segunda-feira, 24 de outubro de 2016

ACELERADAS.
Por Edison Ragassi*

Corrida morna termina com vitória de Hamilton

Sem grandes emoções o GP dos Estados Unidos termina com dobradinha dos pilotos da Mercedes. A diferença diminui, mas Rosberg ainda tem muita vantagem.


No Circuito das Américas, o inglês Lewis Hamilton dominou os treinos e fez a pole. Seguido de perto pelo companheiro Nico Rosberg. Na largada, o inglês com a cabeça fria saiu em primeiro e assim se manteve até a bandeirada final. O mesmo não ocorreu com Rosberg, o alemão vacilou na partida e perdeu a posição para Daniel Ricciardo (RBR). Até Max Verstappen (RBR) chegou a ameaçar o alemão, mas foi só ameaça. Na estratégia de parada para a troca de pneus, o time colocou seu virtual campeão de volta a segunda posição.

As estrelas não brilharam, o carro de Verstappen quebrou e Kimi Raikkonen (Ferrari) abandonou depois de uma parada para troca de pneus. Os mecânicos deixaram uma roda solta e o finlandês voltou de marcha a ré na linha do boxe, o que é contra as regras.

O brasileiro Felipe Massa (Williams) até manteve um bom trem de prova. Ganhou duas posições na largada, com os abandonos estava em sexto lugar brigando pela quinta posição com Carlos Sainz (STR), quando um alucinado Fernando Alonso (McLaren) chegou com tudo. Os dois bateram rodas e o espanhol levou a melhor, inclusive ultrapassou também Sainz.

E Felipe Nasr (Sauber), largou na última posição e terminou em 15º. Na transmissão do SporTV, Reginaldo Leme cravou que o brasileiro já está com tudo acertado para defender a Force India na próxima temporada. Só falta a assinatura dos patrocinadores brasileiros, ou seja, o banco estatal que financia Nasr na maior categoria do automobilismo mundial.

A Force India hoje é a quarta força da F-1, porém, ano que vem as regras mudam. Os carros terão asas e laterais maiores, o que significa aprimoramento em túnel de vento. E a equipe indiana não é um primor neste quesito. Torcemos para que de certo, e que ele pelo menos brigue por pontos.

Marcaram pontos no GP dos Estados Unidos

  1. Lewis Hamilton
  2. Nico Rosberg
  3. Daniel Ricciardo
  4. Sebastian Vettel
  5. Fernando Alonso
  6. Carlos Sainz Jr
  7. Felipe Massa
  8. Sergio Perez
  9. Jenson Button
10. Romain Grosjean

Mundial de pilotos

  1. Nico Rosberg- 331
  2. Lewis Hamilton- 305
  3. Daniel Ricciardo- 227
  4. Sebastian Vettel- 177                   
  5. Kimi Raikkonen- 170       
  6. Max Verstappen- 165
  7. Sergio Perez- 84
  8. Valtteri Bottas- 81
  9. Nico Hulkenberg -54        
10. Fernando Alonso-52
11.Felipe Massa- 49

Com a vitória de Hamilton, a diferença para Rosberg é de 26 pontos, a próxima etapa será domingo que vem dia 30/10, o GP do México, depois disso são mais duas etapas, Brasil (13/11) e Abu Dhabi (27/11). O inglês precisa torcer para pelo menos um abandono do alemão, se isso não ocorrer o título está perdido.

Rapidinhas

Gato escaldado!

Na Malásia Hamilton fazia uma corrida tranquila quando o motor estourou. Nos Estados Unidos, ele estava com medo. "Fiquei preocupado por toda a corrida, não sabia se o carro iria aguentar. Até cruzar a linha fiquei com medo da mesma coisa, daquele som que ouvi no motor na Malásia. Estou muito agradecido pelo carro ter aguentado”, falou o vencedor.

Massa critica Alonso

A corrida discreta de Felipe Massa foi atrapalhada por Fernando Alonso. "Estava fazendo a curva e ele mergulhou do lado de dentro. Estava já entrando na curva e ele bateu no meu carro e furou meu pneu. Isso destruiu minhas chances. Claro que foi culpa dele", esbravejou o brasileiro na entrevista coletiva.


E Alonso considerou normal

Para o espanhol a manobra foi normal. "Acho que estava lado a lado com ele. Não é que eu estava vindo de trás fazendo algo maluco, não havia espaço para virar, mas os comissários vão decidir. Tomara que entendam como um incidente de corrida", falou o espanhol. 








* Edison Ragassi é jornalista e radialista, diretor responsável pelo site Auto Agora - www.autoagora.com.br, editor da revista O Mecânico, produtor e apresentador do programa e dos boletins diários Auto Agora, transmitidos pela Rádio Transamérica Pop FM 100,1. Escreva para o Ragassi: ragassi@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário