UTILITÁRIOS ESPORTIVOS, JIPINHOS, ATRAÇÕES DO SALÃO.
Segmento de maior e projetada expansão
para os próximos anos no mercado brasileiro de veículos leves O km, os
utilitários esportivos – SUV -, e os esportivos de atividade – SAV -, farão a
comissão de frente no Salão do Automóvel, 10 a 20 novembro, S Paulo.
Guia tal presença a otimista
expectativa de freio à queda das vendas no corrente ano, interrompendo descenso
de quatro anos seguidos, e projeções de crescimento de produção e
comercialização em média imaginada em 5%. No varejo de balcão, esperançosos 2M
de unidades em veículos leves para 2017.
As principais marcas nacionais
te-los-ão como produto de maior atração, e outras tentando fazer ponte
conceitual com modificações em Crossover buscando identificação aventureira.
Estrangeiras também estarão representadas.
Nacionais
Peugeot é
o melhor exemplo, com 2008 Crossway,
e o novo 3008.
Peugeot Crossway |
Citroën, co-irmã, terá estande conceitual, e produtos de exceção
serão C3 e C3 Aircross com decoração e composição especial caracterizando-o
como objeto de compra pela Internet, dentro do programa St@rt.
BMW exibirá os sav X1 e X3,
produzidos em Araquari, SC, com pequenas alterações de conteúdo para marcar a
modelia 2017.
Hyundai, filial da marca coreana, com fábrica em
Piracicaba, SP, surpreendeu mercado ao anunciar produzir o SAV Creta.
Desenvolvimento sobre a plataforma hoje aplicada ao sedã HB20, motor 1,6, L4, e
transmissão de seis marchas, automática e mecânica.
Hyundai Creta |
Da Hyundai do B, fábrica
da credenciada CAOA em Anápolis, Go, esperava-se substituir o Tucson, de vida
prolongada no Brasil. Mante-lo-á em paralelo ao New Tucson, duas gerações
posteriores.
Com antecipação Coluna informa, ao Salão anunciará montar o suv Santa Fé. Rico portfolio: Old Tucson, New
Tucson, IX 35 e Santa Fé.
Jeep exibirá
modelia 2017 do Renegade para movimentar vendas, em previsível canibalização
pelo bem formulado Compass, recém apresentado.
Honda criou
novo Sport
Activity Vehicle como entrada na bem sucedida incursão neste
setor. Apesar da plataforma de Fit, City, HR-V, será menor e mais barato – corrijo,
de preço menor, pois o rótulo barato é inaplicável aos produtos Honda. Chama-se WR-V. Apelos, aproveitamento
de espaço, motor pequeno e transmissão automática. Criação nacional com
exigências regionais.
Honda WR-V |
Ford fará
pequenas intervenções para lembrar o Ecosport, após perder liderança com
mudança de linhas e chegada do Duster, HR-V e Renegade, e levará o canadense
Edge de vendas nacionais recém-iniciadas.
Importados
Renault terá produtos nacionais e importados. Líder e
estrela do
segmento com quatro modelos – reedição do Duster; abaixo dele, motor 3
cilindros, o Kwid, substituindo o Clio. Acima dos dois, novidade, o Captur será
produzido em 2017 no Paraná. E, importado, em faixa superior, o Koleos,
concorrente de Mitsubishis, Volvo, Hyundai, Santa Fé, Kia Sorento.
Renault Kwid |
Renault Captur |
GM exibirá
versão atualizada do mexicano Tracker. Quem gosta será atendido com tecnologia,
o novo 1,5 turbo flex já aplicado ao irmão Cruze.
Lifan X60 – Chinesa atualizará linhas da mescla de station
wagon e cross
over. Espera-se
aumento de cilindrada para 2,0 e potência acima dos 150 cv. Transmissão simples
pelo sistema de polias variáveis, o CVT. Tração dianteira.
Suzuki exibirá conhecidos S Cross e novo
Vitara. Menor, mais leve, motor pequeno, de 1,6 litro, reposicionado entre o
jipinho Jimny e o SUV S Cross.
Suzuki Vitara |
Toyota. Entre produtos como Etios, Corolla,
picape Hilux, SUV Hi Lux, híbrido Prius, empresa trará o sav CH-R. Exercício de projeto, não irá à
produção.
Possíveis
presenças
Bentley e
seu poderoso SUV Bentaiga, motor W12.
Maserati e
o novidadoso Levante.
2D2Motors com promessa de instalação no Espírito
Santo. Promete exibir esportivo e utilitário esportivo.
Não irão
Fiat não
exporá subproduto decorrente do Projeto 626, pequeno com ambivalência e
indefinição. No mercado, será o menor dos Jeeps, motor três cilindros, 1,3
litro de cilindrada, a geração GSE, Global
Small Engine, com nome publicitário de Firefly ? Ou
substituto para as pioneiras, bem formuladas, porém de cansados aviamentos da
fórmula Adventure?
VW cancelou
o Taigun, anteriormente apresentado para ser pioneiro no setor, e foca esforços
em novos produtos, puxados pelo Gol, a partir de 2018.
JAC em processo de costura de viabilização
não exporá o produto planejado para montagem local, o T5. Não irá ao Salão.
Poupa energia e recursos.
Roda-a-Roda
Meio Xing –
Geely, chinesa dona da sueca Volvo, criou nova marca, sobre estas plataformas.
LYNK&Co, sonoramente lembra o Lincoln, topo de luxo Ford e a terminologia
de conectividade. Quer ser identificada com a Suécia.
Diferenças –
Conceito é reunir o mais moderno e futuroso – híbrido elétrico; conectividade
completa; especificações técnicas de alto nível; venda direta entre fábrica e
consumidor; veículo para locação comunitária. Sonha ser taxi sem motorista,
controlado por satélite. Em 2017 China. Após Europa e EUA.
Lynk&Co. Não quer ser novo, mas inovador |
E? – Tecnologia matará o
conceito do automóvel como prazer e sinônimo de liberdade individual. Carros
será vagonetas individuais.
Pouco –
Mudanças modelia BMW 2017: agregação de confortos eletrônicos variando entre os
montados em Araquari, SC: sedã Série 3, savs X1 e X3.
E? –
Controle de cruzeiro, som Hi Fi, 9 auto falantes, câmera de ré, Bluetooth
duplo, memórias nos bancos frontais elétricos e espelhos retrovisores, opcional
revestimento em couro, abertura e outras pequenas facilidades.
Telhado –
Cativante Fiat 500 e crossover Freemont deixaram de ser importados.
Mais – Processo de renovação de produtos
Fiat deu fim ao Siena EL 1,0 e 1,4 após 19 anos em produção. Mantém o Gran
Siena, bom sedã, ideal para taxis e serviço público. Será substituídos por novo hatch brasileiro e argentino sedã 4 portas.
Aqui motorização GSE de três cilindros. Lá, o EtorQ 1,4 e 1,8.
Mercado –
Motorrad, divisão de motos da BMW, encerrou contrato de montagem com a Dafra, e
implantou fábrica própria em Manaus, primeira fora da Alemanha. Aplicou 10,5 M
Euros e inicia com o modelo F 700 GS. A seguir, famílias 800, R 1200, S 1000.
Capacidade 10 mil/ano.
Promoção – Para atrair às revendas a clientela com
carros fora de garantia, anteriores a 2013, distantes das oficinas autorizadas,
Nissan lançou plano de revisões, kits e parcelamento em serviços. Ter cliente
da marca nas revendas é oportunidade de vendas de carros novos ou seminovos.
Direto – Citroën lançará ao Salão do Automóvel
o programa St@rt - vendas diretas por sítio exclusivo, funcionando
initerruptamente. Marca é precursora no mundo digital, com 11 milhões de
seguidores. No Brasil, 4,2M de seguidores no Facebook e 112 mil no Instagram.
Incluídos no programa modelos C3 e Aircross.
Mais – Automóveis terão emblema St@art,
pequenas diferenças de conteúdo e menor preço. Citroën se antecipa à mudança de
comportamento do consumidor.
Regra –
Leilões, forma dinâmica de comercializar veículos antigos e especiais nos EUA,
viu referencial Russo
and Steele, mudar regra operacional: acabou com as Reservas – valor mínimo
para aquisição. Conceito é barreira frustrante, ignorando lances da realidade
do leilão, pela verdade anterior do proprietário.
Ganho –
Segundo a empresa, cancelamento induziu negócios. Recente leilão na Pebble
Beach’s Holly Week vendeu 51%
dos inscritos e média unitária ascendeu a US$ 48,900 – uns R$ 150 mil.
Exemplo -
Aqui única e tradicional iniciativa, Encontro de Araxá, edição 2016 foi
cansativa, apenas 25% dos veículos mudou de mãos. Maioria das desistências barradas
pelo valor de reserva, nem sempre razoável, e na maioria das vezes para
valorizar-se em negócios futuros, do tipo teve x de lance e não vendeu.
Gente – Diego Borghi, paulista, 34, CFO da
Ducati no Brasil, fábrica de motos controlada pela Audi, ascensão.OOOO Novo CEO.OOOO Substitui
Antonio Labate, italiano, novo condutor da SEAT, complicada operação espanhola
da Volkswagen. OOOO Pacífico Mascarenhas, 85,
antigomobilista, compositor, pilha nova. OOOO Colocou marca passo cardíaco. OOOO Idem Luiz Carlos Secco, 83,
jornalista, verbete como assessor de imprensa. OOOO Passam bem. OOOO
* Roberto Nasser, edita@rnasser.com.br, é advogado especializado em indústria automobilística, atua em Brasília (DF) onde redige há ininterruptos 42 anos a coluna De Carro por Aí. Na Capital Federal dirige o Museu do Automóvel, dedicado à preservação da história da indústria automobilística brasileira.
* Roberto Nasser, edita@rnasser.com.br, é advogado especializado em indústria automobilística, atua em Brasília (DF) onde redige há ininterruptos 42 anos a coluna De Carro por Aí. Na Capital Federal dirige o Museu do Automóvel, dedicado à preservação da história da indústria automobilística brasileira.
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