Imaginem que para absorver esta emissão de CO² na atmosfera, seria necessário o plantio de, no mínimo, 1 bilhão de árvores na Mata Atlântica (você leu certo, 1 bilhão de árvores). Isso sem contar que graças ao sistema híbrido desenvolvido pela Toyota, 29 milhões de litros de gasolina foram economizados desde o seu surgimento, em 1997.
Para tanto, 10 milhões de carros híbridos Toyota já foram vendidos pela empresa em todo o mundo, sendo 60% deles do modelo Prius, o mesmo que é vendido aqui no Brasil desde 2013, sendo líder do setor no nosso mercado.
Para quem estranha as calotas, que cobrem as rodas de liga leve, a explicação está na sua participação efetiva no projeto aerodinâmico do carro, com o menor índice do mercado brasileiro. Além disso, claro protege as rodas de certas “barbeiragens” na hora de estacionar, não é?
Em 1993 surgia o Conceito do Veículo para o Século 21. No Tóquio Motor Show foi apresentado o Prius, desenvolvido pelo chefe do projeto, Takeshi Uchiyamada, com a missão de alcançar melhoria inovadora na eficiência de combustível.
A primeira geração foi lançada em 1997 - que foi o primeiro híbrido a ser fabricado em série no Mundo - e, pelos padrões estabelecidos no Japão era capaz de fazer 28 km com um litro de gasolina e com um acabamento mais rico que o modelo atual. Em 2003 veio a segunda geração, ainda mais econômica, fazendo 35,5 km/litro e equipada com o novo Toyota Hybrid System II.
Já a terceira, que chegou ao Brasil em 2013, foi apresentada em 2009, ganhando design um pouco maior. A partir desta geração, seu motor 1.5l foi trocado pelo 1.8 L, mais eficiente. Com este novo propulsor, novo avanço na economia, alcançando 38 quilômetros com um litro de combustível.
Com incríveis 40,8 km/l, a quarta geração chegou, em 2015 com sua silhueta triangular, mudando radicalmente o design do Prius.
Nesta sua atual geração, o Prius alcançou a marca de 6 milhões de unidades vendidas no mundo, representando 60% do total de híbridos na montadora (10 milhões de unidades, dividos em 33 modelos em 90 países). No Brasil, os números ainda representam muito pouco neste universo, mas, como já dissemos, é o modelo mais vendido no segmento.
O Prius está livre do rodízio que ocorre na cidade de São Paulo e tem descontos em taxas regulares no Rio de Janeiro e também estaduais paulistas.
Será que estamos vendo 1 bilhão de árvores neste trecho da Mata Atlântica?
Para tanto, 10 milhões de carros híbridos Toyota já foram vendidos pela empresa em todo o mundo, sendo 60% deles do modelo Prius, o mesmo que é vendido aqui no Brasil desde 2013, sendo líder do setor no nosso mercado.
Para quem estranha as calotas, que cobrem as rodas de liga leve, a explicação está na sua participação efetiva no projeto aerodinâmico do carro, com o menor índice do mercado brasileiro. Além disso, claro protege as rodas de certas “barbeiragens” na hora de estacionar, não é?
O começo, em Tóquio
Em 1993 surgia o Conceito do Veículo para o Século 21. No Tóquio Motor Show foi apresentado o Prius, desenvolvido pelo chefe do projeto, Takeshi Uchiyamada, com a missão de alcançar melhoria inovadora na eficiência de combustível.
A primeira geração foi lançada em 1997 - que foi o primeiro híbrido a ser fabricado em série no Mundo - e, pelos padrões estabelecidos no Japão era capaz de fazer 28 km com um litro de gasolina e com um acabamento mais rico que o modelo atual. Em 2003 veio a segunda geração, ainda mais econômica, fazendo 35,5 km/litro e equipada com o novo Toyota Hybrid System II.
Já a terceira, que chegou ao Brasil em 2013, foi apresentada em 2009, ganhando design um pouco maior. A partir desta geração, seu motor 1.5l foi trocado pelo 1.8 L, mais eficiente. Com este novo propulsor, novo avanço na economia, alcançando 38 quilômetros com um litro de combustível.
Com incríveis 40,8 km/l, a quarta geração chegou, em 2015 com sua silhueta triangular, mudando radicalmente o design do Prius.
Entre as árvores, sem medo de poluir.
10 milhões de híbridos Toyota no Mundo
Nesta sua atual geração, o Prius alcançou a marca de 6 milhões de unidades vendidas no mundo, representando 60% do total de híbridos na montadora (10 milhões de unidades, dividos em 33 modelos em 90 países). No Brasil, os números ainda representam muito pouco neste universo, mas, como já dissemos, é o modelo mais vendido no segmento.
O Prius está livre do rodízio que ocorre na cidade de São Paulo e tem descontos em taxas regulares no Rio de Janeiro e também estaduais paulistas.
* chicolelis - chicolelis@gmail.com Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Assina a coluna “Além do Carro”, na revista Carro, onde mostra ações do setor automotivo nos campos Social e Ambiental.