terça-feira, 10 de novembro de 2015

DAF CAMINHÕES BRASIL EXPÕE LANÇAMENTOS E NOVA LINHA DE MOTORES DURANTE A FENATRAN 2015.

Em sua terceira participação na Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, a DAF Caminhões, uma das marcas líderes no mercado europeu e subsidiária da PACCAR Inc, apresenta os maiores lançamentos desde a sua chegada ao país. 


O pesado CF85 marca a entrada da montadora holandesa no segmento de caminhões pesados para transporte de curtas e médias distâncias. O já reconhecido XF105 chega em seu modelo 2016, com mais opções de distâncias de entre-eixos e novos opcionais de conforto e segurança. A marca anuncia também o investimento de R$ 60 milhões em uma nova linha de motores na fábrica de Ponta Grossa, no Paraná, que equiparão todos os caminhões vendidos no Brasil, e já em operação a partir de novembro.

“Esta edição da Fenatran é a prova da nossa constante evolução no mercado nacional. Em 2011, anunciamos a nossa chegada e a construção de uma fábrica no Brasil. Em 2013, mostramos a planta Paranaense concluída e o primeiro modelo produzido localmente, o XF105. Neste ano, estamos lançando o CF85, apresentando o modelo 2016 do XF105 e nacionalizando a produção dos motores MX. A DAF está na contramão do mercado, em constante crescimento, ampliando a oferta de produto e, consequentemente, aumentando o seu market share”, afirma Michael Kuester, presidente da DAF Caminhões Brasil.

Linha de motores

Após um investimento de R$ 60 milhões em infraestrutura e equipamentos, a DAF inicia ainda no mês de novembro a produção dos motores PACCAR MX de 360 cv, 410 cv, 460 cv e 510 cv na unidade de Ponta Grossa. A linha está localizada no mesmo prédio onde são fabricados os XF105 e CF85, e foi projetada para atender à demanda dos modelos nos próximos anos.

Toda a equipe dedicada à montagem dos motores recebeu treinamento na unidade da DAF em Eindhoven, na Holanda. Foram cerca de 10 semanas de capacitação no exterior, além de simulações na unidade brasileira.

 “A estratégia de localizar a linha de motores vai agilizar o processo produtivo, reduzir custos e aumentar o índice de nacionalização, estimulando o desenvolvimento de fornecedores locais. Estamos cumprindo nosso planejamento dentro dos prazos estipulados e nos tornando cada vez mais fortes para crescer no mercado nacional”, acrescenta Michael Kuester. 

CF85

O CF85 chega ao mercado brasileiro para inaugurar a entrada da DAF em novos segmentos e aplicações.


O modelo, produzido na fábrica da companhia em Ponta Grossa, no Paraná, é oferecido em cavalo mecânico nas versões 4x2 e 6x2, equipados com o motor PACCAR MX 12.9 litros, capaz de gerar potências de 360 cv ou 410 cv, além de duas opções de cabine, a Sleeper e a Space Cab. O modelo atinge também índice de nacionalização que o habilita para o BNDES Finame.

O trem de força recebe transmissão ZF de 16 marchas automatizada direct drive que, em conjunto com o propulsor PACCAR, confere ótima potência e baixo consumo de combustível, além de fácil manutenção. O torque máximo na versão de 360 cv é de 1.775 Nm, e na 410 cv, 2.000 Nm, ambos em rotações de 1.050 a 1.410 rpm. O controle de tração proporciona ainda mais segurança, assim como freio motor MX, o mais o potente do segmento, com 430 cv.

O CF85 também se destaca pela robustez aliada ao conforto. O projeto brasileiro do caminhão conta com chassi reforçado e suspensão totalmente balanceada para as condições de uso nas estradas do país.

“Da mesma maneira como ocorreu com o XF105, executamos uma série de ajustes no CF85 brasileiro, com o objetivo de torná-lo totalmente adequado às condições de uso e necessidades do transportador local. E o resultado novamente foi surpreendente, com um caminhão forte, potente, seguro e bom de dirigir”, completa Felix Hendricks, diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil.

A capacidade de carga do caminhão reforça sua versatilidade. Na versão 4x2, o Peso Bruto Total Combinado (PBTC) é de 53.000 kg, e na 6x2 56.900 kg. A capacidade máxima de tração (CMT) de ambos é 60.000 kg.

O CF85 4x2 tem reservatório de diesel de alumínio de 290 a 520 litros, e de Arla 32 com 50 a 140 litros. O 6x2 conta com reservatório de combustível de 290 a 720 litros, e Arla 32 também de 50 a 140 litros.

Aplicação


O novo caminhão da DAF é totalmente adequado às diversas aplicações de transporte de curta e média distâncias. Suas configurações cobrem fortes segmentos do mercado, como cegonha, transporte de químicos, carregamento de insumos agrícolas e cargas fracionadas.

“O modelo tem ótimo desempenho com carreta três eixos, vanderleia ou LS (2+1). A fácil manobrabilidade, somada ao baixo custo de operação e qualidade do caminhão, o tornam um produto pronto para competir em pé de igualdade com os líderes deste segmento no Brasil”, afirma Luis Gambim, diretor Comercial da DAF Caminhões Brasil.

Conforto


A concepção dos caminhões da DAF parte do princípio de que o conforto está diretamente relacionado à segurança. Um motorista que dirige com a ergonomia correta, se cansa menos, tem mais atenção à estrada e, consequentemente, um comportamento mais seguro.

O reflexo desta premissa são cabines com um padrão de acabamento e conforto acima da média do mercado nacional. O CF85 começa a ser comercializado com duas opções de cabine, a Sleeper e a Space Cab. A primeira tem 1,60 m de altura interna e a segunda 2,23 m, e ambas com 2,26 de largura interna.

A posição do banco, com ajuste Comfort Air, privilegia o acesso aos controles e a visibilidade. Devido ao tamanho e formato do vidro, o motorista tem ampla visão da estrada e mínimos pontos cegos. A alta qualidade do isolamento acústico, aliada ao baixo ruído do motor, trazem ao interior do habitáculo baixo nível de ruído e ainda mais conforto.

Além do acabamento de primeira linha e uso de materiais premium, o caminhão conta com diversos equipamentos, como cama simples ou beliche, diferentes combinações de spoilers, ar-condicionado, preparação para climatizador de teto, controlador de velocidade e sistema de alto-falantes, entre outros.

Detalhes e mais opcionais


O CF85 conta com detalhes que fazem a diferença. O modelo vem equipado com barra frontal anti-intrusão, para-choque em aço galvanizado, primeiro degrau acoplado ao chassi, retrovisores bipartidos com desembaçador térmico nos dois lados e faróis halógenos birrefletores com lentes Lexan ultrarresistente.

Testes no Brasil


O modelo está há mais de dois anos testes no país, em laboratório e em campo com clientes, com o objetivo de efetuar pequenos ajustes e calibrações. Já são 700 mil quilômetros rodados em rodovias e estradas, submetendo o caminhão às mais rigorosas situações.

A DAF investiu ao todo mais de 50 milhões de Euros no projeto de nacionalização e testes do CF85. “Temos uma equipe de 50 engenheiros envolvidos em todo o projeto do CF85 no Brasil. O resultado dos testes foi excelente em resistência/robustez, conforto e consumo de combustível. O caminhão está pronto para o mercado brasileiro”, afirma Felix Hendricks.

LINHA DAF XF105 2016

Dedicada ao contínuo desenvolvimento e evolução no Brasil, a DAF Caminhões, apresenta a linha 2016 do XF105. 

Entre as novidades está a chegada da Super Space Cab, novos entre-eixos e opcionais de segurança e conforto.

A cabine tem 2,10 metros de altura interna, 2,24 metros de comprimento e 2,25 metros de largura, sendo uma das maiores e mais espaçosas da categoria. A Super Space Cab chega para integrar as opções já oferecidas pela DAF no mercado desde o lançamento do XF105, Comfort e Space Cab, respectivamente com 1,50 metros e 1,73 metros de altura interna.

Novo modelo, DAF XF105 Super Space Cab fabricado no Brasil


As cabines DAF foram desenvolvidas com o mais alto padrão de conforto e ergonomia. Todas as opções são equipadas com cortinas roll-on com blackout, cama suspensa superior e inferior, escada de alumínio dobrável com degraus extralargos e o melhor colchão da categoria com 15 cm de espessura.

Capacidade de combustível


O XF105 2016 possui ainda novas capacidades dos tanques de combustível e de Arla 32. O caminhão passa a ser equipado com opções de reservatório de Diesel de alumínio de 520 litros, 440 litros + 440 litros e 720 litros. As opções de tamanho do tanque de Arla 32 são 75 litros, 100 litros e 140 litros.

“Desde a chegada da DAF Caminhões ao Brasil estamos em constante evolução. Ampliar o leque de opções do XF105 no mercado nacional é mais uma prova que viemos para ficar. Além disso, atender as demandas dos clientes cada vez com mais assertividade é um dos nossos principais focos”, afirma Luis Gambim, diretor Comercial da DAF Caminhões Brasil.

Entre-eixos


Outra novidade é a distância do entre-eixos. A configuração 6x2 passa a ser comercializada com opções de 3,20 metros e 3,60 metros, e a 6x4 com opções de 3,50 metros e 3,30 metros.

A nova versão do XF105 também apresenta mais itens de conforto e segurança, como espelho frontal, preparação para o climatizador de teto, controle remoto e controle automático de temperatura (ATC). Os itens adicionais chegam para somar aos opcionais do caminhão, como os retrovisores bipartidos com ajustes elétricos e desembaçador térmico e DAF Night Lock (trava mecânica de segurança), entre outros.

Evolução nacional


DAF XF105 também oferece 510cv de potência

O XF105 é o primeiro modelo nacional da DAF, com a produção iniciada em 2013, dois anos após a instalação das operações da montadora holandesa no Brasil. O extrapesado tem capacidade máxima de carga de 74 toneladas e é indicado para o transporte pesado de longas distâncias, aplicação responsável por grande fatia do segmento entre frotistas, transportadoras e caminhoneiros autônomos.

O extrapesado está presente no mercado nacional nas configurações 6x2 e 6x4, em três opções de potência, 410 cv, 460 e 510 cv, e transmissão ZF-AS Tronic manual ou automatizada de 12 ou 16 marchas. O modelo é equipado com o motor PACCAR MX de 12,9 litros com seis cilindros em linha e torque máximo de 2.500 Nm, entre 1.050 e 1.410 rpm. O XF105 também possui o melhor freio motor do mercado, com 430 cv.

O XF105 pode ser adquirido na rede de concessionárias DAF em nove opções de cores: amarelo (Yellow Demo), prata (Zermatt Silver), azul (Sky Blue), tons de branco (Ice White e Brilliant White), tons de vermelho (Currant Red e Diablo Red), preto (Black Distingo) e verde (Mint Green).

“O XF105 é o nosso primeiro modelo produzido e comercializado no Brasil e responsável pelo crescimento que conquistamos até agora. Esses resultados comprovam que cada vez mais o mercado está reconhecendo a qualidade do nosso produto” completa Gambim.

Cliente satisfeito


As qualidades dos caminhões DAF estão sendo reconhecidas por clientes de todo o Brasil. Jorge Manzato, diretor da Transportadora São José, de Santa Bárbara do Oeste, São Paulo, está com 50 XF105 na frota e bastante satisfeito com o desempenho do produto. Todas as unidades foram adquiridas na concessionária Borgato Caminhões, de Ribeirão Preto.

“O caminhão é confortável, tem ótima dirigibilidade e custo operacional. Avaliamos o produto em operação e decidimos então adquirir as 50 unidades. Além disso, o atendimento da marca é um diferencial no mercado. Desde o início o atendimento da concessionária foi excepcional. E na nossa visita à fábrica também nos sentimos muito bem recebidos e atendidos, o que nos transmitiu grande confiança em relação à DAF. Estamos muito satisfeitos”, conta Jorge Manzato.


BRCOM PUBLIC RELATIONS
Assessoria de Imprensa da DAF Caminhões Brasil
Isadora Climaco
isadora.climaco@agenciabrcom.com.br
(11) 5594-4308 
Fernando Planca
fernando.planca@agenciabrcom.com.br
(11) 5594-1601

Nenhum comentário:

Postar um comentário