A Carbon, maior empresa de segurança automotiva do mundo, expandiu sua parceria com a Toyota. Além da blindagem certificada para os modelos Corolla – tanto na versão Sedã quanto na versão Cross –, a companhia de blindagens oferece certificação para os modelos SW4 e Hilux da montadora japonesa.
Desde 2015, as empresas têm construído uma parceria robusta, inicialmente centrada na rede de concessionários da montadora e, posteriormente, em 2020, evoluindo para o desenvolvimento conjunto de blindagens certificadas. A inclusão dos modelos Corolla Sedã e Corolla Cross foi apenas o início dessa jornada de sucesso.
"Blindar veículos como a Hilux e o SW4 apresenta desafios únicos devido às suas especificidades estruturais e seu design. Cada carro demanda um projeto de engenharia de blindagem exclusivo, considerando variações na carroceria, existentes mesmo entre diferentes versões do mesmo modelo. Por isso, a nova certificação obtida mostra que a Carbon não só possui uma estreita colaboração direta com a Toyota como também garante que a blindagem atenda aos rigorosos padrões de segurança e qualidade da montadora japonesa", explica Michel Haddad, Chief Automotive OEM Relations & Sales Intelligence Officer da Carbon.
O processo de blindagem da Carbon destaca-se por ser meticulosamente projetado para preservar o desempenho e a dirigibilidade dos veículos de carga e trabalho, que frequentemente transportam produtos de alto valor agregado e enfrentam condições desafiadoras em estradas irregulares e desniveladas. "Nossos materiais asseguram a máxima proteção e oferecem um acréscimo de peso mínimo. Nosso objetivo é manter a funcionalidade e a agilidade dos veículos, mesmo com a blindagem adicional", acrescenta Haddad.
Desde o início da parceria entre as empresas, foram mais de 1,6 mil carros da marca Toyota blindados, sendo cerca de mil nos modelos Corolla Sedã e Corolla Cross, já certificados. Agora, com a certificação dos novos modelos, a Carbon estima um crescimento superior a 20% de blindagens para os veículos da montadora japonesa.
Excelência nos projetos balísticos
O processo de certificação balística para a blindagem de veículos é complexo e rigoroso. Segundo Michel Haddad, durante esse trabalho, ambas as empresas – montadora e empresa de blindagem – colaboram para desenvolver um projeto que atenda aos padrões de segurança.
"Na Carbon, ao desenvolvermos projetos de certificação balística, é fundamental a colaboração estreita com as montadoras. Trabalhamos em conjunto para compreender as especificidades dos veículos e atender aos seus rigorosos padrões de segurança. Durante todo o processo, desde a concepção inicial até a execução dos testes balísticos, nossos engenheiros desempenham um papel crucial, assegurando que cada etapa seja meticulosamente supervisionada", comenta o executivo.
Os testes balísticos, por sua vez, são realizados em instalações seguras especializadas e simulam ataques com diferentes tipos de armas e munições. Neles, o objetivo é garantir que a blindagem resista sem comprometer a integridade do veículo e seu habitáculo. Além disso, são realizados testes automotivos adicionais para verificar se a dirigibilidade e o desempenho estejam em conformidade com padrões de qualidade – motivo pelo qual as blindagens Carbon mantêm as garantias de fábrica das suas montadoras parceiras.
Carbon - Fundada em 2015, a Carbon é a maior empresa de blindagem de veículos civis do mundo. A empresa é a empresa de blindagem oficial global da montadora Volvo, que traz seus veículos ao Brasil para posterior reexportação. A Carbon também possui certificações para modelos Jaguar, Land Rover, Toyota, BYD, GWM e GM, além de ter realizado a primeira blindagem de um carro elétrico no mundo, um Tesla, em 2016. Com mais de 18 mil veículos blindados produzidos desde sua fundação, o recorde de produção de quase 4 mil veículos em 2022 equivale a quase 20% das blindagens de carros no Brasil, percentual que é aproximadamente quatro vezes maior que o segundo competidor do mercado (5%). A empresa tem como projeção atingir a marca de 6 mil carros blindados por ano até 2025.
RPMA Comunicação
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