Montado no Uruguai, hatch compacto chega com pacote completo – ar, direção hidráulica e trio elétrico – ao preço de R$ 29,9 mil, outro atrativo ao consumidor brasileiro.
Por ter sido um dos cinco mascotes dos Jogos Olímpicos de 2008 na China e, por extensão, ter popularizado o urso panda no mundo inteiro, designers e engenheiros da Geely Auto orgulham-se de ter projetado o hatch compacto GC2 a partir da correlação visual com animal mamífero carnívoro que vive em seis regiões montanhosas daquele país.
Por essa semelhante, esse hatch desperta a atenção dos consumidores por seu design leve e muito atrativo. No Brasil, o desafio de conquistar o consumidor também passa pelo desenho do automóvel, além de sua relação custo-benefício que contempla um pacote completo – com ar condicionado, direção hidráulica e trio elétrico – ao preço de R$ 29,9 mil.
O Geely GC2 é o segundo modelo a ser montado em Montevidéu, Uruguai, e o segundo a ser comercializado no mercado brasileiro, depois do sedã EC7, lançado em janeiro deste ano. Os próximos passos da Geely Auto no Uruguai são o início de produção do GX2, hatch versão cross, no final deste ano, e do EC7 com transmissão automática em abril de 2015. Além disso, ambos os modelos podem receber motores flexfuel, já em processos de homologação.
O hatch compacto GC2 traz sob seu capô um motor de 3 cilindros em linha, 1.0 litro, 12 válvulas, que entrega 68 cavalos de potência a 6.000 rpm e torque máximo de 8,9 kgm a 3.600 rpm, alimentado somente por gasolina. Quanto à suspensão, na dianteira tipo McPherson, com molas helicoidais e amortecedores a gás e na traseira eixo de torção, com molas helicoidais e amortecedores a gás.
A direção do GC2 é hidráulica, cujo raio de giro é de 4,75 m. A transmissão é manual de 5 marchas. A primeira versão desse modelo virá com rodas de liga-leve aro 14”, com pneus 175/65. E os freios dianteiros em discos ventilados e os traseiros a tambor.
“Como na China e nos países do sudeste asiático, no mercado brasileiro a proposta do GC2 é ser um eficiente carro urbano, com visual atraente e alegre e um conjunto de powertrain capaz de atender ao tráfego pesado dos grandes centros”, analisa Ivan Fonseca e Silva, presidente da Geely Motors do Brasil.
Com dimensões de 3.598 mm [comprimento], 1.630 mm [largura] e 1.465 mm [altura], o hatchcompacto traz como features de segurança keyless entry system, alarme antifurto, airbag, cintos de segurança de 3 pontos [com exceção do passageiros do assento central do banco traseiro], freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem [EBD – Electronic Brake Distribution].
Entre os principais itens de conforto e conveniência, o GC2 traz ar-condicionado, coluna de direção com regulagem de altura, destravamento do porta-malas por controle remoto na chave, sensor de estacionamento, travas elétricas nas 4 portas, regulagem elétrica de farol e central multimídia com sistema de som AM/FM estéreo, CD Player, MP3, USB, entrada auxiliar e quatro alto-falantes.
Amarelo, branco, preto e vermelho sólidos e prata metálico são as cores disponíveis no Geely GC2.
Geely Auto apresenta números promissores em 2013
Fundado em 1986 e com sede administrativa em Shanghai, o Geely Holding Group estabeleceu seu “braço” automotivo – a Geely Auto – em 1997, quando iniciou suas atividades produtivas. No ano seguinte, saiu da linha de produção o seu primeiro modelo, o Haoqing SRV. Dois anos depois, em 2000, o segundo modelo, o Geely Meiri.
Proprietária da Volvo Cars [aquisição feita em 2010], da Manganese Bronze [fabricante dos táxis londrinos] e da australiana DSI, uma das maiores fabricantes de transmissões automáticas no mundo [aquisição em 2009], a Geely Auto mostrou números promissores no ano passado.
Apenas 16 anos depois, em 2013 o faturamento do Grupo Geely alcançou US$ 25,7 bilhões, 4,4% superior aos US$ 24,6 bilhões do ano anterior. Somente com a marca Geely, o grupo comercializou em 2013 mais de 549 mil unidades, o que significou um aumento de vendas de 13,6% em relação ao ano anterior. Geely fechou o exercício fiscal como a 15ª maior produtora chinesa de automóveis de passageiros. E a única montadora chinesa privada a configurar no Fortune 500.
De outra parte, a Volvo Cars Corporation, a marca Premium da Geely Holdings, vendeu 428.740 veículos no mundo em 2013, 1,6% mais em relação ao ano anterior, e segue suas projeções de alcançar vendas globais de 800 mil unidades em 2020. Para alcançar esse volume, a Volvo Cars inaugurou uma fábrica na cidade de Chengdu, na China, em 2012, para melhor atender à demanda do mercado chinês.
A Geely e sua subsidiária Volvo Cars, portanto, voltaram a atingir vendas globais superiores a 1 milhão de unidades, 13% mais ante 2012.
As projeções de curto prazo permanecem promissoras. A partir do China Europe Vehicle Technology, o centro de pesquisa e desenvolvimento da Geely-Volvo em Gotemburgo, na Suécia, inaugurado em setembro de 2013, as duas montadoras do Geely Holding Group – Geely Auto e Volvo Cars – intensificaram acordos de cooperação técnica e de pesquisa e desenvolvimento.
O novo centro tem como foco o desenvolvimento de uma nova arquitetura modular e componentes para futuros veículos de plataformas comuns às duas marcas que atendam às necessidades de ambas. O novo centro de P&D já opera em sua plenitude, com uma equipe superior a 200 engenheiros da Europa e da China.
Como primeira montadora privada chinesa, a Geely tem se desenvolvido rapidamente nos últimos dez anos. A estratégica adotada pela Geely em 2007 foi capaz de reorientar sua gama de produtos para uma nova série de produtos de alta qualidade e veículos de alto valor agregado.
Origem do logo - O logo da montadora chinesa é composto por seis blocos, simbolizando o espírito “Geely Auto”: espíritos de equipe, de aprendizagem, de inovação, combatente, realista e de perfeição", respectivamente.
O desenho dos blocos combina as cores vermelho e preto, como pedras preciosas. O vermelho significa sabedoria para construir tudo com paixão e o preto para determinar superação em tudo em silêncio, discretamente.
Dentro do conceito do metal nobre - ouro, o conjunto vermelho, preto e dourado cria uma composição artística de riqueza e dignidade, determinação e sabedoria, e qualidade e paixão.
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Koichiro Matsuo
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