terça-feira, 5 de abril de 2016

A PEUGEOT LANÇA NO PAÍS O NOVO 208.


A linha 2017 do hatch compacto premium consagra o icockpit como o grande diferencial da Peugeot no mercado e expressa de forma fiel a nova fase da empresa e a mudança pela qual passou seu portfólio de produtos: atualmente é a mais moderna gama de automóveis já oferecida pela marca no Brasil.

Além de comercializar veículos cada vez mais equipados, destinados a clientes que buscam refinamento, qualidade e tecnologia, no Novo 208 cada elemento de sua concepção foi pensado para proporcionar aos motoristas e passageiros uma experiência surpreendente a bordo do modelo.

A começar pelo i-Cockpit, que propõe uma ruptura com o tradicional conceito do posto de condução. Ele é o único no segmento a vir com o painel de instrumentos elevado, um volante de dimensões reduzidas e uma central multimídia de nova geração ao alcance das mãos. Ainda internamente, o Novo 208 renovou totalmente o revestimento dos bancos, utilizando diferentes tecidos nas diversas versões do modelo. O mesmo ocorreu com o acabamento. Maçanetas, aeradores do ar-condicionado, volante, manopla do câmbio, nada passou despercebido pela marca. O Novo 208 também traz um renovado código estético, alinhado com o modelo europeu, que tornou seu estilo mais atrativo e impactante.

Demarcando seu território de atuação de forma categórica e definitiva, a Peugeot elevou ainda mais o patamar do segmento dos hatches compactos premium com o lançamento do 208 GT, hot hatch compacto nacional mais emocionante e divertido do país. Equipado com o reconhecido e multipremiado motor turbo THP de 173 cv de potência máxima, esse legítimo hot hatch alia alto desempenho – com aceleração de 0 a 100 km/h de 7,6 segundos – a um estilo dinâmico que proporciona prazer de dirigir absolutamente único.

A modernidade do Novo 208 é também realçada por sua oferta de motores, tanto que as três opções oferecidas pela linha 2017 conquistaram a classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro.

O destaque fica com o tecnológico 1,2 L PureTech, o mais econômico do Brasil, que estreia o moderno e premiado propulsor de três cilindros e 90 cavalos de potência máxima do Grupo PSA Peugeot Citroën na América Latina. Bicombustível, o motor dispensa o uso do tanquinho auxiliar para partida a frio, é 37% mais econômico do que o 1,5 l de 4 cilindros do atual 208, e 25% mais eficiente em média quando comparado aos concorrentes, em ambos os casos no uso urbano.

Novo Peugeot 208 GT reforça a tradição da marca no território dos hot hatches.


Em sua história a Peugeot detém o conhecimento e a tradição na produção de veículos que, com o passar do tempo, adquiriram o status de lendas no universo automotivo. Fazem parte desta seleta lista modelos como o 205 GTi (1994), o 206 RC (1999), o 207 RC (2007) e, mais recentemente, o 208 GTi (2013). Agora chegou a vez de o Brasil desfrutar desse know-how.

Na linha 2017, o Novo 208 ganha a apimentada versão GT, que é a síntese perfeita de um legítimo hot hatch. Assim, a Peugeot retoma o universo do hatches esportivos no qual sempre transitou com desenvoltura para lançar no Brasil o compacto nacional de condução mais divertida, instintiva e estimulante de sua categoria. Um carro incrível de pilotar, e o único modelo do segmento equipado com o motor turbo THP de 173 cavalos de potência.

Seu visual é arrebatador. De estilo dinâmico e agressivo, esse autêntico hot hatch é rico em detalhes, realçados pela nova roda de alumínio diamantada de 17 polegadas, novo farol com módulo elíptico e luz diurna em LED, revestimento do retrovisor e aerofólio em preto brilhante, dupla saída de escamento cromada e nova grade dianteira com detalhes na cor vermelha.

O ambiente interno exclusivo destaca o tom escuro do painel e elementos na cor vermelha presentes inclusive no painel de instrumentos iluminado em LED, na costura do revestimento dos bancos e de peças como apoio de braço e volante em couro negro e vermelho perfurado com marcação do “Zero”, inserto cromado e placa GT.

O interior esportivo e exclusivo se completa com as pedaleiras em alumínio, maçanetas, embelezadores dos aeradores em cromo acetinado, manopla do câmbio cromada, soleiras nas portas dianteiras, luz de leitura central e duas luzes de leitura de mapa em LED. Outro destaque fica por conta do painel de bordo com revestimento em “soft-touch” padrão Stellar.

Com esse pacote, o consumidor está imerso em um universo próprio antes mesmo de dar a partida. Ao fazê-la, seus sonhos se cristalizam em uma experiência única de condução: o i-Cockpit, a central multimídia de nova geração e principalmente o alto desempenho de motor turbo THP de 173 cv, que confere uma aceleração vigorosa de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos e velocidade máxima de 220 km/h (etanol).

Na concepção do Novo 208 GT, diversas adaptações foram feitas com o objetivo de conferir à nova versão esportividade e segurança:


• Suspensão com lei de amortecimento específica, visando à condução esportiva;
• Pneu esportivo com perfil baixo (205/45 R17 88V) Michelin Pilot Sport 3: pneu de baixo atrito ao rolamento, otimizado para reduzir o consumo de combustível e alta aderências nas curvas;
• Direção com melhor precisão do centro e calibração orientada para altas velocidades;
• Freio: Disco dianteiro com diâmetro maior em 17mm e em 6mm na espessura. Discos sólidos nas rodas traseiras;
• Sistema ESP com calibração específica, para aumentar o controle em altas velocidades e curvas agressivas;
• Hill Assist mantém o veículo imobilizado durante 2 segundos em uma saída em ladeira, dando tempo suficiente para mover o pé do freio para o pedal do acelerador sem que o veículo se mova;
• Iluminação estática de interseção (função “cornering”):
Com os faróis baixos ou altos ligados, permite que o feixe de luz do farol de neblina
ilumine o interior da curva, quando a velocidade do veículo for inferior a 40 km/h (condução urbana, estrada perigosa, cruzamentos, manobras de estacionamento, etc). 
  - Esta função é acionada com ativação da luz indicadora de mudança de direção correspondente ou a partir de um determinado ângulo de rotação do volante.
  - Esta função fica inativa quando o ângulo de rotação do volante for inferior a um determinado valor, a velocidade superior a 40 km/h e quando é engatada a marcha à ré.

O programa de estabilidade eletrônica (ESP) integra as seguintes funções:


- Anti-bloqueio de rodas (ABS) e repartidor eletrônico de frenagem (REF);
- Assistência à frenagem de urgência (AFU);
- Anti-derrapagem de rodas (ASR);
- Controle dinâmico de estabilidade (CDS);
- Função Hill Assist


Clique na telinha e assista o vídeo release



Novo Peugeot 208 Sport: versão com estilo esportivo.

A PEUGEOT também pensou no cliente que preza igualmente por um visual mais esportivo do modelo, mas sem o apelo da performance em primeiro plano. Assim, o Novo 208 Sport traz, externamente, uma nova grade com contorno preto brilhante e detalhes em vermelho e preto. O farol de neblina possui decoração em preto brilhante e roda de alumínio de 16 polegadas no mesmo tom. Completam sua roupagem o revestimento externo do retrovisor e o aerofólio em preto brilhante. Monograma SPORT estampa as laterais do modelo.

Internamente, o modelo tem volante esportivo em couro perfurado com fundo vermelho, costura vermelha e inserto de cromo-acetinado. Ele também se vale pedaleiras esportivas em alumínio, soleiras nas portas dianteiras, luz de leitura central e duas luzes de leitura de mapa em LED. O Novo 208 Sport é equipado com o motor 1.6l 16V e caixa manual.

i-Cockpit: para uma direção intuitiva e divertida


O conceito do i-Cockpit é tão inovador e único que virou uma marca registrada mundial da Peugeot. Presente em toda a linha do Novo 208, ele diferencia os modelos da Peugeot dos demais veículos ao romper com o tradicional conceito do posto de condução. Nele, a Peugeot coloca o motorista em uma posição diferente da usualmente conhecida, permitindo que ele desfrute do comportamento dinâmico, esportivo e seguro, sem deixar de lado o conforto que o novo compacto oferece.

Nesta arquitetura, o painel de instrumentos elevado permite que a leitura das informações seja feita por cima do volante de pequeno diâmetro. Com base achatada e em posição mais baixa, o equipamento reforça ainda mais o carácter inovador e divertido de dirigir o modelo. O terceiro pilar do i-Cockpit é formado por uma das centrais multimídia mais modernas do mercado. Bem ao alcance das mãos, o equipamento é destaque em tecnologia, no qual a concepção do modelo se apoia tão fortemente.

Linhas ainda mais dinâmicas e elegantes


Facilmente reconhecido nas ruas, o Peugeot 208 sempre apresentou estilo marcante. Agora, o novo modelo reforça a atratividade estilística de seu desenho.

A dianteira está revigorada por uma nova guia de luz em LED, apliques cromados próximos às lâmpadas e faróis de máscara negra, que contribuem para a modernidade e a identidade do veículo, por meio de uma assinatura forte e única. Há ainda novos para-choques, grade e área inferior que integra uma moldura diferenciada para as luzes de neblina. 

A lateral do Novo 208 apresenta a mesma harmonia que acompanha o seu desenho. A relação entre os balanços curtos e o comprimento total do carro, o quadro das portas embutido na carroceria, que é apoiada por novas rodas de liga leve de 15, 16 e 17 polegadas com tratamento bicolor e diamantadas – com exceção da configuração inicial – e a linha de cintura ascendente mostra uma área esculpida com desenho marcante.

Em forma de bumerangue, as novas lanternas com três “garras” em LED garantem um efeito tridimensional que remete, naturalmente, a elementos tecnológicos.

Central multimídia de nova geração para uma conectividade intuitiva Posicionada em primeiro plano, a central multimídia ao alcance das mãos e na mesma altura dos olhos do condutor e do passageiro da frente oferece máxima segurança, conforto e, claro, tecnologia em um equipamento de segunda geração.

A nova central multimídia apresenta uma grande tela colorida sensível ao toque de 7 polegadas e de funcionamento intuitivo. O botão MENU permite acessar num clique o conjunto das funções:


• MÍDIA RÁDIO para selecionar as diferentes fontes de áudio (rádio AM/FM, streaming de áudio e viva voz via Bluetooth, USB – áudio com exibição de capas, foto e viewer – AUX, calculadora, calendário e Jukebox com 16 Gb de memória para armazenagem de música – atrelado à função Navegação);
• AJUSTES para acessar as configurações do sistema;
• SERVIÇOS CONECTADOS para conectar-se ao MirrorScreen;
• TELEFONE para acessar as funções ligadas ao telefone com reconhecimento de voz;
• CONDUÇÃO dá acesso ao computador de bordo e as diferentes funções do veículo;
• NAVEGAÇÃO via GPS para acesso de mapas (Brasil, Argentina, Chile, Peru, Uruguai, Colômbia, Venezuela e Guiana Francesa), limites de velocidade em vias rápidas e pontos de interesse, entre outros.
• CÂMERA TRASEIRA (versões GT e Griffe): Quando engatar a marcha ré, o sistema multimídia projeta automaticamente na tela uma imagem permitindo visualizar o que está atrás do veiculo. Além da informação visual, o sensor de estacionamento traseiro permite através de uma ajuda sonora de identificar a proximidade com um eventual obstáculo atrás do veículo.

O sistema permite ainda o espelhamento de tela de smartphones na tela da central multimídia. Nos veículos Peugeot esta funcionalidade chama-se MirrorScreen, que apresenta as seguintes vantagens:


• Integração e modernidade ao respeitar estilo e ergonomia ao exibir a tela do smartphone sobre a de 7'';
• Segurança: visibilidade e ergonomia preservadas para uma utilização compatível com a condução, com dois níveis de informação conforme o veículo se movimenta ou não;
• Simplicidade: exibição e controle das aplicações compatíveis desde a tela tátil de 7';
• Controle: utilização do mesmo pacote de dados cliente, sem custo adicional de uma
segunda assinatura mensal;
• Compatibilidade assegurada por duas soluções: MirrorLink para Sony, Samsung e HTC e CarPlay para o Iphone 5 ou superior.

Compatibilidade assegurada por dois protocolos de comunicação:
1. MirrorLink – smartphones e apps compatíveis (Sony, Samsung, etc.) : https://cert.mirrorlink.com/ProductListing
2. CarPlay (iPhone 5 ou superior): smartphones e Apps compatíveis:

Outra função é o Link MyPeugeot. Trata-se de um aplicativo gratuito para smartphones, disponível tanto para Android quanto para IOS, no qual é possível monitorar o consumo de combustível, continuar a navegação depois de estacionar o carro e localizar onde o veículo foi estacionado, entre outros.

Refinada e elegante: uma cabine com novos revestimentos internos


A qualidade percebida dos materiais empregados pelo Novo 208 em relação ao acabamento e revestimento dos bancos é notável. Nas diferentes versões da gama, os materiais utilizados se alternam para conferir uma personalidade própria a cada configuração.

Como exemplo, os aeradores do ar-condicionado, maçanetas e manopla do câmbio em tons cinza, preto brilhante e cromado. O volante multifuncional, de série em toda a linha, também foi alvo de cuidado redobrado. Com exceção da versão inicial, a peça apresenta revestimento em couro com cromo-acetinado e sempre com o emblema do Leão cromado ao centro. O mesmo ocorre com o painel de instrumentos elevado, que recebe embelezadores em preto brilhante e cromado. Com a tela central em LCD, a iluminação dos equipamentos e mostradores é na cor branca, com agulha
vermelha na versão inicial.

Todos esses elementos combinam com os diversos tecidos de excelente qualidade que revestem os bancos. Há ainda um bom número de porta-objetos, como porta-luvas refrigerado, espaços nas portas laterais e no compartimento situado em frente ao câmbio, que pode ser utilizado para guardar latas ou objetos como celulares.

Com exceção das versões Active e Active Pack, o Novo 208 também oferece o teto de vidro panorâmico na linha 2017. Destinada a modelos de categoria superior, o equipamento, de 0,66 m² de área útil, é mais uma exclusividade do modelo no segmento e proporciona aos ocupantes ótima luminosidade interna e uma dimensão ampla de espaço. É possível regular a entrada de luz no interior do veículo graças ao fechamento/abertura da cortina do teto.

Equipamentos trazem nova sensação ao dirigir


O Novo 208 renova o prazer e a experiência de dirigir por meio de seus instrumentos, controles e equipamentos. O i-Cockpit rompe com a estrutura tradicional de acolhimento do motorista, com sua ergonomia ímpar que multiplica as sensações de dirigibilidade e agilidade. E um item que ajuda a proporcionar essas sensações é a direção com assistência elétrica variável: precisa e ágil.

O volante possui comandos para controle das funções do rádio e do kit mãos livres com Bluetooth. O painel de instrumentos tecnológico e um pacote completo de equipamentos demonstram o Novo 208 à frente de seu tempo: ar-condicionado automático digital bizone; sensor de obstáculos dianteiro e traseiro, computador de bordo com três modos de operação e nove funções integradas à central multimídia; piloto automático / limitador de velocidade; sensores de chuva e de luminosidade; câmera de ré e airbags frontais, laterais e de cortina, sempre dependendo da versão
de acabamento.

Comportamento dinâmico exemplar


O Novo 208 detém uma síntese de alto nível quanto ao comportamento dinâmico. Com suspensão dianteira pseudo-McPherson e suspensão traseira com travessa deformável, a excelência de seus conjuntos de mola e amortecedor, de calibração específica para rodagem nas vias brasileiras, garante um comportamento dinâmico que trabalha com o melhor compromisso entre conforto e esportividade. Isso para perpetuar e enriquecer o prazer de condução. 

Novo motor Puretech 1.2 de três cilindros: o mais econômico do Brasil

O Novo 208 não está somente à frente de seu tempo em relação a sua arquitetura interna e oferta de equipamentos de série mais completa do segmento. Na linha 2017, o modelo estreia o novíssimo Puretech 1.2l de três cilindros, que já chega sendo o mais econômico do Brasil e ainda substitui o atual 1.5l com inúmeras vantagens:

- Arquitetura de 3 cilindros permite dimensões compactas e peso reduzido;
- Redução de perdas mecânicas por atrito:
• Uso de materiais de baixa fricção nos pistões (DLC) e de tecnologias adaptadas, como bomba de óleo controlada ou correia de distribuição banhada em óleo;
• Dimensionamento otimizado de cada componente.
- Tecnologia de combustão adaptada (otimização das propriedades aerodinâmicas da câmara, ajuste variável da admissão e escape, cabeça do cilindro com 4 válvulas por cilindro);
- Injeção de combustível com aquecimento no bico injetor, dispensando a utilização do tanque auxiliar de partida a frio;
- Sistema GSI, que indica ao condutor o melhor momento da mudança de marchas, visando a condição mais econômica de quanto ao consumo de combustível. Uma seta indicadora localizada no painel de instrumentos mostrará o melhor momento de o condutor mudar para a marcha superior ou inferior.

A escolha desse propulsor permitiu, além do cumprimento dos requisitos de redução de emissão de poluentes preconizados pelo programa Inovar Auto do Governo Federal, manter-se alinhado ao posicionamento de qualidade e sofisticação da Marca. Por se tratar de um motor que combina como poucos performance e consumo, proporciona conforto e prazer em dirigir.

Assim, o Puretech 1.2l apresenta o mais baixo consumo de combustível entre todos os propulsores de 3 cilindros do mercado brasileiro. Ele é até 37% mais econômico na cidade em relação ao 1.5l de 4 cilindros, 25% mais eficiente em média comparado aos concorrentes em uso urbano e em torno de 15% no rodoviário, quando abastecido com etanol.

O propulsor de 3 cilindros passou por mais de 400 mil quilômetros rodados para sua validação e adaptação ao veículo. Foram necessárias também 5.400 horas de validação em bancada de teste (dinamômetro de motor) e uma série de adaptações em relação ao motor europeu:
• Sistema de ignição com aquecimento dos injetores, para eliminação do reservatório de combustível de partida a frio;
• Pistões reforçados para utilização de etanol;
• Anéis de 1,2 mm de espessura que favorecem a redução de atrito e, consequentemente, a redução do consumo de combustível;
• Bloco com mancais reforçados e com sistema de arrefecimento de pistões (jato de óleo no fundo dos pistões);
• Bronzinas reforçadas;
• Cabeçotes com sedes de válvulas reforçadas para utilização de etanol;
• Válvulas de admissão reforçadas;
• Eletroválvula do canister adaptada para uso com etanol;
• Chicote específico para o motor bicombustível, adaptado para o sistema de partida a frio.

O novo motor produz 90 cavalos de potência máxima a 5.750 rpm, utilizando etanol (127 N.m de torque a 2.750 rpm). Na gasolina são 84 cavalos de potência máxima e 120 N.m de torque, nas mesmas rotações.  associado a um câmbio manual de cinco velocidades, o propulsor equipa as versões iniciais do veículo.

Já a configuração intermediária utiliza o motor EC5, que já equipava o 208. Trata-se do 1.6l 16V aspirado, dotado da tecnologia Flexstart, que dispensa o uso do reservatório adicional para partida a frio. Esse propulsor está atrelado à caixa manual de 5 marchas ou transmissão automática sequencial de 4 velocidades. Ele gera 122 cavalos de potência máxima a 5.800 rpm, utilizando etanol (161 N.m de torque a 4.000 rpm). Na gasolina, seus números são 115 cavalos de potência máxima a 6.000 mil rpm e 152 N.m de torque a 4.000 rpm. Esse motor teve uma grande evolução no sistema de lubrificação, com a utilização de um óleo mais eficiente, que permitiu melhorar a performance e reduzir o consumo de combustível.

Para auxiliar o condutor na redução do consumo de combustível, essa motorização dispõe do GSI, que indica no painel de instrumentos a marcha mais adequada para garantir um menor consumo de combustível. Outra importante função do conjunto é o programa EcoDrive. Atrelado ao câmbio automático, quando ativada o condutor poderá perceber um funcionamento mais suave para reduzir o consumo de combustível. A economia de combustível pode chegar a até 7% em uso urbano. No
painel de instrumentos, identifica-se a função pelo pictograma "ECO".

Para a versão topo de gama, a Peugeot reservou a nova geração do motor turbo THP 1.6l Flex, que produz potência de 173 cavalos a 6.000 rpm (no etanol) e 166 cavalos quando abastecido com gasolina, reproduzindo o mesmo torque na mesma faixa de giro (240 Nm a 1400 rpm). Esse propulsor faz uso da tecnologia de injeção direta e, devido à própria pressão do combustível, elimina a necessidade de qualquer sistema auxiliar para partida a frio. Ele teve sua taxa de compressão aumentada para alcançar maior potência com etanol, além de ter a bomba de combustível alterada para funcionar com este combustível. O motor está associado a uma caixa manual de 6 marchas.

Gama do Novo Peugeot 208*

O Novo 208 está disponível em seis versões de acabamento: Active e Active Pack, ambas equipadas com o novo motor Puretech 1.2 e câmbio manual; Allure equipada com motor Puretech 1.2 ou Allure com motor 1.6 16V e câmbio automático sequencial; Sport, equipada com motor 1.6 de 16V e câmbio manual; Griffe, equipada com motor 1.616V e transmissão automática sequencial e a GT, equipada com o motor turbo THP e câmbio manual de seis velocidades. Todas as versões trazem a lista de equipamentos de série mais completa do segmento. *veja ficha técnica com relação completa dos equipamentos de série disponíveis para cada versão.

Tranquilidade garantida pelos serviços de Pós-Venda

O 208 apresenta diversos benefícios decorrentes da política de Pós-Venda de valorização do consumidor brasileiro, tais como:
• Três anos de garantia total;
• Revisões com Preços Fixos para toda a rede de concessionárias do país;
• Pacotes de Peças e Serviços com Preços Fixos e mão de obra inclusa: O cliente paga o mesmo valor pelo serviço em qualquer concessionária do país;
• Três anos de Peugeot Assistance: serviço de assistência exclusivo da Marca, disponível gratuitamente em todo o país 24 horas por dia.

Gama de cores

A paleta de cores do Novo PEUGEOT 208 é composta pelas seguintes tonalidades: 
- Branco, Blanquise (sólida), Vermelho Aden (sólida), Preto Perla Nera (metálica), Cinza Aluminium (metálica), Azul Bourrasque (metálica), Branco Nacré (perolizada) e Dark Carmin (metálica).

Imprensa Peugeot do Brasil
Marcus Brier 
marcus.brier@peugeot.com 
+55 11 2536-3391 
Giselli Cardoso
giselli.cardoso@peugeot.com
+55 11 2536-3269

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