NOVIDADES
PRÉ SALÃO.
Mercado em queda instiga formas de provocar
os consumidores. Vão desde os programas de fidelidade na compra, fórmulas de
financiamento, reformatação dos veículos baixando preço, novidades em produto.
Realização do Salão do Automóvel sempre
balizou ocasião para antecipar apresentação de modelos, e neste exercício,
combinando mudanças de local para a mostra, e sua data de realização – 10 a 20
de novembro, para coincidir com o GP da Fórmula 1 -, indústrias correm para
antecipar novidades.
Quem é
quem
Fiat exibirá novo Uno com novos motores 1,0
e 1,3 de três e quatro cilindros, base para os próximos anos. Mudou a frente do
automóvel e incrementou o conteúdo para separá-lo do urbano Mobi. Em fase de
pré apresentação aos concessionários treinando argumentação para vendas, compara-o
diretamente com o GM Ônix, atualmente o mais vendido no país, mas prejudicado
em eventual comparação entre motores. O do Fiat, atualizado, inicia um caminho;
o do GM, motor da década de 70, já passou da época de encerrar o ciclo – como
se diz no mercado, novo já é Placa Preta,
expressão do ramo indicando ter mais de 30 anos. Comparação estática e dinâmica
também é feita com o Ford Ka, de motor novo, mas de preço elevado e de menor
conteúdo.
Mitsubishi, com novo picape L 200 Triton ao
final de setembro. O dito All New Triton é
produto novo, de chassis, motor e carroceria – quem entende? O carro é de origem japonesa, finalizado em Goiás, e a
denominação em inglês.
Mitsubishi All New Triton, tudo novo. |
Volkswagen, em processo de construção de
fórmulas para conquistar vendas e deixar o incômodo terceiro lugar em vendas, avalia
novidades em esforço para reduzir preços pelo aplicar motores TSI, de injeção
direta, 1,0 e 1,4. Setembro. Picape Amarok com frente re estilizada, motor V6
3.0 diesel, 220 cv e 55 m-kgf de torque – será a mais poderosa do mercado, e
conteúdo implementado, incluindo o Park Assist, adjutório eletrônico para
estacionar – mas somente ao Salão. Neste mês, entre 19 e 21 do corrente, Ford exibirá
retoques no Fusion. Seguindo versão de topo, Titanium, arranha R$ 108 mil.
Fecha a dupla de efetivas novidades ao lado
do Mitsubishi Triton, novidade da Jeep, o Compass – já descrito na Coluna 3516. Maior e mais luxuoso ante o
Renegade, e a novidade na motorização. Além da versão superior, diesel 2,0,
terá motor flex de 2,0, o Tigershark, também importado, atracado a transmissão
mecânica ou automática com seis velocidades. Aplicar o motor 2,0 importado da
América do Norte sinaliza, tal opção deve chegar ao picape Toro também no Salão
do Automóvel. Quem compra estes veículos tem a pretensão de se achar – e aí a exigência de melhores
respostas ao acelerador – os dois quilos adicionais em torque em muito auxiliam
a complementação da imagem.
Jeep Compass, produto novo. |
Roda-a-Roda
Xing
Ling – Porsche
Cayenne – o utilitário esportivo grande da premium
marca alemã – sairá de fábrica com pneus coreanos, da Nexen Tire. Anuncia
estabilidade inigualável. Marca está em marketing agressivo para conquistar
fabricantes. Desconhecida no Brasil, última pesquisa de satisfação pela JD
Powers mostrou-a em 4o. lugar.
Mais –
Matriz
Volkswagen comprou 1/6 das ações da norte-americana Navistar, dona da marca de
caminhões International e da fábrica MWM de motores diesel existente no
Brasil. Companhia passava por agruras com problemas de emissões de família de
motores. Com a participação, VW fornecerá os motores – não se sabe se MAN ou
Scania, marcas por ela controladas.
Diferença – Ford iniciou
vender o Mustang na Argentina. Automóvel bem formulado, mesclando conceitos
mecânicos da Europa e EUA, está em consistente projeto de internacionalização.
Custa US$ 95 mil.
Aqui – Operação local
baixou a velocidade de planos e providências, e o projeto Mustang está no fim
da fila. Possivelmente daqui a dois anos, quando da primeira re estilização.
Situação - Hoje Ford local
se dedica a equilibrar preços, lucros e participação no mercado. Tsumani de pessoas e jeitos. Trocou
presidente, inverteu diretores, deu descontos para aumentar vendas.
Mais – Mercedes agregou
o GLA, mais festivo da família, como novo produto em sua operação de montagem
na fábrica de Iracemápolis, SP. Inova industrialmente ao permitir veículos com
tração traseira, como o Classe C, e dianteira, caso do GLA, montados na mesma
linha de produção. Ambos lideram nas vendas Premium da marca.
GLA, made in Iracemápolis. |
Festa – Mercedes-Benz comemora 65 anos
de produção na Argentina. Das instalações nas beiradas de Buenos Aires já saíram
mais de meio milhão de veículos. De lá Brasil importa Sprinter e Vito.
Duas
Rodas
– Harley-Davidson plena em atrações nas famílias Sportster, Softail e CVO.
Agregam atualizações em suspensão, cruise
control, confortos como alarme, travamento, monitoramento da pressão dos
pneus, luzes em LEDs. Mudanças determinadas pelos consumidores, ressalta Flávio
Vilaça, gerente de marketing, produto e RP da empresa.
H-D |
Dúvida – Juiz Renato
Borelli da Justiça Federal em Brasília concedeu liminar sustando aplicação de
multas a veículos transitando em estradas sem faróis acesos. Entendeu não haver
a sinalização adequada, obrigatória por lei.
Mais – Ministério das
Cidades – onde, curiosamente, estão pendurados Contran e Denatran -, avisa,
recorrerá. Entende, a liminar não considera o bem coletivo e a segurança do
trânsito.
E? – Será? Contribuinte
desconfia das medidas ligadas ao trânsito, muitas com inafastável odor de
dúvidas. Será para aumentar a segurança
do trânsito ou apenas fomentar o faturamento oficial? País com passado em
cintos de segurança sem obrigatoriedade de uso; de estojos de primeiros
socorros de uso cancelado; de troca de extintores igualmente sustada após prazo
final para compra; de nunca implantada inspeção de segurança veículos, não
navega no mar da credibilidade. Ao contrário. Segurança é conceito
incontroverso, mas honestidade do estado com o cidadão, também.
Elétrico – Aderindo a
projeto da Universidade Federal de Santa Catarina, para viabilização de ônibus
elétrico, fabricante de ônibus Marcopolo diz ter capacidade industrial para
produzi-lo. Coletivo tem 37 lugares, ar condicionado, wi-fi, pontos USB e autonomia de 200 km com 4 cargas de 6 minutos.
Soma – Financiamento
pelo Ministério da Tecnologia e junção de conhecimentos por empresas
interessadas em viabilizá-lo: Eletra, Marcopolo, chassis Mercedes-Benz e WEG.
Elétrico da UFSC. União faz a melhor força. |
Nobreza – Contrariando
conceito de ver motores como coisas de ferro bruto, FPT está agregando
materiais nobres em seus produtos. Aplica DLC – carbono quase tão duro quanto
diamante, ligas de titânio e de silício molibdênio. Busca reduzir peso nas
massas internas, ganhar melhor operação e durabilidade.
Brinde
– Quem
comprar seguros para automóveis BMW e Mini, e motos BMW, leva presentinho. Nos
automóveis, miniatura 1:18 do veículo segurado. Nas motos, R$ 400 para
aquisição de roupas da marca. Seguro inclui vidros e faróis de xênon ou LED,
lanternas e retrovisores. É pouco.
Utilidade – Para lembrar: em
caso de Perda Total de veículo, a seguradora é obrigada a devolver o saldo
entre o valor pago e os doze avos calculados entre a data do evento de perda e o
fim do período segurado.
Cautela - Editora Escala
com novo produto na praça: A História
Carros. Nada das confiáveis edições sobre modelos nacionais e suas
características, mas inexata história do automóvel em fatos e cronologia. Diz,
primeiro carro de Henry Ford como sendo a vapor – era a gasolina; Karl Benz e
Gottlieb Daimler decidiram juntar as companhias em 1926 – Daimler faleceu em
1900 -, por aí.
Negócio – Quem gosta de
Fórmula 1 sabe, não é esporte, mas simplesmente negócio - grande. E o detentor
dos poderes de fazer e desfazer, incluir e abduzir provas, é o inglês Bernie Ecclestone, 85, controlador da
empresa CVC, dona dos direitos de organização e transmissão dos Grande Prêmios.
$? – Cifras e
condições em desconhecida exatidão, mas crê-se, o norte americano John Malone,
controlador da Liberty Media, teria oferecido US$ 8,5B – uns R$ 26B – pelas
ações – ou parte – delas, e o concurso de Ecclestone – por prazo inexato - para
administrar e re-desenhar as regras de participação na categoria.
História – Governo de
Maurício Macri, na Argentina, irá restaurar o Cadillac cabriolet, de 1955, presente da General Motors ao Tenente General
Juan Domingo Peron num dos seus exercícios de Presidente da República.
Automóvel integra a frota histórica do Museu da Casa Rosada – o palácio presidencial.
Usado em festividades oficiais, em 60 anos rodou apenas 15 mil quilômetros.
Frota inclui outro, de 1973. Macri não conseguiu ir à posse neles, daí a
decisão de tê-los operacionais.
Experiência – Embaixador argentino
no Brasil poderia consultar os mecânicos do Palácio do Planalto, mantenedores
de seu Rolls-Royce 1953 Formal Cabriolet sempre em ótimas condições.
Caddy do governo argentino, restauração. |
Data – 67ª edição do Pebble Beach Concours d’Élegance será
realizada no terceiro domingo de agosto, dia 20, de 2017. Marcas homenageadas, Isotta
Fraschini, Lincoln, em centenário, Dream Cars dos anos ’60. Antes, múltiplos
exemplos de colecionismo, capazes de rotular o período como Semana Santa.
Gente – Paris Pavlou, australiano, 45, engenheiro
mecânico e de manufatura, promoção.
OOOO Novo presidente da GM para Argentina, Uruguai e Paraguai. OOOO Substitui Carlos Zarlenga, mandado à
presidência da operação brasileira. OOOO
Está na antiga corporação há 22 anos, os últimos na GM em São Paulo, na área de
compras. OOOO
* Roberto Nasser, edita@rnasser.com.br, é advogado especializado em indústria automobilística, atua em Brasília (DF) onde redige há ininterruptos 42 anos a coluna De Carro por Aí. Na Capital Federal dirige o Museu do Automóvel, dedicado à preservação da história da indústria automobilística brasileira.
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