Fiat 147: Primeiro automóvel nacional com motor transversal. |
Ao completar quatro décadas de operações no Brasil, a Fiat se orgulha da extensa lista de novidades que introduziu no mercado brasileiro de forma pioneira. Desde o primeiro motor transversal do mercado nacional, apresentado no Fiat 147, em 1976, passando pela primeira tampa de porta-malas totalmente em vidro do Fiat Mobi, lançado este ano, as inovações estão no centro da missão da empresa: ajudar as pessoas a ir de um lugar a outro de maneira eficiente e segura.
A forte cultura da inovação tem ligação direta com o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento Giovanni Agnelli, instalado na planta da Fiat em Betim (MG), e que reúne todas as condições e tecnologias necessárias para criar um veículo do começo ao fim do processo. O trabalho é realizado em sinergia com os outros centros de P&D da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), em Turim (Itália), Aurburn Hills (EUA) e o mais recente, em Pernambuco.
Para a Fiat, o impulso para a inovação é resultado do perfeito entendimento e sintonia com as aspirações e desejos dos brasileiros. “Projetamos modelos que atendem às expectativas do consumidor brasileiro. É a nossa visão sobre os nossos carros, com inspiração na excelência do design italiano”, afirma Peter Fassbender, diretor do FCA Design Center Latam. O reconhecimento desse trabalho foi a conquista, pelo Fiat Toro, do selo Red Dot Award, um dos mais tradicionais e importantes prêmios de design em todo o mundo.
“O que as pessoas esperam de um carro muda com o tempo e estamos acompanhando essas transformações”, explica o diretor de Estratégia de Produto da FCA, Carlos Eugênio Dutra. Guiada pelo desafio de oferecer soluções que melhorem a vidas das pessoas e de democratizar o acesso às novas tecnologias, a Fiat criou a primeira picape derivada de um automóvel de passeio em 1978; foi a primeira a produzir carros populares no país em 1990; ofereceu em primeira mão conteúdos de segurança em carros nacionais, como o airbag; inaugurou a era da conectividade nos veículos do Brasil ao lançar o primeiro carro com conexão bluetooth; surpreendeu o mercado com a tecnologia Start&Stop do Novo Uno, entre várias outras novidades.
Das áreas de Engenharia e Design, também saíram inovações que levaram a marca a liderar tendências mundiais. O Fiat 147 foi o primeiro carro a etanol fabricado em série no mundo e inaugurou, em 1979, a utilização dos motores com combustíveis verdes. Em 2006, nasceu o Siena Tetrafuel, primeiro e único veículo do mundo movido a quatro combustíveis. Em 2009, a Fiat convidou clientes do mundo todo para criar o carro do futuro. O Fiat Mio foi o primeiro carro conceito desenvolvido na plataforma Creative Commons. Consumidores de cerca de 160 nacionalidades participaram do projeto e enviaram mais de 17 mil ideias, engajados no desafio de pensar o futuro de maneira plural e participativa.
Inovação Acelerada
Também na planta de Betim, um grupo de especialistas – de engenheiros a economistas, passando por químicos e designers – trabalha no estilo startup. Toshizaemom Noce, supervisor de Inovação da FCA, salienta que a área foi criada para quebrar paradigmas. “Promovemos a construção de tecnologia nacional, de forma viável, prática, acelerada e sempre com foco no cliente.”
Exemplo de pesquisa realizada recentemente é o Projeto Girassol, no qual um sistema fotovoltaico gera energia elétrica adicional para a bateria. Isso resulta em economia de combustível e redução de emissões. Outras pesquisas em andamento avançam sobre os novos conceitos da conectividade. “A experiência de uso será o fator determinante para os automóveis daqui para frente, e é nisso que estamos trabalhando hoje”, explica Noce.
Uma das realizações neste caminho é o Fiat Live On, que integra o smartphone ao Fiat Mobi. Com ele, o celular se transforma na central multimídia do carro, por meio de um aplicativo, possibilitando acesso a comandos pelo volante multifuncional. O Live On traz ainda o EcoDrive, que fornece informações sobre a condução, em especial quanto à economia de combustível, e o Car Parking, que mostra o último local em que o carro foi estacionado.
Futuro das Cidades
Sobre o futuro, o diretor Carlos Eugênio indica o caminho: “Nossa missão é continuar a desenvolver produtos e serviços que estejam, cada vez mais, conectados às necessidades dos clientes, encontrando formas de conjugar meio ambiente, mobilidade, prazer e comodidade”.
Para integrar o presente ao futuro, aliando criatividade e inovação, a Fiat quer ir além do ambiente automotivo. Com o projeto Futuro das Cidades, a marca já se movimenta para, de maneira colaborativa, conhecer o ecossistema onde estão inseridos seus produtos, mapear problemas potenciais e contribuir para o desenvolvimento de soluções de mobilidade para as cidades brasileiras. Em breve, lançará uma plataforma aberta e colaborativa, que servirá como um espaço de conhecimento de mobilidade.
“A boa mobilidade não é necessariamente a que tenha mais carros, metrôs, corredores de ônibus, avenidas, ciclovias ou calçadas de qualidade, mas a que faça uma combinação justa, inteligente e eficiente de todos os modos de transporte possíveis”, explica Mateus Silveira, especialista em Future Insights da FCA e líder do projeto. A iniciativa já agrega empresas, especialistas, universidades e entidades da sociedade civil e do terceiro setor. “Queremos entender o modelo de cidades que estamos construindo e debater projetos que possam contribuir para o bem-estar urbano”, conclui Silveira.
Imprensa Fiat Chrysler Automobiles.
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