terça-feira, 26 de agosto de 2025

CLÁUDIA BACKES É A NOVA LÍDER DE EXPANSÃO DA MONKEY

A executiva assume a missão de articular oportunidades de negócio em novos mercados como Estados Unidos e México

Cláudia Backes. Foto: Lucas Zocoler | Divulgação Monkey 

A Monkey, líder em antecipação de recebíveis na América Latina, acaba de anunciar Cláudia Backes como líder de Expansão. A executiva assume o cargo com a missão de articular oportunidades de negócio em novos mercados, compreendendo suas especificidades e traduzindo essas demandas para o time do Brasil. A fintech tem ampliado sua presença global com movimentos estratégicos de entrada em mercados como Estados Unidos, México e Chile.

Com mais de 15 anos de experiência em liderança estratégica, atuando em startups e multinacionais como Moss Earth, StartSe, SAP e HCL, Cláudia se destaca pela capacidade de entender diferentes dinâmicas organizacionais, implementar melhorias estruturais e impulsionar o crescimento sustentável em diversos contextos. Na Monkey, ela terá como foco inicial o desenho e execução de uma estratégia robusta para inserção nos novos mercados, alinhando necessidades locais com a operação e desenvolvimento de produto no Brasil, garantindo fluidez na comunicação entre áreas.

“Estou particularmente entusiasmada com o desafio de traduzir as necessidades estratégicas em planos práticos de ação, garantindo que tenhamos uma operação consolidada com clientes ativos, estrutura adaptada e um ciclo de feedback entre mercado-produto-tech validado e funcionando eficientemente” afirma Cláudia.

Na Monkey, ela atuará na governança da expansão internacional, estabelecendo indicadores-chave de performance, mapeando oportunidades no ecossistema de fintechs e liderando ações de entrada estratégica nos mercados-alvo. “Nos próximos meses, estarei concentrada em três pilares: entender profundamente o ecossistema local, adaptar o produto às demandas regulatórias e culturais de cada país e desenvolver parcerias estratégicas com clientes, canais e instituições locais”, completa.

A chegada de Cláudia marca mais um passo da Monkey rumo à consolidação como uma referência global em infraestrutura financeira para antecipação de recebíveis, ampliando sua atuação além das fronteiras brasileiras e reforçando seu compromisso com inovação, democratização de acesso ao crédito e expansão sustentável.

Diversidade e liderança feminina na Monkey

“A chegada da Cláudia é um marco importante na nossa estratégia de expansão internacional. Ela traz uma bagagem importante, conhece profundamente o mercado e compartilha da nossa visão de gerar impacto real nas empresas por meio do acesso ao crédito. Além da experiência, sua presença reforça o nosso compromisso com a diversidade e com o fortalecimento da liderança feminina na Monkey. Ter a Cláudia com a gente é mais um passo para consolidar a Monkey como uma referência em toda a América Latina”, afirma Gustavo Muller, CEO e cofundador da Monkey.

A contratação da executiva também reforça o compromisso da Monkey com a diversidade e a equidade de gênero. Atualmente, 46% das posições de liderança da fintech são ocupadas por mulheres. Em 2024, a Monkey passou a investir ainda mais na ampliação da representatividade, com iniciativas afirmativas.

A empresa também tem aumentado progressivamente a contratação de mulheres: 55% das contratações em 2023 foram femininas, percentual que subiu para 60% em 2024. Pela primeira vez, a Monkey registrou um índice de 50,43% de mulheres no quadro de funcionários, superando a quantidade de homens (49,57%).

Monkey - Criada em 2016, a Monkey é o maior marketplace de antecipação de recebíveis da América Latina. Com o objetivo de democratizar o acesso ao crédito, a fintech conecta empresas de grande porte, seus fornecedores e instituições financeiras, oferecendo soluções inovadoras para antecipação de recebíveis de contas a receber, contas a pagar e cartões. Atualmente, a plataforma já reúne fornecedores de companhias dos setores petroquímico, metalúrgico, papel e celulose e automotivo, entre outros, promovendo um ciclo sustentável de crescimento econômico. Clique aqui para saber mais

Monkey
Sheep Comunicação

Nenhum comentário: