sábado, 5 de julho de 2014

VOLKSWAGEN

Tecnologia de motores TSI é a mais premiada da história do “International Engine of the Year”

 
No Brasil, chegada do CC 2.0l expande oferta de tecnologia turbo com injeção direta, que reúne alto desempenho com baixo consumo de combustível

O motor TSI de 1,4 litro a gasolina da Volkswagen recebeu o prêmio “Engine of the Year” (motor do ano) pela nona vez consecutiva na categoria entre 1 e 1,4 litro de cilindrada. Com o resultado, 1.4 TSI é o motor mais bem sucedido da história desse concurso internacional de tecnologia de motores.

A sigla TSI da Volkswagen tornou-se sinônimo de inteligência em downsizing – redução da cilindrada do motor com manutenção ou aumento da potência, de forma a se obter maior eficiência. Os motores TSI produzem níveis de potência que eram, no passado, entregues apenas por motores de alta cilindrada – e consequente elevado consumo de combustível. Na Europa, um motor TSI é atualmente disponível em diferentes classes de cilindrada e níveis de potência, variando de 90 cv (66 kW) até 300 cv (221 kW).

O motor vitorioso em 2006 era o 1.4 TSI twincharger, que repete este ano seu feito, combinando sobrealimentação por turbocompressor e compressor mecânico para entregar alto torque e grande eficiência. O 1.4 TSI twincharger possui atualmente níveis de potência de 140 cv (103 kW) até 170 cv (125 kW).

O prêmio foi entregue a Carsten Helbing, Chefe de Aplicação do motor EA888 e de Combustíveis Alternativos. “Nossos bem-sucedidos motores TSI têm, ao longo dos anos, demonstrado que a combinação de redução da capacidade cúbica, injeção direta e sobrealimentação produz alto desempenho, ao mesmo tempo em que reduz drasticamente as emissões de gases e o consumo de combustível”, afirmou Helbing.

Aumento da oferta no Brasil

CC

A Volkswagen já oferece no País o CC equipado com o motor 2.0L da família EA888, que também oferece a tecnologia TSI. Esse motor gera 211 cv (155 kW) a 5.300 rpm e torque máximo de 28,5 kgfm a 1.700 rpm. Também é oferecido no Jetta e no Fusca, além da linha Passat.

Em relação à versão de 200 cv que equipava Jetta e Fusca, o motor passou por várias alterações para aprimorar suas características de baixo peso e eficiência energética. Seu peso foi reduzido em aproximadamente 4 kg. Entre as ações para se obter essa redução estão a adoção de novo cárter, mais leve; coletor de escapamento integrado ao cabeçote; mancais de menor diâmetro e mais leves; novos rolamentos para as árvores de balanceamento; árvore de manivelas (virabrequim) com menor número de contrapesos (agora são quatro, em vez de oito). A taxa de compressão é de 9,6:1.

Também foram adotados sistema de injeção direta de combustível com maior pressão, passando de 150 bar para 200 bar, e válvula wastegate eletro-eletrônica (em substituição à eletro-pneumática).

Premiado e reconhecido em todo o mundo, o motor 2.0L TSI – que é fabricado no México – é equipado com turbocompressor e injeção direta de combustível. Possui quatro válvulas por cilindro, com comando de válvulas variável. É uma referência do conceito de downsizing (alta potência com baixa cilindrada e baixo consumo de combustível) e tem sido um dos motores mais premiados internacionalmente nos últimos anos por sua avançada tecnologia, desempenho, eficiência no consumo e baixo nível de emissões de CO2.

O eficiente motor EA888 2.0L TSI está combinado, no CC, Jetta, Fusca e linha Passat à transmissão automática DSG de dupla embreagem e seis marchas. Essa transmissão se caracteriza pela esportividade, conciliando economia de combustível e rapidez nas trocas de marchas. As duas embreagens do câmbio operam em banho de óleo.

Golf Comfortline


Além do CC, a tecnologia TSI também está disponível para o Novo Golf Comfortline, que chegou ao mercado com excelente relação custo-benefício, realçada pelo preço sugerido de R$ 66.990. Com extensa lista de equipamentos de série combinada às consagradas características mecânicas do modelo, a Comfortline passa a ser a versão de entrada do Novo Golf, que oferece também as opções topo de linha Highline e GTI.

As versões Comfortline e Highline trazem o motor 1.4L TSI BlueMotion Technology a gasolina. Com quatro cilindros e 16 válvulas, esse motor combina as tecnologias de turbocompressor e injeção direta de combustível para desenvolver 140 cv na faixa de 4.500 rpm a 6.000 rpm. O torque máximo é de 25,5 mkgf na extensa faixa de 1.500 rpm a 3.500 rpm.

Nas versões Comfortline e Highline o modelo pode ser equipado com a transmissão manual de seis velocidades ou com a transmissão automática DSG de 7 marchas, com função Tiptronic (que permite ao motorista efetuar as mudanças manualmente, por meio da alavanca de câmbio ou por aletas no volante). Independentemente da transmissão, o Novo Golf com o 1.4 TSI acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e alcança 212 km/h de velocidade máxima.

O Novo Golf GTI é equipado com o motor EA888 2.0L TSI de 220 cv entre 4.500 e 6.200 rpm. A agilidade do Golf GTI se evidencia nos números: a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,5 segundos e a velocidade máxima é de 244 km/h.

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