QUANTO VALE UM EMPREGO?
OU, QUANTO O ESTADO DEVE INVESTIR PARA GARANTIR EMPREGOS?
OU, QUANTO O ESTADO DEVE INVESTIR PARA GARANTIR EMPREGOS?
Esta é a questão principal, e curiosa,
envolvendo dois grupos de discussão: a fábrica de veículos esportivos
Lamborghini, nascida e estabelecida na Itália, agora controlada pela Volkswagen
AG através da Audi, e o governo italiano. Este, através de seu Ministério do
Desenvolvimento Econômico provocou reuniões e questões com os dirigentes
alemães da empresa italiana em torno da decisão anunciada, adicionar produto da
moda na pequena relação de seus super esportivos: fará o Urus, utilitário
esportivo, para lançá-lo no próximo ano.
Questão é, a corporação VW não quer
construir o Urus ou criar novos 300 empregos nas instalações italianas da
Lamborghini em Sant’Agata Bolognese, mas em Bratislava, onde tem operação
industrial especializada nestes veículos, e produz Audi Q7, Porsche Cayenne e
Volkswagen Toureg. Bratislava já montou Skodas e Tatras antes da queda do Muro
de Berlin e após, comprada pela Volkswagen, lá produziu Passats, até mudar
vocação para utilitários esportivos.
O governo italiano, participando das
consequências das dificuldades econômicas, e incômodos índices de desemprego,
não quer enfrentar o desgaste de explicar ao eleitorado, porque a empresa
nascida na Itália, perderá empregos para a Eslováquia, motivando a iniciativa
das reuniões e a proposta. A discussão gira em investir – ainda se estuda a
fórmula -, 100M de Euros, metade do valor calculado para implantar o novo
produto. O projeto, ambicioso, vê no Urus a esperança de ser o mais vendido dos
Lambos, colocando 3.000 unidades/ano, para preço estimado em nada poucos
250.000 Euros. Investimento significa 333.333 Euros por emprego. A decisão deve ocorrer neste mês.
Revisto, o Audi Q3, na versão a ser feita no Brasil
Produto bem aceito, passa por
reformulação estética e mecânica iniciando o 2º. ciclo da atual geração. É o
Audi Q3, agora em figurinos de SAV – Sport Atlhetic Vehicle –,
motores 1,4 litro, apenas com tração dianteira, e SUV – o modelito utilitário
esportivo, motor 2.0 e tração total de acionamento por demanda.
Novo ciclo marca-se por atualização
estética, para choques, grade, grupo óptico, e dos motores, os TFSI, injeção
direta de combustível e turbo: 1,4 litro com potência elevada a 150 cv, e 2,0
litros, 180 cv e 220 cv, ambos com tração integral Quattro. Duas
versões de conteúdo e decoração: Attractive, de entrada, e Ambiente, mais
completa.
Além das alterações estéticas marcando
o novo ano-modelo, pacote de equipamentos em contida listagem para conter
custos. Assim, bancos em couro sintético – leia-se plástico -; sem TV para
manobras, apenas sensores; ar condicionado automático limitado às versões Ambiente.
Configurações e preços sinalizam como
serão as versões nacionais cuja produção ocorrerá em 2016. Versões de entrada
deverão ter preço menor pois o motor será produzido no Brasil.
Audi Q3 Quanto custa
Versão
|
R$
|
1.4 Attraction 4x2
|
127.190
|
1.4 Ambiente 4x2
|
144.190
|
2.0 180 cv Attraction 4x4
|
145.190
|
2.0 220 cv Ambiente
|
165.190
|
Polêmico diesel no Mitsubishi Outlander
Uso de diesel como
combustível em veículos leves era limitado por portaria do antigo Departamento
Nacional de Combustíveis. Definia, o veículo deveria ter morfologia de jipe,
tração nas 4 rodas, caixa redutora, e medidas de ataque às irregularidades do
solo, assim como altura livre.
Isto restringia o uso
a veículos com morfologia e aplicativo de serviços, até que a Mercedes
convenceu o Denatran, Departamento Nacional de Trânsito, que transmissão
monitorada eletronicamente cumpria a função da marcha reduzida ao aplicar os
freios automaticamente em descidas íngremes. E o Denatran generalizou,
simplificou as exigências, passando aos fabricantes a auto regulamentação,
permitindo ampla interpretação.
O Mitsubishi Outlander
está na situação da generosidade do entendimento. É o primeiro não jipe, não
utilitário esportivo, mas crossover a vir equipado com
motorização diesel. Crossover é mistura de utilitário
esportivo com sedã, distante das aplicações de serviços sempre ligados aos
diesel – andar em estradas ruins, ou sem elas, subir a grimpa, descer à vala –
e voltar.
É opção da nova linha
2016: 2,2 litros de deslocamento, turbo com geometria variável, quatro
cilindros, 16 válvulas, injeção direta Common Rail, turbo,
resfriador de ar, 165 cv de potência, e 36,7 kgf.m de torque.
Preocupação com
estilo, tratamento sonoro de automóvel, três fileiras de bancos, largo pacote
de itens de segurança, aprovação em segurança, e quatro versões: três a
gasálcool - 2.0L, 160 cv; GT 6V; GT 6V Full Technology Pack, V6 3.0 e 240 cv, e
Diesel.
Mitsubishi New Outlander – Quanto custa
Versão
|
R$
|
New Outlander 2.0L
|
114.990
|
New Outlander GT
|
141.990
|
New Outlander GT Full Technology Pack
|
151.990
|
New Outlander Diesel
|
173.990
|
Quer ser piloto? Melhorar sua condução?
A Escola de Pilotagem Interlagos, mais
antiga em operação no país, fará evento múltiplo e especial para atender a
demandas ligadas ao automobilismo de competição. Desde Curso Básico de
Pilotagem para interessados em aderir ao meio, pois aprovação permite adquirir
a Carteira de Piloto Oficial da CBA; Avaliação, destinado a pilotos fora de
atividade, buscando renovar a licença de piloto ou reciclar-se; Treinos, para
ex alunos ou pilotos, consistindo em alugar um carro da temporada de Marcas e
Pilotos para 60 voltas no circuito. Há, ainda, curso rápido aos desejosos em
aprimorar a condução, sem interesse em ser piloto de competição, com aulas
práticas e teóricas palestra. E, finalmente, aulas de kart, para interessados a
partir dos 8 anos.
Programa completo,
três dias intensos, e disponibilidade de Vistoriador da CBA para exame final
aos interessados em obter carteira de piloto.
Os eventos ocorrerão
no Autódromo de Piracicaba, no final de semana de 24, 25 e 26 de julho. Saber
mais?
Roda-a-Roda
Festa – Ford Ka cravou 100.000
unidades vendidas em menos de um ano. 78 mil são hatch e 22
mil sedãs K+. Empresa atribui resultados à combinação de design,
conteúdo, espaço interno, eficiência dos motores 1.0 e 1.5 e preço.
Corrida – Mercedes-Benz
aplicou-se na nacionalização de seu super caminhão Actros 2546 e 2646. Antes
apenas montado em Juiz de Fora, conseguiu atingir o índice de nacionalização e
passar pela porta da esperança. No caso, ser financiado pelo FINAME PSI do
BNDES.
Férias – Queda do
mercado provocou Fiat, Volkswagen, Mercedes e GM dar férias a trabalhadores
para deter a produção e impedir a formação de estoques. É a saída para não
acumular pátios de veículos não vendidos. De janeiro a abril deste ano as fábricas
de veículos cortaram 4,6 mil postos de trabalho.
Da vez – Depois de
Mercedes-Benz e Renault, Ford anunciou investir mais US$ 220M na Argentina.
Duas primeiras para fazer picapes com base comum e deslocar a produção de Logan
e Sandero do Brasil para a Argentina. Ford ampliará nacionalização de conteúdo
para Focus e Ranger, lá produzidos.
Aqui - PSA Peugeot Citroën aplicará US70M
para nacionalizar componentes. De transmissões automáticas - não produzidas no
continente -, a prosaicas rodas em liga leve, hoje compradas na China ante a
declarada e surpreendente incapacidade das fábricas nacionais em produzi-las.
Re-call – Termo não limitado às
chamadas de fabricantes para corrigir defeitos em produtos, mas também para
lembranças. Em pesquisa o Datafolha indica como das propagandas preferidas a
simulando batalha, ou duelo entre o Renault Duster e um Monster Truck.
O que? – Dirigindo o Duster,
simpática anciã, a Dona Terezinha, pronuncia alguma coisa, que a agência
criadora, a Neogama, diz ser: “Você é folgado, hein?” .Os
telespectadores pouco percebem a locução. Um escreveu à Coluna, que consultou a Renault
para traduzir. Mesmo sem entender, lembram-se do anúncio.
Nano – 6º. Simpósio SAE Brasil de novos
materiais e nanotecnologia, dia 9 no IPT – Instituto de Pesquisa Tecnológica,
em S Paulo. Discutirá exigência de novos materiais, nano tecnologia, redução de
peso nos veículos.
Escolha – 300 mecânicos
ouvidos pelo Sindirepa – de oficinas -, e
Imprensa – O Vrum, referência
como programa sobre automóveis em TV, foi encerrado. Os Diários Associados em
MG, onde gerado, nunca se dedicou a explorar o potencial publicitário e o
projeto se esvaiu.
Tempo – Tribunal
administrativo português sustou o processo de venda da parte do governo na TAP.
Há dois grupos brasileiros candidatos: Avianca e Azul.
Relógio
– Canadense Jeffrey Macesin é o primeiro motorista multado por
utilizar o novo relógio multi função da Apple. Não digitava mensagem, mais
recente das irresponsabilidades automobilísticas, mas selecionava músicas no
controle ao volante. Polícia canadense não quis saber de moda ou de tecnologia:
pespegou-lhe multa equivalente a R$ 400 e mais quatro pontos na Carteira.
Pressão – Nos bochichos pós
saída de Ferdinand Pïech do comando da VW AG, permitindo especulações sobre a
ida da Audi para a Fórmula 1, turbinadas pelo fim do contrato da Red Bull de
energéticos com a Renault, mais gás na estória. A Red Bull diz, se não
for com a Audi, sairá da Fórmula 1, insatisfeita com o rendimento dos motores
Renault.
Gente – Marco Antônio Lage, diretor de Comunicação
Corporativa e Sustentabilidade na Fiat Chrysler Automobiles (FCA) América
Latina, reconhecimento. OOOO Mais Top Mega Brasil em comunicação
corporativa. OOOO Outro Marco, Aurélio Rangel, 45, engenheiro
mecânico pela FEI, doutorado, mudança. OOOO Deixou a Cummins Diesel
e foi dirigir a concorrente FPT. OOOO A FPT quer aumentar a
carteira de empresas compradoras de seu amplo portfólio de motores. OOOO
* Roberto Nasser, edita@rnasser.com.br, é advogado especializado em indústria automobilística, atua em Brasília (DF) onde redige há ininterruptos 42 anos a coluna De Carro por Aí. Na Capital Federal dirige o Museu do Automóvel, dedicado à preservação da história da indústria automobilística brasileira.
* Roberto Nasser, edita@rnasser.com.br, é advogado especializado em indústria automobilística, atua em Brasília (DF) onde redige há ininterruptos 42 anos a coluna De Carro por Aí. Na Capital Federal dirige o Museu do Automóvel, dedicado à preservação da história da indústria automobilística brasileira.
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