Em 2019 foi criado o Geração Futuro Jovens Talentos, um programa de educação com foco na empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social. Em 2022, o Geração Futuro foi ampliado com o lançamento da versão Profissionalizante, um curso de mecânica automotiva em parceria com o SENAI Paraná e a Prefeitura de São José dos Pinhais, dedicado aos moradores do bairro Borda do Campo. O deslocamento dos alunos é feito pela Auto Viação São José, que contribui com o transporte para os alunos realizando as aulas práticas na unidade do Senai em Curitiba.
No total, os programas já concluíram 13 turmas, alcançando 496 pessoas que receberam uma formação capaz de transformar suas realidades, a partir do empreendedorismo e do acesso ao emprego e geração de renda.
“Acreditamos no poder de transformação gerado pela educação. A Geração Futuro já transformou a realidade de centenas de jovens e adultos da região da Borda do Campo, em São José dos Pinhais e este é o caminho para reduzir desigualdades”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault.
“O Senai, em parceria com o Instituto Renault, acredita fortemente que a educação, em especial o que tange o âmbito profissionalizante, tem o poder de transformar vidas. Ao integrar a teoria com a prática, preparamos os jovens para o mercado de trabalho, de modo que satisfaça os anseios do setor industrial”, destaca Leonardo Mendes, técnico de Ensino do Sistema Fiep, responsável pela turma.
Os programas reafirmam o compromisso da Renault com a diversidade e inclusão, sendo compostos por turmas que promovem a equidade de gênero: 53% de mulheres formadas nesta turma da Geração Futuro Jovens Talentos e 46% de mulheres formadas nas duas turmas da Geração Futuro Profissionalizante.
“No Instituto Renault nós temos o compromisso e a responsabilidade de contribuir para a transformação de uma sociedade mais justa e sustentável, com equidade para todos. Os programas Geração Futuro promovem a inclusão na prática”, destaca Graziela Pontes, coordenadora de sustentabilidade na Renault do Brasil.'
“Todo o processo formativo dos cursos Geração Futuro Jovens Talentos e Profissionalizante impacta diretamente na inserção no mercado de trabalho, gerando expectativas na superação de vulnerabilidades, melhoria de renda, aprimoramento na carreira profissional e muitas vezes a transformação da realidade do grupo familiar”, ressalta Simone Correa, coordenadora do CRAS da Borda do Campo.
Geração de renda e emprego
A Renault do Brasil, por meio do Instituto Renault, apresentou, durante o evento de comemoração dos 25 anos de fabricação no país, os resultados de um novo estudo realizado pela PUC PR e o Mapa Social nas comunidades da Borda do Campo e Roseira. Essa análise buscou avaliar os impactos dos projetos implementados no território e a percepção da marca pela comunidade em comparação ao Mapa Social, constituído em 2018. No primeiro estudo, o Instituto Renault diagnosticou as principais demandas e oportunidades de investimento social, mapeou e organizações como lideranças locais e consolidou indicadores para serem monitorados e avaliados até 2028. À época, uma pesquisa foi apresentada para o poder público, prefeitura e à comunidade.
Como resultado dos programas de educação implementados pelo Instituto Renault, Geração Futuro Profissionalizante e Geração Futuro Jovens Talentos, destaca-se:
· Os professores das escolas estaduais relatam melhoria no desempenho escolar dos alunos;
· Houve aumento de aumento de renda em 50% dos participantes do programa Jovens Talentos que estão no mercado de trabalho;
· 84% dos participantes do Profissionalizante conseguiram emprego em até três meses após a conclusão do curso;
· 90% dos participantes do Jovens Talentos dizem que o curso estimulou outro nível de ensino (outros cursos e formações superiores);
Instituto Renault
A estratégia de Responsabilidade Socioambiental do Grupo Renault está incorporada ao propósito de desempenho e inovação da empresa. Ela contribui para a transformação da sociedade ao acelerar a transição ecológica, fortalecendo a segurança no trânsito e dos colaboradores, atuando em favor da inclusão social.
Nos últimos 12 anos, o Instituto Renault já impactou mais de 865 mil pessoas, atuando em dois eixos: Inclusão e Mobilidade Sustentável. Com a nova estratégia Socioambiental, reestruturamos os pilares para Inclusão e Segurança no Trânsito.
Na Inclusão, o Instituto Renault atua por meio da educação e do desenvolvimento social, realizando movimentos para diminuir distâncias e promover transformações na sociedade.
O Instituto atua fortemente na região do entorno do Complexo Ayrton Senna, em projetos como a Associação Borda Viva, que promove segurança alimentar para crianças e empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda, beneficiando mais de 100 mil pessoas desde 2002.
A tecnologia Social da Associação Borda Viva foi replicada na AMARB (Associação de Moradores e Amigos da Roseira e Borda do Campo), inaugurada em novembro de 2020, também no bairro borda do Campo. Com foco em formações em gastronomia e costura para promover a geração de renda, a AMARB formou 376 pessoas em 2022, contribuindo para o desenvolvimento local e melhoria das condições de vida.
Outro projeto importante na região é o Geração Futuro Jovens Talentos, programa de educação com foco na empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social. Em 2022, o Geração Futuro foi ampliado com o lançamento da versão Profissionalizante, um curso de mecânica automotiva em parceria com o SENAI Paraná e a Prefeitura de São José dos Pinhais, dedicado aos moradores do bairro Borda do Campo. Juntos, os programas já formaram 416 pessoas desde 2019.
Na Segurança no Trânsito, a Renault promove ações como o programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, pelo que mais de 270 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa e mais de 5 mil professores passaram pela formação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário