sexta-feira, 6 de junho de 2014

VOLKSWAGEN E O MEIO AMBIENTE

No Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a  Volkswagen do Brasil comemorou o fato de ter conquistado nesta semana, com seu programa global de sustentabilidade “Think Blue. Factory.”, a categoria “Responsabilidade Ambiental” do “VIII Prêmio AEA de Meio Ambiente”, oferecido pela AEA - Associação Brasileira de Engenharia Automotiva). 

Ligado ao processo produtivo da Volkswagen, em nível mundial, o conceito “Think Blue. Factory.” estabelece uma meta: todas as fábricas da Volkswagen têm o desafio de melhorar em 25% cinco indicadores ambientais (consumo de água, uso de energias, geração de resíduos, emissões de CO2 e geração de compostos voláteis/solventes) por veículo produzido, até 2018. A redução é em comparação ao ano de 2010.

O “VIII Prêmio AEA de Meio Ambiente”, entregue em São Paulo, reconheceu e homenageou  empresas, universidades e reportagens que apresentam as melhores práticas relacionadas ao tema. Durante o evento, a Volkswagen do Brasil também recebeu o certificado do Selo Conpet de Eficiência Energética Veicular.

A cerimônia, que também celebrou os 30 anos da associação, foi presidida pelo diretor de Assuntos Governamentais da Volkswagen do Brasil, Antonio Megale, que também é presidente da AEA.

Para o supervisor de Engenharia de Manufatura da Volkswagen do Brasil, responsável pelo Planejamento de Meio Ambiente, Márcio Lima, que representou a companhia no evento, o prêmio é muito importante para a empresa e seus colaboradores, porque reconhece o pioneirismo da Volkswagen em trazer para as unidades brasileiras os compromissos ambientais mundiais da marca. “O prêmio retrata a nossa inovação na área de meio ambiente, mostra que temos um diferencial e, claro, uma grande responsabilidade”, comentou Márcio Lima.


O vice-presidente da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva), Sidney Oliveira (esq.), entrega o troféu da categoria "Responsabilidade Ambiental" do "VIII Prêmio AEA de Meio Ambiente" ao supervisor de Engenharia de Manufatura da Volkswagen do Brasil, responsável pelo Planejamento de Meio Ambiente, Márcio Lima.

Selo Conpet de Eficiência Energética Veicular


A Volkswagen do Brasil foi uma das 14 marcas que receberam o certificado do Selo Conpet de Eficiência Energética durante a cerimônia do “VIII Prêmio AEA de Meio Ambiente” da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva). O certificado Selo Conpet de Eficiência Energética Veicular destaca os automóveis melhor avaliados quanto ao consumo de combustível na categoria e na classificação geral entre os participantes do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), coordenado pelo INMETRO.

A Volkswagen conquistou o certificado do Selo Conpet de Eficiência Energética em 12 modelos:

Fox 1.0l BlueMotion
Gol 1.0l
Gol 1.0l BlueMotion Technologies
Novo Golf 1.4l TSI
Novo Golf 1.4l TSI automático
Polo 1.6l BlueMotion
Saveiro 1.6l cabine estendida
Saveiro 1.6l cabine simples
up!
up! I-Motion
Voyage 1.0l
Voyage 1.0l BlueMotion Technologies


Alexandre Novgorodcev (esq.), responsável por Projetos do INMETRO, entrega o certificado do Selo Conpet de Eficiência Energética ao gerente do Laboratório de Emissões da Volkswagen do Brasil, Henry Joseph Jr.

“Entendo que este certificado é a comprovação do altíssimo nível de qualidade que a Volkswagen conseguiu alcançar com seus produtos no mercado brasileiro, em termos de eficiência energética, ou seja, baixo consumo de combustível”, disse o gerente do Laboratório de Emissões da Volkswagen do Brasil, Henry Joseph Jr..

O Selo é concedido pelo Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural - Conpet, vinculado ao Ministério de Minas e Energia e executado com apoio técnico e administrativo da Petrobras.

"Think Blue."


Com a meta de se tornar a fabricante de veículos mais sustentável do mundo, a Volkswagen lançou em 2010 a iniciativa global “Think Blue.”, que incorpora o objetivo de criar soluções e produtos ecologicamente corretos. Com o conceito “Think Blue.”, a Volkswagen também pretende influenciar a consciência pública sobre a importância da sustentabilidade. O conceito “Think Blue.” tem como proposta tornar a mobilidade mais eficiente e sustentável, acessível a todos e se aplica em tecnologias ambientais, como por exemplo o desenvolvimento de carros cada vez mais eficientes. O conceito “Think Blue. Factory.”, por sua vez, é aplicado ao processo produtivo da empresa.  
     
Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
Diretor: André Senador
Renato Acciarto | Tel 11 4347-5060 | renato.acciarto@volkswagen.com.br 
Andrea Cipriano | Tel 11 4347-2827 | andrea.cipriano@volkswagen.com.br
Andrea Santos | Tel 11 4347-2977 | andrea.santos2@volkswagen.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário