O automóvel é considerado uma das mais importantes invenções dos últimos tempos com inúmeros benefícios à sociedade, porém o crescente aumento do número de veículos vem trazendo diversos desafios, tais como aumento do trânsito, acidentes, poluição, etc.
Nesse ínterim a relação entre o automóvel e a sociedade é cada vez mais discutida, e diversas propostas de projetos para a redução de impactos negativos e aumento dos benefícios para sociedade estão em pauta com o fim de se construir um sistema de transporte inteligente, ou ITS (do inglês, Intelligent Transportation System).
A solução de um sistema de transporte inteligente tem como base a interação do veículo com a infraestrutura urbana e com os usuários, viabilizada pela aplicação de diversas tecnologias, sendo algumas já existentes no mercado e outras pioneiras no segmento.
O ITS pode ser composto por alguns segmentos, como os listados abaixo, desde o controle macro até a aplicação individual:
• Controle macro, como centros de controle de operações multimodais;
• Sistemas de infraestrutura pública como os de sinalização do trânsito em tempo real, de monitoramento e fiscalização remotos (câmeras, sensores, sondas, software), gerenciamento de estacionamentos públicos e gerenciamento de incidentes de tráfego;
• Sistemas veiculares, como os de rastreamento veicular, Sistemas de telemática, e de cobrança automática (Sem-Parar);
• ITS para o indivíduo, com sistemas de posicionamento associado à rede pública e às redes sociais, como o Waze.
Dentre inúmeros benefícios, a aplicação do ITS promove a popularização do transporte público, considerando que esse passa a ser cada vez mais eficiente, trazendo alta satisfação ao usuário, como por exemplo o Metrô de São Paulo.
Além disso, com a aplicação do ITS em grande escala de maneira uniforme e cada vez mais difundida entre os veículos particulares comerciais ou passeio, existe uma tendência de que esses venham a se comportar, cada vez mais, de forma autônoma, similar a do sistema metroviário, trazendo benefícios como a utilização plena da infraestrutura viária, aumento da velocidade média global, e até mesmo na prevenção de acidentes.
Diversas cidades ao redor do mundo vêm implementando soluções de ITS cada vez mais completas, que abrangem desde o controle macro até o indivíduo, obtendo, assim, resultados excelentes para a sociedade em geral.
A evolução do ITS mostra que está aberto um campo inesgotável de contribuições para a solução de problemas da mobilidade urbana em nosso País. Porém, sua difusão depende fortemente do empenho público, com a implantação de infraestrutura apropriada, com a aplicação de recursos dedicados à promoção do desenvolvimento tecnológico nacional e através de uma política educacional adequada.
* Esse será um dos temas do Painel de TI do Congresso SAE BRASIL 2014, dia 1º de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo.
* Daniel Cardia (e) e Kleber Hodel (d), respectivamente engenheiro especialista em Desenvolvimento do Produto/ Ônibus e gerente de Validação Eletroeletrônica/ Ônibus da Mercedes-Benz, são convidados do Painel TI do Congresso SAE BRASIL.
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo
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