatura de ponta a mercados de consumo em alto crescimento, a região dita o ritmo do comércio. Nossa estratégia de crescimento e o investimento contínuo na Ásia Oriental e no Sudeste Asiático refletem esse foco, pois estamos dedicados a construir a capacidade, as rotas e as parcerias necessárias para atender à demanda exponencial."

Fomentando o crescimento econômico

Como um polo global de inovação, e-commerce e manufatura avançada, além de contar com um setor agrícola próspero, a Ásia Oriental e o Sudeste Asiático sempre foram mercados-chave na rede global da Emirates SkyCargo. Em uma semana comum, a Emirates SkyCargo transporta mais de 450 toneladas de frutas frescas, vegetais, frutos do mar e outros produtos perecíveis, 100 toneladas de produtos farmacêuticos e dispositivos médicos, 75 toneladas de eletrônicos, semicondutores e produtos inteligentes, 180 toneladas de vestuário e mais de 1.300 toneladas de e-commerce.

A "Rota Aérea da Seda" – uma rede de rotas aéreas, centros de logística e infraestrutura de aviação que reflete as antigas Rotas da Seda terrestres e marítimas – possibilita uma conectividade rápida e eficiente com os mercados globais. Com uma vasta rede de mais de 145 destinos, a Emirates SkyCargo está bem posicionada para facilitar o comércio global. A empresa desempenha, inclusive, um papel de apoio significativo na Iniciativa Cinturão e Rota da China, facilitando uma conectividade ágil e confiável para mais de 50 países participantes.

Força por meio de parcerias

Além de sua própria rede e capacidade, a Emirates SkyCargo firmou uma parceria estratégica com a Teleport, o parceiro de carga exclusivo da AirAsia, para melhor apoiar o crescente comércio entre o Sudeste Asiático e o resto do mundo, via Dubai. Ao conectar mais de 100 aeroportos regionais primários, secundários e terciários, a Emirates SkyCargo consegue atender melhor os clientes globais com maior capacidade, mais flexibilidade e acesso a novos mercados na Ásia. Por outro lado, a Emirates SkyCargo apoia as empresas do Sudeste Asiático com melhor conectividade com a Europa, os EUA e o Canadá.

Uma série de inovações

A Emirates tem estabelecido marcos desde o início de suas operações na Ásia Oriental. Em setembro de 2002, a Emirates SkyCargo lançou serviços de carga entre Dubai e Xangai, estabelecendo a primeira conectividade aérea direta entre o Oriente Médio e a China continental, 18 meses antes das operações de passageiros.

A sequência de inovações continuou em 2025, quando a Emirates SkyCargo lançou um serviço semanal de carga para o Aeroporto Internacional de Narita, no Japão, marcando a primeira conexão de carga direta e programada entre Narita e o Oriente Médio. Facilitando remessas mais rápidas e flexíveis, o voo de carga de Narita transporta produtos farmacêuticos, peças de semicondutores e remessas grandes ou com formatos irregulares, como peças de maquinário.

Enquanto a Emirates SkyCargo avança em sua ambiciosa estratégia de crescimento de 10 anos, a Ásia Oriental e o Sudeste Asiático continuam sendo mercados prioritários para o aumento de capacidade, seja por meio de novas rotas ou agendas de voos adicionais. Ao aprofundar a conectividade na região e manter links perfeitos com mercados-chave em todo o mundo, a Emirates SkyCargo continuará a desempenhar um papel fundamental no fortalecimento das cadeias de suprimentos globais, no apoio ao crescimento econômico bilateral e na moldagem do futuro da logística global.

Emirates
LLYC

TG.MOB PARTICIPA DO DEBATE SOBRE O FUTURO DAS VIAGENS CORPORATIVAS

Equipe da Tg.mob no estande da Travel Connect. Foto: Divulgação Tg.mob

* Linoel Dias

A tg.mob marcou presença na quarta edição do Travel Connect, evento promovido pela VOLL, que aconteceu segunda-feira (11 de agosto) no Grand Hyatt São Paulo. Voltado ao setor de viagens e despesas corporativas, o encontro, com o tema "Inovação molda o presente, as pessoas, o amanhã" reúniu líderes e especialistas para discutir o cenário atual e as tendências que irão impactar o futuro do segmento.

A tg.mob participou com estande no local, acompanhando as discussões e reforçando seu posicionamento junto aos principais players do setor. Para o CEO da tg.mob, Leandro Pimenta, o evento foi uma oportunidade para troca de experiências e reflexões sobre tecnologia, mobilidade e transformação dos modelos de gestão de viagens corporativas. “Estar presente em eventos como o Travel Connect é importante para a tg.mob porque nos posiciona dentro das discussões que estão moldando o futuro da mobilidade e viagens corporativas. É uma oportunidade de escutar, trocar experiências e contribuir com soluções que atendam às mudanças de comportamento e às demandas das empresas”, afirma.

Leandro também destaca que “Estar em encontros assim nos ajuda a pensar continuamente em como melhorar nossas tecnologias, mas também reforça o nosso propósito de transformar a mobilidade em uma experiência única, baseada em excelência e com foco em sustentabilidade”.

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com

PORTOS BRASILEIROS TÊM O MELHOR SEMESTRE DA HISTÓRIA

Volume transportado bate recorde e chega a 653 milhões de toneladas no semestre. Itajaí retoma operações e tem crescimento de quase 1.500% no período.

No primeiro semestre de 2025, a movimentação de cargas nos portos do Brasil foi a melhor da história - Foto: Vosmar Rosa | Divulgação Ministério de Portos e Aeroportos

Movimentação de cargas nos portos brasileiros foi recorde no primeiro semestre deste ano, chegando a 653,7 milhões de toneladas transportadas, volume 1% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. O porto público com maior movimentação foi o de Santos (67,9 milhões de toneladas), mas o que chama a atenção nos números levantados pela Antaq é o crescimento de 1.494,58% no Porto de Itajaí (SC), que retomou as operações após ficar praticamente parado no final de 2022.

Para o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, o recorde do semestre é resultado da expansão comercial brasileira e da política de investimentos do Governo Federal para o setor, que reflete, inclusive, na retomada das atividades do Porto de Itajaí. “Encontramos em 2023 um porto praticamente abandonado em Itajaí, impactando fortemente na economia de Santa Catarina e do Sul do país. Sob orientação do presidente Lula reativamos as operações e retomamos a gestão do complexo, reestabelecendo a atividade econômica e emprego para a população do estado”, disse Costa Filho.

Em maio, durante cerimônia com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro Silvio Costa Filho anunciou investimentos de R$ 844 milhões para modernização do porto de Itajaí até 2030. O pacote contempla dragagem do Rio Itajaí-Açu, readequação do molhe de Navegantes e construção de píer para navios de cruzeiro, entre outras obras estruturantes.

O próximo passo da transformação será a criação da Autoridade Portuária do Porto de Itajaí, medida que conferirá autonomia administrativa total ao complexo. Em junho, o MPor instituiu Grupo Técnico de Trabalho (GTT) para elaborar os aspectos da futura empresa pública federal, que substituirá a gestão transitória exercida pela Autoridade Portuária de Santos.

Contêineres

Também foi recorde o volume transportado no semestre em contêineres (78,1 milhões de toneladas) e em granéis sólidos (387,1 milhões de toneladas). “O crescimento tem sido constante em carga conteinerizada, o que mostra uma diversificação do tipo de mercadoria transportada”, explica o ministro, lembrando que, ainda este ano, o MPor vai promover o leilão do terminal de contêineres de Santos (Tecon Santos 10), que irá aumentar em 50% a capacidade do porto para este tipo de carga.

Responsável por 95% do comércio internacional brasileiro, os portos tiveram um crescimento de 2% na movimentação de carga de longo curso (importação e exportação). Entre os produtos mais transportados neste primeiro semestre estão o minério de ferro (190,5 milhões de toneladas e crescimento de 2,5% sobre o mesmo período do ano passado), óleo bruto de petróleo (104,1 milhões de toneladas e crescimento de 0,62%) e soja (93 milhões de toneladas e aumento de 5,2%).

Ministério de Portos e Aeroportos
FSB Comunicação

terça-feira, 12 de agosto de 2025

JORDANA SALDANHA É A NOVA DIRETORA-EXECUTIVA DA ABIPLA

Nova porta-voz da entidade tem experiência em comunicação estratégica, relações governamentais, assuntos de regulação e saúde pública. Antes da ABIPLA, foi gerente de comunicação institucional do CFQ- Conselho Federal de Química.

Jordana Saldanha

A ABIPLA – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e Profissional anunciou a chegada de Jordana Saldanha como nova diretora-executiva da entidade.

“Assumir a diretoria-executiva da ABIPLA é um compromisso com a saúde pública, a transparência regulatória e o combate à desinformação. A informalidade e o uso inadequado de produtos de limpeza são riscos reais que exigem comunicação responsável e articulação institucional — pilares que pretendo fortalecer ao lado da equipe da ABIPLA”, diz a diretora-executiva, que complementa: “Mesmo com redução nos últimos anos, o mercado informal ainda movimenta R$ 3,5 bilhões por ano e ameaça saúde pública. Uma mistura de água sanitária com detergente provocou morte recente em Goiânia, entre outras tantas que desconhecemos no Brasil”, adverte Jordana Saldanha.

Com atuação recente como gerente de comunicação institucional do CFQ – Conselho Federal de Química, Jordana participou de campanhas educativas nacionais, como a “Mistura Explosiva”, que se tornou jogo de tabuleiro e agora integra programação educacional em escolas.

A nova Diretora-Executiva da ABIPLA foi reconhecida por sua atuação em projetos de relacionamento governamental e combate à desinformação em setores regulados e conta com a chancela da atual Presidente da entidade: “Estamos reforçando o posicionamento da ABIPLA como uma entidade técnica, comprometida com a legalidade e com a segurança do consumidor. A chegada da Jordana reforça nossa capacidade de articulação e visibilidade diante de temas urgentes, como o uso irregular de produtos, a informalidade e os riscos das misturas caseiras”, afirma a presidente da ABIPLA, Juliana Marra.

Jordana é jornalista, especialista em reputação, com passagens por entidades públicas, emissoras de TV e atuação premiada em comunicação institucional. Sua trajetória soma-se ao trabalho técnico da ABIPLA junto à Anvisa e outros órgãos de Estado.

Perfil da porta-voz

Jordana Saldanha é jornalista e especialista em Marketing Digital, com formação executiva pela FGV, Fundação Dom Cabral e INSPER. Atualmente, é Diretora-Executiva da ABIPLA e atuou como Gerente de Comunicação Institucional no Conselho Federal de Química. Tem 20 anos de experiência em televisão e trajetória sólida em comunicação estratégica no setor público e relações governamentais.

ABIPLAFundada em 1976, a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA) representa os fabricantes de sabões, detergentes, desengordurantes, produtos de limpeza, polimento e inseticidas, promovendo discussões sobre competitividade, inovação, saúde pública e consumo sustentável. O setor movimenta US$ 7,5 bilhões anuais e responde por, aproximadamente, 93 mil empregos diretos

ABIPLA
MCE – Mazzuchini Comunicação & Eventos

CARLOS HENRIQUE É O NOVO COO DO GRUPO FRENTE

Executivo com sólida atuação em compliance e operações, assume nova jornada no ecossistema de soluções financeiras e tecnológicas

Carlos Henrique

O Grupo Frente, ecossistema de soluções financeiras e tecnológicas composto pela Frente Corretora, FrenteTech, Frente USA, Simple e Comm.Pix, anuncia a nomeação de Carlos Henrique ao cargo de Chief Operating Officer (COO), reestruturando sua liderança operacional. O executivo já atuava na empresa como Chief Compliance & Legal Officer (CCLO) e agora vai unir sua experiência regulatória e estratégica à gestão da operação da empresa, com o objetivo de ampliar a eficiência, a governança e o crescimento da fintech.

“Assumir a operação é uma grande responsabilidade e uma oportunidade de aprofundar o trabalho que já vínhamos desenvolvendo, agora com foco na integração entre áreas, excelência operacional e expansão internacional da Frente”, afirma o novo COO.

Com 25 anos de atuação no mercado financeiro e de capitais, o executivo é formado em Direito e Administração, mestre em Planejamento e Controle Societário (FAAP) e em Direito Penal (Damásio Educacional). Carlos também é apresentador do PraFrente Cast, podcast da companhia que discute temas como mercado financeiro, inovação e empreendedorismo.

A Frente é uma instituição financeira especializada em operações de câmbio para pessoas físicas e jurídicas que realizam transações internacionais. Fundada em 2018 por Altino Pavan, Daniela Marchiori e Ricardo Baraçal, ex-executivos do mercado financeiro e de tecnologia, a empresa adota uma abordagem inovadora, unindo tecnologia avançada à expertise de profissionais experientes no setor. Com estrutura digital e foco em parcerias estratégicas, a Frente simplifica processos tradicionais do câmbio, oferecendo uma experiência ágil, acessível e personalizada. Atua com câmbio comercial e turismo, transferências internacionais, estruturação de operações para empresas e soluções de pagamento e recebimento no exterior. Reconhecida como uma das principais corretoras independentes do país, a Frente movimenta bilhões de reais em operações, com atuação nacional e conformidade rigorosa com as normas do Banco Central. Sua reputação é sustentada por eficiência, segurança e atendimento consultivo de excelência. Clique aqui e visite o site

Frente
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CHIEKO AOKI DEBATE CRESCIMENTO DA HOTELARIA E LIDERANÇA FEMININA NA HOTEX 2025

A presidente da rede Blue Tree Hotels foi homenageada pelo pioneirismo no Prêmio "Melhores Nomes da Hospitalidade"

Chieko Aoki

* Linoel Dias

A presidente da rede Blue Tree Hotels, Chieko Aoki, participou da Hotex Summit de Hospitalidade, realizada na Expo São Paulo, entre 5 e 7 de agosto. O evento reuniu profissionais do setor para homenagens e debates sobre os rumos da hotelaria brasileira. Chieko integrou o painel principal da programação, que abordou o crescimento, a transformação e as estratégias dos meios de hospedagem no Brasil, ao lado de Paulo Mâncio, diretor da CBRE, com mediação de Jeferson Munhoz, sócio-diretor da Hotel Care.

 Durante sua participação, Chieko destacou que é muito importante promover um crescimento estruturado e sustentável do setor, com conexões construtivas entre a iniciativa privada, entidades representativas e o poder público. “Esse alinhamento é essencial para desenvolvimento organizado, consistente e benéfico para toda a indústria do turismo”, afirmou. A executiva também reforçou a necessidade de usar os períodos de baixa ocupação para investimentos em melhorias e qualificação.

 Outra questão abordada foi a hotelaria de luxo, com expectativa de expansão no Brasil nos próximos anos. Para Chieko, essa tendência exigirá dos profissionais uma preparação mais ampla, profunda e experiência no segmento, uma vez que estes hotéis demandam padrões elevados de qualidade, atenção aos detalhes e em hospitalidade.

Mulheres no topo

A executiva também falou sobre liderança feminina. Reconhecida por sua trajetória pioneira no setor, afirmou que a presença de mulheres em cargos de liderança na hotelaria é uma tendência de mercado. “As mulheres estão cada vez mais qualificadas, e é importante que estejam também nas posições mais altas de liderança. Quero ver mais mulheres ocupando presidências de redes hoteleiras, contribuindo ativamente para a transformação do setor”, afirmou.

Chieko recordou o início de sua carreira, quando criou a primeira guest relations voltada ao público feminino, e comentou sobre o papel das mulheres na hotelaria: “A sensibilidade está no olhar e toque humano. É como a camareira que, ao arrumar o quarto, percebe algo especial sobre o hóspede e deixa uma atenção personalizada, como a posição dos objetos. Esse cuidado genuíno transforma a hospedagem em uma experiência única”.

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com


"MOVIMENTO BSTORY - A EXPERIÊNCIA QUE TRANSFORMA"

O Grupo Empresarial de Comunicação – Gecom, integrado pelos dirigentes das empresas Boxnet, Business News, Jornalistas&Cia e Mega Brasil, uniu-se aos irmãos comunicadores Paulo José Marinho (ex-Itaú) e Daniel Marinho (ex-Grupo CCR) para lançarem um movimento integralmente focado na geração 50+ e em longevidade, o Movimento bstory.

"O Movimento bstory nasce com a proposta de catalisar, repercutir e dar ampla visibilidade às múltiplas iniciativas em curso no País, cujas contribuições já são uma realidade social, e de também incentivar e fomentar novas ações que possam amplificar e disseminar de forma ainda mais intensa a luta antietarista na sociedade brasileira", afirma Eduardo Ribeiro, sócio do Gecom e do bstory.

O envelhecimento da população é fato. Segundo o IBGE, as pessoas acima dos 50 anos representam, atualmente, mais de 25% da população e 22% da força de trabalho no Brasil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 2 bilhões de pessoas terão 60 anos até 2050, no mundo. E o Brasil estará em quinto colocado no ranking da população mais idosa do mundo, até 2030.

"Queremos unir todas e todos em prol do bom combate ao preconceito do etarismo. Essa rede será ancorada em premiações, produção e disseminação de conteúdos, ofertas de mentorias, além de eventos estratégicos, como congressos, seminários, fóruns, workshops etc. E o nosso objetivo é também o de conectar o Brasil com outros mercados, fortalecendo internacionalmente a reputação do País nas discussões e trocas sobre o tema", complementa Paulo José Marinho, jornalista e um dos sócios no bstory.

Paulo José Marinho

Um prêmio inédito como ponto de partida

O ponto de partida do Movimento bstory é a criação do Prêmio bstory - A experiência que transforma, que mobilizará os múltiplos segmentos profissionais do País na jornada antietarismo. A premiação irá valorizar, dar visibilidade e reconhecer trajetórias bem-sucedidas que homens e mulheres aportam à causa, nas múltiplas atividades a que têm se dedicado ao longo de suas carreiras. E, paralelamente, o fará também em relação às iniciativas corporativas e sociais que façam a diferença nesse campo. Contará com 15 categorias, 12 delas contemplando perto de 40 setores da atividade econômica e inteiramente focadas nos Profissionais; e três dedicadas às iniciativas organizacionais, abrangendo os macros setores Indústria, Comércio e Serviço.

A premiação tem o Conselho Maestro, um seleto grupo de líderes, experts e profissionais, para "reger" o Prêmio bstory. Clique aqui e confira a lista de de integrantes do Conselho Maestro (https://www.bstory.com.br/os-conselheiros?page=4). Esse Conselho, estratégico para a premiação e os propósitos do Movimento bstory, será integrado por executivos que lideram as áreas de reputação e comunicação corporativas de empresas e instituições dos mais diversos setores econômicos, por uma razão simples e pragmática: a transversalidade de atuação deles nas organizações a que estão vinculados.

O Conselho Maestro, que poderá ser integrado por até 150 executivos, terá uma segunda atribuição no Prêmio bstory – A experiência que transforma. Seus membros também vão integrar, nas respetivas especialidades, os Conselhos Orquestrais, aos quais caberão julgar as 15 categoriais da premiação. Serão, portanto, 15 Conselhos Orquestrais, cada um com média de dez integrantes, aos quais caberão escolher, após duas rodadas de votação, os premiados com as medalhas de ouro (1º colocado), prata (2º colocado) e bronze (3º colocado).

Todos os demais finalistas, que não ficarem nas três primeiras colocações, receberão certificados de participação e reconhecimento. A solenidade de premiação está marcada para 2 de fevereiro de 2026, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Clique aqui para mais informações sobre o movimento e a premiação (www.bstory.com.br).

O simbolismo e a sonoridade da palavra bstory

Em um mundo onde palavras e imagens moldam destinos, a marca bstory surge com uma visão singular: dar vida aos legados de pessoas e mostrar o poder de transformação dessas experiências. A concepção da ideia e desenvolvimento da marca coube a Vitor Patoh, sócio executivo da Yemni – Branding, Design & Comm. A escolha da palavra "story" remete às histórias de vida, experiências, da própria existência. Enquanto o "b", representação fonética do verbo inglês "to be", dá movimento, ação e capacidade de realização às narrativas.

> Clique aqui e confira a live de lançamento no Youtube

Contatos
Paulo José Marinho
paulo.marinho@bstory.com.br
Edu Ribeiro
eduardo.ribeiro@bstory.com.br

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

MAIOR SALSICHA DO BRASIL ESTREIA NA SÃO PAULO OKTOBERFEST

Com 30 centímetros de comprimento e receita inspirada nas tradições culinárias germânicas, a SPOF Wurst será apresentada oficialmente durante a 8ª edição da São Paulo Oktoberfest, que acontece de 19 de setembro a 5 de outubro, no Parque Villa-Lobos. O novo produto é fruto da parceria entre a promotora do festival, WGroup, e a tradicional indústria paulista Berna, referência nacional na produção de embutidos premium.

João R. Häfeli, diretor e representante da terceira geração da Berna, e a SPOF Wurst -  a maior salsicha do Brasil

A novidade inaugura uma nova fase do evento, que passa a investir em produtos próprios licenciados, com identidade original, foco na experiência do consumidor e potencial de distribuição nacional. A salsicha será vendida com exclusividade dentro do festival neste primeiro momento e, a partir de 2026, deverá chegar a empórios, mercados selecionados e franquias sob a marca SPOF.

“A SPOF Wurst é a materialização de um conceito que une cultura, sabor e experiência autêntica”, afirma Walter Cavalheiro Filho, presidente da WGroup e idealizador da São Paulo Oktoberfest. “Assim como fizemos com a SPOF Bier, queremos que cada item assinado pela marca desperte emoções, crie memórias e reflita a essência da nossa Oktoberfest: celebrar a vida com excelência e identidade brasileira.”

A SPOF Wurst se junta à SPOF Bier, cerveja oficial do evento lançada em julho deste ano com a criação do estilo inédito São Paulo Festbier — uma releitura tropical da tradicional cerveja alemã, desenvolvida pela mestre-cervejeira Kátia Zanatta. Ambas integram a estratégia da WGroup de ampliar sua atuação para além da promoção de eventos, agregando produtos com forte apelo sensorial e alinhamento com o conceito cultural da Oktoberfest.

Produzida com exclusividade pela Berna, a SPOF Wurst tem formato proprietário e design protegido. É feita com ingredientes nobres, sem corantes artificiais ou aditivos de soja, e passa por processos de defumação natural com equipamentos importados. A receita foi desenvolvida especialmente para o festival, com inspiração nas tradições germânicas.

“Receber o convite da WGroup para desenvolver a maior salsicha do Brasil foi, para nós, uma oportunidade e também um desafio técnico que abraçamos com entusiasmo”, afirma João R. Häfeli, diretor e representante da terceira geração da Berna. “A SPOF Wurst carrega o DNA da nossa marca: rigor suíço, ingredientes nobres e respeito às tradições. Mais do que um embutido, entregamos um produto icônico, criado especialmente para um dos maiores festivais do país.”

Com sede em Louveira (SP), a Berna foi fundada em 1964 por descendentes suíços e tornou-se reconhecida nacionalmente pela produção de salsichas, linguiças e defumados com padrão europeu. A empresa alia processos industriais modernos a rigorosos padrões de qualidade, mantendo o foco em autenticidade e tradição.

Com o lançamento da SPOF Wurst, a WGroup fortalece sua proposta de criar ativos estratégicos de marca que combinam cultura, consumo e identidade. Além da presença no festival, os produtos SPOF deverão integrar o plano de expansão da empresa, com licenciamento para franquias e canais de distribuição no varejo.

“A ideia é ir além da cenografia e da programação cultural. Queremos oferecer ao público produtos que tenham valor real, conexão afetiva e potencial comercial, construindo uma São Paulo Oktoberfest com sabor, memória e pertencimento”, conclui Cavalheiro.

A São Paulo Oktoberfest 2025 também será palco do 1º Festival de Cervejarias Artesanais do Estado de São Paulo, promovido pela WGroup em parceria com a Abracerva. O evento vai proporcionar ao público a melhor experiência cervejeira já provada em todas as edições do festival, reunindo dezenas de rótulos artesanais de alta qualidade, espaços gastronômicos dedicados à culinária alemã e mais de 80 opções de alimentação.

A programação completa e os ingressos para a São Paulo Oktoberfest 2025 estão disponíveis pelo site oficial (www.saopaulooktoberfest.com.br)

São Paulo Oktoberfest
Gilberto dos Santos
Head de Comunicação da São Paulo Oktoberfest
gilberto.santos@expertecia.com.br

RN Assessoria Imprensa

FERRING ANUNCIA LEONARDO JORGE COMO NOVO GENERAL MANAGER NO BRASIL

Executivo assume a operação no país com o objetivo de ampliar a presença da companhia em fertilidade e saúde da mulher, entre outras áreas terapêuticas

Leonardo Jorge

A Ferring Pharmaceuticals anuncia Leonardo Jorge como novo General Manager (GM) no Brasil, com início efetivo em 11 de agosto de 2025. O executivo passa a integrar o time global da companhia e se reportará diretamente a Jan Peutzfeldt, SVP Head da Região Intercontinental e General Manager IPC.

Leonardo é brasileiro e retorna ao país após uma sólida trajetória internacional. Nos últimos dois anos, esteve à frente da Johnson & Johnson como Diretor Comercial e Diretor Geral Interino para América Central e Caribe, liderando operações em 26 países.

Ingressou na J&J em 2022, como Diretor da Unidade de Negócios de Imunologia no Brasil. Com mais de 20 anos de experiência na indústria farmacêutica, o executivo acumula passagens de destaque por empresas como Cristália, Shire Biotechnology, Takeda, Reckitt Benckiser e Bayer Healthcare, atuando em áreas como marketing, vendas e operações.

“Estou muito entusiasmado por essa nova fase, que pretendo conduzir com escuta ativa, planejamento estratégico e foco em resultados sustentáveis. Admiro a Ferring por seus valores, resultados, compromisso com a inovação e com o paciente”, afirma Leonardo.

Formado em Comunicação Social pela ESPM e pós-graduado em Marketing pelo Insper, Leonardo se destaca por sua capacidade de liderar equipes de alta performance, construir estratégias de transformação e entregar resultados consistentes.

Na Ferring, será responsável pela estrutura de Marketing & Sales e pelas operações no Brasil, incluindo Especialidades, RMMH, Comercial, Recursos Humanos e Finanças.

A contratação representa uma aposta estratégica da Ferring na liderança local e na valorização de talentos com visão global e profundo conhecimento do mercado nacional. Leonardo assume o cargo de Rafael Suarez, que decidiu retornar ao México, país natal, após 13 anos na Ferring, sendo os últimos 4 anos e meio como líder da equipe brasileira.

A Ferring é um grupo biofarmacêutico especializado, líder em medicina reprodutiva e saúde materna, gastroenterologia e urologia. Desde 1950, a companhia tem como compromisso ajudar pessoas a construir famílias e a terem uma vida melhor, por meio de soluções inovadoras e desenvolvimento de novas terapias. Com aproximadamente 6.500 funcionários em 56 países, além da distribuição em 110 países, a empresa global trabalha arduamente para fornecer soluções de saúde personalizadas, integrando produtos farmacêuticos com diagnósticos, dados, dispositivos, educação e serviços de suporte para otimizar os resultados de saúde, sempre orientada pela ciência e confiança no poder da pesquisa. Com seu comprometimento na causa humana, a Ferring conta com uma responsabilidade social ampla, que conduz os negócios de forma a maximizar os impactos positivos nas comunidades em que atua. Conduz iniciativas que podem fazer a diferença na saúde e na qualidade de vida das pessoas, hoje e amanhã, por meio de parcerias e compartilhamento de conhecimento, como a colaboração com organizações no combate à mortalidade materna. Clique aqui e visite o site

Ferring
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LEILANE CORREIA ASSUME NEGÓCIO DE SOLUÇÕES PARA COMBUSTÍVEIS E LUBRIFICANTES DA BASF

Leilane Correia

O negócio de Soluções para Combustíveis e Lubrificantes da BASF tem nova gerente sênior na América do Sul, Leilane Correia. A executiva assume também a liderança regional de Químicos de Performance, divisão que inclui as unidades de negócios de Mineração, Aditivos para Plásticos, Catalisadores Industriais e Soluções para Petróleo.

Leilane iniciou sua carreira na BASF como trainee de vendas para a área de tintas automotivas em 2017, progredindo a Coordenadora de Negócios. Em rápida e consistente ascensão, se tornou consultora de estratégia para a indústria automotiva em 2020, conectando os vários negócios da companhia que atuam no setor e trabalhando em estreita cooperação com os clientes.

Nos últimos três anos, Leilane atuou como gerente de negócios digitais na área de Go To Market para América do Sul, responsável pelas estratégias de marketing digital, e-commerce e distribuição para todas as áreas da BASF por meio do portal shop@BASF, consolidando a presença digital da empresa na região.

"É com muita satisfação que retorno para o universo da mobilidade, pronta para construir pontes entre a inovação e as demandas reais do mercado, especialmente em um setor tão dinâmico como o automotivo", diz Leilane. “Queremos viabilizar a transformação verde de nossos clientes e ser um parceiro confiável que acelera a jornada para um futuro mais sustentável”.

BASF
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