sexta-feira, 15 de março de 2019

ROBERTO CORTES ASSUME A PRESIDÊNCIA DA AHK RIO DE JANEIRO


Roberto Cortes é o novo presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK Rio), instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo servir de plataforma mediadora e viabilizadora de novos negócios entre empresários de ambos os países, por meio de ações estratégicas de relacionamento.

A cerimônia de posse aconteceu nesta sexta-feira (15) com a presença de diversas autoridades, entre elas o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel; o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira; e o cônsul geral da Alemanha, Klaus Zilikens.

Na ocasião, Cortes anunciou a entrada do sistema dual de ensino no Brasil. Trata-se de um método criado na Alemanha em que o aprendizado de nível superior é dividido entre aulas na faculdade e vivência prática empresarial desde o início de seu curso. Fruto do incentivo da AHK Rio, a primeira faculdade a adotar o sistema será a Associação Educacional Dom Bosco, em Resende (RJ), que contará com a parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Formado em Economia pela Universidade Mackenzie, com especialização pelo Instituto de Tecnologia Mauá e pela Fundação Dom Cabral/INSEAD Business Schools, Cortes teve passagens pelas áreas financeiras e de negócios de bancos e empresas multinacionais.

Atualmente, é CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, fabricante dos veículos comerciais Volkswagen e MAN, sendo uma das maiores montadoras de caminhões e ônibus da América Latina. Cortes também é Board Member da TRATON.

Nos últimos anos, o executivo foi nomeado “Personalidade da Indústria Automotiva” pela revista Autodata; “Líder Brasileiro na Indústria Automotiva” pelo jornal financeiro ‘Brasil Econômico’; “Profissional do Ano” pela revista Automotive Business; recebeu o título de “Personalidade do Ano” da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – ADVB; e “Personalidade de Vendas na América Latina” pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil pela ADVB EUA.

Na AHK Rio de Janeiro, o executivo era o vice-presidente e substitui Gerhard M.Haase, que vinha na liderança da instituição desde 2016.

“Buscando retribuir a excelente acolhida fluminense à nossa fábrica, e especialmente desta câmara, que em muito nos apoiou desde os primeiros dias no Rio de Janeiro, que, em nome da Volkswagen Caminhões e Ônibus, aceitei esse desafio. Como presidente dessa instituição de 102 anos, espero promover cada vez mais o empreendedorismo alemão em nosso país”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.