terça-feira, 14 de abril de 2020

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE CEREAIS SEGUEM SEU RITMO NORMAL


A ANEC – Associação Nacional dos Exportadores de Cereais, representando os exportadores de grãos do Brasil, as empresas supervisoras e as empresas fumigadoras de cargas, continua atenta aos desdobramentos causados pela pandemia do Covid-19.

Durante a última semana, poucas alterações ocorreram e as operações continuam normalizadas.

A ausência de novidades é um fator positivo. Isto demonstra que as exportações brasileiras do nosso setor seguem seu ritmo normal a despeito das contingências que se fazem necessárias para conter a propagação do vírus. Os volumes exportados em março de 2020 comparados com o mesmo mês do ano anterior (15milhões contra 11,6milhões) são a prova disto. Mais detalhes no final do relatório.

Situação do setor exportador de grãos brasileiro


1. Status dos Portos Brasileiros

As informações referentes aos Portos de Santos, Paranaguá, Rio Grande, São Luis/Itaqui, São Francisco do Sul, Vitória, Itacoatiara, Barcarena/Vila do Conde, Santarém, Imbituba, Aratu, e Santana não tiveram alteração desde a semana passada.

Todos os portos continuam operando normalmente, adotando as medidas de segurança estabelecidas pela ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária (NOTA TÉCNICA Nº 47/2020) e OMS - Organização Mundial da Saúde e também iniciativas dos terminais para ampliar os cuidados preventivos à Covid-19.

2. Envio de Documentação de Exportação e Amostras:

A. Novidades

a. Certificados Fitossanitários brasileiros: Como anunciado na última semana, a ONPF brasileira (MAPA) passou a assinar os certificados eletronicamente e a enviar cópia por e-mail diretamente para as ONPFs dos países importadores (quando requisitado). Os Certificados também podem ser verificados online no sítio do próprio MAPA:

Alguns países ainda se queixam de não ter recebido a comunicação da ONPF brasileira. A ANEC está trabalhando junto ao MAPA para garantir que todos os países importadores sejam comunicados.

B. Situação idêntica à da semana anterior (detalhes podem ser acessados nos relatórios enviados anteriormente):

a. Envio de documentação para o exterior: Mesma situação. Ocorrem normalmente com exceção de problemas pontuais.

b. Circulação de documentos dentro do país: Ainda está ocorrendo normalmente, mas poderá vir a sofrer atrasos com a diminuição do número de voos e serviços courrier disponíveis.

c. Circulação de Amostras: Os laboratórios autorizados a realizar análises especiais estão trabalhando normalmente. A diminuição do número de voos causa atrasos eventuais.

d. Aceitação de cópias de documentos no exterior: Situação se mantém, seguindo recomendação da IPPC.

e. Plano de contingência: Não houve avanço significativo. ANEC continua trabalhando num plano.

f. Aceitação de envio de Certificado Fitossanitário por email / Aceitação de cópia simples do Certificado Fitossanitário: Situação permanece. Em breve teremos uma lista com os países que usam cada uma destas modalidades.

3. Fluxo de Embarques

Na última semana, do dia 05/04 a 11/04, foram embarcados 50 navios com carregamento de soja, totalizando 3 milhões de toneladas, além de 09 navios com carregamento de farelo de soja totalizando 409 mil toneladas. Não houve embarques de milho na última semana. Os embarques foram distribuídos pelos portos brasileiros conforme tabela abaixo:


Principais destinos na última semana

No acumulado deste mês (01/04 a 11/04) foram embarcadas 4.5 milhões de toneladas de soja, e 522 mil toneladas de farelo.

Estão programadas para serem embarcadas nesta semana (12/04 a 18/04) mais 4 milhões de toneladas de soja, e 537 mil toneladas de farelo de soja. Não há embarques de milho programados para a próxima semana ou até o final do mês.

Até o final do corrente mês (abril/2020) deverão ser embarcadas mais 10 milhões de toneladas de soja, e 1.2 milhões de toneladas de farelo de soja, segundo programação de atracação dos portos brasileiros.

Nossas estatísticas de embarque semanal e mensal estão disponíveis em nosso website: https://anec.com.br.

* As informações contidas nesse comunicado foram extraídas de informativos diários recebidos das agências marítimas, além de informações fornecidas por membros da ASCB - Associação das Supervisoras e Controladoras do Brasil, do CCE – Comitê de Contratos Externos da ANEC e da IGTC.