domingo, 7 de julho de 2024

INSTITUTO RENAULT AMPLIA A GERAÇÃO FUTURO PROFISSIONALIZANTE COM FORMAÇÃO PARA O COMÉRCIO

Em parceria com o Sebrae/PR, o programa capacita profissionais da Borda do Campo (PR) para atuar nos estabelecimentos comerciais da região.

O Instituto Renault ampliou a oferta do Programa Geração Futuro Profissionalizante, com uma formação específica para capacitar profissionais para o comércio. Em parceria com o Sebrae/PR (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná), a capacitação para o comércio traz conteúdos relevantes para o dia a dia de quem irá atender os clientes nos estabelecimentos comerciais de São José dos Pinhais e região. Conteúdos como precificação, finanças e técnicas de atendimento ao cliente fazem parte do programa, que já foi a primeira turma com 29 alunos.

A Geração Futuro Profissionalizante – Comércio é uma resposta do Instituto Renault para gerar impacto social positivo por meio da geração de renda e emprego, atendendo a uma necessidade da comunidade Borda do Campo, bairro onde ficam as fábricas da Renault do Brasil. Em escuta realizada por meio do Mapa Social, mais de 300 empresários da região sinalizaram a falta de mão de obra qualificada para trabalhar nos estabelecimentos comerciais locais como um problema a ser resolvido.

As aulas foram ministradas na sede da AMARB, Associação dos Moradores da Roseira e Borda do Campo, projeto apoiado pelo Instituto Renault. Até o final do ano outras duas turmas serão realizadas.

“Acreditamos no poder de transformação pelo meio da educação. A Geração Futuro Profissionalizante é um programa de sucesso que já atendeu 141 pessoas desde 2022, sendo que 49% dos participantes estão empregados. Ouvimos as necessidades da comunidade e agora com a Capacitação para o Comércio ampliaremos nosso impacto social positivo na região”, destaca Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault.

“É uma oportunidade para quem deseja empreender, para aqueles que estão empreendendo, para quem trabalha em uma empresa e também para quem está buscando um emprego, porque o caminho para ter sucesso é buscar conhecimento, capacitar-se e estar mais preparado. Temos capacitações em formatos diferentes, orientações, oficinas práticas sobre vendas, finanças e temas relacionados; além de palestras sobre temas voltados ao dia a dia dos empreendedores”, explica Marcelo Cantero de Castro, consultor do Sebrae/PR.

"O curso foi excelente para ampliar o conhecimento primário em vendas e atendimento ao cliente. Espero poder usar os aprendizados em um avanço de carreira e, mais pra frente, para abrir meu próprio negócio de costura no bairro", afirma Araci Aparecida Gomes Ramalho, moradora da Borda do Campo e uma das alunas formadas na primeira turma do Geração Futuro Profissionalizante Comércio.

Geração Futuro, criando oportunidades por meio da educação

Em 2019 foi criado pelo Instituto Renault o Geração Futuro Jovens Talentos, um programa de educação com foco na empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social.

Em 2022, o Geração Futuro foi ampliado com o lançamento da versão Profissionalizante, um curso de mecânica automotiva em parceria com o SENAI Paraná, a Prefeitura de São José dos Pinhais e Auto Viação São José, dedicado aos moradores do bairro Borda do Campo.

Em 2024, a Geração Futuro Profissionalizante passou a oferecer a Capacitação para o Comércio.

No total, os programas já continham 14 turmas, alcançando 525 pessoas que receberam uma formação capaz de transformar suas realidades, a partir do empreendedorismo e do acesso ao emprego e geração de renda.

Mapa Social

A segunda edição do Mapa Social foi realizada em 2023, em um estudo liderado pelo Instituto Renault e PUC PR nas comunidades da Borda do Campo e Roseira. A análise buscou avaliar os impactos dos projetos implementados no território e a percepção da marca Renault pela comunidade em comparação ao Mapa Social, constituída em 2018. No primeiro estudo, o Instituto Renault diagnosticou as principais demandas e oportunidades de investimento social, mapeou e derrotou as lideranças locais e indicadores consolidados para serem monitorados e avaliados até 2028. À época, a pesquisa foi apresentada para o poder público, prefeitura e comunidade.

A segunda pesquisa, por sua vez, ouviu 400 pessoas, com audição definida na comunidade e qualitativa com os beneficiários dos programas sociais, permitindo a avaliação do impacto dos projetos, a relação com os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU e, também, os direitos de coleta a percepção da comunidade sobre as ações já adotadas, assim como novos desafios e oportunidades com foco na geração de renda e emprego. O Mapa Social está disponível aqui.

Instituto Renault

A estratégia de Responsabilidade Socioambiental do Grupo Renault está inserida no propósito de performance e inovação da empresa. Ela contribui para a transformação da sociedade ao acelerar a transição ecológica, fortalecendo a segurança no trânsito e dos colaboradores, atuando em favor da inclusão social. Nos últimos 13 anos, já são 887.358 pessoas impactadas.

Na Inclusão, o Instituto Renault atua por meio da educação e do desenvolvimento social, realizando movimentos para diminuir distâncias e promover mudanças na sociedade.

O Instituto atua fortemente na região do entorno do Complexo Ayrton Senna, em projetos como a Associação Borda Viva, que promove segurança alimentar para crianças e empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda, beneficiando mais de 100 mil pessoas desde 2002.

 A tecnologia Social da Associação Borda Viva foi replicada na AMARB (Associação de Moradores e Amigos da Roseira e Borda do Campo), inaugurada em novembro de 2020, também no bairro borda do Campo. Com foco em formações para promover a geração de renda, a AMARB reuniu 496 pessoas em 2023 contribuindo para o desenvolvimento local e melhoria das condições de vida.

Outro projeto importante na região é o Geração Futuro Jovens Talentos, programa de educação com foco na empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social. Em 2022, o Geração Futuro foi ampliado com o lançamento da versão Profissionalizante, um curso de mecânica automotiva em parceria com o SENAI Paraná e a Prefeitura de São José dos Pinhais, dedicado aos moradores do bairro Borda do Campo. Juntos, os programas já formaram 496 pessoas desde 2019.

Na Segurança no Trânsito, a Renault promove ações como o programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, pelo qual mais de 270 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa e mais de 5 mil professores passaram pela formação.

Renault do Brasil

sábado, 6 de julho de 2024

IDV ASSINA CONTRATO COM EXÉRCITO BRASILEIRO PARA FORNECIMENTO DE 420 VIATURAS LEVES MULTIFUNCIONAIS

IDV Guaicurus

A IDV, marca do Iveco Group NV (EXM: IVG) especializada em equipamentos de defesa e proteção civil, assinou um contrato com o Exército Brasileiro, por meio da Diretoria de Fabricação do Exército, para o fornecimento de 420 LMV-BR 2 (Veículo Leve Multifunção) em um prazo de 10 anos, com as primeiras unidades previstas para serem entregues em 2026. O valor do contrato é de 1,4 bilhão de reais, aproximadamente 235 milhões de euros pelo câmbio atual.

Esse contrato marca mais um marco importante na parceria entre o Exército Brasileiro e a IDV, cuja sólida colaboração tem uma longa história, incluindo o fornecimento de 700 unidades do veículo blindado anfíbio 6x6 “Guarani” e 32 unidades do LMV-BR.

Os novos veículos LMV-BR 2, conhecidos como “Guaicurus” no Brasil, serão produzidos na fábrica da IDV em Sete Lagoas, Brasil.

Iveco Group

TOYOTA SW4 2021 É O SUV SEMINOVO MAIS FÁCIL DE REVENDER

Estudo exclusivo da Mobiauto: quais os SUVs seminovos mais fáceis de revender no mercado nacional.

Autotech que é um dos três maiores marketplaces de carros novos e usados do país, a Mobiauto acaba de divulgar um levantamento que retrata um cenário esclarecedor da principal categoria de automóveis do mercado brasileiro: os SUV´s. A proposta foi simples: quais os utilitários-esportivos seminovos mais anunciados e mais acessados da plataforma. Útil aos consumidores que se importam com a facilidade (ou a dificuldade) de comercialização de seus SUV´s, a pesquisa efetuada pela equipe de estatística da Mobiauto é reveladora... para quem vende. Da mesma forma, esse retrato é altamente transparente para quem compra.

A pesquisa cruza dados interessantes: os anúncios versus os acessos de cada SUV seminovo (2023, 2022 e 2021) nos primeiros cinco meses desse ano. No cruzamento entre essas duas grandezas, está a resposta mais importante da pesquisa: qual o SUV mais fácil de vender?

Uma conta é bem simples: quais os modelos mais anunciados? De acordo com a pesquisa, o Nissan Kicks 2022 é o campeão de volume de anúncios, com 6,46% de todas as ofertas dessa fatia de mercado, lembrando que essa amostragem só leva em consideração veículos com até 3 anos de uso e desconsidera modelos que tenham tido menos de 0,01% do volume de classificados. Em seguida aparecem o Citroën Cactus 2022 (2,88% dos anúncios) e o Peugeot 2008 do mesmo ano (2,73%). Confira a lista dos dez modelos mais anunciados.

Os veículos que despertam maior interesse no volume de cliques dos internautas (ou compradores), por sua vez, compõem um cenário bem distinto na lista dos dez mais relevantes, embora os “campeões” sejam praticamente os mesmos. O Kicks 2022 mantém a liderança, com quase 1,64% dos acessos, mas traz o Jeep Renegade 2021 na vice-liderança (1,52% dos cliques) e o Citroën Cactus 2022 na terceira posição (1,34%). Do sexto modelo em diante, as mudanças são maiores.

“Entendo que esse levantamento foi bastante meticuloso para esclarecer a relação entre oferta e demanda dos SUV´s seminovos no Brasil. Estou muito orgulhoso do trabalho feito pela equipe”, afirma o economista Sant Clair Castro Jr, consultor automotivo e CEO da Mobiauto.

A pesquisa não só auxilia a orientar compradores, mas também é um instrumento precioso para os vendedores. Ele indica estatisticamente quais os modelos mais fáceis de serem vendidos. Basta comparar os percentuais entre oferta e procura. E cita o caso dos modelos da Toyota como exemplo. Quando se soma os percentuais de anúncios do Toyota SW4, RAV4 e Corolla Cross, nos três anos-modelos que integram a pesquisa, atinge-se um total de somente 0,02% dos anúncios. 

“Já a soma de percentuais de cliques sobre esses três modelos aponta para 0,49%. Ou seja, isso é matemática simples: para quem está vendendo, o número de concorrentes é baixo e a procura por esses carros é alta. Em outras palavras, os modelos da marca tendem a ser mais fáceis de serem vendidos”, esclarece Sant Clair

“No caso do campeão do ranking, inclusive, observe que ele possui uma relação entre anúncios e acessos que é 31 vezes maior. Na prática, tem muita gente querendo comprar SW4 e pouca gente vendendo”, observa Castro Jr. Veja os dez modelos que tiveram as relações mais favoráveis em número de acessos versus volume de classificados.

A MOBIAUTO – Em menos de quatro anos de operação, a empresa já se posiciona como um dos maiores marketplaces do mercado de automóveis do Brasil, tendo alcançado mais de 12 milhões de acessos mensais. Recentemente a empresa alterou sua composição acionária e passou a contar com o Banco PAN, alavancando um futuro breve repleto de produtos destinados ao crédito na compra de veículos.

Mobiauto
Assessoria de Imprensa
Edu Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com

RANDONCORP PROMOVE NOVA EDIÇÃO DO PRÊMIO HERCÍLIO RANDON DE INOVAÇÃO

Em parceria com a Conexo, a iniciativa fomenta a cultura inovadora da companhia e premia projetos que se destacaram nos últimos anos.

A inovação está no centro das operações, estratégia e cultura corporativa da Randoncorp. Uma das iniciativas mantidas pela companhia para fomentar, incentivar e reconhecer ações e projetos inovadores, realizados por funcionários, é o Prêmio Hercílio Randon de Inovação. 

Criada há 18 anos, a premiação nasceu originalmente para reconhecer projetos internos de Engenharia e hoje contribui para a valorização de iniciativas em novos produtos, serviços e processos, abrangendo todas as áreas e verticais de negócios. Nesta edição, 76 equipes se inscreveram.

Foto: Alex Battistel/Divulgação Randoncorp

Realizado por uma comissão liderada por diferentes áreas corporativas, com o suporte da Conexo na organização de todas as etapas, o Prêmio Hercílio Randon de Inovação reconhece projetos em cinco categorias: Novos Produtos, Novos Serviços, Inovação de Processos, Ideias que transformam e Transformação de Cultura.

A Randoncorp mantém uma estratégia robusta de investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), buscando impulsionar a agenda de sustentabilidade da companhia, aumentando a eficiência, a competitividade e a produtividade e ampliando o portfólio de produtos. Em 2023, foram aplicados mais de R$ 193 milhões nessa jornada, que se reverteram, entre outros resultados, em R$ 4,9 bilhões de receita líquida proveniente de produtos lançados nos últimos cinco anos.

Iniciativas vencedoras do Prêmio Hercílio Randon de Inovação 2024

Categoria Novos Produtos

Vencedor: Suporte de para-lamas em compósito estrutural para Iveco S-Way, desenvolvido pela Composs, marca de atuação em materiais compósitos da Frasle Mobility.

Demais finalistas:

-  Válvula Painel Multifunção, para aplicação em implementos rodoviários, desenvolvida pela Master Sistemas Automotivos, em parceria com o Instituto Hercílio Randon e com a Randon – vertical Montadora.

- Graneleiro New R com caixa de carga e assoalho de alumínio, desenvolvido pela Randon.

Categoria Novos Serviços

Vencedor: Auto Experts, plataforma da Frasle Mobility cerca de 12 mil referências de peças de todas as linhas de produtos das marcas dessa vertical de negócios.

Demais finalistas:

- Onboarding de profissionais migrantes, com implantação de serviço de tradução simultânea de idiomas estrangeiros, desenvolvido pelo centro corporativo.

- Frete Pós-pago, linha de crédito rotativo, para pagamento das despesas de frete das transportadoras, desenvolvido pela Rands – vertical de Serviços Financeiros e Digitais em parceria com startups e operação pelo Banco Randon.

Categoria Inovação de Processos

Vencedor: Implementação de novo sistema para gestão de documentos, implementado pelo centro corporativo da Randoncorp.

Demais finalistas:

- Nova forma de utilização de luvas no processo moldagem vertical de fundição, desenvolvido pela Castertech Fundição e Tecnologia.

- Automatização do processo de pintura de Lona de Freio com implementação de célula robotizada, adotado pela Frasle Mobility

Categoria Ideias que transformam

Vencedor: Readequação de novo setor fabril de caixas, para aumento de eficiência e segurança da produção fabril de semirreboques da Randon

Demais finalistas:

-  Reestruturação da infraestrutura de sistemas operacionais e remotos do Banco Randon

- Renovação do método de condução dos projetos de produtividade, promovido pela Frasle Mobility

Categoria Transformação de Cultura

Vencedor: Centro de treinamento e desenvolvimento de pessoas, conhecido como DOJO, e implementado pela JOST Brasil.

Demais finalistas:

- Programa de inclusão de pessoas com deficiência, por meio da inserção de turma de aprendizes em linha de produção da Master Sistemas Automotivos. Recebeu menção honrosa.

- Projeto MLS - Movimento Logística Segura, desenvolvido pelas equipes da Frasle Mobility.

Randoncorp
ANK Reputation

ZF IMPLEMENTA PROJETO DE RECICLAGEM DE EMBALAGENS PLÁSTICAS EM SUA UNIDADE DE LIMEIRA, SP.

A empresa está transformando embalagens plásticas obsoletas e quebradas em novas embalagens reutilizáveis

A ZF implementou o Projeto de Reciclagem de Embalagens Plásticas transformando embalagens plásticas obsoletas e quebradas em novas embalagens reutilizáveis. As embalagens obsoletas foram transformadas em matéria-prima para novas embalagens que atendem aos padrões da ZF. A cada cinco quilos de sucata gerou-se um quilo de novas embalagens reutilizáveis, com custos adicionais apenas para frete e manuseio.

A iniciativa ocorre na unidade industrial de Limeira, SP, e está em linha com as metas ambientais da empresa, que incluem total neutralidade climática até 2040 e redução de 80% nas emissões de CO2 nas instalações da ZF até 2030 (em relação a 2019) para os escopos 1 e 2 e reduzir 40% do escopo 3 até 2030.

O projeto teve início em dezembro de 2023 e foi finalizado em junho de 2024, com um impacto positivo em toda a operação e fluxo logístico da empresa. Um dos pontos de maior destaque do projeto é a redução significativa da emissão de cerca de seis mil quilos de CO2.

No total foram reciclados cerca de 39 mil quilos de plásticos que seriam descartados e se transformaram em mais de quatro mil novas embalagens reutilizáveis de alto padrão e qualidade. Além disso, houve a liberação de 500 metros quadrados de área que seriam necessários para armazenar as embalagens obsoletas, que seriam descartadas. “Este impacto ambiental positivo é um testemunho do compromisso da ZF com a sustentabilidade, pois trata-se de uma forma eficiente de minimizar desperdícios e aproveitar ao máximo os recursos disponíveis”, diz Daniela Beltrame, diretora de logística da ZF América do Sul.

O projeto destaca-se pelo impacto ambiental positivo, enfatizando a redução de CO2 e a reutilização de materiais reciclados, contribuindo para a sustentabilidade.

A ZF é uma empresa global de tecnologia que fornece produtos e sistemas de mobilidade avançada para carros de passeio, veículos comerciais e tecnologia industrial. A sua abrangente gama de produtos destina-se principalmente a montadoras de veículos, fornecedores de mobilidade e start-ups nas áreas de transporte e mobilidade. A ZF eletrifica uma ampla gama de tipos de veículos. Com os seus produtos, a empresa contribui para a redução de emissões, para a proteção do clima e para uma mobilidade cada vez mais segura. Juntamente com o setor automotivo – carros de passeio e veículos comerciais – a ZF também atende segmentos de mercado como máquinas agrícolas e de construção, energia eólica, propulsão marítima, aplicações ferroviárias e sistemas de teste. Com cerca de 168.700 colaboradores em todo o mundo, a ZF reportou vendas de 46,6 bilhões de euros no ano fiscal de 2023. A empresa opera 162 locais de produção em 31 países. Clique aqui para mais informações.

ZF
MM Editorial

AUDI E LITRO DE LUZ ENTREGAM SOLUÇÕES DE ILUMINAÇÃO AOS POVOS DA RESERVA INDÍGENA DO BAIXO XINGU

Ação de ESG realizada pela Audi do Brasil e Audi Environmental Foundation impactou 20 comunidades indígenas no Mato Grosso (MT), 140 famílias e mais de 600 moradores locais.

A Audi do Brasil, a Audi Environmental Foundation, braço filantrópico da AUDI AG que apoia projetos inovadores em prol do meio ambiente, e a ONG Litro de Luz uniram forças para mais uma edição da parceria que vem fornecendo nos últimos anos soluções de iluminação com energia sustentável para comunidades sem acesso permanente à eletricidade.

A edição teve duração de sete dias (29 de maio até 05 de junho) e beneficiou um total de 20 comunidades indígenas, 140 famílias e mais de 600 moradores locais com o fornecimento de 170 soluções compactas de iluminação e energia, entre lanternas e postes solares. O local escolhido foi a região da Reserva Indígena do baixo Xingu, Mato Grosso (MT). 

As comunidades indígenas que receberam a ação foram: Castanhal, Três Patos, Mainumy, Bom Jesus, Maraká, Iguaçu, Camaçari, Aiporé, Sítio Amazonas, Paranaitá, 3 Famílias, Sítio Vitória, Kayasu, Jawary, Jyenap, Progresso (Novo Progresso), Maitá, Nova Geração e Sobradinho - onde será montada a infraestrutura dos voluntários do projeto.

“Este é um projeto que, além do seu propósito principal de levar iluminação de forma sustentável para comunidades sem acesso permanente à eletricidade, também reforça a importância do apoio de empresas em projetos sociais que podem ser relevantes. Ações como esta permitem que a gente lembre sempre que precisamos uns dos outros", destaca Antonio Calcagnotto, diretor de assuntos institucionais e sustentabilidade da Audi do Brasil.

“Este é um projeto extremamente valioso para as comunidades que recebem as soluções solares sustentáveis e também para todos os voluntários que participam da ação. Levar iluminação para a reserva indígena de Xingu reforça o nosso propósito assim como nos mostra a importância ao respeito às origens e crenças de todos os seres humanos. Foi uma importante lição em um projeto tão gratificante para todos nós”, diz Rüdiger Recknagel, Diretor Geral da Audi Environmental Foundation.

“Este é o nosso terceiro ano de parceria com a Audi do Brasil e a Audi Environmental Foundation e certamente o mais desafiador. Levar soluções solares para essas 20 comunidades e conhecer a fundo a vida dos indígenas em Xingu é sem dúvida uma das experiências mais realizadoras que pude vivenciar. Este projeto não apenas levará luz, mas também valorizará os povos indígenas, os verdadeiros guardiões da floresta”, destaca Rodrigo Eidy, Presidente do Litro de Luz Brasil.

A definição do projeto deste ano teve início em junho de 2023, quando 20 comunidades indígenas da região do Xingu (localizadas no sul do Amazônia Brasileira) foram visitadas durante quatro dias por representantes do Litro de Luz ao longo dos rios Arraias e Manissauá-Miçu e posteriormente avaliadas em conjunto pelas equipes da Audi do Brasil, a ONG Litro de Luz e a Audi Environmental Foundation.

As áreas foram escolhidas conforme a base de dados da Litro de Luz, que mapeou as comunidades na região sem ou com acesso limitado à rede elétrica regular. Por meio dessa análise e da interação com as lideranças locais, foram selecionadas as comunidades situadas dentro do Território Indígena do Xingu. A região foi escolhida por serem comunidades isolada onde o impacto da ação é maior, mais eficiente e, principalmente, por conta do reduzido ou nenhum acesso à infraestrutura elétrica.

Além disso, a iniciativa visa apoiar e valorizar a cultura tradicional indígena de Xingu, que ocupa uma área de preservação ambiental fundamental no Brasil, contribuindo para a conservação da biodiversidade, mitigação das mudanças climáticas e sendo uma referência para a cultura e tradição dos povos indígenas que a habitam.

De acordo com relatório do Banco Mundial em 2018, cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo não tem acesso à eletricidade. No Brasil, cerca de 2 milhões de brasileiros não têm acesso à eletricidade, de acordo com dados do Ministério de Minas e Energia de 2019.

Audi e Litro de Luz

A parceria entre Audi do Brasil, Litro de Luz e Audi Environmental Foundation teve início no ano de 2022, quando cerca de 200 comunidades ribeirinhas da Amazônia receberam 30 postes solares e mais de 150 lampiões, beneficiando os moradores de Nova Canaã, Nova Jerusalém e Lindo Amanhecer. No total, a ação beneficiou mais de 600 moradores locais.

Em 2023, a ação foi realizada em comunidades indígenas e caiçaras locais do litoral sul de São Paulo. Cerca de 40 voluntários da Audi do Brasil e da ONG Litro de Luz realizaram a instalação e montagem, junto com os comunitários, de 140 equipamentos de iluminação, entre lampiões e postes de energia solar utilizando baterias de lítio, para comunidades sem acesso à luz elétrica permanente situadas nas cidades de Cananeia e Ilha do Cardoso. No total, estima-se que 147 famílias de 12 comunidades distintas foram beneficiadas.

Clique na tela e assista o vídeo

“A Audi Environmental Foundation e a Audi do Brasil com o Projeto Litro de Luz tem o objetivo de continuar a levar energia limpa e segura para iluminar comunidades que não têm acesso a energia. Nosso projeto em 2023 com a ONG Litro de Luz trouxe insights valiosos: Engajar com diversas culturas, incluindo as comunidades indígenas e caiçaras e aumentar a importância do respeito mútuo nas atitudes entre todos nós. Isto é um aprendizado que eu acredito que todos os voluntários tiveram nesta experiência”, destaca Rüdiger Recknagel, Diretor-Geral da Audi Environmental Foundation.

Litro de Luz: Uma década de atuação

A ONG Litro de Luz está celebrando dez anos em 2024. Com atuação em mais de 15 países, a organização internacional possui cerca de 200 voluntários distribuídos nas cinco regiões do Brasil com o objetivo de fornecer iluminação às pessoas sem acesso à eletricidade por meio de soluções sustentáveis de energia solar.

A Litro de Luz trabalha com uma metodologia própria de desenvolvimento social que permite mobilizar voluntários, mapear comunidades, entender as necessidades e treinar residentes para instalar, replicar e manter as suas tecnologias. Neste processo, os líderes são identificados em suas comunidades, treinados como embaixadores e passam a representar localmente a ONG.

Esse processo garante o engajamento dos residentes para que as ações tenham um impacto duradouro na vida das comunidades. Em sua trajetória, a organização já impactou diretamente cerca de 30 mil pessoas em áreas rurais, urbanas, indígenas, ribeirinhas e quilombolas em todo o país.

Tecnologias sustentáveis de iluminação do Litro de Luz

A Litro de Luz desenvolve três tecnologias próprias de soluções sustentáveis de iluminação: lampiões solar, postes solar e iluminação interna.

O lampião solar possui uma estrutura de PVC, com garrafa PET, uma bateria, lâmpadas de LED e um tamanho adequado que possibilita mobilidade durante as atividades noturnas, dentro e fora da casa dos comunitários e um painel solar para carregamento da bateria.

O poste solar é montado com bateria de lítio, de alta performance e baixa manutenção, e posicionado em locais públicos estratégicos com grande movimentação de pessoas nas comunidades. Ambos utilizam placas solares para carregamento e, no caso dos postes, permanecem acesas por toda a noite, com o carregamento automático diurno.

Já a solução de iluminação interna é composta por uma lâmpada de LED, painel solar, bateria e controle. A metodologia usada pela ONG Litro de Luz faz com que o processo de montagem seja realizado através do engajamento com as comunidades, pelos próprios moradores, desta forma, eles criam um laço e cuidam das soluções para que durem o máximo de tempo possível.

Embaixadores locais são formados nas comunidades para que o contato com a ONG seja permanente e as soluções tenham a atenção necessária no uso. Além da manutenção, as baterias, ao perderem capacidade e possibilidade de uso, são devolvidas para reciclagem e o Litro de Luz atua com a imediata substituição.

Audi do Brasil e ações de ESG

A Audi do Brasil possui sólidos pilares em ESG que crescem ano após ano com mais de 10 iniciativas que promovem a diversidade, inclusão social e respeito ao meio ambiente com eletrificação e redução de carbono, com a participação ativa de seus colaboradores.

Nos últimos anos, a marca das quatro argolas se tornou patrocinadora oficial das seleções brasileira masculina e feminina de voleibol para deficientes (2021), parceria que ocorre até o final dos Jogos Paraolímpicos de Paris, em 2024. Além disso, espalhou 100 milhões de sementes de 27 espécies de árvores nativas em uma área desmatada na Amazônia (2022).

No Brasil, a Audi tem projetos como o uso de energia 100% limpa a partir de painéis solares no Centro Técnico (SP) e na rede de revendedores no país. A Audi do Brasil já investiu mais de R$ 87 milhões na instalação de carregadores elétricos em todo o país, incluindo mercados, shoppings, hotéis, restaurantes e as mais de 40 concessionárias da marca espalhadas pelo Brasil.

Outro exemplo, o projeto Mulheres Audi atua neste 2001 visando ampliar a participação feminina e incentivar o protagonismo das mulheres no setor automotivo, historicamente ocupado pelos homens. Dessa forma, o fortalecimento da equidade de gênero é uma realidade na companhia e vem sendo aplicado por meio de ações práticas.

Audi Environmental Foundation

A Audi Environmental Foundation GmbH foi criada em 2009 pela AUDI AG como uma subsidiária 100% da companhia e faz parte do compromisso social e ambiental da empresa. A Fundação se concentra na promoção e desenvolvimento de tecnologias ambientalmente compatíveis, medidas de educação ambiental e proteção das necessidades naturais de vida dos seres humanos, animais e plantas. O seu objetivo é contribuir para a proteção ambiental e criar e promover formas de comportamento sustentável. Para isso, a Audi Environmental Foundation GmbH apoia ativamente a pesquisa de novas tecnologias e métodos científicos para um futuro mais sustentável e saudável.  O comportamento empreendedor sustentável, que assume responsabilidade pela sociedade e pelo meio ambiente, bem como pela economia como um todo, é um dos princípios fundamentais da atividade empresarial da AUDI AG, que estabeleceu a Audi Environmental Foundation como uma empresa sem fins lucrativos. O engajamento voluntário nas áreas de ecologia, assuntos sociais e economia, que vai além dos limites e obrigações legais, é requisito central nas ações da Audi Environmental Foundation GmbH.

Audi do Brasil

A Audi celebra 30 anos no Brasil em 2024, uma trajetória repleta de desafios, superações e conquistas. A primeira aparição no país ocorreu em 1992, no Salão do Automóvel de São Paulo, com o sedã Audi 100. No ano seguinte, o eterno ídolo Ayrton Senna se tornou o representante oficial da marca em solo nacional, com a Senna Import. Em 1994, os cobiçados veículos da montadora começaram a ser comercializados oficialmente por aqui e logo ganharam as ruas do país, com tecnologias inéditas e dinâmica de condução sem precedentes.

A Audi do Brasil é também uma das pioneiras a incentivar a eletromobilidade e já investiu quase R$ 90 milhões na infraestrutura de carregadores elétricos em todo o país, além de oferecer infraestrutura de recarga em mais de 40 concessionárias no território nacional. Atualmente, a Audi se consolidou como uma das marcas mais desejadas do Brasil, estando presente com a sua sede administrativa em São Paulo (SP), terminal logístico em Vinhedo (SP) e a fábrica de veículos em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR), onde são produzidos os modelos Audi Q3 e Audi Q3 Sportback.

Audi do Brasil

GERAÇÃO SOLAR PRÓPRIA ALCANÇA 30 GIGAWATTS E MAIS DE R$ 146,4 BILHÕES EM INVESTIMENTOS NO BRASIL

Segundo a entidade, desde 2012, a modalidade gerou mais de 902 mil empregos verdes, com cerca de 3,8 milhões de unidades consumidoras atendidas no País.

A geração solar própria acaba de atingir a marca de 30 gigawatts (GW) de potência operacional instalada em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos no Brasil. Com isso, mais de 3,8 milhões de unidades consumidoras já são atendidas pela tecnologia fotovoltaica. O dado é da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

Segundo mapeamento da entidade, o País possui mais de 2,7 milhões de sistemas fotovoltaicos instalados em telhados, fachadas e pequenos terrenos. Desde 2012, foram cerca de R$ 146,4 bilhões em novos investimentos, que geraram mais de 902 mil empregos verdes acumulados no período, espalhados em todas as regiões do Brasil, contribuindo com uma arrecadação aos cofres públicos de mais de R$ 43,6 bilhões.

A tecnologia fotovoltaica já está presente em 5.545 municípios e em todos os estados brasileiros. A geração solar própria em telhados, fachadas e pequenos terrenos ajuda a reduzir custos para todos os consumidores de energia elétrica no País.

Para Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, o crescimento exponencial da geração própria de energia solar é sinal claro da popularização da tecnologia no território nacional. “Analistas de mercado apontam que, apenas em 2023, os painéis solares registraram queda de cerca de 50% no preço médio final, ampliando a atratividade e o acesso por consumidores brasileiros de diferentes perfis”, comenta.

“Portanto, trata-se do melhor momento para se investir em sistemas solares em residências, empresas e propriedades rurais. E, ainda há um enorme potencial de crescimento do uso da tecnologia fotovoltaica, já que o Brasil possui cerca de 92,4 milhões de unidades consumidoras de energia elétrica no mercado cativo”, complementa.

Já o CEO da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, aponta que o crescimento da geração solar própria amplia o protagonismo do Brasil na geopolítica da transição energética global. “A tecnologia fotovoltaica também fortalece a sustentabilidade, alivia o orçamento das famílias e eleva a competitividade dos setores produtivos brasileiros”, esclarece.

“Ao aproximar a geração de eletricidade dos locais de consumo, a geração solar própria  reduz o uso da infraestrutura de transmissão, aliviando pressões sobre sua operação e diminuindo perdas em longas distâncias, o que contribui para a confiabilidade e a segurança em momentos críticos”, conclui Sauaia.

Diretrizes do governo reforçam benefício da geração própria

Recentemente, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) publicou as diretrizes de cálculo dos custos e benefícios da geração distribuída, conforme constam na Resolução nº 2/2024. As determinações sinalizam à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a criação de um mecanismo de tarifação justa, completa e transparente aos brasileiros.

Segundo a ABSOLAR, as diretrizes do CNPE atendem a uma determinação da Lei nº 14.300/2022, que estabelece que todos os benefícios da GD sejam corretamente identificados, calculados e incorporados ao segmento, conforme defendido pela própria associação durante as negociações do marco legal da modalidade.

A geração solar própria em telhados, fachadas e pequenos terrenos ajuda a reduzir custos para todos os consumidores de energia elétrica no País. Ao calcular os custos e benefícios da chamada geração distribuída (GD), estudo da consultoria especializada Volt Robotics, encomendado pela ABSOLAR, concluiu que a economia líquida na conta de luz de todos os brasileiros será de mais de R$ 84,9 bilhões até 2031.

De acordo com o estudo, os benefícios líquidos da geração distribuída equivalem a um valor médio de R$ 403,9 por megawatt-hora (MWh) na estrutura do sistema elétrico nacional (fonte: Volt Robotics, 2023), ante a uma tarifa média residencial de R$ 729 por MWh (fonte: Aneel, 2023) no País.

O estudo também foi feito para apoiar a Aneel na construção dos cálculos da GD. Nos últimos meses, a ABSOLAR esteve reunida com a diretoria e com a equipe técnica do órgão regulador e apresentou os resultados deste trabalho.

ABSOLAR Fundada em 2013, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) é a entidade do Brasil que reúne todos os elos da cadeia de valor da fonte solar fotovoltaica e demais tecnologias limpas, incluindo armazenamento de energia elétrica e hidrogênio verde. Com associados nacionais e internacionais, de todos os portes, a entidade é fonte de informação e articulação em prol da transição energética sustentável do Brasil.

ABSOLAR - Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica
TOTUM Comunicação

sexta-feira, 5 de julho de 2024

MERCEDES-BENZ APRESENTA NOVA CONFIGURAÇÃO DO SEDAN EXECUTIVO E 300

A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil apresenta em julho o Classe E em uma nova configuração para o mercado brasileiro. Com sua nova lista de equipamentos de série para a Linha 2025, o E 300 Exclusive, que há muitas décadas define o padrão para o segmento de sedãs de luxo em todo o mundo, seguirá liderando o caminho para o futuro da mobilidade, oferecendo uma experiência digital abrangente com o sistema de serviços online Mercedes me Connect. Tudo em combinação com o motor 4 cilindros que gera 258 cv em conjunto com o sistema eletrificado híbrido leve de 48V.

“O Classe E é um sucesso em todos os mercados onde nossa marca está presente. Essa nova configuração se alinha aos desejos de nossos clientes por um automóvel tecnologicamente avançado e amplamente conectado”, afirma Gabriel Valadão, Head de Vendas Automóveis da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

Foco em conectividade

Lançado em fevereiro de 2024, o Classe E é o primeiro veículo da marca a oferecer, no Brasil, o pacote de serviços Mercedes me Connect. Com ele, o automóvel estará sempre “online”, trazendo mais comodidades para o condutor.

Por meio de um aplicativo de celular, o condutor poderá abrir e fechar as portas, detectar eventuais batidas e tentativas de furto, determinar zonas máximas de uso em um serviço e valet, por exemplo, receber atualizações de softwares online e agendar manutenções de forma totalmente automática e digital. 

O painel de instrumentos proporciona a experiência digital superior. O Classe E é equipado com uma tela exclusiva para o passageiro dianteiro e com isso, a grande superfície de vidro da MBUX Superscreen se estende até o display central.

O sistema de som Burmester 4D traz a tecnologia Dolby Atmos que eleva a experiência de áudio a bordo para um novo nível. Instrumentos individuais ou vozes na mixagem do estúdio podem ser posicionados por toda a área de audição. Um novo tipo de experiência sonora se torna possível: isso ocorre porque enquanto sistemas de som estéreo convencionais geralmente possuem uma dinâmica esquerda-direita, o Dolby Atmos® pode usar todo o espaço e criar uma experiência de 360 graus.

Design envolvente e motorização eletrificada

O novo Classe E possui as proporções de um sedã clássico: a dianteira curta e o capô longo são seguidos por uma cabine que fica bem recuada. A grade do radiador tridimensional está colocada na posição clássica, com a estrela no alto do capô.  Além disso, possui faróis LED de alto desempenho com assistente adaptativo oferecem um design distintivo de dia e noite.

As maçanetas embutidas conhecidas dos modelos de luxo da Mercedes-Benz estão disponíveis. Destaques na traseira incluem as luzes LED em duas seções com um novo contorno e design especial: o desenho da estrela em ambas as unidades de luz fornece um design especial de dia e noite.

Grande poder de tração mesmo em baixas rotações do motor. Isso é o que distingue este avançado motor a gasolina de 4 cilindros com sistema híbrido leve e sistema elétrico de bordo de 48 volts. Entre outras coisas, isso alimenta o motor de arranque-alternador integrado que é capaz de fornecer até 23 cv de potência adicional e até 205 Nm de torque extra em determinadas situações de aceleração.

Todo o sistema é instalado diretamente com transmissão automática 9G-TRONIC para economizar espaço e, assim, é integrado de forma ideal em termos de conexões elétricas e refrigeração. Além disso, foi possível reduzir o peso do sistema enquanto a robustez foi aumentada.

Numerosos sistemas de assistência à condução

O Classe E conta com inúmeros sistemas de assistência à condução, incluindo o Assistente Ativo de Distância DISTRONIC, ATTENTION ASSIST, o Assistente Ativo de Frenagem, o Assistente Ativo de Manutenção de faixa, o Assistente Ativo de Ponto Cego, o Suporte para manobras evasivas, o Pre-Safe Impulse Side, o sistema de Proteção de Pedestres e o Assistente ativo de estacionamento com PARKTRONIC e câmera 360°.

O status e a atividade dos sistemas de assistência à condução são mostrados em uma visualização em tela cheia no modo assistência do painel de instrumentos do condutor.

Principais equipamentos de série
- Acabamento interno em black piano
- Assentos dianteiros revestidos em couro Nappa, elétricos (inclui lombar) e memória
- Sistemas de direção semiautônoma
 o Assistente Ativo de Distância DISTRONIC
 o Assistente Ativo de Frenagem
 o Assistente Ativo de Manutenção de faixa 
 o Assistente Ativo de Ponto Cego 
 o Pre-Safe Impulse Side
 o Proteção de Pedestres
 o Suporte para manobras evasivas
- Assistente ativo de estacionamento com PARKTRONIC e câmera 360°
- Alarme Antifurto e Proteção URBAN GUARD
- Iluminação ambiente de 64 cores
- MBUX Superscreen 
 o Duas telas – de 14,4” e 12,3”
 o Burmester® Surround Sound System 4D (17 alto-falantes e 730W de potência)
 o Integração para smartphones (Apple CarPlay/Android Auto)
 o Navegação com realidade aumentada e Head-up display
 o Wireless Charging
 o Câmera interna (Selfie) 
 o Mercedes me Connect
- Faróis FULL LED com faróis altos adaptativos
- KEYLESS-GO (Fechamento da tampa do porta-malas e Função partida sem chaves) 
- Teto solar panorâmico

Principais dados técnicos

E 300 Exclusive

Cilindros

Cilindrada (cm3)

Potência máxima (cv/rpm)

Torque (Nm/rpm)

Câmbio

Aceleração 0 - 100 km/h (s)

Velocidade máxima (km/h)

Peso (kg)

Pneus

Capacidade do porta-malas (L)

Tanque de combustível /reserva (L)

Comprimento / Largura / Altura

4 em linha

1.999

258/5.800

400/3.200-4.000

9G-TRONIC

6,3

250

1.855

245/40 R20 (D) e 275/35 R20 (T)

540

66 / 7

4.949 / 2.065 / 1.469

O E 300 Exclusive já está disponível para encomendas em toda a rede de concessionários Mercedes-Benz com preço sugerido de R$ 578.900,00. 

Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil

FIAT CELEBRA OS 45 ANOS DO PRIMEIRO CARRO MOVIDO A ETANOL DO MUNDO

Reconhecido por seu pioneirismo na indústria automotiva, o Fiat 147 foi o primeiro modelo fabricado no Polo Automotivo de Betim e, também, o primeiro automóvel a etanol produzido em série no mundo

Primeira unidade do Fiat147 a etanol, na pista de teste do Polo Betim, faz parte do acervo de clássicos da Fiat e é um marco da engenharia automotiva brasileira.

Em 1979, mais precisamente no dia 05 de julho daquele ano, a Fiat do Brasil entrava para a história com o lançamento do primeiro carro movido a etanol produzido em série do mundo, o Fiat 147. Apelidado carinhosamente de "Cachacinha", devido ao odor característico exalado pelo escapamento, o modelo é um marco importante para a engenharia automotiva brasileira, que intensificou o foco no desenvolvimento de tecnologias para veículos mais eficientes e menos poluentes.

“O Fiat 147 é um ícone que marcou a vida de milhares de brasileiros. Mais do que isso, ele entrou para a história da indústria automotiva ao ser o primeiro modelo com motor a etanol no mundo produzido em série. Seu legado se estende até hoje com a tecnologia dos motores flex, que está presente na maioria da frota brasileira de veículos leves. O etanol se consolidou como protagonista no processo de descarbonização no país por ser um combustível extremamente eficiente em emissões quando considerado o ciclo de vida completo do automóvel”, destaca Alexandre Aquino, vice-presidente da Marca Fiat para a América do Sul.

Reconhecido por seu pioneirismo na indústria automotiva, o Fiat 147 foi o primeiro modelo fabricado no Polo Automotivo de Betim, em 1976. Para a época, ele trazia uma série de inovações, como motor em posição transversal, coluna de direção retrátil, pneus radiais, para-brisa de vidro laminado e o estepe dentro do compartimento do motor, trazendo um melhor aproveitamento do espaço.

A história do Fiat 147 movido a etanol começou já em 1976, quando foram iniciadas as pesquisas e o desenvolvimento do motor. Com a primeira crise do petróleo, deflagrada em 1973, governos e fabricantes de automóveis do mundo todo, iniciaram a busca por soluções para reduzir o consumo de seus derivados, como a gasolina. No caso do Brasil, o Governo Federal instituiu em 1975 o programa ProÁlcool (Programa Nacional do Álcool) com incentivos para a produção do etanol a partir da cana-de-açucar.

Ainda em 1976, a primeira participação aconteceu no Salão do Automóvel de São Paulo, quando a marca exibiu um protótipo do 147 movido a etanol com dezenas de milhares de quilômetros rodados. No ano seguinte, foi realizado o aprimoramento técnico do produto e a produção de novas unidades, que foram submetidas a diversos testes.

Em setembro de 1978, um Fiat 147 realizou o que seria o teste definitivo para a criação do primeiro motor brasileiro a etanol: uma viagem de 12 dias e 6,8 mil quilômetros pelo país, com média de mais de 500 km diários, três mil quilômetros por terra e variações climáticas superiores a 30 graus.

Após estas baterias de testes, em 1979, a Fiat finalmente estava pronta para apresentar ao mercado seu primeiro carro movido a etanol, um pioneirismo em âmbito mundial. 

Pista de teste do Polo Betim em 1979

O motor 1.300 foi o escolhido para a conversão. A taxa de compressão foi bastante elevada, de 7,5:1 da versão a gasolina, para 11,2:1, deixando a potência um pouco maior, passando a 62 cv, no entanto, a taxa de compressão mais alta favorecia o torque e, portanto, as retomadas e acelerações em baixa ou média rotação.

Por ser o pioneiro entre os carros a etanol, o Fiat 147 também foi o primeiro a enfrentar algumas características do combustível, como o baixo poder calorífico em relação à gasolina. Na prática, isso significou a conhecida dificuldade de partida do motor em dias frios. Para resolver esse problema, a engenharia instalou o tanque de partida a frio, em que um botão no painel aciona uma bomba que injeta no coletor de admissão gasolina suficiente para dar partida no motor em baixas temperaturas.

Outras tecnologias foram necessárias. Para lidar com elevado poder corrosivo do etanol, as peças que entravam em contato com o combustível – como tanque, dutos, carburados e bomba de combustível – receberam tratamentos específicos. Outras providências foram a instalação de um conjunto de escapamento especiais e de um tanque suplementar de gasolina no compartimento do motor, como parte do sistema auxiliar de partida a frio.

O que realmente importava era o custo por quilômetro rodado: menos da metade da versão a gasolina, com os preços dos combustíveis na época. Iniciativa brasileira, o motor a etanol nascia ali para uma carreira de sucesso, que transbordou em outras tecnologias democráticas como os motores flex.

Acervo da Fiat, uma história que permanece viva

Após 45 anos, a primeira unidade do modelo faz parte do acervo de clássicos da Fiat e está praticamente original, sem restauro, preservando elementos como a partida a frio e afogador, a tampa vermelha do motor e a pintura original, inclusive, com pequenos amassados nas portas. 

FIAT
Stellantis

COCHE A LA VISTA! O RÁDIO IMPULSIONANDO O AUTOMOBILISMO ARGENTINO NO ANOS DE 1950. Por Luiz Carlos Secco*

Esta é a frase que o locutor esportivo Luís Elias Sojit exclamava para anunciar a passagem dos carros a cada volta completada e saudando em clima de comemoração com grande dose de emoção quando ocorria a vitória de um piloto em corridas na Argentina e, principalmente, as de Juan Manuel Fangio.

Luís Elias Sojit ganhou fama pela forma entusiasmada com que transmitia as corridas pelas emissoras em que trabalhou, principalmente nos anos de ouro em que a Argentina desfrutou quando acompanhou Juan Manuel Fangio nos anos de 1950 e transmitiu os cinco títulos de campeão mundial da Fórmula 1. Com esse slogan a cada volta completada nas corridas Luís Elias Sojit ficou famoso e sempre atraiu ouvintes sintonizados nas emissoras em que trabalhou.

Atualmente, a transmissão das corridas pela televisão mostra quase todos os momentos e lances mais importantes, inclusive com seguidas repetições dos fatos mais marcantes e em câmera lenta. Nos anos de 1950, o público acompanhava e imaginava o que estava acontecendo na pista somente pela narração dos locutores de rádio que, a cada passagem pela reta de chegada realçava com entusiasmo o momento. Assim, com muito entusiasmo e até imitação do som dos carros, Luis Elias Sojit materializava e dava imagem à transmissão de rádio.

Nos anos de 1950 a televisão estava no início, o rádio e o telefone eram precários, a internet nem existia. Lembro bem da dificuldade que os jornalistas enfrentavam para fazer a transmissão de um jogo de futebol, uma corrida de automóveis ou qualquer outro evento esportivo.

Com voz forte e vibrante Sojit elevava o nível de seu trabalho e a emoção que encantava os ouvintes pelo entusiasmo que transmitia. Era um profissional destemido e ousado, daqueles que inventam formas de transmitir as notícias com criatividade, às vezes usando as redes de outras emissoras ou escalando muros e postes por não conseguir credencial para ingresso nas pistas, como aconteceu nos Estados Unidos, quando decidiu transmitir a corrida 500 Milhas de Indianápolis.

Nos anos de 1940 e 1950, ele acompanhou a campanha de Juan Manuel Fangio e José Froilán González na Europa e também reportou o Grande Prêmio da América do Sul de 1948, conhecido por todos como La Buenos Aires-Caracas. Diz a lenda que durante esta corrida ele ficou acordado por 73 horas seguidas.

Perspicaz, Sojit sempre fez uso do sentimento patriótico e da vibração com o desempenho dos cidadãos argentinos e, com a amizade que desfrutava com Juan Domingo Perón, presidente da República, conseguiu apoio para acompanhar Fangio nas corridas internacionais. Com sua forma peculiar de transmitir tornou-se o profissional mais famoso do país.

Eu o conheci aqui São Paulo, quando acompanhou Fangio convidado pela Editora Abril para participar da primeira edição do Prêmio Victor, realizado durante alguns anos para reconhecer os que mais se destacavam nas pistas brasileiras. E mantive relações de amizade com ele nas vezes em que fui à Argentina para reportagens sobre automobilismo.

A visão de Perón e de sua equipe de governo, o desempenho positivo de Fangio e as transmissões entusiasmadas de Sojit promoveram a paixão esportiva dos argentinos e deram grande protagonismo no automobilismo esportivo a Argentina, que era referência internacional, com os cinco títulos mundiais que Fangio conquistou.

Com o desempenho nas corridas, as emocionantes transmissões de Sojit e com a visão do governo, Fangio tornou-se o símbolo do sucesso esportivo argentino.

Sojit faz a velha guarda de aficcionados por corridas de automóveis no Brasil lembrarem de Wilson Fittipaldi em suas transmissões pela Rádio Pan-americana, hoje Jovem Pan. Ele também empolgava em suas transmissões principalmente as corridas realizadas no circuito da Gávea, no Rio de Janeiro, e no Autódromo de Interlagos.

Sojit iniciou suas carreiras de jornalista e radialista acompanhando o futebol, mas foi atraído pelo automobilismo pelas corridas da categoria TC (Turismo Carretera), disputadas em estradas argentinas entre várias cidades. E o seu grito famoso surgiu porque ele idealizou uma forma de transmitir as corridas instalando-se no final do percurso e contando com a ajuda de companheiros posicionados ao longo dos percursos com informações sobre a posição dos principais classificados nas competições. Para criar o ambiente de emoção ele permanecia na meta e usava o seu famoso grito para anunciar o vencedor.

Nascido em Buenos Aires no dia 7 de maio de 1910, além de pioneiro radialista também foi ator de cinema e teatro, mas ganhou fama como pioneiro e famoso radialista esportivo.

Com forte relação com Juan Domingo Perón sempre manifestou sua preferência política, idealizando motes para realçar o carisma do presidente, em ambiente de muita rivalidade. Um deles era: Perón cumpre e Evita dignifica.

No governo de Pedro Aramburu, entre novembro de 1955 e maio de 1958, foi obrigado a exilar-se e viveu algum tempo no Brasil, como outros artistas e só regressou alguns anos depois. Foi preso, mas recebeu ajuda de um amigo, Augusto Bonardo, que tinha influências em áreas do governo de Aramburu.

Para uma pessoa de forte dinamismo, faleceu cedo, em 1972, aos 72 anos. Lamentavelmente o automobilismo argentino perdeu um forte promotor.

>> Esta e outras histórias vividas e narradas pelo jornalista Luiz Carlos Secco você pode ouvir no podcast Muito Além de Rodas e Motores
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*Luiz Carlos Secco trabalhou, a partir de 1961 até 1974, na empresa S.A. O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde, além da revista AutoEsporte. Posteriormente, transferiu-se para a Ford, onde foi responsável pela comunicação da empresa. Com a criação da Autolatina, passou a gerir o novo departamento de Comunicação da Ford e da Volkswagen. Em 1993, assumiu a direção da Secco Consultoria de Comunicação.