quarta-feira, 12 de novembro de 2025

MARCIO LUZ É O NOVO PRESIDENTE & CEO DA KERRY NA AMÉRICA LATINA

A Kerry, multinacional irlandesa presente na América Latina há mais de 30 anos e líder global em soluções de nutrição sustentável, anuncia mudanças estratégicas em sua estrutura de liderança na América Latina, reforçando seu papel na inovação de soluções que apoiam as indústrias de alimentos, bebidas e farmacêutica.

Marcio Luz, atual General Manager do Brasil e Cone Sul, assume nova posição como Presidente & CEO da América Latina, sucedendo a Marcelo Marques, que passará a atuar como Presidente & CEO Kerry Europa e Global Preservation. Com 25 anos de experiência no setor de alimentos e bebidas, sendo 15 deles na Kerry, Marcio atuou em posições estratégicas no mercado de Carnes e Plant-based na América Latina e no canal de Foodservice, nos quais implementou projetos de alto impacto no negócio.

Marcio Luz

“É uma honra assumir a posição de Presidente & CEO da Kerry na América Latina, um mercado dinâmico e repleto de oportunidades. Na Kerry, entendemos a ciência dos alimentos e temos a visão de ser o parceiro mais valioso para nossos clientes, criando um mundo de Nutrição Sustentável. Estou comprometido em trabalhar com nossas equipes, clientes e parceiros para impulsionar um negócio que investe constantemente em inovação, desenvolvendo junto aos nossos clientes, produtos que atendem às demandas dos consumidores sem nunca comprometer o sabor. Isso significa alimentos e bebidas acessíveis, nutritivos, com impacto ambiental mínimo e sempre deliciosos.”, afirma Luz.

No Brasil e Cone Sul, a liderança será assumida por Edson Barros, atual Vice-Presidente de Marketing & EUMs para a América Latina, que se torna General Manager da sub-região. Com isso, Adriana Rached, anteriormente Diretora de Planejamento e Estratégia, passa a ocupar a vice-presidência de Marketing & EUMs para a América Latina. Com quatro movimentações internas, a empresa reforça seu compromisso em valorizar e investir em talentos que conhecem profundamente o negócio e compartilham o propósito de nutrir o mundo de forma sustentável, sempre com foco no cliente.

Reforço ao compromisso com a Nutrição sustentável

Com uma mudança que considera talentos internos da companhia, a Kerry reforça seu compromisso e foco na nutrição sustentável com o objetivo de atingir 2 bilhões de pessoas até 2030 com uma alimentação que seja saudável, mas também responsável com o meio ambiente, respeitando aspectos sociais, culturais e econômicos.

Diante de um cenário global em constante transformação, marcado por desafios complexos e pela insustentabilidade dos atuais modelos de produção, consumo e descarte de alimentos, a Kerry atua ao lado de seus clientes para transformar esses desafios em oportunidades. A empresa colabora no desenvolvimento e reformulação de alimentos, bebidas e produtos farmacêuticos que atendam às demandas do presente e do futuro.

Combinando ciência de ponta e insights avançados de consumidores, suas equipes multidisciplinares, e com amplo número de cientistas de alimentos, a Kerry oferece ao setor um modelo de negócio robusto e adaptável. Isso inclui soluções para superar disrupções na cadeia de suprimentos, com alternativas naturais e estáveis para ingredientes essenciais como cacau, cítricos e ovos; otimização de processos para redução de desperdícios e aumento da vida útil dos alimentos; apoio ao alcance de metas de sustentabilidade e rótulos limpos, por meio de tecnologias inovadoras e sistemas avançados de preservação alimentar; além de suporte especializado para navegar pela complexa regulamentação global, com profundo conhecimento técnico em normas e legislações.

O compromisso da Kerry com a nutrição sustentável se traduz no desenvolvimento de ferramentas proprietárias que orientam escolhas mais inteligentes e responsáveis na criação e reformulação de alimentos e bebidas. Soluções como o Kerry NutriGuide, o Food Waste Estimator e o CarbonGuide são utilizadas para cocriar alimentos e bebidas com os clientes, permitindo a oferta de produtos com perfil nutricional aprimorado, maior vida útil para reduzir desperdícios, além de indicar as melhores alternativas para minimizar a emissão de carbono, sempre com base em ciência, tecnologia e profundo conhecimento regulatório.

O desperdício de alimentos é um dos desafios mais críticos: globalmente, quase 12 bilhões de pães são desperdiçados por ano, cerca de 630 milhões de fatias por dia. Para enfrentá-lo, a Kerry desenvolve tecnologias que preservam e estendem a vida útil dos alimentos, evitando perdas e reduzindo o impacto ambiental.

Investimento contínuo em Nutrição Sustentável

Presente em mais de 50 países, a Kerry já impacta 1,4 bilhão de pessoas, sendo 111 milhões na América Latina. Entre as metas de sustentabilidade, a empresa já alcançou a redução de 50% em emissões de Carbono, 11% de redução de consumo de água em toda a operação e redução de 38% no desperdício de alimentos.

Compromisso de longo prazo com a América Latina

Sendo uma organização de €7 bilhões, com mais de 20.000 colaboradores, 124 unidades de fabricação em mais de 70 centros de tecnologia e inovação, a Kerry possui mais de 30 anos de atuação na América Latina. Além da sua expansão orgânica, contou com mais de 17 aquisições na região ao longo dos anos. Hoje, a empresa emprega mais de 3.800 funcionários por meio de 13 plantas produtivas, e dois centros técnicos de inovação. A Kerry desenvolve iniciativas de impacto social nas comunidades onde está inserida. Ações como Café Femenino no México, Gerando Baristas e Jovem Chef promovem capacitação especializada e geração de oportunidades em comunidades vulneráveis em alguns países. Além disso, ações organizadas por colaboradores são incentivadas e financiadas pela empresa.

A Kerry é líder mundial em nutrição sustentável para os mercados de alimentos, bebidas e farmacêuticos. São mais de 30 anos de transformações e crescimento na América Latina em uma jornada de sucesso que continua a evoluir. Inovamos com nossos clientes para criar produtos de excelente sabor, com nutrição e funcionalidade aprimoradas, ao mesmo tempo em que garantimos um menor impacto ao planeta. Nosso entendimento do consumidor, aliado a uma equipe de mais de 1.100 cientistas de alimentos ao redor do mundo, e a extensa presença global, nos permitem resolver os desafios complexos de nossos clientes com soluções diferenciadas. Na Kerry, somos motivados a ser o parceiro mais valioso de nossos clientes, criando um mundo de nutrição sustentável que alcance a dois bilhões de consumidores c até 2030. Para obter mais informações, clique aqui e visite o site

Kerry
Veritas Comunicação

terça-feira, 11 de novembro de 2025

SYNGENTA CELEBRA 25 ANOS COM FOCO EM INOVAÇÃO PARA A AGRICULTURA TROPICAL

Empresa reforça compromisso de longo prazo com o Brasil, destacando investimentos para impulsionar a produtividade sustentável no campo

Foto: www.syngenta.com.br/agriculturaregenerativa

A Syngenta, líder global em tecnologia agrícola, celebra 25 anos de atuação na quinta-feira (13), em um cenário em que se fazem claros os desafios específicos para o setor em um país com tantas especificidades como é o Brasil, onde a agricultura é tropical.

Neste contexto, a Syngenta tem reforçado sua parceria estratégica com os agricultores e toda a cadeia produtiva. Há mais de duas décadas, a empresa investe continuamente em Pesquisa & Desenvolvimento para antecipar tendências e entregar soluções inovadoras em proteção de cultivos, sementes, ferramentas digitais, financeiras e sustentáveis, adaptadas aos desafios únicos do agronegócio brasileiro.

“Em 25 anos, o mundo mudou, a ciência avançou e a produtividade na agricultura brasileira cresceu mais de 400%. Nosso propósito sempre foi e será o mesmo: inovar para que os agricultores brasileiros produzam alimento, fibra e energia para o mundo”, ressalta Carlos Hentshke, Presidente da Syngenta Seeds no Brasil. “Nosso compromisso com a agricultura brasileira é inegociável, e continuaremos investindo em ciência e inovação para desenvolver as soluções que o campo precisa e tudo isso com foco em sustentabilidade”, destaca André Savino, Presidente da Syngenta Proteção de Cultivos no País.

O Brasil é peça-chave na estratégia global da Syngenta, que investe anualmente cerca de US$ 2 bilhões em inovação para seguir impulsionando o agronegócio em todo o mundo. Um marco recente desse compromisso foi o investimento de R$ 65 milhões na inauguração do primeiro Centro de Tecnologia e Engenharia de Produtos (PT&E) da América Latina, em Paulínia (SP), focado em tropicalizar soluções para os produtores brasileiros.

Aportes como esses são fundamentais para o fomento de pesquisas que dão origem a tecnologias de ponta. É o caso de PLINAZOLIN technology®, inseticida cujo ingrediente ativo com novo modo de ação contra pragas resistentes, e TYMIRIUM technology®, que acaba de receber o registro no País e que chega para transformar o mercado de nematicidas, fungicidas e tratamento de sementes. Cabe mencionar, ainda, as soluções biológicas, que são uma grande aposta da companhia e que estão em franco crescimento, como é o caso do bioativador MEGAFOL™ e o fungicida microbiológico REVERB®.

Mudanças climáticas

A agricultura é uma atividade altamente sensível às mudanças do clima, por isso é fundamental a aplicação de conhecimento e o desenvolvimento de tecnologias que gerem inovações no setor. Nesse contexto, a agricultura digital de precisão e a adoção de boas práticas agrícolas são ainda mais importantes. Com elas, os produtores poderão aumentar a produtividade, alcançando a rentabilidade e a sustentabilidade.

Para a Syngenta, o Brasil pode e deve liderar a agenda de inovações no setor agrícola para minimizar os impactos negativos causados pela mudança do clima, atraindo mais vozes e mais cooperação em torno de ideias e propostas robustas de adaptação, além de um planejamento de longo prazo focado no desenvolvimento de novos processos, práticas e tecnologias.

Compromisso com a sustentabilidade

Em 2024, a Syngenta divulgou grandes prioridades de sustentabilidade que estão ajudando a companhia a moldar a agricultura do futuro: “mais produtividade com menos impacto”; “regenerar o solo e da natureza”; “aumento da prosperidade rural”; e “operações sustentáveis”, que incluem diversidade e inclusão como alicerces fundamentais. Isto porque a empresa entende que a partir da inovação, realizada em colaboração com os agricultores e centrada neles, será possível atingir esses objetivos de forma concreta.

A Syngenta acredita que o Brasil e sua agricultura tropical são essenciais para o atingimento destas metas, que podem ser vistas de forma detalhada aqui. A empresa tem materializado esforços em ações, como no caso do Programa REVERTE®, que promove a recuperação de áreas degradadas por meio da aplicação de protocolos agronômicos específicos com financiamentos de longo prazo, viabilizando a elevação da produtividade agrícola ao mesmo tempo em que regenera o solo sem a necessidade de abertura de novas áreas.

Até o momento, o REVERTE® já disponibilizou mais de R$ 2 bilhões em créditos aos agricultores participantes. A iniciativa conta com 98 clientes e 411 fazendas com compromisso assinado, somando cerca de 280 mil hectares de solos degradados em processo de recuperação. A estimativa é recuperar 1 milhão de hectares de áreas degradadas até 2030.

A Syngenta é líder mundial em inovação agrícola e está presente em mais de 100 países. Em 2025, a companhia celebra 25 anos de atuação no Brasil, contribuindo para a sustentabilidade, rentabilidade e produtividade do agronegócio brasileiro. A Syngenta está focada no desenvolvimento de tecnologias e práticas agrícolas que capacitam os agricultores, para que possam fazer a transformação necessária para alimentar a população mundial, preservando o nosso planeta. As suas descobertas científicas arrojadas proporcionam melhores benefícios para os agricultores e para a sociedade, em maior escala do que nunca. Orientada pelas suas Prioridades de Sustentabilidade, a Syngenta busca desenvolver novas tecnologias e soluções que ajudem os agricultores a cultivar plantas mais produtivas e em um solo mais saudável e com maior rendimento. A Syngenta Crop Protection está sediada em Basileia, na Suíça, e a Syngenta Seeds está sediada nos Estados Unidos. Para saber mais, acesse nosso site e siga os nossos perfis no LinkedIn e Instagram

Syngenta
Giusti Creative PR

PRIO ASSUME OPERAÇÃO DO CAMPO DE PEREGRINO COM AQUISIÇÃO DE MAIS 40% DO ATIVO

A PRIO, maior empresa independente de óleo e gás do Brasil, anuncia a conclusão da aquisição de 40% do Campo de Peregrino e Pitangola, na Bacia de Campos, tornando-se a operadora do campo e passando a deter 80% do ativo. A Equinor permanecerá com os 20% restantes até a conclusão da segunda etapa da transação, prevista para meados de 2026.

Esta transação adicionará cerca de 40 mil barris por dia à produção da companhia, elevando a mesma para mais de 150 mil barris diários. O pagamento referente a esta transação foi de US$ 1.545 milhões, já considerando os devidos ajustes de preço contados a partir de 1º de janeiro de 2024 e juros, porém não incluindo valores referentes a qualquer ressarcimento relativo à interdição de Peregrino, assunto que será tratado ao longo dos próximos meses.

Para Roberto Monteiro, CEO da PRIO, assumir o controle do campo é essencial para que a companhia possa efetivamente implementar a estratégia de redução de custos e sinergias operacionais que transformou a PRIO em líder das independentes do setor. “Seguiremos com a estratégia de maximizar nossa eficiência e rentabilidade, focados na criação de uma operação completamente integrada, segura e eficiente.”

Esse modelo de negócio da PRIO tem demonstrado resultados expressivos. Nos últimos dez anos, a companhia multiplicou sua produção por vinte vezes, reduziu custos operacionais a patamares de referência mundial e segue construindo um legado de inovação, eficiência e impacto social. Além disso, a PRIO desempenha um papel relevante no fortalecimento da indústria nacional e na segurança energética do país ao estender a vida útil dos campos de petróleo que opera.

Nos próximos oito meses a PRIO deve superar a marca de 200 mil barris por dia com o primeiro óleo do campo de Wahoo e com os 20% remanescentes de Peregrino, conforme já divulgado ao mercado.

PRIOSomos a maior empresa independente de óleo e gás do Brasil, pioneira na recuperação e na ampliação da vida útil de campos em produção. Criada em 2015 e com seis ativos na Bacia de Campos, temos foco na excelência e na busca constante por eficiência operacional, priorizando a segurança das operações, o cuidado com as pessoas e a preservação do meio ambiente. Carioca, a PRIO tem um propósito que vai além do óleo e gás: queremos extrair o melhor da nossa energia para transformar o Brasil em um lugar mais eficiente. Retribuímos nosso crescimento à sociedade por meio da promoção e do incentivo a iniciativas ligadas ao esporte, à cultura e à educação – que fazem parte da nossa plataforma de patrocínios

PRIO
Ideal Axicom

FUNDAÇÃO TOYOTA DO BRASIL PROMOVE DEBATE SOBRE SOCIOBIOECONOMIA E SOLUÇÕES CONCRETAS PARA DESCARBONIZAÇÃO DURANTE A COP30

Na tarde desta terça-feira (11) a Fundação Toyota do Brasil lançou estudo inédito sobre o papel do bioetanol na mobilidade sustentável

Com a Amazônia no centro das discussões climáticas globais, a Fundação Toyota do Brasil marca presença na COP30 com um espaço próprio no Pavilhão Brasileiro da Green Zone. A partir desta terça-feira (11), o estande da instituição reunirá lideranças empresariais, representantes da sociedade civil e agentes do terceiro setor, além de projetos que são exemplos de transformação sustentável de várias regiões do país. Com uma programação especial de painéis e encontros, a Fundação fará a divulgação de um estudo técnico sobre mobilidade sustentável e sua contribuição para a proteção dos biomas.

Estudo sobre a importância dos biocombustíveis e o uso eficiente da terra

A Fundação Toyota do Brasil reafirma seu papel como catalisadora de soluções sustentáveis e inclusivas, com foco na conservação ambiental e no combate às mudanças climáticas, como um de seus pilares estratégicos.

Na COP30, esse compromisso foi evidenciado, no estande da Fundação Toyota, por meio da apresentação de um estudo técnico – Factsheet – desenvolvido pela Professora Glaucia Mendes Souza (Universidade de São Paulo), Professor Luiz Augusto Horta Nogueira (Universidade Federal de Itajubá) e Raffaella Rossetto (Instituto Agronômico de Campinas), que reforça a importância dos biocombustíveis e o uso eficiente da terra – como a produção de etanol – para que a mobilidade sustentável possa coexistir com a proteção dos biomas, reforçando o protagonismo brasileiro na construção de soluções concretas rumo à neutralidade de carbono.

“Acreditamos que a transição para uma economia de baixo carbono depende de soluções que unam ciência, tecnologia e inclusão social. Ao apoiar estudos como este, a Fundação Toyota do Brasil reforça seu compromisso em impulsionar caminhos viáveis para uma mobilidade mais sustentável, que respeite os biomas e valorize o protagonismo brasileiro na construção de um futuro ambientalmente responsável”, afirma Roberto Braun, presidente da Fundação Toyota do Brasil.

Valorização das comunidades tradicionais e geração de renda no centro do jogo

Na manhã desta terça-feira, a Fundação promoveu o painel “Caminhos da Sociobioeconomia: Impacto e Inovação na Amazônia”, que abordou a sociobioeconomia como um modelo eficaz de desenvolvimento sustentável que preserva os saberes tradicionais locais, gera emprego e renda, mantendo a floresta em pé. A proposta é evidenciar como a aliança entre sociedade civil, setor privado e comunidades tradicionais estão impulsionando soluções de impacto positivo na amazônia brasileira.

Participaram do painel Otacílio do Nascimento, Diretor Executivo da Fundação Toyota do Brasil; Caetano Scannavino, Coordenador do Projeto Saúde & Alegria; Gabriela Souza Santos, Líder de Operações da AMAZ; e Ellen Bileski, CEO da Ecomunica, como mediadora do bate-papo.

Escola Floresta Ativa: modelo de sociobioeconomia em ação

Ainda durante o painel de sociobioeconomia, a Fundação Toyota do Brasil apresentou o Projeto Escola Floresta Ativa, desenvolvido em parceria com o Projeto Saúde & Alegria (PSA), em Santarém (PA). A iniciativa, que atua junto a comunidades quilombolas, ribeirinhas e indígenas, já alcançou 318 comunidades, impactando mais de 16 mil famílias de forma direta e indireta.

Entre os resultados conquistados, destacam-se o aumento de 150% na produção de óleo de andiroba, com a renda local passando de R$ 38 mil para R$ 95 mil, e a quadruplicação da produção de mel, que passou de 230 para 1.000 unidades.

O fortalecimento do turismo de base comunitária também vem transformando a economia local, com crescimento de 84% no faturamento em empreendimentos da comunidade Vista Alegre, localizada no município de Santarém.

Na frente de infraestrutura verde, o projeto promoveu um crescimento de 60% na instalação de sistemas de energia solar, reduzindo em 90% o uso de diesel e beneficiando cerca de 7.500 pessoas. Já a inclusão digital alcançou 61 localidades, levando conectividade a mais de 6 mil pessoas.

Um dos diferenciais do Projeto Escola Floresta Ativa é o protagonismo das mulheres amazônidas, formadas como “Eletricistas do Sol”. O grupo é responsável pela instalação e manutenção dos sistemas solares nas comunidades. Essa atuação fortalece a autonomia técnica feminina e simboliza a transição energética justa e a promoção da justiça climática no território.

“O projeto Escola Floresta Ativa mostra que é possível gerar renda, conservar a floresta e garantir protagonismo às comunidades locais. Essa é a essência da sociobioeconomia e o caminho para um futuro sustentável que anda lado a lado com o compromisso da Fundação Toyota do Brasil em todo o território nacional”, pontua Otacílio do Nascimento, diretor executivo da Fundação Toyota do Brasil.

Financiamento e inovação no Sul Global

A partir de amanhã, dia 12 de novembro, o estande também dá lugar a encontros e discussões sobre preservação ambiental, inclusão produtiva e tecnologia em colaboração com o South Of The Future, plataforma de impacto voltada a conectar iniciativas locais à redes globais de inovação e financiamento. Entre os participantes estão Andreza Maia, cofundadora e diretora na Futuros Possíveis, TEDx Speaker e LinkedIn Top Voice, e Jairo Malta, curador do Museu das Favelas, fundador da Confluência das Favelas e da Corre.

O objetivo, além de levar conteúdo de qualidade para o público que estará presente, é promover conexões valiosas que irão ajudar a impulsionar novas oportunidades e ações concretas na agenda de clima, com impacto direto na sociedade civil.

Serviço
Collab South Of The Future
Dias 12, 18 e 19 de novembro
Local: Estande da Fundação Toyota do Brasil, no Pavilhão Brasileiro da Green Zone (Parque da Cidade – R. Sen. Lemos – Souza, Belém – PA).

Fundação Toyota do BrasilCriada há 16 anos, a Fundação Toyota do Brasil é uma instituição sem fins lucrativos que busca promover, por meio dos projetos que apoia, a transformação socioeconômica através da educação de qualidade, preservação do meio ambiente, ajuda humanitária, conservação do patrimônio histórico, e promoção artística e cultural. Atualmente, a Fundação apoia projetos de norte a sul do país, contribuindo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Clique aqui e saiba mais

Fundação Toyota do Brasil
EComunica
 

FELIPPE DE PIN É O NOVO HEAD DE DESIGN DE PRODUTO DA CONEXA

Executivo traz expertise global para potencializar o design de produto e transformar a experiência da marca

Felippe De Pin

A Conexa, maior ecossistema digital de saúde física e mental do Brasil, acaba de anunciar a chegada de Felippe De Pin como seu novo Head de Design de Produto. Com mais de 10 anos de experiência em design estratégico, negócios e inovação, o executivo será responsável por fortalecer a presença do design como pilar central da estratégia de produto e crescimento da companhia.

Formado em Tecnologias Web, com pós-graduação em User-Centered Design na Universidade Positivo e formação executiva em Leadership Through Design Innovation pela Northwestern University (EUA), Felippe construiu uma trajetória marcada pela intersecção entre design, estratégia e tecnologia.

Profissional com sólida trajetória internacional, com experiência na Europa e Estados Unidos, atuou na liderança de times multiculturais e projetos de transformação digital com foco em impacto organizacional e crescimento de negócios. Na Conexa, a chegada do Head representa a oportunidade de potencializar a atuação do design como motor de impacto da marca.

“Felippe chega em um momento importante para o nosso time de Produto, em que o design passa a ter papel ainda mais central na construção de experiências integradas, que unem saúde, tecnologia e propósito. Sua trajetória internacional e visão estratégica serão fundamentais para consolidar a cultura de design da Conexa, com foco em gerar valor real para usuários e clientes”, destaca José Simões, Vice-Presidente de Produto da Conexa.

Para De Pin, seu foco principal no novo cargo será dar direção clara, estruturar times que entregam com autonomia e garantir que o design gere impacto real tanto para o usuário quanto para o negócio. “Acredito no design como força estratégica capaz de conectar propósito, tecnologia e resultado. A Conexa tem uma oportunidade única de usar o design e a IA para transformar a experiência em saúde no Brasil”, finaliza.

Conexa
PR Specialist

FESTURIS 2025 CELEBRA CRESCIMENTO DE 15% E PROJETA FUTURO

A 37ª edição do Festuris recebeu cerca de 17 mil profissionais e movimentou R$ 552 milhões em negócios

Foto:@rogeriofrancofotografo

* Linoel Dias

Consolidado como a mais efetiva feira de negócios turísticos da América Latina, o Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado encerrou sua 37ª edição com números expressivos e a certeza de seguir em franca expansão. O evento registrou crescimento geral de 15% em relação a 2024, reunindo mais de 17 mil profissionais e movimentando cerca de R$ 552 milhões em negócios durante os quatro dias de programação.

A estimativa é de que o Festuris tenha movimentado cerca de R$ 80 milhões na economia de Gramado, considerando hospedagem, alimentação e consumo médio dos visitantes.

Com 64 destinos internacionais representados, 2.500 marcas expositoras e mais de 400 estandes, o Festuris segue como uma importante plataforma estratégica de conexão e geração de oportunidades para o turismo global. Além disso, o evento contou com 110 palestrantes, 60 horas de conteúdo e um crescimento significativo no número de agendamentos/reuniões.

“Os números refletem o crescimento do evento e a força de um setor que se reinventa constantemente. ‘Reimaginando o Amanhã’, nosso tema de 2025, representa o compromisso de construir um turismo mais humano, sustentável e conectado com as transformações globais,” destacou Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris.

Os estandes dos expositores, imponentes e criativos, foram erguidos por cerca de 1.500 operários de mais de 30 montadoras. Outros 600 colaboradores temporários atuaram em áreas operacionais, como recepção, limpeza, segurança e transporte. A presença de 420 veículos de comunicação nacionais e internacionais garantiu ampla visibilidade e consolidou Gramado como epicentro das discussões sobre o futuro do turismo.

37ª edição registrou inúmeros destaques

Na foto, entre "os palhaços", os CEOs do Festuris: Marta Rossi e Eduardo Zorzanello. Foto:@rogeriofrancofotografo.

Os diferentes espaços temáticos do evento também cresceram. O Espaço Luxury, que celebra 10 anos, reuniu 130 marcas, enquanto os segmentos Business & Innovation, Health and Wellness, Green Experience, Wedding, LGBT+ Diversidade, e o Espaço Rio Grande do Sul reforçaram a diversidade e representatividade do evento.

A edição também apresentou iniciativas voltadas à sustentabilidade, com a certificação do SeloXIS tornando o Festuris o primeiro evento a receber tal reconhecimento. Outro ponto que merece ênfase é o olhar para o turismo acessível, com parcerias que proporcionaram aos visitantes uma experiência mais inclusiva.

Internacionalização

Portugal foi o País Convidado de Honra deste ano e a Costa Rica, que se destaca pelas iniciativas de sustentabilidade, foi reconhecida nos 10 anos da Árvore da Integração.

Participaram 64 destinos internacionais: países de toda a América Latina como Uruguai, Argentina, Colômbia, Peru, Chile, México, etc.; da Europa como Portugal, Espanha, França, Suíça e Itália; da África como Marrocos, Angola e África do Sul; da Ásia como Japão, Maldivas e Emirados; além da Austrália na Oceania e Estados Unidos na América do Norte.

Em 2026, o Festuris abordará o tema “Relações reais que constroem o futuro”, aprofundando o diálogo sobre conexões humanas e experiências autênticas no turismo.

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

VOLVO TEM NOVO DIRETOR DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

Alfredo Santana

Alfredo Santana, que já atua como diretor Jurídico do Grupo Volvo América Latina, passa a acumular também a função de diretor de Relações Institucionais da marca, nas áreas de caminhões, ônibus, equipamentos de construção, motores e serviços financeiros. Suas responsabilidades adicionais englobam relacionamento com associações, entidades, governo e todos os demais públicos da esfera institucional. O executivo passa também a ocupar uma das cadeiras de vice-presidente da Anfavea, como principal liderança Volvo junto à entidade.

Há mais de 11 anos na Volvo, Alfredo Santana tem larga vivência no comando de áreas jurídicas e de relações institucionais. Suas experiências anteriores incluem passagens em organizações como Sony Brasil, Moto Honda da Amazônia e Umicore Brasil. Formado em Direito pela Universidade Guarulhos, o executivo tem especializações em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Gestão Estratégica de Negócios pelo Ibmec, além de ser graduando em Filosofia.

“A Volvo é uma marca de ampla atuação corporativa. Participamos de diversos fóruns do setor automotivo (carga e transporte, mobilidade de passageiros etc.), de entidades de classe (Anfavea, Sinfavea, SAE, AEA etc.). Meu objetivo é intensificar ainda mais essa interlocução, em apoio aos nossos objetivos estratégicos de negócio e em linha com nossos valores de marca: qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente”, assegura Alfredo Santana.

O executivo substituirá Alexandre Parker, que encerrará seu ciclo profissional na Volvo em fevereiro de 2026. Com uma longa trajetória profissional de 38 anos na organização, Parker atuou em processos diversos, como engenharia de ônibus, engenharia de caminhões, suporte a encarroçadores, serviços e coordenação de projetos. Além disso, liderou áreas como legislação & homologação e responsabilidade corporativa, finalizando como diretor de Assuntos Corporativos.

Grupo Volvo América Latina

CUMMINS PROJETA 200 GRUPOS GERADORES EM OPERAÇÃO EM DATA CENTERS NO BRASIL ATÉ O FIM DE 2025

Mais de 500 MW de energia garantidos para a infraestrutura digital do Brasil até dezembro deste ano

Com a rápida expansão da inteligência artificial, do tráfego digital e das aplicações em nuvem, a Cummins Brasil projeta encerrar 2025 com mais de 200 grupos geradores em operação no segmento de data centers, ou seja , aproximadamente 500 MW de energia para este setor. A líder em tecnologia de energia aposta em soluções robustas de alta potência, suporte direto ao cliente e tecnologias alinhadas às metas de disponibilidade, eficiência e sustentabilidade ambiental exigidas pela infraestrutura digital crítica.

Como parte de sua estratégia de atuação nesse mercado, a Cummins participou do  DatacenterDynamics - DCD>Connect Brasil, em São Paulo (SP), em parceria com a Distribuidora Cummins Brasil. Durante o evento, a líder em tecnologia de energia apresentou a palestra “Vantagens da Instalação de Geradores em Carenagem 3.0 e 3.5 MW”, destacando como soluções modulares de alta densidade de potência contribuem para reduzir o tempo de implantação em até 25%, otimizar o uso do terreno, mitigar impactos de ruído e simplificar a integração ao cronograma de construção dos data centers. Com arquitetura plug-and-play testada em fábrica, tanques integrados e projetos customizados para áreas compactas, as soluções de 3 MW e 3,5 MW em carenagem oferecem menor custo civil, maior segurança operacional e conformidade global — pontos essenciais para a expansão acelerada de data centers de grande porte no Brasil.

“Os data centers se tornaram a espinha dorsal da vida digital moderna. São eles que sustentam redes sociais, transações financeiras, comandos de IA, armazenamento em nuvem e operações de e-commerce, entre outras funções essenciais”, afirma Cora Reis, gerente executiva de Vendas da Cummins Power Generation. 

Segundo a gerente, uma falha de energia pode interromper serviços e impactar milhões de pessoas em poucos segundos. “Por isso, não há margem para erros nem tempo de inatividade. A energia precisa estar sempre disponível, e qualquer interrupção pode gerar prejuízos significativos e afetar a reputação do operador”, reforça.

Além da pressão por estabilidade, o setor convive com prazos cada vez mais curtos. Enquanto obras industriais tradicionais levam anos, centros de dados demandam soluções completas prontas para operação em até 24 meses. Para acompanhar essa dinâmica, a Cummins disponibiliza tecnologias como o grupo gerador C3500D6E, equipado com motor QSK95, de 95 litros, que entrega 3.500 kW com alta densidade de potência em um pacote compacto.

Com o avanço de tecnologias como machine learning e redes 5G, os data centers passaram a concentrar mais servidores em menos espaço — o que eleva a demanda por energia elétrica em áreas reduzidas. Nesse contexto, os grupos geradores operam como última linha de defesa, entrando em ação apenas quando a rede principal, os sistemas redundantes e os no-breaks falham. “E, quando acionados, precisam funcionar imediatamente, com total confiabilidade”, destaca Cora.

Essa robustez operacional é ainda mais essencial em regiões com infraestrutura elétrica limitada. No Brasil, onde o fornecimento público nem sempre é estável, contar com geração própria se tornou sinônimo de continuidade e segurança para operadores de data centers.

Outro fator crescente no setor é o alinhamento às metas de sustentabilidade. A Cummins desenvolve soluções compatíveis com biocombustíveis como B20, HVO e gás natural, contribuindo para os compromissos ambientais de seus clientes e para a estratégia global da companhia, conhecida como Destino ao Zero, voltada à redução das emissões em todas as suas operações e produtos.

Com produção nacional em Guarulhos (SP), engenharia local e rede de suporte em todo o país, a Cummins oferece soluções personalizadas para diferentes condições de clima, altitude e infraestrutura urbana, consolidando sua posição como parceira estratégica na nova era da infraestrutura digital.

“A energia confiável deixou de ser apenas uma base técnica. Hoje, ela é diferencial de negócio, pilar de reputação e fator decisivo para a competitividade no setor de data centers. Estamos preparados para entregar o que esses clientes exigem: velocidade, robustez e visão de futuro”, conclui Cora Reis.

Cummins Brasil - Líder global em energia, possui unidades de negócios complementares que projetam, fabricam e distribuem motores, serviços e tecnologias relacionadas para a um amplo portfólio de soluções de energia. Seu portfólio inclui também sistemas de combustível, turbos, soluções para emissões, eixos, cardans, componentes e sistemas de geração de energia elétrica. Presente no país há mais de cinco décadas, produz uma variada gama de motores para diversos segmentos do mercado, entre caminhões de todos os portes, pick-ups, ônibus, aplicações estacionárias, máquinas de construção, equipamentos agrícolas, máquinas para mineração e aplicações marítimas. Possui duas unidades fabris: no município de Guarulhos (SP), onde estão as áreas de motores, geradores, turbos e soluções de emissões. Já em Osasco (SP), a Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS) produz eixos, cardans e componentes para veículos comerciais e fora-de-estrada. Para mais informações, clique aqui e acesse o site

Cummins Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

ADRIANA RACHED É A NOVA VICE-PRESIDENTE DE MARKETING & ESTRATÉGIA DA KERRY NA AMÉRICA LATINA

A Kerry, multinacional irlandesa presente na América Latina há mais de 30 anos e líder global em soluções de nutrição sustentável, anuncia mudanças estratégicas em sua estrutura de liderança na América Latina, reforçando seu papel na inovação de soluções que apoiam as indústrias de alimentos, bebidas e farmacêutica.

Adriana Rached

Adriana Rached, anteriormente liderando Planejamento Estratégico da região, assume a vice-presidência de Marketing & Estratégia para a América Latina. Com mais de 33 anos de experiência no segmento de ingredientes, Adriana ocupou cargos executivos em Marketing, Desenvolvimento de Negócios, Inovação e Estratégia, com foco nos mercados de Alimentos, Bebidas, Farmacêutico e Nutrição Animal.

“Assumir essa posição é uma oportunidade única para reforçar o papel da Kerry como parceiro estratégico dos nossos clientes. Nosso foco está em acelerar a inovação em Taste & Nutrition, oferecendo soluções que unem sabor, saúde e sustentabilidade. Lideramos a transformação do setor, ajudando marcas a atender consumidores cada vez mais conscientes e exigentes”, afirma Rached.

A mudança de Adriana vem na esteira de outras movimentações estratégicas na liderança da Kerry na região. Marcio Luz, assume como Presidente & CEO da América Latina, sucedendo Marcelo Marques, que passa a atuar como Presidente & CEO Kerry Europa e Global Preservation. No Brasil e Cone Sul, a liderança será assumida por Edson Barros, que se torna General Manager da sub-região. Com essas quatro movimentações internas, a Kerry reforça seu compromisso em valorizar e investir em talentos que conhecem profundamente o negócio e compartilham o propósito de nutrir o mundo de forma sustentável, sempre com foco no cliente.

Reforço ao compromisso com a Nutrição sustentável

Com uma mudança que considera talentos internos da companhia, a Kerry reforça seu compromisso e foco na nutrição sustentável com o objetivo de atingir 2 bilhões de pessoas até 2030 com uma alimentação que seja saudável, mas também responsável com o meio ambiente, respeitando aspectos sociais, culturais e econômicos.

Diante de um cenário global em constante transformação, marcado por desafios complexos e pela insustentabilidade dos atuais modelos de produção, consumo e descarte de alimentos, a Kerry atua ao lado de seus clientes para transformar esses desafios em oportunidades. A empresa colabora no desenvolvimento e reformulação de alimentos, bebidas e produtos farmacêuticos que atendam às demandas do presente e do futuro.

Combinando ciência de ponta e insights avançados de consumidores, suas equipes multidisciplinares, e com amplo número de cientistas de alimentos, a Kerry oferece ao setor um modelo de negócio robusto e adaptável. Isso inclui soluções para superar disrupções na cadeia de suprimentos, com alternativas naturais e estáveis para ingredientes essenciais como cacau, cítricos e ovos; otimização de processos para redução de desperdícios e aumento da vida útil dos alimentos; apoio ao alcance de metas de sustentabilidade e rótulos limpos, por meio de tecnologias inovadoras e sistemas avançados de preservação alimentar; além de suporte especializado para navegar pela complexa regulamentação global, com profundo conhecimento técnico em normas e legislações.

O compromisso da Kerry com a nutrição sustentável se traduz no desenvolvimento de ferramentas proprietárias que orientam escolhas mais inteligentes e responsáveis na criação e reformulação de alimentos e bebidas. Soluções como o Kerry NutriGuide, o Food Waste Estimator e o CarbonGuide são utilizadas para cocriar alimentos e bebidas com os clientes, permitindo a oferta de produtos com perfil nutricional aprimorado, maior vida útil para reduzir desperdícios, além de indicar as melhores alternativas para minimizar a emissão de carbono, sempre com base em ciência, tecnologia e profundo conhecimento regulatório.

O desperdício de alimentos é um dos desafios mais críticos: globalmente, quase 12 bilhões de pães são desperdiçados por ano, cerca de 630 milhões de fatias por dia. Para enfrentá-lo, a Kerry desenvolve tecnologias que preservam e estendem a vida útil dos alimentos, evitando perdas e reduzindo o impacto ambiental.

Investimento contínuo em Nutrição Sustentável

Presente em mais de 50 países, a Kerry já impacta 1,4 bilhão de pessoas, sendo 111 milhões na América Latina. Entre as metas de sustentabilidade, a empresa já alcançou a redução de 50% em emissões de Carbono, 11% de redução no consumo de água em toda a operação e redução de 38% no desperdício de alimentos.

Compromisso de longo prazo com a América Latina

Sendo uma organização de €7 bilhões, com mais de 20.000 colaboradores, 124 unidades de fabricação em mais de 70 centros de tecnologia e inovação, a Kerry tema mais de 30 anos de atuação na América Latina. Além da sua expansão orgânica, contou com mais de 17 aquisições na região. Hoje, a empresa emprega mais de 3.800 funcionários por meio de 13 plantas produtivas, e dois centros de tecnologia e inovação.

A Kerry desenvolve iniciativas de impacto social nas comunidades onde está inserida. Ações como Café Femenino no México, Gerando Baristas e Jovem Chef promovem capacitação especializada e geração de oportunidades em comunidades vulneráveis em alguns países. Além disso, ações organizadas por colaboradores são incentivadas e financiadas pela empresa.

A Kerry é líder mundial em nutrição sustentável para os mercados de alimentos, bebidas e farmacêuticos. São mais de 30 anos de transformações e crescimento na América Latina em uma jornada de sucesso que continua a evoluir. Inovamos com nossos clientes para criar produtos de excelente sabor, com nutrição e funcionalidade aprimoradas, ao mesmo tempo em que garantimos um menor impacto ao planeta. Nosso entendimento do consumidor, aliado a uma equipe de mais de 1.100 cientistas de alimentos ao redor do mundo, e a extensa presença global, nos permitem resolver os desafios complexos de nossos clientes com soluções diferenciadas. Na Kerry, somos motivados a ser o parceiro mais valioso de nossos clientes, criando um mundo de nutrição sustentável que alcance a dois bilhões de consumidores c até 2030. Para obter mais informações, clique aqui e visite o site

Kerry
Veritas Comunicação

CONCENTRIX MOBILIZA VOLUNTÁRIOS NO PARANÁ E NO CEARÁ E ULTRAPASSA 150 MIL MUDAS PLANTADAS NA AMÉRICA LATINA

Iniciativa é resultado do programa Sembratón 2025, por meio do qual a empresa reforça seu compromisso ambiental com ações de reflorestamento com a mobilização de colaboradores e familiares

A Concentrix (NASDAQ: CNXC), líder global em tecnologia e serviços, realizou  duas edições do Sembratón 2025, programa que conecta impacto social, engajamento humano e preservação ambiental. As atividades ocorreram em Piraquara (PR) e Caucaia (CE), reunindo mais de 150 voluntários, entre colaboradores e familiares, em uma jornada de conscientização e ação ambiental. As edições deste ano levaram a Concentrix a alcançar o volume de 150 mil mudas já plantadas na América Latina desde o início do programa em 2017.

“Com o total de árvores já plantadas, a Concentrix também contribui para a compensação de suas próprias emissões de carbono, equilibrando parte do CO₂ gerado pelos deslocamentos diários de seus colaboradores e fortalecendo o compromisso da empresa com um futuro mais sustentável”, explica Vivian Bueno, diretora de People Solutions da Concentrix no Brasil.

No Paraná, a iniciativa aconteceu no dia 21 de setembro e contou com o plantio de 2.000 mudas em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Prefeitura de Piraquara. O encontro celebrou o Dia da Árvore e mobilizou mais de 100 pessoas em um grande mutirão de voluntariado ambiental, fortalecendo o compromisso coletivo com a sustentabilidade.

Já no Ceará, a ação ocorreu no dia 20 de setembro, no Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia. Além do plantio de 50 árvores, os voluntários participaram de um mutirão de limpeza nas trilhas do parque, que resultou na coleta de 60 quilos de resíduos, em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Desde sua criação, o Sembratón já impulsionou o plantio de mais de 150 mil mudas em toda a América Latina, consolidando-se como uma das principais iniciativas de impacto socioambiental da Concentrix. O programa promove experiências transformadoras fora do ambiente corporativo, reforçando o senso de pertencimento e propósito entre os colaboradores.

“O Sembratón vai muito além do plantio de árvores: é sobre criar consciência, gerar impacto coletivo e fortalecer o espírito de equipe. Com mais de 150 mil mudas já plantadas na América Latina, vemos o quanto essa iniciativa gera transformação real e nos enche de orgulho”, destaca Vivian.

A Concentrix Corporation (NASDAQ: CNXC), uma empresa Fortune 500®, é líder global em tecnologia e serviços que potencializa as melhores marcas do mundo, hoje e no futuro. Somos focados em soluções, movidos pela tecnologia e impulsionados pela inteligência. Todos os dias, projetamos, construímos e operamos soluções totalmente integradas e de ponta a ponta com rapidez e escala em toda a empresa, ajudando mais de 2.000 clientes a resolverem seus desafios de negócios mais difíceis. Com dados e insights únicos, profunda expertise setorial e soluções tecnológicas avançadas, somos o parceiro de transformação inteligente que potencializa um mundo que funciona, ajudando as empresas a se tornarem surpreendentemente simples para trabalhar, interagir e realizar transações. Entregamos resultados inimagináveis em todos os principais setores, em mais de 70 mercados. Praticamente em todos os lugares. Para saber mais, clique aqui e visite o site  

Concentrix - Impulsionando um mundo que funciona.
Conteúdo Ink

sábado, 8 de novembro de 2025

HONEYWELL INTRODUZ NOVA TECNOLOGIA QUE PRODUZ COMBUSTÍVEIS RENOVÁVEIS DE BAIXO CUSTO E ALTA QUALIDADE A PARTIR DE BIOMASSA

A Honeywell (NASDAQ: HON) apresentou na última semana uma tecnologia revolucionária que converte resíduos agrícolas e florestais em combustíveis renováveis ​​prontos para uso, voltados para setores de difícil descarbonização, como a indústria marítima. A tecnologia produz combustível de baixo carbono, gasolina e combustível sustentável de aviação (SAF) a partir de fontes de biomassa baratas e abundantes, como cavacos de madeira e resíduos de colheitas.

Para os operadores de embarque, esses combustíveis prontos para uso oferecem uma alternativa econômica e de menor emissão de carbono em relação ao óleo combustível pesado tradicional. Com maior densidade energética do que muitas alternativas atuais de biocombustíveis, esse combustível marítimo renovável pode aumentar a autonomia das embarcações sem modificações caras nos motores.

“A Honeywell continua impulsionando a inovação nas áreas em que nossos clientes mais precisam”, disse Ken West, presidente da Honeywell Energy and Sustainability Solutions. "A indústria marítima tem uma necessidade real de combustíveis renováveis ​​que estejam imediatamente disponíveis e sejam economicamente viáveis. Nossa tecnologia de processamento de Biocrude Upgrading pode ser entregue em formato modular, proporcionando economia desde a instalação até o refino e o uso."

“Com nossa tecnologia Biocrude Upgrading, a Honeywell reforça seu compromisso em função da transição energética da região, apoiando indústrias essenciais para reduzir suas emissões sem comprometer a eficiência ou a competitividade.”, pontua José Magalhães Fernandes, CEO e presidente da Honeywell para a América Latina.

Os resíduos vegetais e agrícolas podem ser convertidos em biocru de baixo carbono diretamente nos locais de coleta da matéria-prima, ou que mantenham os custos de transporte baixos. A nova tecnologia de processamento da Honeywell permite que esse biocru seja posteriormente orgânico em grandes instalações para produção de combustível marítimo, gasolina ou SAF. Isso ajuda a resolver desafios antigos na conversão de biocru em combustíveis com desempenho completo aos fósseis encontrados.

A tecnologia Biocrude Upgrading pode ser entregue na forma de uma planta modular pré-fabricada. Como resultado, a Honeywell pode ajudar os clientes a reduzir riscos e acelerar os prazos dos projetos, simplificando as atividades de construção no local.

A introdução da tecnologia de processo Biocrude Upgrading da Honeywell ocorre em um momento em que as companhias de navegação buscam reduzir suas pegadas de carbono, impulsionadas por demandas de clientes e exigências regulatórias. Desde a década de 1960, o óleo pesado combustível, produto residual do refino de gasolina, diesel e querosene tem sido a principal fonte de energia do setor marítimo e um dos maiores responsáveis ​​por cerca de 3% das emissões globais de gases de efeito estufa.

Há mais de uma década, a Honeywell fornece tecnologias de processo para combustíveis renováveis ​​e alternativas utilizando diversos materiais-primas. A nova tecnologia Biocrude Upgrading é complementar ao portfólio de combustíveis renováveis ​​da empresa, que inclui Ecofining™, Ethanol to Jet, Fischer-Tropsch (FT) Unicracking™ e UOP eFining™, um processo que converte hidrogênio verde e dióxido de carbono em e-combustíveis.

> Clique aqui e saiba mais sobre o portfólio de combustíveis renováveis ​​da Honeywell.

A Honeywell é uma empresa operacional integrada que atende uma ampla variedade de setores e regiões em todo o mundo, com um portfólio sustentado por nosso sistema operacional Honeywell Accelerator e pela plataforma Honeywell Forge. Como parceira de confiança, ajudamos organizações a resolver os desafios mais difíceis e complexos do mundo, oferecendo soluções práticas e inovações para os setores aeroespaciais, de automação predial, automação industrial, automação de processos e tecnologia de processos, que são sensíveis para tornar o mundo mais inteligente e seguro, além de mais protegido e sustentável

Honeywell
Edelman

GEBRÜDER WEISS: MAIS DE UM MILHÃO DE QUILÔMETROS PEDALADOS PELA PROTEÇÃO DOS OCEANOS

Novo recorde de distância e participação no desafio internacional “GWcycles”. Dez toneladas de plástico serão removidas dos oceanos, rios e áreas costeiras.

A quarta edição da iniciativa internacional de ciclismo da Gebrüder Weiss, “ GWcycles ”, estabeleceu um novo recorde: cerca de 800 participantes pedalaram um total de 1.047.998 quilômetros (comparativamente, em 2024 foram 768.800 quilômetros e 600 participantes) - o equivalente a mais de 26 voltas ao mundo. Entusiastas do ciclismo de todo o mundo não só melhoraram seu próprio condicionamento físico, como também contribuíram significativamente para a conservação dos oceanos.

Sob o lema “Pedalando pelos Mares”, a empresa de logística incentivou os participantes a percorrerem o máximo de quilômetros possível entre abril e outubro. Para cada 100.000 quilômetros percorridos, a empresa se comprometeu a financiar a remoção de uma tonelada métrica de resíduos plásticos de rios e áreas costeiras do Sudeste Asiático. Graças ao total impressionante de mais de um milhão de quilômetros, dez toneladas métricas de resíduos serão coletadas até o final do ano. A Gebrüder Weiss fez uma parceria com a CleanHub, uma empresa de tecnologia ambiental com sede em Berlim que constrói sistemas sustentáveis de gestão de resíduos em regiões altamente poluídas.

“Andar de bicicleta faz a diferença - para você e para o meio ambiente. É isso que a nossa iniciativa GWcycles representa”, disse Frank Haas, Diretor de Marketing e Comunicação da Gebrüder Weiss. “Também demonstra o poder da comunidade. Temos orgulho da nossa crescente comunidade global de ciclistas, que continua a se unir além das fronteiras em apoio à proteção ambiental.”

Para manter a motivação em alta, a Gebrüder Weiss ofereceu mais uma vez prêmios atraentes para conquistas importantes e publicou uma tabela de classificação dos participantes por distância percorrida. O ciclista que alcançou o primeiro lugar este ano foi Kristian Buljan, da Alemanha, que completou 19.022 quilômetros.

Informações disponíveis neste link.

CleanHubFundada em 2020, a CleanHub é uma empresa sediada em Berlim que oferece uma solução escalável para a poluição plástica. Ela conecta comunidades costeiras à coleta seletiva adequada, onde antes não existia, e cria empregos seguros e dignos nas comunidades locais. Empresas podem apoiar a missão financiando a coleta de resíduos que, de outra forma, não seriam coletados. Clique aqui e saiba mais

A Gebrüder Weiss Holding AG, com sede em Lauterach, Áustria, é uma provedora global de serviços logísticos completos, com cerca de 8.600 funcionários em 180 localidades próprias. A empresa gerou receitas de 2,71 bilhões de euros em 2024. Seu portfólio abrange soluções de transporte e logística, serviços digitais e gestão da cadeia de suprimentos. A combinação de competências digitais e físicas permite que a Gebrüder Weiss responda com rapidez e flexibilidade às necessidades dos clientes. A organização familiar – com uma história que remonta a mais de meio milênio – implementou uma ampla gama de iniciativas ambientais, econômicas e sociais. Hoje, também é considerada pioneira em práticas comerciais sustentáveis. Clique aqui e visite o site

Gebrüder Weiss

CEMIG E SENAI CRIAM TECNOLOGIA COM IA E SATÉLITE PARA DETECTAR EROSÕES PRÓXIMAS DE TORRES

Integração entre modelos matemáticos e redes neurais permite prever riscos e reduzir custos de manutenção

Foto: Glenio Campregher | Cemig Divulgação

A erosão do solo é um dos fenômenos naturais mais impactantes e silenciosos do planeta, representando um risco à infraestrutura de energia elétrica. Atenta a esse desafio, a Cemig, em parceria com os Institutos Senai de Inovação em Energias Renováveis e de Sistemas Embarcados, desenvolveu uma solução pioneira que une modelagem matemática e inteligência artificial para mapear e prever riscos de erosão próximos às torres de transmissão. O projeto integra o modelo Equação Universal de Perdas do Solo (USLE) a técnicas de visão computacional baseadas em redes neurais convolucionais (Mask R-CNN), utilizando imagens de satélite de alta resolução.

A inovação é resultado do projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) regulado pela Aneel, que buscou desenvolver soluções para aprimorar a gestão de ativos e reduzir custos de manutenção preventiva em larga escala. Segundo os pesquisadores, a combinação entre os modelos permite detectar erosões já existentes e prever as áreas mais suscetíveis, oferecendo um suporte estratégico para a tomada de decisão e a priorização de investimentos em infraestrutura elétrica.

As linhas de transmissão têm papel estratégico no Sistema Interligado Nacional (SIN), já que são responsáveis por transportar a energia gerada nas usinas até as subestações de alta tensão, onde ocorre a adequação dos níveis de tensão para posterior distribuição aos centros urbanos e regiões consumidoras. Em Minas Gerais, a Cemig opera cerca de 5 mil quilômetros de linhas de transmissão, que são fundamentais para garantir a integração do SIN.

Monitoramento preventivo e precisão tecnológica

O modelo USLE foi aplicado para gerar mapas de suscetibilidade à erosão em todo o estado de Minas Gerais, considerando fatores como topografia, precipitação, uso e cobertura do solo e características do relevo. Já a Mask R-CNN, alimentada por imagens da constelação de satélites PlanetScope, foi treinada para reconhecer automaticamente áreas afetadas pela erosão, com alta precisão na segmentação de regiões críticas próximas às linhas de transmissão.

“As torres de transmissão estão expostas a condições extremas e, muitas vezes, em áreas de difícil acesso. Antecipar os riscos associados à erosão é essencial para garantir o fornecimento de energia à população e a segurança operacional do sistema”, explica Carlos do Nascimento, engenheiro de Transmissão da Cemig.

O cruzamento dos dados revelou o potencial da tecnologia para reduzir custos de manutenção corretiva, já que intervenções preventivas custam até 70% menos do que reparos emergenciais após rompimentos ou instabilidades estruturais. Além do setor elétrico, a solução tem aplicação direta em projetos de engenharia civil, mineração, agricultura e planejamento urbano, com impacto positivo na sustentabilidade ambiental e na segurança das comunidades.

“A iniciativa reforça o compromisso da Cemig com a inovação, a segurança e a sustentabilidade e que são pilares do seu plano de investimento voltado à modernização e digitalização da rede elétrica mineira. O projeto também demonstra o potencial de soluções desenvolvidas no âmbito do PDI da Aneel para fortalecer a resiliência do sistema elétrico nacional frente às mudanças climáticas e à degradação do solo”, analisa o engenheiro.

Mapas de risco e inteligência artificial a serviço da infraestrutura

O estudo produziu um mapa de suscetibilidade à erosão de Minas Gerais com resolução espacial de 30 metros, indicando que 27,4% da área do estado apresenta risco leve e 21,5% praticamente nulo. Além disso, o trabalho apontou risco alto em 9,2% e risco muito alto em 2,24% das regiões analisadas. Esses dados orientam futuras ações de monitoramento e mitigação em regiões estratégicas.

“Trata-se de um avanço significativo no uso de inteligência artificial aplicada à gestão de riscos ambientais e à infraestrutura crítica. Essa integração de dados físicos e digitais posiciona o setor elétrico brasileiro na vanguarda da inovação tecnológica mundial”, destaca Carlos do Nascimento.

Recentemente, o projeto foi apresentado no evento internacional do CIGRÉ Canadá, realizado em Montreal sob o título “Development and Use of Artificial Intelligence in the Maintenance of Overhead Lines”. A participação destacou a vanguarda tecnológica da Cemig e do SENAI na aplicação de inteligência artificial para a manutenção preditiva de linhas aéreas, reforçando o reconhecimento internacional das instituições brasileiras em pesquisa e inovação no setor elétrico.

Cemig

DHL GLOBAL FORWARDING ANUNCIA NOVA ESTRUTURA GLOBAL PARA ACELERAR DIGITALIZAÇÃO E FORTALECER PRESENÇA NAS AMÉRICAS

Reestruturação reforça o foco da companhia em inovação baseada em IA e em maior capacidade de resposta aos clientes nos principais mercados da região

Foto: DHL Express

A DHL Global Forwarding, especialista em transporte aéreo e marítimo do Grupo DHL, anuncia mudanças em sua diretoria global com foco em duas prioridades estratégicas: acelerar a transformação digital da companhia e aumentar a capacidade de resposta aos clientes em regiões de crescimento estratégico, como as Américas. As mudanças entrarão em vigor a partir de 1º de dezembro de 2025.

Para impulsionar o desempenho de longo prazo e garantir a inovação, a empresa está lançando uma nova estrutura intitulada “Digitalização Acelerada”. Essa iniciativa visa ampliar as capacidades digitais, implementar soluções baseadas em inteligência artificial (IA) e, assim, reforçar a posição da DHL como líder digital no setor global de transporte e logística.

A liderança da área será de Tim Robertson, atual CEO da DHL Global Forwarding Américas, agora vice-presidente Executivo de Digitalização Acelerada. As áreas-foco incluem a transformação acelerada dos centros de serviço da DHL Global Forwarding para operações administrativas, a implementação global de processos aduaneiros automatizados com IA e o lançamento de um conceito digital voltado às necessidades de pequenas e médias empresas. Robertson continuará como membro da Diretoria Global da DHL Global Forwarding.

Tim Robertson

A DHL Global Forwarding também reforça a gestão nas Américas. Para intensificar o foco no cliente e aumentar a capacidade de resposta às necessidades em constante mudança dos mercados da região, dois executivos integrarão sua Diretoria Global. Michael Young, atual CEO da DHL Global Forwarding EUA, passará a liderar a América do Norte (incluindo Estados Unidos e Canadá); e Erik Meade, Diretor Geral da DHL Global Forwarding México, irá assumir a América Latina (abrangendo América do Sul - Brasil e países de língua espanhola - México, América Central e Caribe).

Michael Young                                                    Erik Meade 

"Ao intensificar nossos esforços em digitalização e dedicar atenção estratégica à América do Norte e América Latina, buscamos aprimorar nossa execução e alcançar nossas metas de crescimento", afirmou Oscar de Bok, Diretor Executivo da DHL Global Forwarding.

O executivo destacou que a nomeação de Tim Robertson, com seu profundo conhecimento em gestão estratégica, operações, TI e otimização de processos, representa um avanço significativo. Ele acrescentou que Michael Young traz mais de 30 anos de experiência em liderança e um histórico sólido em engajamento com clientes e estratégia comercial.

"Erik Meade demonstrou liderança excepcional na América Latina, combinando uma abordagem empreendedora e entendimento das necessidades dos clientes em mercados de rápido crescimento. Os três trazem a expertise e a energia necessárias para desbloquear oportunidades de crescimento neste mercado dinâmico e liderar nossa equipe de especialistas rumo ao sucesso”, concluiu.

DHL Global Forwarding
RPMA Comuicação