quinta-feira, 2 de julho de 2020

EM CENÁRIO PANDÊMICO, CULTURA INCLUSIVA DA CUMMINS BRASIL TRAZ INOVAÇÕES EM SEUS PROCESSOS


Para a Cummins, a diversidade traz resultados positivos nos negócios e mesmo diante do cenário de pandemia causado pela Covid-19, a desenvolvedora de powertrain buscou inovação para dar continuidade em suas ações dentro desta temática. E foi além: valorizou e incluiu suas diferenças para tomada de decisões durante a retomada das operações. Como reconhecimento deste compromisso, já enraizado na cultura inclusiva da companhia, a Cummins também figura entre os destaques do Guia Exame de Diversidade 2020, iniciativa do Instituto Ethos e da Exame.

O valor 'Diversidade e Inclusão' é trabalhado pela Cummins por meio do Grupo de Recursos de Colaboradores ou EGR (Employee Resource Group) que abrange o Grupo de Raça, Grupo de Gênero, Grupo de Pessoas com Deficiência, Grupo de Gerações e Grupo Pride. Todas as atividades são engajadas por colaboradores voluntários. A nominação EGR foi adotada no início do ano passado, apenas como forma de potencializar as ações realizadas pela empresa há mais de 15 anos.

Neste momento de pandemia causado pela síndrome respiratória Covid-19, ter a diversidade e a inclusão já estruturadas na Cummins foi ainda mais essencial. De acordo com Marco Bologna, diretor de Compras para América Latina e líder do Comitê Brasil de Diversidade da Cummins, "tivemos que se reinventar para dar continuidade aos temas, mesmo diante de cenário de pandemia; nenhum de nós já passou por nada parecido. A diversidade trouxe mais criatividade, inovação e fez com que a Cummins tomasse as decisões corretas, entre abrir e fechar a fábrica, para retomada das operações com total segurança".

Para Adriano Rishi, diretor de Engenharia da América Latina e líder do Comitê de Diversidade e Inclusão da Cummins na região, as ações de diversidade e inclusão têm ainda mais relevância no contexto atual, com boa parte de colaboradores trabalhando em suas casas. Com isso, as necessidades para que se sintam incluídas na comunidade do trabalho são ainda maiores.

"Nossas ações de diversidade e inclusão seguem pautadas nos pilares de atração, desenvolvimento e retenção. Temos adaptado os trabalhos em cada um destes pilares para que possam ter o seu efeito em isolamento social. Temos investido mais nas mídias sociais para promover diversidade e inclusão. No pilar de desenvolvimento, utilizamos ferramentas de conexão virtual para fazer mentoring circle. Em retenção, seguimos com as ações para desenvolvimento de carreira de maneira virtual", diz Rishi.

Além de contar com o total envolvimento dos colaboradores, a empresa concentrou seus esforços para dar continuidade às suas atividades relacionadas ao Grupo de Recursos de Colaboradores. O ERG de Gêneros lançou a campanha contra a violência doméstica, realizada em maio, após constatação de que, com isolamento social, houve o aumento considerável de casos. Vale acrescentar que esta temática é trabalhada pela Cummins desde 2018. A campanha ajuda e conforta com mensagem de apoio que pode quebrar barreiras e salvar uma mulher, incluindo um canal de comunicação para denúncias.

Pertencente ao Grupo de Raça, o Debate Mensal, promovido em março, abordou a temática 'Racismo Estrutural' e teve como objetivo mostrar como as sociedades são estruturadas com base na discriminação que privilegia algumas raças em detrimento das outras aos 20 alunos do Cummins Formare 2020, programa de capacitação de jovens em desvantagem socioeconômica para o mercado de trabalho. Nas próximas ações do Grupo de Raça, serão realizados novos treinamentos também por meio de conferências.

As ações do EGR de Gerações incluiu atividades para promover interação familiar diante cenário de pandemia, de carona com o período em todos permaneciam em casa. Para os próximos meses, a agenda ainda contempla a Live 'Bem Estar', um incentivo aos exercícios físicos em casa e o 'Concurso de brincadeiras entre gerações'. Esta ação fomenta o compartilhamento de brincadeiras: pais ensinam as atividades de sua época como pega vareta e peão e/ou os filhos ensinam as atuais como Tiktok e videogame.

Entre as ações do Grupo Pride, a Cummins promoveu a live das terminologias LBGT e ainda tem previsto o treinamento do grupo 'Safe Leader', no formato remoto pela primeira vez, previsto para as próximas semanas.

Guia Exame de Diversidade 2020


Nesta iniciativa do Instituto Ethos e da Exame, a Cummins figura entre as empresas que apresentaram notas acima da media no ranking geral e em todas as categorias da pesquisa (pessoas com deficiência, mulheres, étnico-racial e LGBTI+).

Nesta segunda edição do Guia Exame de Diversidade, para elaborar a lista das melhores companhias por setor e por categoria, foi criada uma metodologia própria com base na adaptação de uma série de guias temáticos desenvolvidos pelo Ethos e pelos parceiros Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert), Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero, Fórum de Empresas e Direitos ­LGBTI+, Movimento Mulher 360 e Rede Empresarial de Inclusão Social (Reis).

A análise envolveu diferentes etapas que resultou na seleção Das 52 empresas que apresentaram melhor desempenho por setor e por categoria (étnico-racial, mulheres, LGBTI+ e PCD).