quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

FUNDAÇÃO TOYOTA: JOVENS DE SOROCABA ECONOMIZAM 308 LITROS DE ÁGUA POR DIA.


O desperdício de água junto à falta de chuvas se tornou um dos maiores problemas do Brasil, principalmente, na região sudeste no ano de 2014.  A Fundação Toyota do Brasil vem investindo há alguns anos na educação para o uso racional dos recursos naturais em Indaiatuba (SP) e, mais recentemente, em Guaíba (RS) e Sorocaba (SP), onde jovens assistidos pela Pastoral do Menor do município apresentaram resultados expressivos na economia de recursos hídricos na última edição do projeto, que terminou no começo do mês. Os participantes identificaram um vazamento em um dos bebedouros da unidade em que atuam, que consumia 308 litros a mais de água por dia, 200 litros a mais da média de consumo diário ideal por indivíduo, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas). 

A ação faz parte do projeto Ambientação, que utiliza uma metodologia exclusiva da Toyota, o TBP (Toyota Business Practices), a iniciativa identifica problemas no consumo de água e energia das unidades em que os participantes atuam, oferecendo soluções sustentáveis. 

As crianças e jovens assistidos pelo programa “Jovens Brasileiros em Ação”, da Polícia Militar de Sorocaba também participaram do programa, foram capacitados e identificaram um vazamento em um dos bebedouros da unidade, que gastava 216 litros de água por dia. Em ambas as unidades, os vazamentos foram controlados em 100%. 

“Antes mesmo dessa estiagem prolongada durante 2014, a Fundação Toyota vem colaborando com ações efetivas focadas na preservação dos recursos naturais, que estão escassos, por meio da educação de crianças e jovens, que se tornam agentes multiplicadores de práticas sustentáveis entre suas famílias e comunidades, ampliando a consciência ambiental de cada um”, explica George Costa e Silva, diretor-executivo da Fundação Toyota do Brasil. 

Realizado em Indaiatuba há cinco anos, o projeto já envolveu mais de 415.000 pessoas, entre alunos, professores e moradores do entorno das escolas. Neste período, cada uma das 46 escolas públicas beneficiadas reduziu em média 20% o consumo de energia e 30% o de água. E, em todas, foi implementado o gerenciamento de resíduos. Desde 2013, a Fundação Toyota do Brasil levou a inciativa para as cidades de Sorocaba (SP) e Guaíba (RS), promovendo a consciência de mais de 54.000 jovens cidadãos para importância da preservação dos recursos naturais. 

Sobre a Fundação Toyota do Brasil: Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil completa cinco anos de atividades, focadas na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua instituição, a Fundação Toyota do Brasil unificou e ampliou todos os projetos de responsabilidade social em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora Toyota do Brasil. A Fundação Toyota do Brasil agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a empresa possui unidades, como Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Porto Feliz (SP), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). As iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários. Para mais informações, visite www.fundacaotoyotadobrasil.org.br.

Fundação Toyota do Brasil:
George Costa e Silva – Diretor-Executivo
gcostaesilva@toyota.com.br

Printer Press Comunicação Corporativa
Thais Rebequi 
(11) 5502-9232
trebequi.printerpress@toyota.com.br   
Rodrigo Barnabé
(11) 5502-9173 
rbarnabe.printerpress@toyota.com.br

Nenhum comentário: