sexta-feira, 6 de junho de 2014

VOLKSWAGEN

up! duas-portas e I-Motion recebem classificação “A” do INMETRO


Versão de duas portas repete o bom resultado obtido pela opção com quatro portas

As versões com carroceria de duas portas e transmissão I-Motion do Volkswagen up! atingiram a melhor classificação no PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem) no ranking mais recente divulgado pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) entre os modelos equipados com motor flexível, direção assistida e ar-condicionado. É mais um importante reconhecimento de qualidade e eficiência energética do modelo.

Avaliado nas versões take up! e move up!, o up! duas-portas – recém-lançado no mercado brasileiro – obteve classificação “A” (verde) no PBE e atingiu consumo energético (média E22/E100) de apenas 1,57 MJ/km, o menor consumo médio entre os automóveis produzidos atualmente no País, conforme norma NBR 7024.

O up! equipado com a transmissão I-Motion também conquistou classificação “A” (verde) no PBE em todas as versões avaliadas – tanto com carroceria de duas quanto na de quatro portas e nas opções move up!, high up! e black, white e red up!.

De acordo com essas normas, o move up! duas-portas é capaz de rodar até 13,2 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina (E22) e até 9,1 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada, com etanol (E100).

Na versão equipada com a transmissão I-Motion, o up! abastecido com gasolina (E22) percorre até 13 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada. Com etanol (E100), modelo percorre 9 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. Todos os valores são obtidos conforme a NBR 7024 e corrigidos pela Portaria INMETRO nº 10/2012.

Motor premiado



O up! é equipado com o motor 1.0l MPI de 3 cilindros Total Flex, da família EA211, produzido na fábrica de motores da Volkswagen em São Carlos. Trata-se do motor mais potente da categoria, com bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto, e quatro válvulas por cilindro. O motor dispõe de tecnologias como o sistema de partida a frio “e-flex”, que dispensa o tanque auxiliar (tanquinho).

Esse motor oferece excelentes níveis de consumo e desempenho – qualidades que lhe garantiram o prêmio “Motor do Ano 2014”, concedido por um júri formado por jornalistas especializados e engenheiros. A premiação é uma das mais importantes da indústria automobilística brasileira.

Sua potência é de 82 cv quando abastecido com 100% de etanol e de 75 cv com 100% de gasolina no tanque. O torque máximo é de 10,4 kgfm a 3.000 rpm com etanol e de 9,7 kgfm à mesma rotação, quando abastecido com gasolina. Já a partir de apenas 2.000 rpm 85% do torque máximo está disponível, o que lhe confere grande agilidade no uso urbano e retomadas de velocidade seguras na estrada.

O motor EA211 1.0l pode ser combinado à consagrada transmissão manual MQ200 ou à nova automatizada SQ100. Em ambos os casos, as relações são longas, permitindo ao motor trabalhar em rotações mais baixas, resultando em menor consumo de combustível e redução nas emissões.

Seu tanque de combustível tem 50 litros de capacidade, o que lhe confere excelente autonomia.

Novo câmbio I-Motion


O up! oferece, a partir da versão move up!, a nova transmissão I-Motion (SQ100). A caixa utiliza atuadores eletromecânicos, o que colabora para menores tamanho e peso. Com aproximadamente 30 kg e 120 Nm de capacidade de torque, a nova caixa é uma das mais leves já construídas e seu desenvolvimento teve como objetivos: conforto, precisão de respostas, eficiência, baixo peso e padrão de manutenção Volkswagen.

Por meio da nova alavanca sem cabos (“shift by wire”) no console o motorista seleciona “D”, “M”, “N”, “R. No modo automático “D”, a caixa seleciona os pontos de troca que melhor atendam critérios de economia de combustível, conforto e segurança.

O software de gerenciamento da transmissão foi feito em parceria com a Porsche, sendo que os mapas foram elaborados a partir dos dados de eficiência do motor e das vias urbanas, estando adaptadas às necessidades do consumidor brasileiro.

Duas portas em duas versões


Com a carroceria de duas portas o up! está disponível nas versões take up! e move up!. Desde a versão take up! o modelo oferece extensa lista de equipamentos, entre os quais destacam-se limpador, lavador e desembaçador do vigia traseiro; banco do motorista com regulagem de altura; espelho no para-sol do passageiro; cintos traseiros laterais retráteis e palhetas “aerowischer” – que têm funcionamento mais silencioso, melhor desempenho e durabilidade, mesmo em comparação às palhetas convencionais de maior eficiência.

take up!

A versão take up! é equipada com rodas de 13 polegadas e pneus 165/80 R13, retrovisores externos com comando interno manual, para-sol com espelho para o passageiro e tomada de 12 volts no console central. Externamente, se diferencia pelos retrovisores e maçanetas na cor preta.

move up!

Na versão move up! o modelo passa a trazer rodas de 14 polegadas, com pneus “verdes” (que oferecem menor resistência ao rolamento), nas medidas 175/70 R14, espelhos retrovisores e maçanetas na cor do veículo e itens como antena no teto e faróis com máscara escurecida. Na cabine há detalhes como acabamento em “chrome effect” no painel, maçanetas com acabamento “siberian”. O porta-malas “s.a.v.e.” é item de série já a partir dessa versão.

Nessa versão o modelo conta também com o “infotrip” – computador de bordo com 10 funções; quadro de instrumentos com conta-giros, relógio digital e indicador de temperatura externa.

Padrão de economia e sustentabilidade


Além do up!, os modelos Fox, Gol, Voyage, Polo e Saveiro também receberam nota “A” pelo PBE, por apresentarem excelentes números de consumo de combustível. O Fox BlueMotion, também equipado com a nova geração de motores 1.0l de três cilindros do up!, apresenta consumo energético de 1,60 MJ/km.

O Gol BlueMotion Technology e o Voyage BlueMotion Technology, equipados com motor 1.0l TEC, apresentam consumo energético de apenas 1,68 MJ/km. O Polo BlueMotion 1.6 se destaca com o consumo energético de 1,76 MJ/km e a Saveiro 1.6, com 1,93 MJ/km.

Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
Diretor: André Senador
Gilberto dos Santos | 11 4347-3050 | gilberto.santos@volkswagen.com.br
Fabiano Severo | 11 4347-3339 | fabiano.severo@volkswagen.com.br
Michel Escanhola | 11 4347-3816 | michel.escanhola@volkswagen.com.br
Luís Felipe Figueiredo | 11 4347-5053 | luis.figueiredo@volkswagen.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário