sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

O DIA EM QUE A PAN AM ME DEIXOU NO CHÃO. Por chicolelis*

Jamais me esquecerei dessa data: 4 de dezembro de 1991. Depois de um voo saindo de Frankfurt, às 6 horas, que durou cerca de 11 horas no relógio, mas no fuso horário cheguei em Miami ao meio dia ou seja, “somente“ seis horas depois. Dali eu seguiria, pela Pan Am, para Washington DC, cidade que adoro, onde passaria parte das minhas férias, ao lado de cinco amigos que moravam lá, todos jornalistas.

Peguei minha bagagem e segui para o terminal da Pan Am, a maior empresa aérea dos EUA que tinha lá seu próprio terminal, como tinha também no aeroporto Kennedy em Nova Iorque.

Foi um espanto: o local vazio. Nenhuma fila, ninguém nos balcões. Parecia cena de filme de fim do mundo, sem nada, ninguém e nem ninguém.

Dirigi-me a um balcão de informações e perguntei o que havia acontecido.

- A Pan Am não existe mais, foi fechada. Perguntei se alguma outra empresa estava aceitando passageiros dela.

- Não!

E lá fui eu entrar em contato com a  empresa onde trabalhava no Brasil. Graças ao pessoal da agência que nos atendia, em três horas estava embarcando para a capital dos EUA, ao encontro dos amigos.

Cuidado nos cruzamentos

Lá chegando, meu amigo Nando  (Luiz Fernando Silva Pinto) colocou seu Mitsubishi  Montero, para eu me movimentar por lá. E fez duas advertências: quando chegar a um cruzamento, lembre-se que passa um carro por vez. Se você está em uma fila, e chegou ao primeiro lugar dela, deixe passar o carro que está em primeiro lugar da fila que está no cruzamento. Ai você entra (D ou E) ou atravessa. E, quando ver a placa de PARE, pare mesmo, não apenas diminua a velocidade, como se faz no Brasil.

Mitsubishi  Montero

Acho que rodei uns 150 km por Washington, sempre parando mesmo e respeitando as filas. Em determinado momento, tive que abastecer. E por lá, dificilmente você encontra um frentista. É tudo no self-service, Você abre a tampa do tanque, coloca o bico da mangueira no bocal,  coloca o cartão de crédito, digita  quanto quer de combustível e pronto.

Assim como abre a tampa do tanque, desenrosca a tampa, faz o movimento inverso quando tudo termina. Pois é, eu esqueci de pegar a tampa de rosca. Só me lembrei disso já distante dali. Parei em outro posto, fui até a loja de conveniência e expus me drama ao gerente.

Gentil, ele me trouxe três ou quatro tampas de rosca e fomos lá experimentar qual delas (elas não tinham identificação) serviria no “Montero”. Logo a primeira, ajustou-se perfeitamente. Quando lhe perguntei quanto custava a peça, ele disse que nada, pois eram de pessoas que, como eu, haviam saído sem colocar a tampa no seus carros.

Não mexa com as crianças

As crianças sempre me fazem um bem incrível. Olhar para elas me faz crer que o Mundo ainda tem chances. Talvez seja por isso que já escrevi cinco  livros para elas. Só consegui publicar três deles, mas torço para conseguir editar dois prontos e mais dois que estão no meu pensamento.

Pois bem, esse carinho que tenho pelas crianças quase me meteu em confusão em um supermercado em Bethesda (cidade a noroeste de Washington DC). Em um determinado corredor, vi uma criança, com cerca de 5 ou 6 anos, sentada no chão brincando com um carrinho.

Fiz uma careta para ela que, imediatamente levantou-se, saiu correndo, deixando lá seu brinquedo no chão. Foi a frase, que me veio à cabeça, da minha amiga Regina, mulher do José Meirelles Passos (que já nos deixou), querido amigo/irmão, correspondente de o Globo na Casa Branca. Companheiro de longas jornadas a "bordo" de Jackie Daniel's.

Pedi aos Céus uma luz para me livrar daquele “crime” e continuei minhas compras. Foi quando minha boa visão periférica me salvou. Avistei uma moça me olhando e, imediatamente, Os Céus, que haviam me ouvido, gritaram: faça a mesma careta para a prateleira.

E eu fiz, por muitas outras vezes, até que a mulher pegou o filho pela mão e me mostrou para ele, com certeza dizendo: ela não mexeu com você, ele tem um cacoete. 

E não os vi mais

Porém, continuei fazendo careta para as prateleiras, no caixa, e até mesmo já dentro do Montero. Só me livre dele já em casa dos amigos.

A volta de Transbrasil

Por essas coincidências da vida, após meu período de férias com os amigos, voltei para o Brasil de Transbrasil, que estabelecera uma linha, que voava direto, sem escalas em Miami, como as demais, do Dulles (aeroporto internacional de Washington) para Cumbica, em Guarulhos, SP.

A coincidência é que a Transbrasil encerrou suas atividades 10 anos depois, exatamente como a Pan Am, que me deixou no chão, em Miami, anos antes. Por problemas financeiros.

Sobre Washington

Conheço poucas pessoas que estiveram em Washington DC. É uma bela cidade, desenhada pelo arquiteto engenheiro militar Pierre Charles L’Enfant, em 1791. Seu plano era inspirado nas grandes cidades europeias, como Paris, incluindo largas avenidas e diagonais sobrepostas em padrão quadriculado de ruas, grandes praças públicas e espaço abertos como o National Mall.

A cidade abriga pelo menos 20 museus gratuitos, entre eles os da Smithsoniam Institution.

Uma pena que o museu dedicado à Imprensa, o Newseum fechou permanentemente, por razões financeiras. Diariamente ele exibia a primeira página de jornais do mundo inteiro. E tinha salas para estudantes gravarem programas de TV e rádio e mini redações. Ele segue online (Newseum.com) para mostrar aos jovens a importância da Imprensa.

Destaque para A Parede (The Wall), com duas longas pareces de granito negro, em forma de “V”, onde estão gravados 58 mil nomes, em ordem cronológica de sua morte, de combatentes da Guerra do Vietnã. Há, ao lado um monumento com as estátuas  de duas mulheres, em homenagem às enfermeiras que cuidaram dos soldados durante o conflito.


* chicolelis   -  Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa da Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

GERMÁN PARIENTE É O NOVO DIRETOR GERAL DA LLYC PARA O SUL DA AMÉRICA LATINA E CHILE

Germán Pariente

A LLYC, companhia global de Assuntos Corporativos e Marketing, anuncia a nomeação de Germán Pariente como Diretor Geral de South Latam e Chile com base em Santiago. Em sua nova posição, ele liderará a operação chilena e será responsável por fortalecer a oferta integral da companhia na Argentina e no Peru, em estreita colaboração com María Eugenia Vargas e Daniel Titinger, diretores gerais desses mercados.

Com mais de 25 anos de experiência internacional, Germán ocupou posições de liderança em assuntos públicos, comunicação interna e externa, além de responsabilidade social corporativa em multinacionais como Naturgy e Inditex. Sua trajetória combina visão estratégica, liderança multicultural e ampla experiência em gestão de reputação.

Essa nomeação marca o retorno de Germán à LLYC, onde desenvolveu sua carreira entre 2005 e 2012, período em que, entre outros desafios, liderou as operações da companhia no Panamá, na China e na região sul da América Latina a partir do Brasil.

Para Juan Carlos Gozzer, Sócio e CEO da América Latina: "A chegada do Germán reforça de maneira significativa nossa proposta de valor em Assuntos Corporativos e Marketing, tanto no Chile, um hub estratégico para a LLYC, quanto no restante da região. Contar com talentos como o dele é continuar apostando em uma consultoria de alto valor para nossos clientes."

Por sua vez, Germán Pariente afirma: "Assumo este desafio com o máximo compromisso. Conheço de perto a capacidade transformadora da LLYC, uma firma inconformista e inovadora que gera resultados tangíveis para seus clientes. No Chile e em toda a região, queremos acelerar o crescimento ao lado dos melhores profissionais, que encontram na LLYC uma plataforma única para participar de projetos de alto impacto."

Com essa incorporação, a LLYC reafirma seu compromisso de acompanhar as organizações em suas decisões mais relevantes, somando liderança, visão e talento para ser Partners for What’s Next: um parceiro estratégico capaz de antecipar, influenciar e criar soluções que protejam e impulsionem o crescimento dos negócios de seus clientes.

LLYC

A LLYC é a empresa global de Marketing e Corporate Affairs que, como parceira dos seus clientes em criatividade, influência e inovação, faz crescer e protege o valor dos seus negócios, transformando cada dia em uma oportunidade para fortalecer as suas marcas.

Fundada em 1995, a LLYC está presente nos seguintes países: Argentina, Brasil (Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro), Bruxelas, Colômbia, Chile, Equador, Espanha (Madri, Barcelona e Valência), Estados Unidos (Miami, Nova York, Washington, DC, Grand Rapids, Detroit, St.Louis e Phoenix), México, Panamá, Peru, Portugal e República Dominicana.

A LLYC está entre as 35 maiores empresas do mundo em seu setor, de acordo com os rankings da PRWeek e da PRovoke. A empresa foi eleita Melhor Consultoria na Europa 2025 no PRWeek Global Awards, e Consultoria do Ano na América Latina 2023 pela Provoke.

LLYC

REGIANE YAMANAKA É A NOVA DIRETORA DE COMERCIALIZAÇÃO DE ENERGIA E INSTITUCIONAL DA ATIAIA RENOVÁVEIS

Regiane Yamanaka

A Atiaia Renováveis, empresa de geração e comercialização de energia renovável do Grupo Cornélio Brennand, anuncia Regiane Yamanaka ao cargo de diretora de Comercialização de Energia e Institucional. A nomeação da executiva reforça o compromisso da companhia com as soluções de energia renovável e o fortalecimento da comunicação estratégica com clientes e parceiros, além do relacionamento institucional.

Com mais de 20 anos de experiência no setor elétrico, Regiane ingressou na Atiaia Renováveis como gerente de Inteligência de Mercado em 2020 e assumiu a gerência de Comercialização de Energia em 2023. É graduada em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com MBAs em Gestão Econômica e Financeira e em Big Data e Business Analytics, ambos pela Fundação Getulio Vargas (FGV), além de especialização em Gestão de Risco pelo Instituto Educacional BM&FBOVESPA. A executiva conta com passagens por organizações como a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e a AES Brasil.

Atiaia Renováveis

A Atiaia Renováveis é uma empresa de geração e comercialização de energia renovável e tem como propósito ser um agente de transformação sustentável dos negócios de seus clientes e da vida das comunidades onde atua. 

A empresa, que é participante do Pacto Global da ONU, aplica as melhores práticas ESG de forma contínua em todos os seus processos e tem desenvolvido projetos de energia renovável, em linha com o seu planejamento estratégico.

Seu parque gerador contempla 556 MW, sendo 284 MW de usinas em operação e 272 MW de usinas pré-operacionais, todos empreendimentos de baixo impacto ambiental e fontes de energia limpa. Além disso, tem um pipeline de 1,7 GW em desenvolvimento de projetos em PCHs, solares e eólicos, os dois últimos destinados aos seus clientes no mercado livre de energia.

Atiaia Renováveis
RPMA Comunicação 

TOMOHIDE YAZAWA É O NOVO PRESIDENTE DA FUJIFILM BRASIL

Com experiência global e passagens anteriores pelo país, Yazawa retorna com a missão de impulsionar o crescimento das áreas fotográfica e hospitalar da empresa

Tomohide Yazawa

A Fujifilm, líder mundial em imagens e produtos fotográficos, anuncia Tomohide Yazawa como novo presidente da Fujifilm Brasil, em uma movimentação que integra o programa global de desenvolvimento de líderes da companhia. O executivo sucede o atual presidente, Shin Tagawa, que assumirá a liderança da subsidiária responsável pela região do Oriente Médio.

Com mais de 25 anos de experiência no grupo, Yazawa retorna ao país com amplo conhecimento do setor. Entre 2012 e 2014, atuou como gerente de vendas e marketing, liderando o negócio de câmeras digitais, dispositivos ópticos, projetores, câmeras de segurança, entre outros produtos, no Brasil e em outros mercados da América do Sul.

Recentemente, foi responsável pela liderança global de vendas e marketing do Professional Imaging Group, da Imaging Solutions, que engloba não apenas câmeras digitais, mas também Optical Device, projetores, câmeras de segurança e outros segmentos. Nesse período, entre 2018 e 2024, destacou-se por duplicar o tamanho da unidade de negócios de câmeras digitais e por consolidar o portfólio da companhia mesmo em um mercado altamente desafiador.

“O Brasil é um mercado complexo e, ao mesmo tempo, um dos mais promissores do mundo. Vejo grande potencial para contribuir com o crescimento contínuo da Fujifilm e com o avanço das soluções de imagem nas áreas de Imaging, médica e gráfica, tanto na região quanto em nível global”, afirmam Yazawa.

Entre as prioridades da nova gestão estão o fortalecimento da marca, a expansão dos negócios no Brasil, América Latina e Caribe e o desenvolvimento de soluções que promovam inovação, segurança e bem-estar para a sociedade. Os segmentos de soluções médicas e fotografia estarão entre os focos estratégicos, reforçando o compromisso da empresa com tecnologia, qualidade e experiência do consumidor.

Fujifilm BrasilFundada em 1958, a FUJIFILM do Brasil Ltda, subsidiária da FUJIFILM Holdings América Corporation, atua nos segmentos de Imagem, Saúde e Soluções para Negócios com o propósito de inovar sempre, oferecendo produtos e soluções que impactem de forma positiva a cultura, ciência, tecnologia e indústria de nosso país. Nosso amplo portfólio reflete uma das mais consolidadas empresas do mercado e visa o valor social e a melhoria contínua na saúde, na expressão e na vida dos brasileiros. Quer saber mais, clique aqui e visite o site Fujifilm

Fujifilm Brasil
Máquina CW

MARCOS GOMES É O NOVO DIRETOR DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DA NEOGRID

Com mais de 15 anos de experiência em negócios digitais, Marcos Gomes chega à empresa para contribuir com o fortalecimento de práticas mais ágeis e preparadas para atender às demandas de clientes e parceiros e sustentar o ciclo de crescimento da companhia

A Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados voltado à gestão da cadeia de consumo, anuncia a chegada de Marcos Gomes para ocupar a posição de diretor de Governança Corporativa da companhia. O executivo estará sob a liderança do CFO (Chief Financial Officer) Augusto Vilela.

A contratação reforça o momento atual da Neogrid, marcado pela evolução da governança, pela busca contínua de eficiência operacional e pela consolidação de processos mais robustos que sustentem o ciclo de crescimento da companhia. O movimento está alinhado à estratégia de fortalecer estruturas internas e garantir que decisões — sempre orientadas pelo foco no cliente — sejam tomadas com base em dados consistentes, transparência e disciplina.

Gomes reúne mais de 15 anos de experiência em negócios digitais com atuação em e-commerces/marketplaces, negócios digitais e transformação. Possui trajetória na liderança de equipes e na condução de estratégias voltadas para crescimento, rentabilidade e melhoria de operações em empresas nacionais e multinacionais.

Anteriormente, o executivo trabalhou em organizações como P&G, Renner, Dell e Agro Competence. Gomes é formado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, e foi professor de pós-graduação em Marketing Digital na ESPM.

“Ao longo da minha carreira, atuei em diversos setores e o que me atraiu na Neogrid foi justamente a combinação única entre tecnologia, inteligência de dados e um plano consistente de transformação”, afirma Gomes. “Vejo a oportunidade de contribuir para fortalecer práticas que tornem a companhia mais ágil, escalável, mais segura e mais preparada para responder às atuais e futuras demandas de clientes e parceiros.”

Em sua nova posição, Gomes terá como foco impulsionar a modernização dos processos de governança corporativa, fortalecer políticas internas e aprimorar estruturas de controle e compliance. Sua atuação apoiará a evolução do modelo de gestão da Neogrid, ampliando eficiência, proximidade com clientes e decisões mais ágeis. A chegada do executivo reforça a construção da Neogrid do futuro — mais integrada, orientada por dados e impulsionada por Inteligência Artificial —, ampliando a capacidade da companhia de gerar valor e escalar soluções de forma sustentável.

“Estamos evoluindo nossa estrutura com foco em elevar o nível de governança e garantir que nossas decisões estratégicas estejam ancoradas em processos robustos e dados confiáveis”, acrescenta Vilela. “A experiência de Marcos em transformar operações e construir modelos de gestão mais eficientes complementa exatamente o que buscamos para esta fase. Com certeza, sua chegada vai ampliar nossa capacidade de execução e apoiar um ciclo de crescimento baseado em consistência, transparência e disciplina operacional.”

Neogrid é um ecossistema de soluções que transforma dados em insights e tecnologia em poder de ação para aumentar giro de estoque, reduzir ruptura, fortalecendo a colaboração entre indústria, varejo e distribuidor. Com estratégia de transformação guiada pela Inteligência Artificial – e foco total no cliente –, atuamos para que toda a cadeia de consumo e de abastecimento opere de forma integrada, sem faltas e sem excessos, aumentando a disponibilidade de produtos de maneira mais eficiente, sustentável e rentável.

Neogrid
RPMA Comunicação

TENDÊNCIAS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO EM 2026: TECNOLOGIA É O PILAR PARA UM FUTURO RENTÁVEL E SUSTENTÁVEL. Por Fabrício Orrigo*

Foto: totvs.com/agro

O agronegócio brasileiro se prepara para um 2026 de grandes transformações. Se os últimos anos foram de experimentação de novas ferramentas que digitalizam o campo, o próximo ciclo de tendências do agronegócio será de consolidação e inteligência estratégica, com a tecnologia como componente essencial do planejamento de negócio. Desafios como a Reforma Tributária e a urgência da agenda de sustentabilidade se somam à necessidade contínua por mais eficiência, colocando a tecnologia no centro das decisões.

Sabemos que a conectividade no campo ainda é um desafio em muitas áreas rurais, mas a cloudificação, ou seja, a migração de sistemas para a nuvem, tem sido uma solução inteligente. Aplicações em nuvem permitem que os dados da operação agrícola sejam coletados em modo offline, diretamente de máquinas e sensores, e sincronizados assim que uma conexão de internet estiver disponível.

Isso não apenas resolve o gargalo da conectividade, mas também garante a segurança e disponibilidade dos dados, tornando a nuvem um requisito também primordial para a ampliação do uso de inteligência artificial no agro, que já não é mais promessa, mas uma realidade que gera valor. Produtores já utilizam IA preditiva para otimizar o uso de insumos, prever safras e monitorar a saúde do cultivo em tempo real. O que veremos em 2026 é a consolidação dessas práticas.

A nova fase dessa evolução são os Agentes de IA, que se diferenciam por serem sistemas autônomos ou semiautônomos que analisam dados, executam tarefas e oferecem insights para acelerar o dia a dia. Imagine um agente que analisa os relatórios de colheita, cruza com dados de mercado e sugere o melhor momento para a venda; ou outro que monitora a operação da frota e agenda manutenções preditivas de forma autônoma. Essa é a próxima fronteira da eficiência, liberando gestores para focar no que realmente importa: a estratégia do negócio.

Falando em estratégia, um tema que certamente deve impactar o planejamento de todas as empresas em 2026, sem dúvida, é o início da transição da Reforma Tributária. E o agronegócio, como um dos principais setores da economia brasileira, precisa estar preparado para os impactos. A unificação de impostos (IBS e CBS) exigirá uma adaptação massiva dos sistemas de gestão. A emissão de notas fiscais, o recolhimento de tributos e, principalmente, a gestão de créditos tributários na cadeia de suprimentos se tornarão mais complexos.

Por isso, é imprescindível que as empresas do setor tenham um sistema de gestão do backoffice robusto e plenamente preparado. A atenção aos outros elos da cadeia, como fornecedores, será crucial pois a capacidade de aproveitar um crédito dependerá do recolhimento correto do imposto na etapa anterior. Quem não preparar seu ERP e seus processos agora, correrá o risco de perder competitividade e ter problemas fiscais no futuro.

Por fim, a agenda de sustentabilidade é um caminho sem volta e que precisa sempre estar na pauta do segmento. A pressão de consumidores e do mercado global só aumenta, e a tecnologia é a principal aliada do produtor. Soluções de rastreabilidade que monitoram o produto do plantio à prateleira, e ferramentas que ajudam na gestão de recursos hídricos e mensuração da pegada de carbono serão cada vez mais demandadas.

Neste contexto, o setor de bioenergia deve ganhar ainda mais força. Em 2026 devemos observar o aumento da produção de etanol a partir de cereais, como milho ou soja. Com o incentivo de instituições públicas, como o BNDES, e a construção de novas usinas, o Brasil diversifica sua matriz energética e agrega valor à produção de grãos. A tecnologia para essa produção já está madura e disponível. Sistemas especialistas permitem gerenciar todo o ciclo, desde o recebimento dos grãos até o controle industrial e a comercialização do etanol, garantindo rastreabilidade e eficiência em um mercado em plena expansão.

Em resumo, o próximo ano exigirá um produtor rural mais conectado, estratégico e, acima de tudo, digital. As tendências do agronegócio mostram que a tecnologia não é mais uma opção, mas o principal caminho para quem deseja navegar pelos desafios e colher os frutos de um agronegócio cada vez mais competitivo e sustentável.

* Fabrício Orrigo é diretor de produtos para Agro da TOTVS
TOTVS
Ideal Axicom

FUNDO DA MARINHA MERCANTE AVANÇA PARA FINANCIAR PROJETOS FERROVIÁRIOS E PORTUÁRIOS ESTRATÉGICOS

MPor avança na proposta de utilização do Fundo da Marinha Mercante (FMM) em projetos ferroviários vinculados à operação portuária. Foto: Márcio Ferreira/MT

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) realizou, na terça-feira (2), uma reunião para avançar na proposta de utilização do Fundo da Marinha Mercante (FMM) em projetos ferroviários vinculados à operação portuária. O ministro Silvio Costa Filho destacou que a integração entre ferrovias e portos é fundamental para ampliar a competitividade logística do país.

O MPor apresentou as bases de um programa desenvolvido em parceria com o Ministério dos Transportes e o setor produtivo, que considera o potencial do FMM, atualmente voltado à navegação e à infraestrutura portuária, para financiar trechos ferroviários que atendam diretamente os portos ou corredores estratégicos. Com cerca de R$ 24 bilhões em caixa, o fundo tem capacidade para apoiar obras de acesso e expansões que reduzam custos e aumentem a eficiência operacional.

O ministro Silvio Costa Filho afirmou que o governo trabalha para apresentar, já em janeiro, um programa nacional de crédito voltado ao financiamento de ferrovias estratégicas para a operação portuária. “Estamos estruturando um grande programa de fortalecimento do financiamento ferroviário com apoio do Fundo da Marinha Mercante. Quando a ferrovia chega ao porto, ampliamos capacidade, reduzimos custos logísticos e fortalecemos todo o setor portuário do país”, disse.

O secretário nacional de Ferrovias, Leonardo Ribeiro, reforçou que a conexão entre os dois modais é decisiva para o sucesso da Política Nacional de Ferrovias e da nova carteira de leilões. Ele lembrou que o modal ferroviário é responsável por grande parte das exportações brasileiras, incluindo 95% do minério de ferro e 40% dos granéis agrícolas destinados aos portos.

Na reunião também foi discutida a criação de um mapa integrado que correlacione ferrovias existentes, projetos em execução e expansões planejadas aos portos, contribuindo para a priorização técnica dos investimentos. Outro ponto tratado foi a ampliação da participação de bancos privados no financiamento, com objetivo de aumentar a oferta de crédito e acelerar a execução dos projetos.

O MPor reiterou que o FMM já contempla operações de infraestrutura portuária e aquaviária e que qualquer mudança para incluir projetos ferroviários depende de avaliação técnica e de deliberação do Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante, além de decisão de alta governança do Governo Federal.

A agenda contou com a participação da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), da MoveInfra, da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP) e da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), que contribuíram com análises e perspectivas do setor.

Governo Federal
Ministério de Portos e Aeroportos
FSB Comunicação

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

IRANI COMUNICA SUCESSÃO NA PRESIDÊNCIA

A Irani Papel e Embalagem, uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, comunicou nesta quarta-feira (03) um importante movimento na gestão da empresa, em conexão com os seus desafios estratégicos. O atual Diretor de Administração, Finanças e de Relações com Investidores, Odivan Cargnin, assume como Presidente da empresa, sucedendo a Sérgio Ribas. O movimento é planejado e estruturado como parte do processo de sucessão da Irani e passa a valer a partir de 1° de janeiro de 2026.

e/d: Odivan Cargnin e Sérgio Ribas

Odivan Cargnin está há 30 anos na Irani e atuou 21 anos como Diretor de Administração, Finanças e de Relações com Investidores. Participou de forma ativa, junto com os demais diretores, e nos últimos oito anos sob a liderança do Sérgio, dos principais movimentos estratégicos da empresa durante esse período, incluindo projetos de crescimento orgânico, M&As, reestruturações, o re-IPO realizado em 2020 e, recentemente, a execução dos investimentos do projeto Gaia. Cargnin é advogado e contador, pós-graduado em Contabilidade, Custos e Controladoria.

“Agradeço à Irani, aos nossos mais de dois mil colaboradores e, especialmente, ao Conselho de Administração, pela confiança para assumir esta posição e suceder a gestão do Sérgio. Estou na Irani há 30 anos, comecei minha carreira corporativa aqui, e estou seguro de que tenho muito a entregar nesta nova função. A Irani é uma empresa única, com cultura diferenciada, pessoas excepcionais e pronta para ocupar um lugar ainda mais relevante no setor de embalagens sustentáveis, especialmente neste novo momento que o mundo vive”, reforça Cargnin.

A partir de janeiro de 2026, Odivan acumulará, temporariamente, o cargo de Presidente e Diretor de Administração, Finanças e de Relações com Investidores.

Legado de transformações importantes para a Irani

Sérgio Ribas ingressou na Irani em 2004 e teve um importante papel em evoluções significativas da companhia, principalmente em relação à cultura corporativa e aos processos de gestão.

O Conselho de Administração da Irani agradece a dedicação e relevante contribuição de Sérgio nos 21 anos em que atuou como diretor estatutário e, sobretudo, nos oito anos em que esteve à frente da presidência, quando liderou projetos transformacionais na construção de um legado para as futuras gerações.

Sérgio permanecerá na companhia como assessor especial do Conselho de Administração até abril de 2026, para apoiar a transição.

IraniFundada em 1941, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. Controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da região Sul do país, produz papeis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade. Alinhada às boas práticas da economia circular, tem produção integrada às florestas próprias e utiliza energia autogerada. Conta com unidades produtivas localizadas em Vargem Bonita (SC), Santa Luzia (MG), e Indaiatuba (SP), além de responder pela gestão de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), tem em seus quadros mais de 2.000 colaboradores

Irani
ANK Reputation

FEI PROMOVE MAIS UMA EDIÇÃO DO FEI EXPERIENCE E ABRE O CAMPUS PARA RECEBER CANDIDATOS E FAMILIARES

Evento apresenta laboratórios, projetos acadêmicos e vida universitária para ajudar futuros estudantes na decisão pela carreira

Imagem ilustrativa | Evento FEI Portas Abertas 2024

O Centro Universitário FEI realiza, no dia 6 de dezembro, a segunda edição do FEI Experience, evento dedicado a aproximar candidatos inscritos e/ou aprovados no vestibular e seus familiares da vivência universitária no campus da instituição em São Bernardo do Campo. A iniciativa busca oferecer uma visão prática da infraestrutura, da formação acadêmica e dos diferenciais da instituição.

O reitor da FEI, prof. dr. Vagner Barbeta diz que: “a participação dos nossos futuros estudantes no FEI Experience é extremamente valiosa. Nela, iremos oferecer uma visão tangível e imersiva das oportunidades que terão em suas vidas acadêmicas. Poderão conhecer e explorar um pouco da nossa infraestrutura de ponta e interagir diretamente com projetos inovadores desenvolvidos pelos alunos, iniciando assim uma importante conexão com a Comunidade FEI”.

A programação começa às 7h30, com recepção e café de boas-vindas. Em seguida, a Reitoria apresenta a história da FEI, seus pilares de excelência e o trabalho do núcleo de apoio ao estudante. Depois, os visitantes participam de tours guiados por alunos e professores, passando por laboratórios e estruturas acadêmicas que compõem o dia a dia universitário.

A visita pelo campus inclui idas ao Laboratório de Química, Laboratório de Engenharia Civil, Laboratório de Engenharia Elétrica, Laboratório de Engenharia de Produção, Centro de Laboratórios Mecânicos e ao Laboratório Maker. O objetivo é proporcionar uma experiência direta com o ambiente de aprendizagem e permitir que famílias e candidatos tirem dúvidas com docentes e coordenadores.

O FEI Experience também contará com exposição de projetos acadêmicos que representam a tradição de inovação da instituição. Foram convidados:

  • Protótipos históricos
  • Fórmula FEI Combustão e Elétrico
  • FEI DE AÇO
  • AIChE FEI
  • ROBOFEI
  • VR FEI
  • Concreto FEI
  • AeroDesign
  • Júnior FEI

A abertura desses projetos estudantis possibilita aos visitantes conhecer de perto iniciativas que integram teoria e prática e que destacam a formação oferecida pela FEI. O evento segue até o meio-dia, com professores e coordenadores disponíveis para conversar com estudantes e familiares sobre cursos, carreira e rotina universitária.

Serviço

  • FEI Experience
  • 6 de dezembro de 2025, das 7h30 às 12h
  • Campus da FEI
  • Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972-B - Assunção, São Bernardo do Campo - SP
  • Evento destinado aos candidatos e familiares participantes do processo de ingresso. 

FEI Com mais de oito décadas de tradição, a FEI se destaca entre as instituições de Ensino Superior no Brasil nas áreas de Administração, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Engenharia. Referência em gestão, inovação e tecnologia, a FEI já formou mais de 60 mil profissionais e tem como propósito proporcionar conhecimento aos seus alunos por todos os meios necessários, visando à construção de uma sociedade desenvolvida, humana, sustentável e justa, por meio do ensino, pesquisa e extensão. A FEI faz parte da Companhia de Jesus e oferece cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Engenharias – habilitações em Engenharia Civil; Engenharia de Automação e Controle; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica com ênfase Automobilística; Engenharia Química e a primeira graduação em Engenharia de Robôs do País, sendo o maior polo educacional de robótica inteligente da América Latina. Acompanhando as megatendências mundiais para o futuro, a FEI participou da formulação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia e Administração, propondo ao Ministério da Educação conceitos de interdisciplinaridade e empreendedorismo, que fazem com que os alunos tenham uma formação mais ampla e alinhada com as transformações tecnológicas

FEI
CDI Comunicação

TECNOLOGIA E PLANEJAMENTO SÃO CHAVE PARA A RASTREABILIDADE BOVINA

Com obrigatoriedade prevista até 2032, JetBov destaca que iniciar a adequação agora é uma decisão estratégica para evitar riscos e aproveitar oportunidades comerciais

Foto: FreePik | JetBov Divulgação

Com o avanço do Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos (PNIB), a rastreabilidade se torna um pilar essencial para a pecuária brasileira. A JetBov, empresa brasileira referência em tecnologia de software de gestão para a bovinocultura de corte, assume protagonismo ao orientar produtores sobre os processos, benefícios e desafios dessa exigência que se aproxima.

“A rastreabilidade bovina consiste em identificar individualmente cada animal e acompanhar sua trajetória, desde o nascimento até sua movimentação ou destino. Com o PNIB, essa prática deixará de ser opcional para se tornar obrigatória. Segundo o cronograma oficial, a partir de  2027, todas as fêmeas nascidas já deverão receber a identificação na vacinação contra brucelose, e até 2032 todo o rebanho deverá ser identificado”, explica o CEO da JetBov, Xisto Alves.

Para pequenas, médias ou grandes propriedades, a adequação será indispensável para quem movimentar qualquer bovino ou búfalo, independentemente do porte do produtor.  “Nesse contexto, antecipar a adaptação representa uma estratégia inteligente para diluir custos, testar sistemas e evitar surpresas de última hora”, alerta o profissional.

A identificação individual exigida pelo PNIB seguirá o padrão internacional ISO 076, com numeração de 12 dígitos. Ela poderá se dar por meio de brincos visuais, bottons eletrônicos com chip (padrão RFID) ou uma combinação de ambos. Leitores eletrônicos e dispositivos conectados também deverão fazer parte dos recursos adotados em campo.

“É imprescindível que o setor pecuário entenda que rastrear cada animal vai muito além de atender a uma norma. Essa prática é fundamental para construir confiança sanitária e comprovar a origem da carne para mercados exigentes”, afirma Xisto. Ele reforça que quem iniciar o processo agora ganha tempo para estruturar operações, treinar equipes, adequar tecnologia e evitar improvisações quando a exigência for plena.

A gestão manual, embora teoricamente possível em rebanhos muito reduzidos, mostra-se inviável para propriedades de porte médio ou grande. A variedade de informações demandadas, como movimentações, eventos sanitários e histórico de intervenções, exige um sistema informatizado robusto que traga facilidade para atender aos requisitos regulatórios que vão surgir. Algumas soluções, como as oferecidas pela JetBov, já permitem o controle individual de cada bovino, e a integração com balanças e leitores eletrônicos, além de agregar maior confiabilidade no processo, estas tecnologias integradas reduzem o tempo de manejo de forma significativa, o que impacta na redução do stress animal e na necessidade de mão-de-obra.

“Nosso compromisso é fazer com que o produtor esteja pronto desde o primeiro momento em que as regras forem definidas. Estamos acompanhando cada passo do governo e preparados para atualizar o sistema conforme os requisitos são formalizados. Dessa forma, oferecemos segurança e competitividade para quem usa a plataforma”, frisa.

Embora o foco principal do PNIB seja sanitário, isto é, controle de doenças e rastreamento, a rastreabilidade também reforça credibilidade junto a compradores nacionais e internacionais, que exigem transparência de origem.

“Na JetBov, orientamos os pecuaristas a iniciarem o quanto antes a adoção das boas práticas de rastreabilidade. Esse processo envolve desde a aquisição gradual de equipamentos até a familiarização com leitores eletrônicos, softwares de gestão, organização dos fluxos internos e capacitação das equipes. O produtor que sair na frente agora, além de ter mais tranquilidade para se adaptar, poderá explorar eventuais oportunidades para quem já estiver em conformidade com as exigências.”, finaliza Xisto.

A JetBov, pioneira no desenvolvimento de tecnologias para a Pecuária 5.0, é uma plataforma digital de gestão para bovinocultura de corte que possui o propósito de empoderar o pecuarista através da tecnologia da informação para alcançar uma produção mais lucrativa e sustentável

JetBov
Attuale Comunicação

terça-feira, 2 de dezembro de 2025

FORÇA AÉREA BRASILEIRA REALIZA DISPARO DO MÍSSIL METEOR COM O F-39E GRIPEN

Primeiro disparo do míssil Ar-Ar Além do Alcance Visual (BVRAAM) no Brasil reforça a capacidade de combate aéreo de longo alcance do Gripen E

FAB empregou METEOR em condições próximas às de combate real

A Força Aérea Brasileira (FAB) alcançou um marco importante ao realizar os primeiros disparos do míssil METEOR BVRAAM a partir do F-39E Gripen, fortalecendo o poder de dissuasão da defesa aérea do Brasil. Dois mísseis atingiram com precisão seus alvos designados, demonstrando a eficácia do armamento contra ameaças de longo alcance.

Os lançamentos ocorreram em novembro, durante o Exercício Técnico BVR-X, na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte. Com a participação do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), o exercício reuniu quatro caças Gripen E em uma operação de grande escala que, pela primeira vez, permitiu que técnicos e pilotos da FAB manuseassem e empregassem o METEOR em condições próximas às de combate real.

“O BVR-X foi um passo crucial para expandir as capacidades do F-39E Gripen. A combinação Gripen e METEOR projeta o poder de combate do Brasil e fortalece a dissuasão requerida por nossa Força Aérea e, acima de tudo, pelo país. Com sensores avançados, sistemas de missão e capacidades de guerra eletrônica, combinados a um míssil projetado para tornar a evasão praticamente impossível, temos uma combinação que oferece uma vantagem decisiva no combate aéreo”, afirmou o Major-Brigadeiro do Ar Breno Diogenes Gonçalves, Comandante da Base Aérea de Natal e Diretor do Exercício Técnico.

“O sucesso dessa operação reflete a forte parceria entre a Força Aérea Brasileira, a Saab e a MBDA. Por meio dessa colaboração próxima, estamos trazendo tecnologia de ponta para o Brasil. A combinação do METEOR com o Gripen coloca o país entre as poucas nações no mundo com acesso a esse nível de inovação em combate aéreo”, disse Peter Dölling, Diretor-Geral da Saab Brasil.

Lançamentos fortalecem poder de dissuasão da defesa aérea do Brasil

“O METEOR é um dos melhores exemplos do que está no cerne do DNA da MBDA: a cooperação. Ele é resultado do esforço conjunto de seis nações europeias, lideradas pela MBDA, para criar o sistema ar-ar mais sofisticado em operação atualmente. O míssil, já certificado para uso com o Gripen E na Suécia, representa uma mudança de paradigma que garante superioridade aérea ao seu operador. Ver o Brasil se beneficiar dessa capacidade é motivo de orgulho para a MBDA”, explicou Ricardo Mantovani, Vice-Presidente de Vendas para Exportação das Américas na MBDA.

O motor ramjet do METEOR fornece propulsão contínua até a interceptação do alvo, criando a maior “zona sem escape” entre todos os mísseis ar-ar de médio alcance. Sua cinemática no engajamento final e sua ogiva de fragmentação garantem máxima eficácia. O METEOR pode engajar uma ampla variedade de alvos, dia e noite, em qualquer condição climática, inclusive em ambientes intensos de guerra eletrônica.

Os preparativos para o Exercício Técnico BVR-X aconteceram com suporte da Saab, da MBDA e de diversas unidades da FAB, incluindo o Instituto de Aplicações Operacionais, que recebeu conhecimentos essenciais sobre o emprego do míssil. Aeronaves de patrulha também atuaram na segurança da área marítima para garantir condições adequadas de lançamento. Os alvos eram dois drones Mirach 100/5 manobráveis, especialmente preparados para o exercício. Eles replicavam o perfil de velocidade e altitude de caças modernos, criando um ambiente desafiador que comprovou a precisão do míssil e adicionou realismo à avaliação.

O resultado do exercício destacou o alto desempenho do F-39E Gripen em conjunto com o míssil METEOR, reafirmando sua importância dentro da capacidade de defesa aérea da Força Aérea Brasileira.

A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança, com uma missão duradoura: ajudar as nações a manterem seu povo e sua sociedade em segurança. Impulsionada por seus 26 mil profissionais talentosos, a Saab está constantemente superando os limites da tecnologia para criar um mundo mais seguro e sustentável. A Saab projeta, fabrica e mantém sistemas avançados nas áreas de aeronáutica, armamentos, comando e controle, sensores e sistemas subaquáticos. A empresa tem sede na Suécia, operações importantes em diversas partes do mundo e integra as capacidades de defesa nacionais de vários países. A Saab mantém uma parceria de longo prazo com o Brasil e fornece diversas soluções avançadas para o país, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen Brasileiro, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional

Fotos: Divulgação | Saab

Saab
Owly

ROCHE ANUNCIA OSCAR REIS COMO LÍDER DE INTEGRAÇÃO DE ECOSSISTEMAS PARA NEUROIMUNOLOGIA

Oscar Reis

A Roche anuncia Oscar Reis como seu novo Líder de Integração de Ecossistemas (Sparker) para a unidade de Neuroimunologia. O executivo, que iniciou suas funções em outubro, assume o desafio de impulsionar a estratégia de transformação digital da companhia e ampliar o acesso a terapias de alta complexidade no mercado brasileiro.

Com uma carreira consolidada na indústria farmacêutica e passagens por grandes players globais como Biogen, AstraZeneca e Novartis, Oscar combina uma sólida experiência em gestão comercial, marketing, digital  e acesso institucional com um perfil voltado à inovação. Sua trajetória inclui a liderança nas áreas de Doenças Raras e Oncologia, sustentada por uma formação robusta que une Economia, Marketing, Gestão de Saúde e especialização em Inteligência Artificial e Negócios Digitais. Essa visão multidisciplinar foi determinante para sua escolha, visando alinhar as necessidades do sistema de saúde às soluções tecnológicas e terapêuticas da Roche.

Em seu novo papel, o executivo tem a missão de orquestrar a estratégia de Go-to-Market, atuando como elo entre o planejamento corporativo e a execução das equipes de campo. Sua gestão focada na aceleração do acesso de pacientes a inovações críticas, na área de Neuroimunologia, tem como objetivo central  expandir o alcance das novas apresentações de tratamento para Esclerose Múltipla. Oscar lidera a integração de times multidisciplinares, assegurando uma atuação ágil e centrada na geração de valor para o ecossistema de saúde.

Roche
InPress Porter Novelli

EVONIK ANUNCIA NOVO PRESIDENTE PARA A REGIÃO AMÉRICAS

Executivo de longa data da Evonik, Elias Lacerda assume a presidência das Américas a partir de 1º de fevereiro de 2026

Elias Lacerda 

A Evonik , uma das líderes mundiais em especialidades químicas, nomeou Elias Lacerda como novo presidente da região Américas a partir de 1º de fevereiro de 2026. Lacerda sucederá Guido Skudlarek, que recentemente assumiu a liderança global da linha de negócios de Health Care, sediada nos Estados Unidos.

“A região das Américas é crucial para o sucesso da Evonik”, afirma Lauren Kjeldsen, Diretora de Operações do segmento Custom Solutions e membro do Conselho de Administração responsável pelas Américas. “Agradeço sinceramente ao Guido pelo excelente trabalho no crescimento dos negócios na região e estou confiante de que o Elias conduzirá a próxima fase da nossa trajetória de crescimento na América do Norte e América do Sul. Vemos grande potencial nessa região e temos metas ambiciosas”.

Brasileiro, com formação em Engenharia Química e MBA em Administração de Empresas, Lacerda acumula quase três décadas de experiência na Evonik e suas empresas predecessoras. Metade desse período foi dedicada à gestão de negócios na América Central e do Sul, especialmente no setor de tintas e revestimentos, além de posições globais nas linhas de Sílica e Nutrição Animal. Mais recentemente, liderou a linha de negócios de Coating Additives na sede da empresa em Essen, Alemanha. De 2018 a 2022, atuou como presidente da Evonik na América Central e do Sul.

As operações das regiões América Central e do Sul e América do Norte foram recentemente integradas. “Elias é a escolha ideal para liderar a região. Fluente em quatro idiomas e com uma ampla rede de contatos global, ele reúne de forma exemplar conhecimento técnico-científico e visão de negócios”, destaca Kjeldsen.

A Evonik gera 30% de sua receita anual nas Américas e opera mais de 30 unidades produtivas na região, além de centros de distribuição e escritórios comerciais. “Meu foco está nas pessoas, na performance e na prosperidade”, diz Lacerda. “Estou animado para trabalhar com nossa excelente equipe na expansão dos negócios da Evonik nas Américas, impulsionar projetos estratégicos e fortalecer ainda mais a presença da empresa na região”.

Evonik: Liderando além da química

A Evonik vai além dos limites da química com sua combinação de força inovadora e experiência tecnológica de ponta. A empresa química global, com sede em Essen, Alemanha, está presente em mais de 100 países e registrou vendas de 15,2 bilhões de euros e lucro operacional (EBITDA ajustado) de 2,1 bilhões de euros em 2024. A motivação em comum de aproximadamente 32.000 colaboradores: oferecer aos clientes uma vantagem competitiva decisiva com produtos e soluções sob medida como uma superforça para a indústria, melhorando assim a vida das pessoas. Em todos os mercados. Todos os dias.

Evonik Brasil
Via Pública Comunicação

TANIA SASSIOTO É A NOVA HEAD DE MARKETING DA EURECICLO

Executiva assume o desafio de impulsionar estratégias que gerem impacto real para a cadeia de reciclagem e para as marcas parceiras

Tania Sassioto

A eureciclo, negócio de impacto socioambiental especializado em logística reversa e economia circular de embalagens, anuncia Tania Sassioto como a nova Head de Marketing. A executiva assume a posição com a missão de liderar as estratégias de comunicação e posicionamento, transformando o impacto socioambiental da empresa em um vetor de crescimento e engajamento. Com seis anos de experiência na companhia, Tania exerceu o cargo de Diretora de Inovação e Diretora de Projetos & Parcerias, responsável pelo desenvolvimento de novas alavancas de crescimento e elaboração de projetos customizados junto aos principais clientes.

"Assumir a liderança do marketing em um momento em que a sustentabilidade se consolidou como um diferencial competitivo e pilar de propósito é um privilégio. Meu foco será usar a inovação, que integra meu DNA na eureciclo, para impulsionar estratégias que gerem impacto real para a cadeia de reciclagem e para as marcas parceiras. Temos a missão de transformar a responsabilidade ambiental em um ativo de comunicação poderoso”, afirma Sassioto.

Com uma carreira consolidada em inovação e marketing em empresas de bens de consumo como Diageo e SC Johnson, é graduada em Comunicação Social pela ESPM e pós-graduada pela FGV. Tania recebeu qualificações como Designer para Sustentabilidade pelo Gaia Education, pesquisadora da Schumacher School e multiplicadora do Sistema B.

eureciclo

A eureciclo é um negócio de impacto socioambiental que conecta as empresas a cadeia de reciclagem, garantindo a compensação dos resíduos e o investimento na economia circular. Na prática, a eureciclo garante a compensação do material equivalente gerado pelas empresas com rastreabilidade e proximidade com todas as etapas da logística reversa.

A solução eureciclo tem como propósito ampliar as taxas de reciclagem do Brasil, e para isso, trabalha como um consultor sustentável para empresas de pequeno, médio e grande porte com o objetivo de fazer a gestão dos resíduos com um olhar inovador sobre embalagens sustentáveis, logística reversa levando visibilidade e investimento para a economia circular. Para isso, a eureciclo conta com a parceria de mais de 500 operadores homologados e cooperativas nessa jornada.

Desde o começo de sua história, como resultado do relacionamento com mais de 7 mil clientes, a eureciclo conseguiu que mais de 1,7 milhões de toneladas de resíduos fossem destinados corretamente e impactando direta e indiretamente mais de 16 mil famílias que vivem da cadeia de reciclagem, além de distribuir mais de R$106 milhões às mais de 500 centrais de triagem e cooperativas parceiras. Garantindo ainda, que todo o processo evitasse que mais de 3.5 milhões de toneladas de CO2 fossem emitidas para a atmosfera em todo o processo de reciclagem.

A eureciclo é certificada como Empresa B, que indica um modelo de negócio com foco no desenvolvimento social e ambiental e é premiada como Best for the World™, pela contribuição para o bem-estar econômico e social das comunidades onde atua. Além disso, também foi reconhecida com o Prêmio ECO® de 2022 e 2024, e selecionada para a lista das 100 startups to Watch, que enaltece os negócios mais promissores do ecossistema de inovação brasileiro. Para saber mais, clique aqui e acesse o site

eureciclo
InPress Porter Novelli

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

GENERAL MOTORS ABRE FÁBRICA DE SÃO CAETANO DO SUL PARA VISITAS GUIADAS PELA LINHA DE PRODUÇÃO

Iniciativa inédita celebra os 100 anos da General Motors no Brasil e destaca a força industrial da companhia

A General Motors passa a oferecer visitas guiadas à fábrica de São Caetano do Sul (SP), a unidade mais longeva da empresa no país. Pela primeira vez, será possível acompanhar de perto as etapas de produção dos modelos Chevrolet Tracker, Spin e Montana, que fazem parte do portfólio da marca no Brasil.

“No ano em que celebramos nosso centenário no Brasil, abrir a fábrica para visitas guiadas ganha um significado especial. É uma oportunidade de apresentar como produzimos, a tecnologia que empregamos e o compromisso com qualidade que orienta a GM há 100 anos”, afirma Michel Malka, diretor da fábrica de São Caetano do Sul.

O roteiro inclui áreas essenciais da manufatura, desde a confecção e soldagem da carroceria até a montagem final e inspeções de qualidade. A experiência foi desenhada para apresentar a operação industrial da GM de forma estruturada, informativa e segura.

A iniciativa também fortalece o compromisso social da companhia. Todas as contribuições das visitas serão destinadas ao Instituto General Motors, que apoia projetos de educação, inclusão e inovação em diversas regiões do país.

“Produzir com responsabilidade, eficiência e visão de futuro define a nossa trajetória. Esta ação conecta as pessoas à nossa história e ao que estamos construindo para os próximos 100 anos”, completa Malka.

As visitas acontecem às quartas-feiras, das 13h30 às 16h, com duração média de duas horas. O agendamento prévio deve ser realizado pelo site > Clique aqui ou digite: https://www.chevrolet.com.br/tour- visita-fabrica-gm.

General Motors América do Sul

CONSÓRCIO NEW HOLLAND COMERCIALIZA MAIS DE R$ 1,1 BI DE JANEIRO A OUTUBRO DE 2025

Juros altos e crédito escasso têm tornado a modalidade cada vez mais atrativa para aquisição de maquinários agrícolas

Nos dez primeiros meses do ano, o Consórcio New Holland totalizou mais de R$ 1,1 bi em créditos comercializados, registrando um aumento de 24% nas vendas. A comparação é feita em relação ao mesmo período de 2024, quando foram comercializados R$ 929 milhões. Quanto ao número de cotas, o crescimento chegou a 17%. As regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste foram as que tiveram o maior volume em créditos vendidos no período, sendo responsáveis por R$ 478 milhões, R$ 337 milhões e R$ 185 milhões, respectivamente.

“Os números positivos registrados até o momento refletem o aquecimento das vendas da modalidade, e são resultado do nosso investimento em feiras e eventos voltados ao agronegócio brasileiro. Com os juros altos e a escassez de crédito no mercado, o consórcio tem se tornado cada vez mais atrativo para a aquisição de maquinários agrícolas”, explica Eyji Cavalcante, gerente comercial do Consórcio New Holland.

Setor de consórcio aquecido

Números da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) mostram que o consórcio de veículos pesados registrou, nos primeiros nove meses deste ano, um crescimento de 15,2% no volume de créditos comercializados, com R$ 38,63 bilhões em negócios, em comparação a igual período de 2024. Hoje, a categoria conta com mais de 913 mil clientes ativos.

Ademicon
Virta Comunicação Corporativa

VALMET TERÁ NOVAS INSTALAÇÕES EM SOROCABA EM 2026

Nova unidade já está em construção e será dedicada aos negócios de Flow Control e Automation Solutions

A Valmet, líder global em tecnologias para as indústrias de processo, anuncia um investimento de aproximadamente R$ 40 milhões na construção de uma nova unidade em Sorocaba (SP). O complexo será destinado às áreas de negócios de Flow Control e Automation Solutions e está sendo implantado no mesmo local onde a companhia inaugurou, em 2023, o Centro de Serviços de Manutenção de Rolos. A conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2026.

O projeto segue o modelo build to suit (BTS). As obras começaram no primeiro trimestre de 2025. A fábrica terá capacidade anual superior a 12 mil conjuntos de válvulas e manterá um estoque de mais de 6 mil itens, atendendo setores  como celulose e papel, mineração, refinarias e petroquímicas. O investimento inclui a construção da nova unidade de produção, a aquisição de novos maquinários e melhorias na eficiência energética, com foco na redução de emissões.

Nessa ampliação, a área produtiva da Valmet em Sorocaba passa de 4.500 m² para 8.800 m². Com o investimento e o aumento da capacidade fabril, estima-se um crescimento de 6% dos negócios de Flow Control até 2027, impulsionado pelo desenvolvimento de parcerias estratégicas. “Nossa nova unidade de produção de válvulas em Sorocaba é um marco para a Valmet na América Latina. Esse investimento nos permite oferecer tecnologia de ponta em controle de fluxo, apoiada por nossa expertise global e com suporte local que compreende os desafios enfrentados pelos clientes”, ressalta o vice-presidente de Flow Control na América Latina, Fábio Maia.

Para a área de Automation Solutions, o avanço também é expressivo. “A construção da nova unidade em Sorocaba é um passo significativo para o fortalecimento da capacidade de entrega da Automation Solutions. Com uma infraestrutura de classe mundial, incluindo áreas de fabricação para gabinetes DCS, ambientes de teste e uma estrutura para demonstrações, estamos criando condições perfeitas para o trabalho de nossa equipe e clientes. Este investimento reflete nosso compromisso com a excelência operacional e o crescimento sustentável, garantindo a entrega de projetos de alta qualidade e valor agregado”, destaca o diretor de Projetos para a América do Sul, Sérgio Bandeira Junior.

"A nossa nova fábrica elevará nossas operações a um novo patamar. Com uma área operacional mais ampla e moderna, ganhamos eficiência, reforçamos a segurança e fortalecemos nossa presença na região, tudo em linha com nossos compromissos com a qualidade e a sustentabilidade. Cada detalhe foi pensado para garantir o bem-estar dos colaboradores e oferecer uma experiência ainda melhor aos nossos clientes, por meio de processos enxutos, equipamentos de ponta e uma estrutura preparada para os desafios de hoje e do futuro”, explica o gerente do Supply Center de Flow Control e gerente do projeto da nova unidade de Sorocaba, João Amendola.

A estrutura também contará com uma área de TAF (teste de aceitação final) para projetos de automação. Cerca de 200 profissionais devem atuar na unidade.

A Valmet é líder global em tecnologia para as indústrias de processo. Trabalhamos em conjunto com nossos clientes durante todo o ciclo de vida, fornecendo tecnologias e serviços de ponta, bem como soluções de automação e controle de fluxo de missão crítica. Apoiados por mais de 225 anos de experiência industrial e uma equipe global de mais de 19.000 profissionais próximos aos clientes, estamos em uma posição única para transformar indústrias em direção a um amanhã regenerativo. Em 2024, as vendas líquidas da Valmet totalizaram aproximadamente 5,4 bilhões de euros. Nossa sede fica em Espoo, Finlândia, e temos especialistas em aproximadamente 40 países ao redor do mundo. As ações da Valmet estão listadas na Nasdaq Helsinki.

Valmet
Central Press

CAMILA MIRANDA É A NOVA HEAD DE MARKETING LATAM DA ADOBE

Executiva lidera expansão regional com foco em IA, dados e personalização de experiências

Camila Miranda

A Adobe anuncia Camila Miranda como nova Head de Marketing para a América Latina, função em que será responsável por acelerar a presença da marca nos principais mercados da região e integrar estratégias de dados, IA e conteúdo para impulsionar o crescimento dos negócios.

Nos últimos três anos, Camila esteve à frente de iniciativas de alto impacto, liderando projetos que conectam posicionamento de marca, geração de demanda e inovação em customer experience. Foi sob sua liderança que a Adobe realizou o primeiro Adobe Summit Brasil, marco histórico por ser a primeira edição do evento fora dos Estados Unidos, consolidando o papel da Adobe como referência em  inteligência artificial, personalização e experiências digitais integradas.

“A missão do marketing hoje é combinar criatividade e dados para gerar resultados concretos. A IA está redefinindo como as marcas constroem relevância e se conectam  com as pessoas. Adobe tem o portfólio e a visão estratégica para liderar essa nova era de experiências inteligentes”, afirma Camila Miranda, Head de Marketing LATAM da Adobe. “Na América Latina, vemos um público extremamente conectado e digitalmente maduro, especialmente no Brasil, onde a população está entre as mais engajadas do mundo em redes sociais. Esse comportamento abre oportunidades únicas para que as marcas inovem e criem conexões mais humanas e relevantes com seus consumidores”, completa Camila.

Com passagens por Claro, Kroton e Sensedia, Camila soma mais de 15 anos de experiência em marketing e estratégia, com especialização em Account-Based Marketing (ABM) e integração entre marketing, vendas e CX. Na Adobe, liderou a estratégia Field Marketing, com foco em crescimento dos negócios, parcerias estratégicas e fortalecimento da marca, além de consolidar o posicionamento da companhia na interseção entre criatividade, marketing, dados e inteligência artificial, pilares que refletem a visão global da empresa.

Além do foco em crescimento, Camila traz como marca pessoal o compromisso com liderança inclusiva e educação transformadora. Primeira da família a cursar o ensino superior, acredita que o conhecimento é o principal vetor de mudança. “A educação abriu portas para mim e acredito que, como líderes, nosso papel é criar oportunidades para que mais pessoas possam crescer e inovar”, afirma.

Em sua nova função, a executiva liderará o planejamento estratégico de marketing para a América Latina, com foco em fortalecer a relevância  de marca, acelerar adoção de IA generativa e orquestrar experiências omnicanal que conectem consumidores e marcas, impulsionando resultados nos principais mercados da região.

Camila Miranda - Head de Marketing LATAM na Adobe

Há 15 anos no mercado, Camila Miranda passou por grandes marcas como Claro e Kroton, uma startup de tecnologia referência em API Management. Formada em comunicação e pós graduada em marketing pela Unicamp e FGV, Camila participou do programa de liderança para pessoas negras da Stanford University (EUA). Na Adobe, lidera ações de marketing B2B focadas em entender os clientes e criar estratégias de ABM que conectem insights da Adobe diretamente com as necessidades da indústria.

Adobe Experience Cloud

A Adobe Experience Cloud é um conjunto de soluções de marketing digital que utilizam IA generativa e Machine Learning para personalização em larga escala. A plataforma global é líder em operações B2B e B2C e usa tecnologia para melhorar a experiência de e-commerce e marketing digital com foco no cliente. Com uma combinação de produtos, a Adobe está mudando o mundo por meio de experiências digitais. Clique aqui e visite o site.

Adobe 
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