quinta-feira, 10 de abril de 2025

CODEMAR ASSINA PROTOCOLO DE INTENÇÕES PARA INSTALAÇÃO DE FÁBRICA DE AERONAVES EM MARICÁ

Projeto em parceria com a empresa Desaer visa a criação de uma aeronave inovadora, incorporando soluções tecnológicas avançadas que permitirão reduzir custos no setor e minimizar a pegada de carbono.

Aeronave Desaer ATL-100. Foto: Divulgação Desaer.

A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) deu mais um passo importante para o fortalecimento da indústria local ao assinar, nesta quarta-feira (09), um protocolo de intenções com a empresa Desaer - Desenvolvimento Aeronáutico. O acordo marca o início das tratativas para a instalação de uma fábrica de aeronaves no município, consolidando Maricá como um novo polo de inovação e tecnologia no setor aeroespacial brasileiro.

O projeto em parceria com a Codemar visa o desenvolvimento de uma aeronave inovadora, incorporando soluções tecnológicas avançadas que permitirão reduzir custos no setor e minimizar a pegada de carbono. A Desaer é uma empresa nacional voltada ao desenvolvimento de aeronaves com foco em inovação, eficiência operacional e sustentabilidade.

A Codemar está utilizando a sua possibilidade de oportunidade de negócios permitidos pela lei para fazer um investimento estratégico para a cidade, segundo o presidente da Codemar, Hamilton Lacerda.

“A ideia sempre foi trazer atividades de alta tecnologia e de cadeia produtivas complexas, porque dessa maneira a gente consegue gerar mais empregos na cidade, além de melhores salários. A cadeia aeronáutica, sem dúvida nenhuma, é uma delas. Esse protocolo de intenções para trazer uma indústria aeronáutica com a Desaer aqui para a Codemar é um passo histórico, um momento histórico, e a gente tem certeza que será um sucesso", comemorou Lacerda.

O presidente da Codemar ainda disse que Maricá contará com uma indústria aeronáutica que vai fazer uma economia moderna, que está atendendo às necessidades do mercado, possibilitando a criação de cursos de capacitação. “O nosso prefeito Washington Quaquá, é um grande defensor e vem há muito tempo dizendo sobre essa grande possibilidade de se instalar uma indústria aeronáutica na cidade. Estamos cumprindo essa meta estabelecida e tenho certeza que esse sonho vai se tornar uma realidade”, afirmou Hamilton Lacerda.

Chegada com estratégia

A empresa já possui estudos em andamento e parcerias estratégicas em fase de consolidação para viabilizar as próximas etapas do projeto.

O engenheiro aeronáutico e CEO da Desaer, Evandro Fileno, agradeceu a confiança da Codemar e de todo o time envolvido que trabalhou no processo pela assinatura do protocolo que marca o início de uma cooperação que poderá colocar Maricá no mapa da inovação tecnológica brasileira.

“Agradeço pela primeira etapa concluída. A nossa expectativa é já estarmos aqui nos próximos meses com uma equipe de engenharia. A ideia inicial é trazer alguns engenheiros meus que vão ser os cabeças, e contratar mão de obra técnica e engenheiros da cidade. A gente vai ter um trabalho dentro da empresa que é o apadrinhamento. Cada um que vem, apadrinha quatro ou cinco daqui e dá o treinamento. As pessoas vão estar capacitadas a trabalhar já no ramo”, explicou.

O projeto prevê estudos de viabilidade, prototipagem e validação de tecnologias, com foco em áreas como aerodinâmica, materiais avançados, sistemas de propulsão e soluções digitais sustentáveis . Além de criar uma aeronave mais eficiente e competitiva, a iniciativa busca garantir a proteção da tecnologia desenvolvida e atender à crescente demanda por transporte aéreo mais seguro e sustentável.

DESAER - Desenvolvimento Aeronáutico
Fariello Consultoria em Comunicação

CABIDES? A GM TAMBÉM FABRICAVA. Por chicolelis*

Certo dia, lá pelos anos 90, o proprietário das Casas Bahia, Samuel Klein, recebeu em sua sala um jovem empreendedor, diretor de Marketing da Fábrica de Cabides da General Motors. Intrigado, o empresário, que era um homem de visão, recebeu o rapaz.   Ele levava consigo uma amostra do produto que encantou o empresário, tal a sua qualidade.

Acertadas condições de compra, o negócio só “gorou” quando Samuel Klein disse ao garoto: quero 2 mil peças por mês e depois poderia dobrar esse pedido.

O jovem, cujo nome ninguém consegue se lembrar, assustou-se porque aquele volume não era atingido nem mesmo ao final da etapa de quatro meses de existência  da fábrica.

O que resultou desse encontro é que, segundo a lenda urbana, quando o jovem completou 18 anos, Samuel Klein o contratou para trabalhar na equipe de Marketing das Casas Bahia.

Ótima qualidade

Eu tenho muitos deles, que não sofreram o mínimo desgaste com os mais de 20 anos que uso. Nem mesmo um risco na sua pintura ou entortada por ter sido usado para pendurar uma peça, ou mais que uma pesada demais, como casacos de inverno, por exemplo.

Estou falando, ou melhor, escrevendo sobre os cabides que foram fabricados em São Caetano do Sul, na Avenida Goiás, 1805. Isso mesmo, na fábrica da GM, de onde saiam e ainda saem modelos Chevrolet ou seja, veículos. E não era só no ABC, mas também em todas as unidades da GM no Brasil, além de veículos e componentes, também saiam cabides da melhor qualidade.

Pois é, eram fábricas de cabides administradas e com mão de obra composta por jovens empreendedores. A empresa deles tinha presidente, diretor de marketing, diretor de produção, mais três diretores e 24 que trabalhavam na produção dos cabides. Todos eles eram eleitos pelos 30 integrantes do “time”.

Foram muitas as “empresas” que a garotada montou dentro da GM. Os nomes, na maioria delas variava do produto, como Cabidão, Cabitudo, Cabimais e assim por diante.

A fábrica funcionava por quatro meses, com início em agosto. Os integrantes iniciavam o trabalho, vendendo mini ações e assim ter fundos suficientes para comprar o material destinado à produção dos cabides, que eram fabricados em alumínio e depois pintados de preto na sessão de pintura da GM.

Foram várias as  "empresas" e segundo Graça Martins, que coordenou as turmas, todas elas deram lucro, que era dividido entre os que compraram as ações (em geral parentes dos jovens) e doação a uma entidade escolhida pelos integrantes. Uma verba era separada para uma noite de pizza para do grupo.

Bob Stone implantou

O então presidente da GM no Brasil, Robert (Bob, como  o chamávamos) Stone participou desse programa, nos Estados Unidos quando jovem. Aqui no Brasil, conforme contou Pedro Luiz Dias, ex-diretor de Relações Públicas da GM, ele soube da existência, aqui no programa da Junior Achievemente Brasil – JA Brasil (https://jabrasil.org.br), por  intermédio da American Chamber. Em parceria com o IGM (Instituto General Motors), a opção foi estruturar uma fábrica de cabides, que com apoio da Manufatura, virou referência.

*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. Visite o blogdochicolelis
**A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

PULVERIZADOR ELÉTRICO AUTÔNOMO INAUGURA NOVA CATEGORIA DE EQUIPAMENTOS PARA PULVERIZAÇÃO

Tecnologia desenvolvida pela Hural Dymamics, empresa sediada em Londrina (PR), revoluciona setor agrícola nacional com eficiência operacional, sustentabilidade e inovação.

A Hural Dynamics, empresa brasileira de tecnologia, sediada em Londrina (PR), desenvolveu uma inovação que tem potencial para revolucionar o agronegócio brasileiro. Com tecnologia 100% nacional, desenvolveu o Rover TR-P200, um pulverizador elétrico autônomo, que inaugura uma nova categoria no segmento, unindo eficiência operacional e compromisso ambiental.

Totalmente elétrico, o Rover TR-P200 elimina a necessidade do uso de diesel ou qualquer outro combustível fóssil. A tecnologia embarcada garante uma pulverização mais precisa, reduzindo o desperdício de insumos e otimizando os custos operacionais. "O objetivo foi desenvolver uma solução inovadora que oferecesse alta performance perante pulverizadores já conhecidos no mercado e o Rover TR-P200 entrega eficiência, economia e sustentabilidade”, destaca o Head de Inovação da Hural Dynamics, Michell Jabur.

Outro diferencial do pulverizador é sua tecnologia integrada 100% brasileira, com patente depositada. “Sua configuração permite que o Rover TR-P200 opere em terrenos irregulares, minimizando a compactação do solo e garantindo maior qualidade na aplicação de defensivos agrícolas”, afirma Jabur. “Com uma faixa de pulverização de 9 a 12 metros e um tanque de 200 litros, o equipamento cobre até 14 hectares por hora e tem autonomia de até quatro horas com uma única carga. O Rover vem com duas baterias e em apenas quatro minutos é feita a substituição de uma para outra, garantindo que ele permaneça em operação ininterruptamente.

O Rover TR-P200 possui controle operacional via Hural APP, um aplicativo exclusivo que permite programar rotas e definir áreas de aplicação com alta precisão. "Missão dada é missão cumprida com o Hural APP. Ele assegura que o Rover TR-P200 execute suas tarefas com eficácia e segurança", reforça Michell Jabur.

O pulverizador elétrico autônomo da Hural Dymamics também possibilita aos produtores rurais incremento de receita por meio do programa RenovaBio, que incentiva práticas agrícolas sustentáveis.

Destaque na Agrishow 2025

A Hural Dynamics estará presente na Agrishow 2025, uma das maiores feiras agrícolas da América Latina que será realizada de 28 de abril a 2 de maio Ribeirão Preto (SP), expondo o Rover TR-P200 em uma participação mais robusta, com demonstrações in loco. "Essa será nossa terceira participação no evento, mas, sem dúvida, a mais significativa. Queremos mostrar ao público a revolução que o Rover TR-P200 representa", destaca Jabur.

“O Rover TR-P200 não é apenas um pulverizador, mas um marco na modernização da agricultura brasileira, promovendo produtividade, sustentabilidade e inovação tecnológica”, finaliza.

Hural Dynamics Fundada em 2022 por três amigos com “veia tecnológica” – Alberto Youssef (Head de Negócios), Bruno Fernandes (Head de Pesquisa e Desenvolvimento) e Michell Jabur (Head de Inovação) –, a Hural Dynamics, com sede em Londrina (PR), surge como uma empresa pioneira no desenvolvimento de soluções sustentáveis para o agronegócio. Seu principal projeto, o pulverizador elétrico autônomo Rover TR-P200, integra tecnologias de alta precisão, inteligência avançada e fontes de energia limpa, promovendo eficiência e produtividade no campo. A Hural Dynamics quer transformar o setor agrícola oferecendo soluções que não só otimizam processos, mas também contribuem para um futuro mais sustentável. Clique aqui e visite o site

Hural Dynamics
Attuale Comunicação

BAMAQ MÁQUINAS ACELERA EXPANSÃO E AMPLIA REDE NO INTERIOR MATO-GROSSENSE

Após Água Boa, no Vale do Araguaia, é a vez de Sinop receber filial da maior rede de concessionárias da New Holland Construction na América Latina.

O plano de expansão da Bamaq Máquinas pelo interior de Mato Grosso segue a todo vapor. Após a inauguração da filial na capital Cuiabá, ainda em 2019, e da recém-lançada unidade em Água Boa, no Vale do Araguaia, agora é a vez do município de Sinop, que, devido à sua relevância econômica regional, é conhecido como a capital do Nortão.

E o ousado projeto de ampliação de capilaridade da marca não para por aí. Até junho deste ano, a cidade de Campo Novo do Parecis também receberá sua própria concessionária. Dessa maneira, a Bamaq Máquinas aumentará sua cobertura de atendimento para todas as regiões do estado, alcançando as porções sul, norte e central.

Como resultado, Mato Grosso passará a figurar, ao lado de Minas Gerais, como o estado com o maior número de concessionárias da Bamaq Máquinas, somando quatro unidades cada. Em um estado de dimensões continentais, marcado por alta demanda logística e forte dinamismo econômico, a expectativa da empresa é de que a capilaridade se apresente como um diferencial competitivo.

"É um grande desafio estar à altura de um estado tão grande, rico e promissor. A expansão nos permitirá ter maior proximidade com empresários e investidores mato-grossenses, agilidade no atendimento e suporte eficiente às demandas do setor de construção, agronegócio e infraestrutura em geral. Mato Grosso tem atraído aportes volumosos e isso, por si só, justifica nossa ampla presença e cobertura em todo o território”, pontua Guilherme Nogueira, diretor da Divisão de Pesados do Grupo Bamaq.

A cidade de Sinop está situada no coração produtivo do estado, em uma região composta por 30 municípios, incluindo Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum — três dos maiores PIBs do agronegócio brasileiro. Com mais de 200 mil habitantes e quase 7 mil empresas ativas, é um polo em constante crescimento, referência na produção de grãos, como soja e milho, e na atração de novos investimentos.

No município, a nova unidade disponibilizará um portfólio completo de máquinas da linha amarela da New Holland, com escavadeiras, retroescavadeiras, rolos compactadores, motoniveladoras, pás carregadeiras, tratores de esteira, minicarregadeiras e miniescavadeiras. Além da comercialização de máquinas, a concessionária também será um centro de referência para manutenção e suporte técnico especializado de equipamentos pesados. A filial está localizada na Rua João Pedro Moreira de Carvalho II, 5651, Quadra 3, LIC Sul.

Ampliação das operações no Brasil

Após inaugurar oito unidades no segundo semestre de 2024, a Bamaq Máquinas vai inaugurar mais sete filiais no Brasil até junho de 2025, incluindo as três em Mato Grosso. Com essa movimentação estratégica, a rede mais do que dobrará de tamanho em apenas 10 meses, passando de 13 para 27 unidades em todo o Brasil. Os estados que receberão as novas unidades da Bamaq Máquinas em 2025 são, além de Mato Grosso, Bahia, Maranhão, Pará e Roraima.

New HollandA fabricante de máquinas New Holland Construction foi fundada na Pensilvânia (EUA) em 1895 e hoje faz parte do Grupo CNH Industrial. A New Holland Construction chegou ao Brasil em 1950, então como Fiatallis. A sua fábrica em Contagem (MG) é a única da CNH na América do Sul dedicada à produção de máquinas de construção.

Bamaq MáquinasPresente em 16 estados brasileiros, a Bamaq Máquinas é a maior rede de concessionárias New Holland Construction da América Latina.  Com mais de 150 mil clientes atendidos, 50 anos de mercado e cerca de 350 colaboradores, a Bamaq Máquinas conquistou a categoria máxima no Dealer Standard Program Award da New Holland Construction desde a criação do selo, que avalia o atendimento ao cliente e a qualidade do serviço em todas as concessionárias New Holland Construction do mundo. Oferecendo peças genuínas, oficina especializada com garantia de um ano e uma grande variedade de parceiros, a Bamaq Máquinas também representa a FPT Industrial e Continental Pneus.

Bamaq Máquinas
Link Comunicação Empresarial

FELIPPE ANTONELLE É NOVO VICE-PRESIDENTE EXECUTIVO DA UP2TECH

Felippe Antonelle

A UP2Tech anuncia a chegada de Felippe Antonelle como novo vice-presidente da companhia. O executivo será responsável por liderar o iBOI, solução desenvolvida através de um brinco IoT para o monitoramento inteligente da pecuária, com foco no manejo animal e sustentabilidade. A nomeação marca uma nova fase para a empresa, que projeta faturamento de R$ 1 bilhão em 2025 e estruturar o iBOI como uma Agtech independente, escalando seu impacto com base em conectividade e inteligência artificial.

Com 12 anos de experiência dedicados ao agronegócio, Antonelle é reconhecido por sua atuação à frente de projetos que integram inovação e tecnologia ao campo. Foi responsável pelo Go to market da SOLIS, operadora privada de redes 4G dedicadas ao agro e head da JACTO, onde criou uma divisão de serviços digitais (Jacto Next), liderando o desenvolvimento Telemetria de Máquinas Multimarcas, Armadilhas Eletrônica, Estações Meteorológicas Digitais e o conhecido JAV - Pulverizador Autônomo “as a service”. "Também teve uma trajetória na TOTVS, onde atuou Gerente Executivo para grandes contas, com foco em relacionamento estratégico e expansão internacional para América Latina.

“Sou movido pela missão de trabalhar duro e deixar que os resultados falem por si. Assumir esse novo papel na UP2Tech é um passo natural na minha jornada de contribuição para uma pecuária mais conectada, rastreável e eficiente”, afirma Antonelle.

A chegada do executivo faz parte de uma estratégia maior da UP2Tech: transformar o iBOI em uma Agtech com identidade própria, aproveitando o avanço da conectividade no campo – tanto por operadoras abertas quanto redes privadas. O objetivo é escalar a ativação de milhares de brincos nos próximos meses, ampliando a presença da tecnologia na gestão pecuária 4.0.

“A escolha do Felippe para liderar o iBOI reflete nosso compromisso em transformar novas tecnologias em soluções habilitadoras para o campo. Sua experiência em escalar operações digitais no agronegócio vai nos ajudar a impulsionar o iBOI como uma referência na gestão da pecuária 4.0 ”, afirma Rodrigo Abreu, CEO da UP2Tech.

iBoi – Solução Inovadora e Patenteada

O iBOI é um brinco IoT inteligente que habilita o Monitoramento do Animal através da conectividade 4G NB-IoT e GPS. Quando colocado na orelha do animal, funciona como um celular: envia dados da geolocalização em tempo real para a nuvem, permitindo ao pecuarista saber onde está cada animal, por onde passo, se está dentro da cerca virtual cadastrada, além do Controle de Estoque e extrato em @.

O brinco IoT conta ainda com um sistema de RFID para colaborar no manejo atual e um pacote de dados Multioperadora para transmissão das informações. Além disso ele é reutilizável, podendo ser recarregado e utilizado em outro animal com durabilidade mínima de 5 anos.

A tecnologia é homologada pela Anatel, possui patente global e oferece uma nova camada no manejo animal e segurança para os pecuaristas, com impactos diretos na redução de perdas.

Além dos ganhos operacionais e financeiros, a solução atende às demandas crescentes por rastreabilidade e compliance ambiental. Em um cenário onde frigoríficos, exportadores e governos buscam maior controle da origem da carne, o iBOI pode ajudar a mapear, com precisão, se o animal passou por áreas de desmatamento, terras indígenas ou de preservação.

A UP2Tech é uma empresa inovadora no setor de telecomunicações e tecnologia da informação, com origens brasileiras e operações expandidas globalmente. Com um compromisso inabalável com a excelência e inovação, a empresa se destaca por fornecer soluções tecnológicas avançadas que conectam empresas e indivíduos, promovendo negócios B2B e B2C que geram impacto significativo no ambiente corporativo. Seu catálogo abrangente inclui equipamentos de rede e internet, soluções em NB IOT 4G, Roteadores FWA, produtos de consumo tais como smartwatches, fones de ouvido, caixas de som, notebooks, tablets, celulares, PS5 e muito mais, atendendo às diversas necessidades do mercado B2B, B2C e governamental. Clique aqui e saiba mais

UP2Tech
Base Comunica

quarta-feira, 9 de abril de 2025

SELL AGRO LEVARÁ AS SOLUÇÕES OLEUM SELL E OLIVUM AO NORTE SHOW

O município de Sinop, em Mato Grosso, é conhecido nacionalmente como a capital do agronegócio. O título não é à toa, já que segundo o levantamento do Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa) a cidade está entre as 100 mais ricas do setor brasileiro, sendo a soja, o carro-chefe da economia, com participação de 82%. É neste cenário que acontece, de 14 a 17 de abril, a Norte Show, uma das maiores feiras do agro de Mato Grosso, reconhecida como um ambiente estratégico para produtores, empresas e especialistas do setor.

A Sell Agro, especialista em tecnologias para aplicação, aproveita a ocasião para apresentar dois lançamentos desenvolvidos para potencializar a eficiência da pulverização agrícola: o Oleum Sell, um óleo mineral de alta pureza, e o Olivum, um óleo vegetal biodegradável.

O primeiro novo produto, o Oleum Sell, melhora a penetração dos agroquímicos na camada cerosa das folhas, reduzindo perdas por evaporação e aumentando a eficiência das aplicações. “Sua composição isenta de enxofre, aromáticos e nafta evita problemas de fitotoxicidade e garante compatibilidade com diferentes tipos de calda”, explica Alexandre Gazoni, engenheiro agrônomo, diretor comercial da empresa.

Já o Olivum atua como um espalhante e adesivo natural, promovendo melhor fixação da calda nas folhas e reduzindo perdas causadas pelo escorrimento e pela lavagem das chuvas. “Com sua base vegetal 100% biodegradável, o produto oferece uma alternativa sustentável para diversas culturas”, explica o especialista.

Segundo Adriano Mendez, coordenador de marketing da Sell Agro, a participação na feira reforça o compromisso da empresa com a inovação e a proximidade com os produtores. “A Norte Show é um evento estratégico para levarmos ao campo soluções tecnológicas que aumentam a produtividade e reduzem desperdícios. Os lançamentos deste ano são resultado de um extenso trabalho de pesquisa e desenvolvimento, focado nas reais necessidades do produtor”, finaliza.

Norte Show 2025

A Norte Show surgiu com o propósito de impulsionar o agronegócio brasileiro, reunindo, em um só lugar, inovações tecnológicas e soluções estratégicas para o setor. O evento é um espaço de aprendizado e negócios, oferecendo vitrines tecnológicas, palestras, exposição de maquinários e produtos voltados para os desafios da agricultura moderna. Com um público cada vez maior a cada edição, a feira se consolida como um dos principais encontros do agronegócio no Brasil.

Serviço
Norte Show 2025
De 14 a 17 de abril
Parque de Exposições de Sinop – MT

Ruralpress

VOOS DA TAP RETORNAM AO RIO GRANDE DO SUL

Foto: Divulgação TAP

* Linoel Dias

Os voos entre Porto Alegre e Lisboa foram reiniciados terça-feira (dia 1º), após uma paralisação desde maio do ano passado, quando as enchentes atingiram o aeroporto Salgado Filho.

Uma cerimônia contou com a presença do governador Eduardo Leite, do presidente da TAP, Luis Rodrigues e várias autoridades.

Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado esteve presente na celebração, que considerou muito importante a conexão entre o Rio Grande do Sul e o mercado europeu, cuja porta de entrada é Lisboa.

Ele pontuou a importância da TAP manter a ligação Florianópolis-Lisboa, que surgiu após o fechamento do aeroporto de Porto Alegre, em maio do ano passado. “Isso mostra o potencial econômico do Sul do Brasil”, frisou.

Para o Festuris, segundo Eduardo, a retomada dos voos da TAP ganha relevância pois a companhia aérea é a patrocinadora oficial do Espaço Luxury e Portugal é o país convidado do evento. “Vai permitir que os portugueses possam vir para o nosso evento e os produtos de Portugal estarão também presentes no Festuris”, afirmou Eduardo.

Retomada permanente

Luis Rodrigues, presidente da companhia aérea portuguesa, garantiu a permanência da empresa na região, declarando ser uma relação ganha-ganha e completou ele que “tanto o Rio Grande do Sul como Portugal se beneficiam com essa retomada”.

O secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini, agradeceu a confiança da TAP em retomar os voos, e destacou a forte identificação entre o RS e o país europeu.

O governador Eduardo Leite também participou da celebração e agradeceu à TAP pela retomada dos voos, o que incentiva o turismo nos dois destinos.

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com

VOLKSWAGEN DO BRASIL LANÇA SEU RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2024

A Volkswagen do Brasil publicou esta semana seu Relatório de Sustentabilidade 2024, que detalha ações, estratégias e avanços da empresa em sua pauta ESG - Ambiental, Social e Governança. Para acessar o relatório, clique aqui ou visite o site www.vw.com.br no menu, acesse ‘Marca e Experiência’ e ‘Sustentabilidade’.

Publicado exclusivamente em versão digital, o Relatório de Sustentabilidade 2024 da Volkswagen do Brasil detalha as principais iniciativas que impulsionam a estratégia ACELERA VW, com o objetivo de tornar a empresa cada vez mais Diversa, Digital, Ágil, Centrada no Cliente e Neutra em Carbono. São sete capítulos: Apresentação, Mensagem do CEO, A Volkswagen do Brasil, Estratégia e Gestão, Pessoas, Fábricas e Fornecedores.

“A Volkswagen do Brasil tem como propósito o caminho da mobilidade neutra em carbono para todas as pessoas. Nesse sentido, nossos times trabalham unidos na evolução da pauta ESG (Ambiental, Social e Governança) envolvendo produtos, processos e pessoas, afinal somos uma empresa focada em pessoas, que estão até em nosso nome: Volks. Queremos criar um ecossistema sustentável, em linha com a estratégia global da Volkswagen, Way to Zero, de neutralidade de carbono até 2050. No Relatório de Sustentabilidade 2024 da Volkswagen do Brasil, trazemos esses objetivos e destacamos os principais projetos do ano em contribuição com um futuro mais verde e inclusivo. Desejo a todos uma ótima leitura!”, afirma Cláudio Rawicz, diretor de Comunicação & Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil.

Impulsionando o desenvolvimento

O Relatório de Sustentabilidade 2024 da Volkswagen do Brasil traz os pioneirismos e inovações da Volkswagen do Brasil ao longo de seus 72 anos no País. Além de desenvolver veículos e processos que impulsionam o progresso da mobilidade sustentável, a Volkswagen tem papel importante na evolução da indústria e da economia brasileira, gerando empregos, renda, fomentando a inovação e contribuindo com uma sociedade ambientalmente responsável. Projetos sociais, apoio a pesquisas e investimentos em novas tecnologias demonstram o compromisso da Volkswagen com o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Mais de 200 mil colaboradores construíram a história de 72 anos da Volkswagen do Brasil, que é a maior fabricante de automóveis do País, com mais de 25,8 milhões de veículos produzidos. É também a maior exportadora do setor automotivo brasileiro, com mais de 4,3 milhões de unidades embarcadas.

Volkswagen investe R$ 16 bilhões no Brasil e lançará 16 novos carros até 2028

O Relatório 2024 também destaca os investimentos robustos de R$ 16 bilhões da Volkswagen do Brasil, de 2024 a 2028, que reafirmam a confiança da marca no País e seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social.

Os investimentos incluem uma nova ofensiva com 16 lançamentos até 2028, com destaque para a estreia dos modelos híbridos, em breve, além de mais novidades em Total Flex e 100% elétricos. O valor contempla projetos inovadores e com foco em descarbonização para as quatro fábricas. A Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), terá 2 veículos inéditos. A fábrica de São José dos Pinhais (PR) contará com uma pick-up inédita. A unidade de Taubaté (SP) já está produzindo o SUVW Tera e a fábrica de motores de São Carlos (SP) contará com um novo propulsor ainda mais inovador e eficiente para veículos híbridos.

A ofensiva conta também com uma nova plataforma (Projeto MQB Hybrid), altamente tecnológica, flexível e sustentável, desenvolvida com a participação da Engenharia da Volkswagen do Brasil especialmente para a Região América do Sul, com os mais avançados recursos de tecnologia de simulação da virtualidade.

Na Região América do Sul, a Volkswagen investe um total de R$ 20 bilhões até 2029, somando os valores destinados ao Brasil e à Argentina. Ao considerar os investimentos na região, soma-se à ofensiva o 17º lançamento: a nova geração da picape Amarok, que começará a ser fabricada em 2027 na fábrica de General Pacheco, na Argentina.

Sustentabilidade nas fábricas e concessionárias

Em 2024, a Volkswagen do Brasil se tornou a pioneira no setor automotivo a utilizar biometano em sua matriz energética. O fornecimento de biometano teve início para as fábricas Anchieta e Taubaté com 1,35 milhão de m³ de biometano por ano. A partir de 2027, a Volkswagen chegará ao pico de fornecimento de 8,1 milhões de m³ por ano, sendo 6,5 milhões para a Anchieta e 1,6 milhão para Taubaté. O volume de biometano é destinado principalmente ao processo produtivo da pintura de carrocerias das duas fábricas, permitindo redução de até 99% nas emissões de CO2 nesse processo, se comparado à alternativa fóssil.

A Volkswagen também estreou no Brasil, em 2024, a certificação ambiental goTOzero RETAIL, concedida às concessionárias que contribuem com a declaração da missão ambiental goTOzero, do Grupo Volkswagen, reduzindo seus impactos nas áreas de mudanças climáticas, ecossistemas, conformidade ambiental e uso de recursos, com quatro níveis de certificação. O Brasil foi o primeiro mercado do mundo a conquistar a certificação máxima nível Platinum.

A Volkswagen do Brasil tem diversas outras iniciativas em prol da descarbonização. A empresa é pioneira na conquista do Certificado Lixo Zero multisites, atestando que todas as unidades destinam corretamente seus resíduos. A VW obteve nota média de 94%, acima da exigida pelo Instituto Lixo Zero Brasil para conceder o certificado (90%). Destaque para o Centro de Peças e Acessórios (PAC) da Volkswagen, em Vinhedo (SP), que teve nota 99,9%, a mais alta já concedida pelo instituto. O PAC Volkswagen também é a primeira unidade de distribuição de peças a conquistar o Certificado Lixo Zero.

Além disso, todas as unidades da Volkswagen do Brasil utilizam energia elétrica 100% limpa, proveniente de fontes renováveis com o I-REC (Certificado Internacional de Energia Renovável) ou declarações reconhecidas pelo protocolo GHG (Gases de Efeito Estufa).

A Volkswagen do Brasil conta também com o departamento Way to Zero Center, na fábrica Anchieta, que conduz o desenvolvimento de projetos e tecnologias com baixa emissão de CO2 para veículos em parceria com empresas e universidades para a descarbonização do setor automotivo.

Essas e outras iniciativas inovadoras estão alinhadas à estratégia global de descarbonização da Volkswagen, Way to Zero, que tem como meta a neutralidade de carbono até 2050. Em nível global, a Volkswagen foi a primeira fabricante de automóveis a assinar o Acordo de Paris.

Foco em pessoas: empregadora de excelência e Diversidade & Inclusão

A Volkswagen do Brasil também conta com uma estratégia robusta de Diversidade & Inclusão. É a única montadora signatária de cinco fóruns, desde 2023: Movimento Mulher 360, Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, REIS (Rede Empresarial de Inclusão Social – para inclusão de pessoas com deficiência) e Fórum Gerações e Futuro do Trabalho. A participação nos fóruns integrou 38 novos compromissos à estratégia de Diversidade & Inclusão da empresa.

Além disso, a Volkswagen é signatária dos Princípios de Empoderamento Feminino da ONU, desde 2020. O aumento de mulheres na liderança - de 12,5%, em 2021, para 25,3%, em 2024 - é um exemplo dos resultados positivos da estratégia de Diversidade & Inclusão na empresa. No ano passado, a Volkswagen do Brasil também conquistou a importante certificação de Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ trabalharem, pela pesquisa HRC Equidade BR 2024, da HRC (Human Rights Campaign Foundation), em parceria com o Instituto Mais Diversidade e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. A empresa também conquistou em 2024 o 2° lugar no eixo de comunicação antirracista por meio do levantamento do Índice de Equidade Racial Empresarial.

Empregadora de excelência, a Volkswagen conquistou a certificação Top Employer pelo 7º ano consecutivo em 2025. A certificação Great Place to Work foi conquistada pelo 3º ano consecutivo, em 2024, juntamente com o selo Great People Mental Health, logo no primeiro ano de participação nessa avaliação de bem-estar. No ano passado, a VW também integrou o ranking Top 10 da pesquisa Marca Empregadora Randstad pelo 3º ano consecutivo. Além disso, a Volkswagen do Brasil conta com uma meta de 60% das vagas externas a serem preenchidas por públicos de Diversidade & Inclusão dos 5 pilares trabalhados (raças & etnias, gênero, LGBTQIAP+, gerações e Pessoas com Deficiência).

Fundação Grupo VW completa 45 anos em prol do desenvolvimento social

A Fundação Grupo Volkswagen completou 45 anos em 2024 e abraçou a mobilidade social como sua causa prioritária de atuação, com foco em contribuir com a redução das desigualdades por meio da inclusão produtiva, empreendedorismo e desenvolvimento comunitário, sob o propósito "Juntos pela Mobilidade Social".

Nos últimos 10 anos, a Fundação Grupo Volkswagen investiu mais de R$ 100 milhões em iniciativas socioeducacionais no Brasil e, em 2024, destinou mais de R$ 16 milhões em recursos próprios às comunidades. Desde 1979, a Fundação Grupo Volkswagen já beneficiou mais de 3 milhões de pessoas com ações de educação e desenvolvimento de comunidades.

Esses são apenas alguns projetos e ações que impulsionam a pauta ESG da Volkswagen do Brasil. No Relatório, você saberá muito mais!

Volkswagen do Brasil

terça-feira, 8 de abril de 2025

DHL GROUP INVESTIRÁ 2 BILHÕES DE EUROS ATÉ 2030 NA ÁREA DA SAÚDE PARA IMPULSIONAR SOLUÇÕES INTEGRADAS DE CUIDADOS EM NÍVEL GLOBAL

Objetivo é melhorar as operações logísticas de alta qualidade nas Américas, Ásia-Pacífico e EMEA para atender às necessidades em constante evolução da indústria de ciências da vida e cuidados com a saúde.

O DHL Group, maior grupo logístico global, anunciou um investimento estratégico de 2 bilhões de euros nos próximos cinco anos para aprimorar suas capacidades logísticas no setor de ciências da vida e cuidados com a saúde. Esse investimento apoia a “Estratégia 2030” do Grupo e reforça o compromisso da DHL em ajudar os clientes do setor de saúde a crescer, inovar e atender os clientes de forma mais eficaz em todo o mundo. Com 40% do investimento alocado para Canadá e Estados Unidos, 10% para a América Latina, 25% para a Ásia-Pacífico e 25% para a região EMEA (Europa, Oriente Médio e África), a DHL está expandindo sua presença global para oferecer soluções logísticas integradas, mais rápidas, confiáveis e centradas no paciente onde quer que atuem as empresas do setor de saúde.

O investimento será focado em aprimorar a infraestrutura e tecnologia de alta qualidade em todos os pontos da cadeia logística – desde armazenamento, atendimento de pedidos e distribuição até entregas globais e de última milha – criando cadeias de suprimentos ainda mais resilientes, escaláveis e ágeis para os clientes. Uma parte significativa do valor será usada para estabelecer novos Centros Farmacêuticos certificados pelas boas práticas de distribuição (GDP), com cobertura entre divisões, para rotas com múltiplas faixas de temperatura, expandir a capacidade da cadeia de frio nas instalações existentes, colocar em operação novos veículos com controle de temperatura e aprimorar as soluções de embalagens passivas e ativas para garantir entregas sustentáveis.

À medida que cresce a demanda em áreas críticas como ensaios clínicos, biofarmacêuticos e terapias celulares e genéticas, a DHL também está investindo em infraestrutura refrigerada especializada e de alta qualidade, capaz de operar com faixas de temperatura baixas e ultrabaixas. Além disso, o Grupo implementará sistemas de TI de última geração que oferecerão visibilidade ponta a ponta, assegurando a integridade dos produtos, o cumprimento de normas regulatórias e a confiança de fornecedores de cuidados com a saúde e seus pacientes.

Com sua nova marca para o setor, a DHL Health Logistics, o Grupo consolida sua expertise em ciências da vida e cuidados com a saúde sob um único guarda-chuva. Isso cria uma experiência contínua e de ponta a ponta para os clientes, simplificando a gestão de cadeias de suprimentos complexas e transfronteiriças com confiança, agilidade e alto padrão de serviço. O foco é atender às necessidades de clientes farmacêuticos, biofarmacêuticos e médicos que exigem soluções logísticas ágeis e conectadas, indo além das linhas de serviço tradicionais.

“Assim como o propósito do Grupo DHL de ‘Conectar pessoas, melhorar vidas’, nosso investimento estratégico em ciências da vida e cuidados com a saúde é impulsionado pela missão de nossos clientes: entregar produtos essenciais, muitas vezes vitais, às pessoas que deles necessitam”, disse Oscar de Bok, CEO da DHL Supply Chain. “Estamos construindo soluções logísticas integradas e de alta qualidade, tão inovadoras e confiáveis quanto os produtos que nossos clientes desenvolvem – garantindo que os pacientes, em qualquer lugar, recebam o tratamento certo, no momento certo, com total confiança.”

O Grupo DHL tem sido há muito tempo um parceiro confiável na logística de ciências da vida e cuidados com a saúde, gerando mais de 5 bilhões de euros em receitas globais em 2024. Com 5 bilhões de euros em receitas incrementais projetadas até 2030, o Grupo está ampliando suas operações para se adaptar às rápidas mudanças das necessidades da indústria e de seus usuários finais – tanto os profissionais da saúde quanto os pacientes.

Atualmente, o Grupo DHL opera em quase 600 unidades, centros e armazéns em cerca de 130 países dedicados à logística de ciências da vida e cuidados com a saúde, totalizando mais de 2,5 milhões de metros quadrados de espaço de armazenamento com temperatura controlada. Com base nessa extensa rede, nossos clientes se beneficiam de um portfólio completo de soluções totalmente integradas.

Além dos investimentos em infraestrutura, o Grupo DHL adquiriu recentemente a CRYOPDP, uma empresa de courier especializada em ensaios clínicos, biofarmacêuticos e terapias celulares e genéticas, para reforçar ainda mais suas capacidades nesse segmento e expandir o potencial de sua Rede Especializada em Farma como parte da estratégia de investimento geral.

DHL Group
CDI Comunicação

CAMPOS DO JORDÃO NA ABAV TRAVELSP E WTM LATIN AMERICA

Cidade mostrará seus diferenciais e novidades aos principais eventos de turismo, reforçando sua vocação para o hipismo e grandes eventos

* Linoel Dias

Campos do Jordão estará presente em dois dos principais eventos do setor de turismo no Brasil. O Consórcio Aproveite Campos do Jordão, um pool de associações e atrativos locais, junto à Secretaria de Turismo da cidade, participará da Abav TravelSP, nos dias 9 e 10 de abril, no Royal Palm Hall, em Campinas, e da WTM Latin America, de 14 a 16 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Durante as feiras, o Consórcio apresentará os diferenciais do destino turístico com ênfase no retorno da cidade como sede de eventos e provas equestres. A região, reconhecida por sua atmosfera sofisticada e envolta pela natureza exuberante da Serra da Mantiqueira, é ideal para os amantes do hipismo e passeios a cavalo.

Além disso, os visitantes poderão conhecer mais sobre os atrativos da região, que combinam charme, requinte e hospitalidade. Com experiências autênticas e infraestrutura preparada para receber eventos de grande porte, Campos do Jordão se consolida cada vez mais como um destino versátil para turismo de lazer e de negócios.

No estande, onde os visitantes poderão conhecer melhor os atrativos e provar alguns produtos típicos da região, como chocolate, haverá também sorteios de kits de cervejas. destaca”, comenta Sidney Isidro, presidente do Comtur e membro do Consórcio Aproveite Campos de Jordão.

O município, situado no lado paulista da Serra da Mantiqueira, a 1.628 metros de altitude, por meio de um pool de associações locais, criou o Consórcio Aproveite Campos do Jordão. A cidade é considerada a mais alta do Brasil, apropriada para celebrar os melhores momentos e aproveitar o clima com estilo e requinte.

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com

CUMMINS BRASIL CRESCE MAIS DE 25% EM 2024 E MANTÉM PROJEÇÃO POSITIVA PARA 2025

Com soluções robustas, tecnológicas e alinhadas à estratégia global de descarbonização, empresa reforça liderança no fornecimento de energia confiável para setores estratégicos da economia brasileira

Grupo Gerador Cummins emissionado equipado com o motor QSF 4.5

A crescente demanda por segurança energética, continuidade operacional e soluções sustentáveis impulsionou um novo ciclo de expansão do mercado de grupos geradores no Brasil. Em 2024, a Cummins Brasil registrou um crescimento de mais de 25% nas vendas desses equipamentos no país, com destaque para os segmentos agrícola, comercial, data centers e empresas de locação.

“Esse desempenho está diretamente relacionado à maior conscientização sobre a importância de manter a operação contínua, mesmo diante de instabilidades na rede elétrica. Oscilações no fornecimento e episódios de apagões levaram empresas e consumidores a investirem em soluções que garantem autonomia e proteção”, diz Paulo Nielsen, líder da Cummins Power Generation, unidade de Geração de Energia da Cummins para a América Latina. “Quando analisamos o impacto financeiro de uma interrupção de energia, fica evidente que investir em um grupo gerador é uma decisão estratégica de proteção ao negócio”.

Para 2025, a empresa projeta um crescimento adicional superior a 20%, mantendo a curva ascendente impulsionada por fatores estruturais. A expectativa está ancorada na combinação entre alta demanda, maturidade tecnológica e um portfólio Cummins cada vez mais completo, inovador e alinhado aos objetivos de descarbonização.

“A expansão do mercado de grupos geradores reflete não apenas um momento de maior conscientização sobre segurança energética, mas também a confiança na capacidade da Cummins de entregar soluções confiáveis, tecnológicas e sustentáveis. Estamos preparados para seguir crescendo com nossos clientes, oferecendo um portfólio alinhado a realidade do Brasil”, afirma Nielsen.

Portfólio Cummins preparado para hoje, conectado ao futuro

O desenvolvimento da Cummins no segmento de energia está conectado à estratégia global Destino ao Zero, que norteia a evolução de seus produtos e tecnologias rumo à neutralidade de carbono. Isso se reflete em soluções de alta performance que já atendem às legislações ambientais mais exigentes — como é o caso do grupo gerador com motorização QSF 4.5, lançado em 2024, projetado para cumprir o Decreto 60.233 de emissões da cidade de São Paulo.

O grupo gerador com motor QSF4.5, por exemplo, apresenta uma redução de até 60% nas emissões de NOx e material particulado em comparação com os modelos não emissionados, como o 6B, além de proporcionar uma economia de até 10% no consumo de combustível em comparação, por exemplo, com o modelo não emissionado.

Em 2025, essa linha de grupo gerador evolui com o lançamento da versão carenada, que incorpora novos recursos como base com contenção total de líquidos, carenagens com nível de ruído de 75 dB (previstas para o quarto trimestre), janela de inspeção para manutenção do tanque de combustível e solução de içamento opcional em toda a linha. As novidades ampliam a flexibilidade de configuração, permitindo aplicação em diferentes ambientes e segmentos de mercado.

Grupo Gerador Cummins emissionado equipado com o motor QSF 4.5

O portfólio atual também integra motores com sistema de injeção de alta pressão (Common Rail), que oferecem maior eficiência energética e menor emissão de poluentes.

Outro destaque é a nova geração de controladores PS 0600, desenvolvida para oferecer mais confiabilidade, usabilidade e conectividade. Os novos controladores contam com interface intuitiva, recursos avançados de monitoramento e proteção e integração com sistemas de automação. Eles permitem diagnósticos mais precisos e estão preparados para integração com o sistema Acumen, a solução de monitoramento remoto da Cummins, cujo lançamento está previsto para o segundo trimestre de 2025. O Acumen permitirá uma gestão energética mais inteligente, segura e conectada, agregando valor à operação dos clientes e facilitando a tomada de decisões em tempo real.

Sustentabilidade e tecnologias de baixo carbono

“Hoje, 72% dos grupos geradores da Cummins já estão em conformidade com as normas de emissões vigentes. Todos os equipamentos são aptos a operar com os percentuais de mistura de biodiesel estabelecidos pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), o que reforça o papel dos biocombustíveis como solução imediata para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, um passo adiante da transição energética”, reforça o líder.

O compromisso com a sustentabilidade também se reflete no desenvolvimento de microgrids e sistemas híbridos. A Cummins já oferece, por meio de seus distribuidores e com apoio técnico local, projetos que combinam geradores com fontes renováveis, como painéis solares, entregando soluções completas, eficientes e customizadas para operações críticas ou regiões remotas.

Embora o mercado internacional avance em soluções como baterias e células de hidrogênio, a adoção dessas tecnologias no Brasil será feita com responsabilidade e alinhamento aos pilares que regem a atuação da Cummins no país: legislação, prontidão tecnológica e infraestrutura. “À medida que essas condições avancem, a Cummins estará preparada para ampliar sua oferta de soluções com solidez, responsabilidade e alto grau de confiabilidade”, afirma Nielsen.

Excelência operacional e atendimento sob medida

A demanda crescente por energia de backup tem exigido agilidade e precisão na entrega. Para isso, a Cummins tem atuado em parceria com seu time de supply chain, otimizando processos para reduzir o lead time e garantir maior velocidade no atendimento — especialmente em situações de urgência.

O suporte técnico e a proximidade com o cliente são diferenciais garantidos pela forte atuação da rede de distribuidores autorizados, que contam com equipes de engenharia dedicadas e capacidade de entregar soluções customizadas, ajustadas à realidade de cada operação. Ao combinar inovação, eficiência e compromisso ambiental, a Cummins reafirma seu papel como parceira estratégica de setores que não podem parar — hoje e no futuro.

Cummins Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

ALESSANDRA SOUZA ASSUME A DIRETORIA DE MARKETING DA MARCA CRYOVAC®, DA SEALED AIR CORPORATION, NA AMÉRICA DO SUL.

Alessandra Souza

A Sealed Air, líder global em soluções de embalagens para alimentos por meio da marca CRYOVAC®, que integra materiais, automação, equipamentos e serviços, anunciou a promoção de Alessandra Souza ao cargo de Diretora de Marketing para a América do Sul.

Com 25 anos de experiência na Sealed Air, Alessandra anteriormente ocupava a posição de Diretora de Desenvolvimento de Novos Negócios no Brasil. Agora, ela será responsável por liderar as estratégias de marketing na região, impulsionando o crescimento e a inovação nos negócios de embalagens para alimentos. Além disso, Alessandra continuará a liderar o CRYOVAC Studio, departamento de design e criação, especializado no desenvolvimento e aplicação visual em embalagens flexíveis, assim como o time de artes e clicheria.

Iniciando sua trajetória na empresa no setor de qualidade, Alessandra teve uma carreira multidisciplinar, passando por áreas como portfólio, vendas, gestão de contas-chave e marketing para o mercado de carne vermelha.

“Estou muito honrada em assumir a diretoria de marketing na América do Sul. Encaro essa responsabilidade como uma oportunidade excepcional para fomentar a implementação de inovações e tendências globais no mercado brasileiro. Minha meta é ajudar a fortalecer a posição da nossa marca CRYOVAC® como uma parceira estratégica de nossos clientes, resgatando nossas raízes de pioneirismo e inovação. Nossa abordagem vai além da embalagem, pois integramos alta tecnologia em automação de processos e serviços, com nossa expertise e know-how inigualáveis," afirma Alessandra Souza.

Formada em Química pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e com MBA pela USP focado em gestão e engenharia de produto, Alessandra liderou projetos premiados, como o desenvolvimento da embalagem CRYOVAC Darfresh para pratos prontos, vencedora do Prêmio ABRE 2023 e 2024 em diversas categorias, incluindo “Embalagens para a redução de perdas e desperdício de alimentos” e “Voto Popular”.

A Sealed Air Corporation (NYSE: SEE) é líder global em soluções de embalagens que integram materiais, automação, equipamentos e serviços sustentáveis e de alto desempenho. A empresa fornece soluções para uma ampla gama de mercados incluindo proteínas frescas, alimentos, fluídos e líquidos, medicina e ciências biológicas, indústrias, e-commerce, logística e operações de atendimento omnichannel. A Sealed Air é detentora de soluções reconhecidas mundialmente como a marca de embalagens para alimentos CRYOVAC®, sistemas para líquidos LIQUIBOX®, embalagens de proteção SEALED AIR®, sistemas de embalagem automatizados AUTOBAG® e soluções infláveis BUBBLE WRAP®. A empresa tem mais de 16 mil funcionários globalmente, atende clientes em 117 países/territórios e em 2024, faturou US$ 5,4 bilhões em vendas globais. Clique aqui e visite o site da Sealed Air

Sealed Air Corporation
Intelligenzia Tecnologia e Marketing

CLAUDIA MUCHALUAT É A NOVA CHIEF REVENUE OFFICER DA LOGICALIS BRASIL

Ex-presidente da Intel Brasil chega com a missão de impulsionar a lucratividade da empresa e fortalecer a geração de valor para os clientes

Claudia Muchaluat

Com o objetivo de impulsionar sua trajetória de crescimento e reforçar o foco no cliente, a Logicalis, reconhecida globalmente por suas soluções e serviços em tecnologia da informação e comunicação, acaba de anunciar a chegada de Claudia Muchaluat.

A executiva, que possui mais de 25 anos de experiência na liderança de equipes de alto desempenho e tem a carreira marcada pela entrega de um histórico consistente de receitas crescentes e lucrativas, assume como Chief Revenue Officer (CRO) da Logicalis Brasil. Sua chegada reforça a importância do Brasil como um mercado estratégico para o grupo.

Na nova função, Claudia será responsável por áreas diretamente ligadas à geração de receitas, incluindo Vendas, Pricing, Marketing e Alianças. “A Claudia chega para impulsionar ainda mais nossa competitividade no mercado de tecnologia. Não tenho dúvidas de que sua visão abrangente e seu conhecimento profundo das necessidades dos clientes e do potencial de tecnologias disruptivas nos permitirão alcançar excelentes resultados, fortalecendo o ecossistema de parceiros e o relacionamento com nossos clientes”, afirma Marcio Caputo, CEO da Logicalis para a América Latina.

“A Logicalis possui um portfólio amplo e uma base de clientes premium com os quais mantém um relacionamento de longo prazo, o que demonstra a excelência dos serviços prestados e o foco em servi-los cada vez melhor. Essas características nos permitem atuar nas mais diversas frentes de negócios e reforçar nosso posicionamento como parceiro estratégico de tecnologia. Acredito na força do trabalho em equipe para promover inovações que gerem impactos positivos tanto para a empresa quanto para nossos clientes”, destaca Claudia.

Ex-presidente da Intel Brasil, a executiva também ocupou posições de liderança na IBM, é membro do conselho da Genesis Genomics (joint-venture do laboratório Fleury com o Hospital Albert Einstein), atua como mentora de negócios na Endeavor e contribui, como colunista, para o MIT Sloan Management Review. Além disso, em 2024, Claudia foi eleita pela Bloomberg Línea como uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina e, em 2023, uma das 100 mulheres mais influentes do Brasil pela Época Negócios.

Logicalis
Capital Informação

RANDS E FUNDOS DE HIGH GROWTH DO PATRIA ANUNCIAM INVESTIMENTO EM UNIDADES DE CONSÓRCIOS E SEGUROS

A Rands, plataforma de Soluções Financeiras e Serviços da Randoncorp, e o Patria Investimentos, por meio dos fundos de High Growth KMP Growth Capital Fund II e Patria High Growth KMP Coinvestimento I, anunciam um acordo que contará com o aporte de até R$ 320 milhões nas frentes de consórcio e de seguros. O contrato prevê a constituição de uma empresa controladora dessas duas operações (holding). Os fundos do Patria poderão deter até 20% de participação no capital; a Randoncorp seguirá com a participação restante de, ao menos, 80%. 

A assinatura ocorreu nesta segunda-feira, 7 de abril, em Caxias do Sul (RS), e a operação segue para aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e do Banco Central do Brasil (Bacen). Foto: Alex Battistel | Divulgação Randoncorp.

A entrada de fundos de investimentos growth equity na Rands institui um modelo de coinvestimento, em que Patria e Randoncorp, juntos, aproveitam sinergias e experiências para fortalecer as frentes de seguros e consórcios da Rands, favorecendo o ganho de escala com sustentabilidade dos negócios. O investimento também acelera a expansão da vertical, com novas oportunidades para a marca consolidar sua posição no setor financeiro por meio de parceria com o Patria, empresa líder de mercado com mais de 35 anos de história, especialista em setores-chave de alta resiliência. Esta é a primeira vez que a Rands realiza este tipo de operação.

A transação marca o primeiro movimento relevante da nova vertical High Growth do Patria, voltada a empresas com alto potencial de expansão, transformação digital e fortalecimento de práticas de gestão. A vertical foi oficialmente lançada em março, por meio da união entre o Patria, Kamaroopin e Igah, e tem como tese investir em empresas líderes que possam acelerar seu crescimento com apoio estratégico e capital de longo prazo. Esse modelo combina capital com suporte ativo à gestão, e tem sido adotado com sucesso em diversas companhias do portfólio, como Petlove, dr.consulta, Startse, Avenue, Conexa e Consorciei. Em todas essas operações, os fundos do Patria se destacam por oferecer uma visão empreendedora para o crescimento de negócios com alto potencial, aliando conhecimento setorial, mais de 35 anos de experiência em private equity, uma ampla rede de relacionamentos e o envolvimento direto de especialistas e investidores para impulsionar o valor das empresas investidas.

Investimento vai potencializar carteira de consórcios

A injeção de recursos dos fundos do Patria vai permitir à Rands acelerar as soluções de consórcios e seguros, consolidando sua posição como referência nacional nesses mercados. A estratégia passa por fortalecer as marcas próprias de varejo: RACON – de aquisição de bens imóveis e veículos - e Yeah – consórcio digital de serviços. O segmento de consórcio de pesados, especialidade da Rands, também vai receber aportes com foco na oferta de produtos adaptados às necessidades dos clientes, com novas soluções para o mercado de transporte, logística e agronegócio. O movimento inclui, ainda, ampliação do portfólio da corretora de seguros. A Rands também passa a contar com a expertise do Patria Investimentos.

Daniel M. Ely, vice-presidente executivo da Randoncorp e COO da Rands, adianta que, com a injeção de capital, a Rands mira em diversificar a carteira ativa de créditos de consórcios, uma das fortalezas da plataforma, em alinhamento à estratégia da Randoncorp de avançar em mercados estratégicos.

“A entrada do Patria vai inaugurar uma nova fase para a Rands, de grandes avanços no objetivo de nos consolidarmos como uma plataforma completa de soluções para diversos setores, com destaque para produtos de consórcio e seguros, em todo o Brasil. Projetamos multiplicar o volume de créditos ativos sob nossa gestão graças à diversificação de nossa oferta em soluções financeiras”, projeta.

“Ao aceitar um parceiro de peso como o Patria Investimentos, nós estamos dando robustez e celeridade para o crescimento desse negócio que é fundamental para a Randoncorp. O fortalecimento da Rands em consórcios e seguros também trará muitos benefícios para o mercado”, complementa o CEO da Randoncorp, Sérgio L. Carvalho.

Em 2024, a Rands comercializou R$ 8 bilhões em créditos de consórcios e fechou o ano com 102 mil cotas ativas. Em seguros, o montante chegou a R$ 32 milhões em prêmios comercializados. Em consórcios, a Rands proporciona alternativas para a aquisição de veículos, imóveis e serviços, com destaque para o segmento de pesados. Já em seguros, a plataforma disponibiliza soluções de proteção pessoal, empresarial, residencial e veículos, em parceria com as principais seguradoras do país.

Presente na América Latina, Europa e nos EUA, o Patria possui R$ 259,4 bilhões de ativos sob gestão.

“A Rands combina a força institucional e a reputação da Randoncorp com um modelo de negócios baseado em canais proprietários, parcerias exclusivas com montadoras e instituições financeiras, e forte presença no segmento de pesados. A Randoncorp também se destaca por sua atuação associativa, com um histórico robusto de sociedades e joint ventures bem-sucedidas dentro de âmbito nacional e internacional”, comenta Pedro Faria, sócio e co-CEO de High Growth do Patria Investimentos.

Faria destaca que o coinvestimento na gestão da Rands ajuda a destravar valor em função de alguns pontos importantes de apoio do time de High Growth do Patria, como: apoio ao processo de expansão e reforço na governança, em meio à sua previsão de crescimento para posicioná-la em níveis melhores de valorização, criar espaços para produtos e tecnologias e ajudar a impulsionar uma agenda futura de M&A.

Rands

A Rands, Plataforma de Soluções Financeiras e Serviços da Randoncorp, atende aos setores de transporte e logística, mercado de reposição, agronegócio, varejo, tecnologia e inovação. Seu amplo portfólio, com mais de 40 soluções, inclui financiamentos, investimentos, consórcio, seguros, assistências, locação e gestão de frotas, além de tecnologia e inovação, para pessoas e empresas de diversos setores. Marca criada em 2023, a partir da união de empresas consolidadas como o Randon Consórcios, Banco Randon e Randon Seguros, a Rands preserva a tradição e confiança da Randoncorp, com mais de 50 anos de atuação em serviços, e cresce de forma acelerada através da aquisição de outras empresas renomadas. Fazem parte do seu portfólio a DB, empresa de soluções em tecnologia com atuação no Brasil e no Exterior, a Addiante, joint-venture com a Gerdau especializada em locação de caminhões, implementos e máquinas, a RV, empresa de investimento e aceleração em startups, a Conexo, que auxilia organizações a implementar a cultura de inovação para gerar resultados, e a Delta Global, especializada em soluções para gestão de frotas e tecnologia.

Randoncorp

Multinacional brasileira referência em soluções que facilitam a vida das pessoas por meio da mobilidade, a Randoncorp tem presença global fundamentada na qualidade, na inovação e na ética nos negócios. Com mais de 50 operações ao redor do mundo, alcança mais de 125 países com a comercialização de suas soluções e mantém liderança nos mercados de suas cinco verticais de negócios complementares. São cerca de 18 mil colaboradores.

A Randoncorp desenvolve, produz e comercializa autopeças e serviços para o controle de movimentos, com portfólio completo para sistemas de frenagem, suspensão, transmissão e direção, por meio da Frasle Mobility, e para aplicações em veículos comerciais, por meio das marcas Suspensys, Castertech, Master e JOST Brasil. A Companhia também atua como montadora e está entre as dez maiores fabricantes de semirreboques do mundo, por meio da marca icônica Randon, com a mais completa linha de equipamentos para o transporte terrestre de cargas.

A Companhia conta, ainda, com a Rands, Plataforma de Soluções Financeiras e Serviços, que atende aos setores de transporte e logística, mercado de reposição, agronegócio, varejo, tecnologia e inovação.

O grupo impulsiona pesquisas em materiais, nanotecnologia e eletromobilidade e cria soluções em automação e robótica industrial com o Centro Tecnológico Randon (CTR), a NIONE e a Auttom.

Com o propósito de conectar pessoas e riquezas, gerando prosperidade, atua na transformação social com iniciativas realizadas pelo Instituto Elisabetha Randon e incentiva a pesquisa científica por meio do apoio ao Instituto Hercílio Randon. Faz parte do Nível 1 de Governança Corporativa da B3, figurando entre as maiores empresas privadas brasileiras.

Patria Investimentos

Criamos oportunidades únicas de investimento para nossos clientes, construindo um legado nas regiões em que atuamos. Somos uma gestora líder em investimentos alternativos, com mais de 35 anos de história, especialista em setores-chave de alta resiliência. Nossa abordagem única combina o conhecimento dos nossos líderes de investimento, especialistas setoriais e gestores de companhias com nossa experiência própria no mercado local. Com mais de R$ 259,4 bilhões de ativos sob gestão e presença global, buscamos promover retornos atrativos e consistentes a partir de oportunidades de investimento de longo prazo ao mesmo tempo em que criamos valor de forma sustentável para as regiões em que atuamos.

Classes de ativos: Private Equity, Infraestrutura, Crédito, Public Equities, Real Estate e Global Private Markets Solutions e High Growth.

Regiões de investimento: América Latina, Europa e Estados Unidos.

Randoncorp
ANK Reputation

Patria
Ideal Axicom