Tiago Silva e Lucas Marcelino (foto) competem na prova do salto em distância neste domingo (4) no Ibirapuera. Imagem: Fernanda Paradizo/CBAt
O salto em distância é uma das atrações do GP São Paulo Caixa de Atletismo neste domingo (4) nos Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera, às 8h30. A prova começa às 9h05 com a expectativa de nível técnico elevado pela presença de saltadores em preparação para campeonatos internacionais. O Centro de Excelência Esportiva (CEE) participa com Tiago Silva (Brasil FC), vice-líder do ranking brasileiro sub-23 com 7m91 e Lucas Marcelino (Orcampi/Unimed), líder do ranking juvenil e terceiro no sub 23 com 7m81. O líder é Higor Alves ( GR Barueri), com 7m92.
Tiago e Lucas estão em campanha para garantir vaga no Campeonato Ibero-americano, no início de agosto em local a ser determinado, sendo que Lucas já obteve índice (7m55) para o Mundial Juvenil em julho, em Eugene (EUA). "Eles estão muito próximos dos oito metros e têm boas chances de pódio. Mesmo sendo juvenil, tenho a certeza de que o Lucas vai brigar com os outros competidores", prevê Tânia Moura, técnica do CEE São Paulo/Ibirapuera, junto com o marido, Nélio, também coordenador do programa.
Quem também aparece entre os favoritos da prova, é o panamenho Irving Saladino, campeão olímpico nos Jogos de Pequim em 2008, com 8m73. Irving treinou no Ibirapuera com Nélio e Tânia de 2004 a 2010, período em que também conquistou o ouro no Mundial de Osaka (JAP) e nos Jogos Pan-americanos do Rio, no mesmo ano de 2007. "Irving está recuperando a boa fase, saltou 8m16 nesta temporada e é o nome da prova para domingo", afirma Tânia. A marca recoloca o saltador entre os cinco melhores do mundo na temporada.
Após o ouro de Pequim em 2008, quando se tornou o primeiro campeão olímpico na história do Panamá, Irving tornou-se uma celebridade em seu país e o peso da fama mundial fez com que a carreira dele entrasse em decadência. Ciente da necessidade de retomar o rumo das vitórias, o atleta decidiu, no início deste ano, resgatar o trabalho com os treinadores que o ajudaram a se estabelecer como um dos melhores saltadores do mundo na última década.
Além dos saltadores de distância, o CEE apoia os triplistas Mateus de Sá (Orcampi/Unimed) e Bruno Valério (Brasil/Fupes), ausentes no GP São Paulo porque o salto triplo não está no programa da competição. Ambos já alcançaram o índice estabelecido pela Confederação Brasileira de Atletismo para o Mundial de Eugene. Bruno, líder do ranking juvenil do triplo, também obteve o índice na distância e volta a competir no GP Caixa Sesi de Atletismo na próxima quarta-feira (7) em Uberlândia (MG), ao lado de Mateus.
Atletas do CEE com índices para o Mundial Juvenil
Lucas Marcelino (CEE/Orcampi/Unimed-SP) - salto em distância - 7,81 m
Thales Augusto Rodrigues (ARPA-SP) - salto em distância - 7,59 m
Bruno Valério de Souza (Brasil FC/Fupes-SP) - salto triplo - 16,13 m / distância - 7,72 m
Mateus Daniel Adão de Sá (Orcampi/Unimed-SP) - salto triplo - 15,95 m
Edvânia dos Santos Araújo (ARPA-SP) - lançamento do dardo - 52,51 m
Gabriele Sousa dos Santos (SEMEP/Rezende) - salto triplo - 13,06 m
Ana Paula Oliveira (Orcampi/Unimed) - salto em altura - 1m82
Iago Martins (CSS II Exército) - 400 m c/arreiras - 51s39
Sobre o Centro de Excelência Esportiva - O CEE é um projeto da Federação Paulista de Atletismo (FPA), em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, que já formou mais de 1.500 atletas e atualmente conta com 13 núcleos, que abrigam mais de 300 jovens. Apenas na capital paulista são mais de 130 participantes. Os demais estão distribuídos entre as cidades de Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Sertãozinho, Cubatão, Praia Grande, Itapetininga e São José dos Campos. Em 2013, o Governo do Estado confirmou mais quatro núcleos para o programa nas cidades de São Bernardo do Campo, Guarulhos, Osasco e Taubaté. Outras informações no site www.atletismofpa.org.br e no Facebook da Federação Paulista de Atletismo.
ZDL Comunicação
Ary Pereira Jr.
ary@zdl.com.br
11 3285-5911
Nenhum comentário:
Postar um comentário