terça-feira, 26 de janeiro de 2016

PROCON-SP NOTIFICOU A FORD POR PROBLEMAS NO CÂMBIO POWERSHIFT.


Após receber reclamações de consumidores a Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, notificou a Ford Motor Company Brasil sobre problemas no câmbio PowerShift, dos modelos New Fiesta, Focus (incluindoFastBack e Titanium) e EcoSport. A notificação foi recebida pela montadora em 26/11/2015, e a resposta protocolada no Procon-SP em 18/12/15, reconhecendo que existem falhas no sistemaPowerShift e que irá informar os clientes via carta comum ou mala direta, para realizar reparos necessários sem custos e estender a garantia de três para cinco anos dos veículos que apresentarem o problema.

O defeito foi identificado após centenas de reclamações de consumidores nas redes sociais, em matérias na imprensa e, também, registradas no Procon-SP. Ainda segundo informações do mercado, o câmbio PowerShift equipa 36,3% dos Fiesta, 37,2% dos EcoSport e 83,4% dos Focus

Problema relatado


O PowerShift é um câmbio automatizado de dupla embreagem com transmissão de seis velocidades que tem apresentado falhas em três diferentes modelos da marca. Segundo relatos dos consumidores o mau funcionamento causa trepidações, ruídos e super aquecimento no sistema. OPowerShift integra modelos da marca fabricados em 2013 e 2014. Essas falhas, ainda segundo os consumidores, levam a trocas prematuras de kit embreagem e, em casos mais severos, problemas entre a passagem das marchas ou demora para o sistema responder. Com relatos de perda de força, especialmente em aclives, e até de pane, com o travamento completo e a impossibilidade de engatar as marchas. Outros relatos informam super aquecimento do câmbio.

Reposta da Ford ao Procon-SP


Em resposta protocolada no Procon-SP, a montadora reconhece o problema e afirma que irá realizar os reparos nos veículos envolvidos – sem custos para o consumidor – e, também, estender a garantia de três para cinco anos, ou 160 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro. A Ford indicou em sua resposta ao Procon-SP que oferecerá a extensão da garantia contratual exclusivamente para os veículos Ford New Fiesta e Ford EcoSport 2013 e 2014 e Ford Focus 2014, equipados com o sistema PowerShift de seis velocidades. Ainda segundo a montadora os proprietários dos veículos envolvidos receberam comunicado via carta comum ou mala direta a extensão da garantia. Os consumidores devem estar atento ao recebimento desta correspondência e guardá-la junto ao manual do proprietário. E solicitar tal comunicado à montadora caso não o tenha recebido

Caso os veículos envolvidos tenham ultrapassado a marca de 160 mil quilômetros rodados antes do término dos três anos de garantia de fábrica, eles deverão ser atendidos normalmente – e sem custos – com a realização de reparos ou troca do sistema.

Consumidores devem denunciar problemas não solucionados ao Procon-SP


A Fundação Procon-SP recomenda que todos os proprietários da marca e modelos envolvidos agendem revisões nas concessionárias da Ford para revisarem seus veículos, caso já tenham constatado o problema ou ele seja detectado na revisão devem formalizar por escrito reclamação junto a montadora, guardando número de protocolos, mensagens enviadas, áudios e qualquer outra forma de comprovação.

Canais de atendimento 


Orientação 

Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação
imprensa@procon.sp.gov.br
(11) 3824-7277 / 7276 / 7168

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