Estudo feito pelos estudantes busca melhorar pontos deficientes como estrutura superdimensionada e tempo de carregamento e descarregamento de automóveis.
A ideia de mudar o layout da estrutura dos caminhões do tipo "cegonha" foi a solução para reduzir a massa e também facilitar o carregamento e descarregamento de automóveis sobre esses veículos de transporte comumente usados no Brasil e no mundo. Inspirados em exemplares do exterior, um grupo de estudantes de Engenharia Mecânica do Centro Universitário da FEI desenvolveu o Milvus, caminhão cegonha projetado sem as treliças.
Depois de muitos estudos de caminhões americanos e europeus, o grupo percebeu que a utilização de treliças - estruturas triangulares de metal - estava superdimensionada e a retirada das mesmas diminuiria a massa do veículo transportador. "O principal foco é reduzir a massa com a simplificação da estrutura", explica a integrante Catarina Cirullo. "Pelos estudos percebemos que toda aquela composição não era necessária e a mudança acaba resultando na redução do consumo de combustível e também diminui o custo de manutenção".
Outra vantagem é a mudança de posicionamento dos carros, o que permite que o carregamento e o descarregamento sejam feitos de maneira mais rápida.
Essa e muitas outras invenções serão expostas durante a 36ª MecPlena, que acontece no dia 12 de junho, no Centro Universitário da FEI, em São Bernardo do Campo.
36ª Expo MecPlena
12 de junho de 2015
a partir das 18 horas
Ginásio de Esportes do Centro Universitário FEI
Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3.972
São Bernardo do Campo - SP
Aberto para convidados e imprensa
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