quarta-feira, 2 de julho de 2025

CIVITATIS CHEGA A TODOS OS ESTADOS DO BRASIL

Plataforma global de atividades turísticas celebra expansão nacional com lançamento em Porto Velho (RO) e consolida o Brasil como terceiro maior mercado no mundo

Passeio de barco pelo Rio Madeira, em Porto Velho (RO) marca a chegada da Civitatis em todos os estados brasileiros e Distrito Federal

* Linoel Dias

A Civitatis, líder na venda online de passeios, excursões e visitas guiadas em mais de 160 países, acaba de marcar presença em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. O feito, alcançado com o lançamento da experiência “Passeio de barco pelo rio Madeira", marca a chegada no estado de Rondônia e reforça o crescimento da plataforma no país.

“Estar em todos os estados do Brasil é mais do que uma meta atingida. É a prova de que conseguimos crescer de forma estruturada, gerando valor para operadores locais e entregando uma experiência confiável e satisfatória para o viajante”, destaca Alexandre Oliveira, Country Manager da Civitatis no Brasil.

Além de celebrar sua presença em todo o território nacional, a Civitatis possui números expressivos no Brasil: já são mais de 150 destinos com experiências ativas, somando mais de 1.360 atividades em português, além de mais de 950 em espanhol e mais de 800 em inglês, ampliando o acesso e inclusão também para turistas internacionais.

O marco chega em um momento em que reservar passeios com empresas confiáveis e bem avaliadas se torna cada vez mais importante para os viajantes. Plataformas que oferecem curadoria e suporte ganham destaque e refletem o comportamento e prioridades do viajante.

Terceiro maior mercado global da empresa

Presente em mais de 160 países, a Civitatis tem no Brasil seu terceiro maior mercado global, atrás apenas da Espanha e do México. A expansão no país é uma das prioridades para 2025, com uma estratégia que combina a força do canal direto ao consumidor (B2C) com um avanço consistente no segmento B2B, por meio de parcerias com agências de viagem e operadoras locais.

“O Brasil sempre foi uma aposta estratégica para nós. Nosso objetivo nunca foi apenas marcar presença, mas sim crescer com impacto positivo - fortalecendo o turismo local, ampliando nossas redes de distribuição e sendo um parceiro confiável para o brasileiro em todas as etapas da sua viagem. Estar presente em todos os estados é um passo essencial nesse caminho”, completa Alexandre Oliveira.

A Civitatis é a empresa líder na venda de visitas guiadas e excursões em português ao redor do mundo, com mais de 90 mil atividades em 4 mil destinos de 160 países. Desde sua fundação em 2008, mais de 40 milhões de pessoas completaram suas viagens com a curadoria de passeios da Civitatis

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com

terça-feira, 1 de julho de 2025

SÃO PAULO OKTOBERFEST 2025 ANUNCIA LINE-UP COM GRANDES NOMES DA MÚSICA BRASILEIRA E ESTREIA AS INÉDITAS “NOITES DE OKTOBER”

A 8ª edição da São Paulo Oktoberfest será realizada de 19 de setembro a 5 de outubro, no Parque Villa-Lobos

Roupa Nova

A São Paulo Oktoberfest 2025 promete ser a edição mais emocionante da história do festival. Com mais de 150 horas de programação artística, o evento preserva com orgulho suas raízes bávaras, oferecendo ao público uma experiência cultural genuína, com mais de 80% das atrações dedicadas à música típica alemã. E neste ano, apresenta como grande novidade as “Noites de Oktober”, espetáculos especiais que transformarão os sábados em noites temáticas vibrantes, criadas para reunir diferentes gerações em torno da música, da nostalgia e da celebração.

Com uma curadoria artística que valoriza tanto a tradição quanto a diversidade, a São Paulo Oktoberfest trará ao palco principal artistas consagrados da música brasileira. O Barão Vermelho é um dos destaques, com seu repertório atemporal que atravessa gerações do rock nacional. O público também poderá curtir o show enérgico do CPM 22, que está comemorando 30 anos de carreira com muito sucesso. No campo do samba, o carismático Diogo Nogueira apresentará um espetáculo coreografado, com homenagens a mestres do gênero e um cenário visual imersivo.

Diogo Nogueira

O romantismo e os grandes sucessos do Roupa Nova prometem emocionar o público com arranjos sofisticados e alta conexão afetiva. A pluralidade de estilos também se fará presente com Adryana Ribeiro, que resgata os grandes momentos do pagode dos anos 90, e com o grupo Entre Elas, um dos destaques da nova cena do samba feminino. A proposta acústica e elegante do Acoustixt leva ao palco versões repaginadas de clássicos nacionais e internacionais.

Entre os momentos mais aguardados estão as estreias das “Noites de Oktober”, um novo formato que ocupará os sábados da festa com labels produzidas especialmente para o festival. As noites terão ambientação cênica especial e narrativas musicais que cruzam décadas: uma noite dedicada aos “embalos de sábado à noite”, com os maiores hits dançantes dos anos 70, 80 e 90; uma celebração aos grandes ícones do rock, em um espetáculo com sucessos atemporais que marcaram gerações; e o aclamado Queen Experience, tributo emocionante à genialidade de Freddie Mercury, com alto nível técnico, figurino e iluminação de grandes shows internacionais.

Queen Experience

Tradição alemã mantida com grandes bandas típicas

A alma alemã segue presente e pulsante no coração do evento. No Palco Biertent, principal tenda da festa, o público poderá vivenciar uma verdadeira imersão na cultura bávara, com apresentações de algumas das mais importantes bandas típicas do Brasil. Já estão confirmadas a Dauerlaufband, banda residente da São Paulo Oktoberfest, com repertório típico e performances interativas; a Banda Cavalinho, criadora da famosa “Chucrute Music”, com mais de 50 anos de história; a Banda do Barril, que celebra 30 anos em 2025 com uma presença carismática e festiva; e a MarmorStein, referência entre as bandas típicas brasileiras, com grande atuação em festas germânicas.

Uma festa multigeracional, inesquecível e cada vez mais completa

Ao integrar tradição e inovação, a São Paulo Oktoberfest 2025 reafirma sua missão de proporcionar uma experiência única, capaz de emocionar pais, filhos e avós. Com cenografia temática, gastronomia típica, cervejarias artesanais e uma programação artística plural, o festival segue consolidado como um dos mais importantes do calendário cultural da capital. Outras experiências serão anunciadas em breve pela organização, como a cerveja oficial da São Paulo Oktoberfest.

A São Paulo Oktoberfest 2025 também será palco do 1º Festival de Cervejarias Artesanais do Estado de São Paulo, promovido pela WGroup em parceria com a Abracerva. O evento vai proporcionar ao público a melhor experiência cervejeira já provada em todas as edições do festival, reunindo dezenas de rótulos artesanais de alta qualidade, espaços gastronômicos dedicados à culinária alemã e mais de 80 opções de alimentação.

A programação completa e os ingressos para a São Paulo Oktoberfest 2025 estão disponíveis pelo site oficial (www.saopaulooktoberfest.com.br). A tecnologia será fundamental para tornar a experiência dos visitantes mais prática e segura, além de otimizar a gestão do evento. A Imply ElevenTickets fornecerá um ecossistema digital com soluções como venda de ingressos, controle de acesso por reconhecimento facial, terminais de autoatendimento e pagamentos cashless, tudo isso para otimizar e evitar filas.

A WGroup é uma companhia proprietária de marcas e produtos nos segmentos de entretenimento, cultura e eventos corporativos, com forte atuação voltada à criação, gestão e expansão de projetos autorais. Com mais de 2.500 projetos entregues à indústria da economia criativa, a empresa se destaca por unir estratégia, experiência e inovação em produtos de alto impacto. Entre seus cases proprietários de maior expressão destacam-se a São Paulo Oktoberfest, Chefs da Estrada e Life Lounge. Além disso, a WGroup atua como parceira estratégica na intermediação de grandes negócios, como a Villa de Natal São Paulo e a comercialização dos naming rights da Roda Rico em São Paulo, reafirmando sua vocação para conectar marcas, experiências e oportunidades.

São Paulo Oktoberfest
Gilberto dos Santos
Head de Comunicação
gilberto.santos@expertecia.com.br 

ANDRÉ TRENCH É O NOVO DIRETOR FINANCEIRO DA NOMAD

Executivo tem trajetória consolidada de mais de 16 anos, marcada por atuações nos setores bancário e de fintech, e chega para construir uma tesouraria estratégica para a companhia

André Trench

A Nomad, fintech conhecida por romper barreiras e oferecer soluções completas para a vida financeira internacional dos brasileiros, anuncia a chegada de André Trench, como novo Diretor Financeiro. O executivo terá como principal objetivo a construção de uma tesouraria estratégica, contribuindo com a escalada e construção da fintech em todas as frentes financeiras, em colaboração com a diretoria executiva da empresa.

Com uma trajetória consolidada de mais de 16 anos, marcada por atuação estratégica nos setores bancário e de fintech, Trench teve passagem como Diretor de Tesouraria e Mercados de Capitais no PagBank. Também ocupou cargos de liderança na Neon Pagamentos e Stone Pagamentos, como Head de Tesouraria e DCM e Sênior Manager, respectivamente. Previamente, sua carreira foi solidificada por quase uma década de experiência no setor de investment banking, com passagens pelo BNP Paribas, Morgan Stanley e Credit Suisse, onde atuou como FX Product Controller e em operações. O executivo possui um Executive MBA em Finanças pelo Insper, Pós-Graduação em Finanças Corporativas pela FIA e bacharelado em Relações Internacionais pela FMU.

Como novo Diretor Financeiro, a atuação de Trench abrangerá a supervisão e o aprimoramento das áreas de Tesouraria estratégica, Planejamento e Análise Financeira (FP&A), Contabilidade e Controladoria e FinOps (Financial Operations) da Nomad. O executivo tem como meta não apenas otimizar estas funções, mas transformá-las em centros de excelência que suportem a escala exponencial da companhia e reforcem sua liderança no cenário global.

“Minha motivação para integrar a Nomad está associada à solidez e ao histórico de execução comprovada dos fundadores, aliados à atuação da companhia em um segmento de mercado com significativo potencial de crescimento e diferenciação", explica Trench. "A Nomad se destaca como a única fintech brasileira independente neste nicho, o que confere uma agilidade singular na tomada de decisões e na implementação de soluções disruptivas. Adicionalmente, a composição de um time de talentos de alto calibre e uma cultura corporativa fortemente orientada a dados, bem como o foco em autonomia com responsabilidade na atração, desenvolvimento e retenção de profissionais, são pilares que ressoam diretamente com minha visão de liderança e inovação no setor financeiro".

Nomad

Fundada em 2020, a Nomad rapidamente se tornou um dos principais players da categoria de serviços financeiros offshore e hoje conta com mais de R$5 bilhões de ativos sob custódia, além de 3 milhões de clientes em sua plataforma, que oferece serviços bancários, para pagamentos internacionais e investimentos no exterior. Após resultados sólidos e um faturamento anualizado de R$500 milhões, divulgado em março deste ano, a fintech tem direcionado esforços no fortalecimento e seniorização de seu time executivo, que, nos últimos anos, deu boas-vindas a profissionais de primeira linha em diferentes áreas, reforçando a ambição de construir uma das fintechs mais sólidas do mercado.

Nomad
Agência Lema+

ELGIN ADQUIRE A REFRIO, UMA DAS MAIORES FABRICANTES BRASILEIRAS DE EQUIPAMENTOS PARA REFRIGERAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL

Empresa brasileira amplia portfólio e consolida liderança em refrigeração comercial e industrial no Brasil

e/d: Marcos Burin, atual Presidente Refrio; e Rafael Feder, Presidente Elgin

A Elgin anuncia a aquisição da Refrio Coils & Coolers, uma das principais fabricantes brasileiras de evaporadores para aplicações em refrigeração comercial e industrial. Fundada em 1967, a Refrio é reconhecida pela alta qualidade de seus produtos premium e torna-se parte do grupo Elgin.

Com essa movimentação estratégica, o Grupo Elgin amplia seu portfólio de soluções em refrigeração industrial e passa a atuar em novos mercados, consolidando sua empresa em um dos setores mais importantes da indústria nacional. A planta da Refrio, localizada em Hortolândia (SP), bem como seus colaboradores, serão mantidas, preservando o conhecimento técnico e a excelência produtiva que sempre foram marcas registradas da empresa.

O Grupo Elgin manterá os pilares fundamentais da Refrio, como seu engajamento à preservação do meio ambiente, à qualidade de vida das pessoas e ao bom relacionamento com os clientes. Valores como a busca contínua pela excelência na fabricação de produtos, o desenvolvimento de colaboradores e a melhoria constante da eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade continuarão a ser prioridade na nova fase da Elgin|Refrio, nome a ser adotado pela nova empresa.

“A sinergia entre os valores da Refrio e da Elgin é o que torna essa união tão promissora. Com essa aquisição, damos um passo estratégico para ampliar nossa presença em mercados-chave, acelerar a inovação tecnológica de nossos produtos e, sobretudo, oferecer um portfólio ainda mais completo e competitivo aos nossos clientes”, afirma Rafael Feder, Presidente da Elgin.

Marcos Burin, atual presidente da Refrio, permanecerá na empresa para apoiar a continuidade das operações e o fortalecimento da marca nesta nova etapa. “Ver a Refrio dar esse passo ao lado de uma empresa sólida como o Grupo Elgin é motivo de orgulho. Continuarei contribuindo para que essa transição respeite tudo o que construímos até aqui e siga mirando novos patamares de excelência e inovação”, destaca Marcos.

“Nossa expectativa com essa operação é ampliar a nossa participação de mercado, fortalecendo ainda mais nossa liderança no setor de refrigeração comercial e industrial. Seguimos atentos a novas oportunidades de crescimento, sempre com foco em parcerias estratégicas que compartilhem nossos valores e propósito”, afirma Anderson Bruno, Vice-Presidente Comercial da Elgin.

ElginHá mais de 70 anos no mercado, a Elgin é uma empresa orgulhosamente brasileira, com um extenso portfólio de produtos. Iniciando a sua trajetória no segmento de máquinas de costura, a marca diversificou sua atuação no mercado nacional ao longo dos anos, e, hoje, conta com um vasto catálogo para uso comercial e residencial nos segmentos de Eletroportáteis, Climatização, Automação Comercial, Energia Solar, Calculadoras, Iluminação, Pilhas e Carregadores, Disjuntores, Refrigeração. Líder em Refrigeração Comercial, assim como em Automação Comercial, a empresa é reconhecida pela qualidade, credibilidade e inovações constantes, atuando com o objetivo de oferecer os melhores produtos aos consumidores, sempre com tecnologia brasileira. Como resultado, Elgin é referência em Ar-Condicionado pela variedade de produtos para diferentes demandas, passando por modelos Hi-Wall, Piso Teto, Cassete e Multi, com tecnologia de ponta, como os aparelhos Inverter. Além disso, a empresa possui uma linha extensa de Eletroportáteis, com grande variedade de produtos nas categorias de Cuidados com a Casa, Cuidados Pessoais e Cozinha

Elgin
WEDOPR

O JORNALISTA CONTINUA SENDO O PRINCIPAL INFLUENCIADOR PARA A TOMADA DE DECISÕES. Por Giba dos Santos & Jorge Görgen*

O cenário de comunicação em eventos e coletivas se transformou, como já comentamos em artigo anterior. E também se tornou mais competitivo — com a multiplicação de vozes, formatos e plataformas que ampliam o alcance das mensagens e diversificam os canais de informação. Mas é preciso afirmar com clareza: ninguém pode ocupar o espaço de credibilidade, análise crítica e escuta especializada que é próprio dos jornalistas especializados.

A imprensa técnica e segmentada — como a do setor automotivo — é feita por profissionais com bagagem, vivência de décadas, leitura histórica e capacidade de contextualizar cada lançamento, dado de mercado ou posicionamento institucional. Eles traduzem a complexidade para o público certo, com responsabilidade. Não estão a serviço da propaganda, mas do conteúdo.

Vivemos um momento em que diversas formas de mídia convivem e se complementam nas estratégias das empresas — incluindo criadores, influenciadores e tecnologias emergentes. Cada um tem seu papel. Mas o espaço do jornalista especializado continua sendo essencial para garantir profundidade, isenção e relevância na construção da narrativa setorial.

Tivemos recentemente um encontro online com um grupo importante de jornalistas especializados do setor automotivo. E ouvimos um ponto crucial: as mídias técnicas precisam continuar sendo contempladas nas estratégias de comunicação e marketing, para que possam seguir cumprindo seu papel com abrangência, profundidade e qualidade. 

Enfim, em um ambiente de transformação, valorizar o jornalismo especializado é uma escolha estratégica. Porque sem ele, o setor perde memória, visão crítica e capacidade de interpretar suas próprias transformações.

Giba dos Santos                   Jorge Görgen
* Jornalistas e Profissionais de Comunicação com experiência no relacionamento com a Imprensa.

segunda-feira, 30 de junho de 2025

IGOR DE CASTRO ASSUME A DIREÇÃO DE MARKETING DA HEINEKEN® NO BRASIL

Profissional retorna à marca onde iniciou sua trajetória no Grupo HEINEKEN, assumindo agora a liderança da área de comunicação e branding da marca no Brasil

Igor de Castro

Igor de Castro, executivo de comunicação e marketing com mais de três anos de trajetória no Grupo HEINEKEN, acaba de assumir a posição de Diretor de Comunicação e Branding da marca Heineken® no Brasil. O profissional agora ocupará a cadeira que anteriormente era de Beatrice Jordão e que recentemente assumiu uma posição no time global da companhia.

Igor assume o novo desafio após liderar o portfólio de outras cervejas premium da companhia, incluindo marcas como Eisenbahn e SOL. Agora, retorna à marca Heineken®, onde seguirá atuando sob a liderança de Eduardo Picarelli, Diretor Sênior da Business Unit de Heineken®.

Sua atuação no Grupo inclui passagens marcantes nos últimos anos. Em 2022 e 2023, liderou o crescimento da Heineken 0.0 no Brasil como gerente sênior de marketing. Em 2024, durante seu período na Califórnia, assumiu a direção de marketing da marca Lagunitas, conduzindo campanhas e ações estratégicas voltadas ao fortalecimento da marca.

“Assumir a liderança de Comunicação e Branding de uma marca tão icônica como a Heineken Brasil, e que me acolheu desde o início, é, sem dúvida, um dos momentos mais especiais da minha trajetória. Estou muito empolgado com esse novo desafio e com a oportunidade de fortalecer ainda mais a conexão da marca com os brasileiros, de forma relevante, criativa e culturalmente potente. Esse momento é fruto de muita dedicação, esforço e, principalmente, de um time que acredita no potencial do branding para transformar realidades e gerar diálogos significativos com os consumidores”, celebra Igor.

Formado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com MBA em Consumer Sciences pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), acumula 17 anos de experiência em marketing e uma trajetória consolidada na gestão de marcas globais de destaque. Atuou em multinacionais como Nestlé, Campari Group, Pernod Ricard e Electrolux. No Grupo HEINEKEN, já liderou a gestão de marcas como Heineken 0.0, Lagunitas, Eisenbahn, entre outras do portfólio premium da companhia.

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA. Em 2017, fortaleceu sua presença no país com a aquisição da Brasil Kirin, consolidando-se como o segundo maior player do mercado brasileiro de cervejas. Hoje, a companhia emprega mais de 13 mil pessoas e opera 13 unidades produtivas – sendo 12 cervejarias e duas microcervejarias – além de construir sua 14ª cervejaria em Passos (MG). Com sede em São Paulo, o portfólio da companhia inclui marcas como Heineken®, Amstel, Amstel Ultra, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Devassa, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes. No segmento de não alcoólicos, estão presentes Heineken® 0.0, Sol Zero, CLASH’D, FYS, Itubaína, Viva Schin, Skinka e Água Schin.O Grupo HEINEKEN no Brasil é subsidiário da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa. Mais informações no site e nos perfis da companhia no LinkedIn e Instagram

Grupo HEINEKEN
Agência Lema

PHINIA INICIA ATUAÇÃO ESTRATÉGICA NO SETOR AEROESPACIAL COM TECNOLOGIAS DE ALTA PRECISÃO

Impulsionada por novos contratos e presença global, PHINIA se posiciona como parceira ágil e de alto valor para o setor

Empresa demonstrou suas capacidades avançadas na fabricação de componentes complexos, adequados para sistemas avançados de propulsão de aeronaves

A PHINIA Inc. (NYSE: PHIN), referência global em sistemas de combustível premium, sistemas elétricos e soluções para o mercado de reposição automotivo, deu um passo decisivo em sua estratégia de diversificação ao ingressar oficialmente no segmento aeroespacial. A entrada no setor foi oficializada durante o Paris Air Show 2025, realizado em Le Bourget, na capital francesa. O anúncio marca um passo significativo na expansão dos negócios da companhia. Durante o evento, a empresa demonstrou suas capacidades avançadas na fabricação de componentes complexos, adequados para sistemas avançados de propulsão de aeronaves.

Conhecida por sua profunda herança em sistemas de combustível e tecnologias de combustão para aplicações automotivas e de alto desempenho, por meio das marcas: Delphi®, Delco Remy® e Hartridge®, a PHINIA traz sua experiência para atender às necessidades complexas e em rápida evolução da indústria aeronáutica. A participação da empresa na maior exposição aérea e espacial do mundo ressalta seu compromisso de se tornar um parceiro de longo prazo e alto valor na cadeia de suprimentos aeroespacial global.

"Com uma base sólida em fabricação submicrométrica (com tolerâncias abaixo de um micrômetro), gerenciamento de fluidos de precisão, integração de sistemas e combustão de combustível alternativo, estamos posicionados para oferecer suporte aos sistemas de propulsão aeroespacial atuais e de próxima geração", disse Brady Ericson, presidente e CEO da PHINIA. "Nossa estreia no Paris Air Show é uma evolução natural de nossas capacidades e um sinal claro de que estamos prontos para contribuir significativamente para o futuro do voo."

Já com a confiança dos principais fabricantes do setor, a PHINIA está atualmente entregando dois programas de produção lançados em 2025 e 2026, bem como um projeto de desenvolvimento avançado para futuras aplicações aeroespaciais. Com presença industrial global, estruturas dedicadas ao novo segmento e agilidade no desenvolvimento de produtos, a PHINIA reforça sua capacidade de atender mercados altamente regulados e tecnologicamente exigentes. A empresa busca ativamente oportunidades adicionais na aviação militar e civil.

A PHINIA é uma fornecedora independente e líder de mercado em soluções e componentes premium, com mais de 100 anos de expertise em manufatura, relacionamento com a indústria e um portfólio robusto de marcas, incluindo DELPHI®, DELCO REMY® e HARTRIDGE™. Com mais de 12.500 colaboradores distribuídos em 43 unidades, localizadas em 20 países, a PHINIA tem sua sede em Auburn Hills, Michigan, EUA. Atuando nos segmentos de veículos comerciais e aplicações industriais (caminhões médios e pesados, ônibus e outros veículos fora de estrada — como os de construção civil, marítimos, agrícolas, aeroespaciais e de defesa), veículos comerciais leves (vans e caminhonetes) e veículos de passeio (carros de passeio, minivans, crossovers e SUVs), desenvolvemos sistemas de combustível, sistemas elétricos e soluções para o mercado de reposição, projetados para manter os motores a combustão operando com o máximo desempenho. Ao mesmo tempo, investimos em tecnologias avançadas para explorar o potencial dos combustíveis alternativos. Ao fornecer o que o mercado precisa hoje para ser mais eficiente e sustentável — e ao mesmo tempo desenvolver produtos e soluções inovadoras que contribuam para uma mobilidade com menor emissão de carbono —, somos o parceiro ideal para uma ampla variedade de clientes, impulsionando juntos a jornada rumo a um futuro mais limpo. © 2025 PHINIA Inc. Todos os direitos reservados. DELCO REMY é uma marca registrada da General Motors LLC, licenciada para a PHINIA Technologies Inc

PHINIA
Grupo Printer Comunicação

RODRIGO RIBEIRO É O NOVO CMO DA BENNER

Nova contratação integra o plano da Benner de consolidar sua reputação como parceira de negócios e referência em soluções de gestão inteligente

Rodrigo Ribeiro

A Benner, uma das principais fornecedoras de soluções em software e serviços para gestão empresarial no Brasil, anuncia a chegada de Rodrigo Ribeiro como Chief Marketing Officer (CMO). O executivo assume a missão de liderar a área de marketing da companhia, com foco em reposicionamento de marca, aceleração de crescimento e construção de uma presença institucional ainda mais forte, moderna e consistente em todos os canais.

Com passagens relevantes por empresas como Sankhya, Captalys e Tribanco, Ribeiro traz um olhar estratégico sobre como integrar branding, performance e diferenciação para gerar resultados reais. Nesta nova fase na Benner, o CMO será responsável por fortalecer o protagonismo da empresa em seus segmentos de atuação, além de ampliar a percepção da marca no ecossistema de negócios.

“A Benner possui um portfólio robusto, atende grandes players de setores estratégicos e vive um momento de expansão. O desafio agora é comunicar isso de forma integrada e com impacto, construindo uma marca que una excelência técnica, proximidade com o cliente e ambição de liderança”, afirma o novo CMO.

Marketing como acelerador de crescimento

Entre as prioridades da nova liderança estão o reposicionamento institucional, geração de demanda e inteligência de mercado. A estratégia também contempla estruturar o time de marketing com cultura de dados e performance, além de ampliar a participação de mercado foco para a conquista do primeiro bilhão em faturamento da Benner.

“Nosso papel será consolidar a Benner como parceira de negócios, e não apenas fornecedora de tecnologia. Isso exige um marketing que inspire, que mova, que crie conexão emocional e valor tangível para cada segmento que atendemos”, complementa Ribeiro.

Trajetória e formação internacional

Ribeiro é especialista em Marketing e Comunicação pela USP, possui MBA em Marketing Digital pela FGV e participou de programas internacionais como o Young Executive Program (Costa Rica/INCAE) – em parceria com universidades como YALE, Kellogg e UCLA – e da Executive Mission Silicon Valley, realizado na Califórnia.

Antes da Benner, foi Diretor de Marketing na Sankhya, VP de Growth na Captalys e Head de Marketing no Tribanco, o banco do Grupo Martins, acumulando experiências em posicionamento, expansão e transformação de áreas de marketing em ambientes altamente competitivos.

A Benner é uma empresa brasileira de tecnologia especializada em soluções de software e serviços para gestão empresarial, com foco nos segmentos de Saúde, RH, Jurídico, Logística, Hotelaria, ERP e Outsourcing. Com atuação nacional, a companhia atende mais de 5 mil clientes e se posiciona como uma das líderes do setor

Benner
EPR Comunicação

FESTIVAIS DE INVERNO SE ESPALHAM E AQUECEM O ESTADO DE SÃO PAULO

Pratos como fondue, sopas, caldos, massas e receitas com queijos e chocolates são escolhas populares para enfrentar o frio

Eventos atraem público de todos os gostos, passando pela valorização da cultura local.

* Linoel Dias

Está aberta a temporada dos famosos - e esperados - Festivais de Inverno pelo Estado de São Paulo. Os eventos atraem público de todos os gostos, passando pela valorização da cultura local, inclui exposições de arte, feiras de artesanato e até com shows musicais. Durante o período, municípios paulistas apresentam sua diversificada gastronomia para os turistas e visitantes. O Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), apurou estas festas, algumas com expectativa de público de mais de 1,5 milhão de pessoas. Leia a seguir.

Na Estância Turística de Amparo, por exemplo, são esperadas cerca de 500 mil pessoas entre visitantes e turistas ao longo de 18 dias consecutivos de seu Festival de Inverno, que começa dia 9 e segue até 27 de julho. Segundo a prefeitura, organizadora do evento, a ocupação de leitos já alcança 75%, mas a expectativa é de lotação. Este ano reunirá mais de 150 atrações gratuitas na Praça Pádua Salles.

Em outra Estância Turística, a de Bragança Paulista, são esperadas 20 mil pessoas, e a expectativa de ocupação hoteleira é de 100%. Neste ano, contará com a participação de bares, restaurantes e espaços culturais de 4 de julho a 2 de agosto.

A partir de 21 de julho, outro tradicional evento acontece em Paranapiacaba, distrito de Santo André. O Festival de Inverno se estende até 29 de julho e contará com programação diversificada, shows, comida típica e atividades culturais. O evento é uma oportunidade para conhecer a charmosa Vila Inglesa no alto da Serra do Mar, que no ano passado recebeu 225 mil visitantes.

A cidade mais alta do Brasil, a Estância Turística de Campos de Jordão, promove a 55ª edição do Festival de Inverno, de 5 de julho a 3 de agosto. O tradicional evento vai reunir 76 apresentações gratuitas, entre música e dança, e público de 1,5 milhão. O clima serrano, a neblina, o ar puro e o verde da Mata Atlântica são ingredientes que emolduram jardins, casas e construções de encher os olhos deste destino.

Se tem inverno, não pode faltar o tradicional Festival de Inverno em Guararema. A 8ª edição do evento está confirmada, de 28 de junho a 28 de julho, com diversas opções gastronômicas e muita música boa no estacionamento do Recanto do Américo (Pau D’Alho), com atividades de sexta-feira a domingo.

Desde 13 de junho - até 27 de julho -, a charmosa Estância Turística de Serra Negra, se transforma em um grande palco de arte, música e cultura com o Festival de Inverno Serra Negra In Concert 2025. A programação é gratuita para todas as idades, inclui shows musicais e vários espetáculos.

Em Cunha, o Festival de Inverno conhecido como Acordes na Serra e está confirmado entre 4 e 27 de julho com programação completa na Praça da Matriz, incluindo shows todos os dias, palestras, workshops e uma feira de expositores.

O Município de Interesse Turístico de Apiaí se prepara para receber nos dias 19, 20 e 21 de julho, o seu tradicional Festival de Inverno que neste ano traz artistas de jazz e blues. Este evento ainda contará com shows, apresentações artísticas, gastronomia, artesanato e atividades de ecoturismo.

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com

RUDNEI ROCHA É O NOVO CIO DA SIS INNOV & TECH

Executivo assume cargo em momento estratégico da companhia, focada em serviços de transformação digital para atuar em novas indústrias e no mercado financeiro

Rudnei Rocha

A SIS Innov & Tech, empresa de inteligência tecnológica em inovação e transformação digital, anuncia Rudnei Rocha como novo CIO. A movimentação acontece no momento em que a companhia celebra 22 anos e avança em sua estratégia de crescimento, com foco em ampliar sua atuação em indústrias e nos mercados financeiro e de saúde.

Desde o último ano, Rudnei Rocha trabalhava como diretor de Operações na SIS. Com mais de 30 anos de experiência, o executivo, que já dirigiu a Prime IT, é atuante em inovação aberta e especialista na implementação de novos negócios e no desenvolvimento dos times para criação de soluções e sustentação das operações de negócio dos clientes. É formado em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Mackenzie, com MBA em Marketing de Serviços pela ESPM e MBA em Negócios Internacionais pela Universidade Nebrija, em Madrid (Espanha).

A promoção de Rudnei para CIO acompanha outra mudança importante na liderança da empresa: Thiago Cappi, que já atuava como CTO e CFO, assumiu recentemente o cargo de CEO após a transição definitiva dos fundadores Manoel, ex-CEO, e Zenaide Cappi, para o papel de conselheiros. Assim, a cadeira de CTO é extinta e dá lugar para a de CIO com a ampliação do escopo de atuação.

Rocha passa a liderar, então, não apenas a área de tecnologia, mas também iniciativas ligadas à integração entre operações, inovação e transformação digital. Ao lado de Cappi, segue a missão de fortalecer o portfólio de soluções e impulsionar a presença da SIS Innov & Tech em indústrias e setores diversificados.

“Também temos o objetivo de intensificar parcerias estratégicas para impulsionar negócios com a integração de tecnologia, pessoas e processos com serviços alinhados às principais soluções do mercado, como ERP, low code, modernização de aplicações, cibersegurança,  RPA e IA”, comenta Rocha.

A SIS Innov & Tech é uma consultoria estratégica de Inovação e Transformação Digital que impulsiona negócios, integrando tecnologia, pessoas e processos para melhorar os resultados dos clientes. Desde 2003, combina experiência com tecnologia e humanização, criando e implementando os melhores serviços de tecnologia do mercado para empresas de diferentes segmentos, independentemente de seus portes. Para mais informações, clique aqui

SIS Innov & Tech
Nova PR

domingo, 29 de junho de 2025

GUILHERME BAPTISTA É O NOVO CEO DA BRANCO

Guilherme Baptista

A Branco, referência nacional no desenvolvimento de soluções para o agronegócio, a construção civil e o setor de casa e jardim, anunciou na última semana que Guilherme Baptista será o seu novo CEO no Brasil. Há 8 anos ocupando o cargo de CFO, o executivo assume com a missão de manter o forte avanço da empresa, que quintuplicou o seu faturamento no país entre 2018 e 2024.

“Posso dizer que tive participação direta no crescimento da nossa empresa no Brasil, pois ocupei a função de CFO nos últimos 8 anos”, comenta Baptista. “A partir de agora, porém, assumo o meu maior desafio profissional, com a missão de manter o que já vem dando certo e colaborar para que a Branco continue essa escalada por todo o território nacional”, acrescenta.

O executivo ressalta que sempre trabalhou em parceria com o antigo CEO, Juliano Silva, e que o departamento financeiro teve papel crucial nas decisões tomadas ao longo dos últimos anos, já que a Branco passou a operar sem alavancagem financeira desde que foi adquirida pela Briggs & Stratton.

“A Branco sempre foi muito conhecida por conta de produtos como motores, motobombas, motocultivadores e geradores. Porém, decidimos levar a força da nossa marca aos segmentos da construção civil e de jardinagem, com a fabricação de tratores cortadores de grama, ferramentas leves, lavadoras de pressão, inversores de solda, vibradores de concreto, entre outros. Por essas e outra razões, o nosso objetivo é manter o crescimento médio em 20% ao ano, já que os mercados onde passamos a atuar movimentam, juntos, mais de 1 bilhão de dólares no país anualmente”.

Com passagens por empresas como Deloitte e Toshiba, Guilherme Baptista tem bacharelado e mestrado em Administração e Gestão Empresarial pela Faculdade de Administração e Economia (FAE); bacharelado em Contabilidade pela Sociedade Paranaense de Ensino e Informática (SPEI); e MBA em Administração e Gestão Empresarial pela Nyenrode Business Universiteit, na Holanda. Além disso, recebeu o Prêmio “Equilibrista” em 2022, na categoria “Destaque em Finanças”, por liderar a implementação do processo de turnaround na Branco.

BrancoFundada em 1936, a Branco se consolidou como uma referência nacional no desenvolvimento de soluções inovadoras para o agronegócio, construção civil e jardinagem. Com o propósito de oferecer as melhores soluções aos seus parceiros de negócio, a empresa tem como foco a excelência e a inovação em cada produto. Seu portfólio diversificado inclui motores, inversores de solda, geradores, motobombas, motocultivadores, lavadoras, perfuradores de solo e outras soluções de alto desempenho. Os equipamentos são desenvolvidos com a mais alta tecnologia, visando não apenas eficiência e segurança, mas também economia para os clientes. A Branco também é reconhecida pela qualidade da sua assistência técnica e pós-venda, garantindo um suporte contínuo e a satisfação dos seus parceiros

Branco
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KLECIOS SOUZA É O NOVO DIRETOR EXECUTIVO DA UNIDADE DE NEGÓCIOS BRASIL DO GRUPO TIGRE

Executivo chega com mais de duas décadas de experiência nos setores de infraestrutura e construção

O Grupo Tigre, multinacional brasileira líder em soluções para construção civil e cuidado com a água, anuncia Klecios Souza como novo Diretor Executivo da Unidade de Negócios Brasil. O executivo assume a nova posição a partir de 9 de junho de 2025 e se reportará diretamente ao presidente da companhia, Luis Felipe Dau.

Com sólida carreira de 21 anos na Schneider Electric, Klecios possui ampla experiência em vendas, marketing, transformação digital e inovação. Ao longo de sua trajetória, liderou importantes projetos estratégicos, como a aquisição da Steck Elétrica, reforçando sua atuação no mercado de infraestrutura e construção, com profundo conhecimento em canais de distribuição.

Formado em Administração de Empresas pelo SENAC-SP e em Engenharia Elétrica pela PUC-SP, Klecios possui, ainda, pós-graduação em Finanças pela Business School-SP, além de especializações em Liderança e Negócios pela IESE Business School.

“Assumir a liderança da Unidade de Negócios Brasil da Tigre é, ao mesmo tempo, uma grande honra e uma responsabilidade significativa. Estou entusiasmado com a oportunidade de contribuir com uma marca tão sólida e admirada, reconhecida por sua excelência, inovação e impacto positivo na sociedade. Nosso foco será impulsionar o crescimento sustentável da companhia no Brasil, tendo como norte a execução com excelência e a proximidade com nossos clientes e parceiros”, afirma Klecios Souza, novo Diretor Executivo da Unidade de Negócios Brasil do Grupo Tigre.

Grupo TigreA Tigre é uma multinacional brasileira com 83 anos de história, líder em soluções para construção civil e cuidado com a água, com presença em cerca de 30 países. O portfólio de produtos abrange itens para instalação hidráulica, elétrica, drenagem, acessórios e ferramentas para pintura, além de soluções para tratamento de água e efluentes atendendo os mercados predial, saneamento, irrigação e industrial. O Grupo conta com aproximadamente cinco mil profissionais, 11 unidades de negócios no Brasil e 9 no exterior, localizadas na Argentina, Bolívia, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Uruguai. Além da Tigre Materiais e Soluções, fazem parte do grupo as marcas Azzo Torneiras ABS, Tigre Ferramentas para Pintura, ADS Tigre e TAE – Tigre Água e Efluentes  

Grupo Tigre
Edelman Brasil

SANTOS BRASIL BATE RECORDE HISTÓRICO DE CONTÊINERES MOVIMENTADOS NA OPERAÇÃO DE UM ÚNICO NAVIO NO TECON SANTOS

Foram realizados cerca de 8 mil movimentos na operação de embarque e desembarque de navio do serviço SEAS3, que acumula outros quatro recordes desde seu início, em maio deste ano

A Santos Brasil acaba de registrar a maior operação portuária já realizada na escala de um único navio no seu terminal de contêineres em Santos (SP), o Tecon Santos, localizado na margem esquerda do porto. O recorde aconteceu na operação de embarque e desembarque do navio Maersk Santana, que chegou da Ásia no dia 22 e faz parte do serviço SEAS3, operado pela CMA CGM e Maersk. Foram realizados 7.996 movimentos, entre carga, descarga e remoção (retirada e realocação dentro do navio) de contêineres.

"É uma operação histórica, que corresponde a quase 14 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentados em uma única escala. Ainda que não tenhamos dados consolidados de todos os terminais brasileiros, tudo indica que esta também pode ter sido a maior operação em escala única já registrada no País", afirma Bruno Stupello, diretor de Operações de Terminais Portuários da Santos Brasil.

O elevado volume de carga exigiu um fluxo intenso na operação, que demandou preparação logística estratégica para garantir a fluidez da movimentação. A marca superou o recorde anterior registrado há poucos dias, em 7 de junho, com 6.133 contêineres, também parte do serviço SEAS3. Desde sua estreia, em maio deste ano, o SEAS3 já figura entre os mais representativos em volume no terminal, com outros três recordes acumulados.

O navio Santana partiu novamente para o continente asiático após a operação em Santos, em uma rota direta, já que o terminal é o único ponto de parada do serviço SEAS3 no Brasil, reforçando a relevância estratégica do Tecon Santos para o comércio exterior brasileiro.

O Tecon Santos é o maior terminal de contêineres da América do Sul e um dos maiores e mais eficientes da América Latina. No primeiro trimestre do ano, movimentou 341.690 contêineres, um aumento de 15,3% em relação ao mesmo período do ano passado, com crescimento no fluxo de longo curso (+14,9%), resultado de maiores importações e exportações. O volume de cabotagem também apresentou crescimento de 17,3% comparativamente a 2024.

Santos Brasil

A Santos Brasil é referência em operações portuárias e logísticas. Foi criada há 27 anos para operar o Tecon Santos (SP), um dos maiores terminais de contêineres da América Latina e o mais eficiente do País. Neste período, já investiu mais de R$ 9 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro.

Atua nacionalmente por meio de oito terminais estrategicamente localizados - sendo três de contêineres (Tecon Santos em SP, Tecon Imbituba em SC e Tecon Vila do Conde no PA), um de veículos em Santos, um de carga geral em Imbituba e três de granéis líquidos em Itaqui (MA). Através da Santos Brasil Logística, que opera de maneira integrada aos terminais, oferece soluções completas do porto ao e-commerce aos seus mais de 9.400 clientes.

A Santos Brasil faz parte do Grupo CMA CGM, líder global de navegação e soluções logísticas. É listada no Novo Mercado da B3, o mais elevado padrão de governança corporativa, e signatária do Pacto Global, da ONU, que mobiliza empresas para o avanço relacionado à sustentabilidade. Integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 e do índice S&P/B3 ESG. É certificada pelo GPTW, como uma das melhores empresas para se trabalhar, pelo sétimo ano consecutivo.

Santos Brasil
Rep Consulting

BAE SYSTEMS FECHA CONTRATO DE US$ 1,2 BILHÃO COM A FORÇA ESPACIAL DOS EUA PARA FORNECIMENTO DE SATÉLITES DE RASTREAMENTO DE MÍSSEIS

Programa da Força Espacial dos EUA amplia as atuais capacidades de defesa via satélite

A BAE Systems foi contratada pelo U.S. Space Systems Command em um acordo no valor de US$ 1,2 bilhão para fornecer à Força Espacial dos Estados Unidos (U.S. Space Force) capacidades avançadas de rastreamento de mísseis via satélite.

A empresa atuará como contratada principal do programa Resilient Missile Warning & Tracking (RMWT) – Medium Earth Orbit (MEO) Epoch 2, sendo responsável pelo desenvolvimento e construção de 10 satélites ao longo do contrato. O acordo prevê a entrega dos veículos espaciais em um prazo de quatro anos, além de cinco anos adicionais de operações e suporte.

O programa tem como objetivo fornecer uma capacidade resiliente de alerta e rastreamento de mísseis, baseada no espaço, para monitoramento tanto de mísseis balísticos quanto de ameaças avançadas, como veículos hipersônicos planadores (hypersonic glide vehicles).

Além dos satélites, a BAE Systems também será responsável pelo desenvolvimento do sistema terrestre que irá gerenciar a constelação espacial, oferecendo soluções de gestão de missão, comando e controle (C2) e operações, com foco em ampliar a eficiência operacional.

“Esse projeto reforça nossa capacidade de oferecer programas de defesa espacial integrados, de baixo custo, que unem o desenvolvimento de cargas úteis e plataformas, além de gestão de suporte terrestre, operações e manutenção”, afirma Thai Sheridan, vice-presidente e gerente-geral de Espaço Militar da divisão Space & Mission Systems da BAE Systems. “Nosso sistema permite uma coordenação próxima, baseada em uma abordagem de ‘time único’, reunindo competências essenciais para o sucesso nas missões de alerta e rastreamento de mísseis.”

Cada satélite contará com sensores eletro-ópticos e infravermelhos de alta performance, além de uma carga útil de comunicações, tudo aprimorado por processamento avançado de dados a bordo e crosslinks para troca de informações entre satélites.

A operação das cargas úteis será suportada pela plataforma Trek, uma variante da linha de satélites Elevation da BAE Systems. A Trek oferece maior flexibilidade na integração de cargas, um sistema aprimorado de determinação e controle de atitude, além de comunicações seguras.

O programa visa aprimorar as capacidades operacionais das forças militares, ao viabilizar a entrega contínua de dados de missão, de forma integrada e em tempo real, com os sistemas de defesa antimísseis em operação.

Este contrato amplia a atuação da BAE Systems no suporte a constelações de satélites do Departamento de Defesa e da Força Espacial dos EUA, fortalecendo a segurança nacional e a resiliência das operações governamentais.

No início deste ano, o Space Systems Command já havia selecionado a empresa para fornecer um novo sistema de comando e controle de satélites, como parte do programa Future Operationally Resilient Ground Evolution (FORGE) da Força Espacial.

BAE SystemsFornecemos algumas das mais avançadas e tecnológicas soluções de defesa, aeroespaciais e de segurança do mundo e empregamos uma força de trabalho qualificada de cerca de 100.000 pessoas em mais de 40 países. Trabalhando com clientes e parceiros locais, desenvolvemos tecnologia que ajuda a salvar vidas, proteger fronteiras e pessoas, fortalecer nações e manter seguras informações e infraestruturas críticas

BAE Systems no Brasil
AND, ALL – Agência de comunicação

DHL EXPRESS E SEBRAE LANÇAM PARCERIA PARA IMPULSIONAR O COMÉRCIO INTERNACIONAL DE MICRO PEQUENAS EMPRESAS BRASILEIRAS COM RECURSOS GRATUITOS

Iniciativa visa impulsionar o crescimento das empresas brasileiras para ampliar seus negócios internacionalmente através de programas de capacitação e consultoria gratuita

As micro e pequenas empresas (MPEs) representam 96% das empresas registradas no país, mas muitas ainda encontram desafios para expandir os negócios para o exterior. Diante desse cenário, a DHL Express, líder global em envios expressos, anuncia uma parceria inédita com o Sebrae para oferecer um programa para capacitar as empresas que desejam impulsionar o negócio de empreendedores que querem crescer globalmente.

Atualmente, os pequenos negócios representam cerca de 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e somam mais de 12 milhões de empresas no país. Apesar dessa força, as exportações das MPEs representam apenas 1% do volume total do Brasil. Um dos principais obstáculos está na desinformação sobre os processos de exportação e nos custos envolvidos.

Para ajudar no crescimento dos empreendedores a ampliar a fonte de receita para mais de 220 países e territórios, a parceria visa preparar de ponta a ponta nesse processo. O Sebrae ajudará a empresa a se organizar antes de quaisquer vendas internacionais, como por exemplo, a procura por fornecedores internacionais, precificação, adaptação de embalagens e a emissão de documentos fiscais através de cursos, e-books e artigos. A DHL Express disponibilizará uma plataforma gratuita de vídeos interativos explicando em detalhes como fazer a exportação e importação e consultoria gratuita para qualquer etapa do processo de envio.

A ação se soma ainda a outras iniciativas da empresa de logística, como um atendimento consultivo personalizado e descontos progressivos nos fretes a partir de 65%, facilitando o acesso de micro e pequenas empresas a tarifas mais competitivas, além do auxílio na documentação e acompanhamento nos primeiros embarques, garantindo mais segurança e eficiência nos processos.

"Nós já possuímos serviços específicos para MPEs e sabemos do potencial desses negócios. Ainda assim, muitas micro e pequenas empresas deixam de exportar porque acham que o processo é complicado. Nossa intenção com a parceria é mostrar que crescer globalmente é mais acessível do que parece e criar ainda mais possibilidades para gerar novas histórias de sucesso”, explica a VP de Comercial da DHL Express, Patricia Starling.

Segundo o relatório da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), a indústria de transformação é a que mais exporta entre as microempresas e MEIs. Em 2024, o setor representou cerca de 81% das empresas exportadoras, acima de agropecuária, indústria extrativa e de outros produtos. “Essa indústria também é uma parte essencial e estratégica dos negócios para nós e para a DHL Express, o que reforça mais ainda que estamos no caminho certo ao somar para atender não só este, mas todos os segmentos”, complementa Patricia.

“O empreendedor muitas vezes nem cogita exportar, nem pensa que o mercado externo pode ser para ele também. Quando percebe este potencial, na maioria das vezes, se sente perdido sobre como fazer para chegar lá. É aí que o Sebrae e seus parceiros entram, apoiando o empreendedor ao longo de toda a sua jornada para acessar o mercado externo, com conteúdo, cursos, consultorias e ações de aproximação comercial”, afirma a coordenadora de Negócios Internacionais do Sebrae, Roberta Aviz.

Para conhecer a plataforma, basta acessar este link. Entre os temas dos conteúdos disponíveis estão: como se planejar para exportação, marketing e negociação internacional, formação de preço para comércio internacional, rotinas e procedimentos de comércio internacional.

Soluções para facilitar a importação

Um dos grandes diferenciais da DHL Express é a possibilidade de importar sem a necessidade de um despachante próprio, tornando o processo mais ágil e acessível para pequenos negócios.

A DHL Express é pioneira em uma solução completa porta a porta, no qual tem em seu recinto armazém alfandegado em Viracopos e faz a liberação alfandegária, permitindo mais economia aos clientes devido a agilidade da empresa.

A empresa também disponibiliza a plataforma MyDHL+, que centraliza todas as operações logísticas em um único ambiente digital, permitindo que os empreendedores agendem coletas, rastreiem envios e façam pagamentos com mais praticidade.

A DHL é a empresa de logística mais internacional do mundo. Suas divisões oferecem um portfólio único de serviços de logística que abrangem desde a entrega de encomendas nacionais e internacionais, soluções de operação e transporte de comércio on-line, expresso internacional e transportes aéreos e rodoviários. Com 380 mil colaboradores em mais de 220 países e territórios em todo o mundo, a DHL conecta pessoas e negócios de maneira segura e confiável. Com práticas empresariais sustentáveis e um compromisso com a sociedade e o meio ambiente, o grupo contribui positivamente para o mundo. Até 2050, planeja alcançar uma logística sem emissões

O Sebrae é uma instituição com mais de 50 anos de existência e que tem como missão promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte no Brasil, estimulando o empreendedorismo e possibilitando a geração de emprego e renda. O Sebrae desempenha um papel fundamental no fortalecimento da economia brasileira ao apoiar empresários e fomentar a cultura empreendedora e a presença digital, operando por meio de consultorias, capacitações, cursos e programas que abrangem diversas áreas, como gestão, inovação, acesso a mercados e financiamento

DHL Express
CDI Comunicação
 
Sebrae

sábado, 28 de junho de 2025

CECÍLIA PRETO ALEXANDRE É A NOVA CHIEF MARKETING OFFICER DA C&A

Com mais de 25 anos de experiência, executiva assume para fortalecer a conexão da C&A com suas consumidoras e liderar os próximos passos da evolução da marca

Cecília Preto Alexandre

A C&A Brasil anuncia a chegada de Cecília Preto Alexandre como sua nova Chief Marketing Officer (CMO). A executiva passa a integrar o time de diretoria e se reportará diretamente ao CEO, Paulo Correa, fortalecendo a estrutura de liderança da companhia e somando à trajetória de transformação da marca.

Com uma trajetória consolidada de mais de 25 anos nas áreas de marketing, branding e estratégia de negócios, Cecília é reconhecida como uma das profissionais mais respeitadas do marketing e traz uma combinação rara de visão estratégica, capacidade de execução e sensibilidade para marcas com forte apelo com o público.

A executiva chega com o propósito de intensificar o relacionamento da C&A com suas consumidoras, resgatar e reforçar o brilho autêntico da marca e fortalecer a conexão emocional com as clientes.

Sua atuação será essencial para impulsionar a Estratégia Energia, alicerce da evolução da companhia, e reforçar o posicionamento “A gente se encontra na C&A”, que reafirma o papel da marca como espaço de autoexpressão e de experiências cada vez mais significativas e memoráveis em todos os pontos de contato.

“A C&A vive um dos momentos mais relevantes de sua trajetória. Em um processo de transformação estratégica, a companhia reafirma sua essência e fortalece sua atuação como uma marca cada vez mais conectada com o seu tempo e com a sua cliente. A chegada da Cecília fortalece esse movimento, trazendo uma visão estratégica profundamente alinhada ao que queremos para este ciclo. E quem mais se beneficia disso é a nossa cliente, que encontra uma C&A cada vez mais conectada com seus desejos, mais presente em sua vida e pronta para inspirá-la em cada experiência com a marca”, destaca Paulo Correa, CEO da C&A Brasil.

“A C&A é uma marca com uma força enorme, que acompanha a vida dos brasileiros há décadas e que vive um momento muito especial de evolução. Minha missão é continuar traduzindo nosso posicionamento em experiências, propostas e movimentos que façam sentido para as pessoas e para o negócio”, afirma a CMO.

Trajetória

A CMO acumula mais de duas décadas de experiência em grandes companhias. Antes de chegar à C&A, foi Senior Marketing Director Mainstream & Economy na Heineken Brasil. Também passou pela Kraft Heinz, BRF, AMBEV e na Mondelēz International (LU France), baseada na França.

C&A Brasil
Maquina Cohn Wolfe

sexta-feira, 27 de junho de 2025

BARBA E BIGODE. Por Marli Gonçalves*

Tô ficando quase maluca com a verificação se uma observação que ouvi de um amigo é mesmo verdade: a maioria dos gays está usando barba e bigode, ou só um ou só o outro. Importância? Nenhuma. Mas é a mania de ficar contando coisas nas ruas.

O amigo querido que encontrei em um evento LGBT me conta que tem uma mania interessante, mas ainda não cheguei nisso. Ele faz estatísticas de observação de coisas.  Observa cem casos e faz o cálculo; se me lembro bem, neste da barba e bigode no público gay masculino, apenas 12 % escapavam, segundo ele. Mas a coisa só piora, porque não faço estatística, mas agora reparo que é mais geral: a grande maioria dos homens, todas as opções, idades, carecas ou não, estão nessa. Ou barba. Ou bigode. Ou ambos. A costeleta também está em alta. Tudo bem aparadinho. Como disse, não tem a menor importância, a não ser contar também o número de barbearias em todos os cantos, mas é mesmo uma loucura quando a gente encasqueta com alguma coisa.

Você tem alguma mania dessas? Por exemplo, meu irmão adora formar palavras com essas novas placas “hieróglifos” Mercosul, cheias de letras e números quase irreconhecíveis, principalmente o zero e a letra 0 (é o 0 ou o Ø cortado?).  Sai cada uma! Essa placa nos tirou a possibilidade de uma outra distração, possível só em carros mais, digamos, idosos, e que era a de ver pelas placas de onde vinha o carro, que cidade, qual Estado, e que a gente achava lugares e nomes incríveis – agora tudo é uma massa só, Brasil. É, o trânsito de São Paulo cada vez pior, parado, possibilita essas certas manias para passar o tempo nos engarrafamentos.

Tem as modas. Vamos lá, agora no inverno mais uma vez podemos sair contando pessoas usando aqueles casacos ou jaquetas de nylon “puffer”, aqueles com gomos ou “gominhos”, acolchoados e volumosos, por aqui também apelidados como “bobojacos”, sabe-se lá por causa do quê, de onde veio esse nome feio.

Você pode também contar uma nova onda e que já tem lojas gigantescas no comércio popular: perucas, de todos os tamanhos, cores, formatos e materiais. Cada vez mais as pessoas querem se modificar, e melhor que seja assim, de forma provisória, que muda de acordo com o dia e humor. Muito melhor do que também temos visto nas celebridades e subcelebridades submetendo-se a arriscadas cirurgias de transformação. Quer coisa mais arriscada do que mudar a cor dos olhos com pigmentação que é como se fosse tatuagem? Nos olhos? Alguém, por favor, conta para eles que há muito existem avançadas e seguras lentes de contato coloridas?

Voltando à barba e bigode que tem ocupado meu tempo de distração, a curiosidade sobre o porquê de tantos gays as estarem usando, me levou a questionar a inteligência artificial, o novo oráculo. A resposta: “…pode ser visto como uma forma de afirmação da masculinidade, expressão de individualidade e até mesmo como um código gay discreto, segundo alguns” … Também veio isso: “O bigode, em particular, pode ter associações culturais e históricas, como a masculinidade, a virilidade e até mesmo a transgressão. Em alguns casos, o uso do bigode pode ser uma forma de brincar com essas associações ou de desafiar normas tradicionais de gênero” …

Ok. Entendido. Vou tentar controlar essa observação até achar outra melhor para contar. Vocês podem me ajudar com alguma indicação que repararam estar se espalhando? Ah, já cansei de contar camisas de times de futebol e as amarelas da Seleção, de triste memória, e também os hype coquinhos no cocuruto. A invasão de prédios cinza horrorosos na paisagem da cidade.

Aproveitando, Feliz Réveillon do segundo semestre a todos desse ano de 2025 que voa; creio que isso todos estão observando bem.



*Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano - Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela AmazonMe encontre, me siga, juntos somos mais: Blog Marli GonçalvesFacebook,Instagram,TwitterBlueSky, Threadsmarli@brickmann.com.br.