TELEFONE PAREADO? PODEM DIRIGIR SEU
CARRO POR VOCÊ!
Nos EUA dois hackers, um
deles ex da midiaticamente famosa National Security Agency, a grampo-mundi,
apostaram com o jornalista Andy Greensberg, da revista Wired, acessar os
controles de seu carro via telefone celular.
Ante a dúvida e o receio, o
jornalista foi com seu Jeep Cherokee 2014 para uma estrada em St. Louis.
Telefone celular pareado via Blue Tooth, automóvel andando, os hackers Charlie
Miller e Chris Valasek, de casa e com um lap top, entraram nos
comandos do Cherokee. Ligaram o rádio, variaram o volume, acionaram os
limpadores de para brisas, seu lavador – e desligaram o motor com o carro
percorrendo a estrada – e, por invasão no sistema de ABS, deixaram-no sem
freios.
Depois, em área de estacionamento,
mostraram ser possível controlar o volante quando engrenado em marcha a ré –
intrusão pelo sistema Park Assist, de manobrar o carro em vagas; e
desligar o sistema de freios.
O desafio dos hackers faz
parte de um trabalho a ser apresentado em conferência de segurança eletrônica
em agosto, na cidade de Las Vegas.
Proteção
Contataram a FCA, fabricante do
Cherokee, e auxiliaram criar antídoto contra a vulnerabilidade permissora da
invasão através do sistema utilizado pela FCA, o Unconnect. O sistema conecta o
veículo por celular à Internet e está nos veículos Jeep, Chrysler e RAM.
Em velocidade de terror, cinco dias
após o evento, a FCA fez chamada para atualização de software,
oferecendo desenvolvimento em segurança e comunicação eletrônica, apto a ser
baixados para bloquear as invasões.
Futuro
Questão não se limita às marcas FCA,
e ao momento outros hackers devem tentar meios de interferir
na infoeletrônica dos veículos de todas as marcas. Os de nível superior, com
maiores facilidades eletrônicas, possivelmente liderarão os recordes de
tentativas de intervenção.
É uma das novidades do convívio com a
Internet, e muitas histórias rolarão enquanto fabricantes, fornecedores do
equipamentos de infotainment – a mescla de informação com
entretenimento -, governos, companhias de seguro, não conseguirem apoiar e
desenvolver um bloqueio às invasões.
Segundo Rafael Linhares, especialista
em rede de dados junto ao Governo Federal, a melhor solução a ser adotada pelo
proprietário de veículo com capacidade de conexão com a Internet, é programa de
atualização. “- Da mesma forma que devemos manter atualizados nossos
equipamentos de computação, estes agora estão embarcados nos automóveis e
requerem o mesmo cuidado. Anti vírus e firewalls passarão a fazer parte do
pacote de atualização dos softwares que compõem as soluções tecnológicas dos
automóveis "top de linha". Assim como necessárias as execuções dos re
call, passa a ser vital a atualização de tais sistemas operacionais."
Para fãs do Sinatra
És fã de carteirinha do Francis
Albert Sinatra? Tens a discografia, livros, posters, CDs com os últimos shows? Tens bala-na-agulha? café-no-bule? reservas pessoais acima do momento
econômico nacional?
Se preenches as características, e
estás no clima de comemorar o centenário de nascimento de Sinatra, há dois
brindes para acicatar o seu espírito: os automóveis ingleses, presentes de
casamento trocados entre Frank e Barbara Marx, sua última mulher. Estarão em
leilão californiano em agosto.
RR
For Barbara é o lote
#4055, e foi o presente de Old Blue Eyes. Um Rolls-Royce 1976 Silver
Shadow, curto em distância entre eixos, comprado ao revendedor da marca em Palm
Spring, CA. Com todos os papéis, incluindo o de venda com o endereço do casal,
à Frank Sinatra Drive, 1041 South Formosa, Hollywood.
O automóvel é em azul pavão – peacock
blue - com interior bege e debrum azul, cujo folclore das estórias do
antigomobilismo diz ter sido inspirado na cor dos olhos do cantor ...
O Silver Shadow, desde 1956
utilizando estrutura monobloco em lugar do chassi, tem baixa milhagem e dito
como tão perfeito quanto ao tempo de uso pelo casal.
Como em toda história de automóvel
antigo valorizado pelo pedigree, novo dono recebe-lo-á com papéis,
fotos, o livro de Kitty Kelley – Uma biografia não autorizada de Frank
Sinatra -, onde o par de automóveis aparece.
JAGUAR
For Frank é o lote
#4056, presente de Barbara ao novo marido, um Jaguar XJS Coupé, com motor V12 e
todos os acessórios de época, incluindo bússola presa ao painel, e pioneiro
telefone móvel GE – equipamento a rádio dentro do porta malas. Documentação
igualmente completa, com papéis de compra e venda, manual de proprietário;
passe para estacionamento no aeroporto de Palm Spring. A combinação de verdes
no automóvel se atribui, no mesmo folclore do gênero, à cor dos olhos de
Barbara.
Negócio
Por si só como automóveis são de
pouca simbologia e valor. Mas com certeza serão os de maior atratividade no
leilão da Russo and Steele em Monterey, Califórnia, de 12 a 15 de agosto, parte
dos eventos da semana antigomobilística em Pebble Beach. Não há preço de reserva
– ou seja, não há valor mínimo para entrega -, e o leiloeiro de tudo fará para
vende-los no conjunto já chamado de His and Her.
Leilão será em frente ao Fisherman’s
Warf, downtown Monterey, das 10h00, na quarta feira dia 12,
até sábado, 15. Se você preencheu as condições listadas ao início do texto,
saiba, é possível trazê-lo (s) ao Brasil em caso de arremate. Nossa legislação,
a dita Lei Nasser, permite a importação de veículos com mais de 30
anos de produção para fins de coleção, embora os custos e impostos sejam
desanimadores, multiplicando por três o valor de aquisição.
Como valor, unidades semelhantes são
encontráveis a preço comum, circa US$ 20 mil cada. Entretanto, pela
origem e pedigree, o céu será o limite.
Lembre-se, em caso de interesse, em
hastas nos EUA há que fazer pré cadastro para participar. Maiores dados? www.russoandsteele.com.
His
and Her, carros de Sinatra em leilão
Roda-a-Roda
Líder – Grupo Volkswagen
vendeu 5.04 milhão de veículos no primeiro semestre, contra 5.02 pela líder
Toyota. Ambas somam todas suas marcas – exceto motos Ducati pela VW. A
Volkswagen tem determinação de ser a mais vendida no mundo em 2018.
Tudo e nada – Diferença
de 20 mil veículos em universo de 5 milhões significa 0,4% e mostra
disputa de muito fôlego pelo título mundial. Toyota deu o primeiro passo,
mudando sua estrutura na América Latina, um dos mercados onde a VW tem maus
resultados. GM, ex-primeira, é terceira posição.
Re call – Governo dos EUA
pela NHTSA, entidade de segurança em rodovias, multou a FCA em US$ 70M por
demora em chamamento de re calls, e determinou re adquirir
mais de 500 mil Jeeps Liberty e Grand Cherokee usados! Seus tanques de
combustível são expostos a acidentes, e cujos proprietários não atenderam a
um re call de leniência – colocar engate de reboque para
amenizar danos em pancadas.
Caminho – A FCA
proporá aos proprietários destas unidades, recebe-las como parte de pagamento
de novos Fiat, Jeep, Chrysler, Dodge, RAM, Alfa Romeo, Maserati ou Ferrari,
marcas do grupo.
Dura Lex – FCA é o terceiro
fabricante alcançado pela operação da NHTSA. Honda e GM já haviam sido multadas
pelos mesmos atrasos.
União – Você
imagina veículos Mercedes-Benz e Nissan feitos com as mesmas peças, na mesma
fábrica, mesmos operários, saindo pelo mesmo portão, com formas e marcas
diferentes? Pois acontecerá em Aguas Calientes, no México, pela
COMPAS, joint venture entre as duas marcas. US$ 1B de
investimento, produção Nissan em 2018 e MB em 2019.
Foi – Mitsubishi fechou a
fábrica de Normal, Ill, EUA. Produção com prejuízos seguidos, aumentado por
promoção para venda sem comprovação de renda, emprego ou patrimônio. Apesar da
crescente demanda pelo modelo Outlander lá produzidos, a empresa japonesa
decidiu apenas importar.
Caminho – Fechar
fábrica, vender o pacote ou reexportar o maquinário não é novidade com
japoneses nos EUA. Suzuki fez isto há poucos anos.
Negócios – Época ruim,
mercado seletivo, causas gerais, duas operações de automóveis estão à venda nos
EUA: Viper e Saleen. Primeira, pela FCA, é o tudo de fazer o Dodge Viper e seu
motor V10. Outro, o preparador de Mustangs elevado a fabricante de esportivos
com seu nome.
Saleen, em crise, fábrica à venda
Mais – GM dobrará
investimentos no Brasil, com adição de R$ 6,5B para criar nova família em seis
modelos sobre a mesma plataforma. Fábricas em São Caetano, SP, Gravataí, RS e
Joinville, SC, receberão investimentos. É para 2019, substituindo a família de
base, de Classic a picape Montana. Fazer transmissões automáticas pode estar no
investimento.
Exceção – Fábrica em
São José dos Campos, SP, ficou fora. Abrasões com o sindicato dos metalúrgicos,
interrupções e prejuízos fizeram transferir para a Argentina o Projeto Phoenix,
e agora incentivar as outras plantas.
Futuro – Detalhes
não foram anunciados, mas a coincidência nos comunicados dos investimentos na
América do Sul e na Índia pode indicar complementariedade de operações. Para a
GM faturamento futuro virá de mercados com baixa relação habitantes/veículos.
Mercado – Tempos de
vendas contraídas geram séries especiais para atrair compradores. Mitsubishi
simplificou seu conceito de picape, colocou enfeites e vende o L 200 Triton HLS
Chrome Edition: motor flex, 2.4; transmissão mecânica, tração simples,
equipamentos como pequena tela por toque, 10 cm, para choques e grade, alguns
etccc. R$ 88.900.
Triton Chrome Edition, especial
-
Acerto – Volkswagen na
Argentina anunciou acertos no picape Amarok: reforços estruturais, vedação da
correia dentada da distribuição, opcional de placas inferiores para proteger
motor e transmissão, sangrador na linha de alimentação. E mudará o slogan do
produto. Será Potência Inteligente.
Tecnologia – Mudanças eram
necessárias para compatibilizar o produto, entre o projeto alemão, e o uso
duro, extra manuais, encontrável na América Latina.
R&D – Hyundai lançou em
Piracicaba, SP, onde tem fábrica, pedra fundamental de laboratório de pesquisa
e desenvolvimento. Quinto no mundo, primeiro na América Latina. Inicialmente
pesquisa com motores flex.
Diesel – Total, fabricando
óleos lubrificantes no país, produziu o primeiro sintético para motores a
diesel ou gás operando em condições pesadas. É o Rubia TIR 8900 10W-40. Diz
garantir limpeza dos pistões, reduzindo desgaste dos cilindros. Em baldes de 20
ou bombonas de 200 litros.
Moto – KTM acertou com a
manauara Dafra montagem de seu modelo 390 Duke, inspirada na linha 1290 Super
Duke R. Tem a melhor relação peso potência da categoria – 139 kg x 44 cv -,
responsável pela excelente aceleração. Dupla personalidade, cidade e fora de
estrada, com o DNA da marca. Em agosto R$ 22 mil.
Gente - Leslie Kaiser
Blueth, 69, pioneiro da Renault Brasil como diretor financeiro, passou. OOOO Holger
Marquardt, 51, alemão, novo posto: diretor de vendas automóvel na Mercedes
Brasil. OOOO Experiente, já operou no país na década passada. OOOO Cargo
inclui operações de automóveis na América Latina. OOOO Posto importante,
em especial com início de produção local dos automóveis Mercedes em 2016. OOOO Antecessor,
grego Dimitris Psillakis, foi promovido a presidente e CEO da MB Coreia.
OOOO Antônio Carlos Vischi, 53, matemático, mudança OOOO Diretor
de Compras da Peugeot Citroën América Latina. OOOO Apesar dos maus
resultados da companhia na região, a função é para integrar compras mundiais. OOOO Miguel
Fonseca, presidente da Toyota Financial Europa e África, promoção. OOOO VP Executivo no
Brasil: marketing, planejamento de vendas e produtos; relações públicas,
relacionamento com imprensa e governo. OOOO Desafio. Quer
piorar relações com a imprensa? Submeta-as aos interesses da área de vendas.
OOOO
Mercedes faz campanha para manutenção
Redução das atividades industriais e
comerciais no momento do país, causando diminuição de volume e valor nos fretes
em caminhões, provocou a Mercedes-Benz a criar campanha em âmbito nacional para
manter clientes e fazer outros. Batizou o conceito da operação de Pacotes
de Manutenção com preços imperdíveis focando no oferecimento de peças
e serviços de manutenção de caminhões a preços competitivos com o mercado,
arrematando com garantia de 12 meses e a possibilidade de pagamento em até três
vezes.
Ante o cenário do mercado de
transportes, a oferta é bem focada, dirigindo-se aos caminhões leves, médios,
semi pesados e extra pesados, com mais de três anos de uso, de propriedade de
empresas ou transportadores autônomos.
Pela situação econômica corrente
optou por dividir os serviços para conter valores, focando em pacotes de
manutenção em grupos definidos, dentre eles amortecedores dianteiros e
traseiros, embreagem e bomba d’água remanufaturados pela empresa, lonas de
freio dianteira e traseira, troca de óleos lubrificantes e elementos de
filtragem.
O foco em operações específicas mira
a redução de custos, e a campanha tem parceria com a Rede de Concessionários,
criando a possibilidade de pagamento em até três vezes, buscando facilitar o
acesso dos clientes ao amplo e maior portfólio de pacotes e serviços pós-vendas
no mercado. Irá até o dia 30 de novembro.
* Roberto Nasser, edita@rnasser.com.br, é advogado especializado em indústria automobilística, atua em Brasília (DF) onde redige há ininterruptos 42 anos a coluna De Carro por Aí. Na Capital Federal dirige o Museu do Automóvel, dedicado à preservação da história da indústria automobilística brasileira.
* Roberto Nasser, edita@rnasser.com.br, é advogado especializado em indústria automobilística, atua em Brasília (DF) onde redige há ininterruptos 42 anos a coluna De Carro por Aí. Na Capital Federal dirige o Museu do Automóvel, dedicado à preservação da história da indústria automobilística brasileira.
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