Pode? –
X-Tomi, designer húngaro hábil em propostas inusitadas como picapes Audi
e Rolls-Royce, estendeu-a ao Alfa Romeo Giulia em mecânica poderosa, 2,9
litros, bi turbo, 510 cv.
Já
vi –
No Brasil não seria novidade para a marca. Início dos anos 70, Alfredo Migani,
revendedor carioca, mandou o mago petropolitano Renato Peixoto transformar
sedãs FNM 2150, licença Alfa Romeo, em picapes para atender, onde estivessem,
aos novos caminhões Fiat.
Multi – Louvado por sua
versatilidade, Mercedes Unimog exibiu novas aplicações: versão ferroviária,
apta a tracionar até 1.000 t (!) em trabalhos de reparos em estradas de ferro,
e plataforma com grua. Imbatíveis em preço e operação em tais serviços brutos
realizados por locomotivas.
Tecnologia
– Nem
cinco, nem seis, sete, oito ou nove marchas, como existem hoje, dependendo de
produto, marca ou mercado. Honda melhorou tecnologia de duas embreagens e
aumento do número de engrenagens no câmbio. Patenteou no Japão caixa com três
conjuntos de embreagem e 11 marchas.
E? –
Meta não é induzir velocidade. Com tantas combinações levando o movimento do
motor às rodas, terá ganhos de aceleração e consumo, podendo reduzir tamanho e
peso do motor, sem comprometer rendimento.
Quam multis? – Até quantas? indagariam pilotos de
bigas na Roma antiga. Limite depende de custos ante caixas CVT de polias
variáveis, e as automáticas.
Importância - Para lembrar, moto
Suzuki, motor de baixissima cilindrada, obteve resultado fantástico na década
de ’70: 220 km/h. Segredo? conjunto e caixa com 16 (!) marchas.
Refinamento
– Ford
lançou novos Lincoln, topo em luxo, refinamentos mecânicos e conteúdo,
aplicando vigor à qualidade. Resultado, última pesquisa de satisfação do
consumidor o tem líder, com 87 pontos em 100. Subiu cinco relativamente à série
anterior frente a Honda, Toyota e BMW.
Chegando – Fiat em derradeiras
providências para apresentar Uno 2017 em setembro. Como a Coluna
decupou, dois motores novos, de 3 e 4 cilindros; 1,0 e 1,3, ênfase no torque,
maior conteúdo. Marca quer deslocá-lo da linha inferior do mercado, para urbano
Mobi ocupar tal espaço.
Mais
um –
BMW iniciou montagem nacional do modelo X4, misto de automóvel, crossover
e SAC – Sports Activity Coupé, motor quatro cilindros, 2,0 litros, 245
cv. Volume previsto para 2016 inverso ao preço: 45 unidades, R$ 299.950, topo
dentre fabricados/montados no país. Quinto da marca fábrica de Araquari, SC.
Na
veia
– Toyota aplicou-se, montou pista de 9.600m2 a interessados testar seus
produtos na Expointer, Esteio, RS, até set.4: versões Flex de picape Hilux, SUV
SW4, Corolla e Etios. Crê vender 100 unidades no evento.
Classinovidades – Harley-Davidson
apresentou nos EUA novos motores. Mantém a arquitetura mecânica com dois
cilindros em V a 45 graus e som; reduziu vibração primária em 75%; obteve
melhores respostas; e as rotula como as HD mais confortáveis. Motores são os
Milwakee-Eight 107 e 114. Eight indica sua oitava geração. H-D no Brasil não
sabe quando virão.
Merchandising
– Assumiu
mídia corajosa: novela das 18h na Rede Globo. Colocou 7 motos na história,
envolvendo oficinas H-D. Merchandising Global é caro. Tanto, após duas
décadas, Kia saiu da novela das 21h.
Objetivo – Para vender, vale
tudo, incluindo adaptar o produto para mercados com outras exigências. Caso da
MAN Latin America exportando 10 chassis de ônibus para Moçambique. Mudanças?
Volante do lado direito, chassi e direção reforçados, maior capacidade de carga
sobre os eixos para fazer diferença.
Avanço – Tratores, sempre
vistos como máquinas brutas, surpreendem quando se informa terem grande aporte
de tecnologia. Fabricante Valtra indica novas capacidades para seus modelos.
Tecnologia - Piloto automático
evitando sair da trilha; monitoramento externo do
trabalho, enviando mensagem de texto a celular se o equipamento sair das
especificações da tarefa; mapeamento da produtividade; capacidade de transmitir
dados a dispositivo móvel de agrônomos ou chefes de colheita.
Mais – CNH, marca Fiat,
exibiu ponto superior no Farm Progress Show, EUA: trator autônomo, sem
operador. Base mecânica nos modelos Magnum, da Case IH, e T8 New Holland,
marcas do grupo, operação ultra precisa se faz por telemática e GPS via
computador ou tablet. Design mudou, dispensando cabine.
Mais – Levorin, empresa
familiar de pneus para motocicletas e bicicletas, com fábricas em Guarulhos, SP
e Manaus, AM, adquirida pela Michelin. Expansão, complementariedade de partes,
e sinergias em pneus para este segmento, e rapidez para ter clientes de motos
de alta performance. Aguarda aval do CADE.
Menos – Crise não é ruim
para todos. Para quem capitalizado, hora de adquirir empresas menores, como no
caso. A cada dia se reduzem as nacionais ligadas ao segmento de fornecedores no
setor de transporte.
Igual – Heliar em 85º
aniversário coloca no mercado de reposição baterias idênticas às fornecidas às
montadoras. Garante por 18 meses maior resistência à corrosão, forte corrente
para arranque a frio. Tem cor preta, como nos O Km. Curioso, suas baterias com
caixa branca tem garantia de 24 meses.
Festa – Fábrica de pneus e
câmaras de ar para bicicletas, motos, carroças, gaúcha Rinaldi comemora 47 anos
com vendas ao Mercosul, Europa, e EUA. Na
parede Certificados de Gestão de Qualidade ISO 9001:2008 e de Destruição
Térmica de todos resíduos por cimenteira para gerar energia.
Negócio – Atraído pelos
negócios com veículos o poderoso portal Amazon criou óbvio www.amazonvehicles.com. Quer entrar na
área de anúncios para vendas de veículos e partes, novos e antigos.
A
jato
– Audi realiza ação no Estacionamento VIP do Aeroporto de Congonhas, SAO, SP:
revisões pós venda – garantia e previstas por km – durante viagem do cliente.
Operação pela revenda Eurobike, das 6 às 23h. A fim? 0800 077 7000.
Já
vi –
Final anos 90, Robson Romagnolli, da Audi, foi cooptado pela Fiat para
empurrar vendas dos automóveis Alfa Romeo. Uma das promoções para valorizar a
propriedade da marca era estacionamento grátis no mesmo aeroporto, e lavagem
grátis. Outra, baixar em 30% os preços de peças e mão de obra.
Expectativa – Revenda Plaza Honda em
Brasília projeta, entre nacionais e importados, 200 lançamentos no exercício, e
seu diretor João Batista entende, investir na promoção aquece mercado. Honda
inova em test-drive para novo Civic: óculos de realidade virtual
permitem ângulo de 360 graus.
Justiça – Dono de Kombi Last Edition ganhou processo contra a
Volkswagen. Alegou ter comprado o carro, anunciado em série final de 600
unidades, mas desvalorizada pelo aumento de produção a 1.200. Justiça
reconheceu o prejuízo: condenou VW devolver o valor recebido mais correções,
ter a Kombi de volta.
Gente
– Antoine
Gaston-Breton, francês, 40, promoção. OOOO Diretor de Marketing na Peugeot. OOOO
Íntimo da marca há 23 anos, e com América do Sul: foi chefe de produto da
Peugeot Argentina. OOOO Lugar deixado por Frederico Battaglia, elevado a
Diretor Comercial. OOOO Peugeot em interessante situação no mercado:
mantém-se, sem participar dos 24% de queda geral das vendas; os artífices de
sua nova postura mercadológica já deixaram a empresa. OOOO Carlos
Zarlenga, argentino, 42, financista, promovido. OOOO Novo presidente da GM no
Brasil, substituindo Santiago Chamorro. OOOO Era presidente da GM
Argentina, suprindo saída da brasileira Isela Costatini, desafiada pelo governo
Macri a salvar a Aerolineas Argentinas. OOOO Acumulava o cargo com a
chefia geral de finanças para a América do Sul. OOOO Chamorro deixa na
GM liderança de vendas e tema para trabalho universitário: jornalista
especializado atrapalha vendas. OOOO Fez enorme contração no
relacionamento entre GM e profissionais do ramo. OOOO
* Roberto Nasser, edita@rnasser.com.br, é advogado especializado em indústria automobilística, atua em Brasília (DF) onde redige há ininterruptos 42 anos a coluna De Carro por Aí. Na Capital Federal dirige o Museu do Automóvel, dedicado à preservação da história da indústria automobilística brasileira.
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