O sonho de muitos jovens de entrar no mercado de trabalho já empreendendo seu próprio negócio ganha uma grande oportunidade no Paraná.
A Volkswagen do Brasil está patrocinando o programa social Geração Empreendedora para capacitar jovens de 18 a 35 anos de baixa renda do Estado que desejam iniciar um empreendimento ou querem expandir seus negócios atuais. O projeto, realizado em conjunto com o Governo do Estado do Paraná, visa desenvolver competências empreendedoras e de gestão de negócios, e ampliar o acesso a conhecimento, redes de contato, mercado e crédito. O objetivo é valorizar iniciativas inovadoras envolvendo tecnologia e formar esses jovens para alcançar sucesso no mercado e fomentar o desenvolvimento econômico nas comunidades onde estão inseridos.
A primeira etapa está sendo lançada neste mês com o início dos treinamentos online inteiramente gratuitos. Até dezembro deste ano, serão escolhidos os projetos de destaque em três categorias diferentes para receber a premiação de R$ 7 mil reais cada no “Geração Empreendedora - Desafio Paraná”. O apoio da Volkswagen do Brasil ao projeto social Geração Empreendedora garante a viabilidade de todo o programa, desde a contratação da ONG Aliança Empreendedora responsável pelo desenvolvimento do treinamento, a construção da plataforma digital, o recrutamento de mentores parceiros, as ferramentas para a formação dos jovens microempreendedores, os recursos necessários para os encontros presenciais e a premiação dos finalistas.
“A unidade da Volkswagen do Brasil no Paraná atua em importantes projetos sociais na região, contribuindo com o desenvolvimento humano e econômico. Por meio do programa Geração Empreendedora, queremos incentivar a inclusão de muitos jovens paranaenses ao mercado de trabalho como microempreendedores capacitados a gerenciar e ampliar seus negócios. E esta oportunidade também se estende para colaboradores e seus familiares”, destacou o Plant Manager da fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais, Luis Fernando Pinedo.
A área de Sustentabilidade & Autovisão da Volkswagen é a responsável por acompanhar cada passo da implementação do projeto e realizar a prestação de contas ao Governo do Paraná. Os jovens empreendedores passarão por um intenso programa de capacitação desenvolvido pela Aliança Empreendedora com o objetivo de integrar teoria e prática, com aulas online, intercaladas com respostas a diferentes desafios, para que os jovens testem seus conhecimentos e já construam o modelo de negócio. Na etapa seguinte, que vai até 14 de outubro, os participantes poderão se inscrever no “Geração Empreendedora - Desafio Paraná” para concorrer ao prêmio final.
Como participar
Podem se inscrever jovens que querem iniciar ou que já estão empreendendo um negócio, que tenham entre 18 e 35 anos e residam no Paraná. Os jovens deverão acessar o site www.desafioparana.com.br e assistir ao curso online “Empreender Modo On”. Eles terão acesso aos conteúdos de empreendedorismo divididos em temáticas como planejamento, desenvolvimento do negócio, construção de protótipos, entre outros, com o intuito de oportunizar que o jovem se reconheça como empreendedor e oferecer perspectivas e conhecimentos fundamentais para uma carreira empreendedora.
Após cumprida esta etapa, os jovens poderão fazer a inscrição sem custo algum, até 14 de outubro, para participar do desafio. Serão três categorias: ideia de negócio (microempreendimento ou ideia com até 6 meses de existência), negócio (mínimo de 6 meses de existência) e negócio com impacto social (mínimo de 6 meses de existência e com algum tipo de impacto social). Os projetos serão avaliados e os 120 melhores serão convidados a participar das próximas etapas que incluem encontros regionais presenciais, capacitações técnicas e apresentação do negócio.
Na última etapa serão escolhidos, primeiramente, 30 finalistas para concorrer ao prêmio de R$ 7 mil reais em cada uma das três categorias. Desses, três serão premiados no “Geração Empreendedora – Desafio Paraná”, que acontecerá em dezembro deste ano, no Palácio do Governo, com o objetivo de inspirar os microempreendedores a contar a sua história, contribuindo para seu empoderamento e disseminação de exemplos de sucesso.
Ao término de todas as etapas do programa, os empreendedores estarão aptos a analisar as dificuldades e os desafios de seus negócios e buscar soluções para enfrentá-los. Muitos jovens apoiados pelo programa social em outros estados se tornaram exemplos locais e contribuem ativamente para o desenvolvimento econômico e social de suas comunidades.
Empresa cidadã
O comprometimento com a comunidade é fortalecido com inúmeras ações sociais desenvolvidas pela Volkswagen do Brasil no entorno da sua unidade no Paraná.
“Uma hora para o futuro”
Todos os anos, os colaboradores da fábrica doam de forma voluntária o equivalente a uma hora do seu trabalho para beneficiar instituições da região, dentro do programa "Uma Hora para o Futuro", criado pelo Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen com o apoio da empresa. Em 2016, a organização beneficiada foi o Patronato Santo Antônio pelo quinto ano consecutivo, instituição do município na região da fábrica que oferece a mais de 700 crianças e jovens cursos profissionalizantes, reforço socioeducativo, oficinas culturais, atividades esportivas, entre outros. O valor foi investido no ensino profissionalizante dos adolescentes assistidos.
“Costurando o Futuro”
Por meio da Fundação Volkswagen, a empresa lançou em maio de 2013 o projeto "Costurando o Futuro", que oferece a cerca de 50 mulheres em situação de vulnerabilidade social, vizinhas à fábrica, oficinas gratuitas focadas na formação técnica em corte e costura e empreendedorismo social para a estruturação de um negócio próprio. Em 2015 o projeto abriu novas vagas e incentivou a autonomia e o empreendedorismo das participantes por meio da formação de uma rede de costureiras.
Implementado inicialmente em São Bernardo do Campo, em 2009, o “Costurando o Futuro” foi ampliado para a fábrica do Paraná com recursos de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Nas duas localidades, mais de 35 toneladas de tecidos já foram transformadas em novos produtos.
“Volkswagen na Comunidade”
Outro destaque é o Concurso Volkswagen na Comunidade que oferece prêmio em dinheiro e curso de gestão aos melhores projetos sociais indicados pelos funcionários da Volkswagen do Brasil, nos quais atuam com trabalho voluntário. As instituições paranaenses beneficiadas no ano passado foram a Associação Beneditina da Divina Providência (ABENP), instituição que oferece atividades educativas, culturais, esportivas, recreativas e artesanais a crianças, adolescentes e jovens; além de apoio psicológico; e a Associação Sagrada Família de Nazaré, que, por meio do projeto “Juventude: um Sinal de Esperança” acolhe homens em recuperação da dependência química e reinserção social; eles recebem hospedagem, alimentação e laborterapia; cultivam a horta e cuidam dos animais, visando preservar o meio ambiente e gerar renda. A associação também oferece atividades esportivas, culturais e terapêuticas.
Um dos vencedores do “Volkswagen na Comunidade 2014”, o projeto “Juventude: um Sinal de Esperança” foi o que melhor geriu os recursos recebidos. Por isso, recebeu em 2015 o “Prêmio de Sustentabilidade”.
Outras iniciativas
A fábrica da Volkswagen no Paraná possui ainda parcerias com a prefeitura de São José dos Pinhais para o desenvolvimento de inúmeras ações envolvendo a comunidade, recebendo o título de empresa cidadã por seus projetos sociais no município. Entre eles: Campanha do Agasalho, Campanha de Páscoa, Natal Sem Fome e Adote uma Criança.
A empresa é a patrocinadora oficial do Festival de Natal de São José dos Pinhais, que em sua última edição, realizada em 2015, recebeu mais de 1.5 milhão de visitantes. A unidade do Paraná também possui uma biblioteca dentro da fábrica com acervo de mais de 2,5 mil títulos que atende a todos os colaboradores, seus familiares e a comunidade.
Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
Diretor: André Senador
Renato Acciarto | Tel 11 4347-5060 | renato.acciarto@volkswagen.com.br
Andrea Cipriano | Tel. 11 4347-2827 | andrea.cipriano@volkswagen.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário