segunda-feira, 23 de novembro de 2015

INSTITUTO RENAULT INAUGURA NOVA SEDE DA ASSOCIAÇÃO BORDA VIVA.

Nova sede com 400 m2 vai ampliar os serviços à população. “Casa da Costura”, projeto de geração de renda para mulheres da região, lança nova coleção durante evento.

Uma década de parceria com muitas histórias para contar. A Renault do Brasil e a Associação Borda Viva completam 10 anos de uma parceria que já beneficiou mais de 50.000 pessoas no bairro da Borda do Campo, em São José dos Pinhais, nos arredores do Complexo Ayrton Senna, onde crianças, jovens e adultos tiveram suas vidas transformadas com os projetos da organização que tem objetivo o resgate das famílias em situação de vulnerabilidade social.


No momento em que essa parceria faz aniversário, o Instituto Renault (à frente no apoio aos projetos socioambientais da Renault desde 2010) e a Associação Borda Viva inauguram a nova sede da entidade, uma área construída de 400 metros quadrados, que chega para se somar aos espaços já existentes (que hoje comportam os projetos Cozinha Escola, Cozinha Comercial e Casa da Costura), o que permitirá melhorar qualidade de atendimento e também ampliar os serviços à população.

Os recursos aplicados na compra do terreno e construção da obra, da ordem de R$ 850 mil, representam contrapartidas decorrentes de financiamentos da Renault junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES. Além das instalações para a nova sede, cuja construção foi iniciada no final de 2014, o Instituto foi responsável também pela compra e doação do terreno, que tem área total de 1.000 m², em 2013.

“Além de oferecer uma melhor infraestrutura para ampliar a realização das atividades, este novo prédio permitirá agregar outros serviços à comunidade e, consequentemente, melhorar os seus resultados”, destaca Caique Ferreira, Vice-Presidente do Instituto Renault. 

Criado há cinco anos, o Instituto Renault tem como objetivo a promoção de ações voltadas para a sustentabilidade socioambiental nas comunidades onde atua, através do desenvolvimento de parcerias e da formação profissional com foco em geração de renda.

Dentre os projetos geridos pela Associação Borda Viva beneficiados pelas novas instalações, destaque para o “Casa da Costura”, projeto de geração de renda cujo objetivo é oferecer formação às mulheres da comunidade em cursos de costura. Na ocasião do evento de inauguração, acontece também o lançamento da nova coleção da Casa da Costura que produz bolsas, mochilas, nécessaires, porta-objetos (como saquinho de lixo) para automóveis, entre outros produtos, que contou com a consultoria da PUC-PR. Os produtos estão disponíveis para compra no site: www.catalogobordaviva.com.

Esse trabalho é possível graças ao apoio de empresas e instituições parceiras que contribuem com a Borda Viva seja adquirindo os produtos e serviços da Associação seja com a doação de matéria-prima, como cintos de segurança, capas de bancos, lonas plásticas, retalhos de tecidos, etc. Atualmente as empresas parceiras são ABRARE, Acessibilidade Já, Anjo Marketing, AutoLiv, Construart, Chavelle, Cartório Borda do Campo, Casa Lar, Centro de Apoio Família, Dudalina, Ecovia, Faurecia, Concessionária  Globo, Instituto Nissan, Lajes Ivemar, L’Oréal, Lavitta, Estruturas Metálicas Norvaldo Tenfen, Panificadora São Francisco, Pailon Comunicação Visual, PUC-PR, STM, SESI-PR, Sol Técnica, Shopping São José, Vidraçaria Vitrine Leonardo Decontti, Provopar, Help, Sapore, Mitra e Marlene Venâncio.

Na inauguração deste novo prédio, as empresas parceiras ganharam uma singela homenagem na decoração da parte externa do novo prédio através de azulejos artísticos com o nome destas. A Associação Borda Viva também conta com o apoio de voluntários, dentre os quais colaboradores Renault, que dedicam parte do seu tempo para apoiar os projetos.

As criações das costureiras desse projeto também foram destaque no lançamento da picape Duster Oroch para imprensa da América Latina e rede de concessionários, no Rio de Janeiro, em setembro deste ano.

A construção da nova sede


O novo espaço melhora as condições e a qualidade do atendimento da Associação Borda Viva. O prédio foi projetado com soluções que reduzem o impacto ambiental como: a disposição do telhado permite a entrada de luz solar evitando a necessidade de acender as lâmpadas; a ventilação abundante, possível graças ao formato do edifício, favorece o conforto térmico. A nova sede também assegura total acessibilidade e segurança aos deficientes físicos.

Os projetos “Cozinha Escola” e “Cozinha Comercial”, “Casa da Costura” e “Cantinho da Leitura” ganharam espaços próprios, assim como as salas de administração. As instalações anteriores serão mantidas e passarão a ser utilizadas para outras atividades como cursos profissionalizantes para jovens estudantes, atividades para as crianças como oficinas de artes, atividades culturais, reforço escolar, entre outros.

Associação Borda Viva: transformando vidas


Gerida pela líder comunitária Rose dos Santos, trata-se de uma entidade sem fins lucrativos que atende crianças, jovens e mulheres da região próxima ao Complexo Ayrton Senna (no bairro Borda do Campo, município de São José dos Pinhais – PR), sendo uma referência de desenvolvimento social sustentável nesta região.

Cerca de 5 mil pessoas são beneficiadas anualmente pelos projetos geridos pela Associação Borda Viva. Junto com o Instituto Renault, uma série de iniciativas em prol da melhoria da qualidade de vida, da educação e da geração de renda das famílias assistidas foram desenvolvidas nos últimos anos:

Casa de Costura: projeto de geração de renda, seu objetivo é oferecer formação às mulheres da comunidade em cursos de costura, estampagem em máquinas de silk. Elas produzem uma série de produtos que incluem sacolas, pastas, porta lixo para automóveis, nécessaires, entre outros artigos para brindes corporativos. Para garantir aos produtos um visual atrativo e moderno, o projeto passou a contar com a uma estilista, contratada para o design da nova coleção, bem como com o projeto de alunos do Curso de Design de Moda, fruto de uma parceria com a PUC-PR.

Cozinha Escola: foi o projeto que deu início ao trabalho social da Associação Borda Viva, em 2002; por meio desse projeto, a Associação oferece alimentação gratuita e nutritiva para crianças em idade escolar e que vivem em situação de vulnerabilidade social ou desnutrição na região. As refeições são preparadas pelas mulheres da comunidade e atendem diariamente 180 crianças, totalizando 45 mil refeições por ano.

Cozinha Comercial: mulheres da comunidade foram treinadas na área de alimentação e passam a comercializar refeições para a comunidade no restaurante da Associação Borda Viva. Além disso, as equipes trabalham também na produção bolos, pães, doces, salgados e sucos, entre outros quitutes típicos de serviços de coffee break, que são fornecidos, sob encomenda para eventos em empresas.

O Instituto Renault, criado há cinco anos, tem como objetivo a promoção de ações voltadas para a sustentabilidade socioambiental nas comunidades onde atua, trabalhando em três eixos: Capital Humano, voltado ao desenvolvimento social, a educação e a diversidade; Meio Ambiente, promovendo a sustentabilidade ambiental; e Educação para Segurança no Trânsito.

Imprensa Renault do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário